No dia 17 de outubro acontecerá a sétima edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT), que será realizado no Auditório do DCEEng, no Campus Ijuí. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e do curso de Ciência da Computação da Unijuí. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, na página do Grupo de Pesquisa.
Nesta edição, além das apresentações de estudantes, o evento terá a palestra do pesquisador Dr. Carlos Molina Jiménez, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), que falará sobre os rumos da descentralização, tecnologias descentralizadas, caminhos e desafios de pesquisa.
Carlos integra o Computer Laboratory da Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde atua como pesquisador sênior. Possui interesse em pesquisa em temas de Smart Contracts e Blockchains, Service Level Agreements (SLAs) e Quality of Service (QoS), Business to Business (B2B) Processes, Cloud Computing e Virtualisation. O pesquisador integra o grupo de pesquisa GCA e vem desenvolvendo trabalhos com o grupo em temas de tolerância a falhas, processos de negócio, e, mais recentemente, smart contracts e blockchain.
O Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT) foi lançado no ano de 2013 pelo grupo de pesquisa e tem como objetivo criar um espaço de debate e disseminação dos resultados de pesquisa alcançados pelos estudantes. Este é um espaço para um debate construtivo que tem como objetivo qualificar os trabalhos de pesquisa dos estudantes com vistas à participação em outros eventos locais, regionais e internacionais de pesquisa.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma eletrônica até o dia 30 de setembro, por meio do formulário disponível no site do evento. A inscrição dá direito ao recebimento de um atestado de participação totalizando 4h de atividades.
Faça sua inscrição gratuita no site do evento: www.gca.unijui.edu.br/events/sfct/
Com seis dias de atividades, o Campus Fashion Week 2019 ofereceu uma programação variada ao público no Campus Ijuí, com bate-papos, desfiles, gastronomia, capacitações e desafios voltados à indústria, comércio, serviços e, principalmente, ao consumidor.
A programação iniciou no dia 01, com o Domingo no Campus Fashion. Na segunda-feira, 02, o dia foi marcado por intervenções de moda no Campus, por meio de ações de marketing promovidas por marcas parceiras do evento. Já na terça-feira, dia 03, ocorreu a apresentação de quatro cases de sucesso do mundo da moda: Andressa Gallas e Laíssa Lopes com “Carteiras e Experiências”, “Do despertar do empreendedorismo à constante inovação para a construção de uma empresa sólida baseada em princípios”, por Sidinei Zimmer, diretor Comercial e de Marketing da Libidus, indústria têxtil de Santo Cristo/RS, a influenciadora digital Clarissa Cabeda, de Porto Alegre/RS, que falou sobre “O Marketing de Influência e a moda: como trabalhar com influenciadores para vender mais” e teve ainda Chris Pauli, que apresentou o case “A Arte Intuitiva de Bolsas e Clutchs de Crochê”.
Dando sequência na programação, na quarta-feira, 04, a noite foi dividida em três momentos: bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, desfile de moda produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos e coquetel assinado por Gasteiz Vitória. Na quinta-feira, 5, a programação do Campus Fashion Week foi destinada aos Escritórios de Moda do Sebrae. E, para encerrar o evento, nesta sexta-feira, dia 06, uma série de palestras foram realizadas, dentre elas com o estilista internacional Ronaldo Fraga, que realizou a palestra magna “Além da Moda”. Durante a semana, os cursos Design e de Estética e Cosmética também estiveram envolvidos em atividades do evento.
A coordenadora da Unijuí FM, Cláudia Bohrer, observa que os objetivos do evento foram alcançados. “Queríamos envolver a comunidade externa, proporcionando momentos de formação, qualificação e, consequentemente, fortalecer o varejo da moda regional”, salienta. Confira todos os detalhes da cobertura no site da Unijuí FM.
O “Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda” foi promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.


























A Unijuí sediou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), na tarde de quinta-feira, dia 5, no Auditório central do Campus Santa Rosa. A audiência pública debateu sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor.
Durante o encontro, o Dr. Althen Teixeira Filho, professor da UFPel - Instituto de Biologia, falou sobre a temática com os presentes. Após a palestra, pessoas e representantes de instituições previamente inscritas puderam fazer uso da palavra, destacando suas intervenções a respeito do assunto. Ainda durante o fórum, ocorreu a apresentação “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, por Rudy Allan Silva da Silva, auditor-fiscal do Trabalho.
O professor Althen frisou, durante a sua fala, que os agrotóxicos matam e que a água de muitas cidades já está contaminada. “O propósito da formulação das moléculas dos agrotóxicos é só uma, para matar. A água está contaminada com agrotóxicos. Eu moro em Pelotas e a água que estamos bebendo está contaminada, ou seja, estamos tomando o nosso chimarrão com glifosato. E tudo isso vem ocasionando uma série de doenças novas, alergias que não conhecíamos antes, estão cada vez mais presentes”, ressalta.
A audiência pública foi uma promoção do FGCIA, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Ministério Público do Estado (MP/RS) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Unijuí.



Até esta sexta-feira, 06 de setembro, os estudantes dos cursos de graduação da Unijuí podem participar do processo de avaliação da Coordenação do seu próprio curso, uma novidade que foi incorporada ao Programa de Avaliação Docente da Unijuí. Os dados e relatórios serão disponibilizados aos gestores a partir do dia 10 de setembro.
Os estudantes podem realizar esta avaliação pelo Portal, entrando com o login de aluno. O objetivo é a integração e o uso dos resultados avaliativos, no âmbito interno e externo, visando a constante qualificação do processo de ensino e aprendizagem do estudante e a contribuição ao desenvolvimento regional, por meio da formação acadêmica qualificada.
Desta forma o Programa de Avaliação Docente passa a ser integrado por cinco subprogramas, sendo eles: a Auto Avaliação Docente (bianual), a Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes (semestral/contínua) e a Avaliação pelos Pares (Comitê de Gestão do Departamento), a Avaliação da Coordenação de Curso pelos Estudantes e o Plano de Ação do Coordenador de Curso.
A inserção destes novos subprogramas está alinhada à política institucional de avaliação permanente de seus programas e das novas regulamentações do MEC que passaram a vigorar no final de 2017, a partir dos instrumentos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso (outubro de 2017), conforme estabelece o indicador 2.4 - Regime de trabalho do coordenador de curso: “O regime de trabalho do coordenador é de tempo integral e permite o atendimento da demanda existente, considerando a gestão do curso, a relação com os docentes, discentes, tutores e equipe multidisciplinar (quando for o caso) e a representatividade nos colegiados superiores, por meio de um plano de ação documentado e compartilhado, com indicadores disponíveis e públicos com relação ao desempenho da coordenação, e proporciona a administração da potencialidade do corpo docente do seu curso, favorecendo a integração e a melhoria contínua”.
Estudantes da disciplina de Bovinocultura de Leite, dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), iniciaram, nesta quarta-feira, um conjunto de visitas técnicas a propriedades que são referência em novas tecnologias do setor.
A primeira visita aconteceu em Ajuricaba, na Agropecuária Taia, de Nathan Bandeira. Esta propriedade possui vacas confinadas em sistema de Conpost Barn em túnel de vento. São 178 animais em ordenha e uma média de 34 litros/vaca/dia. Estiveram presentes na visita o técnico responsável pela qualidade do leite, Marcio Erpen Lima e o nutricionista Paulo Alexandre Mikulis.
Em breve os cursos realizarão mais visitas técnicas em propriedades referência em produção e tecnologias no Brasil do Estado.





A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí divulgou edital para cadastro e habilitação de empresas para prestação de serviços de decoração, sonorização, foto e filmagem aos estudantes formandos dos cursos de graduação da Universidade. As empresas interessadas terão até o dia 06 de outubro para entregar os documentos descritos no edital e o formulário de inscrição preenchido. Somente as empresas cadastradas e habilitadas, de acordo com o edital, poderão oferecer os serviços aos estudantes formandos da Unijuí.
O edital está disponível no Portal da Unijuí. Outras informações poderão ser obtidas pelo (55) 3332-0510 ou e-mail: patrimonio@unijui.edu.br.
A Pró-Reitoria do campus Santa Rosa recepcionou, na tarde de quarta-feira, dia 04, o Presidente Internacional da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red Cidir), Antônio Roberto Lausmann Ternes. Durante o encontro foram tratados assuntos sobre as mudanças que poderão ocorrer no estatuto e regimento da Rede, incentivo ao intercâmbio de docentes e estudantes de instituições integrantes, além da criação de um evento voltado ao empreendedorismo e inovação envolvendo as incubadoras acadêmicas das instituições pertencentes a Rede.
Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, “a Unijuí quer e deseja fortalecer a Rede, potencializando cada vez mais, com diferentes ações, trocas de conhecimento e experiências”, destaca. Um dos principais eventos promovidos pela Red Cidir é o Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, que terá sua IX edição nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, em Encarnación, Paraguai.
Sobre a Red Cidir
A Red Cidir é um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas que tem como objetivo, por meio do gerenciamento de espaços de reflexão e construção coletiva, propiciar o intercâmbio de conhecimento, a promoção da educação e do desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. A busca é por ações que contribuam para incrementar o impacto das instituições nas regiões onde atuam.
O Museu Antropológico Diretor Pestana divulgou a programação da exposição “1,2,3... e já! O lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense”, que teve início em setembro e permanece até 20 de dezembro, na Sala de Exposições Temporárias do Museu.
A exposição foi montada com o objetivo de promover a disseminação do conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras de diversas culturas, oportunizando informações por meio do lúdico. Independentemente do grupo étnico ou tronco cultural a qual possam pertencer, crianças são crianças e sua prerrogativa é conhecer o mundo por meio do ato de brincar.
A exposição é uma realização do Ministério da Cidadania com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Museu Antropológico Diretor Pestana. Confira a programação completa:
Na tarde desta quarta-feira, 04, a Unijuí promoveu o curso “Proteção de Cultivares no Brasil”, realizado no Auditório do Hospital Veterinário, no Campus Ijuí. A atividade foi ministrada pela facilitadora Vera Lucia dos Santos Machado, que atuou por 20 anos analisando pedidos de proteção de cultivares no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A facilitadora mostrou os aspectos gerais mais importantes da proteção de cultivares no Brasil, apresentou aspectos legais e também evidenciou a importância da propriedade intelectual de novas variedades para o país. “Tracei também um panorama do que acontece em outros países, da importância de o Brasil se inserir no contexto de propriedade intelectual de cultivares para que possa participar de acordos internacionais, por exemplo”, salienta.
Segundo Vera Lucia, o Brasil já está em um patamar elevado no que tange a proteção de cultivares, principalmente de espécies importantes como soja, algodão e trigo. “Nós temos um melhoramento feito no país que tem resultado em alta produtividade. Nós temos bons melhoristas e isso se reflete na nossa produção agrícola”, complementou.
Ainda de acordo com a facilitadora, para obter o registro do Ministério em variedades de produtos como arroz, feijão, trigo e soja, por exemplo, espécies protegidas, se tem mais facilidade. “Há um certo problema com espécies que ainda não tenham proteção, em que não foram produzidos os formulários por conta de ser uma espécie que ainda não se comercializa no país”, explica.
Participaram da atividade professores e estudantes dos cursos de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), além de profissionais e interessados na área. A organização foi do DEAg, curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Programa de Melhoramento Genético Unijuí e Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (AGIT).





Serviços especializados aliados a inovação e tecnologia estão surgindo com novas Startups. A região Fronteira Noroeste conta com um novo formato na prestação de serviços ligados a topografia. Integrante da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em Santa Rosa, o Grupo Aero surgiu com a finalidade de trazer novos conceitos para os segmentos do Agronegócio, Construção Civil e Mercado Digital. Aliando inovação e precisão, por meio da utilização de drone na obtenção de soluções adequadas as necessidades do cliente.
Os empreendedores Henrique Pimentel e Roberto Haas prestam serviços para arquitetos, engenheiros, agrônomos, e os mais variados tipos de clientes, que necessitam de medidas, angulações, alturas precisas e informações para a tomada de decisão agilizada, com responsabilidade técnica emitida por profissionais capacitados.
“Nossa missão é solucionar os problemas de quem tem um terreno, sendo peça chave e intermediando a relação entre o cliente, seu terreno e a burocracia em órgãos públicos. Sempre buscando ser a referência no mercado de serviços prestados com drones, sendo o principal deles o de topografia e agrimensura”, afirma Henrique.
Os jovens destacam que um dos desafios de empreender foi entender que não basta ter uma ideia se você não souber como executá-la. Mas, que é prazeroso perceber que a cada dia evoluem enquanto pessoas e empresa descobrindo um pouco sobre as mais diversas áreas que abrange o empreendedorismo.
Roberto afirma que o diferencial do serviço prestado pelo Grupo Aero está em entender o que o cliente realmente precisa e entregar uma solução precisa e qualificada. “Nosso objetivo é ser referência na prestação de serviços de topografia na região e a nível de estado. O nosso principal serviço é na área de topografia, realizamos o levantamento planialtimétrico de terrenos, o qual é muito utilizado para legalização de lotes, unificação, desmembramento, loteamento, medição de terras, enfim tudo que seja necessário ter a noção legal do terreno. Nossa meta é ampliar o leque de serviços na área de agricultura de precisão e de segurança patrimonial”, diz o CEO.
Os empreendedores também ressaltam a importância da Criatec para a alavancagem da empresa. “A Criatec tem sido de grande ajuda para nós, fornecendo formação extra, contatos, presença em eventos, local para reuniões e a principal visibilidade tanto para investidores quanto para possíveis clientes. É sensacional estar nesse ambiente e tendo a oportunidade de interagir com outros empreendedores que têm passado pelas mesmas dores e obstáculos que nós passamos, podemos compartilhar ideias, histórias, e porque não até fechar parcerias e casar serviços”, destacam.
Interessados nos serviços do Grupo Aero poderão contatar pelo site https://grupoaero.eng.br
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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