
Como forma de debater os conteúdos dos módulos 2 e 4 e, ao mesmo tempo, aprofundar seus estudos, os acadêmicos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia da Unijuí participaram de Seminários Temáticos vinculados às disciplinas de Projetos Integradores do segundo semestre deste ano. Os seminários têm como propósito discutir os temas geradores dos módulos a partir do diálogo com profissionais da área, tanto da universidade quanto da rede básica de ensino.
No dia 20 de agosto, no Centro de Eventos, os alunos do 2º módulo participaram da Aula Inaugural do Projeto Integrador Educação, Diversidade e Movimento, com o tema Educar na Diversidade. Na ocasião, tiveram a oportunidade de ouvir o professor Paulo Evaldo Fensterseifer e a professora Nathalia das Neves Teixeira, mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela Unijuí.
Já na noite de 25 de agosto, foi a vez dos acadêmicos do módulo 4 ampliarem seus conhecimentos sobre o tema Didática, Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, por meio de um painel com a participação das professoras Drª. Marli Frison (Unijuí), Drª. Maristela Lang, MSc. Ruth Gomes (36ª CRE), além de Raquel Bortoli e Francieli Brudna, ambas professoras da rede estadual de ensino e supervisoras pedagógicas.
Os seminários representam momentos de aprofundamento e reflexão, fundamentais para a problematização inicial e para o desenvolvimento de um olhar crítico frente à realidade educacional. Mais do que identificar problemas concretos na área da Educação, os acadêmicos são instigados a estruturar projetos, assumir desafios e propor possíveis soluções.

A partir da nova política do Ministério da Educação para o Ensino Superior no Brasil, que inclui a restrição da oferta de cursos totalmente a distância, como as graduações da área de Licenciatura, a Unijuí passa a contar com um novo formato de graduação: o formato semipresencial.
O novo formato será implementado a partir de 2026, com base em decisão aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) nas últimas semanas. Isso reforça o compromisso com a qualidade e inovação na educação. A partir de agora, a Unijuí contará com três formatos de graduação distintos: presencial, semipresencial e a distância. O formato presencial terá no mínimo 70% da carga horária total em atividades presenciais, já o formato a distância passa a ter um mínimo de 10% da carga horária total em atividades presenciais e mais 10% em atividades presenciais ou síncronas mediadas.
No formato semipresencial, os cursos passam a ter variações por área de conhecimento. Os cursos terão atividades presenciais obrigatórias e atividades síncronas mediadas por tecnologias, ou seja, com interação em tempo real entre estudantes e professores. Nestes cursos o percentual em atividades presenciais poderá variar entre 30 e 69%.
As atividades síncronas serão realizadas em tempo real, com interação entre professores e acadêmicos simultânea em plataformas digitais, como o Google Meet, por exemplo. Já a síncrona mediada terá atividades on-line, ao vivo, com interação entre os estudantes e o professor, que deve estar presente para conduzir a aula e registrar a frequência e participação ativa do estudante. Por fim, as atividades assíncronas serão realizadas sem que o estudante e professor estejam conectados ao mesmo tempo. O estudante acessa os conteúdos no horário que preferir. Exemplos: videoaulas gravadas, leitura de textos, fóruns, quizzes, atividades no AVA.
“Na Unijuí estamos sempre dedicados aos avanços na educação para garantir um ensino superior de máxima qualidade conectando com a nossa missão: formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destaca a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
De acordo com a vice-reitora, as mudanças não se aplicam aos estudantes já matriculados, os quais seguem com a estrutura curricular e as regras vigentes do momento de seu ingresso. “As novas diretrizes valem apenas para os cursos semipresenciais a serem implantados a partir de 2026 (como o curso de Licenciatura em História, por exemplo) e para os novos currículos dos cursos presenciais e a distância que serão atualizados até 2027, completa.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) abriu oficialmente, na segunda-feira, 25 de agosto de 2025, a Exposição Temporária “Raízes da Cidade: Entre ramos e ruas”, que integra o projeto Conhecer para Preservar.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da UNIJUÍ, do Curso de Ciências Biológicas, do PET Bio Unijuí, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do CONSEMA – Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente de Ijuí, instituições parceiras na realização da mostra. Também prestigiaram o evento membros da comunidade externa, que puderam conhecer em primeira mão o espaço de diálogo e sensibilização proposto pela exposição.
A mostra tem como objetivo destacar a importância da arborização urbana e da preservação do patrimônio ambiental na cidade de Ijuí, aproximando a população do debate sobre sustentabilidade, memória e cultura local. A exposição conta ainda com uma curadoria coletiva, apresentando fotos do concurso fotográfico “Raízes da Cidade”, em que visitantes podem participar votando na fotografia que considerarem a melhor. A premiação será realizada ao final da exposição.
A Exposição segue aberta ao público até o dia 28 de setembro de 2025, com entrada gratuita. Escolas interessadas em participar devem realizar agendamento prévio pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.

Com o objetivo de atender à demanda da comunidade e ampliar o leque de opções de formação, a Unijuí irá ofertar um novo curso no Vestibular de Verão 2026, no Campus Ijuí: o Bacharelado em Inteligência Artificial, na modalidade presencial. A graduação terá duração de 5 anos, totalizando 3.200 horas.
O curso apresenta um currículo moderno e alinhado com as demandas atuais, integrando os fundamentos da computação com disciplinas específicas da área de Inteligência Artificial, como Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Agentes Inteligentes, Visão Computacional, Inteligência Artificial Generativa e Processamento de Linguagem Natural, entre outras. Inclui também os Projetos Integradores que estimulam a vivência em problemas reais. Além disso, o curso oferecerá ao acadêmico infraestrutura de diversos laboratórios possibilitando ampla experiência prática e integração multidisciplinar com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação, Gerson Battisti, a proposta é ir além do uso cotidiano das ferramentas de IA já conhecidas. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para desenvolver novos algoritmos, sistemas e soluções inovadoras na área de Inteligência Artificial. “Propomos esse novo curso em um momento de grande destaque para a IA, com uma formação completa de cinco anos, pensada para abranger todo o conhecimento necessário sobre as diversas aplicações da inteligência artificial. O ChatGPT é apenas o ponto de partida, nosso foco é preparar os alunos para criar a próxima geração de tecnologias inteligentes”.
O estudante que ingressar no Bacharelado em Inteligência Artificial estará preparado para responder às demandas da sociedade, inovar e empreender com responsabilidade social, aliando teoria e prática em uma formação interdisciplinar e consistente. O egresso poderá atuar em uma ampla gama de setores e organizações, aplicando conhecimentos avançados em IA para resolver problemas complexos, otimizar processos e propor soluções criativas.
Com perfil global, o profissional formado estará apto a atuar não apenas no mercado regional e nacional, mas também em ambientes internacionais, colaborando em projetos de alcance mundial, equipes remotas e contextos multiculturais.
O curso foi estruturado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 5/2016, e com as orientações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), garantindo uma formação atualizada e alinhada às exigências da área.

Diversas atividades marcaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) nos quatro campi da Unijuí, em Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. O evento, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
“É importante destacar que estas ações não se restringem apenas a esta semana. A Unijuí tem uma longa trajetória de iniciativas voltadas à prevenção e à orientação sobre acidentes e doenças ocupacionais. A Sipat, no entanto, é um momento fundamental para fazermos uma pausa e refletirmos sobre o que já foi realizado e o que ainda pode ser aprimorado”, afirmou o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, durante a abertura do evento no Campus Ijuí.
No campus Ijuí, os colaboradores participaram de uma roda de conversa sobre “As principais causas de afastamento do trabalho: acidentes laborais, assédio moral e sexual, e Síndrome de Burnout”, conduzida pela psicóloga Patrícia Felden Torma, pelo psiquiatra e professor do curso de Medicina Bruno Guidolin, e pelo gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Unijuí, José Luís Bressam. A programação incluiu ainda oficinas temáticas; a discussão sobre “Justiça Restaurativa no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual: como identificar e reagir”, mediada pelas professoras doutoras Ester Eliana Hauser, Joice Graciele Nielsson e Rosane Teresinha Carvalho Porto; além de atividades de integração e bem-estar, como sessões de yoga, ginástica laboral e um Desafio Fotográfico.
O Campus Três Passos promoveu três palestras: “O meio ambiente do trabalho e o princípio da dignidade do ser humano”, com o engenheiro civil e perito judicial Luis Alberto Giovelli; “Assédio e discriminação no trabalho: análise dos impactos psicossociais com base na NR1”, com a professora do curso de Direito Rosane Teresinha Carvalho Porto; e “Ginástica Laboral no ambiente de trabalho”, ministrada pela educadora física Sandra Beatriz Bieger Schmidt, da Secretaria de Saúde de Campo Novo.
“O evento buscou fomentar reflexões sobre a segurança no ambiente de trabalho, contemplando diferentes áreas do conhecimento, como saúde, direito e psicologia”, destacou o coordenador do campus, professor André Giovane de Castro. A iniciativa teve o apoio da EFA, PPGD, Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (Neidh), curso de Direito, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Cotricampo, Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, Escola Técnica Estadual Celeiro, Hospital de Caridade de Três Passos, Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, Sindilojas Celeiro e UERGS.
Em Santa Rosa, a Sipat contou com duas atividades presenciais: “A revolução dos pequenos hábitos: sono, estresse e postura e a conexão fora do ambiente de trabalho”, ministrada pela professora dos cursos da Saúde Laira Führ; e “A prática dos primeiros socorros”, conduzida pelos técnicos em segurança do trabalho da Serplamed, Emerson Grando e Gabriel Junges. “A Sipat no campus Santa Rosa é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde no ambiente de trabalho. Mais do que uma semana de atividades, é um convite à reflexão sobre atitudes que fazem a diferença no nosso dia a dia”, ressaltou a coordenadora do campus, professora Taciana Paula Enderle.
Já o Campus Panambi promoveu palestras sobre “Assédio Moral e Sexual no Trabalho”, com a advogada Edina Cleveston, e “Primeiros Socorros e utilização de extintor de incêndio”, com o técnico de segurança do trabalho, Juliano Pedroso, e o analista de RH da Tromink, Tito Ehrhardt. Para encerrar a programação, será realizada amanhã a palestra sobre “Síndrome de Burnout”, ministrada pela psicóloga Raquel Mayer. “Essa é uma atividade muito importante para os nossos colaboradores, pois contribui para a melhoria do clima organizacional e para a segurança de todos”, destacou o coordenador do campus, Paulo César Mayer.

As inscrições para a VI Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul estão chegando ao fim. Interessados têm até o dia 4 de setembro para garantir sua participação no evento, que acontecerá no próximo dia 26 de setembro, no campus da Unijuí, em Santa Rosa.
A feira é gratuita e aberta a professores e estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Especial, além da comunidade em geral. Os trabalhos inscritos devem estar ligados ao ensino, à aprendizagem ou a aplicações da Matemática em diferentes contextos. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Segundo o professor Peterson Cleyton Avi, coordenador do evento, a expectativa é de grande participação. “Temos uma grande expectativa em relação à quantidade de trabalhos e de participação do público. A diversidade de projetos será um dos grandes atrativos da feira deste ano. Recebemos trabalhos de cidades como Santa Maria, Bento Gonçalves e várias outras regiões do Estado, além do nosso foco principal que são as regiões da 36ª e 17ª CREs.”
Os projetos podem ser inscritos em oito categorias: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade. Também estão divididos em três modalidades: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura; Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
Além de ser uma oportunidade de socializar e valorizar o ensino da Matemática como ciência viva e presente no cotidiano, esta edição da Feira Estadual ganha ainda mais relevância. “Existe uma expectativa de retomada das Feiras Nacionais a partir de 2026, e os trabalhos selecionados nesta feira estadual poderão representar o Rio Grande do Sul em nível nacional”, ressalta o professor Peterson.
Os interessados devem realizar a inscrição e também a submissão do trabalho completo, preenchendo o questionário, cadastrando os autores e anexando o material no portal oficial da feira.

O período de inscrições e de submissão de trabalho da 9º Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e III Mostra de Extensão Unijuí encerra neste domingo, 31 de agosto. O evento acontece no dia 23 de outubro, no campus Ijuí, e a submissão de trabalhos pode ser feita no momento da inscrição, por meio do site oficial da 9ª MoEduCiTec.
A 9ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica e III Mostra de Extensão Unijuí é promovida pela Universidade, em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), o Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) e Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
As duas mostras têm o objetivo de fomentar a iniciação científica como prática pedagógica integrada ao cotidiano escolar, por meio da socialização das produções dos estudantes em colaboração com seus professores, promovendo a curiosidade, a criatividade e a atitude investigativa como fundamentos do protagonismo estudantil e do desenvolvimento humano e social, a partir de um conhecimento escolar que articula ciência, tecnologia, cultura, trabalho, ambiente e vida em sociedade.
Mais informações sobre a 9ª MoEduCiTec e a III Mostra de Extensão Unijuí podem ser buscadas no site unijui.edu.br/eventos, ou via Central de Eventos pelo e-mail eventos@unijui.edu.br e pelo contato de Whatsapp: 55 99218-5008.
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Na tarde desta quarta-feira, 27 de agosto, aconteceu o evento “Café com as Autoridades Unijuí Saúde”, uma iniciativa do CER III–Unir, com o objetivo de apresentar e fortalecer os laços com a rede de saúde, gestores públicos e comunidade em geral.
Durante o encontro, foram apresentados os serviços prestados pelo Centro Especializado em Reabilitação CER III-Unir, que atua nas áreas de reabilitação física, visual e intelectual, além da amplitude da estrutura e serviços que a Unijuí Saúde oferece à população da região.
Também foram destacados os atendimentos realizados pela Clínica Escola de Fisioterapia, Consultório de Nutrição, Unilab – Laboratório Escola e Farmácia Escola, bem como o detalhamento dos serviços prestados pelo CER III-Unir, reforçando sua relevância como centro de referência em reabilitação.
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da região. “Nós nos alegramos por todos vocês estarem aqui conosco hoje, para conhecer um pouco mais de tudo aquilo que essa instituição comunitária, sem fins lucrativos, pode fazer em conjunto com o Estado e com as pessoas que mais necessitam da nossa sociedade. Esse alinhamento nos permite desenvolver um trabalho fantástico, e é isso que queremos mostrar a vocês.”
A coordenadora do CER III-Unir, professora Edina Coelho, enfatizou o propósito do encontro, marcado pela transparência e pelo engajamento: “Queremos apresentar a vocês o potencial da Unijuí na área da saúde. Uma universidade que, com sua expertise acadêmica e infraestrutura, integra ensino, pesquisa, inovação e assistência, colocando esse conhecimento a serviço da população. Olhando para o futuro, nosso compromisso é continuar buscando a excelência, explorando inovações e parcerias que nos permitam ampliar ainda mais o alcance do cuidado e da reabilitação em nossa região. Quando a ciência encontra o cuidado, quem ganha é a comunidade.”
O “Café com as Autoridades Unijuí Saúde" marcou um passo importante na construção de uma rede que une ciência, cuidado e compromisso social.

Na quinta-feira, 21 de agosto, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu um encontro com professores dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade. O evento reuniu coordenadores, secretárias e docentes dos sete Programas da Instituição, com o objetivo de discutir os novos critérios de avaliação e permanência propostos pela Capes para o quadriênio 2025-2028.
A atividade contou com a participação virtual do diretor de Avaliação da Capes, Antonio Gomes de Souza Filho, que apresentou as principais mudanças previstas no sistema de avaliação, destacando os indicadores que serão utilizados para mensurar a qualidade e o impacto da produção científica, formativa e social dos programas. Após a apresentação, abriu-se espaço para o diálogo entre os participantes, que puderam esclarecer dúvidas e refletir sobre as implicações dessas mudanças para a realidade institucional.
Para a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o encontro representou uma oportunidade estratégica de aproximação com a Capes e de fortalecimento do compromisso institucional com a excelência acadêmica e científica.
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, momentos como este são fundamentais para alinhar esforços entre os programas. “A avaliação da Capes não é apenas um instrumento de mensuração, mas uma oportunidade de qualificação permanente. Esse diálogo fortalece a construção coletiva da pós-graduação na Unijuí e reafirma nosso papel no desenvolvimento regional e nacional.”
O encontro marcou mais um passo no processo de preparação dos Programas de Pós-Graduação da Unijuí diante dos novos desafios da avaliação da Capes, reforçando o compromisso da Universidade com a formação de excelência, a pesquisa de impacto e a responsabilidade social.

Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, a Unijuí celebrou os 35 anos de atuação do Campus Santa Rosa com um evento especial que reuniu autoridades locais e regionais, lideranças acadêmicas, ex-coordenadores, pró-reitores e representantes da comunidade. A comemoração foi marcada por momentos de reconhecimento, homenagens e reflexões sobre a trajetória da universidade na região.
Ao longo do evento, destacou-se o papel essencial do campus como um agente de transformação social, educacional e econômica. Desde a sua fundação, o Campus Santa Rosa tem sido uma referência em ensino superior, formando profissionais e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento regional.
Durante a cerimônia, foram homenageadas diversas lideranças que fizeram parte da história do campus. Foram lembrados com respeito e gratidão os nomes de Pe. Marcos Sandrini, Pe. Faustino Chiamenti, Pe. Andreas Tonon e Pe. Adriano Cemin, figuras importantes para a consolidação da instituição. A reitoria conduziu, ainda, o reconhecimento público aos ex-pró-reitores e coordenadores do campi que estiveram à frente da gestão ao longo dos anos, os professores Pedro Luis Buttenbender, Ingride Mundstock Bozzetto, Cláudio Edilberto Höfler e Ariosto Sparemberger, além da atual coordenadora Taciana Paula Enderle.
Além disso, o professor Pedro Luis Buttenbender homenageou especialmente Alcides Vicini, Arnildo Rockenbach e Ingride Mundstock Bozzetto, reforçando o significado de cada contribuição na formação do que a Unijuí é hoje em Santa Rosa. As homenagens foram um momento de valorização do trabalho e dedicação de todos que passaram pela instituição.
Em sua fala, a coordenadora do campus, professora Taciana Paula Enderle, ressaltou a importância da universidade para a região. “Desde a sua criação, este espaço tem sido um pilar de desenvolvimento educacional, científico, econômico e social para toda a nossa região. São 35 anos formando profissionais, mas, sobretudo, cidadãos, que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural da nossa região. Que esta data nos inspire a seguir avançando, fortalecendo ainda mais nossa missão de educar, inovar e transformar. Este aniversário representa não apenas a celebração de uma história de conquistas, mas também o reconhecimento de todos aqueles que, com dedicação e esforço, contribuíram para que este Campus se tornasse o que é hoje.”
O evento também contou com a participação do vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, que compartilhou sua experiência como egresso da universidade. “Comemoramos hoje a história e o reconhecimento das pessoas que passaram por aqui nesses 35 anos e essa nobre missão de quem estuda e vem passar esse conhecimento. Como egresso, posso afirmar que temos que reconhecer, valorizar e prestigiar todas as pessoas que fazem a Unijuí. Vida longa a todos nós que temos essa missão e essa virtude de transmitir o conhecimento.”
O evento também foi marcado por homenagens institucionais. O vereador Osório Antunes dos Santos apresentou e entregou uma Moção de Reconhecimento, destacando a importância da Unijuí para Santa Rosa. A universidade também recebeu uma homenagem do prefeito de Boa Vista do Buricá, João Sehnem, atual presidente da Amufron (Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste), que ressaltou o papel estratégico da instituição na formação de profissionais e no fortalecimento da região.
Além das homenagens, a cerimônia foi uma oportunidade de apresentar os avanços recentes do campus, especialmente na área da saúde. Com a implantação dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, e a instalação de laboratórios modernos, como o de microscopia, único na região com essa tecnologia, a universidade consolida seu compromisso com a inovação e a excelência.
O Reitor da Unijuí, Dieter Rugard Siedenberg, em sua fala, destacou as recentes conquistas da instituição. “Temos em torno de 15 cursos presenciais, mais 2 cursos potenciais que estamos apostando, além de oferecermos aos estudantes de engenharia, especificamente, uma oportunidade única através do novo programa Unijuí Talentos. O ensino superior com qualidade na nossa região nunca foi tão possível quanto agora. Agradeço a cada um de vocês por tudo aquilo que vivenciamos aqui e quero convidar a todos para sonhar os próximos 35 anos junto conosco. O que podemos fazer por essa cidade e por essa região é tudo aquilo que nós podemos imaginar.”
A cerimônia também incluiu o descerramento da placa comemorativa dos 35 anos do campus, que simboliza a trajetória construída por muitas mãos ao longo do tempo. Como parte da celebração, os presentes puderam apreciar uma mostra especial em homenagem ao centenário de Mario Osorio Marques, que destacou o legado do educador. A celebração foi encerrada com um momento de confraternização entre os convidados.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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