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O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu, na noite desta quarta-feira, 31 de julho, a Profª Dra. Lígia Simonian, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para um diálogo sobre memória, acervos e documentação indígena. O encontro reuniu pesquisadores, estudantes, representantes de comunidades indígenas e demais interessados, promovendo uma reflexão sobre o papel dos museus na preservação das histórias e saberes dos povos originários.
A atividade, realizada na Sala de Pesquisa do Madp, e transmitida ao vivo pelo YouTube, foi um espaço de troca e aprofundamento acerca dos desafios de registrar e salvaguardar acervos que representem, de forma respeitosa e colaborativa, a diversidade cultural indígena.
Em sua fala, a diretora do Museu, Iselda Sausen, destacou a importância do espaço museal como ambiente de pesquisa e reflexão. “O museu também é um espaço de pesquisa, um lugar onde se discutem contradições e se acolhem diferentes ideias. Pesquisar não é apenas confirmar o que já sabemos ou o que desejamos encontrar; é abrir-se ao inesperado. Pensar de forma diferente não é um erro — muitas vezes, é uma virtude. É a busca pelo que realmente é, e não apenas pelo que queremos que seja.”
A presença da Profª Lígia Simonian, referência nacional na área de etnologia indígena e documentação, reforçou o compromisso do Madp com a valorização dos saberes tradicionais e com o diálogo intercultural. O evento foi promovido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana e pela Associação de Amigos do Museu.

A Unijuí, em parceria com a Rede RS Indústria 4.0 e o Instituto Agregar, promove na próxima quarta-feira, 6 de agosto, no campus Panambi, o evento “Rede RS Indústria 4.0: preparando o ambiente físico e digital”. A reunião aberta vai ocorrer no auditório do campus, das 13h30 às 21h, e tem apoio do Sistema Fiergs, que engloba Sesi, Senai, IEL e Ciergs.
O evento contará com painéis e palestras, bem como com a participação de cases reais da indústria gaúcha. A proposta é conectar empresas com desafios reais a soluções tecnológicas, além disso, é a oportunidade de aproximar quem precisa inovar de quem já está transformando a indústria com tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
A reunião aberta contará com dois momentos. Durante a tarde, as empresas Cotripal, Fockink, KeplerWeber, Kraft, Lógica, NBRTec, Saur, Tecnofinger e 3 Tentos participam de uma mostra tecnológica, a partir de painéis e exposição.
Já à noite serão feitas duas palestras sobre tecnologia. A primeira, com o tema “Uma Jornada 4.0”, será ministrada pelo professor da área de Automação Industrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), João A. Peixoto; já a segunda terá a temática “A infraestrutura para a indústria 4.0”, conduzida pelo gerente corporativo PD&I da Fockink, Alejandro Meyer.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://redersindustria40.eventize.com.br/index.php?pagina=1,

Para quem trabalha em tempo integral, cuida dos filhos ou precisa dividir o tempo com outras responsabilidades, o Ensino a Distância (EaD) da Unijuí é uma alternativa viável para seguir estudando e conquistando seus objetivos. A modalidade permite que o aluno estude no seu tempo, no seu ritmo e de onde estiver, com o suporte de uma equipe qualificada e uma estrutura moderna.
Na Unijuí, o EaD tem possibilitado o acesso à educação de qualidade com flexibilidade e autonomia. A rotina intensa não é mais uma barreira para a formação acadêmica. Segundo o coordenador do EaD da Unijuí, Robson Machado Borges, o modelo foi pensado para atender exatamente esse público. "A modalidade EaD da Unijuí é uma alternativa ideal para quem busca uma formação de qualidade por meio de uma estrutura flexível de estudo. Como as aulas são gravadas e os materiais digitais produzidos pelos docentes ficam disponíveis a qualquer momento, os estudantes podem estudar em diferentes horários, de acordo com suas atividades pessoais e profissionais."
Além do acesso aos conteúdos, há também momentos de interação com os professores e vivências práticas, que garantem uma formação completa e conectada com a realidade. "A formação na modalidade EaD auxilia pessoas que moram longe, trabalham e precisam conciliar os estudos com outras rotinas à medida que permite um estudo a distância de qualidade, por meio de materiais diversos, vídeo aulas, livros digitais e encontros on-line em tempo real. Como os alunos precisam estar presencialmente na universidade apenas a cada três meses, até quem mora distante dos polos consegue ter acesso ao Ensino Superior com qualidade.", destaca o coordenador.
Andreia Fritz, estudante do curso de Gestão Financeira, encontrou no EaD da Unijuí a oportunidade de voltar a estudar, conciliando a rotina com a vida acadêmica. Ela destaca a facilidade no processo de estudos. " O suporte oferecido por professores e tutores é um diferencial. Contamos com diversos canais de contato, o que garante um retorno rápido e eficiente para esclarecer dúvidas e receber orientações. O ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, é bem estruturado. Lá estão disponíveis todos os materiais, atividades, fóruns e avisos, o que facilita muito o acompanhamento do curso. A realização das provas pode ser agendada de acordo com a minha disponibilidade, o que torna o processo ainda mais acessível. A estrutura da Unijuí é outro ponto que merece destaque. Mesmo na modalidade a distância, temos acesso à qualidade e à tradição da universidade, que conta com infraestrutura moderna, polos de apoio bem organizados e uma equipe capacitada. A Unijuí investe em tecnologia e inovação para garantir uma experiência de ensino à distância eficaz, mantendo o padrão de excelência do ensino presencial.”
Carla Graeber, acadêmica do curso de Processos Gerenciais, destaca a forma como a Unijuí contribui para que os alunos mantenham o foco nos estudos, mesmo diante de múltiplas responsabilidades: "A modalidade EaD tem sido uma solução perfeita para mim, pois me permite equilibrar meus estudos com minhas responsabilidades familiares e profissionais, garantindo que eu possa alcançar meus objetivos sem sacrificar meus relacionamentos e compromissos. A Unijuí oferece recursos educacionais de alta qualidade no modelo EaD, com professores qualificados, e uma grande variedade de materiais para o estudo. Sem contar que temos também momentos de interação com os professores para sanar nossas dúvidas e um suporte técnico muito eficiente."
O coordenador do EaD reforça ainda a importância de escolher uma instituição séria, que valorize o aprendizado e prepare o aluno para o mercado de trabalho: "A principal vantagem para quem opta por cursar a modalidade EaD está na flexibilidade do tempo para estudar, uma vez que não demanda turnos fixos. Porém, é fundamental lembrar que a EaD não pode ser tratada como algo uniforme — existem muitas diferenças entre as ofertas. Há universidades sérias, como a Unijuí, preocupadas com o aprendizado real dos alunos e com a empregabilidade. Em contrapartida, há instituições que oferecem cursos extremamente precários, sem rigor acadêmico. Por isso, é essencial que o estudante avalie a qualidade do ensino antes de fazer sua escolha."
As inscrições para o módulo 3 do EaD da Unijuí estão abertas. Saiba mais sobre cursos e investimentos neste link.
Iselda Sausen Feil, diretora do Museu
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por ações que reafirmam o compromisso do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) com a comunidade regional, com a preservação da memória e com a reflexão crítica sobre os tempos atuais. A atuação do Museu esteve fortemente alinhada ao tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o ano: “Os museus frente às rápidas mudanças da sociedade” — um chamado para ir além da adaptação, promovendo diálogo, participação e pertencimento.
As exposições, oficinas, formações e eventos realizados até junho foram guiados por avaliações e escutas feitas ao longo dos últimos anos, fortalecendo a identidade do Madp como um espaço vivo e comprometido com as transformações sociais. A presença ativa de escolas, universidades, grupos culturais e famílias reafirma o papel do Museu como referência na preservação do patrimônio e na construção de sentidos para o tempo presente.
Rumo ao segundo semestre
Com base nas experiências e avaliações acumuladas, o Madp projeta um segundo semestre ainda mais diverso e conectado aos desafios contemporâneos. As ações estão sendo planejadas em sintonia com a elaboração do novo Plano Museológico, um documento estratégico construído com a colaboração das comunidades interna e externa, com o objetivo de tornar o Museu ainda mais ousado, acessível e participativo.
A programação dos próximos meses contempla exposições, atividades educativas, eventos culturais e ações de formação, estruturadas em diálogo com as demandas locais e em parceria com diferentes instituições.
Exposições e projetos de memória
Entre os destaques da programação está a mostra “Êxodos”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, já aberta à visitação no Espaço Ijuí Hoje. Terá início também um novo projeto que aborda os cemitérios como espaços de memória, articulando reflexões sobre morte, história e cultura.
A exposição “Raízes da cidade: entre ramos e ruas”, que trata da arborização urbana de Ijuí, será realizada em parceria com o curso de Ciências Biológicas da Unijuí, com curadoria compartilhada com a comunidade. A exposição itinerante “Transformações no Campo” seguirá em circulação por escolas e eventos da região, promovendo o acesso a conteúdos sobre a vida rural e suas recentes mudanças.
Também será finalizado o projeto “Saberes e Sabores”, que valoriza a memória alimentar tradicional dos grupos identitários que compõem a região Noroeste do Rio Grande do Sul, reunindo práticas culturais, modos de preparo e narrativas que integram o patrimônio imaterial local.
Educação, formação e pesquisa
Estão previstas formações voltadas a professores e coordenadores pedagógicos da rede pública, abordando temas como as transformações no meio rural, a questão indígena, a história local e o letramento racial. Também está sendo organizado um seminário de pesquisa e o lançamento de uma revista ou dossiê voltado à reflexão museológica e à produção de conhecimento.
Cultura, arte e identidade
No campo cultural, o Madp amplia suas parcerias com CTGs, grupos culturais e associações da comunidade, reafirmando a identidade regional por meio de apresentações, rodas de conversa e ações colaborativas. Serão mantidas atividades como o Sarau no Museu e o Cine de Rua, este em parceria com o projeto Cine de Direitos Humanos.
O Museu também participará de eventos como o Dia Estadual do Patrimônio, a Primavera dos Museus e a Semana da Consciência Negra, fortalecendo seu papel como espaço de escuta, expressão e diálogo. Outro momento significativo será a presença no evento Profissional do Futuro, promovido pela Unijuí, em que o Museu apresentará a ação “Você se conecta com a nossa história”, com experiências imersivas em realidade virtual, jogos e espaços interativos.
Já no dia 28 de novembro, o Madp sediará o evento Conexão Fidene, durante o Domingo no Museu, reunindo vivências culturais, educacionais e tecnológicas integradas entre o Museu, a EFA, o Espaço Mais Inovação e a Unijuí.
Parcerias que transformam
Um dos avanços mais significativos do semestre foi o fortalecimento das parcerias com escolas, universidades, grupos culturais, setor público e veículos de comunicação. A busca espontânea por ações conjuntas demonstra que o Museu se consolida como um espaço de encontro e de construção coletiva do conhecimento. Essa integração reforça a importância de manter a escuta ativa com a comunidade. A avaliação de satisfação, o diálogo constante e a participação no planejamento são elementos essenciais para que o Museu permaneça relevante, representativo e conectado às rápidas mudanças da sociedade.
Um convite à participação
O Madp convida todos a participarem dessa trajetória: visitando, sugerindo, colaborando. Em cada ação, o Museu reafirma seu papel como espaço de memória, mas também de futuro. Para acompanhar a programação em constante construção, siga os canais oficiais do Museu nas redes sociais e no site institucional. O Museu segue de portas abertas para quem deseja aprender, compartilhar e construir novas formas de olhar para o passado, compreender o presente e imaginar o futuro.

Com a proposta de direcionar o profissional graduado para a aquisição de novas habilidades e competências práticas nas diferentes áreas de formação, a Unijuí conta com uma série de cursos diferenciados de Pós-graduação Lato Sensu, que envolve especializações e MBAs, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Essas formações buscam complementar a formação acadêmica dos profissionais, focando em determinadas áreas, possibilitando que os estudantes incorporem competências técnicas e desenvolvam novos perfis que os permitam chegar ainda mais longe em suas carreiras, desta forma para quem quer ter destaque no mercado de trabalho, a pós-graduação Lato Sensu é uma ótima escolha.
Cada um dos cursos têm seus modelos de formação ancorados em vivências práticas e conexões com o mercado, permitindo que os profissionais tenham diferenciais na disputa por novas vagas. “A Unijuí tem um portfólio diversificado e amplo de cursos de especialização, os quais são oferecidos para toda a região, de maneira on-line e também presencial, que focam no desenvolvimento de competências técnicas imprescindíveis”, comenta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O foco da pós-graduação Lato Sensu da Unijuí é nas competências técnicas aplicadas ao mercado de trabalho nas várias áreas. São ofertados cursos de gestão, de saúde, voltados à agronomia e com outras áreas do conhecimento. “Com esses cursos, hoje temos estudantes que durante a especialização, conseguem retirar o valor investido rapidamente com os conhecimentos adquiridos e ascendendo na carreira. Há uma transformação do estudante”, destaca o vice-reitor.
Além disso, um dos destaques é que os professores que ministram os cursos contam com conhecimentos práticos, com vasta atuação em várias instituições e regiões do Brasil. Para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato Sensu com inscrições abertas na Unijuí, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada.
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Na noite da última terça-feira, 29 de julho, o campus Santa Rosa da Unijuí viveu um momento histórico com a recepção da primeira turma do curso de Fonoaudiologia. O evento marcou o início das atividades acadêmicas do curso que foi muito aguardado pela comunidade regional e se somou à consolidação da área da saúde na universidade.
Os novos estudantes foram recebidos no miniauditório do Bloco A, onde participaram de um momento de acolhida. A programação incluiu a apresentação da proposta pedagógica do curso, a integração com o corpo docente e técnico-administrativo, e uma visita guiada aos modernos laboratórios da área da saúde até então inaugurados: Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e Laboratório de Microscopia. A noite encerrou com um coffee break de confraternização.
Logo na chegada, os calouros receberam kits de boas-vindas com caderno, bottons, bombons e o cartão de estudante. A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, realizou a abertura do evento e destacou, com alegria, a importância da implantação do novo curso. “Estamos comemorando o início das aulas da primeira turma do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, e, com isso, reafirmamos o compromisso da nossa universidade com a ampliação da formação em saúde na região. Essa expansão não acontece por acaso. Ela responde à demanda crescente por profissionais da saúde e ao nosso compromisso como universidade comunitária: formar pessoas capazes de transformar realidades, com competência técnica, atitude ética e capazes de promover transformação social.”
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, reforçou os diferenciais da infraestrutura local e apresentou os espaços de convivência e os principais setores e laboratórios do campus. “Hoje é um dia muito especial para nossa universidade aqui no campus de Santa Rosa. Estamos dando início à primeira turma do curso de Fonoaudiologia, este curso que se agrega aos demais da área da saúde. É com muito entusiasmo que iniciamos essa turma aqui, reforçando nosso comprometimento em formar profissionais para nossa comunidade.”
Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Vanessa Araujo, compartilhou sua trajetória profissional, apresentou o curso e motivou os calouros para a jornada que iniciaram. “É com grande prazer que temos a primeira aula do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, um curso esperado e desejado pela comunidade, para atender a uma carência de profissionais. Nosso compromisso é formar profissionais de excelência e atender às demandas do mercado. Vocês estão fazendo história ao integrarem essa primeira turma.”
Com emoção, as falas das professoras ressaltaram a conquista da implantação do curso, que agora se soma às graduações na área da saúde em Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina, além dos já consolidados cursos de Psicologia e Educação Física. Dessa forma, vem se construindo um importante ciclo de investimentos na área da saúde no campus Santa Rosa, ampliando a oferta de formação superior e fortalecendo a atuação da Unijuí na região.
A Unijuí recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura do curso de Fonoaudiologia em março deste ano. A iniciativa veio para atender a uma demanda crescente por formação na área da saúde na região Noroeste/Missões, ampliando as oportunidades de ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento regional com profissionais qualificados e comprometidos com a comunidade.

No fim da tarde de ontem, 29 de julho, foi realizada a solenidade de entrega das portarias de nomeação às novas coordenadoras dos cursos da área da saúde do campus Santa Rosa. O evento marcou a oficialização das novas lideranças acadêmicas que, a partir de agosto, assumem a coordenação dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressaltou o compromisso da universidade com a formação de profissionais altamente capacitados para atender às crescentes demandas da área da saúde na região. Ela parabenizou as novas coordenadoras e destacou a importância da missão que agora assumem. “Vocês têm o compromisso de nos ajudar a efetivar o projeto pedagógico do curso. Esse é um trabalho coletivo, que exige constante evolução e qualificação, e que reforça o nosso compromisso com a entrega de profissionais preparados para servir à comunidade com excelência”, afirmou a vice-reitora. Ela concluiu enfatizando que, com essas nomeações, a Unijuí reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação ética e eficiente de seus estudantes, preparados para os desafios e as demandas sociais.
As novas coordenadoras que assumem a gestão dos cursos de saúde da Unijuí campus Santa Rosa são:
A solenidade também contou com a presença de Taciana Paula Enderle, coordenadora do campus Santa Rosa, além de representantes docentes e técnicos administrativos.

As professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Ciências Biológicas da Unijuí; e Leonir Terezinha Uhde, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do curso de Agronomia; juntamente com a professora Francesca Werner Ferreira (AIPAN), a egressa Catiane Oster (professora de Geografia das redes municipal e estadual de Ijuí) e a doutoranda Natália Dias de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), participaram do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (VIII CIEA-LP), realizado de 21 a 25 de julho de 2025, em Manaus/AM.
Com o tema “Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à Emergência Climática, Justiça Ambiental, Democracia e Bem Viver”, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, educadores, estudantes e representantes da sociedade civil de países lusófonos, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências em educação ambiental em contextos locais e globais. A escolha da cidade de Manaus como sede reforçou a relevância estratégica da Amazônia nas discussões ambientais, proporcionando aos participantes uma imersão em uma região de grande importância ecológica, sociocultural e geopolítica.
Atividades Preliminares
Na manhã do dia 21, as professoras Leonir, Maria Cristina e Francesca, acompanhadas da doutoranda Natália, realizaram uma visita técnica à Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (INUEA), onde foram recepcionadas pelo coordenador da incubadora, doutor Neuler Almeida. O objetivo foi conhecer o sistema de inovação da instituição e explorar possibilidades de parcerias institucionais.
À tarde, participaram do seminário “Investigar para acelerar as respostas educativas à emergência climática”, promovido pela Resclima, como parte da programação preparatória do congresso. Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacaram-se: a valorização da pesquisa educativa interdisciplinar voltada a respostas rápidas e eficazes diante da emergência climática; a construção coletiva de uma agenda comum de diretrizes educativas entre os países de língua portuguesa; o reconhecimento da emergência climática como uma urgência ética e política, que exige a articulação entre ciência, educação e movimentos sociais; e a valorização de abordagens socioculturais críticas, que envolvam as comunidades em processos educativos contextualizados.
Trabalhos Apresentados
Durante o congresso, foram apresentados quatro trabalhos com a participação de representantes da Unijuí:
Visitas Técnicas
A programação oficial do congresso incluiu diversas visitas técnicas. A professora Leonir participou de uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Instituto Soka Amazônia, em Manaus. A atividade teve como objetivo o intercâmbio de saberes sobre práticas de conservação, educação ecológica e desenvolvimento sustentável em áreas protegidas da Amazônia. A visita também buscou conhecer as ações realizadas pelo Instituto, observar in loco práticas de gestão sustentável da floresta e fomentar redes de cooperação internacional. A RPPN, reconhecida oficialmente pelo ICMBio, é voltada à preservação da biodiversidade amazônica e à promoção de pesquisa, educação ambiental e conservação de ecossistemas.
As participantes Catiane Oster e Francesca Werner visitaram o Centro de Ciências e Saberes Karapãna (CCSK), onde tiveram contato com a trajetória de resistência da etnia Karapãna diante das ameaças aos seus modos de vida. Uma das principais demandas apresentadas pela comunidade no congresso foi a criação de uma escola indígena bilíngue, específica, diferenciada e intercultural, voltada a crianças e jovens das etnias Karapãna, Apurinã, Baré, Kambeba, Mura, Tikuna, Tucano, Kokama, Satere Mawé, entre outras presentes na região metropolitana de Manaus. A proposta busca integrar saberes tradicionais e conhecimentos científicos, respeitando a territorialidade, ancestralidade e cosmologia dos povos originários.
A professora Maria Cristina participou de uma visita técnica à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FunATI), com o propósito de discutir a possibilidade de um convênio para o desenvolvimento de projetos na interface entre Educação em Saúde e Meio Ambiente.
Sobre o evento
O VIII CIEA-LP integra uma sólida trajetória de articulação em rede entre agentes da educação ambiental de diversos setores. A cada edição, o congresso promove não apenas o intercâmbio científico, mas também o desenvolvimento de ações concretas, como projetos colaborativos, formação de redes de pesquisa, apoio a comunidades e influência em políticas públicas.
As próximas edições do Congresso já estão confirmadas: em 2027, no Timor Leste, e em 2029, em Angola. Os legados desses encontros se traduzem em publicações científicas, articulações internacionais e, principalmente, no fortalecimento de uma educação ambiental com identidade lusófona, enraizada nas realidades locais e com impactos globais.
A participação da Unijuí no VIII CIEA-LP representou uma oportunidade ímpar de fortalecer as ações de pesquisa, ensino e extensão da instituição, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, ampliando redes de colaboração e reafirmando o compromisso da universidade com uma educação ambiental crítica, transformadora e socialmente comprometida. Essa vivência amplia horizontes e inspira novas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, à equidade e ao bem viver.

Até o dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de Atualização de Instrutor de Trânsito na Unijuí, voltado a profissionais já habilitados que desejam renovar seus conhecimentos e trocar experiências relacionadas à área. Com carga horária de 20 horas/aula, a formação busca reforçar o compromisso desses profissionais com a construção de um trânsito mais seguro, atualizando conteúdos e práticas conforme as exigências da legislação vigente.
O curso tem como objetivos específicos aprofundar os conteúdos relacionados à responsabilidade do instrutor na formação de condutores e seu papel na educação para o trânsito; atualizar os conhecimentos sobre a legislação de trânsito; capacitar instrutores teóricos e práticos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); revisar os temas abordados na formação inicial e contribuir com a atualização contínua desses profissionais. A proposta metodológica prevê a análise de situações e estudos de caso, com mediação docente voltada ao desenvolvimento de competências e atitudes necessárias para o exercício da função, com ênfase nas transformações tecnológicas que impactam o setor.
A qualificação é destinada a instrutores que concluíram o curso de formação há mais de cinco anos, critério necessário para a renovação do credenciamento junto ao órgão de trânsito. Estão aptos a participar os profissionais com certificado de curso de formação de Instrutor de Trânsito, desde que cumpram a carga horária mínima exigida: 120 ou 128 horas para certificados emitidos antes de 31 de agosto de 2010, e 180 horas para os emitidos após essa data.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3332-0553 e (55) 99180-6755 (WhatsApp), ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

No último domingo, mesmo com o tempo chuvoso, o Projeto Gestão Social e Cidadania marcou presença na Corrida do Bem, realizada no campus da Unijuí. O evento foi promovido pelos acadêmicos do curso de Nutrição como parte das atividades da disciplina de Projeto Integrador, reunindo mais de 80 atletas em uma manhã dedicada à saúde, solidariedade e cidadania.
Representando o projeto, a professora Eilamaria Libardoni e a bolsista voluntária Isabela Dahmer prepararam um chá quente para aquecer os participantes ao longo da manhã. Além disso, nos dias que antecederam a corrida, os integrantes do projeto produziram uma granola que foi oferecida aos atletas, reforçando o compromisso com o cuidado e o acolhimento em eventos comunitários.
Para o aluno Willian Diniz, integrante do projeto, a experiência foi extremamente positiva. "Apesar da chuva, tivemos mais de 80 atletas participando da prova. Esse é o objetivo do Projeto Gestão Social e Cidadania: trazer um significado social para as pessoas, promovendo também valores morais."
A Corrida do Bem demonstrou, mais uma vez, o potencial de integração entre ensino, extensão e comunidade, promovendo experiências práticas e significativas aos estudantes e benefícios concretos à sociedade.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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