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Se você deseja ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades pessoais ou profissionais, precisa conhecer o Programa Vivências na Unijuí. A iniciativa permite que participantes se envolvam em componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade, tendo uma experiência acadêmica sem a necessidade de ingressar formalmente em uma graduação completa.
Podem participar do Programa pessoas que tenham concluído o Ensino Médio até o momento da inscrição; egressos da Unijuí que tenham evadido de cursos de graduação há mais de quatro anos; diplomados em cursos de graduação, egressos e estudantes de pós-graduação da Unijuí; além de estudantes ou egressos de graduação ou pós-graduação de outras instituições. É importante destacar que estudantes com matrícula ativa em cursos de graduação da Unijuí não podem aderir ao Programa.
Além de ser uma oportunidade para potencializar a carreira e retomar a formação acadêmica, o Vivências também oferece um benefício financeiro: os participantes têm direito a 65% de desconto nas mensalidades, desde que estejam com os pagamentos em dia. Esse desconto, no entanto, não é cumulativo com outras bolsas, financiamentos ou benefícios.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de agosto e podem ser feitas por meio deste link, onde também é possível consultar os componentes curriculares disponíveis. Após o envio dos documentos exigidos, o candidato poderá efetuar a matrícula de forma on-line ou presencial na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

A Unijuí é referência na educação regional. Pela Instituição, já foram formados mais de 50 mil profissionais nas mais diversas áreas, que buscaram na Universidade uma oportunidade de construir um futuro melhor. Além disso, foram qualificados aproximadamente 1.700 mestres, cerca de 200 doutores e milhares de estudantes em outros cursos de pós-graduação, MBAs e especializações. Esses números posicionam a Universidade como a 8ª melhor universidade comunitária do Brasil.
Atualmente, a Instituição tem trabalhado com a proposta de integrar o seu estudante com o mercado de trabalho e a comunidade desde o primeiro semestre da graduação, com projetos que busquem propor soluções para problemas e demandas reais que existem nas áreas de atuação dos seus cursos. Tais soluções contribuem não somente para a melhora de serviços das empresas atingidas, mas impactam, também, no dia a dia de toda a população.
Os projetos são feitos em todas as modalidades de ensino e buscam unir teoria e prática para dar maior suporte para empresas parceiras e oportunizar aos estudantes o contato desde cedo com o mercado de trabalho no qual vão inserir-se no futuro. Além disso, a partir da pesquisa nos programas de pós-graduação, estudantes de mestrado e doutorado auxiliam na criação de projetos que contribuem positivamente para o desenvolvimento regional, para a atuação em saúde, sustentabilidade, direitos humanos, entre outros.
A Unijuí conta com diversas modalidades de ensino. Na Graduação, semestralmente são abertas vagas para ingresso em 36 cursos nos quatro campi de atuação: Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Panambi, diversificando e caracterizando ainda mais a sua influência como universidade regional, com mais de 40 anos de reconhecimento.
Os cursos de Graduação também contam com a modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD), o que é um diferencial para aqueles estudantes que buscam uma formação de nível superior mais acessível, seja pela distância ou por outro motivo do dia a dia.
Já na Pós-Graduação Stricto Sensu, são seis programas disponíveis para quem busca uma qualificação estruturada e reconhecida internacionalmente: Desenvolvimento Regional, Modelagem Matemática e Computacional, Direito, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e Atenção Integral à Saúde. Além disso, há o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, que integra o Programa Proef.
Outro destaque são os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBAs e especializações, que têm a proposta de qualificar profissionais de áreas diversificadas e, assim, garantir maior rentabilidade, mais competências e oportunidades, conforme o mercado de trabalho atual exige.

O Projeto Gestão Social e Cidadania, da Unijuí, marcou presença no Rotas da Inovação Kids, evento promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict), com a realização da oficina “Design Thinking: Cozinha Criativa”. A atividade foi conduzida pelas professoras Eilamaria Libardoni Vieira e Sandra Regina Albarello, com o objetivo de estimular a criatividade e a reflexão dos participantes na busca por soluções voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos, com foco na redução de resíduos orgânicos nas cozinhas.
Utilizando a metodologia do design thinking, os estudantes foram desafiados a identificar problemas reais relacionados ao desperdício de alimentos e, de forma colaborativa, cocriar alternativas sustentáveis para sua reutilização. A oficina proporcionou uma experiência prática e envolvente, valorizando alimentos que, embora frequentemente descartados, são ricos em nutrientes e podem ser reaproveitados de forma criativa.
Ao final da atividade, os grupos apresentaram seus pitchs — breves exposições das ideias e soluções desenvolvidas —, que incluíram desde receitas inovadoras até produtos sustentáveis e estratégias de conscientização voltadas ao uso doméstico e escolar. As propostas evidenciaram o potencial transformador da educação empreendedora, mesmo nas fases iniciais da formação dos jovens.
O Rotas Kids integra as ações do programa Educar para Inovar, da Sict, que tem como missão fomentar o protagonismo infantojuvenil e desenvolver competências essenciais para o século XXI, como criatividade, empatia, pensamento crítico e colaboração. Ao inserir os estudantes no contexto do Rotas da Inovação, o programa amplia os horizontes da juventude e reforça seu papel nos debates sobre o futuro da inovação no estado.
Segundo Nadia Ibias, coordenadora do Educar para Inovar, a oficina realizada pelas professoras Eilamaria e Sandra, em parceria com a Sict, evidenciou uma aprendizagem criativa e aplicada, com impacto direto na conexão entre escola e mundo real. A abordagem inovadora do design thinking, a partir do tema “cozinha criativa”, trouxe para a sala de aula situações do cotidiano, destacando a relevância do conteúdo escolar e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho regional, especialmente no contexto agro.
Vale destacar que o Educar para Inovar é uma política pública instituída por decreto, sendo o único programa de inovação na educação do Rio Grande do Sul com selo da Unesco. Ações como essa, promovidas em parcerias estratégicas, são reconhecidas no relatório anual do programa enviado à Unesco no Brasil e na França.
A professora Sandra Albarello, coordenadora do projeto de extensão, afirmou que foi uma grande satisfação participar do Rotas Kids em Três Passos. A oficina “Design Thinking: Cozinha Criativa”, realizada em parceria com o estúdio Ubah, proporcionou aos estudantes uma vivência que aliou educação empreendedora, sustentabilidade e trabalho em equipe.
O entusiasmo e a criatividade dos participantes reforçaram a importância do protagonismo infantojuvenil na construção de um futuro mais consciente e inovador. A atividade reafirma o compromisso com uma educação transformadora, que conecta teoria, prática e propósito desde a infância.
A Unijuí agradece à coordenação do programa Educar para Inovar, aos organizadores do evento, aos parceiros e, especialmente, aos alunos e professores que tornaram esse momento tão especial.
A experiência vivenciada em Três Passos reafirma o papel transformador da educação como agente de mudança social e ambiental, conectando conhecimento, prática e propósito desde os primeiros estágios da formação cidadã. A participação da Unijuí, por meio do Projeto Gestão Social e Cidadania, fortalece esse compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e preparada para os desafios contemporâneos.

Estão abertas as inscrições para a qualificação “Liderança Transformadora: práticas de bem-estar na vida e na carreira”, que será promovida pela Unijuí entre os meses de outubro e novembro.
Com carga horária de 16 horas, o curso será desenvolvido em três encontros: presencialmente no dia 25 de outubro e on-line nos dias 29 de outubro e 5 de novembro.
A proposta da qualificação é mostrar como a integração entre Liderança e Coaching pode impulsionar o desenvolvimento de profissionais em cargos estratégicos. Por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, os participantes serão preparados para inspirar, engajar e liderar equipes em direção à alta performance, desenvolvendo competências de gestão e visão estratégica.
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, pelo WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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O reencontro com a cultura letã marcou a última semana no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), com a visita especial do coral Vivere e de seu regente, Gints Ceplenieks.
O maestro já havia conhecido o Museu em 2024 e, impactado pela presença da história e da cultura letã no acervo da instituição, expressou o desejo de retornar com o seu grupo. Agora, esse desejo se concretizou. Em sua fala durante a visita, Gints destacou a importância simbólica do momento.
“É muito especial para nós. Quando estive aqui no ano passado, vi tudo o que o Museu tem relacionado à cultura e à história letã. Tive a oportunidade de trazer o coral para cá porque todos precisavam ver, ouvir e sentir o que está acontecendo aqui com a nossa história”.
A presença do Vivere no Madp vai além do turismo cultural. Representa o fortalecimento dos laços históricos entre a comunidade letã e a cidade de Ijuí, conhecida por celebrar a pluralidade étnica do Rio Grande do Sul.
Durante a visita ao espaço, o grupo teve contato com objetos, documentos e exposições que narram o percurso dos imigrantes no município, reafirmando o papel do Museu como guardião da cultura material local.

Nem mesmo a chuva impediu a realização da Corrida do Bem, na manhã deste domingo, 27 de julho, no campus da Unijuí em Ijuí. A atividade foi promovida pelos acadêmicos da disciplina Projeto Integrador: Ser Biológico e Social, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR) e o programa Mesa Brasil, do Sesc.
“O Projeto Integrador começou no início do semestre passado, quando os estudantes foram desafiados a desenvolver ações junto a entidades atendidas pelo programa Mesa Brasil. O grupo escolheu a ANR e, a partir dessa parceria, surgiu a ideia de organizar uma corrida para arrecadação de alimentos, que posteriormente seriam destinados ao programa”, explicou a professora Eilamaria Liberdoni.
A Corrida do Bem contou com 300 inscritos e até mesmo uma lista de espera. Os participantes puderam optar entre a corrida de 5 km ou a caminhada de 2 km. Todos realizaram a doação de alimentos, concorreram a brindes e receberam medalhas pela participação. Ao final do evento, o público também pôde prestigiar o show de Gabriel Villena.
“Tivemos uma experiência muito positiva. O projeto foi além da teoria abordada nos componentes curriculares, evidenciando o protagonismo dos Projetos Integradores da nossa Graduação Mais”, destacou a professora.

Fazer uma qualificação profissional a partir de um curso de Pós-graduação Lato Sensu, como especializações e MBAs, pode garantir um crescimento profissional rápido e ajudar a trilhar o caminho no mercado de trabalho. Nos cursos ofertados pela Unijuí, o estudante pode impulsionar a sua carreira e aprofundar conhecimentos específicos em uma área de interesse, bem como fazer networking, assim abrindo portas para novas oportunidades.
Formações em cursos de pós-graduação Lato Sensu podem, ainda, ser um diferencial competitivo e demonstrar o comprometimento com o desenvolvimento, não apenas profissional, mas, também, pessoal.
A pós–graduação na Unijuí, por exemplo, auxilia ao profissional adquirir conhecimentos diferenciados, bem como permite explorar áreas relacionadas com a sua formação inicial, expandindo assim, as possibilidades de atuação. Outro fator é que, assim, é possível desenvolver novos perfis que permite chegar ainda mais longe em suas carreiras, desta forma para quem quer ter destaque no mercado de trabalho, a pós-graduação Lato Sensu é uma ótima escolha.
A Unijuí conta com uma série de cursos diferenciados de Pós-graduação Lato Sensu, que envolve especializações e MBAs, nas mais diversas áreas do conhecimento. Para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato Sensu com inscrições abertas na Unijuí, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada.

A Unijuí prorrogou as inscrições para o Vestibular de Inverno 2025. Agora, os interessados têm até o dia 12 de agosto para garantir a participação no processo seletivo. A Universidade oferece vagas em 36 cursos de graduação presenciais, distribuídas entre os campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
No campus Ijuí, há vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Já no campus Santa Rosa, há vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia. No campus Panambi, inscrições podem ser realizadas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. Já no campus Três Passos, a oferta é para o curso de Direito.
Neste processo seletivo, a Unijuí disponibiliza diferentes modalidades de ingresso. O candidato pode optar pelo uso da nota da redação do ENEM, válida para edições realizadas entre 2010 e 2024, ou aproveitar a nota de redações de vestibulares anteriores da própria Unijuí, aplicados entre 2010 e 2025. Além disso, os candidatos têm a opção de realizar a prova on-line, que consiste na produção de uma redação em ambiente virtual, disponível imediatamente após a inscrição.
Os editais completos com todas as informações estão disponíveis no site da Unijuí. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3332-0200 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Com um modelo educacional comprometido com a excelência acadêmica, a Unijuí oferece a modalidade de Ensino a Distância (EaD) como uma alternativa acessível, flexível e de qualidade para quem busca uma nova formação superior.
Segundo o professor Robson Machado Borges, coordenador do EaD na Universidade, a modalidade foi cuidadosamente estruturada para garantir um processo de ensino e aprendizagem eficaz, com mediação tecnológica e acompanhamento pedagógico. “O EaD da Unijuí integra seriedade e comprometimento acadêmico com a flexibilidade de tempo e horário de estudo, permitindo que o aluno tenha autonomia e participação ativa, com o suporte de tutores”, destaca.
Além disso, o EaD representa uma oportunidade concreta para quem deseja se qualificar sem abrir mão de suas rotinas pessoais e profissionais. “A proposta da Universidade representa uma possibilidade de qualificação de qualidade ao mesmo tempo que permite flexibilidade nos estudos, conciliando com as demandas pessoais e profissionais dos estudantes”, enfatiza o professor.
Educação com autonomia e suporte
Um dos diferenciais da modalidade EaD da Unijuí é a estrutura educacional robusta e interativa. O processo de ensino e aprendizagem está guiado por uma estrutura que possibilita a formação dos acadêmicos por meio de diferentes instâncias, considerando a pertinência de interações diversificadas e qualificadas entre professores, tutores e acadêmicos. “Os professores são mestres e doutores que atuam na pesquisa e na extensão, o que garante aos alunos da modalidade EaD uma nova formação com conhecimentos atualizados e utilizáveis em contexto real de atuação”, explica o coordenador.
Durante o curso, o estudante não caminha sozinho. Professores e tutores atuam de forma complementar: enquanto os docentes são responsáveis pelos conteúdos e pela condução pedagógica das disciplinas, os tutores dão suporte aos estudantes no que diz respeito aos processos, esclarecendo dúvidas e encaminhando questões quando necessário.
Plataforma intuitiva e avaliações diversificadas
A plataforma utilizada nos cursos EaD da Unijuí é intuitiva e de fácil navegação. Nela, os estudantes encontram todos os materiais didáticos, acesso direto aos professores e tutores, além de um ambiente dinâmico para a realização de atividades avaliativas. “O aluno tem acesso a livros digitais, artigos, dissertações, teses, videoaulas gravadas pelos professores, além do contato direto com eles, em tempo real. Assim, o estudante aprende na condição de protagonista de sua aprendizagem a partir das devolutivas e do caminho indicado pelos docentes, com acompanhamento dos tutores”, aponta o professor.
Nesse sentido, a diversidade de formatos de avaliação é outro diferencial do EaD. “Os estudantes realizam desde questionários, resenhas e entrevistas, até projetos, debates, estudos de caso, portfólios e práticas em campo, sempre respeitando a proposta pedagógica de cada curso”, ressalta o coordenador.
As inscrições para o módulo 3 do EaD da Unijuí estão abertas. Saiba mais sobre cursos e investimentos neste link.

Duas pesquisadoras vinculadas ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí estão vivenciando uma importante experiência internacional. Laura Schleder Correa, doutoranda, e Diovana Gelati de Batista, pós-doutoranda, estão em período de intercâmbio acadêmico na University of Pittsburgh, nos Estados Unidos.
As alunas integram o projeto de pesquisa “Efeitos de herbicidas à base de glifosato como agentes disruptivos metabólicos: um estudo translacional sobre o impacto nas vias de estresse celular”, coordenado pelo professor Thiago Gomes Heck, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (GPeF) e com colaboração da professora Julia Matzenbacher dos Santos, da University of Pittsburgh.
Segundo o professor Thiago Gomes Heck, “o projeto recebeu financiamento do CNPq em dois editais de internacionalização: um deles para interação entre pesquisadores do Brasil com o exterior e outro para alocação de bolsas de estudo no exterior.” O professor ainda destaca a relevância do intercâmbio acadêmico. “Esse período de imersão numa universidade internacional traz uma bagagem de expertise cultural, científica e tecnológica. Uma universidade com pesquisadores de muitos países (EUA, China, Índia, Coreia do Sul…). Tecnologia de ponta, aulas em inglês, imersão na pesquisa e na ciência.”, diz Thiago.
O coordenador também salienta que a iniciativa não se encerra com essa etapa do intercâmbio: “O projeto prevê continuidade aqui, pois é em rede entre diferentes pesquisadores da Unijuí, do PPGAIS e PPGMMC, além de outros externos do Brasil e do exterior. Isso significa a consolidação de uma rede de pesquisa com atividades por muito tempo.”
Experiência acadêmica e cultural
Laura Schleder Correa é biomédica patologista clínica, com especialização em Hematologia Laboratorial e mestrado pelo PPGAIS. Agora, como doutoranda na mesma linha de pesquisa, ela integra o programa de Doutorado Sanduíche na School of Nursing da University of Pittsburgh.
A aluna conta que o convite surgiu logo no início do doutorado: “Logo que entrei no doutorado, em julho de 2024, meu orientador, o Prof. Dr. Thiago Heck, me apresentou a ideia do projeto que ele enviaria para o CNPq e perguntou se eu aceitava o desafio de fazer esse doutorado sanduíche. Aceitei no mesmo momento.”
Laura explica que sua pesquisa investiga se os herbicidas à base de Glifosato podem colaborar para alterações metabólicas. “Aqui, na Universidade de Pittsburgh, irei investigar os mesmos fatores, porém com foco na resistência insulínica e o estresse oxidativo em culturas de célula do músculo esquelético”, explica.
Ela permanecerá por cinco meses nos EUA e afirma que a vivência tem sido transformadora: “Está sendo uma experiência incrível! Estamos participando das aulas de Anatomia e Fisiologia da nossa supervisora, a Profa. Dra. Julia dos Santos, e essas aulas estão nos auxiliando muito na comunicação e adaptação com os alunos, professores e funcionários da universidade.”
Já Diovana Gelati de Batista tem formação em Ciências Biológicas, mestrado em Atenção Integral à Saúde e é doutora em Modelagem Matemática e Computacional, também pela Unijuí. Atualmente, desenvolve seu pós-doutorado no PPGAIS e explica como surgiu a oportunidade: “Tenho participado da execução do ‘Projeto Glifosato’, coordenado pelo professor Dr. Thiago Gomes Heck no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF), desde o mestrado, investigando os efeitos desse herbicida à saúde metabólica e ambiental. No ano passado, submetemos um projeto relacionado a esse mesmo tema para concorrer a financiamento através de um edital do CNPq que incentiva colaborações internacionais. O projeto foi contemplado, dentre outros recursos, com duas bolsas: uma de pós-doutorado no exterior (PDE) e outra de doutorado sanduíche no exterior (SDW). Então, o professor Thiago concedeu a bolsa de PDE a mim e a de SDW à Laura.”
Sobre a sua pesquisa, Diovana esclarece: “Tenho investigado quais são as principais vias de resposta celular aos herbicidas à base de glifosato (HBG), com foco nos seus efeitos sobre o metabolismo. Especificamente, estamos estudando se pode haver alguma relação entre a exposição a esses herbicidas e o desenvolvimento de resistência insulínica e Diabetes Mellitus Tipo 2. Para isso, enquanto a Laura investiga os efeitos dos HBG na resistência insulínica no músculo esquelético, tenho focado nas vias moleculares de liberação de insulina no pâncreas.”
Tanto Laura quanto Diovana ressaltam que o maior desafio tem sido o idioma, especialmente fora do ambiente acadêmico, mas ambas apontam que estão se adaptando e progredindo dia após dia. “Apesar de entendermos muito o inglês, ainda estamos tímidas para nos comunicarmos, mas, ao mesmo tempo, a maior conquista é que conseguimos entender as conversas e estamos conseguindo nos enturmar e conversar”, afirma Laura.
A contribuição da experiência para a pesquisa na Unijuí
Além do avanço nas pesquisas, as alunas esperam trazer aprendizados significativos à Unijuí. Laura destaca que pretende retornar com domínio maior do inglês e com habilidades laboratoriais como extração de DNA e RNA, PCR e cultura de células permanentes. Diovana acrescenta que esperam trazer uma nova visão sobre a ciência. “Certamente voltaremos com uma nova visão, mais ampla, sobre a ciência e como é feita em países desenvolvidos. Acredito que isso contribuirá muito para nossa atuação enquanto futuras professoras e pesquisadoras, e poderemos compartilhar nossas experiências com o Grupo de Pesquisa em Fisiologia e comunidade acadêmica da Unijuí”, finaliza.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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