
De 21 a 28 de agosto ocorre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para marcar a data, o Projeto de Extensão “Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência”, da Unijuí, realiza uma programação especial, que vai desde um bate-papo online sobre inclusão até posts informativos acerca da temática.
A série de publicações teve início no sábado, 21 de agosto, na página do projeto no Instagram, onde será veiculado um post por dia até o final da semana. A iniciativa tem como objetivo instigar a reflexão sobre as necessidades e direitos da pessoa com deficiência, bem como conscientizar a comunidade sobre a importância de práticas inclusivas e políticas públicas voltadas para esse público.
Já na próxima segunda-feira, 30 de agosto, às 19h30, acontecerá, via Google Meet, o bate-papo online “Saúde, bem-estar e educação: inserção da pessoa com deficiência nos ODS”, promovido em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped). O evento visa incentivar o debate a respeito da inclusão, utilizando como plano de fundo para o diálogo o 3º e 4º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade, respectivamente.
A coordenadora do projeto, professora Karina Rios, fala sobre como surgiu a ideia do bate-papo. “O evento vai ao encontro da proposta da Instituição, de desenvolvermos ações alinhadas aos ODS. Propusemos então esse bate-papo, com o intuito de promover o debate e interação entre os participantes, e no formato online, considerando o sucesso do evento anterior”, explica.
Sobre o projeto
Desde 2019, o Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, alinhado ao Programa de Atenção à Saúde, promove ações a partir de duas abordagens norteadoras: uma diz respeito ao acesso da pessoa com deficiência ao serviço de referência e a outra aborda a qualificação dos serviços de saúde e da rede de atenção vinculados ao processo de reabilitação.
Entre as atividades já realizadas, estão ações educativas em grupo, acompanhamento de atendimentos na Unidade de Reabilitação Física (Unir) - habilitada pelo Ministério da Saúde para ser um Centro Especializado em Reabilitação (CER) III, identificação dos pacientes que estavam em reabilitação no serviço, elaboração de materiais, produção científica e um curso de qualificação profissional abordando a metodologia de grupos.
Em junho deste ano, foi realizado o evento online “Movimento Delivery”, que contou com oficinas de yoga, tai chi chuan, alongamentos, exercícios respiratórios e dança. “O evento reuniu mais de 73 pessoas, incluindo a participação de pessoas com deficiência”, ressaltou a professora Karina Rios.
Ela completa que a habilitação da Unir para ser um Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual permitiu à extensão expandir a compreensão acerca das deficiências e promover ações para um público mais ampliado.
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
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A Unijuí fechou uma parceria na última quinta-feira, dia 19 de agosto, com a Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda - Cotrirosa.
O convênio permitirá que funcionários e seus dependentes, bem como os associados, realizem cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD), com 25% de desconto, e de especialização e qualificação com 10% de desconto.
O ato de assinatura do convênio contou com a presença do coordenador do Campus da Unijuí em Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer; da analista de negócios da Universidade, Karin Riedner; do presidente da Cotrirosa, Clenir Antonio Dalcin, e do vice-presidente, Pedro Olavo Rauber.
Atualmente, a Unijuí conta com diversas opções de cursos EaD. Somente na graduação, são 15 possibilidades: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para saber mais, acesse unijui.edu.br/ead.


A Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unijuí tem seu ensino pautado na melhoria da qualidade de vida dos profissionais, incentivando os estudantes a participar dos programas de prevenção de riscos ambientais, acidentes e doenças do trabalho. Destinada aos egressos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a especialização está com inscrições abertas para a 12ª edição até o dia 17 de setembro, com previsão de início das aulas em 1º de outubro.
Dentre os objetivos da especialização estão oportunizar aos profissionais a otimização do seu desempenho frente às atividades técnico-profissionais; estimular a produção científica na atividade prevencionista a partir de diagnósticos realizados na nossa região; e aprofundar e adaptar o estudo da engenharia de segurança do trabalho às necessidades regionais.
Segundo a coordenadora da Pós-Graduação, professora mestre Cristina Eliza Pozzobon, todas as empresas que possuem empregados regidos pela CLT devem cumprir uma série de exigências legais por parte do Ministério do Trabalho. “Muitas dessas exigências se constituem em atividades técnicas que são de atuação exclusiva do profissional engenheiro de segurança do trabalho,” comenta a coordenadora, acrescentando que “é somente pelo curso de pós-graduação que graduados em Engenharias, Arquitetura ou Agronomia se habilitam para o exercício profissional nessa área."
Toda proposta do curso parte de situações concretas vividas pelo estudante para a identificação de problemas e a instrumentalização de soluções que façam a adequação da realidade com a teoria. "A especialização é baseada na formação de profissionais preparados para atuar preventivamente, objetivando a eliminação, neutralização ou minimização dos agentes e fatores geradores de riscos ambientais", comenta Cristina.
O profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho vem ganhando espaço em diversos ramos, principalmente pela sua versatilidade. “A atuação profissional pode se dar pela contratação do engenheiro de segurança do trabalho como funcionário da empresa em tempo parcial ou integral, como consultor ou assessor técnico ou como prestador de serviço na forma de pessoa física ou jurídica,” explica a docente ao ser perguntada sobre o mercado de trabalho.
As aulas ocorrem de forma presencial, com práticas que vão além da sala de aula. O curso possui carga horária de 600 horas-aula. As inscrições da pós-graduação podem ser feitas em unijui.edu.br/pos. Em caso de dúvidas, o contato do setor de Educação Continuada é 55 3332-0553.
Gabriel Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
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O design de mobiliário é uma importante área de atuação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Para aproximar os estudantes do mercado profissional e estimular a criatividade, o professor Matheus Cargnelutti organizou um evento online no mês de junho, intitulado “Design de Mobiliário: Processo Criativo e Concursos”, contextualizando os conteúdos da disciplina de Desenho Descritivo com aplicações práticas, incentivando a participação dos acadêmicos em concursos acadêmicos.
Para ministrar a palestra, a Unijuí recebeu o designer de produto paulista, Renan Albano, que vem se destacando no cenário nacional, colecionando premiações como o 1º lugar no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2018; 2º lugar no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2019; vencedor do Prêmio Salão Design 2020, na categoria Espaços em Transformação; prata no Brasil Design Award 2020, na categoria Design de Impacto Positivo; e ouro no Prêmio Bornancini de Design 2020, na categoria Design de Moda e Acessórios.
O profissional apresentou um panorama geral de possibilidades de participação em concursos nacionais, compartilhou um pouco da sua trajetória como designer, abordando as dificuldades e as potencialidades no mercado de trabalho, além de interagir com os estudantes em um bate-papo.
“A palestra foi uma forma dos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design conhecerem possibilidades de construírem o seu currículo e portfólio ainda na graduação, através da participação em concursos acadêmicos, que poderão impulsionar uma rápida entrada no mercado profissional após a graduação, bem como, uma maneira de estimular o processo criativo na execução de exercícios acadêmicos. Só temos a agradecer ao Renan pela disponibilidade e empenho para o sucesso do nosso evento”, destacou o professor Matheus Cargnelutti.
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Esta sexta-feira, 20 de agosto, marcou o lançamento do livro “Notas preliminares de Teoria da História: questões contemporâneas do ofício do historiador”, pela Editora Unijuí. A obra resulta de estudos do professor doutor da Unijuí, Ivo dos Santos Canabarro, e do doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Wellington Rafael Balém.
“O livro tem a intenção de levar, tanto ao público acadêmico quanto ao grande público, uma noção da história, da Teoria da História, que vai embasar todos os livros, artigos e pesquisas”, explicou o professor Ivo Canabarro, destacando que a obra faz uma introdução ao campo da historiografia. “É quase que um passo a passo, começando pelo ofício do historiador, passando pela escrita da história, as escolas históricas, as tendências, até concluirmos com uma questão muito recente, que é a história digital e pública”, completou.
Lançado um dia após a comemoração do Dia do Historiador, o livro começou a ser produzido no ano passado, após um convite de Ivo a Wellington. “Fiquei bastante feliz com esse desafio. É importante trabalharmos este tema num momento de crise pandêmica, social e econômica. Num momento em que o conhecimento científico vem constantemente sendo atacado. Neste contexto, é importante que façamos uma reflexão sobre as teorias e métodos”, comentou Wellington.
Vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e também editor-chefe da Editora Unijuí, Fernando Jaime González destacou a satisfação em poder apresentar à comunidade acadêmica uma obra de qualidade. “Agradeço à equipe da Editora que tem assumido a responsabilidade de publicar, em média, 30 livros por ano. Este é um dos 12 publicados em 2021. Ainda temos outros livros em produção, além da organização e publicação de quatro revistas científicas. Lembrando que tudo isso acontece com o apoio dos professores da Universidade”, afirmou.
“Notas preliminares de Teoria da História” pode ser encontrado em e-book e livro físico. O evento de lançamento pode ser conferido, abaixo, na íntegra:

Com o propósito de retomar a aproximação com a comunidade escolar, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) está promovendo conversas de modo virtual, facilitando o contato com as instituições de ensino que, no momento, encontram-se em uma situação delicada para o deslocamento dos alunos, devido à pandemia.
Abordando assuntos históricos e contemporâneos, o Museu dividiu as atividades em três meses de execução, sendo o mês de agosto exclusivo para discutir sobre os povos indígenas, referente ao mês comemorativo das sociedades originárias no Brasil, o Agosto Indígena.
Utilizando materiais didáticos concebidos no Museu, as conversas não são exclusivas a uma faixa etária, sendo adaptadas ao nível escolar de cada turma. A atividade busca compartilhar um pouco do contexto histórico dos povos e a atual situação na contemporaneidade, trabalhando desde suas origens aos dias atuais.
A partir do mês de setembro, e durante o mês de outubro, as conversas serão direcionadas para a história do município, abordando os diferentes períodos que a região já viveu. O povoamento da colônia com a imigração e a emancipação política como cidade são alguns dos momentos históricos trabalhados na proposta.
Escolas que têm interesse na atividade podem entrar em contato pelo telefone 3332-0257 ou encaminhar um e-mail para o endereço museumadp@gmail.com solicitando agendamento de horário para as conversas virtuais. Lembrando que a palestra tem custo zero e estará disponível até o fim do mês de outubro.
Por Giordano Toniazzo, estagiário no MADP
Termo de cooperação foi assinado na tarde desta quinta-feira, na Criatec

Em um encontro realizado na Criatec nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, a Unijuí firmou um termo de cooperação com o Poder Executivo de Boa Vista do Cadeado, para o desenvolvimento de ações no município, nas mais diversas áreas.
Estiveram representando a Unijuí a reitora, professora Cátia Maria Nehring; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; Aldemir Berwig, professor do curso de Direito, e Roberto Carbonera, professor do curso de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini; a responsável pelo braço de Negócios de Impacto Socioambiental na Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva; e a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Stroschein. Representando o Executivo estiveram o prefeito, João Paulo Beltrão dos Santos; o vice, Juquinha José Fracaro; a secretária de Administração, Planejamento e Fazenda, Maria Alice da Costa Beber Goi; e o secretário da Agricultura e Pecuária, Sérgio Luis Becker.
Conforme explicou o professor Aldemir, que também presta assessoria jurídica à Administração, a equipe realizou uma análise das ações já desenvolvidas no município e percebeu que eram necessários planejamento e ações que garantissem a continuidade dos projetos. “Partindo da definição do que é desenvolvimento sustentável, pensamos em nos unir com a Universidade para trabalhar em prol deste objetivo, atendendo, também, prioridades elencadas pela população”, explicou, lembrando que o Município carece de profissionais especializados e de oportunidades a alguns grupos. “Como vamos desenvolver a agricultura se o pequeno agricultor não tem condições de buscar financiamento, de ter uma assistência técnica para o desenvolvimento das suas atividades?”, questionou.
O objetivo, segundo o prefeito João Paulo Beltrão dos Santos, é dar condições de qualificação às pessoas que não tiveram essa oportunidade no Município - a exemplo das mulheres, que culturalmente permanecem no cuidado da casa.
Reitora da Unijuí, Cátia Nehring destacou que a parceria entre a Universidade e as prefeituras é uma alavanca para o desenvolvimento da região. “Iniciamos hoje, fechando essa parceria, e vamos a partir de agora iniciar este projeto, definir prioridades e, a partir disso, materializar a entrega das demandas”, comentou.
A Unijuí, segundo o vice-reitor Fernando Jaime González, já vem acumulando uma série de experiências com outros municípios. “Trabalhamos com a prefeitura e não para a prefeitura, e isso é importante. O trabalho conjunto gera aprendizagens, formas de funcionamento que ficam para a comunidade, não voltam com a Universidade”, reforçou.
Durante a tarde, a coordenadora Maria Odete Palharini fez a apresentação da Criatec, enquanto que a coordenadora Vivian Stroschein falou sobre o convênio com a Universidade para o desconto em cursos de graduação, especialização e qualificação na modalidade Ensino a Distância (EaD). O professor Roberto Carbonera também falou sobre o programa Rede Leite e a importância da parceria com o Município para a geração de renda ao pequeno produtor.
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A pandemia ampliou o tempo em que crianças e jovens permanecem em frente às telas de computadores e smartphones. O que antes era diversão, tornou-se também um meio para estudos. E a preocupação entre pais, professores e especialistas sobre o uso excessivo de tecnologias inevitavelmente se intensificou neste período.
Para discutir o tema “O impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento infantil”, a Unijuí FM convidou para o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 19 de agosto, a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn; a doutora em Psicologia, Elisa Cardoso de Azevedo; e a professora da EFA e do curso de Pedagogia da Unijuí, Elisabete Andrade.
“Este é um tema que está cada vez mais presente. É importante pensarmos sobre os efeitos que o uso da tecnologia produz nas crianças, mas também sobre o uso que os pais fazem da tecnologia e como isso pode afetar o desenvolvimento dos seus filhos e as suas questões subjetivas”, explicou a professora Amanda Sehn.
Na avaliação de Elisa, embora a pandemia tenha acendido o alerta para muitos, há pessoas que ainda subestimam ou talvez não conheçam os impactos que o uso excessivo pode ocasionar no desenvolvimento das crianças. “Há anos anos a gente vem se dando conta deste fenômeno, do uso cada vez mais precoce das mídias por bebês e crianças. Até achamos bonito de ver. Eles são, de fato, nativos digitais, mas precisamos nos questionar sobre a proporção do uso”, reforça.
O impacto pode ser sentido, segundo Elisabete, pela falta de paciência entre os estudantes para ouvir, para transcrever as informações que estão no quadro ou simplesmente para ler. “Nós percebemos que as crianças estão ansiosas. Precisamos constantemente fazer uma conversa para que elas entendam a importância de transcrever ou de ler, por exemplo. Precisamos, na minha avaliação, buscar o equilíbrio.”
Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:
Estação está localizada no IRDeR e auxilia estudantes e comunidade externa com informações meteorológicas
Localizada junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí, a Estação Meteorológica é referência em dados, para toda a região, desde o ano de 1964. Ao longo destas quase seis décadas, a Estação foi coordenada e mantida por diferentes instituições, a exemplo da Cotrijui, até chegar a de fato ser administrada pela Universidade, no ano de 1995.
“A Estação Meteorológica é totalmente automatizada desde 2008. Ela faz a coleta de dados meteorológicos como radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa, vento (velocidade, direção e intensidade) e precipitação. Essa coleta permite que os dados sejam registrados e armazenados em um banco, além de compartilhados, servindo de referência para diversas situações ligadas ao tempo e ao clima em nossa região”, explicou a professora do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Cleusa Bianchi Teixeira.
Conforme explica a docente, existem várias estações, distribuídas em diversos locais e propriedades rurais, que podem fazer o registro e a coleta de dados. No entanto, a Estação Meteorológica localizada no IRDeR está implantada em um local indicado como referência para obtenção de dados meteorológicos representativos da região, conforme preconiza a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). “A Unijuí é constantemente acionada para apresentar informações sobre eventos extremos, como temperaturas muito baixas ou muito elevadas, condições de ocorrências de granizo e ventos fortes. E a Estação, por estar ligada à uma instituição de ensino, possui uma alta credibilidade em sua informação”, explica Cleusa.
Os dados coletados são utilizados pelos acadêmicos para trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Os produtores rurais, por sua vez, utilizam as informações para tomada de decisões, desde os manejos realizados nas propriedades, como condição de solo para fazer a semeadura, que está ligado ao volume de precipitação; até a condição de colheita e aplicação de produtos na lavoura. “Há um conjunto de situações onde a informação meteorológica pode ser utilizada”, reforçou a professora, lembrando que até para o planejamento a longo prazo os dados são importantes.
“A projeção climática é realizada a partir das condições de clima que ocorreram na região, no passado. A Estação Meteorológica não vai dar informações para o planejamento, mas o seu banco de dados permite que se faça a projeção do clima e aí, então, o agricultor pode utilizar as informações para planejar ações a longo prazo”, completa a professora.
Para entrar em contato com o IRDeR, onde a Estação Meteorológica está instalada, o telefone é 3332-0209.

Finalizam no próximo domingo, dia 22 de agosto, as inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Justiça Restaurativa e Mediação da Unijuí. Com carga horária de 360 horas, o curso terá início no dia 28 de agosto. Inscrições e informações podem ser acessadas em unijui.edu.br/pos.
A especialização destina-se aos egressos dos cursos de Direito, Psicologia, Administração, Pedagogia e demais áreas do conhecimento que atuam em espaços sociais de convivência. O objetivo do curso é qualificar os profissionais para a utilização de mecanismos alternativos de abordagem dos conflitos, com ênfase na mediação e nas práticas de justiça restaurativa. Sendo assim, busca fortalecer o espaço teórico e de reflexão sobre as dimensões do conflito e da violência na sociedade contemporânea, sob o enfoque dos direitos humanos e da cidadania.
Segundo a professora Ester Eliana Hauser, uma das coordenadoras da especialização, juntamente com a professora Joice Graciele Nielsson, o curso abre diversas possibilidades no contexto atual da sociedade contemporânea. “A gente acredita que todos os profissionais, em qualquer área que atuem, precisam estar cada vez mais habilitados a gerir conflitos e encontrar soluções positivas no seu local de trabalho,” comenta a docente.
O curso é híbrido, possibilitando que os estudantes se qualifiquem em casa, mas sem perder o contato presencial com os colegas e professores. “O curso foi planejado para que ocorram esses encontros presenciais, aumentando, assim, o fluxo de trocas de experiências, permitindo que o pós-graduando conheça o campus da Universidade,” afirma Ester. Essa é a segunda edição da especialização.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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