
Na última terça-feira, 7 de setembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que comemora 60 anos de existência neste ano, foi homenageado em ato de encerramento da Semana da Pátria. O evento ocorreu nas dependências do 27° Grupo de Artilharia de Campanha, o quartel militar de Ijuí.
Formada por diversas instituições públicas e privadas, junto de órgãos de educação e segurança do Estado, a Comissão Organizadora da Semana da Pátria é responsável pela estruturação das festividades, tendo, dentro de seus objetivos, eleger os órgãos a serem homenageados pela comunidade. Fechando seis décadas de serviços prestados à população, preservando a história e memória regional, o Madp recebeu das autoridades tributo ao seu valor no desenvolvimento da cidade.
O evento, realizado na parte da manhã, contou com a presença de diversas lideranças e personalidades do Município. Representando o Madp e a Fidene, a reitora Cátia Nehring se fez presente, juntamente da diretora do Museu, Cláudia Bohrer.
Por Giordano Toniazzo, estagiário no MADP

Acontece nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, o 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Inovações tecnológicas para boas práticas de cultivo. O evento ocorrerá no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), no município de Augusto Pestana, a partir das 8h, e reunirá estudantes, pesquisadores, parceiros e produtores.
O Dia de Campo visa apresentar à comunidade os recursos produzidos dentro da Universidade, a partir de professores, pesquisadores e estudantes, que através de bolsas de iniciação científica e tecnológica, desenvolvem grandes projetos vinculados à cadeia de produção da aveia. De acordo com o professor José Antonio Gonzalez da Silva, "temos um grande privilégio de dizer que essa região produz aveia para todo Brasil, para todos os Estados brasileiros”, comenta.
A cultura da aveia é importante para a cobertura de solo, sistema de semeadura direta, fomenta a alimentação animal e está entrando cada vez mais dentro da dieta alimentar humana. “O nível de pesquisa que a Unijuí vem despontando, coloca a Universidade entre as maiores do mundo, inclusive gerando novos produtos a partir de bioativos provenientes da própria aveia, por meio de programas de pós-graduação stricto sensu - e falo muito dos Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, vinculado a profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, gerando esses projetos”, explica o professor José, lembrando que hoje a Universidade detém praticamente a base de toda a pesquisa de ciência e inovação tecnológica de cultivo da aveia para o Brasil.
De acordo com o professor Ivan Ricardo Carvalho, “para promover a ciência e a tecnologia, nós temos uma ferramenta muito boa, que é estar dentro de uma região produtora de aveia, dentro de uma Universidade com renome e com condições, com professores que atendam à demanda.”
O Dia de Campo tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Dubai Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Eireli e Gebana Brasil - Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda. Além disso, neste evento, aproximadamente 30 empresas estarão presentes. “É muito importante a parceria com empresas para promover o agronegócio regional e também fora da região, porque envolve estudantes, professores, produtores, envolve pessoas de fora do agro, que muitas vezes têm alguma ligação indireta. Essas parcerias têm crescido ao longo do tempo, envolvendo cada vez mais colaboradores”, comenta o professor Ivan.
Atualmente, estão envolvidos nas duas linhas de pesquisa de Melhoramento Genético cerca de 60 estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Mestrado e Doutorado. Segundo o professor José, eventos como este são de grande importância para os alunos. “O que mais nos chama a atenção é o diferencial, a capacidade crítica, reflexiva, a capacidade de enxergar a ciência como uma aliada, principalmente entre aqueles que não seguem para um mestrado, não vão para uma pós-graduação. Mas o profissional já sai direto para trabalhar nas empresas no campo de produção, como um engenheiro agrônomo altamente qualificado pelo conhecimento que tem. E esse é um orgulho nosso.”
Segundo o professor Ivan, é muito vantajoso ver o crescimento dos estudantes, principalmente em sala de aula. “Nós vemos o crescimento pessoal deles e também que eles acreditam que isso tem uma importância social e econômica para a região”, finaliza.
O Dia de Campo é gratuito e aberto ao público. Estudantes que desejam certificado devem fazer a inscrição neste link.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

Foi divulgado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão o Edital VRPGPE nº 22/2021, que dispõe sobre a seleção de projetos de extensão na modalidade ações comunitárias, para serem contemplados com horas do Fundo Institucional de Extensão no período de 2022-2023.
O Edital tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos que privilegiem a interação com a sociedade na perspectiva de melhor entender e inserir-se na dinâmica do desenvolvimento regional, de modo a desenvolver e socializar conhecimentos, técnicas e procedimentos e de levantar e apontar as potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e no ensino, em articulação com os cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Instituição.
Serão selecionados 10 projetos a serem apoiados com o Fundo Institucional de Extensão pelo período de dois anos (2022-2023), sendo dois projetos por Programa de Extensão da UNnijuí, que são: Educação e Formação de Professores; Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Social; Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.
A equipe de professores dos projetos aprovados recebe o aporte de horas do Fundo Institucional de Extensão para o desenvolvimento das ações. Podem compor a equipe do projeto professores efetivos da Universidade, com titulação de mestrado e doutorado e regime de trabalho em tempo integral ou parcial (mínimo 32 horas).
Para concorrer ao Edital, o coordenador da equipe deverá submeter a proposta no Portal de Projetos (Unijuí Virtual) até o dia 13 de outubro. A inscrição passa pela homologação do Comitê Institucional de Extensão e posteriormente o projeto é submetido à avaliação por uma banca designada pela VRPGPE, com a participação de membros externos à Unijuí. Os projetos são avaliados quanto à adequação ao programa de extensão e experiência da equipe.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 26 de outubro de 2021. O edital completo e anexos estão disponíveis no site unijui.edu.br/extensao/editais. Outras informações podem ser obtidas junto à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, divulgou neste mês o Edital VRPGPE nº 23/2021, que dispõe sobre a seleção de professores doutores e mestres da Unijuí para serem contemplados com horas do Fundo Institucional de Pesquisa no período de 2022-2023.
As inscrições se estendem até o dia 17 de setembro e, nesta etapa, o professor interessado em concorrer ao edital precisa manifestar o interesse por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível em unijui.edu.br/pesquisa/editais e estar com seu currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq. Podem concorrer professores efetivos da Universidade, com titulação de mestrado e doutorado e regime de trabalho em tempo integral ou parcial (mínimo 32 horas).
Serão selecionados nove professores para serem contemplados com horas do Fundo Institucional de Pesquisa pelo período de até dois anos (2022-2023). Do total de vagas disponíveis, até seis são destinadas às áreas em que a Unijuí mantém seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG), sendo uma vaga por área; e no mínimo três vagas para outras áreas.
Na avaliação para classificação e seleção dos pesquisadores, é considerada a produção científica individual do candidato no período de 2017 a 2021, bem como patentes e aprovação de projetos com fomento externo. Esses dados compõem o Indicador de Produtividade (IndProd), que é calculado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão segundo os parâmetros explicitados no Edital. Para concorrer a uma das vagas por área de PPG, o candidato deverá apresentar IndProd mínimo de 1,0.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 18 de outubro. Após a divulgação, os professores selecionados devem apresentar um plano de trabalho para o período de dois anos. Este plano é analisado e deve ser aprovado pelo Comitê Stricto Sensu e Pesquisa.
O edital completo, bem como o link de inscrição, estão disponíveis em unijui.edu.br/pesquisa/editais. Outras informações podem ser obtidas junto à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O coletivo de profissionais residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família - realizado através de uma parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) - participou, na noite da última terça-feira, 31 de agosto, das atividades institucionais organizadas pelo Centro de Operações de Emergências (COE)/Unijuí no Campus Santa Rosa. Foram realizadas visitas aos espaços de sala de aula para dialogar com os professores e estudantes sobre a importância do cumprimento dos protocolos de segurança na retomada das atividades presenciais.
As terças-feiras, turnos da tarde e noite, são dedicadas ao desenvolvimento de duas disciplinas do Programa, que acontecem no Campus Santa Rosa. A participação destes profissionais qualificou a conversa com estudantes e professores, visto que eles mantiveram suas atividades práticas nos serviços de saúde do município de Santa Rosa e puderam contar e descrever sobre a atual situação sanitária, também local, e contribuir no reforço e estímulo à continuidade das medidas de cuidado e atenção ao momento.
Os residentes aproveitaram o momento para destacar que o retorno à presencialidade está gerando uma maior circulação também pelas rodovias, havendo a necessidade de atenção redobrada nestes deslocamentos, pois o número de acidentes que apresentou diminuição nos tempos de “fique em casa”, agora já demonstra significativo aumento, assim como outros agravos decorrentes do convívio em ambientes públicos.
Ao final da atividade, os residentes destacaram que foram bem acolhidos por professores e estudantes e se colocaram à disposição para esclarecimentos e encaminhamentos necessários, contribuindo para a segurança e tranquilidade que esse momento requer. As coordenações Acadêmica e de Serviço do Programa agradeceram aos profissionais de saúde residentes pela contribuição, assim como à Instituição por oportunizar momentos que auxiliam na divulgação e visibilidade do Programa junto à comunidade universitária.
Centro Especializado em Reabilitação é referência na reabilitação física, intelectual e visual para 32 municípios

O CER III - Unir, Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual, é resultado de uma parceria entre a Unijuí, Governo do Estado e Secretaria de Saúde de Ijuí, e dedica-se ao atendimento de pacientes que necessitam de reabilitação, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Habilitado em 22 de dezembro de 2020, o CER III - Unir já realizou mais de 17,5 mil atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas. Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, localizadas em 32 municípios que são referências para as Coordenadorias Regionais de Saúde de Cruz Alta (9ª) e Ijuí (17ª).
“Em razão da pandemia, houve uma redução no número de pacientes atendidos. Mesmo assim, recebemos uma média de 80 novos pacientes por mês. Todos passam por avaliação multiprofissional, visando o acesso aos meios terapêuticos, sendo o trabalho desenvolvido a partir das necessidades de cada usuário e de acordo com o impacto da deficiência sobre a sua funcionalidade”, explicou a coordenadora do serviço, professora Edina Coelho.
Conforme destaca a docente, no serviço a equipe atua nas três áreas de reabilitação: a reabilitação física tem a função de auxiliar na recuperação das funções neurológicas e deformidades físicas; a intelectual tem como foco principal a intervenção precoce de 0 a 6 anos de idade, nos transtornos de neurodesenvolvimento; e a visual trabalha com a dispensação de óculos, estimulação visual desde o recém-nascido, adaptações, orientação e mobilidade para baixa visão e cegueira.
Além disso, também são dispensadas OPMs - Órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção - sendo que, somente neste ano, o CER III - Unir dispensou, entre cadeiras de roda e banho, 249 unidades, além de 24 cadeiras motorizadas, todas custeadas pelo SUS.
Com as novas habilitações de reabilitação visual e intelectual, o CER III - Unir aumentou a sua equipe de profissionais e o espaço da Unijuí Saúde está sendo ampliado. “Mais do que qualificar o atendimento às comunidades de Ijuí e região, o CER III é um espaço único, qualificado e de aprendizado aos acadêmicos da área da saúde, sendo um diferencial em sua formação profissional”, reforça a coordenadora.
Para mais informações, o telefone/Whatsapp é 3332-0204.




Com o intuito de promover uma discussão a respeito da temática Saúde, Bem-Estar e Educação: Inserção da Pessoa com Deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ocorreu na última segunda-feira, dia 30 de agosto, um bate-papo online promovido pelo Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Unijuí. O evento contou com a participação de estudantes, professores e parceiros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Ijuí (Comped), Unijuí Saúde e Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/ Unir da Unijuí, além de outros participantes. Ao todo, haviam 65 pessoas conectadas e interagindo pela plataforma Google Meet.
O Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência existe desde 2019 e, neste momento, encontra-se na sua segunda edição. Trata-se de uma iniciativa alinhada ao Programa de Atenção à Saúde, segundo a Política e Diretrizes de Extensão da Unijuí, tendo como objetivo desenvolver ações de atenção à saúde da pessoa com deficiência, através da atuação interdisciplinar de equipe multiprofissional. O evento proposto está alinhado ao ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 4 - Educação de Qualidade.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Karina Ribeiro Rios, tais parcerias foram firmadas com o objetivo de debater a mesma temática, fortalecendo os pontos de atenção da rede de cuidados à saúde da pessoa com deficiência, unindo serviços para que exista um fluxo mais orgânico de informações. Além disso, os objetivos apresentados aproximam os estudantes da comunidade e auxiliam a avançar na produção de pesquisa.
Durante o bate-papo, foram discutidas questões ligadas à saúde, bem-estar, inclusão e as lacunas que são vistas na sociedade. O debate foi conduzido pelos professores e estudantes bolsistas, a partir da apresentação da produção para o Salão do Conhecimento da Unijuí, contando com a interlocução dos convidados e também de participantes. “O comprometimento dos extensionistas, em especial, dos nossos bolsistas, é algo incrível. São profissionais que farão a diferença em suas áreas de atuação: são criativos, dinâmicos e sensíveis, que estão se permitindo forjar de uma forma diferente do tradicional”, finaliza a professora.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
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Os últimos oficiais americanos deixaram o Afeganistão nesta segunda-feira, 30 de agosto, após dias de uma missão para a retirada de militares e civis do País. Com isso, tem fim a mais longa ocupação da história dos Estados Unidos. Mas o que acontece agora? Quais as consequências da tomada do poder pelo Talibã para quem vive no Afeganistão e fora dele?
Para debater o assunto “Colapso no Afeganistão: como isso impacta em nossas vidas?”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 2 de setembro, trouxe três convidados: o mestre em História e professor da Unijuí, Josei Fernandes; o doutor em Ciência Política e professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dejalma Cremonese; e o pós-doutor em Direito e professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Unijuí, Doglas César Lucas.
O professor Dejalma destaca que para entender a situação do Afeganistão hoje é necessário olhar um pouco para a história. “O Afeganistão é um país difícil no aspecto geográfico, sempre foi palco de disputas e conflitos, até no regime da Guerra Fria, e sempre foi considerado um país de salvaguarda a grupos terroristas, como a Al-Qaeda, que Osama Bin Laden pertencia e era aliada do Talibã.”
O professor Josei reforça que essa formação histórica torna o território propenso para o surgimento de grupos terroristas. “Esses conflitos, essa luta por territórios de difícil acesso, essa hostilidade que acaba sendo criada contra invasores estrangeiros em muitos momentos da história, acaba sendo um combustível muito forte para o surgimento de grupos terroristas”, avalia o historiador.
“Do ponto de vista acadêmico, nós precisamos produzir o processo de descolonização epistemológica, ou sempre vamos insistir nessa leitura ocidental do mundo como sendo a melhor. Precisamos criar espaços de debate sobre a diferença, sobre o outro, a outra cultura. Não vamos produzir unanimidades, nem consensos, mas precisamos definir pautas mínimas de convivência entre povos, culturas e religiosidades diferentes. Nós só podemos contribuir para que a emancipação do outro se torne possível na medida em que o outro se torna importante para nós”, destacou o professor Doglas.
Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Marketing da Unijuí
Ouça abaixo o programa na íntegra:
Estudantes do Ensino Médio podem se inscrever em unijui.edu.br/pf
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A Unijuí mais uma vez inova na realização do Profissional do Futuro, evento que aproxima a Universidade dos estudantes do Ensino Médio. Neste ano, os alunos serão convidados a participar de um game, de forma totalmente virtual, entre os dias 6 de outubro e 29 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/pf pelos estudantes.
“No ano passado, tivemos que nos adaptar e realizamos o Profissional do Futuro de forma online, em razão da pandemia. Em quatro dias, promovemos um bate-papo com os estudantes. Neste ano, gamificamos o evento, que contará com quatro jornadas, que terão início a partir do dia 6 de outubro. O objetivo é que os alunos cumpram quatro missões, onde vão conhecer desde os mais de 40 cursos de graduação presenciais e a distância, até a estrutura da Universidade”, explicou a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene/Unijuí, Talita Mazzola.
Na Missão 1, Descobrindo o Universo, os estudantes participarão de um jogo de outro planeta, com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. O lançamento ocorrerá no dia 6 de outubro. A Missão 2, Caminhos para o Futuro, vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. O lançamento da missão será realizado no dia 13 de outubro.
Já na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.
“Os alunos que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios”, lembrou a coordenadora, Talita Mazzola. Entre os prêmios estão uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022; duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presencial da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.
As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.

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O desenho da figura humana é um dos conteúdos vistos na disciplina de Expressão e Representação Gráfica. Para aliar esta temática ao mundo digital, o professor Matheus Cargnelutti, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí, organizou um evento online para os acadêmicos no mês de junho, intitulado “Oficina de Ilustração Digital”, recebendo o ilustrador Leonardo Brum para compartilhar seus conhecimentos, com demonstrações do seu trabalho e aplicação de exercícios práticos com os participantes. Também participaram do evento os estudantes da mesma disciplina, da turma da professora Claudia Legonde.
O evento iniciou com uma palestra sobre técnicas de ilustração digital e suas formas de aplicação, além de uma apresentação de trabalhos realizados pelo profissional. Na sequência, foi realizada uma oficina, em que cada participante foi desafiado a criar uma ilustração digital, trabalhando expressões faciais da figura humana e seguindo os passos do ilustrador.
“A oficina foi muito animada e produtiva. É muito bom poder contar com artistas atuantes interagindo com os nossos acadêmicos, e o período de aulas online nos possibilitou essa interação com profissionais de outras cidades. Além de ilustrador e tatuador, Leonardo também está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Federal de Santa Maria, onde foi meu aluno. Só temos a agradecer pela disponibilidade e empenho para o sucesso da nossa oficina”, destacou o professor Matheus Cargnelutti.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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