Integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI), projeto do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, coordenado pelo professor Leopoldo Schonardie Filho, realizaram vivências de Tai Chi Chuan. As atividades foram desenvolvidas no dia 13 deste mês, na sala dos espelhos, em Ijuí. O evento reuniu 20 integrantes do grupo.
A atividade foi organizada pela acadêmica e bolsista do projeto Gabriela Antes Kuhn e ministrada pelo acadêmico de Educação Física Cassiano Ricardo Marschnei. Além da parte prática também foi realizada uma conversa para esclarecer dúvidas acerca da modalidade e de técnicas de defesa. O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa.
A UNIJUÍ integra a organização do IV Campeonato Municipal de Orientação, de Ijuí. A primeira etapa do evento ocorre no dia 28 de maio, a partir das 9h15min, no 27° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). A atividade é promovida pelo Clube de Orientação de Ijuí (COI), Coordenadoria Especial de Desportes e Lazer (CEDL), 27° GAC, Curso de Educação Física da UNIJUÍ, através de seu Núcleo de Eventos, 36° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação (SMED).
No dia do campeonato, antes do início das atividades, a equipe organizadora estará promovendo uma palestra visando esclarecer as dúvidas de pessoas que não conhecem esta modalidade e desejam participar. O campeonato será disputado em três etapas. O local de realização das próximas duas etapas está sendo definido pela organização. Serão entregues troféus aos primeiros colocados e medalhas de participação para os demais orientistas.
A UNIJUÍ participou na última sexta-feira, dia 20, das comemorações do cinquentenário do Instituto Privado Carlos Linneo (IPCL), em Oberá, na Argentina. A Universidade foi representada pelo Pró-reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender, e pelo professor Leomar Tesche, que representou o curso de Educação Física e o Departamento de Pedagogia.
Büttenbender fez a entrega de uma placa da UNIJUÍ em homenagem a comemoração do IPCL. Ele destacou que a presença da Universidade foi muito destacada pelas autoridades institucionais e locais: “a UNIJUÍ possui convênio de Cooperação assinado e oficializado em Oberá no dia 20 de outubro de 2003, e em Santa Rosa no dia 05 de novembro do mesmo ano. Além disto, há ações de cooperação através do Curso de Educação Física, e as instituições são parceiras na realização do SINFORMA - Simpósio Internacional Formação Docente, realizado em 4 edições, promovido pela UNIJUÍ, IPCL, UNaM e a Universidad de Madrid.
Na comemoração dos 20 anos do Campus Santa Rosa da UNIJUÍ, representantes do IPCL estiveram presentes, e também fizeram entrega de uma placa em homenagem à comemoração.
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Projeto desenvolvido pelo Deag/UNIJUÍ beneficiou 1.296 agricultores da região Noroeste |
O PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou nos dias 12 e 13 de maio de 2011, no campus da URI em Erechim, o Seminário Temático “Avaliação e Gestão nas IES Comunitárias do RS e SC”. Participaram do evento 200 pessoas, entre Reitores, dirigentes das IES, membros de CPAs, professores, técnico-administrativos e estudantes das Universidades comunitárias Gaúchas e Catarinenses. A UNIJUÍ esteve representada pela coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, na organização do evento.
O evento promoveu o debate sobre o uso efetivo dos resultados dos processos de avaliação interna e externa na gestão das instituições comunitárias, bem como a aproximação das instituições comunitárias gaúchas e catarinenses, com o objetivo de troca de experiências sobre os processos de avaliação e de gestão.
A programação iniciou com a palestra do professor Vilmar Thomé, Presidente da ABRUC e Reitor da UNISC sobre o tema ‘A gestão nas Instituições Comunitárias frente aos critérios de avaliação e de regulação da educação superior’. O palestrante enfatizou a importância da autoavaliação institucional para a melhoria da qualidade das Instituições Universitárias. Enfatizou em sua fala que a qualidade é um diferencial das comunitárias e precisa ser o foco destas instituições.
Durante a tarde o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES falou sobre “Sistemas de Acreditação e o Sistema Nacional de Avaliação”. Destacou a importância das CPAs para que os processos de autoavaliação institucional possam contribuir com a melhoria da qualidade da educação superior brasileira no contexto das avaliações do SINAES. Sobre o Sistema de Acreditação destacou que este não tem um fim regulatório, mas proporciona a interação das universidades brasileiras com instituições internacionais, possibilitando assinatura de convênios, bem como a dupla diplomação.
Foram realizados painéis com apresentação de trabalhos submetidos ao evento com posterior debate. Os trabalhos foram agrupados em três painéis: Resultados dos processos de avaliação e gestão nas instituições; Políticas de Graduação: a influência da autoavaliação e dos indicadores de avaliação externa; e Políticas de graduação: relação com outras estratégias de avaliação.
As discussões do IV Seminário de Formação do Paiung evidenciaram que as universidades gaúchas e catarinenses mantêm uma cultura de avaliação institucional no contexto do Sinaes. No entanto, cada instituição tem autonomia e desenvolve o seu processo de autoavaliação de acordo com a sua história, a origem, o contexto, a concepção de avaliação e de gestão. Tanto nas palestras e painéis, quanto nos debates ficou evidenciada vasta e rica experiência das comunitárias gaúchas e catarinenses em autoavaliação, tanto quantitativas quanto qualitativas. O desafio que se apresenta à maioria das instituições é a articulação entre planejamento e avaliação para contribuir com a excelência acadêmica das IES. Nesta questão, foram relatadas experiências, nas quais os gestores utilizam os dados da avaliação para a gestão e outras que estão buscando essa articulação entre avaliação e planejamento.
Na plenária de sistematização do evento, com base no que foi discutido, decidiu-se organizar uma agenda de discussões entre PAIUNG e ACAFE para aprofundar os seguintes temas: Relação entre CPA, avaliação institucional e Planejamento; Uso dos resultados da autoavaliação; A apropriação dos instrumentos de autoavaliação; Autoavaliação como processo contínuo de aprendizado; Qualidade deve ser critério de gestão.
O evento deixou os seguintes questionamentos: Para que serve a autoavaliação em nossas instituições? E para que serve a avaliação externa? Os indicadores estabelecidos pelas políticas públicas de educação superior contribuem para a melhoria da qualidade da educação brasileira?
Acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Campus Ijuí, fizeram visita na semana passada à estrutura educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Elas foram acompanhadas das professoras Marta Borgmann, Eulália Marin e Lídia Inês Allebrandt.
A viagem ocorreu no Dia do Pedagogo, 19 de maio. A viagem de estudos foi para conhecer a proposta da Escola de Educação Infantil Ipê Amarelo e a Brinquedoteca local, integrantes do Núcleo de Educação Infantil, área de Educação, da UFSM. As atividades na instituição federal são coordenadas pela Dra. Viviane Cancian. As acadêmicas visitaram também o planetário e toda a estrutura da UFSM.
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Evento, que visa estimular a prática de atividades físicas, reuniu pessoas de todas as faixas etárias |
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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