Vestibular de Inverno: conheça bolsas e benefícios para estudar na Unijuí - Unijuí

Vestibular de Inverno: conheça bolsas e benefícios para estudar na Unijuí

Rosana Souza de Vargas passou no vestibular para o Curso de Letras na Unijuí, iniciou a graduação, conquistou uma bolsa de Iniciação Científica na área de tecnologia de informação e comunicação na formação de professores de línguas e deixou a cidade de São Luiz Gonzaga. O início da estadia em uma nova cidade não foi fácil, como ela lembra, aos risos. Mas, as coisas mudaram. Rosana conquistou uma das vagas remanescentes do Prouni e ingressou na Unicasa, a Casa do Estudante da Unijuí. “Morar na Unicasa está sendo uma experiência única. Gosto de morar aqui e dividir o apartamento com colegas”, comenta.

Assim como Rosana, estudantes da Unijuí têm a sua disposição diversas bolsas e benefícios para ingresso e permanência na Instituição. São bolsas do Prouni, programa de financiamento próprio, bolsas de iniciação científica e tecnológica, entre outros. Conheça alguns dos benefícios.

Bolsas e Financiamentos

Crédito Universitário Unijuí

O Crediunijuí é um programa de financiamento próprio oferecido pela Unijuí para a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da Universidade. O financiamento estudantil instituído pelo Programa cobre até 50% do valor semestral de matrícula. Saiba mais sobre o Crediunijuí no Portal da Unijuí.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação,  a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior, sendo que é possível concorrer a bolsas de 100% na Unijuí, de acordo com a renda familiar.

Ele é voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no Enem.

Outros benefícios

As bolsas de estudo são um auxílio financeiro fornecido aos estudantes, sendo destinadas ao pagamento de mensalidades ou ainda para o incentivo à realização de pesquisas. A Unijuí oferece bolsas de gratuidade para incentivo ao esporte e à cultura, por meio de grupos como Cia Cadagy, Coral Unijuí, Núcleo de Eventos e Projeto Física para Todos.

Além disso, são ofertadas bolsas de iniciação científica e tecnológica destinadas aos melhores estudantes da graduação, como forma de incentivo individual com pesquisas e projetos desenvolvidos por professores pesquisadores. As bolsas de extensão são outra forma de tornar-se bolsista. Esse é um programa de bolsas que visa estimular estudantes, professores e técnicos-administrativos a desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Unicasa

Assim como Rosana, outros estudantes também podem morar na Unicasa. A casa do estudante tem o objetivo de proporcionar melhores condições de estudos a universitários, por meio de moradia, espaço de convivência acadêmica e desenvolvimento do espírito cooperativo e de integração entre seus moradores.

Fique sempre atento aos editais para saber mais informações sobre bolsas, financiamentos e vagas na Unicasa.