Ocorreu semana passada o 1º Encuentro REDE – Red de Arquitectura Y Urbanismo de América Y Europa. A primeira edição foi organizada e sediada pela Facultad de Arquitectura da Universidad UNIAGUSTINIANA – Campus Tagaste, com sede na cidade de Bogotá, Colômbia. O Evento foi uma realização em parceria com diversas instituições de ensino (Uniaugustiniana, URI, Unilisboa, UFSM, Unijuí, entre outras). O objetivo do Evento visou compartilhar experiências e conhecimentos de temas relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo, servindo de modelo para inspirar profissionais e estudantes, da área, em toda América Latina e Europa.
Na ocasião, o professor Tarcisio Dorn de Oliveira, representando a Unijuí, juntamente com a professora Helena Copetti Callai, proferiu Conferência intitulada “Educação patrimonial e suas relações com a memória, identidade, pertencimento e cidadania”. Em sua comunicação, o professor, salientou que a arquitetura patrimonial fortalece a memória, a identidade e o pertencimento dos sujeitos ao lugar, tendo em vista, que a preservação e a salvaguarda das cidades revelam um forte caráter democrático dentro da possibilidade de favorecer o reconhecimento dos sujeitos, da historicidade e da noção de possibilidade de mudança das estruturas sociais transcendendo as atividades cotidianas.


Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo, por meio da disciplina de Projeto de Arquitetura VI, estão efetuando o levantamento arquitetônico do Clube Ijuí, importante edificação no contexto de evolução da cidade. Como grupo único, os estudantes realizam investigação histórica e cultural do prédio, levantamento cadastral e arquitetônico da edificação, análise das patologias, condições de pisos e revestimentos, bem como detalhamento de esquadrias.
A proposta é que os estudantes se apropriem e conheçam a edificação na sua totalidade para posteriormente desenvolverem projetos de intervenção que visem uma melhor utilização do prédio, oportunidade em que se dará novas sugestões para valorização do espaço e que será apresentada a comunidade externa a Universidade.
A professora Bruna Fuzzer de Andrade, vê a combinação da teoria (obtida em disciplinas anteriores), o repertório de projeto e as análises feitas in loco (durante a etapa de levantamento), como facilitadores da apreensão dos estudantes em relação ao objeto de estudo, visto que o levantamento terá uma aplicabilidade real.
Os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ, por meio da disciplina de Projeto de Arquitetura V, que aborda o desenvolvimento de projetos de arquitetura de alta complexidade na área hospitalar, realizaram no mês de setembro uma visita técnica ao novo Hospital Bom Pastor.
A professora Cláudia Kraemer Legonde, salientou a importância das visitas técnicas para o aprimoramento dos estudos feitos em sala de aula. Guiados pela engenheira civil responsável pelas obras do hospital, Laura Drews, a turma pode visualizar as instalações, setorização e dimensão dos ambientes, os materiais construtivos e os acabamentos que estão sendo utilizados na edificação.





Aconteceu dia 03 de outubro de 2018, no Auditório DCEEng, o I Painel de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo – I PARQ, promovido pelo Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias – Gtec e pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Salienta-se a participação massiva dos alunos integrantes do Grupo de Pesquisa, através das comunicações orais ou como ouvintes. Também, registra-se o empenho, na organização do evento, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo Gabriel da Silva Wildner e Jandha Telles Reis Vieira Müller.
O professor e líder do Grupo de Pesquisa, Tarcisio Dorn de Oliveira, observa a importância e relevância deste Evento, haja visto, que a tarde de quarta-feira ficou marcada pela socialização do conhecimento científico e tecnológico e pelo debate entre estudantes e professores dos diversos cursos do DCEEng e demais Departamentos, tendo como fio condutor reflexões sobre a arquitetura e o urbanismo.









No mês de agosto estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram a "Caminhada Arquitetônica Noturna", atividade desenvolvida dentro da disciplina de Projeto de Arquitetura VI, tendo como foco discussões em relação ao patrimônio arquitetônico e histórico da área central urbana de Ijuí e entorno. A professora responsável pela disciplina, Bruna Fuzzer de Andrade, salienta que por acontecer a noite, foi possível olhar para a cidade de outro modo, sem a interferência de trânsito e principalmente olhando para as edificações como partes integrantes de um conjunto.
O percurso foi concentrado na Praça da República, área com significativa importância do ponto de vista patrimonial na cidade. Foram feitas paradas em pontos estratégicos como Prefeitura Municipal de Ijuí, Paróquia da Natividade, Igreja Evangélica, entre outras edificações. Nessas paradas ocorreram discussões acerca do estilo arquitetônico das edificações, como elas se comportam no conjunto da quadra e principalmente sobre as intervenções ocorridas nas edificações e na área analisada.
A professora Bruna salienta que é latente a deficiência de educação patrimonial da população em geral bem como dos sujeitos responsáveis por "pensar a cidade". Isso faz com que diversos lugares não sejam devidamente explorados no que diz respeito as suas potencialidades arquitetônicas e históricas. Neste contexto, ações como esta, são ferramentas educativas necessárias para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo reconheçam as potencialidades do espaço urbano e sintam-se como sujeitos integrantes e potenciais transformadores do mesmo.
Aconteceu de 26 a 28 de setembro de 2018, no Campus da URI de Frederico Westphalen, RS, o X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação, o IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, com o tema “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes”.
Na oportunidade o Professor Tarcisio Dorn de Oliveira, além de participar das atividades propostas pelo Evento, coordenou, juntamente com os demais colegas Cristhian Moreira Brum e Elmir Jorge Schneider o Grupo de Trabalho: “Formação humana: a arquitetura e o urbanismo para a cidadania” que abordou experiências interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão no campo da arquitetura e do urbanismo, no que tange questões de acessibilidade universal, racionalização de projeto, economia de energia, habitabilidade, habitações de interesse social, processo de urbanização, projeto e desenho na construção do espaço urbano, memória, identidade e pertencimento, além da identificação, preservação e conservação do patrimônio material e imaterial, nas suas mais diversas searas (cultural, arquitetônico e ambiental).
O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Gabriel da Silva Wildner, também acompanhou o Evento e apresentou, de forma oral, três pesquisas desenvolvidas em parcerias com demais colegas do Curso, intituladas: “Arquitetura e cidadania no Brasil: perspectiva histórica da habitação de interesse social – HIS do século XIX até a atualidade”; “Legislação urbana e a arquitetura de habitação de interesse social – HIS no Brasil: uma síntese das leis pertinentes” e “O patrimônio cultural e a educação patrimonial como alternativas de alfabetização social e constituição da cidadania nos sujeitos”.
Outro ponto relevante do Evento foi a participação no Minicurso “Pesquisa e Internacionalização na educação” proferido pela professora da UNIJUÍ Helena Copetti Callai, no qual, abordou a relação da internacionalização nas universidades com ações ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão.





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