Na segunda-feira, dia 02 de março, foi realizada uma nova edição da "Caminhada Arquitetônica Noturna", atividade que acontece dentro da disciplina de Projeto Arquitetônico VI do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Na ação os estudantes circularam nas imediações de uma edificação pré-existente com importância histórico-cultural para a cidade, na qual intervirão, em fase de projeto ao longo do semestre. O objetivo foi vivenciar o contexto do local, de modo que os usuários experimentem formas que não estão habituados a circular, podendo assim traçar nova percepções a respeito do espaço construído urbano. O percurso aconteceu na Rua do Comércio próximo a via férrea existente.
A professora responsável pela disciplina, Bruna Fuzzer de Andrade, comenta que umas das características do Curso de Arquitetura e Urbanismo é trabalhar com problemas reais. Reforçando a importância de se trabalhar com o tecido construído ambientado. As reflexões críticas foram orientadas pela professora da disciplina e complementadas pelas percepções dos alunos, tornando assim o momento um rico espaço de discussões acerca do tratamento dado ao patrimônio construído de Ijuí/RS.



Acompanhados pela professora Cláudia Legonde, os estudantes da disciplina de Planejamento Urbano e Regional do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí realizaram um passeio em pontos da cidade de Ijuí, para observar, in loco, conteúdos estudados em aula.
No distrito industrial, puderam observar as características das zonas urbanas destinadas às atividades industriais. Na ferrovia junto ao bairro Osvaldo Aranha, foram analisadas as ocupações irregulares construídas dentro das faixas de proteção, e os passeios públicos em desacordo com as normas vigentes municipais e de acessibilidade.
No loteamento Costa do Sol, a professora Cláudia, tendo participado da elaboração deste projeto, mostrou in loco as áreas destinadas aos lotes, à preservação ambiental, e aos equipamentos comunitários, assim como a infraestrutura e o sistema viário implantados.
Por fim, no Parque Popular da Pedreira foram observadas a distribuição das habitações de interesse social, as áreas de preservação, a execução das obras dos equipamentos comunitários e as áreas públicas de lazer.





Ocorreu, entre os dias 18 e 20 de outubro, em Santiago de Compostela e Lugo, na Espanha, o IX Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía, que colocou o ambiente natural e construído em um local central na educação geográfica, explorando todas as possibilidades de aprendermos a usar o raciocínio do espaço para melhorar nossa relação com o território.
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Tarcisio Dorn de Olivieira, esteve presente, contribuindo com duas comunicações: a primeira tratou da “A escala de análise como ferramenta intelectual para a formação cidadã: o estudo da cidade como lócus de vida da população”, realizada em parceria com a doutoranda em Educação nas Ciências, Alana Rigo Deon e com a professora Helena Copetti Callai. O texto apresentou discussões e encaminhamentos do projeto em desenvolvimento no Brasil e é financiado pela agência FAPERGS, possuindo como tema central a escala de análise como recurso teórico-metodológico para a formação cidadã, tendo a cidade como foco de análise e investigação. A segunda comunicação teve como tema “Conhecendo, interpretando e preservando o patrimônio arquitetônico de Ijuí/RS”, em parceria com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Jandha Telles Reis Vieira Müller e Gabriel Wildner e com a pós-doutoranda em Educação nas Ciências Cláudia, Eliane Ilgenfritz Toso. Esta comunicação apresentou discussões do patrimônio histórico cultural e arquitetônico como forma materializada de contar a história de um povo e de uma sociedade, com o intuito de compreender a importância da preservação do patrimônio arquitetônico e seu potencial papel educador.
O professor também esteve presente no “Seminario la città e sue storie: vivere la città nella sua tradizione e memoria”, durante a Festa Internazionale della Storia, que aconteceu em Bologna, na Itália, de 19 a 27 de outubro, e teve por objetivo encontrar, na História, conhecimentos úteis para viver o presente e planejar o futuro em harmonia e em relação às diferentes identidades e ao imenso patrimônio herdado através da ativação dos componentes do tecido cultural, social e econômico da cidade e do território. No referido Seminário, o professor Tarcisio contribuiu com a comunicação “A criança e a cidade: conhecendo, interpretando e preservando o patrimônio arquitetônico”, em parceria com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Jandha Telles Reis Vieira Müller e Gabriel Wildner, com a pós doutoranda em Educação nas Ciências, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso e a professora Helena Copetti Callai. O texto teve como objetivo apresentar e ensinar, de forma lúdica, o patrimônio arquitetônico da cidade de Ijuí para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, a fim de fomentar o interesse delas pela historicidade local, contribuindo com a construção do sentimento de pertencimento e com ações de cidadania.





Como forma de ampliar os conhecimentos relacionados à prática de projetos de mobiliário e ambientes, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, acompanhados pela professora arquiteta Cláudia Legonde, realizaram visitas técnicas guiadas em três empresas de Ijuí: Efeito Casa, Center Móveis e Schirmann Home Center.
Na ocasião, conheceram novas tecnologias e tendências de mobiliário, decoração e revestimentos, processos de fabricação e montagem de móveis planejados, especificações para detalhamento de paginações de azulejos e porcelanatos e opções de luminárias eficientes disponíveis no mercado atual. A professora Cláudia reconhece que a área de arquitetura de interiores requer um contato direto com empresas de acabamentos, revestimentos e mobiliário, no sentido de esclarecer detalhes técnicos e acompanhar as novidades e tendências que evoluem constantemente.














A inclusão de um projeto específico de Arquitetura Hospitalar de alta complexidade é um dos diferenciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Desenvolvido a partir da disciplina de Projeto de Arquitetura V, os alunos tiveram a oportunidade de ir visitar as obras do novo Hospital Bom Pastor.
A visita técnica teve o propósito de engrandecer os estudos feitos em sala de aula, permitindo que os alunos observassem as instalações e os materiais construtivos utilizados nos espaços que ainda estão em obras, além de analisar os revestimentos e acabamentos dos ambientes já finalizados. Os alunos da disciplina, foram acompanhados pela especialista em arquitetura hospitalar, professora Cláudia Legonde e pela Coordenadora das Obras, Milena Mazzurana.
Confira a seguir, as imagens da visita técnica realizada pelos alunos da disciplina Projeto de Arquitetura V, de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, ao novo Hospital Bom Pastor:






Com a intenção de assimilar o processo de criação de mobiliários em ambientes institucionais, os estudantes da disciplina de Projeto de Mobiliário e Ambientes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, desenvolveram projetos de interiores para ambientes de recepção e circulação da Universidade.
O trabalho envolveu também o projeto e a execução de um mobiliário, com a aplicação dos conceitos de ecodesign e design universal. A professora Cláudia Legonde, responsável pela disciplina, observa que, por meio desta atividade, os alunos foram desafiados a buscar alternativas sustentáveis de materiais e soluções econômicas viáveis para a execução. Os mobiliários foram criados e executados pelos próprios alunos, utilizando materiais descartados, como pneus velhos, paletes, caixotes de madeira, blocos de concreto, tonel metálico, dentre outros.
O resultado deste trabalho, fruto de muita criatividade e dedicação, pode ser conferido em uma exposição montada no 4º e 5º andar da Sede Acadêmica, localizada na rua São Francisco.

















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