
A Unijuí, a partir dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), deu início, nesta segunda-feira, 12 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Universidade, no campus Ijuí. A semana acadêmica tem a proposta de abordar temas atuais e relevantes, como transformação digital, inovação, liderança feminina e desenvolvimento de carreira com os participantes.
A atividade de abertura contou com a participação de estudantes dos cursos e do PPGDR, além de convidados representantes de empresas parceiras. Foi realizada uma roda de conversa com a participação do professor Carlos Ricardo Rossetto, que é pós-doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, o qual abordou a temática “A Transformação Digital, Capacidades Dinâmicas e Inovação: Desafios e Oportunidades no Contexto Global”. A palestra foi mediada pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
De acordo com o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, a realização da Semana Acadêmica de Gestão e Negócios é fruto de um esforço de muitas pessoas. “Nesta semana acadêmica teremos a oportunidade de compartilhar conhecimentos da nossa área. Espero que todos possam desfrutar e oxigenar o conhecimento vistos nos cursos. Estou cada vez mais convencido de que o desenvolvimento passa pelas duas áreas, pela educação e também pela gestão eficiente, e é isso que queremos aqui”, comentou.
Coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor Marcelo Didoné destacou a importância da união entre os cursos de Graduação e o PPGDR na realização da semana acadêmica. “Esta é uma bela iniciativa que proporciona aos estudantes saberem que nós temos um programa de pós-graduação de excelência, onde podem seguir sua caminhada acadêmica aqui nesta casa.”
Já o coordenador do curso de Administração, professor Luciano Zamberlan, salientou que este evento foi pensado tanto para os estudantes, quanto para a comunidade externa. “Isso é fundamental, pois conecta o que está acontecendo dentro da Universidade com a comunidade. Espero que todos possam aproveitar esse período e aprender com quem investe em inovação e tecnologia.”
A programação da Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Unijuí seguiu nesta terça-feira, 13 de maio, com duas mesas redondas feitas pelos Grupos de Pesquisa GPCOM/Unijuí e Proforme Univali. As atividades seguem até esta quarta-feira, 14 de maio. A programação completa pode ser visualizada no site unijui.edu.br/eventos.
A Semana Acadêmica é realizado em parceria da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Inova RS, e do Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM, com apoio do Sebrae, CRCRS, Sindicontábil Ijuí, SINDAERGS e a Fapergs.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - campus Santa Rosa firmaram parceria com a Cotrirosa e com a ONG Terra Verde para o desenvolvimento de atividades junto aos estudantes na disciplina de Projeto Integrador: Competitividade e Agregação de Valor, do segundo módulo do curso.
Nas últimas semanas, os cursos e os estudantes receberam o presidente da ONG Terra Verde, Clair Leusin, e representantes da Cotrirosa. Segundo o professor Ariosto Sparemberger, os acadêmicos estão trabalhando em desafios definidos e devem apresentar, ao final, um conjunto de proposições para os problemas identificados. Além do professor Ariosto, a docente Thaís Teixeira Pinto também conduz a disciplina.


A Unijuí, a partir do curso de Administração, realizou uma pesquisa voltada ao comportamento do comércio em Santa Rosa. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 5 de julho e teve como objetivo entender o atual momento do comércio no município e verificar o possível impacto da chegada de novos investimentos, em especial das lojas Havan.
Ao todo, 59 empresas dos setores de roupas, vestuário e calçados (35,6%); eletroeletrônicos e eletrodomésticos (22%); bazar, presentes e decoração (22%) e cama, mesa e Banho (20,3%) foram entrevistadas. A pesquisa feita presencialmente nas lojas por meio do contato direto aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos. A pesquisa que foi coordenada pelo professor Ariosto Sparemberger e contou com o apoio do analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Lucas Escher, e das jovens aprendizes Milena Gabrieli de Mattos e Everlin Kauany Conte.
Como resultados, a pesquisa revelou que 66% dos lojistas discordam que o faturamento da sua empresa reduziu mais de 50%. “Esse é um fato positivo que pode estar associado à implementação de estratégias e de inovações que o comércio realizou no período crítico de vendas físicas.”, destaca Ariosto.
Sobre o faturamento, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (52%) concordam que o resultado está superior em relação ao ano de 2023. Outros 37,3% ressaltam que está menor, enquanto os demais não apontaram diferença. Isso significa que o comércio vem tendo resultados positivos e que os comerciantes estão conseguindo manter seus negócios atuais.
A pesquisa também avaliou a expectativa do comércio de Santa Rosa para os próximos seis meses. Conforme os dados coletados, 71,2% concordam positivamente que a situação vai melhorar. Com essa expectativa de melhoria, há possibilidade de novos investimentos em estoque, contratação de pessoas, melhorias na infraestrutura, entre outras ações do empresário local.
Para 62%, dos entrevistados, não houve redução de movimentação de clientes na sua loja, com a chegada da Havan em Santa Rosa. Já 20,4% perceberam redução. Os demais se manifestaram indiferentes. E referente ao faturamento, 84,7% dizem que não houve alteração. Da mesma forma, a maioria dos empresários não alterou o horário de atendimento.
O resultado da pesquisa também mostra que 74,5% dos lojistas têm feito mudanças e inovado em termos de aquisição novos produtos, novas linhas, diversificação política de preço mais competitivo, treinamento de funcionários. O levantamento evidencia, ainda, que 76,34% não pretendem mudar a atividade e/ou desistir do negócio da empresa.
“É possível afirmar que o comércio de Santa Rosa percebeu o impacto da Havan. Porém, dentro da normalidade do que geralmente acontece nesta situação. Cabe destacar que a maioria está otimista e realizando inovações e estratégias competitivas para manter o negócio e até ampliá-lo”, avaliou o professor Ariosto.
.jpeg)
A Unijuí deu início, na noite desta segunda-feira, 20 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios, no campus Panambi. A atividade contou com grande público formado por estudantes dos cursos de graduação e de Ensino Médio de cinco escolas de Panambi e uma de Condor, além de empresários locais. Ao todo, mais de 180 pessoas participaram da atividade.
A Semana Acadêmica conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorre em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, de forma itinerante nos três campi de atuação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Em Panambi, a atividade foi marcada pela palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, que foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira.
Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a Semana Acadêmica é uma possibilidade importante de conhecimento, levando em conta o tema proposto para esta edição. “A Inteligência Artificial está impactando em todos nós, seja no meio particular ou nos lares das pessoas. Há coisas que eram inimagináveis disponíveis e isso também está se inserindo nas nossas organizações, por isso resolvemos trazer essa temática para que todos possam conhecer um pouco mais sobre as IAs”, detalha.
O coordenador do curso de Administração, professor Martin Ledermann, complementa, afirmando que o tema é muito importante, pois pode gerar consequências para a vida de todos e para todas as profissões. Também deu as boas-vindas aos participantes e saudou a presença das escolas na atividade.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, que foi o mediador da palestra, salienta as inúmeras opções que a Unijuí possui para os estudantes que estavam presentes e que podem ingressar no Ensino Superior no próximo ano, como intercâmbios, possibilidades de ingresso, bem como a importância da pesquisa feita na Instituição. “Sejam todos muito bem-vindos e que essa atividade seja muito bem proveitosa. Estamos aqui há 16 anos em Panambi ofertando conhecimento, e é isso que queremos proporcionar a todos vocês”, comenta.
O diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, agradeceu a presença de todos os estudantes e destacou o quanto a Universidade, em especial no município, tem buscado desenvolver atividades integradas com a comunidade.
A Semana Acadêmica teve, na noite desta terça-feira, 21 de maio, mais uma atividade. Foi promovida a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, conduzida pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini, com mediação do professor Giovani André Plentz.

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi.
Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS.
Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.
A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
_Easy-Resize.com (1).jpg)
Não tem tempo para realizar uma graduação de forma presencial, mas gostaria de cursar Administração? A Unijuí, que tem a tradição no ensino da Administração há 48 anos, também oferta o curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), com polos espalhados em 15 regiões do Estado.
Com duração de 5 anos, o curso prepara o estudante para atuar com visão estratégica nos negócios, sólida formação teórico-conceitual, capacidade crítico-reflexiva e competência técnica empreendedora em todos os processos de tomada de decisão e, ainda, com competências comportamentais voltadas a uma postura ética, cidadã e sustentável.
O curso é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e Projetos Integradores desde o início do curso. Para as aulas, os acadêmicos utilizam o Moodle, que é um ambiente virtual de aprendizagem, totalmente interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem.
O sistema de avaliação, por sua vez, é focado na aprendizagem, sendo diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.
Assim como os acadêmicos da modalidade presencial, os estudantes do EaD também contam com o apoio do Laboratório de Gestão e Negócios, que apoia no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria às empresas; e com a Empresa Júnior, que oportuniza ao aluno a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo do curso por meio de consultorias às empresas conveniadas.
Os estudantes EaD também têm a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas, estágios obrigatórios e não obrigatórios, podendo também participar de projetos de pesquisa e extensão.
O profissional graduado em Administração pode atuar como empresário ou empreendedor e, quando registrado no CRA, estará apto a desempenhar atividades profissionais autônomas, como consultor organizacional. Optando por trabalhar com vínculo empregatício, poderá atuar nos cargos de diretor, gerente, supervisor ou líder de equipes. E estes são apenas alguns campos de atuação.
Para disputar uma vaga no curso de Administração EaD da Unijuí, é necessário realizar o vestibular, com inscrições para o 1º módulo de 2024 abertas até 16 de fevereiro. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse unijui.edu.br/ead.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.