Na tarde desta sexta-feira, 25, o Departamento de Ciências da Vida (DcVida) realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, formação docente sobre Metodologias Ativas de ensino no âmbito do curso de Medicina. A atividade busca preparar os professores para a condução metodológica das unidades de aprendizagem que compõe a matriz curricular do curso. O curso foi ministrado pela professora Giana Sebastiany, da Unisc, de Santa Cruz do Sul. A formação segue na noite desta sexta-feira.
De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, a programação é parte do Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, que está sendo implantado como preparação para o início das aulas no curso de Medicina. “É mais um importante momento preparatório para a implantação deste curso”, observa.
Giana possui graduação em Educação Especial-Habilitação Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), MBA em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Formação de Professores, Educação e Saúde, Educação Médica, Metodologias Ativas e Gestão Pedagógica. Atua como Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da UNISC e Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Santa Cruz (HSC). No ano de 2016 publicou os livros infantis Lino: o anjinho travesso e O Natal de Lino & Laila e, em 2017, Lino & Laila em o Mistério do Quebra-Cabeça, Lino & Laila em Qual Animal Você Seria? e Lino & Laila em Brinquedos que viajam no Tempo, como parte do projeto de Educação e Saúde - Revitalização da Pediatria no HSC.







Projeto Pedagógico do curso de Medicina
Na noite do último dia 15 de maio, a Unijuí deu mais um passo no processo de implantação do curso de Medicina em Ijuí. Com a participação de médicos e gestores da Rede de Atenção Básica e de Hospitais parceiros no Projeto, além de professores dos cursos da área da saúde e também outros departamentos da Unijuí, foi realizada, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, uma apresentação do Projeto Pedagógico do Curso. Participaram do evento integrantes do Hospital de Caridade de Ijuí, Bom Pastor, FUMSSAR e Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa e Sociedade Hospital de Panambi.
Com o objetivo de oportunizar um espaço de discussão sobre reabilitação e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando no desenvolvimento de ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências físicas, foi realizado na quinta-feira, 24, o I Encontro de Reabilitação Física da Unir, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área, que participaram de palestras, mesas redondas e debates De acordo com Carla Mergen, fisioterapeuta, coordenadora da Unir e uma das organizadoras do evento, foram mais de 300 participantes. "Nós sempre buscamos essa proximidade com os profissionais dos municípios atendidos pela Unir, porque na verdade são eles que acompanham os pacientes no dia a dia. Então é importante nós, profissionais, termos esse vínculo, e esse evento vem para nos aproximar ainda mais", salienta.



















A programação iniciou com a Conferência: Reabilitação Física, com a médica Helga Porsch e a neuropsicologa Nancí Schneider. Logo após, a Conferência: Serviço Farmacêutico na área de Reabilitação Física, com a farmacêutica Christiane Colet. Ainda na manhã, aconteceu a Mesa redonda: Amputação de membros inferiores com o médico Fábio da Silva e a enfermeira Angélica Cembranel, fisioterapeuta Edina Coelho e moderação da Fisioterapeuta Carla Mergen. No início da tarde, foi a vez da Mesa redonda: Reabilitação no Acidente Vascular Encefálico, com os médicos Felipe Y Castro e Marcos Soares, fonoaudióloga Vanessa Araújo, nutricionista Daiana Vieira e moderação de Gladis Corrêa. Por fim, a Conferência: Tratamento clínico e cirúrgico na reabilitação física de crianças, com as médicas Helga Porsch e Michelle Zanferari e a fisioterapeuta Simone Strassburger.
Sobre a UNIR
É fruto de uma parceria entre a UNIJUÍ e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem a função de prestar assistência em reabilitação física à Pessoa com Deficiência Física, atendendo usuários pertencentes aos municípios de abrangência da 9ª CRS e 17ª CRS.
Atualmente, ingressam na UNIR, em média, 50 pacientes novos por mês. A média mensal de atendimentos é de 200 pacientes em reabilitação. São realizados atendimentos individuais e em grupo, com uma equipe multidisciplinar. Além de realizar o atendimento aos pacientes, a UNIR também é responsável pela avaliação, prescrição, dispensação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, conforme a necessidade de cada paciente.
A Universidade Maria Curie-Sklodowska - UMCS, instituição parceira da Unijuí, está ofertando vagas para estudantes internacionais em seu novo programa de mestrado em “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)”. Os estudos de pós-graduação Stricto Sensu têm duração de dois anos, com 25 vagas gratuitas para os estudantes selecionados.
Segundo a UMCS, a sociedade moderna não pode existir sem uma educação intercultural. A exposição regular à diversidade sociocultural auxilia a formar indivíduos abertos e tolerantes, com um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Contudo, as habilidades de comunicação e negociação entre as culturas também são importantes. Tendo isso em mente, o Departamento de Humanidades da UMCS, em Lublin, na Polônia, oferece a oportunidade de ingresso no mestrado em “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)”
O programa é projetado para fornecer aos estudantes conhecimentos, habilidades e competências no campo da comunicação intercultural. Essas qualificações são muito importantes e desejáveis não apenas no mercado de trabalho de hoje, mas também essenciais para o sucesso nas instituições educacionais. O Programa é dirigido a estudantes poloneses que desejam estudar inglês em um ambiente internacional e a estudantes estrangeiros interessados em estudos de mestrado na Polônia com o inglês como idioma de instrução. Ao participar dos cursos, os estudantes adquirirão conhecimentos sobre a diversidade cultural do mundo, uma compreensão dos problemas multiculturais na era da migração econômica e educacional global, bem como as competências e habilidades interculturais necessárias.
O programa de estudo baseia-se em quatro grandes blocos temáticos: 1) estudos culturais; 2) relações entre língua e cultura; 3) aprendizagem prática de uma língua estrangeira; e 4) preparação para escrever uma tese de mestrado. As unidades especificadas fornecem competências interculturais e habilidades necessárias para funcionar em um ambiente internacional de trabalho e educacional. Um programa de estudo tão estruturado fornece conhecimento no campo da antropologia cultural, questões relacionadas a minorias nacionais e étnicas e comunicação não-verbal em um contexto intercultural. A linguagem prática e as habilidades pessoais, que permitem aos estudantes operar no mercado de trabalho internacional, também são elementos importantes do Programa.
Os estudos “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)” são únicos em escala nacional, porque é a única oferta desse tipo na Polônia. De fato, nenhuma outra universidade pública ou privada na Polônia oferece cursos sobre questões relacionadas à comunicação intercultural em relação à educação e ao local de trabalho. Os estudos serão realizados no âmbito do Projeto “UMCS Integrado”, co-financiado por fundos da União Europeia no âmbito do Fundo Social Europeu.
O período de inscrições vai até setembro de 2018. Mais informações estão disponíveis no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí e nos seguintes endereços: http://www.umcs.pl/en/intercultural-communication-in-education-and-the-workplace,14666.htm e https://bit.ly/2rLLUGl .
A UNIJUÍ, em conhecimento à manifestação que acontece em todo o País, conduzida por caminhoneiros, se solidariza ao movimento e compreende seus reflexos. Decorrente disso, informa que todas as atividades da Universidade no dia de hoje, 24/05/18 (quinta-feira), estão mantidas, sem prejuízo aos acadêmicos que, porventura, tiverem algum problema de deslocamento.
Entretanto, a Instituição suspende as aulas e avaliações de Graduação e de Pós-Graduação (lato e stricto sensu) nos dias 25/05/18 (sexta-feira), 26/05/18 (sábado) e 27/05/18 (domingo), nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Posteriormente, será informada a data de recuperação desses dias de atividade acadêmica.
As demais atividades da Universidade, nestes dias, estão mantidas, incluindo os eventos programados.
Agradecemos a compreensão de todos.
Dentro da programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), na noite desta quarta-feira, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, recebeu, do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge), Alexandre Wolmann, um exemplar do livro que conta a trajetória da entidade. Também participaram da entrega o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos e o diretor do Senge Luiz Carlos Sereno.
Intitulado “Um legado de 75 anos de Grandes Realizações”, a publicação marca os 75 anos de fundação do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul recentemente celebrados. Segundo Wollmann, a obra materializa a importância da valorização da categoria. A Unijuí foi uma das instituições patrocinadoras da obra.
Parcerias
A Unijuí e o Senge desenvolvem diversas parcerias de cooperação técnico-científico e cultural com o objetivo de aproximar os futuros profissionais, que ainda estão cursando a graduação, além de trazer demandas do mercado para as universidades e a realização de cursos para os estudantes e profissionais da área. Diversos cursos de qualificação e pós-graduação já foram realizados em conjunto pela Universidade e o Sindicato.
Mais de 1,5 mil alunos de ensino médio da região participaram do Bate-Papo Unijuí, evento com informações sobre mercado de trabalho, escolha profissional, ENEM e bolsas e benefícios. O evento foi realizado nos quatro Campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos neste mês de maio e reuniu alunos de 54 escolas da região.
O gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, um dos palestrantes do evento, definiu o Bate-Papo como uma troca de experiências. “A lógica de funcionalidade é um bate-papo, uma conversa e uma troca de experiências, em que a Universidade fica disponível aos estudantes, justamente para ajudá-los nesse momento de escolha”, afirmou.
De acordo com Éder Schuinsekel, da Unidade de Relacionamento da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, esse é o primeiro contato dos estudantes com a Universidade, daí a importância do evento. “É o primeiro contato, depois culmina no Profissional do Futuro com os estudantes conhecendo a Universidade, interagindo com os cursos na prática. É um evento importantíssimo porque eles estão iniciando a sua escolha profissional e acadêmica”, comenta.
Éder também palestrou no evento e destacou a importância do Enem para conseguir bolsas e benefícios para o acesso ao ensino superior e tirou dúvidas de estudantes.
O momento é mesmo de tirar dúvidas sobre Universidade e o futuro. No Campus Três Passos, a estudante da Escola Getúlio Vargas, de Derrubadas, Diana Carine Apio, participou da palestra com outros 470 estudantes. “Eu achei a palestra bem extrovertida, nos ajudou a repensar sobre os nossos estudos e focar mais para a preparação para o Enem, para a faculdade e para o que mais a gente decidir fazer. Voltamos à escola com uma força de vontade maior”, comenta Diana. No campus Três Passos, os estudantes também participaram de oficinas ofertadas pelos cursos de Administração e Direito.
Em Santa Rosa o evento reuniu mais de 380 estudantes da região Fronteira Noroeste. A estudante Roberta, da Escola Yeté, de Tuparendi, também participou. Para ela, as experiências vivenciadas no evento irão ajudar nas escolhas para o futuro. “Aprendemos muitas coisas, que vão influenciar para decidir sobre qual curso escolher”, comentou.
Os estudantes também conversaram com os professores dos cursos ofertados no campus, o que possibilitou conhecer um pouco mais sobre cada área.
No campus Panambi, outros 160 estudantes de ensino médio participaram da programação com palestras e visitas aos laboratórios. A estudante Laura Zachow, do Colégio Evangélico Panambi, sabe a importância das boas escolhas: “O futuro é uma coisa que a gente tem que decidir, e com o Bate-Papo a gente pôde conhecer um pouco mais sobre o Curso de Administração e Engenharia Mecânica”.
A programação do Bate-Papo encerrou na manhã dessa quarta-feira, no campus Ijuí. Foram mais de 500 estudantes que bateram um papo sobre mercado de trabalho e escolha profissional, além de tirarem dúvidas sobre bolsas, financiamentos e ENEM, assim como em todos os quatro campi.
Inicia nesta quinta-feira, dia 24, o Parque de Exposições Wanderley Burmann e diversos outros locais de Ijuí recebem a programação do #ParqueAtivo. O evento vai movimentar diversas modalidades e eventos relacionados até o próximo domingo, dia 27.
A programação inicia, na noite desta quinta-feira, com o 1° EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação Para a Vida, com uma palestra sobre Corporeidade, Ecologia e Saúde na Contemporaneidade, que será realizada pelo professor Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí) com mediação do professor Paulo Carlan (Unijuí), às 19h30min, no Auditório da Sede Acadêmica. Também nesta quinta-feira, inicia o 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, no CTG Clube Farroupilha. Na ocasião será realizada a abertura da exposição “Paixão Pelo Rio Grande” - exposição da vida e obra de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, no Museu do CTG Clube Farroupilha, às 19h. Também ocorre a abertura oficial do 1° Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, às 20h e, logo após, às 20h30, Palestra Cultural e Homenagem ao CTG Clube Farroupilha pelos seus 75 anos de História. Para encerrar, às será servido jantar típico gaúcho.
Além desses eventos, a programação contempla, ainda, atividades de lazer, que serão desenvolvidas pelo SESC, gastronomia, a 2ª Educação Escoteira. No Parque da ExpoIjuí será realizado o Ijuí Sports Festival, a partir de sexta-feira, com as seguintes modalidades: Cross Duathlon Binacional Brasil – Argentina, 4° Maratona Ijuí de Mountain Bike – Prova Válida pelo Campeonato Gaúcho de MTB, Campeonato de Cross Training Endurance, Eco Esportes de Aventura – Desafio de Canoagem e Vivências de Esportes Aquáticos, Jogo de Airsoft, Circuito Estímulo de Noroeste de Judô, Campeonato Mondo Skate e Campeonato Regional de Levantamento.
O evento tem como objetivo promover atividades que visam a prática de esportes e exercícios físicos. O evento é uma promoção do curso de Educação Física da UNIJUÍ e da Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí. Tem o apoio do Grupo Escoteiro Farrapos Carijós, Secretaria Municipal de Educação, AIPAN, cursos de graduação da UNIJUÍ, União das Etnias, Sesc Ijuí e Clic Rápido.
Para mais informações, entre em contato: 1° EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação para a Vida: (55) 33320210 – eventosedf@unijui.edu.br, Ijuí Sports Festival: (55) 33329637 – esporte@ijui.rs.gov.br, 1° Fórum Estadual de Culturas Populares Tradicionais: (55) 33318200 – cultura@ijui.rs.gov.br. Também é possível ficar por dentro das atrações pelo evento no Facebook. Acesse a página do evento no Portal da Unijuí, faça a sua inscrição e participe!
Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, a Unidade de Reabilitação Física – UNIR, ligada ao Departamento de Ciências da Vida da Unijuí realiza, no Campus Ijuí, o I Encontro de Reabilitação Física, com início às 8h15, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brun.
O objetivo é oportunizar um espaço de discussão sobre reabilitação, e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando no desenvolvimento de ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências físicas. O evento é direcionado à reflexão e atualização de profissionais e estudantes da área da Saúde.
A programação inicia com a Conferência: Reabilitação Física, com a médica Helga Porsch e a neuropsicologa Nancí Schneider. Logo após, a Conferência: Serviço Farmacêutico na área de Reabilitação Física, com a farmacêutica Christiane Colet. Das 10h20 às 10h35 será servido o Coffee Break. A partir das 10h35 acontece a Mesa redonda: Amputação de membros inferiores com o médico Fábio da Silva e a enfermeira Angélica Cembranel, fisioterapeuta Edina Coelho e moderação da Fisioterapeuta Carla Mergen. Das 11h45 às 13h30 será realizado um intervalo. Na parte da tarde, das 13h30 às 14h45, será realizada a Mesa redonda: Reabilitação no Acidente Vascular Encefálico, com os médicos Felipe Y Castro e Marcos Soares, fonoaudióloga Vanessa Araújo, nutricionista Daiana Vieira e moderação de Gladis Corrêa. Das 14h45 às 15h será servido o Coffee break. O retorno aos trabalhos acontece às 15h com a Conferência: Tratamento clínico e cirúrgico na reabilitação física de crianças, com as médicas Helga Porsch e Michelle Zanferari e a fisioterapeuta Simone Strassburger.
Patrocinam o I Encontro de Reabilitação física as empresas: Ortobrás, Ortomobil, Módulus, Ortopedia Canadense e Print Impressões, Nestlé Health Science, Nutriport e Mobiliário 21.
Sobre a UNIR
É fruto de uma parceria entre a UNIJUÍ e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem a função de prestar assistência em reabilitação física à Pessoa com Deficiência Física, atendendo usuários pertencentes aos municípios de abrangência da 9ª CRS e 17ª CRS.
Atualmente, ingressam na UNIR, em média, 50 pacientes novos por mês. A média mensal de atendimentos é de 200 pacientes em reabilitação. São realizados atendimentos individuais e em grupo, com uma equipe multidisciplinar. Além de realizar o atendimento aos pacientes, a UNIR também é responsável pela avaliação, prescrição, dispensação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, conforme a necessidade de cada paciente.
Nesta semana, de 21 a 25 de maio, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realiza Semana Acadêmica. Os cursos que compõem o Departamento vão desenvolver uma variada programação nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi.
Os estudantes vão poder conferir palestras, minicursos, oficinas, concursos com intuito de proporcionar aos acadêmicos uma formação complementar qualificada ao mesmo tempo em que oportuniza um espaço de integração entre os acadêmicos de todos os cursos do DCEEng. Motivar os acadêmicos e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional.
Na abertura da programação em Ijuí, realizada na noite de segunda-feira, será realizada a “Palestra 360 – Vida Universitária: preparação para o início da carreira, mercado de trabalho e empreendedorismo”, com Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcante.
Eduardo Mikail é engenheiro civil, empresário e empreendedor digital, é sócio-fundador da Digital Bronks, e formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Eduardo Cavalcanti é engenheiro civil, fundador do Blog da Engenharia e do Blog da Arquitetura, empresário e atua no ramo da construção civil, especializado na área de desmontagens industriais.









No Campus Santa Rosa, a programação abre com uma palestra sobre Gerenciamento de projetos ágeis com framework scrum, que será realizada por Douglas Marques.
De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, a novidade dessa edição da semana acadêmica, é a organização que foi realizada totalmente pelos Centros Acadêmicos dos três cursos que compõem o DCEEng em Santa Rosa: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Ressaltando que os professores e a estrutura da Unijuí serviram de orientação e apoio, respectivamente, para a organização do evento. “Este ano, foi dado enfoque no contato entre empresas e a Universidade, apresentando palestras multidisciplinares na área de Engenharia e realização de Seminários entre áreas similares que compõem uma grande área maior. Além disso, foi buscado apoio de ex-alunos para que colaborassem ativamente na participação do evento, tanto como palestrantes, ouvintes, seminaristas ou representando empresas”, destaca Mauro.







Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica vai tratar sobre “Soldagem na Era da Manufatura Avançada”, com o palestrante André Lohmann, da empresa Lincoln Eletric do Brasil. O Campus vai receber, ainda, palestras e bate-papos sobre diversos assuntos, entre eles: Indústria 4.0, responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, entre outros temas.




A UNIJUÍ participou do II Encontro Nacional de Procuradores Institucionais (PIs) e Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, em Brasília. A Universidade esteve representada pela Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, Procuradora Institucional, Cristiane Villa, e Coordenadora da CPA. Magna S. C. Dalla Rosa.
O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC. O objetivo do evento foi a discussão e apropriação da nova regulamentação da educação superior brasileira, estabelecida pelo Ministério da Educação no final de 2017 e, em 2018, contou com a presença de representantes de universidades, faculdades e centros universitários. O COMUNG esteve representado por quatro IES comunitárias gaúchas.
Na ocasião, foram objeto de debates, os decretos e as portarias que regulamentam a educação superior brasileira, bem como os novos instrumentos de Credenciamento e Recredenciamento Institucional e Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação.
Nestes dois dias de reflexões e troca de experiências foi evidenciada a importância do papel dos PIs, responsáveis pelos processos de regulação/MEC e CPAs, responsáveis pelos processos avaliativos, articulados com os gestores das IES para a constante qualificação dos processos e ações das instituições comunitárias brasileiras.
A partir da fala dos palestrantes e debates, a professora Cristina destacou as mudanças e adequações das Instituições de Ensino Superior. “Diante do cenário de mudanças na sociedade brasileira as adequações realizadas no novo marco regulatório exigirão das IES adequações em seus processos e ações institucionais, com foco na definição do perfil dos estudantes, visando o ensino e a aprendizagem destes para atuação no mercado de trabalho e na sociedade, de forma crítica, humanista e empreendedora”.
Para Cristiane Villa, Procuradora Institucional, o encontro serviu para reflexões. “O encontro constituiu-se em oportunidade de aprofundar as reflexões sobre as novas regulamentações do MEC, possibilitando a compreensão de alguns aspectos pelo coletivo das Universidades, e de outros aspectos que necessitam aprofundar o debate e a compreensão. Este novo marco regulatório exigirá das IES, adequações no PDI, PPC e normas institucionais”.
Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA, entende a importância das avaliações. “Os instrumentos avaliativos precisam ser apropriados pelos atores institucionais (gestores, professores, técnico-administrativos), bem como gerar mecanismos e instrumentos orientadores e de acompanhamento para a maior articulação entre planejamento, execução, avaliação e regulação, tendo como foco a formação qualificada do estudante, a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.
Como encaminhamento do evento, será criado pela ANEC um Fórum de Debate online entre as IES participantes, para aprofundar os debates iniciados neste evento, bem como a troca de experiências entre IES de diferentes Estados do Brasil.
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