
Fazer uma qualificação profissional a partir de um curso de Pós-graduação Lato Sensu, como especializações e MBAs, pode garantir um crescimento profissional rápido e ajudar a trilhar o caminho no mercado de trabalho. Nos cursos ofertados pela Unijuí, o estudante pode impulsionar a sua carreira e aprofundar conhecimentos específicos em uma área de interesse, bem como fazer networking, assim abrindo portas para novas oportunidades.
Formações em cursos de pós-graduação Lato Sensu podem, ainda, ser um diferencial competitivo e demonstrar o comprometimento com o desenvolvimento, não apenas profissional, mas, também, pessoal.
A pós–graduação na Unijuí, por exemplo, auxilia ao profissional adquirir conhecimentos diferenciados, bem como permite explorar áreas relacionadas com a sua formação inicial, expandindo assim, as possibilidades de atuação. Outro fator é que, assim, é possível desenvolver novos perfis que permite chegar ainda mais longe em suas carreiras, desta forma para quem quer ter destaque no mercado de trabalho, a pós-graduação Lato Sensu é uma ótima escolha.
A Unijuí conta com uma série de cursos diferenciados de Pós-graduação Lato Sensu, que envolve especializações e MBAs, nas mais diversas áreas do conhecimento. Para conhecer os cursos de Pós-graduação Lato Sensu com inscrições abertas na Unijuí, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada.

A Unijuí prorrogou as inscrições para o Vestibular de Inverno 2025. Agora, os interessados têm até o dia 12 de agosto para garantir a participação no processo seletivo. A Universidade oferece vagas em 36 cursos de graduação presenciais, distribuídas entre os campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
No campus Ijuí, há vagas nos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Já no campus Santa Rosa, há vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia. No campus Panambi, inscrições podem ser realizadas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica. Já no campus Três Passos, a oferta é para o curso de Direito.
Neste processo seletivo, a Unijuí disponibiliza diferentes modalidades de ingresso. O candidato pode optar pelo uso da nota da redação do ENEM, válida para edições realizadas entre 2010 e 2024, ou aproveitar a nota de redações de vestibulares anteriores da própria Unijuí, aplicados entre 2010 e 2025. Além disso, os candidatos têm a opção de realizar a prova on-line, que consiste na produção de uma redação em ambiente virtual, disponível imediatamente após a inscrição.
Os editais completos com todas as informações estão disponíveis no site da Unijuí. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3332-0200 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Com um modelo educacional comprometido com a excelência acadêmica, a Unijuí oferece a modalidade de Ensino a Distância (EaD) como uma alternativa acessível, flexível e de qualidade para quem busca uma nova formação superior.
Segundo o professor Robson Machado Borges, coordenador do EaD na Universidade, a modalidade foi cuidadosamente estruturada para garantir um processo de ensino e aprendizagem eficaz, com mediação tecnológica e acompanhamento pedagógico. “O EaD da Unijuí integra seriedade e comprometimento acadêmico com a flexibilidade de tempo e horário de estudo, permitindo que o aluno tenha autonomia e participação ativa, com o suporte de tutores”, destaca.
Além disso, o EaD representa uma oportunidade concreta para quem deseja se qualificar sem abrir mão de suas rotinas pessoais e profissionais. “A proposta da Universidade representa uma possibilidade de qualificação de qualidade ao mesmo tempo que permite flexibilidade nos estudos, conciliando com as demandas pessoais e profissionais dos estudantes”, enfatiza o professor.
Educação com autonomia e suporte
Um dos diferenciais da modalidade EaD da Unijuí é a estrutura educacional robusta e interativa. O processo de ensino e aprendizagem está guiado por uma estrutura que possibilita a formação dos acadêmicos por meio de diferentes instâncias, considerando a pertinência de interações diversificadas e qualificadas entre professores, tutores e acadêmicos. “Os professores são mestres e doutores que atuam na pesquisa e na extensão, o que garante aos alunos da modalidade EaD uma nova formação com conhecimentos atualizados e utilizáveis em contexto real de atuação”, explica o coordenador.
Durante o curso, o estudante não caminha sozinho. Professores e tutores atuam de forma complementar: enquanto os docentes são responsáveis pelos conteúdos e pela condução pedagógica das disciplinas, os tutores dão suporte aos estudantes no que diz respeito aos processos, esclarecendo dúvidas e encaminhando questões quando necessário.
Plataforma intuitiva e avaliações diversificadas
A plataforma utilizada nos cursos EaD da Unijuí é intuitiva e de fácil navegação. Nela, os estudantes encontram todos os materiais didáticos, acesso direto aos professores e tutores, além de um ambiente dinâmico para a realização de atividades avaliativas. “O aluno tem acesso a livros digitais, artigos, dissertações, teses, videoaulas gravadas pelos professores, além do contato direto com eles, em tempo real. Assim, o estudante aprende na condição de protagonista de sua aprendizagem a partir das devolutivas e do caminho indicado pelos docentes, com acompanhamento dos tutores”, aponta o professor.
Nesse sentido, a diversidade de formatos de avaliação é outro diferencial do EaD. “Os estudantes realizam desde questionários, resenhas e entrevistas, até projetos, debates, estudos de caso, portfólios e práticas em campo, sempre respeitando a proposta pedagógica de cada curso”, ressalta o coordenador.
As inscrições para o módulo 3 do EaD da Unijuí estão abertas. Saiba mais sobre cursos e investimentos neste link.

Duas pesquisadoras vinculadas ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí estão vivenciando uma importante experiência internacional. Laura Schleder Correa, doutoranda, e Diovana Gelati de Batista, pós-doutoranda, estão em período de intercâmbio acadêmico na University of Pittsburgh, nos Estados Unidos.
As alunas integram o projeto de pesquisa “Efeitos de herbicidas à base de glifosato como agentes disruptivos metabólicos: um estudo translacional sobre o impacto nas vias de estresse celular”, coordenado pelo professor Thiago Gomes Heck, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (GPeF) e com colaboração da professora Julia Matzenbacher dos Santos, da University of Pittsburgh.
Segundo o professor Thiago Gomes Heck, “o projeto recebeu financiamento do CNPq em dois editais de internacionalização: um deles para interação entre pesquisadores do Brasil com o exterior e outro para alocação de bolsas de estudo no exterior.” O professor ainda destaca a relevância do intercâmbio acadêmico. “Esse período de imersão numa universidade internacional traz uma bagagem de expertise cultural, científica e tecnológica. Uma universidade com pesquisadores de muitos países (EUA, China, Índia, Coreia do Sul…). Tecnologia de ponta, aulas em inglês, imersão na pesquisa e na ciência.”, diz Thiago.
O coordenador também salienta que a iniciativa não se encerra com essa etapa do intercâmbio: “O projeto prevê continuidade aqui, pois é em rede entre diferentes pesquisadores da Unijuí, do PPGAIS e PPGMMC, além de outros externos do Brasil e do exterior. Isso significa a consolidação de uma rede de pesquisa com atividades por muito tempo.”
Experiência acadêmica e cultural
Laura Schleder Correa é biomédica patologista clínica, com especialização em Hematologia Laboratorial e mestrado pelo PPGAIS. Agora, como doutoranda na mesma linha de pesquisa, ela integra o programa de Doutorado Sanduíche na School of Nursing da University of Pittsburgh.
A aluna conta que o convite surgiu logo no início do doutorado: “Logo que entrei no doutorado, em julho de 2024, meu orientador, o Prof. Dr. Thiago Heck, me apresentou a ideia do projeto que ele enviaria para o CNPq e perguntou se eu aceitava o desafio de fazer esse doutorado sanduíche. Aceitei no mesmo momento.”
Laura explica que sua pesquisa investiga se os herbicidas à base de Glifosato podem colaborar para alterações metabólicas. “Aqui, na Universidade de Pittsburgh, irei investigar os mesmos fatores, porém com foco na resistência insulínica e o estresse oxidativo em culturas de célula do músculo esquelético”, explica.
Ela permanecerá por cinco meses nos EUA e afirma que a vivência tem sido transformadora: “Está sendo uma experiência incrível! Estamos participando das aulas de Anatomia e Fisiologia da nossa supervisora, a Profa. Dra. Julia dos Santos, e essas aulas estão nos auxiliando muito na comunicação e adaptação com os alunos, professores e funcionários da universidade.”
Já Diovana Gelati de Batista tem formação em Ciências Biológicas, mestrado em Atenção Integral à Saúde e é doutora em Modelagem Matemática e Computacional, também pela Unijuí. Atualmente, desenvolve seu pós-doutorado no PPGAIS e explica como surgiu a oportunidade: “Tenho participado da execução do ‘Projeto Glifosato’, coordenado pelo professor Dr. Thiago Gomes Heck no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF), desde o mestrado, investigando os efeitos desse herbicida à saúde metabólica e ambiental. No ano passado, submetemos um projeto relacionado a esse mesmo tema para concorrer a financiamento através de um edital do CNPq que incentiva colaborações internacionais. O projeto foi contemplado, dentre outros recursos, com duas bolsas: uma de pós-doutorado no exterior (PDE) e outra de doutorado sanduíche no exterior (SDW). Então, o professor Thiago concedeu a bolsa de PDE a mim e a de SDW à Laura.”
Sobre a sua pesquisa, Diovana esclarece: “Tenho investigado quais são as principais vias de resposta celular aos herbicidas à base de glifosato (HBG), com foco nos seus efeitos sobre o metabolismo. Especificamente, estamos estudando se pode haver alguma relação entre a exposição a esses herbicidas e o desenvolvimento de resistência insulínica e Diabetes Mellitus Tipo 2. Para isso, enquanto a Laura investiga os efeitos dos HBG na resistência insulínica no músculo esquelético, tenho focado nas vias moleculares de liberação de insulina no pâncreas.”
Tanto Laura quanto Diovana ressaltam que o maior desafio tem sido o idioma, especialmente fora do ambiente acadêmico, mas ambas apontam que estão se adaptando e progredindo dia após dia. “Apesar de entendermos muito o inglês, ainda estamos tímidas para nos comunicarmos, mas, ao mesmo tempo, a maior conquista é que conseguimos entender as conversas e estamos conseguindo nos enturmar e conversar”, afirma Laura.
A contribuição da experiência para a pesquisa na Unijuí
Além do avanço nas pesquisas, as alunas esperam trazer aprendizados significativos à Unijuí. Laura destaca que pretende retornar com domínio maior do inglês e com habilidades laboratoriais como extração de DNA e RNA, PCR e cultura de células permanentes. Diovana acrescenta que esperam trazer uma nova visão sobre a ciência. “Certamente voltaremos com uma nova visão, mais ampla, sobre a ciência e como é feita em países desenvolvidos. Acredito que isso contribuirá muito para nossa atuação enquanto futuras professoras e pesquisadoras, e poderemos compartilhar nossas experiências com o Grupo de Pesquisa em Fisiologia e comunidade acadêmica da Unijuí”, finaliza.

Na última sexta-feira, 18 de julho, a Unijuí - Campus Panambi foi palco do evento de encerramento do projeto "Desenvolvimento de um sistema e de um aplicativo para a realização de checklists", iniciativa realizada por meio de uma parceria estratégica entre a Fidene/Unijuí, a empresa Kepler Weber Industrial e a Infinitum Tecnologia e Inovação (graduada na Criatec Unijuí).
Durante o encontro, foi apresentado oficialmente o produto final do projeto: o CheckList Kepler, sistema desenvolvido para otimizar processos internos da empresa parceira. A apresentação foi realizada pelo diretor da Infinitum, Janiel Ceretta Foletto, pelo analista da Kepler, Átila Cordeiro Biolchi, e pelo coordenador de Reposição e Serviços da Kepler, Diego Moreira Paiva. Participaram, ainda, do desenvolvimento do produto, os analistas da Kepler, Andreas Legowski Strucker e Guilherme Hirsch Ramos. Pela Unijuí, coordenou a iniciativa o professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro.
No evento, estiveram presentes analistas e gestores da Kepler Weber, de forma presencial e remota; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Daniel Knebel Baggio, e o coordenador da Unijuí - Campus Panambi, Paulo Cesar Mayer. O momento também contou a presença de representante da Agit/Unijuí, que acompanhou a execução do projeto, e de convidados do ecossistema de inovação de Panambi e bolsistas vinculados ao programa Inova/RS, que puderam conhecer o case e seus resultados.
O projeto foi idealizado como resposta a uma demanda concreta do setor produtivo, e sua execução envolveu equipes multidisciplinares, conjugando inovação tecnológica, pesquisa aplicada e formação profissional. O resultado foi um sistema funcional, validado e já em uso, evidenciando o potencial das parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento regional.
Conforme destacou a equipe envolvida, o desafio foi proposto, aceito e executado com sucesso, demonstrando que esse modelo de cooperação é eficiente, aderente às necessidades do setor produtivo e altamente recomendável para futuros projetos.
A solução segue agora para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI e avança com o desenvolvimento de melhorias constantes; integração estratégica com os sistemas ERP, CRM e outros; desenvolvimento de novos módulos e ampliação de uso para outras áreas da empresa.

A Unijuí - campus Três Passos promove, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes (Sipat). As atividades vão ocorrer no auditório do campus, sempre às 19h30.
Nos três dias de programação, serão feitas palestras com profissionais renomados. A palestra de abertura será feita pelo engenheiro civil e perito judicial Luis Alberto Giovelli, com o tema “O meio ambiente do trabalho e o princípio da dignidade do ser humano”. No dia seguinte, a professora do curso de Direito da Universidade, professora Rosane Teresinha Carvalho Porto apresenta a palestra “Assédio e discriminação no trabalho: análise dos impactos psicossociais com base na NR1”.
Por fim, a programação encerra com a palestra “Ginástica Laboral no ambiente de trabalho”, ministrada pela educadora física na área de Ginástica Laboral da Secretaria de Saúde de Campo Novo, Sandra Beatriz Bieger Schmidt.

Até o dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu “Autismo e Educação: Inclusão, Aprendizado e Desenvolvimento”, ofertada pela Unijuí na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A especialização é voltada a profissionais da educação, como egressos dos cursos de Pedagogia, licenciaturas e Educação Física, que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas voltadas à inclusão de estudantes autistas, com foco no desenvolvimento das relações, da linguagem e da participação escolar.
O curso propõe uma formação fundamentada nas ciências da educação, com ênfase em uma abordagem histórico-cultural e neuroafirmativa do autismo, oferecendo caminhos formativos reais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. A proposta abrange temas como os fundamentos da educação inclusiva, o desenvolvimento da linguagem, a utilização de tecnologias assistivas, a acessibilidade educacional e práticas pedagógicas centradas nas especificidades do autismo, a partir de uma perspectiva anticapacitista.
O principal objetivo da especialização é capacitar os profissionais da educação para atuar com estudantes autistas de forma sensível, crítica e propositiva, promovendo o planejamento e a realização de práticas pedagógicas inclusivas. Entre os objetivos específicos estão: ampliar o conhecimento sobre autismo e educação a partir de uma visão histórico-cultural, anticapacitista e neuroafirmativa; refletir e propor tecnologias assistivas e estratégias de acessibilidade educacional; compreender a centralidade da linguagem no processo de inclusão e participação escolar; e desenvolver a capacidade de avaliar, propor e liderar práticas pedagógicas inclusivas no autismo.
As aulas serão ministradas pelo Google Meet, das 19h às 22h30. As inscrições podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) celebra a publicação de um artigo na Revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, em circulação desde 1986 e referência no Brasil nas áreas de História, Arquivologia e demais ciências da informação.
A revista tem como objetivo divulgar o potencial dos documentos de valor histórico preservados por instituições de memória, apresentando-os como fontes relevantes para a pesquisa — independentemente do formato ou suporte da informação.
Assinado por Amanda Higashi, arquivista do Madp e mestre em Patrimônio Cultural, e por Ivo Canabarro, pós-doutor em História e professor da Unijuí, o artigo integra a seção Artigos Livres do volume 38, número 2 (maio/agosto de 2025). O texto destaca o acervo iconográfico preservado pelo Museu, com foco em três importantes conjuntos fotográficos representativos da colonização de Ijuí: as coleções Eduardo Jaunsem, Família Beck e o fundo Luiz Germano Gieseler.
Esses acervos, além de fotografias em papel e filmes flexíveis, são compostos principalmente por negativos de vidro - suportes fotográficos raros no contexto brasileiro — que documentam aspectos culturais, sociais e familiares do período de imigração na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O artigo também enfatiza a importância do trabalho técnico, interdisciplinar e curatorial na preservação e disponibilização pública desses registros.
“A proposta da Revista Acervo é justamente promover esse tipo de articulação entre a prática técnica e a produção de conhecimento histórico”, afirma Amanda Higashi. “Nosso artigo valoriza não apenas o conteúdo das imagens, mas também o trabalho de bastidor necessário para que essa documentação esteja acessível a pesquisadores e ao público em geral.”
Para o professor Ivo Canabarro, a publicação representa um reconhecimento significativo. “A revista do Arquivo Nacional é uma das principais publicações sobre documentos históricos no país. Ela oferece uma possibilidade de projeção nacional, e também internacional, já que circula em outros países, dos nossos acervos, aqui do Museu Antropológico Diretor Pestana. Já é o segundo artigo publicado sobre o nosso museu, e isso tem um impacto muito grande para o reconhecimento das potencialidades do nosso acervo como objeto de pesquisa.”
A publicação reforça o papel dos museus universitários como espaços fundamentais para a preservação da memória e o fomento à produção científica. Com qualificação A1 no sistema Qualis/CAPES, a Revista Acervo consolida-se como um espaço de excelência no diálogo entre práticas técnico-documentais e reflexões historiográficas.
O artigo está disponível para leitura neste link.
O espírito empreendedor e a inovação têm se consolidado como marcas do ensino na Unijuí. Um exemplo disso é a iniciativa dos estudantes Pietro Henrique de Oliveira Antonello, Raphaël Marcelevitch Marloie e Stéfanie Copetti Bade Milbradt, que participam do Projeto Integrador em Empreendedorismo e Inovação (PI). A partir de uma proposta desenvolvida em sala de aula, o grupo criou o MoveU, um aplicativo voltado à mobilidade universitária, que agora entra em fase de pré-incubação com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (CRIATEC)
A ideia surgiu como resposta a um desafio real enfrentado por estudantes: a dificuldade de acesso a informações sobre transporte universitário. Com o MoveU, os usuários poderão consultar, em um só lugar, dados atualizados sobre: Opções de caronas compartilhadas; Rotas e trajetos; Pontos de embarque e desembarque.
Segundo os idealizadores, o aplicativo busca promover uma mobilidade mais inteligente, segura e organizada, conectando os estudantes de forma colaborativa. “Nosso objetivo é resolver uma dor real enfrentada pelos estudantes, especialmente aqueles que vêm de outras cidades. Com o MoveU, queremos que os deslocamentos deixem de ser uma preocupação e se tornem parte de uma rotina mais prática e conectada”, destacam os criadores do aplicativo”.
O desenvolvimento do MoveU foi impulsionado pelas atividades do Projeto Integrador, componente curricular que incentiva a aplicação prática de ideias empreendedoras por meio de metodologias ativas e abordagem interdisciplinar. A disciplina é ofertada nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, sob a orientação das professoras Fernanda Pasqualini, Márcia Almeida e Thaís Teixeira.
O suporte da Criatec tem sido essencial na estruturação do negócio, oferecendo mentorias técnicas, orientações estratégicas e apoio no desenvolvimento do protótipo. Com essa parceria, os estudantes avançam rumo à consolidação de um negócio inovador, com potencial de impacto dentro e fora da universidade.
A expectativa é que o MoveU se torne uma solução acessível a estudantes da Unijuí e de outras instituições, promovendo uma mobilidade universitária mais eficiente, colaborativa e sustentável.

O Coral Unijuí está com edital aberto para inscrições para o processo seletivo de novos integrantes. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 23 de julho e vão até o dia 1º de agosto. Elas podem ser feitas neste link. A seleção envolve entrevista coletiva e audição. A entrevista coletiva ocorre no dia 2 de agosto, no prédio 01, sala 310, na Sede Acadêmica da Fidene. Já a audição será realizada de forma individual, através de agendamentos.
A seleção envolve entrevista coletiva e audição. O edital prevê a seleção de vozes femininas e masculinas para o Coral Unijuí e também de cantores instrumentistas, que utilizem teclado, bateria, violão, baixo e percussão. Podem participar estudantes da Unijuí, egressos, funcionários da Fidene/Unijuí e demais pessoas da comunidade externa.
Como requisitos necessários, é exigido aos futuros integrantes terem disponibilidade para participar dos ensaios nas sexta-feiras à noite, sábados pela manhã e quando houver necessidade de ensaios extras; disponibilidade para participar das demais atividades do grupo; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.
Os critérios de avaliação e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no site www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura.
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