
A Unijuí está com inscrições abertas para a atividade de qualificação Danças Circulares Infantis e Brincadeiras de Roda, que tem como proposta proporcionar vivências lúdicas e educativas voltadas à infância. A formação busca valorizar a cultura do brincar, resgatar saberes tradicionais e promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da música, do movimento e da coletividade.
A atividade é voltada para profissionais da educação infantil, pedagogos, educadores físicos, estudantes da área da educação e demais interessados em práticas corporais e educativas com crianças. Com uma abordagem prática e sensível, a formação possibilita a experimentação de diferentes rodas cantadas e dançadas, trabalhando aspectos como coordenação motora, socialização, expressão corporal, musicalidade e vínculo afetivo.
Mais do que uma técnica, as danças circulares e as brincadeiras de roda são reconhecidas como ferramentas pedagógicas que contribuem para o fortalecimento de valores como o respeito, a cooperação, a escuta e o cuidado mútuo, aspectos essenciais na formação humana desde a infância.
A capacitação será realizada presencialmente e tem como diferencial a integração entre teoria e prática, incentivando os participantes a aplicarem os aprendizados em seus contextos de atuação com crianças.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br..

A Cia Cadagy - Corpo e Movimento da Unijuí deu início, na manhã desta sexta-feira, 16 de julho, em parceria com o Sesc, a uma série de oficinas que serão realizadas com as escolas de Ijuí. Ao todo serão ofertadas seis oficinas, as quais integram a programação de atividades do projeto Sesc Circo.
Na oficina realizada nesta manhã, realizada no ginásio esportivo da Unijuí, estudantes do 6º Ano da escola Estado do Amazonas, participaram de uma dinâmica de ginástica Geral e linguagens circenses. A dinâmica contou com atividades de iniciação ao teatro, trabalho de equilíbrio, flexibilidade, força e equilíbrio, além de uso da base de técnico, cambalhotas, cama elástica, entre outros, e foi guiada pelos integrantes do Cadagy.
“Este é projeto legal para nós enquanto Cadagy, pois ajuda a divulgar nosso trabalho feito aqui. Além disso, conta com esse momento único de troca entre nossos artistas, acadêmicos e voluntários, o que é fundamental para nossos participantes que aprendem muito mais. Quem faz aprende e quem ensina aprende muito mais”, destaca o coordenador do grupo, Dionatan Mânica dos Santos.
Coordenadora pedagógica da escola, a professora Cíntia Kronbauer destaca a importância da atividade para os alunos do educandário. “Essa é uma oficina super importante pois eles estão em fase de desenvolvimento e ter oportunidade de vivenciar atividades que envolvem ginástica e circo, vai desenvolver uma motricidade maior, Isso é um elemento que influencia na aprendizagem deles. As atividades físicas são importantes e ter essa vivência, é importante”, comenta.
As oficinas seguiram também à tarde, com a participação de alunos da escola Ernesto Eugênio Storch. Nas próximas semanas participarão estudantes das escolas Imeab, João Goulart e Escola Joaquim Porto Vilanova.
No dia 8 de agosto, o projeto Sesc Circo terá o seu lançamento no auditório do Sesc, onde será feita uma apresentação da Cia Cadagy com utilização de tecido, lira e malabares. Também será feita, no dia 9 de agosto, uma intervenção no Parque da Pedreira. O espetáculo “Era Uma Vez - Contos Irmãos Grimm”, produzido pela Cia Cadagy em parceria com a Rádio Unijuí FM vai integrar a programação do Sesc Circo. A apresentação vai ocorrer no dia 17 de agosto.
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Profissionais e estudantes das áreas da Fisioterapia e da Educação Física têm uma nova oportunidade de qualificação na Unijuí. Estão abertas as inscrições para o curso “Biomecânica aplicada às lesões de joelho: da avaliação à prescrição de exercícios terapêuticos”, que será realizado de forma presencial no dia 30 de agosto de 2025, no campus Ijuí, com atividades no turno da manhã e tarde.
A proposta da formação é capacitar fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos dessas áreas na aplicação prática da biomecânica para a prescrição de exercícios terapêuticos em casos de lesões no joelho. Com uma abordagem baseada em evidências e foco funcional, o curso contempla desde os conhecimentos sobre a anatomia e identificação das lesões mais comuns, até estratégias de reabilitação que priorizam a segurança, a melhoria do desempenho e o retorno adequado às atividades físicas.
Com conteúdos atualizados e orientações práticas, o curso visa contribuir diretamente com o aprimoramento da atuação clínica dos participantes, ampliando suas competências na prevenção e tratamento de disfunções do joelho, uma das articulações mais frequentemente lesionadas no contexto esportivo e funcional.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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Parte da Política Linguística da Unijuí, foi lançado, nesta quinta-feira, 17 de julho, o projeto Línguas no Campus (LinC). Esta é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em parceria com o curso de Letras: Português e Inglês, Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Laboratório de Ensino de Línguas Estrangeiras (Lelu). A proposta do projeto é de ser uma resposta ao crescente processo de internacionalização da Universidade.
O objetivo do LinC é proporcionar a estudantes de pós-graduação stricto sensu, bolsistas da Unijuí, funcionários e comunidade em geral, o ensino acessível de diversas línguas que fazem parte da comunidade acadêmica. O primeiro curso lançado é o Inglês no Campus, que está com inscrições abertas.
Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, o Línguas no Campus foi pensado nos últimos meses com a ideia de fortalecer os demais idiomas falados e utilizados na Universidade. “Se queremos avançar nas línguas, precisamos da internacionalização. E para isso, precisamos conseguir nos comunicar com as pessoas e com aquelas que estão além das nossas fronteiras”, destaca.
Coordenadora Pedagógica do LinC, a professora Fabiana Diniz Kurtz ressalta que o que será ofertado foi pensado com base na proposta institucional do ensino de línguas. Segundo ela, a ideia não é só ensinar uma língua, mas fortalecer o ecossistema de linguagens estrangeiras da instituição. Isso passa, também, pela cultura, proficiência, e por um olhar com carinho para a pós-graduação, para bolsistas, comunidade externa e interna.
“A ideia é para divulgar que esse projeto busca não apenas ensinar escrita e fala de uma língua. Mais do que isso, sobre um processo linguístico-discursivo capaz de empoderar as pessoas”, comenta.
A professora do curso de Inglês dentro do projeto será Vanessa Vieira Mombach. Durante o evento de lançamento, ela apresentou como será feita a abordagem dos conteúdos e a nova proposta. “Entendemos que as línguas não podem ser barreiras, mas pontes para outros conhecimentos culturais e sociais”, comenta.
Conforme explica, o Inglês no Campus tem nova apresentação, onde o estudante escolhe o nível no momento da inscrição. Cada curso possui carga horária de 30 horas, sendo trabalhadas semanalmente com 1h e 30 minutos de atividades presenciais ou on-line síncronas, conforme definição de cada turma, e sendo destinado ainda, horário extra para atividades não presenciais ou assíncronas.
O curso contará com duas propostas: Leitura para Fins Acadêmicos (EAP), com foco no letramento acadêmico a partir de gêneros textuais dessa esfera. O objetivo é trabalhar diferentes estratégias de leitura contribuindo para a formação linguística e discursiva do aluno.
Há também o Conversation Club, com foco no desenvolvimento da oralidade e conversação para contextos cotidianos e acadêmicos, a partir de uma abordagem comunicativa e aprendizagem baseada em problemas, garantindo uma aprendizagem centrada no aluno e integrada às necessidades reais de uso da língua.
Mais informações sobre o Inglês no Campus e sobre o Línguas no Campus podem ser obtidas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada, ou pelo instagram instagram.com/linc.unijui/.

A Unijuí promoverá, nos dias 5 e 8 de novembro, o Workshop Comunicação Assertiva, uma qualificação voltada a profissionais que desejam desenvolver suas habilidades de comunicação no ambiente de trabalho, além de aprimorar o autoconhecimento e o perfil pessoal e profissional.
A proposta tem como foco a comunicação assertiva, que é a habilidade de expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e honesta, respeitando os direitos e opiniões dos outros. Essa competência busca o equilíbrio entre a passividade, marcada pela dificuldade de se posicionar, e a agressividade, quando se impõem ideias sem considerar o outro.
O workshop será oferecido em dois formatos: on-line, no dia 5 de novembro, e presencial, no dia 8. Entre os principais objetivos estão: promover uma comunicação clara, respeitosa e eficaz; desenvolver a escuta ativa e empática; reconhecer e gerenciar emoções de maneira assertiva; identificar os diferentes estilos de comunicação (passivo, agressivo, passivo-agressivo e assertivo); e aplicar estratégias assertivas em situações cotidianas.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

O Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal da Unijuí desempenha um papel crucial na avaliação dos componentes químicos e físicos presentes nos solos e tecidos vegetais. Essas análises aprofundadas oferecem ao produtor rural informações essenciais para compreender a aptidão do solo para o cultivo, bem como orientações precisas sobre o uso adequado de fertilizantes, visando alcançar níveis elevados de produtividade.
Somente em 2024, o Laboratório foi responsável por fazer 2.447 análises. A maioria das buscas foram por análises químicas básicas de solos. “Possuímos diversos tipos de análises de solos e oferecemos aos produtores rurais, empresas e prefeituras. Buscamos sempre atender com eficiência o que nos é solicitado, garantindo um resultado preciso e seguro aos nossos clientes”, destaca o responsável técnico pelo Laboratório de Análise de Solos, Diovane Antonow.
O laboratório de Análise de Solos da Unijuí, conforme Diovane, é importante para a comunidade regional, pois permite, com baixo custo, promover a análise de amostras para financiamentos bancários e seguros agrícolas.
“Oferecemos análises químicas básicas e completas, que avaliam a quantidade de pH, matéria orgânica e nutrientes essenciais, como fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Na análise física, identificamos a textura e estrutura do solo. Os resultados obtidos colaboram para corrigir adequadamente o solo e aumentar o nível de produtividade. A análise de tecido vegetal envolve a coleta de amostras de folhas e resíduos orgânicos de origem animal ou vegetal, permitindo avaliar suas necessidades nutricionais”, explica.
Neste ano, o planejamento inclui altos investimentos na automatização das análises no laboratório de solos, o que permitirá um aumento na capacidade de processamento de amostras e maior precisão nos resultados.
Para ter acesso aos atendimentos, os interessados podem levar as amostras diretamente à Central de Recebimento de Amostras, que fica localizada no Campus Unijuí de Ijuí, no prédio 45 - sala 01. Também é possível buscar atendimento através do e-mail cra@unijui.edu.br e pelo WhatsApp (55) 3332-0627, onde os clientes podem tirar dúvidas e obter informações sobre quantidade de amostras, valores, localização, orçamentos, tipos de análises e enviar amostras via correspondência.

A Unijuí promove, nos dias 1º e 2 de agosto de 2025, um curso presencial voltado a estudantes e profissionais da área de Fisioterapia, com foco no uso da ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação na prática clínica. A formação será realizada no Campus Ijuí, com encontros na noite de sexta-feira, das 19h30 às 22h30, e na manhã de sábado, das 8h30 às 11h30.
Com o objetivo de introduzir e aprofundar os conhecimentos sobre o uso da ultrassonografia na atuação fisioterapêutica, o curso propõe o desenvolvimento de habilidades para avaliar alterações pulmonares e a musculatura diafragmática e periférica por meio dessa tecnologia. Dessa forma, amplia-se a capacidade de diagnóstico e monitoramento funcional dos pacientes, oferecendo um diferencial técnico ao profissional.
Trata-se de uma oportunidade de qualificação e atualização que reforça o compromisso da universidade com a formação contínua e com a excelência na área da saúde.
Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional, pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.

Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, a Unijuí recebeu o estudante internacional Ricardo André Quizhpe González, da Universidad del Azuay, localizada em Cuenca, no Equador. Ele irá cursar um semestre no curso de Medicina da Instituição, por meio de um convênio bilateral entre as universidades.
A recepção ocorreu no Escritório de Relações Internacionais (ERI) e contou com a presença da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi; do coordenador do curso de Medicina, professor Dario Ronchi; da coordenadora pedagógica Heloisa Eickhoff; da secretária Nanci da Luz; e do estudante Víthor Backes, presidente do Centro Acadêmico de Medicina.
Ricardo André é o primeiro estudante internacional recebido pela Unijuí no curso de Medicina por meio do acordo com a Universidad del Azuay. Ele compartilhou os motivos que o levaram a escolher a Instituição para sua experiência de intercâmbio:
“Primeiro, porque é uma universidade brasileira. Eu queria muito fazer intercâmbio no Brasil, pois gosto do país, das pessoas e da cultura acolhedora. Por isso, procurei por instituições brasileiras na página da minha universidade, e encontrei a Unijuí. Então solicitei que a minha universidade verificasse diretamente com vocês se existia essa possibilidade, e assim iniciaram as tratativas”, relatou o estudante.
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Optar por uma segunda graduação é um passo importante para quem deseja expandir horizontes profissionais, mudar de área ou fortalecer sua formação acadêmica. Nesse cenário, o Ensino a Distância (EaD) tem sido a escolha de muitos estudantes que buscam flexibilidade para conciliar os estudos com outras responsabilidades. É o caso do estudante de pedagogia, Alisson Bonotto, que compartilhou sua experiência com a modalidade.
“Fiz essa escolha para que eu pudesse conciliar os estudos com o trabalho e compromissos pessoais”, destaca. Para ele, o formato EaD possibilita uma rotina de estudos adaptada à sua realidade, promovendo equilíbrio entre vida profissional, pessoal e acadêmica.
A mobilidade e a praticidade EaD também são pontos que fazem a diferença no dia a dia. “Consigo organizar meus estudos no tempo que tenho livre. A possibilidade de estudar de qualquer local facilita também nesta questão, além da economia de tempo e deslocamento”, explica.
Além da formação teórica, o estudante destaca que a EaD contribui para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. “A gestão de tempo e a organização com certeza são fatores essenciais que a EaD possibilita desenvolver. Também aprimoramos a capacidade de aprender de forma contínua e autônoma”.
Mesmo com a autonomia exigida pela modalidade, os estudantes não estão sozinhos. Na modalidade EaD, os estudantes têm todo o suporte necessário para o seu desenvolvimento. São assistidos por tutores que orientam e auxiliam sempre que necessário . “O aprendizado depende muito da gestão do próprio tempo e da iniciativa em cumprir prazos e acompanhar os conteúdos de forma ativa”, afirma.
Para quem está considerando iniciar uma nova formação, a principal vantagem, segundo ele, é a possibilidade de otimizar o aprendizado. “O ensino a distância permite aproveitar melhor o tempo, conciliando com a primeira carreira. É uma alternativa viável para quem já tem uma base acadêmica e busca ampliar competências ou mudar de área, com mais facilidade de acesso e autonomia.”
A segunda graduação EaD tem se consolidado como uma ferramenta eficaz para quem deseja continuar aprendendo e se reinventando, com mais liberdade, flexibilidade e suporte adequado ao longo do percurso formativo.

A Unijuí, a partir de iniciativa da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em parceria com o curso de Letras: Português e Inglês, Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Laboratório de Ensino de Línguas Estrangeiras (Lelu), lançará, nesta quinta-feira, 17 de julho, o projeto Língua no Campus (LinC). O projeto faz parte da Política Linguística da Unijuí e surgiu como resposta ao crescente processo de internacionalização da Universidade.
Um dos cursos ofertados pelo projeto é o Inglês no Campus, que volta a ser disponibilizado, com nova apresentação. Agora, o estudante escolhe o nível no momento da inscrição. Isso é uma proposta que busca viabilizar aos aprendizes o desenvolvimento de uma competência comunicativa robusta e contextualizada, capaz de atender às exigências do cenário global contemporâneo, corroborado por estudos no campo da linguística aplicada com novos objetivos, pressupostos e metodologias.
Cada curso possui carga horária de 30 horas, sendo trabalhadas semanalmente com 1h e 30 minutos de atividades presenciais ou on-line síncronas, conforme definição de cada turma, e sendo destinado ainda, horário extra para atividades não presenciais ou assíncronas.
O curso contará com duas propostas: Leitura para Fins Acadêmicos (EAP), com foco no letramento acadêmico a partir de gêneros textuais dessa esfera. O objetivo é trabalhar diferentes estratégias de leitura contribuindo para a formação linguística e discursiva do aluno. Há também o Conversation Club, com foco no desenvolvimento da oralidade e conversação para contextos cotidianos e acadêmicos, a partir de uma abordagem comunicativa e aprendizagem baseada em problemas, garantindo uma aprendizagem centrada no aluno e integrada às necessidades reais de uso da língua.
Mais informações sobre o Inglês no Campus e sobre o Línguas no Campus podem ser obtidas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada, ou pelo instagram instagram.com/linc.unijui/.
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