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Na noite da última terça-feira, 29 de julho, o campus Santa Rosa da Unijuí viveu um momento histórico com a recepção da primeira turma do curso de Fonoaudiologia. O evento marcou o início das atividades acadêmicas do curso que foi muito aguardado pela comunidade regional e se somou à consolidação da área da saúde na universidade.
Os novos estudantes foram recebidos no miniauditório do Bloco A, onde participaram de um momento de acolhida. A programação incluiu a apresentação da proposta pedagógica do curso, a integração com o corpo docente e técnico-administrativo, e uma visita guiada aos modernos laboratórios da área da saúde até então inaugurados: Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana, Laboratório de Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia e Laboratório de Microscopia. A noite encerrou com um coffee break de confraternização.
Logo na chegada, os calouros receberam kits de boas-vindas com caderno, bottons, bombons e o cartão de estudante. A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, realizou a abertura do evento e destacou, com alegria, a importância da implantação do novo curso. “Estamos comemorando o início das aulas da primeira turma do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, e, com isso, reafirmamos o compromisso da nossa universidade com a ampliação da formação em saúde na região. Essa expansão não acontece por acaso. Ela responde à demanda crescente por profissionais da saúde e ao nosso compromisso como universidade comunitária: formar pessoas capazes de transformar realidades, com competência técnica, atitude ética e capazes de promover transformação social.”
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, reforçou os diferenciais da infraestrutura local e apresentou os espaços de convivência e os principais setores e laboratórios do campus. “Hoje é um dia muito especial para nossa universidade aqui no campus de Santa Rosa. Estamos dando início à primeira turma do curso de Fonoaudiologia, este curso que se agrega aos demais da área da saúde. É com muito entusiasmo que iniciamos essa turma aqui, reforçando nosso comprometimento em formar profissionais para nossa comunidade.”
Já a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Vanessa Araujo, compartilhou sua trajetória profissional, apresentou o curso e motivou os calouros para a jornada que iniciaram. “É com grande prazer que temos a primeira aula do curso de Fonoaudiologia em Santa Rosa, um curso esperado e desejado pela comunidade, para atender a uma carência de profissionais. Nosso compromisso é formar profissionais de excelência e atender às demandas do mercado. Vocês estão fazendo história ao integrarem essa primeira turma.”
Com emoção, as falas das professoras ressaltaram a conquista da implantação do curso, que agora se soma às graduações na área da saúde em Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina, além dos já consolidados cursos de Psicologia e Educação Física. Dessa forma, vem se construindo um importante ciclo de investimentos na área da saúde no campus Santa Rosa, ampliando a oferta de formação superior e fortalecendo a atuação da Unijuí na região.
A Unijuí recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a abertura do curso de Fonoaudiologia em março deste ano. A iniciativa veio para atender a uma demanda crescente por formação na área da saúde na região Noroeste/Missões, ampliando as oportunidades de ensino superior e contribuindo para o desenvolvimento regional com profissionais qualificados e comprometidos com a comunidade.

No fim da tarde de ontem, 29 de julho, foi realizada a solenidade de entrega das portarias de nomeação às novas coordenadoras dos cursos da área da saúde do campus Santa Rosa. O evento marcou a oficialização das novas lideranças acadêmicas que, a partir de agosto, assumem a coordenação dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, ressaltou o compromisso da universidade com a formação de profissionais altamente capacitados para atender às crescentes demandas da área da saúde na região. Ela parabenizou as novas coordenadoras e destacou a importância da missão que agora assumem. “Vocês têm o compromisso de nos ajudar a efetivar o projeto pedagógico do curso. Esse é um trabalho coletivo, que exige constante evolução e qualificação, e que reforça o nosso compromisso com a entrega de profissionais preparados para servir à comunidade com excelência”, afirmou a vice-reitora. Ela concluiu enfatizando que, com essas nomeações, a Unijuí reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino e com a formação ética e eficiente de seus estudantes, preparados para os desafios e as demandas sociais.
As novas coordenadoras que assumem a gestão dos cursos de saúde da Unijuí campus Santa Rosa são:
A solenidade também contou com a presença de Taciana Paula Enderle, coordenadora do campus Santa Rosa, além de representantes docentes e técnicos administrativos.

As professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) e do curso de Ciências Biológicas da Unijuí; e Leonir Terezinha Uhde, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e do curso de Agronomia; juntamente com a professora Francesca Werner Ferreira (AIPAN), a egressa Catiane Oster (professora de Geografia das redes municipal e estadual de Ijuí) e a doutoranda Natália Dias de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), participaram do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (VIII CIEA-LP), realizado de 21 a 25 de julho de 2025, em Manaus/AM.
Com o tema “Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à Emergência Climática, Justiça Ambiental, Democracia e Bem Viver”, o evento reuniu especialistas, pesquisadores, educadores, estudantes e representantes da sociedade civil de países lusófonos, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências em educação ambiental em contextos locais e globais. A escolha da cidade de Manaus como sede reforçou a relevância estratégica da Amazônia nas discussões ambientais, proporcionando aos participantes uma imersão em uma região de grande importância ecológica, sociocultural e geopolítica.
Atividades Preliminares
Na manhã do dia 21, as professoras Leonir, Maria Cristina e Francesca, acompanhadas da doutoranda Natália, realizaram uma visita técnica à Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (INUEA), onde foram recepcionadas pelo coordenador da incubadora, doutor Neuler Almeida. O objetivo foi conhecer o sistema de inovação da instituição e explorar possibilidades de parcerias institucionais.
À tarde, participaram do seminário “Investigar para acelerar as respostas educativas à emergência climática”, promovido pela Resclima, como parte da programação preparatória do congresso. Entre os principais encaminhamentos do encontro, destacaram-se: a valorização da pesquisa educativa interdisciplinar voltada a respostas rápidas e eficazes diante da emergência climática; a construção coletiva de uma agenda comum de diretrizes educativas entre os países de língua portuguesa; o reconhecimento da emergência climática como uma urgência ética e política, que exige a articulação entre ciência, educação e movimentos sociais; e a valorização de abordagens socioculturais críticas, que envolvam as comunidades em processos educativos contextualizados.
Trabalhos Apresentados
Durante o congresso, foram apresentados quatro trabalhos com a participação de representantes da Unijuí:
Visitas Técnicas
A programação oficial do congresso incluiu diversas visitas técnicas. A professora Leonir participou de uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Instituto Soka Amazônia, em Manaus. A atividade teve como objetivo o intercâmbio de saberes sobre práticas de conservação, educação ecológica e desenvolvimento sustentável em áreas protegidas da Amazônia. A visita também buscou conhecer as ações realizadas pelo Instituto, observar in loco práticas de gestão sustentável da floresta e fomentar redes de cooperação internacional. A RPPN, reconhecida oficialmente pelo ICMBio, é voltada à preservação da biodiversidade amazônica e à promoção de pesquisa, educação ambiental e conservação de ecossistemas.
As participantes Catiane Oster e Francesca Werner visitaram o Centro de Ciências e Saberes Karapãna (CCSK), onde tiveram contato com a trajetória de resistência da etnia Karapãna diante das ameaças aos seus modos de vida. Uma das principais demandas apresentadas pela comunidade no congresso foi a criação de uma escola indígena bilíngue, específica, diferenciada e intercultural, voltada a crianças e jovens das etnias Karapãna, Apurinã, Baré, Kambeba, Mura, Tikuna, Tucano, Kokama, Satere Mawé, entre outras presentes na região metropolitana de Manaus. A proposta busca integrar saberes tradicionais e conhecimentos científicos, respeitando a territorialidade, ancestralidade e cosmologia dos povos originários.
A professora Maria Cristina participou de uma visita técnica à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FunATI), com o propósito de discutir a possibilidade de um convênio para o desenvolvimento de projetos na interface entre Educação em Saúde e Meio Ambiente.
Sobre o evento
O VIII CIEA-LP integra uma sólida trajetória de articulação em rede entre agentes da educação ambiental de diversos setores. A cada edição, o congresso promove não apenas o intercâmbio científico, mas também o desenvolvimento de ações concretas, como projetos colaborativos, formação de redes de pesquisa, apoio a comunidades e influência em políticas públicas.
As próximas edições do Congresso já estão confirmadas: em 2027, no Timor Leste, e em 2029, em Angola. Os legados desses encontros se traduzem em publicações científicas, articulações internacionais e, principalmente, no fortalecimento de uma educação ambiental com identidade lusófona, enraizada nas realidades locais e com impactos globais.
A participação da Unijuí no VIII CIEA-LP representou uma oportunidade ímpar de fortalecer as ações de pesquisa, ensino e extensão da instituição, promovendo o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, ampliando redes de colaboração e reafirmando o compromisso da universidade com uma educação ambiental crítica, transformadora e socialmente comprometida. Essa vivência amplia horizontes e inspira novas práticas educativas voltadas à sustentabilidade, à equidade e ao bem viver.

Até o dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de Atualização de Instrutor de Trânsito na Unijuí, voltado a profissionais já habilitados que desejam renovar seus conhecimentos e trocar experiências relacionadas à área. Com carga horária de 20 horas/aula, a formação busca reforçar o compromisso desses profissionais com a construção de um trânsito mais seguro, atualizando conteúdos e práticas conforme as exigências da legislação vigente.
O curso tem como objetivos específicos aprofundar os conteúdos relacionados à responsabilidade do instrutor na formação de condutores e seu papel na educação para o trânsito; atualizar os conhecimentos sobre a legislação de trânsito; capacitar instrutores teóricos e práticos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); revisar os temas abordados na formação inicial e contribuir com a atualização contínua desses profissionais. A proposta metodológica prevê a análise de situações e estudos de caso, com mediação docente voltada ao desenvolvimento de competências e atitudes necessárias para o exercício da função, com ênfase nas transformações tecnológicas que impactam o setor.
A qualificação é destinada a instrutores que concluíram o curso de formação há mais de cinco anos, critério necessário para a renovação do credenciamento junto ao órgão de trânsito. Estão aptos a participar os profissionais com certificado de curso de formação de Instrutor de Trânsito, desde que cumpram a carga horária mínima exigida: 120 ou 128 horas para certificados emitidos antes de 31 de agosto de 2010, e 180 horas para os emitidos após essa data.
As inscrições podem ser feitas pelo endereço unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3332-0553 e (55) 99180-6755 (WhatsApp), ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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Se você deseja ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades pessoais ou profissionais, precisa conhecer o Programa Vivências na Unijuí. A iniciativa permite que participantes se envolvam em componentes curriculares dos cursos de graduação da Universidade, tendo uma experiência acadêmica sem a necessidade de ingressar formalmente em uma graduação completa.
Podem participar do Programa pessoas que tenham concluído o Ensino Médio até o momento da inscrição; egressos da Unijuí que tenham evadido de cursos de graduação há mais de quatro anos; diplomados em cursos de graduação, egressos e estudantes de pós-graduação da Unijuí; além de estudantes ou egressos de graduação ou pós-graduação de outras instituições. É importante destacar que estudantes com matrícula ativa em cursos de graduação da Unijuí não podem aderir ao Programa.
Além de ser uma oportunidade para potencializar a carreira e retomar a formação acadêmica, o Vivências também oferece um benefício financeiro: os participantes têm direito a 65% de desconto nas mensalidades, desde que estejam com os pagamentos em dia. Esse desconto, no entanto, não é cumulativo com outras bolsas, financiamentos ou benefícios.
As inscrições estão abertas até o dia 12 de agosto e podem ser feitas por meio deste link, onde também é possível consultar os componentes curriculares disponíveis. Após o envio dos documentos exigidos, o candidato poderá efetuar a matrícula de forma on-line ou presencial na Central de Atendimento ao Estudante (CAE).

A Unijuí é referência na educação regional. Pela Instituição, já foram formados mais de 50 mil profissionais nas mais diversas áreas, que buscaram na Universidade uma oportunidade de construir um futuro melhor. Além disso, foram qualificados aproximadamente 1.700 mestres, cerca de 200 doutores e milhares de estudantes em outros cursos de pós-graduação, MBAs e especializações. Esses números posicionam a Universidade como a 8ª melhor universidade comunitária do Brasil.
Atualmente, a Instituição tem trabalhado com a proposta de integrar o seu estudante com o mercado de trabalho e a comunidade desde o primeiro semestre da graduação, com projetos que busquem propor soluções para problemas e demandas reais que existem nas áreas de atuação dos seus cursos. Tais soluções contribuem não somente para a melhora de serviços das empresas atingidas, mas impactam, também, no dia a dia de toda a população.
Os projetos são feitos em todas as modalidades de ensino e buscam unir teoria e prática para dar maior suporte para empresas parceiras e oportunizar aos estudantes o contato desde cedo com o mercado de trabalho no qual vão inserir-se no futuro. Além disso, a partir da pesquisa nos programas de pós-graduação, estudantes de mestrado e doutorado auxiliam na criação de projetos que contribuem positivamente para o desenvolvimento regional, para a atuação em saúde, sustentabilidade, direitos humanos, entre outros.
A Unijuí conta com diversas modalidades de ensino. Na Graduação, semestralmente são abertas vagas para ingresso em 36 cursos nos quatro campi de atuação: Ijuí, Três Passos, Santa Rosa e Panambi, diversificando e caracterizando ainda mais a sua influência como universidade regional, com mais de 40 anos de reconhecimento.
Os cursos de Graduação também contam com a modalidade de ensino de Educação a Distância (EaD), o que é um diferencial para aqueles estudantes que buscam uma formação de nível superior mais acessível, seja pela distância ou por outro motivo do dia a dia.
Já na Pós-Graduação Stricto Sensu, são seis programas disponíveis para quem busca uma qualificação estruturada e reconhecida internacionalmente: Desenvolvimento Regional, Modelagem Matemática e Computacional, Direito, Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, e Atenção Integral à Saúde. Além disso, há o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, que integra o Programa Proef.
Outro destaque são os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBAs e especializações, que têm a proposta de qualificar profissionais de áreas diversificadas e, assim, garantir maior rentabilidade, mais competências e oportunidades, conforme o mercado de trabalho atual exige.

O Projeto Gestão Social e Cidadania, da Unijuí, marcou presença no Rotas da Inovação Kids, evento promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict), com a realização da oficina “Design Thinking: Cozinha Criativa”. A atividade foi conduzida pelas professoras Eilamaria Libardoni Vieira e Sandra Regina Albarello, com o objetivo de estimular a criatividade e a reflexão dos participantes na busca por soluções voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos, com foco na redução de resíduos orgânicos nas cozinhas.
Utilizando a metodologia do design thinking, os estudantes foram desafiados a identificar problemas reais relacionados ao desperdício de alimentos e, de forma colaborativa, cocriar alternativas sustentáveis para sua reutilização. A oficina proporcionou uma experiência prática e envolvente, valorizando alimentos que, embora frequentemente descartados, são ricos em nutrientes e podem ser reaproveitados de forma criativa.
Ao final da atividade, os grupos apresentaram seus pitchs — breves exposições das ideias e soluções desenvolvidas —, que incluíram desde receitas inovadoras até produtos sustentáveis e estratégias de conscientização voltadas ao uso doméstico e escolar. As propostas evidenciaram o potencial transformador da educação empreendedora, mesmo nas fases iniciais da formação dos jovens.
O Rotas Kids integra as ações do programa Educar para Inovar, da Sict, que tem como missão fomentar o protagonismo infantojuvenil e desenvolver competências essenciais para o século XXI, como criatividade, empatia, pensamento crítico e colaboração. Ao inserir os estudantes no contexto do Rotas da Inovação, o programa amplia os horizontes da juventude e reforça seu papel nos debates sobre o futuro da inovação no estado.
Segundo Nadia Ibias, coordenadora do Educar para Inovar, a oficina realizada pelas professoras Eilamaria e Sandra, em parceria com a Sict, evidenciou uma aprendizagem criativa e aplicada, com impacto direto na conexão entre escola e mundo real. A abordagem inovadora do design thinking, a partir do tema “cozinha criativa”, trouxe para a sala de aula situações do cotidiano, destacando a relevância do conteúdo escolar e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho regional, especialmente no contexto agro.
Vale destacar que o Educar para Inovar é uma política pública instituída por decreto, sendo o único programa de inovação na educação do Rio Grande do Sul com selo da Unesco. Ações como essa, promovidas em parcerias estratégicas, são reconhecidas no relatório anual do programa enviado à Unesco no Brasil e na França.
A professora Sandra Albarello, coordenadora do projeto de extensão, afirmou que foi uma grande satisfação participar do Rotas Kids em Três Passos. A oficina “Design Thinking: Cozinha Criativa”, realizada em parceria com o estúdio Ubah, proporcionou aos estudantes uma vivência que aliou educação empreendedora, sustentabilidade e trabalho em equipe.
O entusiasmo e a criatividade dos participantes reforçaram a importância do protagonismo infantojuvenil na construção de um futuro mais consciente e inovador. A atividade reafirma o compromisso com uma educação transformadora, que conecta teoria, prática e propósito desde a infância.
A Unijuí agradece à coordenação do programa Educar para Inovar, aos organizadores do evento, aos parceiros e, especialmente, aos alunos e professores que tornaram esse momento tão especial.
A experiência vivenciada em Três Passos reafirma o papel transformador da educação como agente de mudança social e ambiental, conectando conhecimento, prática e propósito desde os primeiros estágios da formação cidadã. A participação da Unijuí, por meio do Projeto Gestão Social e Cidadania, fortalece esse compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e preparada para os desafios contemporâneos.

Estão abertas as inscrições para a qualificação “Liderança Transformadora: práticas de bem-estar na vida e na carreira”, que será promovida pela Unijuí entre os meses de outubro e novembro.
Com carga horária de 16 horas, o curso será desenvolvido em três encontros: presencialmente no dia 25 de outubro e on-line nos dias 29 de outubro e 5 de novembro.
A proposta da qualificação é mostrar como a integração entre Liderança e Coaching pode impulsionar o desenvolvimento de profissionais em cargos estratégicos. Por meio de técnicas e ferramentas comprovadamente eficazes, os participantes serão preparados para inspirar, engajar e liderar equipes em direção à alta performance, desenvolvendo competências de gestão e visão estratégica.
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, pelo WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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O reencontro com a cultura letã marcou a última semana no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), com a visita especial do coral Vivere e de seu regente, Gints Ceplenieks.
O maestro já havia conhecido o Museu em 2024 e, impactado pela presença da história e da cultura letã no acervo da instituição, expressou o desejo de retornar com o seu grupo. Agora, esse desejo se concretizou. Em sua fala durante a visita, Gints destacou a importância simbólica do momento.
“É muito especial para nós. Quando estive aqui no ano passado, vi tudo o que o Museu tem relacionado à cultura e à história letã. Tive a oportunidade de trazer o coral para cá porque todos precisavam ver, ouvir e sentir o que está acontecendo aqui com a nossa história”.
A presença do Vivere no Madp vai além do turismo cultural. Representa o fortalecimento dos laços históricos entre a comunidade letã e a cidade de Ijuí, conhecida por celebrar a pluralidade étnica do Rio Grande do Sul.
Durante a visita ao espaço, o grupo teve contato com objetos, documentos e exposições que narram o percurso dos imigrantes no município, reafirmando o papel do Museu como guardião da cultura material local.

Nem mesmo a chuva impediu a realização da Corrida do Bem, na manhã deste domingo, 27 de julho, no campus da Unijuí em Ijuí. A atividade foi promovida pelos acadêmicos da disciplina Projeto Integrador: Ser Biológico e Social, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR) e o programa Mesa Brasil, do Sesc.
“O Projeto Integrador começou no início do semestre passado, quando os estudantes foram desafiados a desenvolver ações junto a entidades atendidas pelo programa Mesa Brasil. O grupo escolheu a ANR e, a partir dessa parceria, surgiu a ideia de organizar uma corrida para arrecadação de alimentos, que posteriormente seriam destinados ao programa”, explicou a professora Eilamaria Liberdoni.
A Corrida do Bem contou com 300 inscritos e até mesmo uma lista de espera. Os participantes puderam optar entre a corrida de 5 km ou a caminhada de 2 km. Todos realizaram a doação de alimentos, concorreram a brindes e receberam medalhas pela participação. Ao final do evento, o público também pôde prestigiar o show de Gabriel Villena.
“Tivemos uma experiência muito positiva. O projeto foi além da teoria abordada nos componentes curriculares, evidenciando o protagonismo dos Projetos Integradores da nossa Graduação Mais”, destacou a professora.
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