
A Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR) e o programa Mesa Brasil, do Sesc, promove no próximo domingo, 27 de julho, a Corrida do Bem. A atividade é organizada por acadêmicos da disciplina Projeto Integrador: Ser Biólogo e Social.
A Corrida do Bem terá início às 9h, com largada no campus da Unijuí em Ijuí. O evento contará com dois percursos: uma caminhada de 2 km e uma corrida de 5 km. Os inscritos realizarão a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à ANR e ao programa Mesa Brasil.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99118-0458.

A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), recebeu nesta segunda-feira, 21 de julho, o Coral Vivere, ligado à Riga Technical University, da Letônia.
A Universidade mantém convênio de cooperação com a instituição letã, o que possibilita a mobilidade acadêmica de estudantes e professores. Na ocasião, o Coral Vivere realizou uma breve apresentação no campus da Unijuí.
Nesta terça-feira, o grupo fará uma apresentação no evento UETI Celebra: Letônia II, que será realizado às 19h30, na sede da União das Etnias de Ijuí. Também participarão do evento o Coral da Unijuí, o Coral Dzintars e o Grupo de Danças Staburags.
Composto por 42 integrantes, o Coral Vivere é regido pelo maestro Gints Ceplenieks.

Neste ano, a Unijuí campus Santa Rosa será sede da VI Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá no dia 26 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link. A feira é destinada a professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e comunidade em geral, que desenvolvam atividades ligadas ao ensino, aprendizagem ou aplicações matemáticas em diferentes contextos.
O evento tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, contribuindo para a inovação curricular durante o ano letivo nas instituições envolvidas. Além disso, a feira promove troca de conhecimentos e experiências em torno da Matemática como ciência dinâmica e presente no cotidiano.
Os projetos podem ser inscritos em uma das oito categorias previstas: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade. Ainda há três modalidades de participação: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
O autor responsável pela inscrição (professor orientador) deverá anexar o trabalho e realizar o preenchimento de todos os campos: questionário, cadastro dos demais autores do trabalho (se for o caso) e título do trabalho. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Responsável por prestar serviços essenciais para cooperativas, empresas e instituições públicas e privadas, o Laboratório de Análises Bromatológicas e Nutrição Animal desempenha função fundamental para a realização de análises químicas e bromatológicas de alimentos concentrados, como os grãos de cereais e as rações balanceadas e de alimentos volumosos, como os fenos, pastagens e silagens.
Somente no ano passado, o laboratório teve um crescimento significativo no número de análises realizadas, totalizando 859 atendimentos. Esse resultado representa um aumento expressivo em comparação a 2023, quando foram realizadas 712 análises. Entre os serviços prestados, a análise de Proteína Bruta para a matriz “soja” foi a mais demandada pelos clientes, o que reforça a importância desse parâmetro na avaliação da qualidade nutricional desta cultura.
“Tivemos um período de crescimento e conquistas para o Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal. Expandimos nossa atuação, atendendo novos clientes e fortalecendo parcerias, o que contribuiu para uma aumento no número de amostras recebidas”, destaca o responsável técnico pelo espaço, Diovane Antonow.
As principais demandas atendidas são relacionadas a empresas de fertilizantes, clientes particulares, programas de pesquisa e estudantes do curso de Agronomia. Os produtos mais analisados são soja, aveia, mix de grãos, milho, silagem e ração. No laboratório são feitas análises de Matéria Mineral, Proteína Bruta, Extrato Etéreo, Detergente Neutro e Detergente Ácido.
O responsável técnico também destaca a participação significativa dos estudantes do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. “Eles utilizaram nossas instalações para desenvolver pesquisas, realizar atividades práticas e aprofundar seus conhecimentos. Esse envolvimento reforça o compromisso do laboratório com a ciência, a formação de novos profissionais e o avanço das análises laboratoriais na área de nutrição animal”, relata.
A bromatologia é uma área da ciência que estuda os alimentos, suas propriedades e composições. No laboratório é possível verificar a qualidade, nutrição, composição química e segurança alimentar das amostras analisadas, sendo essas informações essenciais para diversas áreas, pois os alimentos impactam diretamente a saúde. O planejamento deste ano inclui a aquisição de equipamentos para fazer análises em infravermelho, o que permitirá a ampliação do escopo das matrizes analisadas e a diversificação dos testes realizados, proporcionando uma análise mais rápida, precisa e sustentável.
Para ter acesso aos atendimentos, os interessados podem trazer as amostras diretamente à Central de Recebimento de Amostras, que fica localizada no Campus Unijuí de Ijuí, no prédio 45 - sala 01. Também é oferecido atendimento através do e-mail cra@unijui.edu.br, e pelo WhatsApp (55) 3332-0627, para que os clientes possam tirar dúvidas e obter informações sobre quantidade de amostras, valores, localização, orçamentos, tipos de análises e nos amostras via correspondência.
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A Unijuí e sua Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec receberam na tarde desta segunda-feira, 21 de julho, representantes da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict/RS) e do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática. A comitiva foi recepcionada com uma visita à estrutura da Incubadora e, em seguida, dividiu-se entre uma reunião com representantes regionais e o Comitê, e visitas técnicas às empresas Dubai e Hidroenergia.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, o encontro representa uma oportunidade estratégica para estabelecer conexões e discutir iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento regional. “Esse é um momento importante para promovermos diálogos com a Secretaria, pensando em ações que contribuam para o fortalecimento da nossa região. E, quando falo em região, me refiro aos 76 municípios que integram o território Noroeste Missões. Muitos editais lançados pela Fapergs são viabilizados por meio da Secretaria, o que reforça a importância de estarmos próximos e alinhados com suas ações. Esse diálogo movimenta recursos que podem desenvolver significativamente o nosso território”, afirmou.
Segundo o diretor-geral da Sict/RS, Sandro Kirst, a equipe tem aproveitado os deslocamentos realizados no âmbito do projeto “Rotas da Inovação” para conhecer mais de perto o interior do Estado, seus ecossistemas de inovação, incubadoras, parques tecnológicos e instituições de ensino. Promovido pela própria Secretaria, o projeto tem como objetivo unir o poder público, a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade civil — os chamados representantes da “quádrupla hélice” — em uma jornada de troca de ideias, colaborações e construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação nas diversas regiões do Rio Grande do Sul.
“Para nós, é fundamental estar e viver o interior. E nosso objetivo, neste processo, é mais ouvir do que falar. Nós, enquanto Secretaria, temos a capacidade de colocar à disposição nossas informações, editais e estrutura para atender ao interior e às suas diferentes demandas. Por isso, sempre dizemos: não se sintam acanhados em mostrar o seu valor e suas propostas. Esse é o nosso objetivo ao estar aqui, além de propor uma interação extremamente necessária com o nosso Comitê, a partir deste novo olhar de resiliência e reconstrução”, afirmou.

A Unijuí está com inscrições abertas para a atividade de qualificação Danças Circulares Infantis e Brincadeiras de Roda, que tem como proposta proporcionar vivências lúdicas e educativas voltadas à infância. A formação busca valorizar a cultura do brincar, resgatar saberes tradicionais e promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da música, do movimento e da coletividade.
A atividade é voltada para profissionais da educação infantil, pedagogos, educadores físicos, estudantes da área da educação e demais interessados em práticas corporais e educativas com crianças. Com uma abordagem prática e sensível, a formação possibilita a experimentação de diferentes rodas cantadas e dançadas, trabalhando aspectos como coordenação motora, socialização, expressão corporal, musicalidade e vínculo afetivo.
Mais do que uma técnica, as danças circulares e as brincadeiras de roda são reconhecidas como ferramentas pedagógicas que contribuem para o fortalecimento de valores como o respeito, a cooperação, a escuta e o cuidado mútuo, aspectos essenciais na formação humana desde a infância.
A capacitação será realizada presencialmente e tem como diferencial a integração entre teoria e prática, incentivando os participantes a aplicarem os aprendizados em seus contextos de atuação com crianças.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br..

A Cia Cadagy - Corpo e Movimento da Unijuí deu início, na manhã desta sexta-feira, 16 de julho, em parceria com o Sesc, a uma série de oficinas que serão realizadas com as escolas de Ijuí. Ao todo serão ofertadas seis oficinas, as quais integram a programação de atividades do projeto Sesc Circo.
Na oficina realizada nesta manhã, realizada no ginásio esportivo da Unijuí, estudantes do 6º Ano da escola Estado do Amazonas, participaram de uma dinâmica de ginástica Geral e linguagens circenses. A dinâmica contou com atividades de iniciação ao teatro, trabalho de equilíbrio, flexibilidade, força e equilíbrio, além de uso da base de técnico, cambalhotas, cama elástica, entre outros, e foi guiada pelos integrantes do Cadagy.
“Este é projeto legal para nós enquanto Cadagy, pois ajuda a divulgar nosso trabalho feito aqui. Além disso, conta com esse momento único de troca entre nossos artistas, acadêmicos e voluntários, o que é fundamental para nossos participantes que aprendem muito mais. Quem faz aprende e quem ensina aprende muito mais”, destaca o coordenador do grupo, Dionatan Mânica dos Santos.
Coordenadora pedagógica da escola, a professora Cíntia Kronbauer destaca a importância da atividade para os alunos do educandário. “Essa é uma oficina super importante pois eles estão em fase de desenvolvimento e ter oportunidade de vivenciar atividades que envolvem ginástica e circo, vai desenvolver uma motricidade maior, Isso é um elemento que influencia na aprendizagem deles. As atividades físicas são importantes e ter essa vivência, é importante”, comenta.
As oficinas seguiram também à tarde, com a participação de alunos da escola Ernesto Eugênio Storch. Nas próximas semanas participarão estudantes das escolas Imeab, João Goulart e Escola Joaquim Porto Vilanova.
No dia 8 de agosto, o projeto Sesc Circo terá o seu lançamento no auditório do Sesc, onde será feita uma apresentação da Cia Cadagy com utilização de tecido, lira e malabares. Também será feita, no dia 9 de agosto, uma intervenção no Parque da Pedreira. O espetáculo “Era Uma Vez - Contos Irmãos Grimm”, produzido pela Cia Cadagy em parceria com a Rádio Unijuí FM vai integrar a programação do Sesc Circo. A apresentação vai ocorrer no dia 17 de agosto.
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Profissionais e estudantes das áreas da Fisioterapia e da Educação Física têm uma nova oportunidade de qualificação na Unijuí. Estão abertas as inscrições para o curso “Biomecânica aplicada às lesões de joelho: da avaliação à prescrição de exercícios terapêuticos”, que será realizado de forma presencial no dia 30 de agosto de 2025, no campus Ijuí, com atividades no turno da manhã e tarde.
A proposta da formação é capacitar fisioterapeutas, educadores físicos e acadêmicos dessas áreas na aplicação prática da biomecânica para a prescrição de exercícios terapêuticos em casos de lesões no joelho. Com uma abordagem baseada em evidências e foco funcional, o curso contempla desde os conhecimentos sobre a anatomia e identificação das lesões mais comuns, até estratégias de reabilitação que priorizam a segurança, a melhoria do desempenho e o retorno adequado às atividades físicas.
Com conteúdos atualizados e orientações práticas, o curso visa contribuir diretamente com o aprimoramento da atuação clínica dos participantes, ampliando suas competências na prevenção e tratamento de disfunções do joelho, uma das articulações mais frequentemente lesionadas no contexto esportivo e funcional.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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Parte da Política Linguística da Unijuí, foi lançado, nesta quinta-feira, 17 de julho, o projeto Línguas no Campus (LinC). Esta é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, em parceria com o curso de Letras: Português e Inglês, Escritório de Relações Internacionais (ERI) e o Laboratório de Ensino de Línguas Estrangeiras (Lelu). A proposta do projeto é de ser uma resposta ao crescente processo de internacionalização da Universidade.
O objetivo do LinC é proporcionar a estudantes de pós-graduação stricto sensu, bolsistas da Unijuí, funcionários e comunidade em geral, o ensino acessível de diversas línguas que fazem parte da comunidade acadêmica. O primeiro curso lançado é o Inglês no Campus, que está com inscrições abertas.
Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, o Línguas no Campus foi pensado nos últimos meses com a ideia de fortalecer os demais idiomas falados e utilizados na Universidade. “Se queremos avançar nas línguas, precisamos da internacionalização. E para isso, precisamos conseguir nos comunicar com as pessoas e com aquelas que estão além das nossas fronteiras”, destaca.
Coordenadora Pedagógica do LinC, a professora Fabiana Diniz Kurtz ressalta que o que será ofertado foi pensado com base na proposta institucional do ensino de línguas. Segundo ela, a ideia não é só ensinar uma língua, mas fortalecer o ecossistema de linguagens estrangeiras da instituição. Isso passa, também, pela cultura, proficiência, e por um olhar com carinho para a pós-graduação, para bolsistas, comunidade externa e interna.
“A ideia é para divulgar que esse projeto busca não apenas ensinar escrita e fala de uma língua. Mais do que isso, sobre um processo linguístico-discursivo capaz de empoderar as pessoas”, comenta.
A professora do curso de Inglês dentro do projeto será Vanessa Vieira Mombach. Durante o evento de lançamento, ela apresentou como será feita a abordagem dos conteúdos e a nova proposta. “Entendemos que as línguas não podem ser barreiras, mas pontes para outros conhecimentos culturais e sociais”, comenta.
Conforme explica, o Inglês no Campus tem nova apresentação, onde o estudante escolhe o nível no momento da inscrição. Cada curso possui carga horária de 30 horas, sendo trabalhadas semanalmente com 1h e 30 minutos de atividades presenciais ou on-line síncronas, conforme definição de cada turma, e sendo destinado ainda, horário extra para atividades não presenciais ou assíncronas.
O curso contará com duas propostas: Leitura para Fins Acadêmicos (EAP), com foco no letramento acadêmico a partir de gêneros textuais dessa esfera. O objetivo é trabalhar diferentes estratégias de leitura contribuindo para a formação linguística e discursiva do aluno.
Há também o Conversation Club, com foco no desenvolvimento da oralidade e conversação para contextos cotidianos e acadêmicos, a partir de uma abordagem comunicativa e aprendizagem baseada em problemas, garantindo uma aprendizagem centrada no aluno e integrada às necessidades reais de uso da língua.
Mais informações sobre o Inglês no Campus e sobre o Línguas no Campus podem ser obtidas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada, ou pelo instagram instagram.com/linc.unijui/.

A Unijuí promoverá, nos dias 5 e 8 de novembro, o Workshop Comunicação Assertiva, uma qualificação voltada a profissionais que desejam desenvolver suas habilidades de comunicação no ambiente de trabalho, além de aprimorar o autoconhecimento e o perfil pessoal e profissional.
A proposta tem como foco a comunicação assertiva, que é a habilidade de expressar pensamentos, sentimentos e necessidades de forma clara, direta e honesta, respeitando os direitos e opiniões dos outros. Essa competência busca o equilíbrio entre a passividade, marcada pela dificuldade de se posicionar, e a agressividade, quando se impõem ideias sem considerar o outro.
O workshop será oferecido em dois formatos: on-line, no dia 5 de novembro, e presencial, no dia 8. Entre os principais objetivos estão: promover uma comunicação clara, respeitosa e eficaz; desenvolver a escuta ativa e empática; reconhecer e gerenciar emoções de maneira assertiva; identificar os diferentes estilos de comunicação (passivo, agressivo, passivo-agressivo e assertivo); e aplicar estratégias assertivas em situações cotidianas.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
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