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Institucional

Unijuí está com novo horário de atendimento durante as férias

Tradicionalmente, durante as férias, a Universidade muda o seu horário de atendimento, adotando inclusive férias coletivas, de 04/01/2018 a 23/01/2018, e plantão em alguns setores. Confira os horários diferenciados para o atendimento ao público em departamentos e setores da Universidade. 

Campus Ijuí – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Manhã e Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades administrativas

Manhã - Normal

Tarde - Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 19h

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno (Campus/Sede Acadêmica)

Normal no Campus

Sede Fechado

Fechado

Secretaria Acadêmica

Núcleo de Cobranças

Central de Recebimento de Amostras

Normal

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Fechado

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno/Campus

Central de Atendimento ao Aluno/Sede

Plantão

 

Fechado

Fechado

 

Fechado

Secretaria Acadêmica

 Núcleo de Cobranças

Central de Recebimento de Amostras

Plantão

Fechado

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 21h

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno/Campus

 

Sede Acadêmica

Normal

 

               Fechado

Aberto até 21h

 

Aberto a partir de 14/02 até 21 h

Secretaria Acadêmica

Normal

Aberto até 21h

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h (Sede /Campus)

Audiovisual

Normal

Normal (Horário das aulas)

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Unidade de Educação Continuada

Normal

Expediente normal de acordo com o calendário de aulas da Pós-Graduação

Observação:

Horários: Normal - Manhã – 07h51/11h39; Tarde - 13h30/17h18; Noite – 18h30 às 21h.

 

Campus Panambi – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Horário Estendido até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Fechado

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberta até as 21h

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

Horários: Tarde - 13h30/17h30; Noite – 18h30/21h.

 

Campus Três Passos – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 18h30

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 18h30

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até 18h30

Biblioteca

Normal

Aberto até 18h30

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

No dia 28/12 é feriado municipal em Três Passos.

Tarde/Noite: Horário estendido - 13h30/18h30.

  

Campus Santa Rosa – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

 

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

 

Central de Atendimento ao Aluno

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Central de Atendimento ao Aluno

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 21h

Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 21h

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até 21h

Secretaria Acadêmica

Normal

Aberto até 21h

Biblioteca

Normal

Aberto até 21h

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

Horários: Tarde - 13h30/17h30; Noite – 18h30/21h.

 


Unijuí se reúne com Hospital e Poder Público em Panambi para discutir o curso de Medicina

              

Na última quarta-feira, a Reitoria da Unijuí esteve reunida com a direção Hospital Panambi, com quem a Universidade possui convênio firmado, e o Poder Público de Panambi. O objetivo do encontro foi para estreitar a relação e traçar o plano de implantação do curso de Medicina na Unijuí e falar sobre novas possibilidades e a continuidade de estágios e práticas formativas da graduação na área da saúde a partir da rede pública municipal de atenção à saúde.

Participaram do encontro a Reitora, professora Cátia Nehring, a vice-reitora de graduação, professora Cristina Pozzobon, o pró-reitor do campus Panambi, professor Nelson Thesing, o prefeito, Daniel Hinnah, o secretário de saúde, Francisco Pereira da Costa, o chefe de gabinete,  Romário Heitor Malheiros, o diretor administrativo Vilmar Scheer, o vice-presidente João Carlos Silveira, do Hospital.

Além disso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina visitará às instalações do Hospital em breve.


Conselho da Editora: experiência acadêmica a serviço do conhecimento

                 

A Editora Unijuí tem por objetivo principal incentivar e estimular a produção intelectual dos professores da Unijuí e de outras Instituições de Ensino Superior por meio da publicação de livros e revistas em variadas áreas. Conta com um acervo editorial de mais de 600 títulos publicados em coleções, revistas especializadas e cadernos didáticos. Todas as obras editadas, publicadas e disponibilizadas no catálogo passam pela aprovação de um Conselho da Editora. 

Criado pelo professor Mario Osorio Marques, o Conselho tem como missão analisar originais, discutir os pareceres frente ao aceite ou não das obras a partir de vários critérios. Todo o avanço de desenvolvimento de novas coleções, é analisado e discutido pelo Conselho a necessidade de encerramento de publicação das obras. O Conselho também é quem define as diretrizes orçamentárias frente aos resultados econômicos e as novas perspectivas, buscando a qualificação do processo de publicação. Pronuncia-se, também, sobre a realização de convênios com outras Editoras. 

Por isso, conta com o trabalho de professores de diferentes áreas e Departamentos da Universidade, sendo eles atualmente: Arnildo Rockembach (DHE/Santa Rosa), Otávio Maldaner (DcVida), José Antonio Gonzalez da Silva (Deag), Ligia Franz (DcVida), Patrícia Spilimbergo, Lourdes Froeming (DACEC), Doglas Cesar Lucas (DCJS) e Paulo Sausen (DCEEng). 

Segundo o editor-chefe, professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, “a Editora é uma das joias da Unijuí e toda joia necessita de cuidados especiais. Os professores que compõem o Conselho da Editora, juntamente com o seu corpo técnico, são os responsáveis por essa tarefa na nossa instituição. Para cumprir esse papel, cada membro do Conselho da Editora coloca a serviço da instituição sua experiência e prestígio acadêmico, motivo pelo qual somos muito gratos”, observa. 

A professora Lourdes Froeming observa que um dos grandes desafios das editoras universitárias é difundir melhor o conhecimento universitário, tornando acessível a comunicação entre o que é produzido em seu meio e a sociedade. É nesse contexto que nosso conselho Editorial tem procurado desempenhar seu papel e, como participantes de nossa Comunidade Acadêmica é com orgulho que buscamos desempenhar da melhor maneira nossa missão”, avalia a professora. 

Sobre os membros do Conselho: 

Arnildo Rockembach

 

Departamento: DHE, (professor do Quadro Sênior/Santa Rosa) 

Membro do Conselho Editorial: desde o ano de 1999 

Currículo: Graduado em Filosofia pela Urcamp, em Bagé, Pedagogia (Administração Escolar) PUC - Porto Alegre. Pós-Graduado em Administração Escolar: IEDB – Santa Rosa. Mestre em Educação pela Unijuí. Atuou como professor do Ensino Fundamental: 1958 a 1990.  Professor do Ensino Superior, de 1976 a 2017 pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco e Faculdade Salesiana de Educação Física – IEDB – Santa Rosa, 1976 a 1991. Pelo Departamento Pedagogia e DHE na Unijuí, de 1991 a 2017. Foi chefe do Departamento Pedagogia – IEDB; Coordenador Adjunto DEPE/ Unijuí; Membro, Presidente do Conselho Municipal de Educação – Santa Rosa; Assistente Especial da 17º Delegacia Estadual de Educação – Santa Rosa; Membro do Conselho Diretor – FIDENE; Membro do Conselho Curador – FIDENE. Também foi vereador e presidente Câmara Municipal de Vereadores – Cerro Largo: 1963 a 1965. Presidente da Comissão de Emancipação de São Paulo das Missões 1964 a 1965. Já recebeu a “Menção Honrosa: Educador Emérito do Estado do Rio Grande do Sul – 2007”. 

Doglas Cesar Lucas


Departamento: DCJS

Membro do Conselho Editorial: desde 2014

Currículo: Possui graduação em Direito pela Unijuí (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Direito pela Unisinos (2008) e Pós-Doutorado em Direito pela Università Degli Studi di Roma Tre (2012). É professor dos Cursos de Graduação e de Mestrado em Direito na Unijuí. Avaliador do MEC/INEP. Consultor Ad Hoc da Capes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, identidade, interculturalidade, desobediência civil, direito de resistência e democracia. 

José Antonio Gonzalez da Silva

 

Departamento: DEAg/UNIJUÍ

Membro do Conselho Editorial: desde 2010 

Currículo: José Antonio Gonzalez da Silva iniciou suas atividades na UNIJUÍ em março de 2007, selecionado para o quadro de professores do Departamento de Estudos Agrários/UNIJUÍ, onde desenvolve, atualmente, atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nas áreas de Experimentação em Ciências Agrárias, Ecofisiologia da Produção Vegetal, Melhoramento Genético de Plantas e Manejo das principais espécies de interesse agronômico para a região Noroeste do Estado, com atividades vinculada a bolsistas e estagiários e estudantes de pós-graduação da UNIJUÍ. É membro do Comitê Científico e de Ética na Pesquisa da UNIJUÍ. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Agronomia. É também, professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática. É também, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e atua em parceria com outras Instituições de Ensino e Pesquisa no desenvolvimento de projetos estratégicos e de orientação a alunos de pós-graduação. 

Lígia Franz

 

Departamento: DcVida 

Membro do Conselho Editorial: desde 2009 

Currículo: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1980), mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (1998) e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (2003). Membro do NDE do curso de Graduação em Nutrição. Docente do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde - Mestrado em rede UNIJUÍ/UNICRUZ. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano. Avaliadora de cursos de graduação em nutrição e gastronomia pelo INEP/MEC. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia, nutrição, avaliação nutricional, obesidade, envelhecimento feminino. 

Lourdes Froeming

 

Departamento: DACEC 

Membro do Conselho Editorial: desde 2012 

Currículo: graduada em Administração pela Unijui, especializada em Economia Rural, também pela Unijui, Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ; Doutora também em Administração pelo PPFA/UFRGS, ambos com ênfase em Marketing, área em que tem atuado na Unijuí, nos cursos de graduação, especialização e também no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento. 

Otávio Maldaner

 

Departamento: DCVida, (professor do Quadro Sênior) 

Membro do Conselho Editorial: desde 2000. 

Currículo: Primeira Graduação em Licenciatura em Filosofia Pela Universidade Católica de Curitiba (1968). Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é do Quadro Sênior da UNIJUÍ e Professor Colaborador da pós-graduação em Educação nas Ciências. Tem experiência na área de Química como Pesquisa, Ensino Superior e Ensino Básico, atuando hoje, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, situação de estudo, ensino de química e de Ciências, interdisciplinaridade e debate epistemológico na compreensão da Produção Científica. 

Paulo Sausen

 

Departamento: DCEEng 

Membro do Conselho Editorial: 2012 

Currículo: graduado em Informática pela Unijuí (1993), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DECEng), membro do NDE do Curso de Ciência da Computação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GAIC e professor permanente do Programa em Modelagem Matemática (cursos de Mestrado e Doutorado). Possuí experiência nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em Smart Grids, Modelagem Matemática de baterias e gerenciamento dinâmico de energia.

Patrícia Spilimbergo


Departamento: DCEEng

Membro do Conselho: Desde 2009

Currículo: possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e Mestrado em Matemática pela Unijuí (1996). Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenadora do Curso de Graduação em Matemática Unijuí. Além disso, é coordenadora Adjunta da Comissão Própria de Avaliação Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Matemática, bem como em Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, equilíbrio químico, combustão, biomassa e software livre.


Feira de Economia Solidária elege diretoria para novo mandato

         

Nesta quarta – feira, dia 20/12/2017, na ITECSOL foi realizada a Assembleia da Associação de Coletivos Diversificados de Trabalhadores de Economia Solidária, para eleição da nova diretoria e avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano de 2017. A diretoria eleita ficou composta por:

Presidente Jurema Bueno da Silva

Vice-Presidente Marlise Rusch Treter

Primeira secretária: Cleunice Brandenburg da Costa

Segunda secretária: Inêz Batista da Silva

Primeira tesoureira: Nair Bussler

Segunda tesoureira: Sandra Maria Moreira Debesaitys

Conselho Fiscal titular: Amauri Krawechuka, Anelise Kogler e Melita Rosa Konzen Franco

Suplentes: Lucia Hentschke, Ari Bonmann e Neuza Duarte

Atualmente a associação conta com dezoito associados ativos. No primeiro momento foi realizado uma avaliação geral das atividades desenvolvidas durante o ano, também foi distribuído o calendário de feiras e reuniões para 2018 que ficou da seguinte forma:

 


Pós-Graduação Unijuí: viva essa experiência transformadora

                         

Desenvolvimento profissional, crescimento acadêmico, contatos que podem abrir portas e oportunidades. Esses são aspectos importantes na formação profissional e que a Unijuí proporciona em seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA e Especialização). Para o primeiro semestre de 2018, a Universidade está preparando a oferta de 19 novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

Com o mote “Viva essa experiência transformadora”, a campanha dos cursos de Pós-Graduação da Unijuí foi lançada na tarde desta terça-feira, dia 19, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, realizou a apresentação do conceito e dos materiais de comunicação da Campanha para a Reitoria, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e profissionais que vão trabalhar na divulgação e efetividade das ofertas. 

Logo após, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, evidenciou a importância do momento para a Instituição, destacando o desafio para diversos setores da Universidade na concretização das ofertas lançadas. 

Em seus 60 anos de história a Unijuí já formou mais de 10 mil profissionais em cursos de pós-graduação, garantindo uma experiência transformadora aos seus estudantes, disponibilizando de uma estrutura com 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com qualidade e tecnologia de última geração. 

Confira no Portal a lista completa de cursos


Instituições Comunitárias gaúchas debatem nova regulamentação dos processos avaliativos do MEC

No dia 15 de dezembro, a Unijuí esteve representada pela Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, no encontro do Programa de Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (Paiung) do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que ocorreu na PUC/RS, em Porto Alegre.

A pauta da reunião centrou-se na discussão da nova regulamentação do Ministério da Educação que trata sobre os processos de avaliação de Instituições de Educação Superior e de cursos de graduação. A legislação prevê a publicação de instrumentos de Credenciamento Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica e Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.

                     

Na ocasião foi realizada a eleição para a coordenação do Paiung gestão 2018/2019. Foram eleitos os professores Fabiano Lopes Chiesa, da UPF, como coordenador e Denizar Alberto da Silva Melo, da PUC, como coordenador adjunto. A atual gestão 2016/2017 está sob responsabilidade de Charles Alves, da Unisc e Magna Dalla Rosa, da Unijuí, coordenadora adjunta. A posse da nova direção será na próxima reunião do Paiung. 

De acordo com a coordenadora da CPA da Unijuí e coordenadora adjunta do programa, Magna Dalla Rosa, o Paiung constitui-se em um importante fórum de debate, troca de experiências e produção do conhecimento entre as instituições comunitárias gaúchas. “Nestes vinte três anos do programa, a Unijuí esteve representada, algumas vezes na coordenação, outras como integrante, mas sempre na perspectiva de uma atuação propositiva na consolidação do programa”, destaca.

Como encaminhamento da reunião, o grupo do Paiung, em outubro, participará de um simpósio específico sobre a Avaliação como Suporte à Docência Universitária, junto ao Congresso Internacional de Docência Universitária – CIDU. O evento será na PUCRS.


Unijuí no Esporte: a trajetória do Voleibol feminino

Durante todo o ano diversos atletas levam o nome da Universidade ao pódio, em diversas modalidades do esporte e em todos os cantos do Brasil. São atletas que se dedicam, conquistam e se superam todos os dias. O Especial UNIJUÍ no Esporte pretende contar essas histórias inspiradoras em uma série de reportagens com atletas apoiados pela UNIJUÍ

Mesmo sem toda a popularidade do futebol, o voleibol é um dos esportes mais adorados no Brasil. Em Ijuí, entre os times de destaque, está Unijuí, time de voleibol feminino, que nasceu em 2016 após um ótimo desempenho no Torneio Municipal. Terminou a competição em 3º lugar.

No início era Union, foi só depois de conquistar o apoio da Universidade que passou a carregar o nome da Instituição. “Buscamos a parceria com a Universidade visando o suporte técnico e financeiro necessário para nos perfeiçoar e nos manter nas competições, que não foram poucas, disputamos pelo menos 10 etapas da Liga Gaúcha em diferentes cidades do Estado”, conta Miriam Angelita Scapini, atleta e coordenadora do time ao lado de Aline Leite, ambas técnicas-administrativas na Instituição.

A equipe é formada por técnicas-administrativas, egressas e estudantes da Unijuí. Elas recebem o apoio da Universidade para custear o material, transporte e inscrições nas competições. “Vemos na figura da Universidade a importância do estímulo à melhoria na qualidade de vida da comunidade através do incentivo ao esporte”, comenta Miriam.

O time nasceu com jogos informais. Aos poucos, o entrosamento da equipe e a participação no Tornei Municipal de Ijuí fizeram o time evoluir. A partir daí as meninas disputaram a Liga Gaúcha de Voleibol com a classificação final em 11º entre 30 equipes. Estavam aptas para disputar a Série Bronze. “Em decorrência das lesões de algumas atletas e a impossibilidade de substituição imposta pelo coordenação da Liga, optamos por não disputar a semi-final”, lamenta Miriam.

Mas o ano também foi de alegria. Em novembro o time ganhou o 2º Torneio Só Elas, realizado em Santo Ângelo, com 12 equipes da região participantes. O bom desempenho despertou o interesse de diversas atletas. “Tivemos mais de 30 meninas diferentes na equipe, além das que não puderam participar em virtude de outros compromissos, ou por morar em outras cidades”.

Apesar do excelente histórico em competições pelo estado, o time de vôlei feminino vai dar um tempo, sem previsão de continuar com o time no próximo ano. Se os planos de participar de competições, por hora, estão de lado, a certeza de que a prática do esporte, assim como era com o Union, continua pelo amor ao voleibol. 


Professor Martinho Kelm entra para a galeria dos ex-presidentes da Fidene

                

Ex-presidente da Fidene e ex-Reitor da Unijuí por duas gestões (2011-2016), o professor Martinho Luís Kelm entrou, na tarde desta terça-feira, para a galeria de ex-presidentes da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - FIDENE, em cerimônia realizada durante pauta da Assembleia geral da entidade. Com a participação da atual Reitoria, dos vice-reitores da gestão passada, do prefeito de Ijuí, Valdir Heck, pró-reitores, diretores de mantidas, chefes dos departamentos, gerentes e membros do Conselho de Gestão da Instituição, foi realizado o descerramento do quadro com a foto do professor na galeria, localizada na Sala dos Conselhos, que fica no Campus Ijuí.

A cerimônia teve início com o pronunciamento do professor Martinho, que lembrou de momentos e desafios enfrentados durante as gestões em que esteve à frente da Instituição. “As pessoas que estão nesta galeria sempre foram referência na Instituição e também na minha formação. A oportunidade que eu tive de poder fazer um trabalho e hoje estar sendo reconhecido me deixa muito feliz, só guardo boas recordações. É um símbolo de fechamento de um ciclo, mas também da abertura de um novo”, avalia o professor Martinho Kelm.

Na sequência, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, realizou a sua fala. Ele evidenciou os desafios que já presenciou e se envolveu enquanto prefeito com a Unijuí, e também da importância da FIDENE/UNIJUÍ para a comunidade que, em 60 anos de Ensino Superior, auxiliou no desenvolvimento local e regional. 

Por fim, para encerrar os pronunciamentos, a professora Cátia Maria Nehring, atual presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, foi convidada a se pronunciar. A professora também lembrou de alguns desafios enfrentados pela gestão do professor Martinho, da qual faz parte como Vice-Reitora de Graduação e avaliou o ano da Universidade. “A homenagem é um marco de reconhecimento pelo trabalho nos últimos doze anos, como Vice-reitor de Administração e depois como Reitor da UNIJUÍ e Presidente da FIDENE”, observou.

Logo após foi realizado o ato de descerramento do quadro na galeria dos presidentes da Fidene, encerrando a cerimônia.

A Galeria dos ex-presidentes a FIDENE foi inaugurada em julho de 2009, quando a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE, completou 40 anos. Com ela, busca-se homenagear a todos aqueles que foram presidentes da FIDENE e que com seu trabalho contribuíram para o desenvolvimento da Fundação e da região.


Salão do Conhecimento divulga trabalhos destaque da edição 2017

                      

Já é possível conferir os trabalhos que se destacaram na edição 2017 do Salão do Conhecimento. Eles foram indicados a partir da avaliação dos resumos expandidos/trabalhos completos e da apresentação do Pôster/Comunicação Oral durante o evento. Como regra, foi escolhido até um trabalho por área do conhecimento por evento, exceto nos casos em que a avaliação foi idêntica. A Sessão Solene de entrega dos certificados aos autores dos trabalhos destaque está sendo programada para o mês de março de 2018, juntamente com a abertura do Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2018, quando também será dado início à exposição itinerante dos pôsteres dos trabalhos-destaque nos Campi da UNIJUÍ. 

Confira a lista completa:

De acordo com o regulamento do evento, os autores de trabalhos-destaque comprometem-se a comparecer na solenidade e concordam com a veiculação de nome e imagem na divulgação dos resultados, bem como com o empréstimo do pôster para compor a exposição itinerante. Os trabalhos destaque da Jornada de Pesquisa não precisam entregar pôster à Vice-Reitoria, pois realizaram apresentação oral.

Edição 2017

O Salão do Conhecimento 2017 reuniu, nos quatros campi da UNIJUÍ, mais de 2 mil pessoas em cinco dias de evento. O objetivo da semana foi a socialização da pesquisa científica e diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, com a temática norteadora ‘A Matemática está em tudo’.

Ao todo foram 829 trabalhos inscritos, desses, 164 trabalhos na Jornada de Pesquisa e 665 Resumos Expandidos apresentados na modalidade pôster. Participaram do Salão do Conhecimento 2017, ainda, 111 participantes de outras Instituições e 13 estrangeiros. 

Além das apresentações de trabalhos, o evento teve uma programação recheada de palestras, seminários e oficinas. Também fizeram parte da programação, a Mostra ANATOmática “Desvendando a Anatomia e a Fisiologia com ajuda da Matemática”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí e Grupo de Estudos em Anatomia Veterinária, a Mostra “A Matemática está em tudo”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Projeto de Extensão DISEAM e Projeto de Extensão Física para Todos, e a Mostra “Trabalhos da I Feira Regional de Matemática: A Matemática está onde você nem imagina” promovido pela Comissão Central Organizadora da I Feira Regional de Matemática. 

De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, a semana foi intensa, com muitas oportunidades para falar sobre ciência, pesquisa e extensão, para apreciar tudo que se produz na Universidade. “Uma celebração da vida acadêmica”, definiu o professor. 

O evento foi promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí junto aos Comitês Científico e de Extensão e Cultura. 


Projeto Na Trilha dos Festivais: encerrando com Calhandra de Ouro

Projeto Trilha dos Festivais da Unijuí FM finalizou o ano de 2017 com a transmissão da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana.

                

Não poderia ser melhor a etapa final do Projeto Trilha dos Festivais da Unijuí FM. Grandes composições, ótimos shows e momentos históricos e emocionantes. Tudo isso estando na casa da “Mãe dos Festivais”. Assim foi escrita a história da última transmissão da Unijuí FM em 2017, na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana (foto).

Em sua 40ª edição, o Festival que consagrou inúmeros intérpretes e compositores, imortalizando músicas que hoje são consideradas clássicos do nativismo, viveu mais uma vez dias marcantes no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. Embora sem a estrutura e o aparato midiático de outrora, a Califórnia manteve o glamour e o status de Festival diferenciado.

Entre os concorrentes, renomados artistas, como Luiz Carlos Borges, Joca Martins entre outros. Isso tudo, aliado a shows resgatando músicas da própria Califórnia, como os de João de Almeida Neto e Mauro Moraes, criaram uma atmosfera singular e envolvente no público que prestigiava o evento e também naqueles que o acompanhavam pelo rádio ou na internet por meio da Unijuí FM.

Além disso, durante as transmissões, entrevistas históricas aconteceram.  Caso, por exemplo de Luiz Coronel, letrista vencedor de inúmeras Califórnias e que falou na Unijuí FM. Diretor de uma grande empresa de publicidade em Porto Alegre, onde reside, ele exultou a volta do comprometimento com a poesia e da arte criativa não só nos festivais, mas no cotidiano do país.

Também passou pelo microfone da Unijuí FM, Cassiano Mendes, ganhador juntamente com Pedro Guerra e Martim César Gonçalves, da 38ª Califórnia de 2014, com o “Homem Dentro do Espelho”. O cantor trouxe a própria Calhandra de Ouro para entrevista, registrando o momento de forma marcante, com o troféu histórico concebido pelo artista plástico e compositor Paulo Ruschel.

No final a Califórnia consagrou, nesta edição, a música “Um homem, um cavalo e um cachorro”, com letra e música de Silvio Genro, defendida por Luiz Fernando Baldez e Ricardo Tubino,  como grande vencedora. A música levou ainda o prêmio de vencedora da Linha de Manifestação Riograndense. "Aprendendo a morrer" foi a vencedora da Linha Livre. A música também ganhou o troféu de melhor letra. "Sobra de baile" ficou com o melhor lugar na Linha Campeira.

As paradas da Trilha

Ao todo,  em 2017, a Unijuí FM transmitiu sete festivais, num total de mais de 100 horas de programação dedicados aos eventos que são expoentes da cultura gaúcha. O  Canto Missioneiro, de Santo Ângelo,  O Carijo da Canção, de Palmeira das Missões, a Coxilha Nativista, de Cruz Alta, a Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, o Canto de Luz, de Ijuí,  o Moinho da Canção, de Panambi, e, finalmente, a Califórnia da Canção, de Uruguaiana.

O Projeto Trilha dos Festivais completou seu terceiro ano de atividades, gerando como resultado um acervo musical com mais de 300 composições novas, além da parceria com outras emissoras e a integração com o próprio meio artístico nativista. Para 2018, a ideia é que novos caminhos sejam percorridos com a Trilha dos Festivais. 

O projeto tem apoio de: Hospital de Caridade de Ijuí, VIP Rent a Car Locadora, Madeireira Leal, Cargnelutti Leilões, Chapa e Bife Restaurante, Erva Mate Seiva Pura, Odontovitta, Guia Fácil e Ramos e Copini Autopeças.

 


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