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Unijuí FM adquire nova tecnologia

A Unijuí FM conta agora com um Gerador de RDS. Esse equipamento possibilita que a emissora disponibilize informações importantes diretamente no display do aparelho receptor do ouvinte como nome da Rádio, da música e do artista ou banda.

Essa tecnologia RDS (Radio Data System) é originária da Europa onde a maioria das emissoras utilizam. O Gerador de RDS está em franca expansão pelo mundo uma vez que cada dia mais fabricantes de rádio receptores o colocam em seus modelos de equipamentos de rádio.

Cada vez mais novas emissoras do Canadá, Estados Unidos, México, Argentina e Brasil agregam o Gerador de RDS a seus sistemas de transmissão. No Brasil, a maioria dos rádios dos automóveis possuem esta tecnologia que agora é utilizada também pela Unijuí FM e que você pode conferir na 106.9 ou pelo celular através do aplicativo Rádio Unijuí FM. 


Central Analítica é recomendada para manutenção da Competência Técnica

A Central Analítica da UNIJUÍ foi recomendada pela equipe avaliadora da Rede Metrológica/RS para manutenção do reconhecimento de competência técnica, segundo a norma NBR ISO/IEC 17025:2005. A Central havia recebido o reconhecimento no início desse ano. A avaliação foi encerrada na quinta-feira, 21 de dezembro. O atual certificado de competência técnica da Central é válido até março de 2018, data em que o reconhecimento pode ser renovado.

A Central Analítica realiza atividades de análises físico-químicas e microbiológicas em águas e efluentes líquidos, análises físico-químicas em combustíveis, através de contrato firmado com distribuidoras. O trabalho qualificado garante a competência técnica em realizar ensaios, tendo seu sistema de gestão da qualidade estruturado de acordo com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2005.

Laboratório: FIDENE - FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO 

Laboratório Interno: ÁGUAS E EFLUENTES

Áreas Envolvidas: ENSAIOS QUÍMICOS (FÍSICO-QUÍMICOS, TOXICOLÓGICOS, QUÍMICOS E/OU BIOQUÍMICOS)

II. Laboratório: FIDENE - FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO

Laboratório Interno: SISTEMAS 

Áreas Envolvidas: SISTEMAS 

 


DEAG firma convênio com Associação de produtores de oliveiras

                   

O Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ firmou convênio de cooperação educacional-técnico-científico com a Associação Rio-Grandense de Olivicultores – ARGOS, no início do mês de dezembro/2017, com objetivo de promover, aproximar e intensificar relações de colaboração e intercâmbio de experiências, conhecimento e, também, a prestação de serviços, estudos, investigações e outras formas de ação para melhorar a olivicultura regional e nacional.

A ARGOS é uma entidade especializada em olivícola que atua e dirige ações buscando o desenvolvimento do segmento no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil, para isso organiza atividades e eventos de toda a ordem relacionados com o aperfeiçoamento de técnicos em todos os setores visando dotar a olivicultura regional e também nacional, de profissionais capacitados e preparar olivicultores de um modo geral para desenvolver seus investimentos nesse campo através de cursos nacionais e internacionais, pois possui convênios com entidades de países como Espanha, Turquia, Portugal, Peru e Argentina, visando promover e desenvolver o segmento.


Criatec da UNIJUÍ Campus Santa Rosa é contemplada com valor de R$ 300 mil por meio de projeto

Mais Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação para a região. O valor será destinado em: espaço coworking, soluções criativas, prototipagem e testes.


Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, assinando o convênio em Porto Alegre.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica CRIATEC da UNIJUÍ Campus Santa Rosa foi contemplada com R$ 300 mil, através do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), dentro do programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, RS Incubadoras e Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos. O Ato de assinatura do convênio ocorreu na quinta-feira, dia 21 de dezembro, no gabinete da Secretaria, em Porto Alegre.

O Objetivo do projeto é beneficiar as atuais empresas incubadas dando suporte ao processo de inovação possibilitando acesso a novas tecnologias, ampliar a atuação da incubadora atraindo novas Startups, junto ao Campus Santa Rosa.

Será implantado a partir de janeiro, três novos ambientes em Santa Rosa, dentro do Campus da Universidade. Um espaço Coworking que se baseia em um compartilhamento do ambiente e recursos de escritório, onde poderá ser usado por empreendedores e profissionais liberais de várias empresas ao mesmo tempo, criando assim uma oportunidade de ampliar o networking (rede de contatos) e aumentar a produtividade.

O segundo espaço será um auditório dotado de projetor de alta definição, voltado para palestras, treinamentos, seminários e workshops. E o terceiro, será o Laboratório de prototipagem e testes, aonde os incubados e os futuros empreendedores poderão prototipar e testar seus produtos, com equipamentos de alta definição tecnológica.

Para o Analista da CRIATEC - Santa Rosa, Lucas Escher, “ a execução do projeto, é uma grande oportunidade para desenvolver e incentivar ainda mais o empreendedorismo voltado a criação de novos produtos inovadores e tecnológicos, além de beneficiar as atuais seis Startups residentes na incubadora. Também, visa atrair novas Startups e desenvolver o ecossistema de empreendedorismo e inovação da região possibilitando a busca de projetos maiores e mais audaciosos”.

Para pró-reitor do Campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger, “é uma conquista, da incubadora para a UNIJUÍ e também para a região, pois o projeto proporciona um ambiente de atividade por meio de geração de novas empresas, além de possibilitar mais empregos e agregar renda na economia do município e da região noroeste”.

A coordenação do projeto é da Professora Taciana Paula Enderle e conta com equipe multidisciplinar de técnicos e professores alocados ao Campus Santa Rosa. A CRIATEC é um projeto gerenciado pela Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT).

 


CIPA elege representantes dos empregados da FIDENE/UNIJUÍ

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, realizou, na última quinta-feira, 21 de dezembro, a eleição dos representantes dos empregados da FIDENE/UNIJUÍ para Gestão 2017/2018. A votação obteve 478 votos, representando 56,43% dos votos totais.

Durante toda a quinta-feira, os técnicos administrativos e de apoio e professores da Instituição votaram nos candidatos aptos a concorrer, nos campi Ijuí e Santa Rosa. O resultado foi divulgado pela Comissão na manhã de sexta-feira, 22.

Em primeiro lugar, com um total de 80 votos, foi eleito como 1º Titular, Airton José Siqueira. Em segundo, José Dorvil da Silva Canabarro com 68 votos, seguido de Duilio Dias que somou 58 votos.

No campus Santa Rosa, o titular eleito com 38 votos foi Marcio José Alves Aquino seguido pela suplente Sandra Regina Flores que somou 16 votos. Confira abaixo os resultados:

Resultado final do campus Ijuí:

NOME

ORDEM

VOTOS

%

Airton José Siqueira

1º TITULAR

80

16,74%

José Dorvil da Silva Canabarro

2º TITULAR

68

14,23%

Duilio Dias

3º TITULAR

58

12,13%

Michele Feistel

1º SUPLENTE

56

11,72%

Marcos Antônio Clebsh

2º SUPLENTE

48

10,04%

Leandro de Lima Morais

3º SUPLENTE

46

9,62%

 

 

 

 

Jair Silva do Nascimento

X

43

9%

Eloi Eduardo Goi

X

42

8,78%

Vanderlei Baldissera

X

37

7,74%

 

 

 

 

Total de Eleitores

 

847

100%

Total de Votantes

 

478

56,43%

 

Resultado final do campus Santa Rosa:

NOME

ORDEM

VOTOS

Marcio José Alves Aquino

1º TITULAR

38

Sandra Regina Flores

1º SUPLENTE

16

Gilsane da Silva Deppner

X

11

 

 

 

Total de Eleitores

 

89

Total de Votantes

 

65


Unijuí está com novo horário de atendimento durante as férias

Tradicionalmente, durante as férias, a Universidade muda o seu horário de atendimento, adotando inclusive férias coletivas, de 04/01/2018 a 23/01/2018, e plantão em alguns setores. Confira os horários diferenciados para o atendimento ao público em departamentos e setores da Universidade. 

Campus Ijuí – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Manhã e Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades administrativas

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades administrativas

Manhã - Normal

Tarde - Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos

Normal

Fechado

Biblioteca aberta até 19h

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno (Campus/Sede Acadêmica)

Normal no Campus

Sede Fechado

Fechado

Secretaria Acadêmica

Núcleo de Cobranças

Central de Recebimento de Amostras

Normal

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Fechado

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno/Campus

Central de Atendimento ao Aluno/Sede

Plantão

 

Fechado

Fechado

 

Fechado

Secretaria Acadêmica

 Núcleo de Cobranças

Central de Recebimento de Amostras

Plantão

Fechado

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 21h

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno/Campus

 

Sede Acadêmica

Normal

 

               Fechado

Aberto até 21h

 

Aberto a partir de 14/02 até 21 h

Secretaria Acadêmica

Normal

Aberto até 21h

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h (Sede /Campus)

Audiovisual

Normal

Normal (Horário das aulas)

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Unidade de Educação Continuada

Normal

Expediente normal de acordo com o calendário de aulas da Pós-Graduação

Observação:

Horários: Normal - Manhã – 07h51/11h39; Tarde - 13h30/17h18; Noite – 18h30 às 21h.

 

Campus Panambi – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Horário Estendido até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Fechado

Unidades Administrativas

Normal

Fechado

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberta até as 21h

Biblioteca

Normal

Aberta até as 21h

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

Horários: Tarde - 13h30/17h30; Noite – 18h30/21h.

 

Campus Três Passos – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 18h30

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 18h30

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até 18h30

Biblioteca

Normal

Aberto até 18h30

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

No dia 28/12 é feriado municipal em Três Passos.

Tarde/Noite: Horário estendido - 13h30/18h30.

  

Campus Santa Rosa – período de 18/12/2017 a 16/02/2018

Atendimento Externo

Período

 

Unidades

Atendimento

Tarde

Atendimento

Noite

18/12 a 21/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 19h

22/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

26/12 a 29/12/2017

Departamentos/Unidades Administrativas

Normal

Fechado

 

02 e 03/01/2018

Departamentos

Fechado

Fechado

 

Unidades Administrativas

Fechado

Fechado

 

Central de Atendimento ao Aluno

Fechado

Fechado

04/01 a 23/01/2018

 

Departamentos

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Unidades Administrativas

Férias Coletivas

Férias Coletivas

Central de Atendimento ao Aluno

Férias Coletivas

Férias Coletivas

24/01 a 16/02/2018

Departamentos

Normal

Aberto até 21h

Unidades Administrativas

Normal

Aberto até 21h

Central de Atendimento ao Aluno

Normal

Aberto até 21h

Secretaria Acadêmica

Normal

Aberto até 21h

Biblioteca

Normal

Aberto até 21h

Audiovisual

Normal

Mediante demanda dos cursos

Laboratórios de Informática

Normal

Mediante demanda dos cursos

Observação:

Horários: Tarde - 13h30/17h30; Noite – 18h30/21h.

 


Unijuí se reúne com Hospital e Poder Público em Panambi para discutir o curso de Medicina

              

Na última quarta-feira, a Reitoria da Unijuí esteve reunida com a direção Hospital Panambi, com quem a Universidade possui convênio firmado, e o Poder Público de Panambi. O objetivo do encontro foi para estreitar a relação e traçar o plano de implantação do curso de Medicina na Unijuí e falar sobre novas possibilidades e a continuidade de estágios e práticas formativas da graduação na área da saúde a partir da rede pública municipal de atenção à saúde.

Participaram do encontro a Reitora, professora Cátia Nehring, a vice-reitora de graduação, professora Cristina Pozzobon, o pró-reitor do campus Panambi, professor Nelson Thesing, o prefeito, Daniel Hinnah, o secretário de saúde, Francisco Pereira da Costa, o chefe de gabinete,  Romário Heitor Malheiros, o diretor administrativo Vilmar Scheer, o vice-presidente João Carlos Silveira, do Hospital.

Além disso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina visitará às instalações do Hospital em breve.


Conselho da Editora: experiência acadêmica a serviço do conhecimento

                 

A Editora Unijuí tem por objetivo principal incentivar e estimular a produção intelectual dos professores da Unijuí e de outras Instituições de Ensino Superior por meio da publicação de livros e revistas em variadas áreas. Conta com um acervo editorial de mais de 600 títulos publicados em coleções, revistas especializadas e cadernos didáticos. Todas as obras editadas, publicadas e disponibilizadas no catálogo passam pela aprovação de um Conselho da Editora. 

Criado pelo professor Mario Osorio Marques, o Conselho tem como missão analisar originais, discutir os pareceres frente ao aceite ou não das obras a partir de vários critérios. Todo o avanço de desenvolvimento de novas coleções, é analisado e discutido pelo Conselho a necessidade de encerramento de publicação das obras. O Conselho também é quem define as diretrizes orçamentárias frente aos resultados econômicos e as novas perspectivas, buscando a qualificação do processo de publicação. Pronuncia-se, também, sobre a realização de convênios com outras Editoras. 

Por isso, conta com o trabalho de professores de diferentes áreas e Departamentos da Universidade, sendo eles atualmente: Arnildo Rockembach (DHE/Santa Rosa), Otávio Maldaner (DcVida), José Antonio Gonzalez da Silva (Deag), Ligia Franz (DcVida), Patrícia Spilimbergo, Lourdes Froeming (DACEC), Doglas Cesar Lucas (DCJS) e Paulo Sausen (DCEEng). 

Segundo o editor-chefe, professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, “a Editora é uma das joias da Unijuí e toda joia necessita de cuidados especiais. Os professores que compõem o Conselho da Editora, juntamente com o seu corpo técnico, são os responsáveis por essa tarefa na nossa instituição. Para cumprir esse papel, cada membro do Conselho da Editora coloca a serviço da instituição sua experiência e prestígio acadêmico, motivo pelo qual somos muito gratos”, observa. 

A professora Lourdes Froeming observa que um dos grandes desafios das editoras universitárias é difundir melhor o conhecimento universitário, tornando acessível a comunicação entre o que é produzido em seu meio e a sociedade. É nesse contexto que nosso conselho Editorial tem procurado desempenhar seu papel e, como participantes de nossa Comunidade Acadêmica é com orgulho que buscamos desempenhar da melhor maneira nossa missão”, avalia a professora. 

Sobre os membros do Conselho: 

Arnildo Rockembach

 

Departamento: DHE, (professor do Quadro Sênior/Santa Rosa) 

Membro do Conselho Editorial: desde o ano de 1999 

Currículo: Graduado em Filosofia pela Urcamp, em Bagé, Pedagogia (Administração Escolar) PUC - Porto Alegre. Pós-Graduado em Administração Escolar: IEDB – Santa Rosa. Mestre em Educação pela Unijuí. Atuou como professor do Ensino Fundamental: 1958 a 1990.  Professor do Ensino Superior, de 1976 a 2017 pela Faculdade Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco e Faculdade Salesiana de Educação Física – IEDB – Santa Rosa, 1976 a 1991. Pelo Departamento Pedagogia e DHE na Unijuí, de 1991 a 2017. Foi chefe do Departamento Pedagogia – IEDB; Coordenador Adjunto DEPE/ Unijuí; Membro, Presidente do Conselho Municipal de Educação – Santa Rosa; Assistente Especial da 17º Delegacia Estadual de Educação – Santa Rosa; Membro do Conselho Diretor – FIDENE; Membro do Conselho Curador – FIDENE. Também foi vereador e presidente Câmara Municipal de Vereadores – Cerro Largo: 1963 a 1965. Presidente da Comissão de Emancipação de São Paulo das Missões 1964 a 1965. Já recebeu a “Menção Honrosa: Educador Emérito do Estado do Rio Grande do Sul – 2007”. 

Doglas Cesar Lucas


Departamento: DCJS

Membro do Conselho Editorial: desde 2014

Currículo: Possui graduação em Direito pela Unijuí (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Direito pela Unisinos (2008) e Pós-Doutorado em Direito pela Università Degli Studi di Roma Tre (2012). É professor dos Cursos de Graduação e de Mestrado em Direito na Unijuí. Avaliador do MEC/INEP. Consultor Ad Hoc da Capes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, identidade, interculturalidade, desobediência civil, direito de resistência e democracia. 

José Antonio Gonzalez da Silva

 

Departamento: DEAg/UNIJUÍ

Membro do Conselho Editorial: desde 2010 

Currículo: José Antonio Gonzalez da Silva iniciou suas atividades na UNIJUÍ em março de 2007, selecionado para o quadro de professores do Departamento de Estudos Agrários/UNIJUÍ, onde desenvolve, atualmente, atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nas áreas de Experimentação em Ciências Agrárias, Ecofisiologia da Produção Vegetal, Melhoramento Genético de Plantas e Manejo das principais espécies de interesse agronômico para a região Noroeste do Estado, com atividades vinculada a bolsistas e estagiários e estudantes de pós-graduação da UNIJUÍ. É membro do Comitê Científico e de Ética na Pesquisa da UNIJUÍ. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Agronomia. É também, professor do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática. É também, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq e atua em parceria com outras Instituições de Ensino e Pesquisa no desenvolvimento de projetos estratégicos e de orientação a alunos de pós-graduação. 

Lígia Franz

 

Departamento: DcVida 

Membro do Conselho Editorial: desde 2009 

Currículo: Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1980), mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (1998) e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (2003). Membro do NDE do curso de Graduação em Nutrição. Docente do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde - Mestrado em rede UNIJUÍ/UNICRUZ. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano. Avaliadora de cursos de graduação em nutrição e gastronomia pelo INEP/MEC. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, epidemiologia, nutrição, avaliação nutricional, obesidade, envelhecimento feminino. 

Lourdes Froeming

 

Departamento: DACEC 

Membro do Conselho Editorial: desde 2012 

Currículo: graduada em Administração pela Unijui, especializada em Economia Rural, também pela Unijui, Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ; Doutora também em Administração pelo PPFA/UFRGS, ambos com ênfase em Marketing, área em que tem atuado na Unijuí, nos cursos de graduação, especialização e também no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento. 

Otávio Maldaner

 

Departamento: DCVida, (professor do Quadro Sênior) 

Membro do Conselho Editorial: desde 2000. 

Currículo: Primeira Graduação em Licenciatura em Filosofia Pela Universidade Católica de Curitiba (1968). Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é do Quadro Sênior da UNIJUÍ e Professor Colaborador da pós-graduação em Educação nas Ciências. Tem experiência na área de Química como Pesquisa, Ensino Superior e Ensino Básico, atuando hoje, principalmente, nos seguintes temas: formação de professores, situação de estudo, ensino de química e de Ciências, interdisciplinaridade e debate epistemológico na compreensão da Produção Científica. 

Paulo Sausen

 

Departamento: DCEEng 

Membro do Conselho Editorial: 2012 

Currículo: graduado em Informática pela Unijuí (1993), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DECEng), membro do NDE do Curso de Ciência da Computação, Coordenador do Grupo de Pesquisa GAIC e professor permanente do Programa em Modelagem Matemática (cursos de Mestrado e Doutorado). Possuí experiência nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática Aplicada, com ênfase em Smart Grids, Modelagem Matemática de baterias e gerenciamento dinâmico de energia.

Patrícia Spilimbergo


Departamento: DCEEng

Membro do Conselho: Desde 2009

Currículo: possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e Mestrado em Matemática pela Unijuí (1996). Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e Coordenadora do Curso de Graduação em Matemática Unijuí. Além disso, é coordenadora Adjunta da Comissão Própria de Avaliação Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Matemática, bem como em Modelagem Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, equilíbrio químico, combustão, biomassa e software livre.


Feira de Economia Solidária elege diretoria para novo mandato

         

Nesta quarta – feira, dia 20/12/2017, na ITECSOL foi realizada a Assembleia da Associação de Coletivos Diversificados de Trabalhadores de Economia Solidária, para eleição da nova diretoria e avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano de 2017. A diretoria eleita ficou composta por:

Presidente Jurema Bueno da Silva

Vice-Presidente Marlise Rusch Treter

Primeira secretária: Cleunice Brandenburg da Costa

Segunda secretária: Inêz Batista da Silva

Primeira tesoureira: Nair Bussler

Segunda tesoureira: Sandra Maria Moreira Debesaitys

Conselho Fiscal titular: Amauri Krawechuka, Anelise Kogler e Melita Rosa Konzen Franco

Suplentes: Lucia Hentschke, Ari Bonmann e Neuza Duarte

Atualmente a associação conta com dezoito associados ativos. No primeiro momento foi realizado uma avaliação geral das atividades desenvolvidas durante o ano, também foi distribuído o calendário de feiras e reuniões para 2018 que ficou da seguinte forma:

 


Pós-Graduação Unijuí: viva essa experiência transformadora

                         

Desenvolvimento profissional, crescimento acadêmico, contatos que podem abrir portas e oportunidades. Esses são aspectos importantes na formação profissional e que a Unijuí proporciona em seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA e Especialização). Para o primeiro semestre de 2018, a Universidade está preparando a oferta de 19 novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento. 

Com o mote “Viva essa experiência transformadora”, a campanha dos cursos de Pós-Graduação da Unijuí foi lançada na tarde desta terça-feira, dia 19, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. O gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Bottega, realizou a apresentação do conceito e dos materiais de comunicação da Campanha para a Reitoria, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e profissionais que vão trabalhar na divulgação e efetividade das ofertas. 

Logo após, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, evidenciou a importância do momento para a Instituição, destacando o desafio para diversos setores da Universidade na concretização das ofertas lançadas. 

Em seus 60 anos de história a Unijuí já formou mais de 10 mil profissionais em cursos de pós-graduação, garantindo uma experiência transformadora aos seus estudantes, disponibilizando de uma estrutura com 490 ambientes de ensino, professores especializados e mais de 200 laboratórios organizados com qualidade e tecnologia de última geração. 

Confira no Portal a lista completa de cursos


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