Em breve todos os detalhes do processo vão estar disponíveis no site do Vestibular Unijuí.
A Unijuí prepara um Vestibular de Verão 2021 especial, com um formato novo e adaptado para os novos tempos nos cursos de Graduação. As datas já estão definidas: no dia 21 de outubro abre o período de inscrições ao processo seletivo. Para os cursos presenciais a prova está prevista para ocorrer no dia 06 de dezembro deste ano. Tendo em vista o cenário provocado pela pandemia da covid-19, a Universidade está preparada para realizar o processo de forma presencial ou totalmente online.
Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais em 2021 terão uma oportunidade nova em termos de Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Será a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado.
Os currículos da graduação - que estão sendo desenvolvidos intensamente (confira neste link) - serão estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. Nessa perspectiva, envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios das profissões. Um site explicativo foi desenvolvido para detalhar as propostas e delinear o formato dos novos currículos de Graduação da Universidade. Acesse neste link e confira.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia, a formação está sendo construída visando o fortalecimento da relação com as nossas comunidades. "Os estudantes passarão a ocupar um papel ainda maior de protagonismo no processo de aprendizagem, qualificando sua formação profissional. Temos muito trabalho pela frente, mas em prol de um objetivo comum: mantermos a pertinência e a grandeza de nossa UNIJUÍ, na vida de nossa região e de nossos jovens que acreditam no papel fundamental da Educação”, observa.
O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade, que seguem na lógica em que já são ofertados pela Unijuí.
Para o Curso de Medicina, mantém-se um processo seletivo específico, com prova no dia 13 de dezembro e abertura das inscrições no dia 21 de outubro. Este processo será diferente, pois o candidato poderá realizar a prova da UNIJUÍ ou utilizar a nota do ENEM de anos anteriores, considerando que este ano, em função da pandemia, o ENEM será realizado somente no mês de janeiro de 2021. Para o candidato utilizar a nota do ENEM, ele deve ter concluído o ensino médio. Nos anos em que ele está cursando essa etapa, não valerão para a seleção ao curso de Medicina. Em breve o Edital será publicado com todos os detalhes do processo.
Para os cursos da Modalidade EaD a Universidade mantém a organização já em andamento: o ensino é 100% online. A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas tem o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade. O processo seletivo nos cursos da modalidade EaD, consideram esta flexibilidade da modalidade, ou seja, você agenda o dia e o local para realizar sua prova, totalmente online. Saiba tudo sobre o processo EaD pelo site: www.unijui.edu.br/ead
Mesmo antes da crise da covid-19, um conjunto de ocorrências exigiam dos diversos setores da sociedade processos cada vez mais dinâmicos e profissionalizados. Desafiada pela pandemia, a Unijuí iniciou a revisão dos seus processos, propondo mudanças organizacionais e curriculares nos cursos de Graduação da Universidade, para 2021, denominada Reinvenção da Universidade. A proposta foi objeto de debate e encaminhamentos na Instituição envolvendo professores, representação estudantil, técnicos-administrativos e os Conselhos da Fidene e da Unijuí, que contam com representação interna e externa. Saiba mais clicando neste link.
Para possibilitar maior envolvimento dos estudantes no processo de Reinvenção da Universidade, no período de 31 de agosto a 7 de setembro, a Unijuí, em parceria com o Diretório Central de Estudantes, está desenvolvendo uma pesquisa de opinião com os estudantes dos cursos de graduação, da modalidade presencial, pelo google forms. O objetivo da pesquisa é conhecer a opinião sobre o que pode ser qualificado neste processo de mudança da estrutura organizacional e da nova graduação para os ingressantes a partir de 2021. Participe neste link.
Os dados serão sistematizados e analisados visando incorporar às sugestões dos estudantes visando à melhoria do atendimento institucional e dos procedimentos didático-pedagógicos dos cursos da Universidade.
A Unijuí, em toda a sua história, transforma a vida de milhares de pessoas e contribui para o desenvolvimento de toda uma região, por meio da educação, acreditando na produção e principalmente no poder do compartilhamento de conhecimento. Por isso, promove debates e palestras gratuitamente para Escolas e Empresas a partir de temáticas atuais e de relevante importância. Neste período de pandemia, de forma online.
Para escolas: o Palestra nas Escolas é um projeto da Unijuí que oferta às escolas de ensino médio e técnico um conjunto de palestras e oficinas gratuitamente. Os temas e áreas de interesse são variados, vão desde temáticas/projetos curriculares trabalhados em sala de aula até pautas do momento, sempre buscando contribuir para a formação e qualificação dos alunos, com o objetivo de auxiliar os jovens no momento em que enfrentam desafios como a escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho.
Para empresas: uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. A Unijuí promove debates e palestras gratuitamente dentro das organizações, a partir do projeto de Qualificação Empresarial, visando contribuir para que a sua empresa tenha cada vez mais potencial para se destacar no mercado uma vez que ela terá profissionais com conhecimentos atuais e o pensamento voltado para a inovação.
Desde o início do Projeto já foram realizadas mais de 200 palestras com mais de 8 mil participantes. Quer agendar uma palestra? Conheça os temas sugeridos pela Unijuí para sua Escola ou Empresa nos botões abaixo. Não encontrou o assunto que deseja debater? Ainda podemos desenvolver uma palestra personalizada para você. Clique aqui e confira!
Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente: (55) 3332-0692 (55) 99148-0221 ou estude@unijui.edu.br
Profissionais voluntários da área da saúde voltam às ruas para a testagem do coronavírus em 4,5 mil moradores do Estado, sendo 500 em Ijuí, entre os dias 04 e 07 de setembro.
O estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) realiza a oitava rodada de entrevistas e testes rápidos do coronavírus no próximo fim de semana em nove cidades gaúchas, entre elas Ijuí, onde serão realizados 500 testes. Os profissionais voluntários da área da saúde, sob coordenação do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), vão visitar quinhentos domicílios, em cada cidade, e convidar os moradores a fazer o teste rápido para o coronavírus.
Nesta sexta-feira, dia 04, as equipes vão passar por uma rodada de testes e treinamento no campus da Unijuí, em Ijuí, antes de iniciarem o trabalho de campo. Dessa forma, os coordenadores do estudo contam novamente com a colaboração dos moradores em atenderem as equipes e participarem desta importante pesquisa. Os resultados vão ser divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 72 horas após a finalização da coleta de dados.
Além do exame, o participante responde a uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas relacionados à Covid-19, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. A pesquisa tem apoio das secretarias de saúde e dos órgãos de segurança dos municípios e segue todos os protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos entrevistadores e participantes. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Brigada Militar para obter informações sobre as visitas às casas.
Dados da rodada anterior
A prevalência da infecção por coronavírus ultrapassou o percentual de 1% da população, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul, de acordo com a última etapa estudo Epicovid19-RS, realizada no mês de agosto. A estimativa é que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,22% no estado (de 0,92 a 1,59%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 139.055 habitantes (que pode variar de 104.902 a 180.665) que têm ou já tiveram o vírus na população gaúcha. A relação é de um caso real de infecção por coronavírus a cada 82 pessoas no RS.
Na última rodada Ijuí registrou quatro testes positivos na coleta realizada pelos voluntários.
O Epicovid19-RS, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, estima o percentual da população gaúcha infectada pelo novo coronavírus, obtém cálculos precisos da letalidade e avalia a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. Em Ijuí a pesquisa é realizada com a coordenação da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e dos cursos de Graduação do Departamento de Ciências da Vida (DCVida).
O estudo mobiliza doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).
O Banrisul também participa do financiamento do estudo, junto com a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Dando sequência nas discussões sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, de segunda-feira, dia 31 de agosto até esta quarta-feira, dia 02 de setembro, a Unijuí oportunizou um novo momento formativo para professores com os consultores externos, Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação, com a mediação da Reitoria.
As atividades aconteceram no Salão de Eventos do Campus Ijuí, mas com a participação também pela plataforma Google Meet, envolvendo professores dos quatro Campi da Universidade. Nesta oportunidade, as discussões foram realizadas em grupos por curso, segmentando e produzindo discussões de acordo com as especificidades das diferentes áreas ofertadas pela Universidade. Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.
Os temas debatidos consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. As atividades formativas de estruturação dos currículos seguem até o fim do mês de setembro.
Segundo a assessora da Nova Graduação, professora Norma Golfeto, em entrevista à Unijuí FM, o objetivo é compartilhar experiências aos professores da Unijuí. “No sentido de que possam compreender as possibilidades de um novo modelo de educação e preparar os seus cursos para uma relação diferenciada a partir do ano que vem. Estamos percebendo um debate muito rico, muito intenso, com uma participação grande de cada curso ”, salienta.
“Este evento, marca a continuidade dos trabalhos a partir das Diretrizes aprovada pelo CONSU. Agora os Núcleos Docentes dos cursos, a partir de formações que envolvem currículo modular e por competências, Projeto Integrador, Formação Pessoal e Profissional, bem como estudos independente dos estudantes precisam iniciar o desenho do percurso formativo. Um grande desafio pela frente com envolvimento de todos para iniciarmos um novo ano acadêmico de 2021”, enfatiza a Reitora Cátia Nehring.
O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.
Na última quinta-feira, dia 27 de agosto de 2020, os cursos de Letras, modalidade presencial e EAD, e Pedagogia, modalidade presencial campus Ijuí e Santa Rosa e modalidade EAD, realizaram suas aulas inaugurais para marcar o segundo período de atividades acadêmicas! Os eventos ocorreram através do Google Meet e contaram com a participação de acadêmicos da graduação, mestrado, doutorado e egressos.
Na aula do Curso de Letras os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o professor Doutor Gilvan Müller de Oliveira, Coordenador geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o qual abordou o tema “A Geopolítica das Línguas: A Língua Portuguesa em Foco”. Por meio do tema os acadêmicos puderam estudar sobre o posicionamento e influência da língua Portuguesa no mundo, segundo a aluna Anabel Carolina Bencke ele “Nos mostrou a importância do nosso idioma, o português, nos disse que o português é uma língua que tem muita influência em todo mundo, pois é o único idioma falado nos quatro continentes do mundo, assim como o inglês. Também explicou que o Russo, chinês, espanhol, francês, são o centro das línguas mais importantes. A Rússia é o coração do mundo, pois ali está a maior população do mundo, e quem dominar o centro da Eurasia, pode dominar o mundo, esse coração do mundo chama-se "Heartland", de acordo com a teoria de Spykman. A geopolítica pensa em como garantir o futuro da língua.” Por meio da palestra os alunos puderam aprofundar seus estudos sobre o Multilinguísmo, assim como compreender as relações políticas, econômicas, culturais e sociais imbricadas entre línguas faladas no mundo.
A aula do Curso de Pedagogia abordou o tema “Pensar a Pedagogia com Paulo Freire e Mario Osório Marques” por meio das falas dos professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências Professor José Pedro Boufleuer e Professora Hedi Luft com posterior participação de acadêmicos e acadêmicas do curso que fizeram seu relato.
O professor José Pedro Boufleuer apresentou o que, em seu entender, foi a contribuição do Professor Mario Osorio Marques para pensar a Pedagogia. Neste sentido, destacou a novidade da linha reflexiva deste pensador da educação na medida em que colocou como preocupação primeira para pensar a educação o tema do conhecimento. Pensar esse tema, com base nos autores mais destacadas da filosofia contemporânea, permitiu ao Mario Osorio recolocar o sentido fundamental a educação. Em sua perspectiva, entender o que constitui o conhecimento humano permite indicar com o que a educação propriamente lida e qual é o seu conteúdo propriamente dito. Mas o interessante é que a forma de compreender o conhecimento, na perspectiva de que o mundo humano se constitui com base num acerto de perspectivas simbolicamente articuladas, já indica uma forma como esse conhecimento deve ser comunicado em espaços pedagógicos de aprendizagem, basicamente sob a forma de um diálogo que busca o entendimento. Essa forma de abordar a pedagogia foi a grande novidade que Mario Osorio trouxe para o debate pedagógico, novidade esta que importa que seja compreendida em toda a sua abrangência e fecundidade.
A Professora Hedi Luft trouxe em sua fala o tema da “Liberdade, Diálogo e Esperança. Segundo ela, “A relação de Paulo Freire com o campo da Pedagogia é marcada pela concepção de quea educação é um ato político que não pode ser divorciado da pedagogia. Ele definiu este como um princípio principal da pedagogia crítica, portanto, a construção do conhecimento deve ser marcada pelo DIALOGO. ‘Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes (Freire1987, p.68)’ ''. A pedagogia freireana é uma pedagogia da ESPERANÇA. Por fim, estudar Paulo Freire é dizer não à injustiça social e à exclusão social. É sonhar um mundo mais humanizado e lutarmos por uma educação que, dentro e fora da escola, contribua para uma sociedade que valorize a vida, os direitos humanos, os direitos da natureza, a dignidade humana e a consequente educação que transforma. Isso significa, promover a educação para a LIBERDADE, para a vida, para a democracia.
De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Taíse Posssani, “As aulas foram momentos de muita troca de saberes, construção de conhecimentos e experiência formativa aos acadêmicos dos cursos, os quais iniciaram o segundo semestre motivados em seus estudos!”
A Unijuí vai sediar, no mês de outubro de 2020, o Rally Latinoamericano de Innovación, uma competição internacional, em equipes, cujo objetivo é contribuir para desenvolver uma nova cultura de inovação, aberta e com comprometimento social dos alunos das áreas de engenharia. Ele acontecerá simultaneamente em diversos países da América Latina, sendo que a Unijuí deverá ser a única sede brasileira.
No ano de 2019 a Unijuí participou com uma delegação do Campus Santa Rosa. Na ocasião, o evento foi sediado pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, sendo a primeira vez que uma universidade brasileira participou do Rally. A partir desta participação e depois de conhecer na prática a metodologia do evento, a Unijuí conseguiu trazer uma das sedes para o Brasil em 2020, tendo o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).
O evento será organizado no Brasil com o apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Ccriatec), setores ligados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.
Sobre o evento
As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada, sendo que cada grupo terá 28 horas para desenvolver a ideia. Depois da conclusão, cada grupo terá um tempo de dois minutos para a defesa do trabalho. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público.
Devido à pandemia da covid-19, este ano o evento será totalmente online. Em breve serão disponibilizadas as inscrições aos participantes. Fique atento! Mais detalhes no site oficial da competição, clicando neste link.
A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:
Bandeira Laranja:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Bandeira Vermelha:
- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;
- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade;
- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Aulas online
As aulas online que estão ocorrendo desde o dia 3 de agosto, estão mantidas sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.
Casos excepcionais aos acima mencionados deverão ser encaminhados à Vice-Reitoria de Graduação ou Vice-Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão.
No início deste mês de setembro, a Unijuí vai dar início ao terceiro e último módulo de disciplinas para os cursos do Ensino a Distância (EaD) em 2020. Até o dia 11/09 as inscrições estão abertas no Portal da Unijuí, para os 15 cursos ofertados na modalidade. Saiba mais:
Os estudantes que se matricularem ganharão um Bônus especial de 30% nas primeiras três mensalidades do curso. O EaD da Unijuí tem um formato ensino online para os 15 cursos de Graduação nesta modalidade, ofertados nas áreas de Gestão e Negócios, e Licenciaturas.
A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa, proporcionando ao estudante uma conexão direta com a realidade.
Neste modelo você é protagonista: suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horários mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A Universidade possui uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação. Para além disso, todos os laboratórios e ambientes de ensino utilizados pelos cursos presenciais também estão disponíveis para o ensino a distância, bem como o acompanhamento de professores qualificados.
Confira tudo no site do Ensino a Distância da Unijuí, clique aqui.
Ijuí
(55) 3332-0200 Ramal: 2430
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eadij@unijui.edu.br
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Santa Rosa
(55) 3511-5200 Ramal: 4430
(55) 99106-8499
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Bloco C - Bairro Timbaúva
Panambi
55) 3375-4466 Ramal: 6430
(55) 99108-5034
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Três Passos
(55) 3522-2122 Ramal: 8430
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Centro
Palmeira das Missões
(55) 3742-6207
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(55) 3551-1989
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Rua XV de novembro, 2594 Centro
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poloead.uruguaiana@unijui.edu.br
A testagem é uma das medidas prioritárias no combate ao coronavírus, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, as lideranças e autoridades têm buscado alternativas para ampliar e agilizar as testagens na região. Nesta segunda-feira, 31 de agosto, a Fidene/Unijuí recebeu mais um equipamento do Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (Cisa) para que o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) possa realizar essas importantes testagens.
Desta vez, trata-se de um equipamento automatizado para Biologia Molecular, destinado à extração e purificação do DNA/RNA, bem como insumos que totalizam o valor total de R$180.000 (cento e oitenta mil reais). O equipamento irá ampliar os testes do novo coronavírus que já vêm sendo realizados pelo Unilab. Com a nova máquina, o Laboratório poderá aumentar sua capacidade para até 100 testes diários. Esta ampliação do número de testes contribuirá para que o diagnóstico da doença seja mais rápido e, consequentemente, auxiliará nas ações em saúde dos municípios que integram o Consórcio. “Estamos realizando esta parceria que auxilia os 41 municípios do Consórcio. Com este equipamento vamos conseguir atender a demanda de todos os municípios com mais agilidade, o que vai refletir diretamente no combate a pandemia”, salienta o presidente do Cisa e prefeito de Vista Gaúcha, Celso José Dal Cero.
A entrega ocorreu na Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí, com a presença de autoridades locais e regionais, bem como representantes do Sicredi das Culturas, que subsidiou parte da compra deste equipamento. Realizaram a assinatura de comodato do equipamento, o presidente e o vice-presidente do Cisa, Celso José Dal Cero e Eduardo Buzatti, além de Antenor Vione, presidente do Sicredi da Culturas. Pela Unijuí, assinaram o professor Dieter Siedenberg, diretor executivo da Fidene e Vice-Reitor de Administração da Unijuí, e o professor Matias Frizzo, chefe do Departamento de Ciências da Vida. “Isso mostra, com muita clareza, o importante envolvimento de todos os atores da região no objetivo comum de viabilizar uma qualidade de vida para a população. A Instituição assumiu o compromisso de disponibilizar a sua estrutura de laboratórios e pessoal, no sentido de qualificar o atendimento à comunidade e auxiliar no combate ao coronavírus, além de oportunizar momentos de aprendizado aos nossos estudantes, futuros profissionais que vão atuar diretamente na região”, afirma o professor Dieter Siedenberg.
Entidade envolvida no processo, o Sicredi das Culturas realizou aporte financeiro para auxiliar a aquisição do equipamento e material necessário para o funcionamento. "Logo no início desta pandemia nos reunimos no Conselho e destinamos recursos para hospitais da região. E, com a necessidade do Consórcio de ampliar esta oferta de testes importante para a região, auxiliamos nesta aquisição”, observa Antenor Vione, presidente da Instituição.
Testes começaram em julho
No mês de junho, por meio desta mesma parceria com o Cisa, a Fidene/Unijuí recebeu o equipamento QPCR, importado dos Estados Unidos. Em contrapartida, ficou responsável por organizar o espaço físico e a equipe técnica para liberação dos laudos. Um setor de biologia molecular foi implantado na Universidade, dentro do Laboratório Escola de Análises Clínicas (Unilab), onde agora são realizados testes pelo método RT-qPCR. O investimento realizado em junho, por parte dos municípios que compõem o Consórcio, foi de aproximadamente duzentos e vinte mil reais. E desde a primeira quinzena de julho, o laboratório realiza cerca de 30 análises por dia com 10 técnicos capacitados para a operação. Esta operação ganhará um aumento significativo com este novo equipamento, que deverá passar a funcionar efetivamente nos próximos dias, após testes e adequações dos profissionais envolvidos no trabalho. “Este equipamento consegue reduzir o tempo de trabalho e vai permitir atender o Consórcio com mais eficiência e agilidade nos resultados”, observa o chefe do Departamento de Ciências da Vida, Matias Frizzo.













Estiveram no evento as seguintes autoridades:
Diretor executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dr. Dieter Siedenberg
Prefeito de Ijuí, Valdir Heck
Presidente do Cisa e prefeito de Vista Gaúcha, Celso José Dal Cero
Vice presidente do Cisa, prefeito de Pejuçara e presidente da Amuplam, Eduardo Buzzatti
Diretora executiva do Cisa, Elizabete Rolim
Assessor Jurídico do Cisa, Gilberto Scapini
Presidente do Sicredi, Antenor José Vione
Gerente da Agência do Sicredi Ijuí Centro, senhora Michele Ruver Guarda
Chefe do Departamento de Ciências da Vida, professor Matias Frizzo
Prefeito de Condor, Valmir Lander
Prefeito de Chiapetta, Eder Both
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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