A Unijuí, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes dos campi Ijuí, Panambi e Três Passos, dirigidos pela gestão “Podemos”, e pelo Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire, do campus Santa Rosa, encaminharam um ofício às prefeituras, coredes e outros órgãos públicos da região solicitando apoio para a formalização de novas políticas públicas para o ensino superior.
No documento, a Universidade e os DCEs reiteram a necessidade de políticas públicas voltadas à educação, para a manutenção das atividades acadêmicas nas universidades durante e após a pandemia do novo coronavírus. O documento é assinado pela Reitora, Cátia Maria Nehring, Bruna Gubiani, DCE Podemos, e Gediel da Silva, DCE Paulo Freire. Confira na íntegra:
Ao cumprimentá-lo, e como é do vosso conhecimento, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, desde o início da situação de calamidade ocasionada por conta da pandemia da COVID-19, está dentro de todos os protocolos e medidas de segurança e com base nos Decretos relacionados ao tema, dando continuidade às atividades, muito especialmente no que diz respeito à manutenção do seu maior fazer que é o ensino, com a manutenção das aulas na forma online, que vale registrar, não segue as mesmas diretrizes da Educação a Distância (EaD), isto é, as aulas online acontecem de forma síncrona, realizadas no mesmo dia, turno e horário previsto na matrícula do estudante, sendo ministradas pelos professores alocados em cada disciplina.
As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação por meio das Portarias nº 343/2020 e 345/2020, sem prejuízo do cumprimento das diretrizes curriculares expressas nos projetos pedagógicos de cada curso de graduação. Nas aulas online a interação dos professores com a turma de estudantes pode ocorrer por diferentes plataformas, CONECTA UNIJUÍ ou GOOGLE EDUCATION (Classroom) e por diferentes recursos de comunicação, como vídeo-aulas ou esclarecimentos de dúvidas pelo meeting, Youtube, chat ou outro meio de comunicação online.
No entanto, ao tempo em que mantemos o compromisso institucional na oferta das aulas, com qualidade e inovação, esta Reitoria, juntamente com os DCE’s da instituição, sendo o Diretório Central dos Estudantes da Unijuí - envolvendo os campi Ijuí, Panambi e Três Passos, dirigido pela Gestão PODEMOS, de Ijuí, e o Diretório Central dos Estudantes de Santa Rosa - Paulo Freire, estamos preocupados com os impactos econômicos advindos desta situação de pandemia, e que de fato trarão sérias e graves dificuldades financeiras a boa parte dos estudantes e, por conseguinte, para a Universidade.
Salientamos que, dentro das condições institucionais, a Universidade está criando alternativas de negociações individualizadas, para atender os estudantes de acordo com suas reais necessidades ou dificuldades de forma a garantir o estudo e a permanência destes na Universidade, pois descontos lineares ou redução de mensalidades não se sustentam, uma vez que as IES Comunitárias, como é o caso da UNIJUÍ, precisam honrar com seus compromissos econômicos e qualquer ação neste sentido, acarretará desequilíbrio econômico-financeiro, com risco de inviabilização de seu funcionamento.
Assim, julgamos que neste momento a hora é de unirmos força entre os diferentes segmentos para juntos buscarmos construir alternativas sustentáveis e que tenham efetivo impacto na vida dos estudantes e das instituições de ensino superior a partir de implementação de políticas públicas de qualidade e com efetividade.
Neste sentido, vimos pedir seu apoio que, a partir dessa presidência, busque junto às bases políticas, auxiliar na formalização de novas políticas educacionais seja por meio da liberação de novos contratos de Financiamento Estudantil (FIES) com juros menores, isso não significa a criação de algo novo e sim uma adequação de política já existente; também algo que neste momento faz muito sentido em termos de políticas públicas é a simplificação dos aditamentos de renovação, integralização dos repasses e agilidade na autorização de novos contratos; também, a diminuição de burocracias advindas do próprio Ministério da Educação e que geram custos às Universidades seria outro fator de relevância.
Assim, na expectativa de podermos contar com seu apoio no encaminhamento das ações junto a bases políticas seja em nível estadual ou federal, permanecemos à disposição para informações adicionais.
A pandemia da Covid-19, além dos impactos na saúde, atinge fortemente a economia mundial. Para acompanhar as mudanças ocorridas no mercado da soja, milho e trigo, por exemplo, produtores, pesquisadores e estudantes contam com relatórios produzidos pela Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (Ceema), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec) da Unijuí. O material é disponibilizado ao público no blog: http://ceemaunijui.blogspot.com/.
O relatório é produzido semanalmente e divulgado nas quintas-feiras, ao final do dia, ou durante o transcorrer das sextas-feiras, dependendo do fuso horário com os Estados Unidos, pois a análise é feita sobre o comportamento das cotações da Bolsa de Cereais de Chicago. De acordo com o professor doutor em Economia Internacional, Argemiro Luis Brum, coordenador da Ceema, o relatório traz informações sobre o que aconteceu durante a semana no mercado dos três produtos e, por meio disso, são indicadas possíveis tendências futuras. “O mesmo aborda o mercado internacional, nacional e, quando necessário, o regional. Nele colocamos estatísticas (preços de produtos de Chicago e do mercado brasileiro por regiões) e comentários a respeito”, explica o professor.
Com a quarentena, a produção do relatório, além de uma coluna de economia semanal continua, porém, por meio do home office, ou trabalho em casa. “Antes da quarentena, com toda a infraestrutura disponível na Ceema, colocávamos ainda gráficos do comportamento mensal das cotações em Chicago, porém, no momento não estamos colocando tais gráficos em função das dificuldades logísticas do home office”, afirma Argemiro. Com a análise é produzido um material semanal entre sete a dez páginas que pode ser acessado no blog.
Sobre a Ceema
A Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário existe na Unijuí desde 1993 e há alguns anos ela foi integrada ao PPGDR/Dacec. Dentre as diferentes atividades realizadas, encontra-se a produção de um comentário semanal sobre o mercado da soja, milho e trigo, produzido no mesmo modelo desde o início dos anos 2000. O relatório, assim como a coluna de economia semanal, é difundido a uma cadeia de sites nacionais, além de e-mails. Além disso, essas análises são utilizadas em entrevistas, palestras, orientações aos estudantes de graduação, pós-graduação lato e strictu senso, entre outros.
Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias
Site e banco de dados facilita doações de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e remédios a quem necessita em Ijuí. Acesse neste link.
Conectar quem precisa a quem pode doar, além garantir que a doação seja exatamente o que mais se precisa. Sim, isso já é possível de se fazer localmente, graças a um banco de dados e site desenvolvido por empreendedores vinculados à Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, a Criatec. A ideia surgiu e foi desenvolvida no fim de semana passado, durante o Startup Weekend, evento que registrou mais de 100 ideias para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus em diversas partes do país, simultaneamente.
O projeto da equipe SOS - Covid, constituída por Andressa Palharini Machado, egressa do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Janiel Ceretta Foleto, egresso do curso de Ciência da Computação da Unijuí e vinculado à empresa Infinitum, além de César Augusto Fenterseifer, engenheiro ambiental, doutor em Engenharia Agrícola, incubado na Criatec pela empresa AgexTec, ganhou vida para além do evento, pela importância de conectar quem precisa de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e medicamentos, com quem pode contribuir, usando a tecnologia para facilitar a ação solidária na comunidade.
Já está no ar, com cerca de 100 famílias de Ijuí cadastradas, o site https://www.ijuiajuda.com.br/. Quem desejar doar pode conferir, no endereço eletrônico, os produtos mais necessitados pelas pessoas cadastradas. E, para realizar este cadastro, os presidentes de bairros e entidades assistenciais do município estão auxiliando. “Para quem deseja fazer suas doações, apresentamos uma tabela atualizada, contendo as quantidades das principais necessidades dos bairros mais próximos da sua residência”, observa Andressa Palharini Machado.
A apresentação do site mostra bem a intenção dos empreendedores:
Grande parte dos municípios do país acabam enfrentando dificuldades semelhantes nos períodos de crise, de pandemia e desemprego como o que estamos enfrentando. Nesses momentos são comuns os desencontros entre as necessidades das famílias carentes e as doações recebidas, ou seja, a doação correta para a necessidade não chega a quem precisa e o doador não sabe o que doar. Essa falta de clareza e integração das informações, gera retrabalho, reduzindo significativamente a eficiência do uso dos recursos destinados para as doações.
De acordo com Cesar Augusto Fenterseifer, a ideia é fazer um levantamento para que empresas ou pessoas que queiram doar, ao invés de gastar o dinheiro em cestas básicas, possam otimizar doações por meio de informações e de dados. “Nossa ideia é propor, de fato, uma doação de precisão, tentando sempre atingir e impactar o máximo de pessoas que estejam precisando”, complementa. O grupo também está empenhado em ir atrás de possíveis entidades colaboradoras para as doações, complementando o trabalho do site.
Sobre o evento Startup Weekend
Um final de semana cheio de ideias inovadoras, tecnologia e empreendedorismo no Global Startup Weekend, que aconteceu de forma online no Brasil nos dias 17, 18 e 19 de abril. A Unijuí, em parceria com a Techstars, fez parte da organização do evento que reuniu mais de mil participantes de todos os lugares do país. Cerca de 100 ideias foram submetidas com o objetivo de solucionar problemas provocados pela pandemia do coronavírus.
A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Santos Garcia Palharini, representante da Unijuí na organização do evento, destacou a importância de trazer essas oportunidades para perto dos estudantes e da comunidade regional. “A participação da Unijuí foi importante também para reafirmar o seu compromisso com o ecossistema de inovação e de empreendedorismo”, destaca.
Com a possibilidade de encaixar os horários de aulas dentro da rotina, a modalidade de ensino a distância se tornou uma boa alternativa para aqueles que querem transformar o seu futuro. Aliar essa versatilidade com a excelência acadêmica de uma Universidade com mais de 60 anos de ensino superior é uma das possibilidades da Unijuí.
A Universidade, que possui polos em Ijuí, Panambi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Tenente Portela e Três Passos, oferta 15 cursos de graduação na área da gestão e educação. Os cursos são 100% a distância, com mensalidades a partir de R$259,90.
A Unijuí possui conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (o máximo é 5), com 95% dos professores mestres e doutores, aulas dinâmicas em uma plataforma fácil de usar, acesso à estrutura e todos os diferenciais da Unijuí, entre outras possibilidades.
A partir desta terça-feira, 21, as inscrições para o ingresso em um dos cursos podem ser feitas pelo www.unijui.edu.br/ead, sem taxa de inscrição, até o dia 29 de maio. Conheça as formas de ingresso:
Prova agendada
Você escolhe o melhor dia e horário para realizar a sua prova.
Utilize a nota do ENEM
Utilize a sua nota de Redação do ENEM (válido a partir de 2010), sem realizar vestibular.
Utilize sua nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí
Ingresse nos cursos EAD Unijuí utilizando a sua nota de outros vestibulares realizados na Unijuí (válido a partir de 2005), sem realizar novo vestibular.
Extravestibular:
Diplomado em curso superior.
Transferência externa de estudantes de outras instituições de ensino que desejam se transferir para a Unijuí.
Reingresso com transferência de curso - Estudantes que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para outro curso.
Reingresso de estudantes que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para o mesmo curso.
Transferência Interna de estudantes regularmente matriculados na Unijuí que desejam transferência interna de curso.
Cerca de 500 máscaras de TNT foram doadas à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Essa produção partiu de uma empresa incubada na Criatec da Unijuí campus Santa Rosa, a Simbiozy, que tem como foco principal a produção de roupas e acessórios para pets.
Com a disseminação do novo coronavírus, a empresa viu a necessidade de ajudar a comunidade e passou a produzir máscaras de TNT. A produção é voluntária e são entregues a profissionais da área da saúde vinculados à Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). O material necessário para a produção foi custeado pela Fumssar.
Além do trabalho voluntário, a startup produz máscaras de tecido para comercialização. É o que explica a sócia da Simbiozy, Patrícia Schorr: “Estamos produzindo essas máscaras para que a população tenha acesso, já que nas farmácias o acesso é limitado”.
Incubadas da Criatec de Ijuí e Santa Rosa no enfrentamento à Covid-19
Outras ações foram desenvolvidas por incubadas da Criatec para ajudar no combate à Covid-19. A empresa Investus, por exemplo, cedeu a impressora 3D própria para a impressão de Face Shields para doação.
Além disso, a startup do empresário Rafael Dumcke produz tubulações “Y” com duas saídas. “A ideia das conexões Y para respiradores é que possam multiplicar as saídas dos respiradores, assim um respirador pode ser utilizado por mais de um paciente”, comenta Rafael. Assim como a incubada Sacada 3D, que faz a impressão de máscaras e peças para equipamentos hospitalares. A empresa Doled também se preocupou com a proteção dos profissionais e desenvolveu um equipamento para proteção daqueles que estão em contato com pacientes infectados.
Baseados em um protótipo desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, os empresários Dirlean Ribeiro dos Santos e Danieli Rhodenos, proprietários da Avansee e da Hex, também pensaram em alternativas para contribuir com essa luta. Desenvolveram um protótipo de um ventilador mecânico. Esse equipamento está sendo desenvolvido para que profissionais da área da saúde utilizem em casos de emergência no Hospital Bom Pastor, de Santa Rosa, inicialmente. O protótipo foi custeado por empresários da cidade, que participam de todos os processos.
O setor econômico também recebeu atenção. A empresa Guiaci colocou à disposição dos empresários de Ijuí um guia comercial online para divulgação e comercialização de produtos e serviços. A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Santos Garcia Palharini, conta que as ações não param e em breve outras atividades serão divulgadas.





Texto elaborado pelas professoras do curso de Psicologia da Unijuí – DHE: Carolina Baldissera Gross e Janete Teresinha de Aquino Goulart.
Imagem: Reprodução da obra Filósofo em meditação, de RembrandtFreud (1929) aponta três grandes fontes de mal-estar, são elas: o corpo, fadado ao fracasso; o mal-estar inerentes às relações sociais e a impotência diante da força da natureza.
A situação que estamos vivendo, de pandemia, traz inúmeras consequências e modificações para as pessoas, famílias, trabalhadores, estudantes, cidadãos, nessas três dimensões: a fragilidade do corpo frente a um vírus com grande poder de transmissão e letalidade; o mal-estar vivenciado no laço social por fatores econômicos, afetivos e sociais; a limitação frente ao desconhecimento e o descontrole das ações humanas que ignoram a força da natureza em suas respostas ao maus tratos ao meio ambiente ou às “inabilidades” humanas.
Tal como entende-se no momento, a forma como cada sujeito irá vivenciar a pandemia é singular, e irá mobilizar os recursos psíquicos existentes, conscientes ou não, para interpretar a situação, e assim trabalhar e se reorganizar no enfrentamento. Isso inclui a vivência da angústia e do sofrimento, mas esses sentimentos/afetos são próprios de situações em que as pessoas se deparam com o desamparo – seja ele derivado de uma suspensão das bases até então vividas, seja pela falta de um ordenador social sólido. O desamparo, se prolongado, produz inseguranças e potencializa a ansiedade que dependendo da intensidade e duração podem alterar significativamente a qualidade de vida.
Neste contexto, algumas pessoas irão vivenciar o isolamento/distanciamento físico e social sem grandes problemas, ressaltamos, sem dispensar a angústia e algum tipo de sofrimento, mas suportando-os. Esse tempo poderá ser um tempo de atualização de projetos de vida, reflexão e ressignificação. No entanto, outras pessoas estarão mais suscetíveis aos sentimentos despertados pela situação. E isso tem relação com toda a história da pessoa, com a forma como esta pessoa vivenciou anteriormente situações de perdas e restrições, a forma como a pessoa se coloca em relação a individualidade e a coletividade, e/ou os laços sociais.
Os laços sociais, também sofrem grande impacto na situação de pandemia, de uma forma muito variada. Nas famílias podem acontecer uma aproximação que exige uma releitura do compartilhamento dos espaços comuns e privados, um reencontro de funções (maternas, paternas, fraternas); papéis (pai, mãe, filho(a), neto(a), genro, nora...) por vezes novas para os tempos atuais, por necessidade. Vivendo um período considerável compartilhado, sem intervalos, sem o habitual “tchau, volto após o trabalho, antes vou passar no mercado, quer algo de lá?”.
Por outro lado, pessoas que afastaram-se fisicamente de seus entes queridos, independente do modo de relacionar-se – amorosamente ou nem tanto - se encontram apenas por compartilhamento de tecnologias virtuais com um... “Olá, como vocês estão?”, “Estamos com saudades”.
No campo do trabalho também houve alterações significativas que, de um modo ou outro, impactam na subjetividade das pessoas e produzem muitos fenômenos com impactos psíquicos. Trabalho aqui inclui o trabalho mental (psíquico) do estudante, desde a infância até a idade adulta.
A casa, para muitos trabalhadores, estudantes, que por vezes era ponto de passagem, em parte passa a ser refúgio do mundo, em parte passa a se configurar como território para todas as experiências, desde às privadas (descanso, prazeres, etc.) até as públicas (trabalho, estudo, etc). Como a casa passa a ser esse território em que o outro se torna virtual, cabe ao sujeito gerir suas atividades, e isso pode ser tarefa não tão fácil...
Todas as modificações podem desvelar inúmeros aspectos das relações que as pessoas estabelecem, e que estavam veladas, sob o véu da velocidade do tempo e da quantidade das tarefas. Os desvelamentos são tanto para o bem ou para o mal, quanto objetos de reflexões e ressignificações. Assim, as pessoas ficam expostas a elementos, ou aspectos, que já existiam, já faziam parte das relações, negados ou deixados em um plano secundário, esses elementos, na situação que vivemos, florescem. Assim, a desconfiança, a insegurança, as relações de poder, e outros fatores sensíveis a impactar a subjetividade, tornam-se mais evidentes, e podem produzir sofrimentos psíquicos para além do suportável.
Se temos o resgate de algumas relações, familiares e sociais, muitas vezes sustentadas pelo compartilhamento do ambiente virtual, resgate de histórias familiares e amizades longínquas, também existem ambiguidades na situação de isolamento, que devem ser olhadas atentamente.
A psicologia vem trabalhando para acompanhar os impactos na subjetividade e na condição do sujeito a partir dessa vivência. Uma primeira adaptação vem sendo observada com um suporte virtual à pessoas, empresas e instituições que sofrem de modo mais intenso os efeitos das alterações nos conceitos de tempo e espaço. Há uma suspensão dos processos de luto que ainda virão pela frente. Muitas marcas e cicatrizes vão se produzir a partir desse momento e uma das formas de chegar ao enfrentamento é olhar, pensar e falar sobre essa difícil travessia.
Certamente haverá muitas perdas nessa vivência da pandemia. Apesar da psicologia não trabalhar com a contabilização dos aspectos positivos ou negativos da pandemia, trabalha-se com as escolhas individuais e coletivas desse atravessamento. Vivências, que impactam de algum modo na qualidade de vida e na saúde mental que é de extrema importância para os enfrentamentos e reorganizações que ainda deverão acontecer.
E a elaboração - conversa está apenas começando...
Um final de semana cheio de ideias inovadoras, tecnologia e empreendedorismo no Global Startup Weekend, que aconteceu de forma online no Brasil nos dias 17, 18 e 19 de abril. A Unijuí, em parceria com a Techstars, fez parte da organização do evento que reuniu mais de mil participantes de todos os lugares do país. Cerca de 100 ideias foram submetidas com o objetivo de solucionar problemas provocados pela pandemia do coronavírus.
Umas das ideias inscritas teve a participação do estudante de Administração e da Pós-Graduação em Marketing da Unijuí, Dionato Oliveira, ele e sua equipe desenvolveram uma ideia voltada aos pequenos e médios empreendedores da região. “A nossa ideia busca incentivar e ajudar os negócios locais a se desenvolverem de forma digital e local”, comenta.
O estudante participou da equipe formada por estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Paraíba. “Eu tive a oportunidade de ajudar a construir uma solução para um problema efetivo, fazer a validação desse problema e dessa solução, conhecer pessoas de diferentes lugares e com pensamentos diferentes. Foi uma experiência inigualável poder colocar em prática aquilo que tanto estudamos. Foram três dias corridos de muito aprendizado, de muita construção, de muita prática”, comenta Dionato.
A Coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Santos Garcia Palharini, representante da Unijuí na organização do evento, destacou a importância de trazer essas oportunidades para perto dos estudantes e da comunidade regional. “A participação da Unijuí foi importante também para reafirmar o seu compromisso com o ecossistema de inovação e de empreendedorismo”, destaca.
Egressa integrou equipe vencedora
A egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Andréa Bujnick Vieria, fez parte da equipe vencedora da Startup Weekend. A jovem fez parte do desenvolvimento da ideia de uma plataforma para conectar profissionais da saúde com hotéis. Dessa forma o objetivo é possibilitar que os profissionais descansem nesses locais ao invés de irem para casa e assim preservarem a saúde de seus familiares.
A egressa explicou que a ideia também pode auxiliar a economia do setor hoteleiro. A equipe agora disputará o TOP 20 Global - Techstars Innovation Bootcamp, com as 20 melhores ideias do mundo todo.
Chegou ao conhecimento da Unijuí que uma “rifa” está circulando na comunidade de Ijuí, em nome do curso de Educação Física, com arrecadação de valores financeiros. A Universidade informa que nenhuma das turmas do referido curso está promovendo semelhante ação e que se trata de uma fraude. A Assessoria Jurídica da Universidade monitora a situação e tomará as medidas cabíveis, da mesma forma a Universidade orienta atenção da comunidade com relação a falsidade ideológica desta rifa.
A modalidade de ensino a distância da Unijuí vai ampliar a sua abrangência de atuação. Dois novos polos EaD estarão disponíveis aos estudantes em Tenente Portela e Palmeira das Missões. A Universidade possui atualmente quatro polos, um em cada campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.
De acordo com o coordenador da oferta EaD da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, isso significa maior comodidade aos estudantes e maior abrangência da Universidade para atuar na formação de profissionais.
“A qualidade sempre foi uma característica que fez parte da identidade institucional e acreditamos que essa busca constante pela excelência deve ser compartilhada com pessoas que estão em outras regiões do estado e até mesmo do país”, comenta o professor.
Os cursos EaD da Unijuí são 100% a distância e os estudantes realizam seus estudos a partir do ambiente virtual de aprendizagem. É possível utilizar equipamentos como computadores, smartphones e tablets.
Apesar de toda essa comodidade, os estudantes têm a opção de utilizar os polos e toda a infraestrutura com equipamentos que possibilitam desenvolver os processos de aprendizagem.
O professor Luciano Zamberlan explica que os polos são uma importante referência para os estudantes vinculados a ele, pois realizam a partir de seus espaços físicos os processos seletivos de vestibular. “Além disso, o Ministério da Educação exige que as avaliações finais de cada disciplina sejam realizadas presencialmente. Assim os polos proporcionam mais conveniência, pois estão próximos dos estudantes facilitando o acesso nestes raros momentos em que a presença nestes espaços se faz necessária”.
Atualmente a Unijuí oferta 15 cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. Conheça os cursos e as possibilidades ofertadas pela Universidade no www.unijui.edu.br/ead.
Vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Projetos de Extensão, as ações do Observatório colaboram para o CADÚNICO, em razão da pandemia de Coronavírus. Além disso, os Balcões do Consumidor e Escritórios Modelo estão realizando atendimento e encaminhando demandas na região Noroeste.
Diante da pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus, o Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Unijuí definiu um conjunto de ações a serem desenvolvidas neste período de quarentena, visando a orientação e auxílio, em especial, à comunidade de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. Uma destas iniciativas, o Observatório de Direitos Humanos (PPGDH), juntamente com os projetos de extensão Cidadania Para Todos, Regulação Fundiária Urbana (REURB) e Conflitos Sociais e Direitos Humanos, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS/Unijuí), estão colaborando com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Ijuí/RS, no Cadastro Único (CADÚNICO) dos Programas Sociais do Governo Federal. O objetivo é identificar as famílias e indivíduos de baixa renda que necessitam atenção devido à pandemia da Covid-19. Em Ijuí, a atividade está sendo coordenada pelos professores Joaquim Henrique Gatto, Ester Hauser, Patrícia Borges Moura, Daniel Rubens Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert. Participam, também, mestrandos e bolsistas de pesquisa e extensão dos projetos citados.
A atividade teve início na terça-feira, 14 de abril, e se estende até o dia 20 de abril de 2020, com expectativa de atender em torno de 200 pessoas. Da mesma forma, a atividade será desenvolvida no município de Santa Rosa, sob a coordenação da professora Fernanda Serrer, com a colaboração da Pró-Reitoria local, bem como, em Três Passos, sob a coordenação das professoras Márcia Oliveira e Eliete Schneider, a envolver o Escritório Modelo dos respectivos campi, com apoio do corpo técnico e administrativo.
Segundo o chefe do Departamento, professor Joaquim Gatto, estes materiais contemplam informações acerca das consequências jurídicas dos decretos de calamidade pública; bem como das efetivas mudanças nas regras trabalhistas para este período. "Uma ação muito importante, que é o atendimento direto e pessoal aos indivíduos vulneráveis que, nesse momento, buscam por alternativas como o auxílio emergencial que foi concedido pelo Governo Federal", destacou.
Sob coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Graduação em Direito da Unijuí, o Escritório Modelo mantém seus atendimentos, atuando nos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Patrícia Moura, o foco atual está em continuar propiciando aos estudantes formação jurídica, via estágio supervisionado, mantendo também a funcionalidade do Escritório.
Neste sentido, optou-se por manter o formato das atividades on-line, por meio do Google Meet, com atividades referentes às demandas que já estavam em andamento. Patrícia explica que, apesar destes prazos terem sido suspensos, continuam sendo movimentados no âmbito da Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça do Trabalho. Desta forma, os prazos seguem sendo cumpridos com a confecção das peças processuais pelos alunos, sob orientação e supervisão de seus respectivos professores. "Felizmente, hoje, temos uma série de processos que já são eletrônicos, o que nos permite o acesso às informações necessárias para que as peças possam ser confeccionadas", completou.
Contudo, a pandemia tem gerado um impacto significativo no volume de atendimentos feitos pelo Escritório. Patrícia afirma que, normalmente, cada unidade costumava atender de um a três clientes novos por turno. Segundo ela, houve uma redução na procura, sobretudo nos escritórios de Santa Rosa e Três Passos. Atualmente, a maior parte dos atendimentos diz respeito à prevenção da Covid-19, em razão de pessoas que precisam do acesso à saúde ou que não têm acesso a medicamentos. Também buscam auxílio no Escritório Modelo as pessoas que necessitam realizar seu cadastro único junto à Receita Federal ou reativar/se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF); a fim de que possam ter acesso ao auxílio emergencial, então disponibilizado pelo Governo Federal para pessoas de baixa renda. Ainda estão incluídos, neste grupo, estrangeiros, imigrantes e refugiados que residem na região.
"Sempre que possível, priorizamos o atendimento aos clientes via telefone e whatsapp", reforça a coordenadora. Em Ijuí, o contato com o Escritório Modelo pode ser feito pelo número 3332.0292; em Santa Rosa, pelo 3511-5296; e em Três Passos, pelos telefones 3522-2415 ou 9 9607-4305.





Balcão do Consumidor
Desde o início da pandemia, o Balcão do Consumidor segue atendendo as comunidades de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, viabilizando o acesso à informação e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor. No entanto, durante a quarentena, esse atendimento vem sendo feito de forma não presencial. Segundo Maria Luísa Viana, assessora jurídica da unidade de Ijuí, nas últimas semanas houve um aumento das reclamações referentes ao preço do álcool gel e máscaras de proteção, por exemplo. Algo que, segundo ela, não era tão comum. Também dentro deste contexto, o Balcão de Três Passos encaminhou um ofício a todas as farmácias do município, requisitando informações acerca dos preços praticados nos meses de fevereiro e março, bem como as notas de compra dos últimos seis meses, relativas aos produtos em questão.
O Código de Defesa do Consumidor caracteriza como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. No entanto, ao considerar que as empresas estão dentro do prazo de resposta às notificações apresentadas pelo Procon, ainda não é possível identificar se a alta no preço foi decorrente de abuso ou aumento de custo da matéria-prima. Verificada a cobrança abusiva, cabe ao Procon a fiscalização, abertura de processos administrativos, fixação de multas e, em alguns casos, a interdição do estabelecimento.
O Balcão do Consumidor, por sua vez, é responsável pelo registro das denúncias e reclamações, que podem ser feitas com ou sem a identificação do consumidor. Caso o cidadão se depare com valores abusivos de produtos ou serviços relacionados ao combate do coronavírus, poderá registrar sua reclamação entre 12h e 16h30 da tarde, por meio do telefone (55) 3333-0725, ou pelo e-mail balcaodoconsumidor@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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