A Rádio UNIJUÍ FM está com uma nova série no ar, “Desconfinando”, que traz nos próximos dias experiências que unem tecnologia e ensino neste período de isolamento físico e social devido à pandemia do coronavírus. Professores da UNIJUÍ compartilharam depoimentos tendo como foco a transformação do fazer docente e a reorganização das aulas a partir do online, falando sobre ferramentas e metodologias utilizadas.
O Google Class Room e o as videoconferências através do Google Meet foram apontadas pela maioria dos professores como alternativa para as aulas online. A professora de Direito Processual Penal e Estágio Supervisionado, do curso de Direito, Patrícia Moura, explicou que através dessas ferramentas os alunos têm a possibilidade de gravar a aula e visualizar os materiais que seriam apresentados na modalidade presencial. “Faço uma exposição de uma hora e meia, eles tiram dúvidas, passo exercícios de fixação, análise de texto, questionários. Os alunos estão participando, estão gostando, não é uma aula EAD e sim online, com a interação simultânea entre professor e aluno”, explica.
Esta interação também foi destacada como ponto positivo pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, que atualmente ministra as disciplinas de Introdução à Engenharia e Automação Industrial. Segundo ele, este formato de aulas online possibilita a instantaneidade, com tudo acontecendo rapidamente, a exposição de conteúdos, o bate-papo, o momento de tirar as dúvidas e a avaliação. E através desta instantaneidade foi possível diagnosticar e resolver problemas em tempo real, diferente do que aconteceria nas avaliações de sala de aula. “No final da aula, resolvi fazer uma avaliação usando as ferramentas da internet, que já corrige e dá um feedbak na hora. Percebi que um dos conteúdos não havia sido entendido pela turma. Então, deu tempo de na mesma aula dar uma reforçada e agora estou gravando vídeos para eles assistirem ao longo da semana. A avaliação também é do professor, se ele está conseguindo transmitir aquele conteúdo”, avalia.
Outras alternativas que estão sendo utilizadas pelos professores são: canal no Youtube, podcasts em áudio, vídeos pelo whatsapp, emoji para interação em ambiente virtual, mapas e desenhos, plataforma Conecta, entre outras. Além de professores da UNIJUÍ, a série também traz depoimentos de professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Alunos da Universidade, escolas de idioma e até o Coral da UNIJUÍ compartilharam suas avaliações deste momento de ensino online. A série “Desconfinando” vai ao ar às 11h, 16h e 20h30, na UNIJUÍ FM e em breve estará disponível em podcast.
Helena Sala e os ensaios online do Coral UNIJUÍ
Ações do Bem: Solidariedade em tempos de quarentena
Outra série que também estreou na UNIJUÍ FM nesta sexta-feira traz “Ações do Bem”, com histórias de pessoas, empreendedores e empresas que estão mobilizadas em prol da comunidade e principalmente instituições de saúde em tempos de coronavírus. Diariamente, às 9h, os ouvintes poderão acompanhar cases de solidariedade, como o de hoje, da empresa Sacada 3D, que está engajada na impressão de peças voltadas à saúde, como máscaras de proteção (face shields) e itens para respiradores. Também será possível acompanhar a história da decoradora de festas que confecciona máscaras para o Cacon, a professora do bairro Modelo que faz compras para vizinhos idosos da rua, a aposentada que costura jalecos para profissionais da Saúde, entre outros.
A Unijuí e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) uniram forças para facilitar a vida da comunidade ijuiense neste período de isolamento social. Uma ideia modelada na Criatec por empreendedores busca criar alternativas aos negócios locais, aproximando empresas e clientes. Trata-se do aplicativo GuiaACI.
No GuiACI é possível encontrar, com facilidade, empresas e prestadores de serviços na internet. Nele estão disponíveis os contatos de todos os negócios associados à ACI (Ijuí). Neste momento de dificuldade, segundo o desenvolvedor da solução, Mathias Berwig, a divulgação é gratuita para empreendimentos nos ramos de saúde (principalmente farmácias, hospitais e profissionais com atendimento online), mercados e alimentação (restaurantes e/ou deliveries).
“Devido às mudanças necessárias para tentar conter a pandemia, muitas empresas estão movendo, ao menos parte de suas operações, para o ambiente digital, divulgando seus produtos ainda mais na internet. O delivery está fortalecido neste período: restaurantes oferecem entregas gratuitas; mercados flexibilizam a oferta de entrega de mercadorias; e profissionais de diversas áreas adaptam seus serviços para realizá-los via internet com videoconferências. O GuiACI possibilita que o cidadão ijuiense encontre esses negócios com mais facilidade: sem precisar procurar nas redes sociais, perguntar diretamente aos amigos ou pesquisar no Google”, observa.
De acordo com a consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, o objetivo da Universidade e da Associação Comercial e Industrial de Ijuí é promover a aproximação das empresas. “Nosso objetivo é disponibilizar uma ferramenta que possa facilitar a inserção das empresas na era digital e com isso potencializar a venda e o relacionamento com clientes, por meio de uma ferramenta tecnológica, de fácil acesso e operação”, comenta Maria.
Não é necessário instalar o aplicativo no smartphone, basta acessar www.guiaci.app. Dessa forma, segundo Maria Odete, o usuário não precisa ocupar espaço na memória do telefone celular.
Diferenciais do app:
as empresas e anúncios do GuiACI passam por curadoria, de modo a atenderem um nível mínimo de qualidade e refletirem as promoções atuais disponíveis na cidade;
o GuiACI oferece integração com outros aplicativos, como redes sociais, mensageiros e deliveries: com um só toque, é possível chamar a empresa desejada no WhatsApp, ver seu perfil no Instagram ou até mesmo fazer um pedido de comida via aiqFome;
não é preciso instalar o app, ele pode ser acessado ao pesquisar por guiaci.app ou acessar diretamente no endereço www.guiaci.app.
Em um mundo onde a informação está na palma da mão e cabe dentro do bolso, notícias equivocadas e tendenciosas circulam rapidamente e são capazes de ditar o rumo de uma sociedade. Neste momento é necessário ter responsabilidade para saber identificar e não disseminar essas informações falsas.
A professora do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da Unijuí, Gisele Noll, explica como é possível identificar uma notícia equivocada e o que fazer quando identificar.
É possível identificar uma notícia falsa?
Gisele Noll: Sim, é possível identificar uma notícia falsa. Primeiro, precisamos estar alertas para toda informação que chega até nós, principalmente em sites de redes sociais como Facebook e Instagram, além do WhatsApp.
Como identificar uma notícia falsa?
Gisele Noll: A primeira coisa a fazer é pensar sobre o que recebemos sem compartilhar de imediato. Ler a notícia toda, não só o seu título, além de verificar a fonte da informação para saber se vem de um veículo sério e não de páginas que só postam notícias falsas. Inserir o título da notícia no buscador do Google garante que mais informações sobre ela apareçam, e assim, é possível checar se outros meios de comunicação estão falando sobre o assunto.
Se ficarmos em dúvida sobre um aspecto específico da notícia, é importante buscar por ele, pois, às vezes, há pequenos pontos de desinformação e distorções dentro da notícia. Em áudios e vídeos é possível fazer a mesma coisa, buscando por informações no Google ou outros buscadores confiáveis. O importante é ficarmos sempre alertas com tudo que chega até nós e ir atrás de mais informações sobre todas as notícias antes de passar para outra pessoa, cuidando se as informações são muito vagas, extremistas, alarmistas ou antigas.
O que fazer quando identificar uma notícia falsa?
Gisele Noll: Se for em sites de redes sociais, denunciar o post. Se for pelo WhatsApp, alertar a pessoa que enviou que aquela notícia traz desinformação. Além disso, é preciso sempre verificar a fonte da informação quando ela chega através de mensagens privadas, principalmente pelo WhatsApp. É muito importante falar com pais, mães, avós e pessoas próximas sobre a importância da verificação de fontes de informação, apresentando sites de notícias de confiança e agências de fact checking como a Agência Lupa, Estadão Verifica, Fato ou Fake, Uol Confere, entre outras.
O que acontece com quem disseminar notícias falsas?
Gisele Noll: Muitos países ao redor do mundo estão aprovando leis e resoluções para trabalhar com educação midiática. Assim como aprendemos a ler, escrever e refletir sobre distintas disciplinas na escola, deveríamos aprender sobre a mídia desde cedo e não apenas usar ferramentas de comunicação e informação sem problematização.
No Brasil não existe uma lei específica que pune quem dissemina notícias falsas na internet. De acordo com a professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, Joice Nielsson, mesmo que não tenha uma lei específica, a prática pode levar a condenações judiciais.
“Divulgar fake News pode levar à uma condenação criminal quando praticados, por exemplo, crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) de outras pessoa. E na esfera cível isso pode gerar o pagante de uma indenização reparatória, por exemplo. Por sua vez, a Lei 12.965/2014 - Marco Civil da Internet - estabelece diretrizes, garantias, direitos e deveres para o uso da internet, e autoriza os provedores e locais de hospedagem a removerem conteúdos quando sejam comprovadamente falsos ou adulterados” comenta.
Ainda segundo a professora, a única lei específica contra notícias falsas é a Lei 13.834/19, que torna crime a disseminação de fake news em período eleitoral.
Confira algumas dicas de boas práticas nas redes sociais:
Não repasse informação sem checar a fonte e sua veracidade.
Confie em informações científicas.
Desminta uma notícia que traz desinformação.
Sempre duvide de vídeos, áudios, fotos e notícias. Hoje, praticamente tudo pode ser manipulado.
Acesse informações de fontes confiáveis e não use somente sites de redes sociais como fonte de notícia.
Insira o título da notícia no buscador do Google para que mais informações sobre ela apareçam.
Para ajudar nesse processo, reunimos alguns endereços para ficar bem informado e compartilhar somente o que é verdade. Confira:
Ministério da saúde: Portal oficial de informações do governo federal https://saude.gov.br/
Secretaria da saúde: Portal oficial de informações do governo estadual https://saude.rs.gov.br/coronavirus
ABRASCO: Associação Brasileira de Saúde Coletiva https://www.abrasco.org.br/site/
G1: Portal de notícias da Globo https://g1.globo.com/
El País: Últimas notícias do país e do mundo https://brasil.elpais.com/
Atila Iamarino
Pesquisador com bacharel em biologia e doutor em microbiologia. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no Nerdologia e no próprio canal no YouTube para mais de 2 milhões e meio de pessoas.
Drauzio Varella
Médico oncologista, cientista e escritor brasileiro. Drauzio é conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, através programas de rádio, TV e pela Internet, com um site e canal no Youtube.
BBC News Brasil
Atua como provedor mundial de notícias em língua portuguesa e agências de notícias, a BBC Brasil possui recursos como agências físicas instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro e equipe especialmente designada em Londres.
Rizoma
Produzido pela Unijuí e Unijuí FM, o Rizoma traz convidados para debater temas importantes da atualidade, como por exemplo, informações sobre o Coronavírus e a participação de especialistas para retratar este assunto.
NerdCast
É líder de audiência no Brasil, alcançando a marca histórica de 1 bilhão de downloads. Este podcast aborda temas como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, empreendedorismo, educação.
Café da manhã
Mantido pelo jornal Folha de S.Paulo, trata de diversos assuntos, como política brasileira e internacional, cotidiano, economia, ciência, cultura, saúde e outros assuntos.
Novo Coronavírus: perguntas e respostas
Lançado pelo G1, esse podcast busca divulgar áudios de especialistas que respondem de um jeito simples e objetivo, as maiores dúvidas sobre o vírus, os riscos da doença, formas de prevenção, entre outras perguntas enviadas pelo público.
Desde a última semana a Escola se reorganizou para que os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio seguirem conectados com os estudos.
Por meio do Portal da Unijuí os professores estão, diariamente, postando conteúdos específicos para as turmas. A rotina de estudos das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio segue a mesma, toda manhã o estudante tem acesso ao material da aula. As formas e ferramentas que os professores estão usando para interagir são as mais diversas, dentre elas o google Classroom, Hangout, Youtube, Email e Whatsapp, entre outros aplicativos, que já eram usados pelos professores e estudantes da EFA, antes mesmo da suspensão temporária das aulas.
Segundo a Coordenação Pedagógica da Escola, o momento exige cuidados e uma nova organização, pensar em aulas criativas e interativas, pois sem o contato físico dos estudantes é um desafio maior ainda. Além das plataformas já usadas pelos professores, novas maneiras de manter os alunos estudando e com os conteúdos em dia estão sendo pensadas diariamente pelos professores. A EFA vive, dessa forma, novas possibilidades no ensino e isso é enriquecedor e dinâmico.
Para a estudante do terceirão, Maísa Castro Schorn, “a forma como estão sendo encaminhadas as aulas e a organização do material é muito eficiente neste período de pandemia, em que precisamos ficar afastados da escola e de aglomerações. Os matérias que a EFA vem fornecendo são explicativos e ajudam muito para que nossos conteúdos fiquem em dia. A escola tem sido responsável conosco, o que potencializa nosso empenho nos estudos”.
A direção da EFA salienta que o mundo vive um momento delicado, o qual exige muito cuidado com a saúde física, como um todo, neste sentido, desde o início das aulas, quando surgiram as primeiras notícias sobre o vírus que atingia especialmente a China, a EFA já se tomou providências quanto esclarecimentos, informações e ações junto aos estudantes. A partir da necessidade de suspensão temporária das aulas, imediatamente se cuidou da segurança de toda nossa comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e famílias). Alinhamentos e encaminhamentos junto à mantenedora FIDENE, que dá o suporte para continuidade de rotina de estudos através do portal da UNIJUÍ, o principal canal de contato com os estudantes, além dos demais já citados anteriormente. A escola também mantém plantão no turno da tarde, disponibilizando telefones e e-mail da secretaria para tirar dúvidas e orientações que forem necessárias.
No momento o compromisso é com o bem maior de todos, a vida, salienta a direção da EFA, assim é necessário seguir tomando todas as medidas de segurança e resguardo, para que, em breve, possa se retomar com as atividades, de forma segura. A EFA tem compromisso e excelência, marcas da Instituição, finaliza a direção.
Neste momento de crise provocada pela pandemia de Coronavírus, mais do que seguir as recomendações de especialistas na área, começam a surgir movimentos espontâneos de apoio aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate ao vírus. A comunidade está realizando ações locais como, por exemplo, a confecção de máscaras e outros equipamentos para a segurança dos trabalhadores da saúde. Na região Noroeste não tem sido diferente do que se vê mundo afora, e a Unijuí, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, unindo esforços a partir da ação voluntária de empreendedores incubados, está procurando dar a sua parcela de contribuição social.
Em Santa Rosa, o campus da Unijuí é parceiro da Fundação Municipal de Saúde - Santa Rosa (Fumssar) na produção de máscaras de plástico, as chamadas face shields, para que profissionais da área da saúde atuem de forma mais segura no combate à pandemia do Coronavírus (COVID-19). O pró-reitor, Marcos Paulo Scherer, conta que a Universidade decidiu trazer para perto um projeto que ganhou visibilidade nas redes sociais, buscando beneficiar mais pessoas. A partir dessa ideia, uniu forças para a produção, que necessitava de impressoras 3D, em um modelo desenvolvido pelo empresário Jailton Jablonski. Ele desenvolveu um modelo de máscara com produção três vezes mais rápida e com custo quatro vezes menor do que o modelo desenvolvido em outros lugares do mundo. De acordo com o pró-reitor, outras instituições participam dessa produção, como a Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa, o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), a Hey Peppers e a Azon 3D, com o apoio técnico da InovaTec. “É um movimento colaborativo para solucionar a falta de máscaras face shields, existentes no mercado”, comenta Marcos. A matéria-prima das máscaras foi adquirida pela própria Fumssar, para quem são entregues as máscaras depois de prontas.



O mesmo passa a acontecer em Ijuí, por iniciativa da empresa incubada da Critec, a Sacada 3d e do empreendedor Alberto Durão, que já atua com impressão 3D para a área da saúde. Ele explica que após fazer contato com alguns médicos da cidade chegou a seu conhecimento quais eram os equipamentos necessários para a atuação profissional da área na saúde. Também buscou informações sobre os equipamentos que estão sendo usados na Itália, um dos principais epicentros do Coronavírus da atualidade. “O material é fundamental nessa corrida contra o vírus. É importante vivenciar esse momento e ter a oportunidade de auxiliar os profissionais da saúde”, reflete. Além das máscaras de proteção (face shields), outros equipamentos necessários foram demandados, como a produção de peças importantes para respiradores, entre eles, os conectores e um tampão.






O trabalho dos empreendedores não se resume apenas à produção de materiais de segurança para os trabalhadores da saúde. Algumas empresas estão desenvolvendo soluções tecnológicas para somar esforços no combate ao COVID-19. Uma ideia modelada na Criatec por empreendedores entra nesta batalha: o GuiaACI, que busca criar alternativas aos negócios locais.
No GuiACI é possível encontrar, com facilidade, empresas e prestadores de serviços na internet. Nele estão disponíveis os contatos de todos os negócios associados à ACI (Ijuí). Neste momento de dificuldade, segundo o desenvolvedor da solução, Mathias Berwig, a divulgação é gratuita para empreendimentos nos ramos de saúde (principalmente farmácias, hospitais e profissionais com atendimento online), mercados e alimentação (restaurantes e/ou deliveries). “Devido às mudanças necessárias para tentar conter a pandemia, muitas empresas estão movendo, ao menos parte de suas operações, para o ambiente digital, divulgando seus produtos ainda mais na internet. O delivery está fortalecido neste período: restaurantes oferecem entregas gratuitas; mercados flexibilizam a oferta de entrega de mercadorias; e profissionais de diversas áreas adaptam seus serviços para realizá-los via internet com videoconferências. O GuiACI possibilita que o cidadão ijuiense encontre esses negócios com mais facilidade: sem precisar procurar nas redes sociais, perguntar diretamente aos amigos ou pesquisar no Google”, observa.
Diferenciais do app:
as empresas e anúncios do GuiACI passam por curadoria, de modo a atenderem um nível mínimo de qualidade e refletirem as promoções atuais disponíveis na cidade;
o GuiACI oferece integração com outros aplicativos, como redes sociais, mensageiros e deliveries: com um só toque, é possível chamar a empresa desejada no WhatsApp, ver seu perfil no Instagram ou até mesmo fazer um pedido de comida via aiqFome;
não é preciso instalar o app, ele pode ser acessado ao pesquisar por guiaci.app ou acessar diretamente no endereço www.guiaci.app.
Todos os dias, seja pelo noticiário ou pelas redes sociais, recebemos diversas informações sobre o enfrentamento ao Coronavírus no Brasil e no Mundo. Como os governos estão agindo? quais medidas de segurança adotas? e como as pessoas estão vivendo em meio a esta pandemia?
A Unijuí, por ser uma instituição de ensino com forte inserção no cenário internacional, possui diversos estudantes (Graduação, Mestrado e Doutorado) realizando atividades acadêmicas em países mundo afora, de diferentes continentes, sem falar em egressos que foram em busca de atividades profissionais fora do Brasil. Dessa forma, recebemos diversos depoimentos de como está sendo a vida em alguns países: China, Inglaterra, Espanha, Irlanda, Portugal e Suécia são alguns deles.
Confira um giro do Rizoma pelo mundo neste enfrentamento ao Coronavírus:
O Programa, que vai ao ar na Unijuí FM e está disponível em diversas plataformas de streaming da internet, também deu um panorama da situação aqui na região, o que irá acontecer semanalmente daqui para a frente. Acompanhe!
Uma rede de ajuda virtual está sendo proposta pela Unijuí para aproximar, mesmo que de forma online, estudantes da graduação e da pós-graduação da Universidade. O objetivo da ação é que os estudantes compartilhem os seus conhecimentos com aqueles que possuem algum tipo de dificuldade em uma disciplina.
Na rede social Instagram, a ação provoca os seguidores da página oficial da Unijuí (@Unijuí) para que se coloquem à disposição de outros seguidores e estudantes. O estudante disposto a ajudar pode tirar dúvidas, dar dicas e estudar virtualmente com o seu colega.
Aulas online
Em meio à crise gerada pelo coronavírus (COVID-19) e à necessidade de evitar aglomerações, a Unijuí, como forma de prevenção, suspendeu as aulas nos dias 16, 17 e 18. Desde o dia 19, os alunos da modalidade presencial dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), têm aulas de forma online.
Visando um melhor desempenho e garantindo a integralidade do semestre, estudantes e professores usam os recursos do Google For Education, para utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma. Assim, os estudantes podem usufruir de um canal de aprendizagem direto com seus professores.
Quem diria? Um vírus de dimensões insignificantes (míseros 0,12 micrômetros de diâmetro - um fio de cabelo tem entre 100 a 150 micrômetros de diâmetro) sendo capaz de causar uma catástrofe mundial... Não há praticamente nada que ainda não tenha sido drasticamente afetado pela pandemia provocada pelo Covid19. Ações e medidas só imagináveis em filmes de ficção científica estão se tornando diretrizes da noite para o dia, deixando populações inteiras atônitas.
No que diz respeito à educação, em praticamente todos os países as aulas presenciais em todos os níveis foram suspensas, pelo menos temporariamente, como uma medida de isolamento social que visa refrear o ímpeto do contágio, causando os mais diferentes contratempos para todos os envolvidos.
Mas, este contexto caótico também está fazendo emergir um conjunto de possibilidades até então largamente resistidas: desenvolver atividades curriculares de forma online. Além da necessária e veloz adaptação a esse novo sistema, o desafio é garantir a manutenção da qualidade e agregação de valor na educação superior, responsável pela formação dos novos profissionais.
Na Unijuí, este contexto adverso foi convertido em reptos que estão trazendo respostas surpreendentes à tona! A velocidade com que professores e estudantes conseguiram se adaptar ao novo e temporário esquema foi “algo” de grandioso e significativo: as aulas presenciais foram suspensas na segunda-feira (16/03) e retomadas em sua integralidade no formato online na quinta-feira (19/03). Empenho, suporte técnico, responsabilidade, dedicação, aprendizagem, criatividade e muita colaboração estão sendo palavras-chave nesta transformação ainda em curso.
Inúmeros depoimentos de professores e estudantes falam por si: “Estou com ótimas expectativas; vai dar tudo certo.” manifestou um docente diante do desafio. Outro recomendou: “Mais do que só usar as ferramentas [online disponíveis] é necessário pensar em como envolver os estudantes”. Após a primeira experiência, outro docente constatou assombrado: “Estamos aprendendo juntos; está funcionando super bem”, algo que não necessária e automaticamente se verifica em aulas presenciais. Os estudantes também foram elogiados: “Os estudantes estão colaborando e entendendo este momento, interagindo no chat, se esforçando para que as aulas sejam produtivas”. Outro professor disse: “Foi muito boa minha experiência hoje. Trabalhei com o meet e o classroom em duas disciplinas e a avaliação dos alunos foi muito boa... inclusive, estão postando em suas redes sociais que o resultado foi muito positivo”.
Ao constatar os primeiros resultados do trabalho, a consultora externa para a transformação digital da Unijuí, que auxilia neste caminho desde 2018, não deixou por menos: “Gente, eu tenho vontade de chorar de alegria de ver vocês tão engajados. Tem muita gente fazendo educação a distância, mas, trabalhar de forma colaborativa online como vocês, são poucas instituições que estão entendendo e se desafiando a fazer. Parabéns a todos!”.
O comprometimento e engajamento dos estudantes no processo de ensino e da aprendizagem também foi evidenciado por outra docente nos seguintes termos: “Na aula de hoje, numa Unidade Integradora, os próprios alunos ajudaram a organizar o estudo no meet, entre eles próprios, a partir da orientação do tutor. Além disso, que orgulho, estão organizando uma ‘formação/treinamento’ para toda a turma, pois já entenderam que vão precisar disso. Que os professores vão utilizar as ferramentas e eles mesmos vão usar isso como recurso de estudo em grupo. Estão se colocando à disposição para ajudar os colegas. Estou orgulhosa deles”.
Em termos quantitativos, o número de estudantes que passou a interagir com a Universidade via online foi grande. Na última sexta feira o responsável técnico pelos controles de acesso informou que em menos de 48 horas as contas do @sou.unijui.edu.br quintuplicaram, passando para mais de 5.000 estudantes com conta ativa. É basicamente através deste acesso que os estudantes interagem com os professores nas diferentes ferramentas do Classroom.
Evidentemente todas estas mudanças estão exigindo muito comprometimento e dedicação: “Dá mais trabalho do que aulas no presencial. Mas, até que gostei!”. De forma similar, a recompensa e os desdobramentos do esforço realizado foram evidenciados por um docente nos seguintes termos: “No fim das contas acredito sinceramente que esta será uma experiência muito interessante para todos: professores e alunos”.
Mesmo quem não estava diretamente envolvido com a problemática estabelecida, como foi o caso de uma mãe de estudante que o acompanhou em casa, com muita curiosidade, e diante de todas estas mudanças em curso, constatou satisfeita: “Foi muito show o que eu vi hoje! Parabéns para Unijuí. Às 19 horas a professora já estava lá, chamando, interagindo e respondendo os alunos, e ficou até passado das 22h40min postando coisas e atividades interessantes. Meu filho se entusiasmou com as possibilidades. Eu nunca vi ele tão interessado no curso como dessa vez! Até (me) deu vontade de voltar a estudar”.
Em meio a tantas notícias alarmantes, fakes & fatos, todos estes depoimentos evidenciam, com muita clareza, que a UNIJUÍ está “acertando a mão” no que diz respeito ao enfrentamento desse múltiplo desafio: adaptar-se a um modelo emergencial mantendo a sua reconhecida qualidade no ensino e, ainda, agregando valor pelo empenho e aprendizagem coletiva ao seu fazer acadêmico.
Ainda há percalços e contratempos? Sim, mas nestes tempos do “fique em casa”, o que seria de nós sem estes desafios? Assim, só resta agradecer e parabenizar a todos pelos resultados alcançados!
A Unijuí realizou na última semana a formação de estudantes dos campi Ijuí e Santa Rosa. Mesmo diante de um momento em que a reunião de pessoas é restrita e moderada, os estudantes, ordenadamente, foram até a Universidade para assinar a ata que oficializa as suas respectivas formações.
No campus Santa Rosa, a entrega da documentação que certificou a conclusão da graduação foi feita aos formandos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação na sexta-feira, 20, assim como no campus Ijuí, onde foi feita a entrega para os formandos do curso de Psicologia.
Nicole Maíza Bohm, agora Engenheira Civil, conta que com todos os cuidados necessários pode oficializar sua conquista. “Sem aglomeração e com todas as precauções necessárias, posso dizer que sou engenheira e isso me torna uma pessoa mais completa”.
Ela espera, assim como todos os demais formandos, a cerimônia de colação de grau que foi adiada em decisão conjunta entre todos os envolvidos. O desejo dela também é de, em breve, realizar outro sonho. “Seguir com os estudos, fazer um mestrado fora do país, elevar ainda mais meus conhecimentos na área de segurança do trabalho e trabalhar na área”, finaliza Nicole.
A Unijuí ainda promoveu, de forma ordenada e respeitando as recomendações para evitar aglomerações, a solenidade especial de formatura dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Medicina Veterinária, Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - e Psicologia.

Mesmo diante da pandemia de Coronavírus, que está mudando radicalmente a rotina no país, o processo seletivo para o Ensino a Distância da Unijuí segue o cronograma estabelecido normalmente. Desta forma, novas possibilidades de ingresso na Unijuí estão abertas para 15 cursos, com valores de R$ 259,00 a R$ 390,00. Confira:
Prova Agendada
No vestibular agendado do EAD Unijuí você escolhe o melhor dia e horário para realizar a sua prova.
Utilize sua nota de Redação do ENEM
Ingresse nos cursos EAD Unijuí utilizando a sua nota de Redação do ENEM (válido a partir de 2010), sem realizar prova.
Utilize sua nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí
Ingresse nos cursos EAD Unijuí utilizando a sua nota de outros vestibulares realizados na Unijuí a partir do ano/período fixado no Edital Específico (válido a partir de 2005), sem realizar nova prova.
Diplomado em curso superior
Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Transferência Externa
Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a Unijuí.
Reingresso com transferência de curso
Estudantes que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para outro curso.
Reingresso
Estudantes que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para o mesmo curso.

O EaD da Unijuí está organizado em um ambiente virtual atualizado, com acesso a materiais customizados e dinâmicos e acompanhamento de tutores e professores da melhor Universidade privada do interior do estado do Rio Grande do Sul. O estudante assiste a suas aulas quando quiser e onde estiver, organizando sua rotina de estudos do seu jeito e no seu tempo. Saiba mais no site do EaD Unijuí, clicando neste link.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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