A Unijuí obteve excelentes resultados em dois importantes avaliadores nacionais da educação superior, são eles: o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual de todas as universidades do país, e o Guia da Faculdade Estadão, primeira edição da avaliação de cursos de graduação realizada entre Estadão e Quero Educação.
No Ranking Universitário Folha (RUF), a Unijuí conquistou a 35ª colocação, entre públicas e privadas de todo o país, no quesito inovação, que leva em consideração o número de patentes pedidas pela Universidade e a quantidade de estudos em parceria com o setor produtivo. Na colocação geral a Unijuí ficou em 134ª.
Os cursos da Unijuí também foram avaliados e obtiveram excelentes resultados no "Guia da Faculdade Estadão”. O Guia, publicado na última semana pelo Estadão, avaliou a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil, levando em conta quesitos como: qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura.
A Universidade foi avaliada com as notas quatro (4) e três (3) em 29 cursos de graduação. Os cursos avaliados com nota quatro (4) são: Ciência da Computação, Direito (Ijuí), Agronomia, Fisioterapia, Administração (Ijuí), Ciências Contábeis (Ijuí), Psicologia (Ijuí), Letras, Medicina Veterinária, Farmácia, Design, Direito (Três Passos) e Direito (Santa Rosa). Os cursos que obtiveram nota três (3) são: História, Educação Física – Bacharelado (Ijuí), Educação Física – Licenciatura (Ijuí), Enfermagem, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Engenharia Elétrica (Ijuí), Engenharia Mecânica (Panambi), Matemática, Engenharia Química, Administração (Panambi), Administração (Três Passos), Educação Física – Licenciatura (Santa Rosa), Administração (Santa Rosa), Engenharia Civil (Santa Rosa) e Engenharia Elétrica (Santa Rosa).
Para a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, os resultados confirmam mais uma vez a excelência acadêmica da Unijuí. "As notas resultantes da avaliação do Guia da Faculdade são bastante positivas, consequência da dedicação coletiva institucional ao trabalho executado pelos coordenadores, chefes, professores, técnicos e estudantes. Nossos projetos pedagógicos norteiam ações sistematizadas e propositivas de formação que estão sendo reconhecidas tanto pelas avaliações externas quanto pelo mundo do trabalho.”, avaliou a professora.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade dos cursos. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.
Nos dias 04 e 05 de outubro, a Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, foi uma das sedes do Rally Latinoamericano de Innovación 2019. A Unijuí participou do evento representada pelo professor e coordenador das Engenharias do campus Santa Rosa, Mauro Fonseca Rodrigues, também pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Rafael Dumcke e Rodrigo Jung, e pelo analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí de Santa Rosa (Criatec), Lucas Escher.
Durante as atividades, a Unijuí completou a equipe com mais quatro alunos das Engenharias da UNAM, conquistando o primeiro lugar do Rally na categoria de Inovação, na fase que ocorreu na cidade de Oberá (Argentina), passando para a fase Nacional, onde também teve uma boa colocação. A proposta desenvolvida foi um sistema inteligente para detectar a ausência de elementos de segurança em prédios, hospitais, repartições públicas, instituições de ensino e demais locais de grande circulação de pessoas.
A Unijuí é a primeira universidade brasileira a participar das atividades do Rally Latinoamericano de Innovación, que é realizado desde 2014 e acontece em 10 países, com 97 sedes e mais de 5.000 participantes distribuídos entre Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, México, Paraguai, El Salvador, Nicarágua e Peru.
Ainda no sábado, dia 05, outra comitiva da Unijuí, formada pelo Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, pelo gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Maiquel Silva Kelm, e pela coordenadora da Criatec de Ijuí, Maria Odete dos Santos Palharini, participou do evento. Na oportunidade, também se reuniram com a Reitoria da UNAM para tratar a possibilidade de participação no próximo ano do Rally Latinoamericano de Innovación, e credenciar a Unijuí como uma das sedes do evento que será inédito no Brasil.
Sobre Rally Latinoamericano de Innovación
O Rally é uma competição internacional, em equipes, cujo objetivo é contribuir para desenvolver uma nova cultura de inovação, aberta e com comprometimento social dos alunos das Unidades Acadêmicas com carreiras de Engenharia na América Latina. O evento ocorre durante 28 horas consecutivas e simultaneamente em todos os locais dos países participantes.
As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público.









A Unijuí tem como propósito a integração e o desenvolvimento regional pela educação, formando profissionais, construindo conhecimentos científicos, tecnológicos e promovendo ações culturais. A participação na 15ª Feira do Livro de Santa Rosa evidencia essa missão de transformar o mundo pela educação. A Universidade esteve presente com diferentes atividades integrando a comunidade local e regional.
A participação da instituição também teve destaque por meio da Patronesse da Feira do Livro, professora Hedi Maria Luft, que esteve presente em todas as ações programadas do evento. Um reconhecimento pela sua trajetória na educação, contribuindo com a formação e o desenvolvimento regional, realizando seu trabalho em escolas municipais, estaduais e na Unijuí.
“A participação da Unijuí durante a Feira do livro foi muito significativa, participamos de dois importantes painéis com professores de diferentes áreas, realizamos atividades pedagógicas, recreativas, oficinas e lançamentos de livros. Uma feira com uma mudança de paradigmas, onde saímos daquela ideia de apenas comercialização de livros, para a inserção de uma série de atividades pedagógicas e de entretenimento”, destaca a Patronesse e professora da Unijuí.
Participação da Unijuí na Feira
A Unijuí participou da Feira do Livro integrando atividades com os cursos de Pedagogia, Psicologia, Educação Física e Direito, por meio de oficinas, pinturas de rosto, contação de histórias e jogos recreativos.
A programação também contemplou dois importantes painéis no evento durante a noite. Na quarta-feira, dia 02, a temática abordada foi “Direitos Humanos e Diversidade no Mundo Contemporâneo”, ministrado pelo professor do curso de Direito da Unijuí, Dr. Doglas César Lucas e pela professora da Fema, Dra. Sinara Camera, com mediação do professor da Unijuí, Dr. Sidinei Pithan da Silva. Na quinta-feira, dia 03, o painel “Quadrinhos em ambiente escolar: Super-Heróis como tutores de resiliência”, foi ministrado pelo Escritor Homenageado da Feira, Gelson Weschenfelder, pela professora do curso de Psicologia da Unijuí, Betina Beltrame e também contou com a participação de relato de experiências da acadêmica de Psicologia, Laís Cristine Jung e dos acadêmicos de Educação Física e Grupo de Estudos da Universidade, Aline Taísa Kelm e Clécio Antônio Szinvelski. A mediação do painel foi realizada pela Patronesse da Feira do Livro. Ainda durante a noite de quinta-feira, o curso de Pedagogia realizou um Sarau Literário e uma homenagem a professora Hedi que também construiu sua história na Universidade.
A Feira do Livro nessa edição teve como lema “Histórias transformam o mundo: Leitura, memória e visão de futuro”. A abertura oficial ocorreu no dia 1º de outubro e estendeu-se até o dia de hoje, dia 06, no Largo do Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges.


















































Participaram do evento 44 alunos de instituições comunitárias.
JoUni, uma plataforma de gamificação, que pretende gamificar a jornada do aluno, fazendo com que ele se integre com a comunidade acadêmica, professores e mercado de trabalho. Essa foi a solução vencedora do Startup Plus University, que ocorreu durante o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), nesta quinta e sexta-feira, no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.
É a minha primeira participação em um evento desse tipo, foi um grande desafio lidar com pessoas com pensamentos diferentes. Tínhamos muitas ideias, fizemos e refizemos muitas vezes nossa apresentação, até que acertamos. Foi um evento muito legal e eu acredito que o nosso caminho não termina aqui”, destaca a integrante da equipe JoUni, Pamela Mallmann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os demais integrantes da equipe são: Marcos Bertol, da UPF; Felipe Zaluski da Unijuí; Felipe de Morais, da Unisinos; Patrick Martini, da Unisc; e Letícia Goettert, da Unilasalle.
Em segundo lugar, ficou a equipe Educa-se, que desenvolveu uma plataforma digital que permite o compartilhamento de metodologias para uso dos docentes que integram as instituições do Comung. Com esse aplicativo, os professores poderiam postar os conteúdos que utilizam em aula, dentro da plataforma, a fim de disponibilizá-los para outras universidades. Além disso, os alunos poderiam acessar o site para classificar sua experiência com as respectivas metodologias e dar sua opinião.
Foi um desafio muito grande trabalhar com pessoas que não conhecemos, pois cada um defende suas opiniões, mas, no fim, aprendemos e conseguimos unir nossas ideias. Cada integrante é de uma área de conhecimento, assim, foi possível nos dividirmos e pensarmos de diferentes formas a nossa solução”, explica o integrante da equipe, Mario Lucas Sperb, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O grupo também era formado por: Lucas Zanolla, da UPF; Danielli Cossul, da Unisc; Giovane da Rosa, da Unijuí; Laura Andrade, da Unisinos; e Felipe da Silva, da PUCRS.
“Neste Fórum, percebemos que os alunos anseiam por eventos como o Startup Plus University, por atividades interdisciplinares e desafios interuniversidades. Em encontros assim, eles conseguem trazer o conhecimento que têm dentro da sua universidade e compartilhar com outros acadêmicos”, afirma.
Após a divulgação dos vencedores do Startup Plus Universtiy, foi encerrado, oficialmente, o VII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que se iniciou nesta quinta-feira, 3, no Câmpus II da Feevale. O evento contou com cerca de 300 participantes, entre gestores, estudantes e professores de instituições de ensino, bem como integrantes de parques tecnológicos, incubadoras e outros ambientes de inovação, além de pessoas interessadas na temática.
Para a presidente do Comung e reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, duas palavras marcaram o Fórum: metodologia e integração.
As universidades comunitárias são um modelo singular do Rio Grande do Sul, e fomos pioneiros em muitas mudanças, pois estamos buscando nos reinventar, inovar, trazer a comunidade para dentro de nossas instituições. Nesse evento, trocamos informações, repensamos a universidade, e agradecemos à Feevale que nos acolheu e nos ofereceu toda a sua estrutura, bem como aos nossos alunos. Somos todos ganhadores hoje, com essa possibilidade de os estudantes pensarem a universidade e trazerem sugestões e reflexões sobre o nosso fazer pedagógico”, afirmou.
De acordo com o reitor da Feevale e secretário do Comung, Cleber Prodanov, o Fórum foi extremamente importante para ouvir as experiências de outras universidades, mas, também, para ouvir os seus alunos.
A introdução do Startup University possibilitou aos estudantes cocriarem e trabalharem conjuntamente, se integrarem. Esse é o espírito que esperamos do Comung, de integração e de desenvolvimento de projetos conjuntos”, completou.
As instituições que formam o Consórcio representam uma verdadeira rede de educação, ciência e tecnologia, que abrange quase todos os municípios do estado. Integrado por 15 instituições de ensino e com 8.735 professores e mais de 11 mil funcionários, o Comung contabiliza 189.224 universitários gaúchos e oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação, constituindo-se como o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul.
Texto e Fotos: Universidade Feevale
Na edição desta semana, o Rizoma trouxe para o debate a Pesquisa no Brasil, enfocando a visão de quem trabalha com pesquisa cotidianamente em uma Universidade, sendo ela um dos pilares de um ensino superior de qualidade e um compromisso com o desenvolvimento social e a inovação. Quem trouxe contribuições sobre esse tema foi o doutor em Educação e Pós-Doutor em Sociologia, professor Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, além do professor da casa, doutor em Agronomia, professor do Departamento dos Estudos Agrários e coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antônio Gonzalez da Silva.
Como está a situação no cotidiano de um pesquisador diante da escassez e do corte de recursos na educação? Qual a importância da pesquisa para a sociedade? Esses foram alguns dos enfoques da discussão. “Quando a gente fala da pesquisa, infelizmente, muitas vezes a sociedade não tem a noção de que todos os avanços da humanidade estão atrelados à pesquisa, nas diferentes áreas”, destacou o professor da casa, José Antônio.
“Nós não podemos permitir que cortes significativos ocorram no financiamento de pesquisas em universidades, porque elas são o coração e a centralidade de pesquisas feitas no Brasil. Se a gente deixar de fazer pesquisa na universidade, o Brasil deixa de fazer pesquisa, porque é da característica da nossa economia”, salienta o professor Gregório Grisa, sobre os cortes de verba na educação.
A importância das publicações cientificas e das percepções das universidades e como isso ajuda na resolução dos problemas da sociedade foi outro ponto debatido durante o Rizoma. Outro ponto debatido foi a “fuga de cérebros”, o desestímulo aos jovens e elitização dos pesquisadores no país.
Sobre o Rizoma
"Descortinando o universo do cotidiano", este é o lema do podcast produzido pela Unijuí e Unijuí FM, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, também está disponível em podcast nas plataformas de streaming da internet. Ache o Programa.
Nesta quinta-feira, 03 de outubro, a Unijuí recebeu do Ministério da Educação (MEC), o resultado da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que foi realizada em 2018. Três cursos da Universidade receberam excelentes notas.
Foram avaliados, neste ciclo, os cursos das áreas de gestão, comunicação e design, jurídica e psicologia. Como nos últimos anos, os cursos da Unijuí alcançaram boas notas, atingindo, em sua maioria, a nota 3, em uma escala de 1 a 5, considerado satisfatório. O destaque ficou para os cursos Administração – Campus Panambi, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, ambos ofertados na modalidade EaD, que ficaram com a nota 4, considerada muito boa.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, “o resultado da avaliação do ENADE ficou dentro das expectativas institucionais, evidenciando a qualidade formativa da graduação Unijuí. Além disso, percebemos que obtivemos conceitos superiores às IES da região, para os mesmos cursos avaliados”, salienta.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg), com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), está com edital para receber propostas de empresas com o objetivo de desenvolver projetos colaborativos de Pesquisa. Trata-se de desenvolver atividades com bovinos (Vacas secas, novilhas e terneiras), em questões como reprodução, nutrição, clínica e sanidade animal.
Dentro dos critérios estabelecidos pelo edital, as propostas devem ser protocoladas com composição de valor. O prazo para recebimento será até o dia 13 de novembro, por meio eletrônico. Confira aqui o edital completo ou acesse a página da AGIT.
O Departamento de Estudos Agrários (DEAg) assinou convênio de cooperação para pesquisa com a Nutrimais, que foi uma das empresas selecionadas em edital para projetos de pesquisa a serem executados em parceria com a Unijuí. A cooperação tem por objetivo avaliar a utilização de um suplemento nutricional (+ Leite®) na composição e qualidade do leite de vacas.
O convênio para este projeto já foi assinado e assim que liberado pela Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA da UNIJUÍ, a partir de fevereiro de 2020, o projeto deve iniciar suas atividades de campo. Este será o quinto projeto a ser executado pelo departamento de Estudos Agrários na área do leite em parceria com empresas. A proposta se destaca por vínculo com o Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, na perspectiva de ciência e inovação em processos socioambientalmente mais sustentáveis.
Com o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em salas de aula, por meio da divulgação das produções dos alunos, a Unijuí promove a 5ª Edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil (MoEduCiTec) – O protagonismo estudantil em foco. A Mostra acontece no dia 24 de outubro.
O evento consiste na socialização de trabalhos desenvolvidos por alunos da educação básica, ensino fundamental e médio, promovendo a iniciação científica, a criatividade, a atitude investigativa e o protagonismo. A coordenadora da Mostra, professora Lenir Zanon, define o evento como um amplo movimento de valorização das produções estudantis. “A Mostra tem um caráter inclusivo. Nós temos a abrangência em todos os níveis e em todas as áreas do conhecimento”, comenta.
De acordo com a professora, a inscrição de trabalhos a serem apresentados pode ser feita de forma gratuita no Portal da Unijuí, na página do evento. A programação do evento inicia a partir das 07h30 e contempla a palestra “Relações entre Ciência, Tecnologia, Trabalho e Educação na Sociedade/Ambiente”.
A MoEduCiTec faz parte do projeto Ciência para Todos Unijuí, que acontece no campus Ijuí de 21 a 25 de outubro.
Empresas integrantes da Incubadora de Empresas da Unijuí (Criatec), de Ijuí e Santa Rosa, participaram de missão da Mercopar em Caxias do Sul, na terça (01) e quarta (02). Por meio da parceria estratégica da Criatec e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae), os empreendedores incubados puderam participar da missão que amplia a geração de negócios e as oportunidades que surgem entre as grandes empresas expositoras e as empresas incubadas.
A Mercopar é uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, que está na 28ª edição em 2019. Além de trazer as últimas tendências e tecnologias para inovação na indústria, conecta clientes, fornecedores e toda a cadeia produtiva do setor.
O analista de negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher, acompanhou o grupo de empreendedores e destacou que a Feira é totalmente voltada a negócios e evidencia novas tecnologias e inovações para as indústrias, além de tendências tecnológicas da Indústria 4.0, startups com soluções industriais e cases de sucesso de encadeamento produtivo. “Essa conexão para as empresas incubadas é de grande importância para oportunizar novos negócios e conectar os empreendedores com as últimas tendências tecnológicas”, salientou.
As empresas Químea, Simbiozy, Inventus e Avansee, incubadas em Santa Rosa, e as empresas incubadas em Ijuí, AgexTec e Infinitum, participaram da missão.
Joana de Oliveira, 17 anos, veio de Independência com a Escola Amélio Fagundes para visitar a Unijuí. “Tive a oportunidade de conhecer bem o curso que desejo fazer”, comentou a aluna que pretende cursar Psicologia. O depoimento evidencia o objetivo do Profissional do Futuro 2019: a Universidade ofereceu, durante três dias, uma programação repleta de oficinas, mostras de cursos e práticas em laboratórios, além de visitas guiadas e momentos culturais.
Foram mais de 4 mil alunos e cerca de 130 escolas que participaram do principal evento da Universidade para a prospecção de novos estudantes. Para além disso, o evento consiste em um espaço de diálogo e de troca de conhecimentos com o objetivo de auxiliar os alunos na escolha profissional.
O Gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega, qualificou o evento deste ano como diferenciado. “Recebemos alunos envolvidos, curiosos, ávidos e extremamente questionadores sobre profissões e mercado de trabalho”, comentou.
A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, destacou a importância da participação das escolas de toda a região. “Avaliamos o Profissional do Futuro como muito positivo e a participação de todos tornou o evento ainda mais grandioso”.




























































O evento contou com mais de 40 mostras de cursos e práticas laboratoriais, oito atividades de orientação e atividades recreativas, além de visitas dirigidas à Escola Fazenda, ao Escritório Modelo e à Unijuí Saúde. Além disso, momentos culturais para professores e alunos e aulão de redação.
Na próxima semana, dia 08 de outubro, o Profissional do Futuro acontece no campus Santa Rosa. Serão cerca de 1,5 mil alunos do ensino médio da região que visitarão a Unijuí e conhecerão toda a infraestrutura da Universidade.
PROGRAMAÇÃO CAMPUS SANTA ROSA
08 de outubro – manhã, tarde e noite
Mostras de Cursos e Práticas Laboratoriais Manhã: 8h30, 9h30 e 10h30 e Tarde: 13h30 e 14h30
DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
. Arquitetura e Urbanismo - Mostra de Maquetes
. Arquitetura e Urbanismo - Mostra de Representação Gráfica
. Ciência da Computação - Mostra de Softwares e Tecnologias para Cidades Inteligentes
. Ciência da Computação - Mostra de Aplicações de Inteligência Artificial e Realidade Virtual
. Design - Dobra(ndo) Design: Confecção de Carteiras
. Engenharia Civil - A Engenharia Civil Construindo nossa Infraestrutura
. Engenharia Elétrica - Competição com Robôs
. Engenharia Elétrica - Eficiência Energética e Segurança em Eletricidade
. Engenharia Elétrica - Engenharia Elétrica nas Cidade Inteligentes
. Engenharia Mecânica – Conheça o Curso de Engenharia Mecânica
. Engenharia Química - A Engenharia Química e sua Área de Atuação
. Engenharia de Software - Simulador de Trânsito
. Engenharia de Software - Uso do Scratch para Animação
. Engenharia de Produção - O Profissional de Engenharia de Produção no Cenário Industrial Futuro
. Matemática - A Matemática Está em Toda Parte? Descubra!
DCVida – Departamento de Ciências da Vida
. Biomedicina – Para onde vai a Glicose?
. Ciências Biológicas - Conhecer para Preservar: Desafios da Vida
. Enfermagem – Viagem pela Enfermagem: Ciência, Conhecimento e Cuidado
. Estética e Cosmética – Desmistificando a Estética
. Farmácia – Tipagem Sanguínea
. Fisioterapia – Desvendando a Fisioterapia
. Nutrição – Você tem Fome de Quê?
DEAg – Departamento de Estudos Agrários
. Agronomia - Caminhos da Produção
. Medicina Veterinária - O Hospital Veterinário na Formação de Médicos Veterinários e na Prestação de Serviços
DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação
. Administração - Planejamento da Carreira e da Imagem Profissional
. Ciências Contábeis - A Performance do Contador na Gestão Empresarial
. Jornalismo e Publicidade e Propaganda - Oficina de Vídeo
. O Negócio é Meter a Mão na Massa: a Gestão de uma Empresa de Sanduíches
DCJS – Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais
. Direito - Audiência Simulada
. Direito - Projeto Cidadania para Todos e Projeto do Balcão do Consumidor
. Direito – Conheça o Espaço de Prática Jurídica do Curso de Direito
DHE – Departamento de Humanidades e Educação
. Educação Física - Feira de Educação Física
. Pedagogia, História e Letras - Mostra dos Cursos
. Pedagogia, História e Letras - Desafio Transmídia (tarde)
. Psicologia - Escolha Profissional
Mostras de Cursos e Práticas Laboratoriais Noite: 19h15, 20h15 e 21h15
DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
. Engenharia Civil - A Engenharia Civil Construindo nossa Infraestrutura
. Engenharia Elétrica - Competição com Robôs
. Engenharia Elétrica - Eficiência Energética e Segurança em Eletricidade
. Engenharia Elétrica - Engenharia Elétrica nas Cidade Inteligentes
. Engenharia Mecânica – Conheça o Curso de Engenharia Mecânica
. Engenharia de Software - Simulador de Trânsito
. Engenharia de Software - Uso do Scratch para Animação
. Engenharia de Produção - O Profissional de Engenharia de Produção no Cenário Industrial Futuro
DCVida – Departamento de Ciências da Vida
. Biomedicina – Para onde vai a Glicose?
. Ciências Biológicas - Conhecer para Preservar: Desafios da Vida
. Enfermagem – Viagem pela Enfermagem: Ciência, Conhecimento e Cuidado
. Estética e Cosmética – Desmistificando a Estética
. Farmácia – Tipagem Sanguínea
. Fisioterapia – Desvendando a Fisioterapia
. Medicina – O que é ser Médico: Tecnologia e Humanização na Formação
. Nutrição – Você tem Fome de Quê?
DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação
. Administração - Planejamento da Carreira e da Imagem Profissional
. Ciências Contábeis - A Performance do Contador na Gestão Empresarial
DCJS – Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais
. Direito - Audiência Simulada
. Direito - Projeto Cidadania para Todos e Projeto do Balcão do Consumidor
DHE – Departamento de Humanidades e Educação
. Educação Física - Feira de Educação Física
. Pedagogia, História e Letras - Mostra dos Cursos
. Pedagogia, História e Letras - Desafio Transmídia
. Psicologia - Escolha Profissional
Atividades de Orientação e Atividades Recreativas - Hall Bloco C
. Espaço Vestibular Unijuí - INSCREVA-SE E GANHE BRINDE!
. Papo Reto: é Tempo de Escolha - Curso de Psicologia
. Escritório de Relações Internacionais
. Oficina Música com o Coral Unijuí - Sala dos Professores B 101
. Atividade Itinerante com a Companhia Cadagy
. Cursos Pré-Vestibulares
. Cursos EAD Unijuí - Ensino a Distância: como Acertar nessa Escolha? - Sala EAD
Aulão de Redação ENEM - 10h30 e 13h30 – Auditório
Visitas Dirigidas - 9h30, 10h30 e 13h30
. Escritório Modelo do Curso de Direito - Saída do Estacionamento entre Blocos B e C
Momento Cultural para Professores - 9h e 20h - Parte superior da Biblioteca
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.