A Unijuí esteve reunida, nesta semana, com universidades do Paraguai e da Espanha para discutir e alinhar propostas de colaboração internacional. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 27, na Universidad Nacional de Itapúa, no país vizinho, reunindo, também, representante da Universidade de Valladolid, Espanha.
Neste encontro as instituições discutiram possibilidades de cooperação transfronteiriça, com perspectiva de se firmarem acordos ainda em 2019 para o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Este encontro foi muito importante para estreitarmos laços com ambas instituições. Dessa forma a Unijuí fortalece seu processo de internacionalização com a Europa, mas também com a América Latina, valorizando a proximidade com os países da região, considerando tradições e cursos diferentes. São Universidades reconhecidas em seus países e no mundo”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.
Participaram pela Unijuí, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González e o Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg. Pela Universidad Nacional de Itapúa, anfitriã do encontro, participaram o Reitor, Hildegardo González Irala e Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais da Instituição, além de representantes de unidades acadêmicas, diretores de pesquisa e relações internacionais. Pela Universidade de Valladolid esteve presente Ignacio García Valdecasas, também vinculado ao programa Erasmus+.
“É importante gerar estes espaços de aprendizagem e desenvolvimento de novos projetos de cooperação internacional, que trarão impactos não apenas para as instituições, mas para as regiões. Nossas instituições possuem mais pontos em comum do que diferenças, dessa forma, a cooperação será benéfica para a geração de projetos de cooperação e impacto regional”, observa Victoria Teresita Regis Acosta, responsável pelas Relações Internacionais Universidad Nacional de Itapúa.





Nesta quarta-feira, 29, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, integrou comitiva de diretores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung em agendas com a Assembleia Legislativa e o Governador do Estado, Eduardo Leite, em Porto Alegre.
A primeira agenda foi realizada com o deputado estadual Fábio Branco, que é presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e solicitou a participação do Comung para um diálogo. Logo após também aconteceu uma conversa com o deputado estadual Issur Koch, que é o vice-presidente da Comissão sobre educação e inclusão. A comitiva também já agendou, para a próxima semana, uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara, para discutir financiamento estudantil.
Para finalizar o dia de atividades, a diretoria do Comung realizou audiência com o Governador Eduardo Leite. A pauta ocorreu para a apresentação das instituições do Consórcio e o trabalho realizado nas comunidades a mais de 60 anos, considerando formação, inovação e tecnologia. “Nossas instituições estão presentes em diversas cidades e regiões do Estado. Em muitas delas, são as maiores empresas, gerando um grande impacto econômico e social. O governador conhece as instituições e marcou, na oportunidade, o excelente e relevante trabalho desenvolvido”, observa a Reitora.
Durante o encontro, também ocorreu a apresentação, ao governador e para a Secretária-Adjunta de Educação, Ivana Flores, de um programa de formação de professores, demandado aos reitores em fevereiro, pelo Secretário Faisal Karam. “O programa foi apresentado considerando a experiência histórica de nossas instituições na formação de professores e principalmente a necessidade da discussão sobre a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. O governador encaminhou a análise do Programa com grande perspectiva de materializar um projeto em parceria para os próximos quatro anos”, complementou.
Além da professora Cátia Nehring, que é tesoureira do Consórcio, a comitiva do Comung foi composta pela presidente, Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da UNISC, pelo vice-presidente, Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da UCS, pela 2ª vice-presidente, Lia Maria Herzer Quintana, Reitora da URCAMP, e pelo secretário, Cleber Cristiano Prodanov, Reitor da FEEVALE.



Com o objetivo de proporcionar aos professores vivências em metodologias ativas de ensino e aprendizagens para aplicação em sala de aula por meio da utilização de metodologias colaborativas e tecnologias digitais, a Unijuí está realizando, ao longo de 2019, o “Programa de Desenvolvimento de Mentores de Inovação Educacional” para 80 professores.
Com encontros mensais, o Programa de Formação Continuada será desenvolvido até o final do ano, a partir de uma proposta interativa, participativa e prática, ministrada pela consultora educacional Maidi Dal Ri, da empresa Topser. O último encontro foi realizado nos dias 24 e 25 de maio e o próximo já tem data marcada para o dia 21 de junho, sempre de forma presencial.
Essa atividade faz parte do Programa de Formação de Professores da Unijuí, com o foco em desenvolver continuamente as competências e habilidades para as novas relações de aprendizagem, tendo em vista tecnologias expressivas no perfil do estudante do ensino superior. A formação irá totalizar carga horária de 36 horas, centrada no planejamento, assessoria e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem, envolvendo as equipes estratégicas.



















A Prefeitura de Ijuí assinou, nesta terça-feira, 28, contrato com a Bripav - Britagem e Pavimentação Ltda - para capeamento e pavimentação asfáltica no município. Em um dos projetos de pavimentação, a comunidade do Bairro Universitário e entornos será beneficiada com a obra na via pública Professor Waldir Bussmann, que passa pelo Campus da Unijuí, nas proximidades do Hospital Veterinário. O contrato, de mais de R$ 1,5 mi, que inclui todos os projetos, será financiado pelo Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado.
A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou do ato de assinatura, no Gabinete do Prefeito Valdir Heck. "Esta obra vai melhorar um dos acessos à Instituição, priorizando a melhoria do acesso ao Hospital Veterinário, ao prédio das Engenharias e as futuras instalações do Laboratório de Habilidades. Uma obra prioritária para desafogar o fluxo de veículos, principalmente à noite, dando maior segurança. A partir da pavimentação asfáltica a Unijuí, fará todo os acessos aos pedestres”, salientou a reitora.
As obras têm prazo de 16 meses e, de acordo com o diretor da Bripav, Sandro Paim, terão início quando as condições climáticas forem favoráveis. Durante as obras, o trânsito no trecho será interrompido até a conclusão.
Também participaram do ato de assinatura o secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito, Jair da Rosa, os vereadores Jeferson Dalla Rosa e Marildo Kronbauer, o presidente da UABI, Cesar Amaral, os presidentes de Bairro João Bariquello, do Bairro Tiarajú, Alvair Machado, do Bairro Getúlio Vargas, a diretora da Copam, Priscila Leviski, o diretor da Bripav, Marcos Bussler, e o engenheiro Joanir Folgiarini.
Nesta terça-feira, 28, e quarta-feira, 29, o Campus Panambi promove o I Encontro de Negócios Inovadores, evento organizado pelo Programa de Formação de Gestores, Laboratório de Gestão e Negócios, estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
O evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes e a comunidade a oportunidade de atualização e ampliação de conhecimentos. A abertura ocorreu na noite desta terça-feira no auditório do Campus e contou com uma palestra da coach Jaqueline Bairros, que abordou o tema: “Marketing Pessoal e posicionamento de mercado: o que a marca VOCÊ tem a dizer?”. Durante a atividade, também ocorreu uma apresentação da EducaSom Escola de Música.
Nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 19h30, as atividades têm continuidade no auditório da ACI, em Panambi, com a palestra: “A relevância da Administração e da Contabilidade nos gerenciamentos das organizações”, ministrada pelo prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e pelo professor André Hoffman.
Segundo o professor Dr. Ariosto Sparemberger, coordenador dos cursos, a realização do Encontro de Negócios Inovadores se constitui em um espaço de debate e busca de novos conhecimentos que ocorrem no processo de formação dos estudantes. “A Universidade, ao cumprir sua missão de formar profissionais com excelência, também tem o compromisso de estar integrada à comunidade local e regional e isso ocorre por meio da proposta pedagógica dos nossos cursos”, destaca. O Pró-Reitor do Campus Panambi, professor Nelson Thesing, observa que os eventos que dialogam com a comunidade, como as semanas acadêmicas dos cursos, fazem com que a Unijuí cumpra o seu papel de instituição Comunitária.












O ensino a distância possibilita o ingresso em uma universidade sem necessidade de se deslocar até o espaço físico para a dedicação integral aos estudos. A modalidade permite que os estudantes dividam sua rotina acadêmica com outras atividades como, por exemplo, o mercado de trabalho.
Na Unijuí os estudantes da modalidade a distância têm acesso aos mesmos benefícios que um estudante da modalidade presencial. É qualidade no ensino, com a excelência de uma Universidade completa, com a vantagem de cursar sua graduação do seu jeito e no seu tempo.
Para ingressar em um dos cursos da modalidade EAD, os candidatos poderão agendar o vestibular no dia e horário que desejar. Há, ainda, a possibilidade de utilizar a nota de redação do ENEM, válida a partir de 2010, ou a nota de redação de outros vestibulares realizados pela Unijuí. Caso o candidato escolha alguma dessas formas de ingresso, não é necessário realizar a prova do vestibular. O processo seletivo será feito a partir da análise desses resultados.
Estudantes matriculados ganham curso de qualificação profissional
Os estudantes que se matricularem na modalidade EAD da Unijuí têm acesso a um curso de qualificação profissional. O estudante poderá escolher um curso entre três opções. São eles: Gestão de Vendas, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing.
O Curso é gratuito e aqueles que concluírem, e forem aprovados, recebem gratuitamente o certificado do curso de qualificação profissional de 40 horas. Para acessar essa vantagem, os interessados podem entrar em contato com o Polo da sua região e solicitar a melhor forma de ingresso para realizar sua matrícula no curso escolhido. O estudante terá 60 dias para concluí-lo, independente de ter iniciado ou não as aulas.
Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. A Unijuí Santa Rosa está recebendo escolas da região para conhecerem e interagirem com o Projeto “Física para Todos”.
Trata-se de um museu interativo itinerante, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o gosto pela Física por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. O objetivo é produzir conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física, além de alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.
Para o coordenador dos cursos de Engenharia do Campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.
O projeto contempla experimentos de eletromagnetismo, mecânica clássica, ótica, movimento, astronomia e segurança no trânsito. As escolas interessadas em conhecerem o Projeto “Física para Todos”, poderão realizar o agendamento pelo fone (55) 3511-5200, para os turnos manhã e tarde. A exposição interativa estará disponível no Campus Santa Rosa até o mês de julho.
Confira algumas imagens de escolas que já participaram do projeto:









A Unijuí investiu na compra do software Lab Station para o ensino em fisiologia humana. O software foi adquirido por meio da empresa ADInstruments, uma multinacional de soluções tecnológicas para ensino e pesquisa na área da saúde. Na última semana, professores e técnicos administrativos participaram de uma formação com a técnica Leila Buttler.
O Lab Station está incluso nas melhores Universidades do mundo, que utilizam essa tecnologia de ensino nas aulas práticas. O software permite a aquisição e análise de dados fisiológicos em tempo real e sem utilização de animais, sendo os dados registrados diretamente por estudantes ou em simulações.
Essa metodologia ativa de ensino-aprendizagem torna a fixação do conhecimento, por parte dos estudantes, muito mais duradoura e eficiente. Além disso, os mesmos equipamentos de ensino podem ser utilizados para aquisição de dados destinados à pesquisa.
Instituições realizam trabalhos de iniciação científica, mestrado ou doutorado, com esse equipamento e publicam artigos nos mais variados e renomados periódicos nacionais e internacionais. Os laboratórios de ensino para os cursos da área da saúde da Unijuí, que contam com estrutura qualificada, podem contar também com essa nova tecnologia.
Imagem ilustrativa/banco de imagem
A Unijuí, por meio do Departamento de Estudos Agrários (DEAg), com o apoio da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), vinculada à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está com processo de seleção para empresas parceiras no desenvolvimento de projetos colaborativos de Pesquisa e Desenvolvimento e de Prestação de Serviços na área de suínos (manejo, nutrição, reprodução, sanidade).
Desta forma, as propostas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de novos produtos, experimentos, processos e ou serviços inovadores em manejo nutricional, reprodutivo e sanitário das matrizes e na fase de creche, em atividades relacionadas à manutenção de leitões em estrutura de Unidade Produtora de Leitões (UPL), que funciona junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR).
As propostas, que podem ser encaminhadas até o próximo dia 31 de maio, deverão ser apresentadas com a composição de valor a ser disponibilizado com investimento. Durante a análise a Universidade estudará a viabilidade e calculará os custos envolvidos para a execução. O processo de seleção será realizado em três etapas: entrega de documentação, avaliação da proposta por comitê do DEAg e AGIT e contato com os candidatos.
Confira o cronograma e edital completo na página de Informes e Editais da Unijuí, clicando neste link.
Para o desenvolvimento das atividades a Unijuí disponibiliza, por meio do DEAg, dois cursos de Graduação: Agronomia e Medicina Veterinária e o curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, além de cursos de especialização e qualificação. Atuam nestes cursos professores com mestrado e doutorado desenvolvendo diversas pesquisas na área. Além disso, o Departamento também possui um conjunto de Laboratórios que prestam auxílio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O IRDeR é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva-mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.
Também disponibiliza o Hospital Veterinário da Unijuí, integrando o Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado em 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação.
O Projeto de Intervenção Urbana, fruto de colaboração inédita no Estado entre a Unijuí, Universidade de Córdoba e Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, avançou significativamente durante a última semana: professores da instituição da Argentina estiveram em Ijuí para ministrar o Workshop introdutório “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”.
A partir do conhecimento e experiência neste tipo de intervenção dos professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, os estudantes dos Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design, e professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) iniciaram um intenso trabalho de preparação e estudo para concretizar o projeto no mês de setembro de 2019. As atividades culminaram com uma apresentação pública de maquetes e projetos para a comunidade, realizado na noite da última sexta-feira, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Valdir Heck, a Reitora Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, integrantes do movimento étnico, lideranças locais, além dos estudantes e professores ligados ao Departamento.
Segundo Igor Norbert Soares, um dos professores do DCEEng que está liderando a iniciativa pela Unijuí, a troca de experiência com a Universidade de Córdoba foi esclarecedora. “Nos apresentaram uma metodologia de trabalho muito acessível e ao mesmo tempo diferente do que estamos acostumados. No trabalho durante a semana aprendemos as técnicas necessárias e projetamos as estruturas. Em junho teremos um evento durante a Indumóveis, em Santa Rosa, para mais uma troca de experiências”, observa.
E, no mês de setembro, os estudantes vão a campo para construir as estruturas em espaços urbanos de Ijuí. “Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas no processo de construção das estruturas e serão utilizadas algo em torno de 1km linear em madeira, mais de 300 tábuas para cada uma das estruturas”, complementa. Cada um dos projetos terá ligação com a questão étnica e de imigração em Ijuí.
































É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.
O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.
O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.




Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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