A UNIJUI, por meio da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Economia Solidária Desenvolvimento e Tecnologia Social, participou, no dia 08 de julho, da 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária e da 24ª Feicoop - Feira Internacional do Cooperativismo, realizada no Centro de Referência de Ecosol Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.
Representando a universidade, participaram a chefe do Núcleo de Empreendedorismo, Maria Odete Palharini, analista de planejamento, da Itecsol Elizandra Pinheiro da Silva e a analista de negócios da Criatec de Panambi, Fabiani Schemmer. Também integrantes da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - Aipan e associadas (os) da Associação Mãos que Produzem, de Panambi.
A feira de Santa Maria é um braço do Fórum Social Mundial, coordenado pelo Banco da Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira Regional/RS, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Ecosol, Instituto Marista de Solidariedade, Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Fóruns Regionais e outras entidades, organizado por um mutirão, através das comissões de trabalho com os empreendimentos de Economia Solidária.
A Feira contou com a participação de cerca de 850 grupos de expositores, destaca-se a participação dos empreendimentos de artesanato e da alimentação da Feconsol, associação assessorada pela Itecsol Unijui. De forma paralela a feira, são realizadas conferências, seminários, reuniões, oficinas, debates, intercâmbios, momentos culturais, shows entre outras atividades.
Este ano, conforme os organizadores da 24ª edição do evento, cerca de 255 mil pessoas visitaram a feira entre sexta (7) e domingo (9). Todos os estados brasileiros (mais de 500 municípios) e 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Espanha, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai) estiveram representados na 24ª Feicoop.
A Instituição inicia, a partir desta segunda-feira, dia 10, o processo de licitação para o selecionar empreendedor e firmar Contrato de Cessão de Uso Remunerado de Bens Móveis e de Bem Imóvel da Unidade Experimental Unipeixe, em Ajuricaba. O local poderá ser usado para uso industrial e comercial de pescados envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de biscoitos, empanados e outros produtos derivados de peixe, conforme condições e exigências estabelecidas no Edital.
Os interessados podem acessar o Edital pelo link www.unijui.edu.br/extensao/editais ou obtê-lo, de forma impressa, na Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT da UNIJUÍ, situada no Campus Ijuí da UNIJUÍ, com pagamento de R$ 10.
De acordo com o edital, não poderão participar desta licitação as empresas: a) em consórcio, qualquer que seja a sua forma de constituição; b) estrangeiras ou sociedades ou pessoas estrangeiras; c) em processo de recuperação judicial ou de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação; d) que tenham sido declaradas inidôneas para licitar, enquanto perdurarem os motivos determinantes e os efeitos da punição ou até que seja promovida a reabilitação; e) que estejam com o direito de licitar e contratar com a FIDENE/UNIJUÍ suspenso ou impedidas de licitar e contratar com a Fundação.
A participação neste processo licitatório será de forma presencial, com o encaminhamento da habilitação, proposta e documentos, conforme explicitado no Edital, que ocorrerá a partir do dia 10/07/2017 até o dia 09/08/2017. E a documentação de Habilitação (ENVELOPE 1) e da Proposta do empreendimento (ENVELOPE 2) deverá ser entregue conjuntamente, pelo Empreendedor interessado, na Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT da UNIJUÍ, no Campus Ijuí da UNIJUÍ, podendo ser de segunda-feira à sexta-feira, no período da manhã, no horário das 8 horas às 11h30min, e no período da tarde, das 13h30min às 17 horas.
Confira o edital completo em www.unijui.edu.br/extensao/editais.
À frente da reitoria da Unijuí de 2010 a 2016, o professor Martinho Luís Kelm participou do especial de 60 anos do Ensino Superior, produzido pela Rádio Unijuí FM. Os fatos marcantes da sua gestão e os desafios da educação para os próximos anos foram os assuntos abordados no programa que vai ao ar às quartas e sábados, 9h30.
Para o professor Martinho não houve um grande fato, mas um conjunto de fatores e a mudança de cultura organizacional durante o período em que foi reitor e que ele sintetiza em uma frase. “A nobreza do nosso propósito não é suficiente para garantir a nossa sustentabilidade”. Ele frisa, no entanto, que isso não quer dizer que gestões anteriores a dele não tinham preocupação com a sustentabilidade, “óbvio que tinham”. O que muda, segundo ele, é que talvez essa preocupação passa a acontecer num aspecto micro dentro da instituição, de uma forma mais intensa. “Cada projeto que é apresentado tem-se uma grande preocupação para além do impacto social que pode gerar, que é modo que nós vamos viabilizar ele dentro da instituição”, afirma.
Segundo o ex-reitor, não há autonomia universitária sem equilíbrio financeiro. “Me parece que caminhamos nesta linha, conseguimos dentro desse contexto reposicionar a Universidade de modo que ela possa pensar novos projetos sem estar demasiadamente pressionada por essa questão financeira”, destaca o professor Martinho, já projetando a sustentabilidade financeira como o grande desafio do Ensino Superior, de forma a gerar um impacto social que ele denomina como “transformador em termos de sociedade, de região e de um processo de desenvolvimento que tenha como referência pessoas”.
Confira a entrevista na íntegra:
Nesta quarta-feira quem participa do especial de 60 anos do Ensino Superior o ex-reitor Gilmar Antônio Bedin, gestor da Unijuí entre 2005 e 2010. Será nesta quarta-feira, 9h30, com reprise no sábado, no mesmo horário.
Com o objetivo de proporcionar a prática da língua inglesa, a Unijuí oferece, por meio do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), grupos de estudo e conversação. Atualmente, ao menos 15 grupos estão constituídos, com a participação de estudantes de Graduação e da EFA, bolsistas de Pesquisa e Extensão, professores e comunidade no geral.
Com flexibilidade de horários e em tom informal, os grupos auxiliam na prática e aprendizado do Inglês, também como suporte aos matriculados no curso realizado pela Plataforma Voxy, que é à distância. “Nosso objetivo é criar uma cultura bilíngue na Universidade e que os estudantes possam sair com uma formação em língua Inglesa, paralela ao seu curso de Graduação”, observa o coordenador do Laboratório, professor Anderson Amaral.
Sentindo a necessidade de praticar mais, Carine Ott é assídua em grupo de conversação. “Nossos encontros são ótimos. Além da questão do aprendizado específico na área da língua inglesa, o grupo traz a vantagem de comunicação entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento e idades. Sem dúvida, as conversas e consequentemente, a amizade desenvolvida, são as melhores vantagens”, observa.
Já estão formados grupos específicos por área de atuação também, como o Grupo de Estudos ligado ao Departamento de Ciências da Vida, Grupo de Estudos do Pibid, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, entre outros.
Quem deseja participar ou formar um grupo de estudo, pode contatar o Laboratório e marcar um horário, pelo e-mail lelu@unijui.edu.br.
Inglês para iniciantes
A partir da próxima semana, novas turmas para iniciantes serão formadas. As aulas começam na terça-feira, dia 11, mas ainda é possível fazer inscrições para participar. Confira as datas e horários:
Sobre o LELU
O LELU é o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí, que presta serviços de traduções, aulas de conversações para todos os níveis, aulas de leitura em língua inglesa, dentre outros trabalhos. O Laboratório conta com dois tutores EaD ligados à Reitoria, mas atuando junto ao LELU, coordenados por professor do Departamento de Humanidades e Educação (DHE). Hoje a Unijuí tem convênio com a plataforma de inglês EaD da VOXY, contando mais de 300 estudantes, auxiliados pelos tutores em seus estudos. O Laboratório também realiza serviços de tradução (Inglês-Português/Português-Inglês).
Com o recesso das aulas, o horário de funcionamento de alguns setores da Unijuí será alterado no período de 10 a 28 de julho. Confira o que muda nos campi da Universidade:
DACEC: altera o funcionamento para manhã e tarde, durante anoite estará fechado.
DHE: altera o funcionamento para manhãe tarde, durante anoite estará fechado no campus. A Secretaria do curso de Educação Física na Sede Acadêmica passa a atender manhã e tarde de 03 a 29 de julho.
DCVida: durante amanhã atende no horário normal e durante a tarde o horário será estendido até as 17h30.
DCJS: funcionará nos turnos da manhãe da tarde, durante anoite estará fechado.
DCEENG: o prédio do DCEEng, na Sede Acadêmica, funcionará normalmente nos turnos da tarde e da noite. O prédio da Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo no campus funcionará nos turnos da tarde e da noite.
DEAG: funcionará nos turnos da manhã e da tarde nos horários padrões de funcionamento da instituição.
Biblioteca Universitária (Sede e Campus): atenderá nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20 horas.
Multimeios, Central de Chaves (Sede e Campus): horário normal (manhã, tarde e noite).
Central de Atendimento ao Aluno (Sede e Campus): o atendimento será nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20h.
Secretaria Acadêmica: atendimento normal nos turnos da manhã e da tarde. Durante a noite o horário será estendido até as 20h. Nos dias de matrícula (12, 14 e 17 de julho), funcionará até as 21h.
Unidade de Educação Continuada (UEC): manterá seu funcionamento nas sextas-feiras durante a noite, conforme o calendário das aulas de pós-graduação e demais eventos programados.
Núcleo de Educação a Distância (NEAD): funcionará nos turnos da manhãe da tarde, durante anoite somente no dia 20 de julho, dia de provas do EAD.
O atendimento será das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h. Nos dias de matrícula (12, 14 e 17 de julho) funcionará até as 21h.
O atendimento será das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 20h. Nos dias de matricula (12, 14 e 17) funcionará até as 21h.
O atendimento será das 13h30 às 17h30. O turno da noite funcionará das 18h30 às 21h. Já o setor de multimeios funcionará até as 22h30.
O Chá EFAmília está sendo preparado com muito entusiasmo e cooperação entre escola e famílias da EFA. Será neste sábado, dia 08 de Julho, na Cripta São Geraldo, momento em que agregará apresentações artísticas como música, dança, canto, homenagens e rodadas de Bingo organizadas pela Direção da escola e Conselho de Pais.
Esta proposição nasce por considerar a família como o primeiro grupo afetivo com quem o ser humano se relaciona e a sua importância em orientar para uma formação social, que venha ao encontro dos valores essenciais à vida cidadã. Sendo assim, a proposta do Chá EFAmília assume o lugar de datas comemorativas para enfatizar o DIA DA FAMÍLIA, um momento especial, no qual escola e família podem estreitar seus laços e consolidar objetivos.
"Acreditamos que é na família, na escola, nas relações entre os diferentes, que a criança e o jovem vão se constituindo. Quando existe o amor que dialoga, o amor que abraça, que perdoa, que ouve com os ouvidos do coração, os valores vão sendo construídos e incorporados, nas ações do dia a dia, com mais harmonia. São esses fortes laços entre escola e família que queremos intensificar no evento EFAmília", afirma a diretora Maria do Carmo Pilissão.
Qual é o papel da escola e do professor? Ensinar apenas o conteúdo ou também colaborar para transmitir valores? Muitas vezes, gestores escolares e também professores dividem opiniões sobre qual seria a função da escola e da família.
Para entender esse processo, o projeto de pesquisa “Entre ensinar e educar: o papel formador da escola no Ensino Médio”, coordenado pela professora Vânia Lisa Fischer Cossetin, busca discutir o papel da escola e dos professores da rede pública de Ensino Médio no processo formativo de sujeitos.
Na primeira etapa, através da aplicação de um questionário, a pesquisa analisou a compreensão dos docentes sobre o que é a formação, qual sua posição nesse processo e se os papeis poderiam ser compartilhados entre escola e família. Ao todo, responderam o questionário 47 professores. Duas questões em especial foram analisadas pelas pesquisadoras, em meio às 15 elaboradas.
A primeira exigia dos professores que, dentre inúmeras alternativas (ensinar, educar, formar, sancionar, ensinar valores religiosos, ensinar valores morais, cuidar, aconselhar, proteger, informar, disciplinar, ouvir, punir, profissionalizar e humanizar), indicassem quais delas eram apenas de responsabilidade da família, apenas da escola ou de ambas.
A pesquisa destacou três pontos importantes: 1) não há consonância entre as posições docentes; 2) há uma incompreensão sobre a relação entre educação e formação moral; 3) os professores não têm claro a relação entre ensinar e formar. Os professores entendem que a moral deve ser ensinada pela escola (74%), mas não a associam diretamente com as noções de formação e educação.
A segunda questão solicitava que os educandos indicassem, por ordem hierárquica, quais os valores que norteiam a sua prática (religioso, éticos ou científicos/racionais). Foi constatado que os princípios científicos/racionais estão em primeiro lugar, os éticos em segundo e os religiosos em terceiro.
De acordo com Vânia, de uma forma ou de outra, valores são veiculados no processo formativo de um sujeito, porque na própria seleção de conteúdos e metodologias, o professor já está se posicionando valorativamente diante do conhecimento. Há uma orientação moral que o conduz na seleção do que e como será trabalhado. “O professor encaminha esse processo à revelia do coletivo, cada um faz aquilo que entende que seja moralmente bom e justo. Então fica a critério de cada sujeito formador eleger aquilo que considera como mais recomendável ou ideal”, destaca.
Conforme a bolsista Emanuelle Schmidt, nas entrevistas foi percebido que não há clareza da parte dos professores e gestores. “Um exemplo foi uma professora de matemática que por ensinar cálculos ela disse que não precisaria ensinar conteúdos mais formativos e valorativos”, lembra.
A professora Vânia, que atua no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a bolsista Emanuelle Schmidt, estudante de Psicologia
Já na segunda, e atual etapa, a pesquisa busca identificar qual o conceito de formação explicito nos documentos legais, averiguar se eles esclarecem o que seja o formativo no processo educacional e se tal noção possibilita ao professor minimamente a compreensão do seu papel nesse contexto.
Durante o período de 1º de agosto de 2016 à 15 de janeiro de 2017, foram trabalhadas leituras de obras relacionadas ao tema, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Bases Legais e Ciências Humanas), dentre outros.
A partir das leituras dos documentos legais, foram elaboradas tabelas, com objetivo de demonstrar quantas vezes o conceito de formação aparece nos documentos, relacionado a quais conceitos, como ele pode ser compreendido e qual a relação com a noção de formação expressa pelos professores entrevistados na primeira etapa da pesquisa.
Desde o início da pesquisa, o projeto vem sendo divulgado em eventos científicos. A bolsista também destaca que, ao realizar a pesquisa, aprofunda os conhecimentos, levando para sala de aula temáticas que podem ser debatidas com colegas e professores.
As vinte Assembleias Públicas Municipais, promovidas pelo Corede Fronteira Noroeste e Poder Público, que aconteceram durante o mês de junho, com a participação de 1089 cidadãos, tiveram seu desfecho na Assembleia Ampliada, nesta quarta-feira, 05, no Auditório Central da Unijuí – Campus Santa Rosa. Na oportunidade foram definidas os projetos prioritários que estarão na cédula de votação da Consulta Popular/Orçamento 2018 nos dias 01, 02 e 03 de agosto.
A Cédula terá seis projetos prioritários para a região dos 20 municípios, nas áreas de educação, saúde e agricultura. São eles: Desenvolvimento da agroindústria; Consolidar a APL do Leite da Fronteira Noroeste; Construir projeto de fomento a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água; formação continuada – uso de novas tecnologias na aprendizagem; fortalecimento das ações da 14ª Coordenadoria de Saúde e habitação para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O rateio da verba foi aprovado conforme a área. Para a agricultura, caso seja o projeto mais votado, o valor de 1.000.000,00 será dividido entre os 10 municípios com o maior coeficiente de votação na demanda. Desses, R$ 110.000,00 do 1º ao 5º colocado e R$ 90.000,00 do 6º ao 10º colocado. Para o 2º lugar, R$ 434.285,72 e 3º lugar, R$ 434.285,71. Os valores serão distribuídos igualmente entre os cinco municípios com o maior coeficiente de votação na demanda.
Para a educação, caso seja esse o projeto mais votado, serão contempladas as escolas com mais de 50 alunos, sendo R$ 1.000.000,00 dividido entre os 10 municípios com o maior coeficiente de votação na demanda. Desses, R$ 110.000,00 do 1º ao 5º colocado e R$ 90.000,00 do 6º ao 10º colocado. Para o 2º lugar, R$ 434.285,72 e 3º lugar, R$ 434.285,71. Serão contemplados de forma igualitária os seis municípios com maior coeficiente de votação na demanda.
Caso o projeto da área da saúde, Fortalecimento das ações da 14ª Coordenadoria de Saúde, seja o 1º lugar, o valor de R$1.000.000,00, 2º lugar R$ 434.285,72 ou 3º lugar R$ 434.285,71, o recurso será destinado a reforma e adequação de espaço no hospital ABOSCO, com o objetivo de instalar equipamento já adquirido e iniciar o atendimento da hemodinâmica – Centro de Referência Regional em Cardiologia.
Durante a Assembleia, Vanice de Mattos, presidente do Corede/FN, entregou o Plano Estratégico de Desenvolvimento – PED 2015-2030, elaborado pelo Corede/FN, aos representantes dos municípios e demais presentes na Assembleia.
Na manhã desta quarta-feira, 05 de julho, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o segundo edital de chamada pública para que Instituições de Ensino Superior encaminhem projetos para instalação de cursos de Medicina. No edital, publicado no Diário Oficial da União, Ijuí consta como um dos municípios contemplados. A Unijuí está avaliando o edital para se habilitar a receber o curso.
Conforme os prazos divulgados, o cadastramento das instituições interessadas vai até o dia 19 de julho. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de outubro e o resultado final em dezembro, com homologação no dia 31 de janeiro de 2018. A Universidade irá acompanhar todos os passos do processo e já está preparada para receber o curso, caso seja aprovada.
A Unijuí tem uma trajetória consolidada em ofertas na área da saúde, com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética, além de Psicologia e Educação Física, áreas afins, formando profissionais há décadas. Possui estrutura laboratorial e a Escola Superior de Saúde, na qual oferece cursos de qualificação e pós-graduação na área. Oferta ainda programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ambos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa-RS, além de um conjunto de residências em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Também oferece, em parceria com a Unicruz, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde.
A Instituição possui 60 anos de história, trabalhando pelo desenvolvimento do Noroeste do Rio Grande do Sul. É considerada pelo MEC a melhor Universidade Comunitária do interior do Estado, tendo conquistado conceito 4, em uma escala de 1 a 5.
Nesta quarta-feira de tarde a Unijuí divulgou a lista dos classificados no Vestibular de Inverno deste ano. E, nesta quinta-feira já iniciam as matrículas aos classificados, das 16h às 21h, nos quatro campi da Universidade. Na sexta-feira o processo de matrículas tem continuidade, nos mesmos horários de atendimento.
Os candidatos classificados devem consultar o Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br para o horário e dia de matrícula por curso. “É importante que os aprovados venham com toda a documentação, além disso, a Universidade está organizada para tirar todas as dúvidas sobre os cursos e o processo de matrículas”, observa a secretária acadêmica, Cátia Gehrke de Medeiros.
Primeiros colocados na prova
No último domingo, 2 de julho, a Universidade realizou a prova do Vestibular, nos campus Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. A primeira colocação geral ficou com Iury Batista dos Santos, 16 anos, que totalizou 810 pontos e se inscreveu para o curso de Ciência da Computação.
Em segundo lugar geral, uma candidata que está em busca de sua segunda graduação. Sara Daniela Thomas, 30 anos, que chegou aos 805,20 pontos. “Já sou formada em Direito desde 2011, mas sempre quis cursar Psicologia, me identifico muito com esta área. Vou continuar exercendo minha profissão enquanto estudo”, observa.
Em terceiro lugar geral, Daciele Paola Preci, 28 anos, que realizou a prova para Arquitetura e Urbanismo e totalizou 802,80 pontos na prova.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.