O Conselho Diretor do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) aprovou, por unanimidade, o novo Plano Museológico 2025–2034. A aprovação ocorreu em reunião realizada no dia 4 de dezembro. O documento orientará as ações estratégicas do Museu para os próximos anos, fortalecendo sua função social, educativa e cultural.
O novo plano foi construído de forma participativa, envolvendo colaboradores e gestores do Madp e da Fidene, além de membros da comunidade externa que contribuíram com sugestões, demandas e percepções sobre o papel do Museu no território. A metodologia colaborativa garantiu que o documento refletisse as múltiplas vozes que convivem e dialogam com o Madp.
A apresentação ficou a cargo da museóloga Karen Cristina Barros dos Santos, que destacou a importância de um plano museológico atualizado para o planejamento institucional e para o alinhamento das ações às necessidades atuais da sociedade.
Com a aprovação unânime, o Madp avança em seu compromisso de qualificar a gestão, ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer seus projetos educativos, culturais e científicos.
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A Unijuí, em parceria do Sicredi e do Sindilojas, realiza, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, uma palestra com foco na Reforma Tributária. O evento vai ocorrer a partir das 8h30, no Salão de Atos da Universidade.
A palestra será ministrada pela contadora Deise Parissoto, a qual é palestrante com mais de 30 anos de experiência em tributos, coautora de vários livros na área, especialista em Reforma Tributária, e atua com consultoria, treinamentos e mentorias para empresas e profissionais. A mediadora da palestra será Roselaine Filipin

Na quinta-feira, 5 de dezembro, aconteceu a cerimônia de premiação da Escola Amiga da Vacina, resultado das atividades desenvolvidas no componente curricular Projeto Integrador Atenção à Saúde, ofertado no Módulo 2 dos cursos da área da saúde. A iniciativa, conduzida ao longo do segundo semestre de 2025 por estudantes de Farmácia e Fisioterapia, sob orientação da professora Dra. Brenda da Silva, teve como desafio central a “Avaliação de indicadores de saúde e planejamento de estratégias para ampliar a cobertura vacinal na atenção à saúde”.
O Projeto Integrador tem como propósito fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, aproximando os estudantes das demandas reais do território e dos desafios contemporâneos da saúde pública. Nesta edição, o grupo concentrou esforços no fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde, com foco especial na ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite no município de Ijuí. As ações envolveram a mobilização de escolas, professores, estudantes, famílias e demais integrantes da comunidade escolar, promovendo atividades educativas voltadas à valorização da imunização como medida essencial de proteção coletiva.
Durante a cerimônia, a Unijuí reconheceu o engajamento das instituições de ensino que aderiram à proposta. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, parcerias fundamentais para viabilizar as ações e ampliar o alcance das mobilizações. Segundo a organização, essa integração entre diferentes setores fortalece iniciativas voltadas ao bem-estar da população e contribui para a construção de ambientes sociais mais seguros e conscientes.
Os critérios de avaliação foram definidos conforme o Edital do Desafio nas Escolas, Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, publicado em 8 de outubro de 2025. De acordo com o documento, as escolas participantes deveriam:
Mobilizar as famílias para o preenchimento de um formulário contendo a situação vacinal das crianças, no período de 29 de outubro a 29 de novembro e buscar atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal contra a poliomielite, considerando doses iniciais e reforços.
Diante do elevado engajamento da rede municipal e do número expressivo de formulários recebidos, a comissão organizadora incluiu ainda um terceiro critério:
O percentual de respostas em relação ao número total de estudantes de cada instituição, valorizando as escolas que ampliaram o envolvimento das famílias e da comunidade.
A partir desses indicadores, foram definidos os reconhecimentos: Selo Escola Amiga da Vacina, concedido às cinco escolas com melhores resultados combinando engajamento e cobertura vacinal; Certificado de Participação, entregue às demais escolas que aderiram à iniciativa e contribuíram significativamente para o fortalecimento da vacinação no município.
Durante a solenidade, os estudantes apresentaram os principais indicadores analisados ao longo do semestre, incluindo o objetivo geral do trabalho, a metodologia utilizada e a evolução da cobertura vacinal contra a poliomielite nos níveis municipal, estadual e nacional. Os dados reforçaram o impacto positivo da mobilização escolar e comunitária, demonstrando o potencial transformador de ações educativas contínuas alinhadas às políticas públicas de saúde.

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O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Anísio, realizou nos meses de setembro e novembro atividades focadas no tema "diversidade e inclusão", alinhado aos estudos do Projeto Diversidade, coordenado pela Professora Dra. Joice Graciele Nielsson, e contou com a parceria da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, articulada pela professora Fabiane Prestes.
A turma escolhida para participar do Projeto Anísio deste ano foi a turma 204, composta por 16 alunos, que demonstrou grande receptividade e engajamento, possuindo experiência em atividades de inclusão, visto que é uma turma que conta com três estudantes laudados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando interesse em aprender ainda mais sobre a temática para contribuir com o crescimento de todos na turma.
Ao longo do projeto, foram realizados três encontros com a turma.. O primeiro, realizado em 29 de setembro, destacou-se pelo forte engajamento dos estudantes, que participaram de um círculo de escuta para debater o conceito de escola inclusiva e as falhas do sistema, ressaltando a urgência de espaços para diálogo e resolução de problemas. O segundo encontro ocorreu no Campus da Unijuí, onde os alunos foram desafiados a desenvolver um produto (como cartilha, cartaz ou reels) baseado em legislações como o ECA e a LBI, seguindo um formato simplificado de projeto acadêmico. A etapa final, realizada em novembro na escola, consistiu na produção de relatos de experiência e na apresentação dos materiais desenvolvidos, como o cartaz aqui apresentado.
A iniciativa buscou ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre diversidade e inclusão, unindo os Projetos de Extensão Projeto Anísio e o Projeto Diversidade, e permitiu aos estudantes vivenciar processos de pesquisa, produção e apresentação, fortalecendo competências como empatia, comunicação e cooperação. A parceria entre o PPGD e a Escola Estadual Antônio Padilha proporcionou uma experiência formativa significativa, estimulando os alunos a práticas de inclusão, empatia e responsabilidade social, e para os bolsistas dos projetos de iniciação científica e extensão do PPGD foi uma oportunidade de vivenciar a extensão acadêmica, promovendo conhecimento.
Um destaque adicional é que os alunos da turma 204 levaram a temática da inclusão para o teatro, desenvolvendo a peça "O mágico de nós". Adaptada para um curta-metragem, a produção convida à reflexão e concorre no 7º Festival Estudantil Curtas na Escola, promovido pela 36ª CRE.www.youtube.com/watch?v=M-tkjy8HhN8&list=PLBrGyL_YLnQmVd-Kp6MJKN9MCxplDXUXE&index=110&pp=iAQB.

Foram divulgados os vencedores da Avaliação Institucional 2025/2 da Unijuí. Ao longo do último mês, estudantes das modalidades presencial e a distância tiveram a oportunidade de avaliar seus cursos e a própria Universidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento da qualidade acadêmica.
Cada participante recebeu uma hora complementar pela realização da avaliação. Mas não foi apenas isso: com o objetivo de estimular ainda mais o engajamento dos acadêmicos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com apoio da Vice-Reitoria de Graduação (VRG), promoveu duas ações especiais: o Selo Curso Amigo da CPA e o Sorteio de Premiação.
O Selo Curso Amigo da CPA é concedido ao curso que alcança o maior percentual de participação estudantil na avaliação das disciplinas. Neste semestre, os cursos premiados foram Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, do Campus Ijuí, e Ciências Contábeis, do Campus Santa Rosa. Além disso, os estudantes dos cursos mais engajados participaram de um sorteio de prêmios. Os vencedores foram Anderson Roberto Bone, ganhador de uma mochila; e Luiz Felipe Bortolini, Rafael Rauber Klein e Lara Dahmer Birck, contemplados com um curso de Inglês no Campus, válido por um semestre e no nível escolhido pelos próprios estudantes.
“A participação massiva dos nossos estudantes de Ciências Contábeis e Educação Física reflete o compromisso com a melhoria contínua e a valorização da voz discente. O selo e a premiação não são apenas um reconhecimento para o curso, mas um mérito de cada estudante que dedicou seu tempo para avaliar e construir um futuro acadêmico de excelência”, comenta Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.
A Avaliação Institucional é essencial para a gestão da Universidade, orientando ações acadêmicas, administrativas e políticas. A Unijuí compreende a avaliação e a autoavaliação como estratégias contínuas de aperfeiçoamento de suas práticas, em consonância com o Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, responsável pela avaliação externa das Instituições de Ensino Superior no Brasil.
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O Campus da Unijuí em Ijuí recebeu, neste domingo, 7 de dezembro, um evento especial voltado ao Natal: o Domingo no Campus, promovido pela Rádio Unijuí FM. Com uma programação especial, o evento contou com apresentações especiais, chegada do Papai Noel, exposição de vinis e artesanato, food trucks, brinquedos da Vip Festas, além de música, com o Dj Ike Fabrin.
A programação teve início com a chegada do Papai Noel, acompanhado da Cia Cadagy, que fizeram a interação com o público, tiraram fotos e distribuíram balas e pirulitos para as crianças. O público também pôde participar de passeios com o Dindinho e acompanhar uma apresentação especial do Coral Unijuí, que apresentou seu repertório natalino. À noite, o público ainda pôde conferir o acender das luzes de Natal no Campus.
O Domingo no Campus de Natal teve o apoio de Homenz Saúde e Estética Masculina, Guaracar, Totem Vestibulares, Carhouse Toyota, Unimed, O'Boticário, VIP Festas, Sabor da Serra Pizzaria, Hospital de Clínicas Ijuí, Dubai Alimentos, Camera Luz e Som, Funders, July Crepe, Exatus Imóveis, La Creparia, Yázigi Ijuí, Pano Leve, Pipo Truck.
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A Unijuí realizou, neste domingo, 7 de dezembro, o Vestibular de Medicina no campus Ijuí, consolidando sua posição como uma das instituições de ensino superior mais procuradas da região. Considerado um dos vestibulares mais concorridos da Universidade, o processo seletivo atraiu novamente um grande número de candidatos, para esta edição, foram ofertadas 30 vagas aos candidatos que realizaram a prova presencial, além de outras 10 destinadas ao ingresso via aproveitamento das notas do Enem.
A forte adesão dos inscritos demonstra a crescente confiança na excelência acadêmica da Universidade, que alcançou mais de 8 candidatos por vaga, índice que reforça o projeto pedagógico inovador, a infraestrutura de referência e a qualidade formativa da Unijuí no ensino da saúde.
A prova do Vestibular de Medicina contou com uma redação e 40 questões objetivas distribuídas pelas quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, a proposta de redação trouxe o tema “Cultura, Cinema e Padrões Estéticos”.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, destaca que esse tema se propõe a discussão a partir de um texto dissertativo argumentativo sobre esses padrões estéticos e também os tratamentos controversos que podem impactar negativamente na saúde da população
“Nós esperamos que os nossos candidatos abordem de que forma a pressão pelos ideais de beleza e a busca pela manutenção da juventude tem influenciado em comportamentos e escolhas que afetam a saúde, tanto física quanto mental e também, articulando a crítica presente em obras cinematográficas”, ressalta a vice-reitora.
Durante a aplicação das provas, os familiares foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques e puderam, por meio de uma visita guiada, conhecer os Laboratórios de Análises Clínicas - Unilab, Laboratório de Ensaios Biológicos e de Anatomia Humana, e o Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde estão localizados os Laboratórios de Habilidades e Simulação Realística e os espaços de Sala de Aula e Convivência, em que muitas aulas do curso de Medicina são ministradas.
Além disso, os familiares puderam conhecer e tirar dúvidas a partir de atividades promovidas por imobiliárias e bancos parceiros sobre aluguéis e financiamento. A Central de Atendimento ao Estudante (CAE) também tirou dúvidas referentes a matrículas, inscrições e outros cursos ofertados pela Universidade.
O Gabarito das questões objetivas será divulgado no site do Vestibular, nesta segunda-feira, 8 de dezembro, a partir das 15h. O resultado do Processo Seletivo será publicado com a relação nominal dos classificados e suplentes e a respectiva ordem de classificação no site do Vestibular no dia 10 de dezembro a partir das 17h. Já as matrículas poderão ser feitas a partir do dia 11.

Com a proposta de ampliar o seu corpo docente, a Unijuí está com processos seletivos para a contratação de professores, destinados às mais diferentes áreas. As vagas são destinadas a especialistas, mestres e doutores, em regime hora-aula e efetivos.
A partir da seleção, os novos docentes vão integrar o quadro institucional, que atualmente conta com mais de 350 professores nos quatro campi de atuação da Universidade, os quais são responsáveis por qualificar os estudantes de graduação e pós-graduação.
As vagas disponíveis são para professores nos cursos de Direito (Santa Rosa e Três Passos), Comunicação Social - Jornalismo/Publicidade e Propaganda, Biomedicina, Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia, Medicina, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária e para o Núcleo de Saúde
Mais informações sobre as vagas e os requisitos de cada uma podem ser obtidas por meio do link https://www.unijui.edu.br/institucional/trabalhe-conosco. Fique atento aos prazos, alguns processos seletivos encerram neste domingo, 7 de dezembro.
A Unijuí divulga as orientações para os candidatos inscritos na prova presencial do Vestibular 2026/1, que acontece no dia 7 de dezembro, às 13h, no Campus da Universidade, em Ijuí. O processo seletivo oferece 30 vagas para ingresso no curso.
A prova terá 40 questões objetivas, distribuídas entre as áreas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Para a realização da prova, é obrigatório apresentar Documento Oficial com Foto, original e atualizado. Os candidatos devem utilizar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.
A Universidade também reforça as normas de organização e segurança do processo seletivo:
Alimentação: é permitido levar alimentos e bebidas não alcoólicas em recipientes transparentes ou embalagens industrializadas lacradas, que serão vistoriados pelos fiscais.
Vestimenta: candidatos com cabelos longos devem mantê-los presos, com as orelhas visíveis durante todo o período da prova.
Segurança: a instituição poderá utilizar detectores de metal para inspeção dos participantes.
Medicamentos: em caso de necessidade, o candidato deve comunicar o fiscal no momento da entrada e apresentar os medicamentos para vistoria.
A Unijuí destaca, ainda, que além da prova presencial, o Vestibular Medicina 2026/1 também possui a forma de seleção via aproveitamento da nota do ENEM de 2020 a 2024, ampliando as possibilidades de acesso ao curso. Os candidatos que solicitaram aproveitamento e tiveram a confirmação do pedido, não realizam a prova presencial e concorrem às 10 vagas do curso específicas.
As informações oficiais sobre a prova do Vestibular também podem ser conferidas no site www.unijui.edu.br/vestibular.
Além de permanecer na Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) até o dia 15 de dezembro, a exposição Saberes e Sabores também circulou por municípios da região, fortalecendo o diálogo com as comunidades que integram o processo de pesquisa.
A itinerância é uma forma de devolver à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido pelo Museu. Ao longo da pesquisa, a equipe esteve em diferentes territórios, como Catuípe — onde se encontra o Quilombo Passo do Araçá — e a região de Tenente Portela, Redentora e Miraguaí, marcada pela presença de Terras Indígenas. Circular com a exposição nesses espaços é uma maneira de reconhecer e valorizar os saberes locais, ampliando a participação das comunidades na construção das narrativas apresentadas.
No dia 18 de novembro, o Museu participou da 1ª Feira Cultural, em Catuípe, levando parte da mostra ao público do evento. Já no dia 1º de dezembro, a itinerância chegou ao Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, em Miraguaí, aproximando estudantes e educadores das reflexões sobre memória, alimentação e identidade cultural.
A ação rompe os limites físicos do Museu e reforça seu papel como instituição comprometida com o território e com a produção de conhecimento compartilhado. Ao circular pela região, o Saberes e Sabores amplia seu alcance e fortalece a compreensão da cultura alimentar como patrimônio vivo.
A itinerância integra o Projeto Saberes e Sabores, realizado pela Associação de Amigos do Museu e Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, com apoio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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