
Mais uma parceria foi firmada pelo Núcleo de Captação Institucional da Unijuí nesta quinta-feira, dia 17 de junho. Desta vez, o convênio foi firmado com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e garantirá aos associados, agricultores e seus dependentes, o desconto de 25% nos cursos ofertados pela Universidade, na modalidade Ensino a Distância (EaD). Os associados da Fetag ainda terão desconto de 10% nos cursos de qualificação e especialização EAD.
De acordo com a 2ª vice-presidente da Fetag Ijuí e Região, Elizete Kronbauer Hintz, que participou da assinatura do convênio, a parceria permitirá que cerca de 40 mil associados, residentes na macrorregião, busquem qualificação na Instituição, com desconto na mensalidade. Em todo o Estado, são mais de 200 mil associados.
“Para a Fetag, a assinatura do convênio é de grande valia porque facilita o acesso à educação fornecida pela Unijuí pelos agricultores e seus filhos. Quem sai ganhando neste diálogo são nossos associados, que vão ter a possibilidade de se qualificar”, destacou Elizete, lembrando que a federação possui o projeto Fetag Mais, que busca justamente a inclusão dos trabalhadores em áreas como educação e saúde.
Atualmente a Unijuí está com inscrições abertas para 15 cursos EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Inscrições e informações podem ser obtidas no endereço unijui.edu.br/ead.
A Universidade vem expandindo seus polos EaD, estando presente nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana. Interessados na parceria podem entrar em contato com a equipe, por meio do e-mail estude@unijui.edu.br.

Assim como outros setores, o cinema foi duramente impactado pela pandemia de covid-19. Salas de cinema tiveram que ser fechadas, estreias adiadas, festivais cancelados e filmagens paralisadas. Ao mesmo tempo, no entanto, a busca por entretenimento dentro de casa aumentou. De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, 58% dos usuários de internet disseram, 12 meses após o início da pandemia, que viram mais vídeos e TV online em streaming pago durante o período de isolamento. O tempo em frente à televisão aumentou 37 minutos diários e cada indivíduo passou cerca de 1h49 por dia assistindo a conteúdos em plataformas.
Para avaliar todo este cenário, o Rizoma Temático da Unijuí FM abordou nesta quinta-feira, dia 17 de junho, o tema “Reinventando a Sétima Arte: as transformações do cinema”. Foram convidados para o bate-papo o pesquisador de História do Cinema, doutorando em Comunicação pela UFSM e produtor do Instagram Cinemacc - Uma viagem cinematográfica, Alexandre Maccari; o roteirista, jornalista, assistente de direção-geral e diretor de Comunicação do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa), Alessandro Engroff; e a doutoranda na Unioeste, pesquisadora de cinema e outras artes e integrante do projeto Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, Fabiana Domingos Pedrolo.
Alexandre destacou que, em momentos como este, de pandemia, o cinema, a música e as artes em geral ganham importância frente à população. O que não é decisivo, como aponta, para que as pessoas reconheçam, de fato, o valor da produção cinematográfica. “Somos formados no cinema hollywoodiano e é muito difícil quebrar esse tipo de formação. No entanto, o momento é propício para que as pessoas busquem coisas novas e, entre elas, está o cinema brasileiro, que ainda carrega muito preconceito. Muitos ainda têm a ideia de que o cinema nacional é só nudez e pornografia, herança dos anos 1970 e 1980, mas nossa produção é muito mais que isso”, destacou.
Para Fabiana, o impacto financeiro no cinema só será sentido no futuro. Ela destaca que a maior perda, neste momento de distanciamento social, foi a de experiência coletiva, de ir ao cinema em grupos. “E há mais uma questão: apesar de o streaming ter garantido acesso a mais produções, as pessoas estão se acostumando a assistir a um filme sozinhas, em casa. E a experiência coletiva é muito importante para o cinema.”
Alessandro, que é roteirista, destacou que a escrita, a produção, não parou durante este período. E ressaltou que novas produções foram possíveis, já que os eventos presenciais acabaram prejudicados. “Cito uma experiência que tive como exemplo. Durante a pandemia trabalhei como consultor de roteiro de uma websérie de 10 episódios que foi concebida originalmente como um espetáculo de dança. O momento oportunizou o encontro da dança e do audiovisual, possibilitando o nascimento de uma obra que, sem esse contexto, não teria acontecido”, comentou.
Para conferir o Rizoma Temático na íntegra, acesse:

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 17 de junho, a cerimônia de abertura da exposição Salão Artístico Estudantil. Composta por artes em tela, a exposição foi produzida por alunos da rede estadual, em concurso promovido pela 36° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Grupo Jornal da Manhã. As pinturas inspiram expressões dos estudantes em tempos de pandemia.
Promovida em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), que garantiu e se responsabilizou pela execução e montagem, a mostra vai permanecer aberta ao público até o dia 15 de julho no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus da Unijuí. Há restrições a turmas numerosas, atendendo a todos os protocolos de enfrentamento à covid-19.
O evento contou com a presença da reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; da diretora do Museu e da Rádio Unijuí FM, Cláudia Bohrer; da titular da 36ª CRE, Eveline Eberle; do secretário municipal de Cultura, Nelson Torquato; e também da representante do Grupo Jornal da Manhã, Iara Soares. Uma breve apresentação dos convidados, projeções sobre futuros eventos e agradecimentos definiram as falas na cerimônia de abertura do Salão Artístico.
Após as formalidades, foi oficialmente aberta a exposição. Cerca de 60 quadros compõem o corredor onde estão expostos ao público. Paralelo à mostra física, a exposição também está disponível de forma virtual no site comemorativo de 60 anos do Madp - sites.google.com/unijui.edu.br/60anosmadp. O evento contou com a presença de veículos de comunicação, como a Rádio 106.9 da Unijuí e o Jornal da Manhã.
Inscrições estão disponíveis para participantes que desejam submeter trabalhos
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Já estão abertas as inscrições para o Salão do Conhecimento 2021 da Unijuí – um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em pesquisa e extensão e que reúne participantes da região, do Estado, do País e do exterior.
Agendado para acontecer entre os dias 26 e 29 de outubro, de forma totalmente virtual, o evento recebe inscrições de participantes que desejam submeter trabalhos, até o dia 9 de agosto. Interessados devem acessar o endereço unijui.edu.br/salao.
A submissão de resumos expandidos pode ser realizada na XXII Jornada de Extensão, XXIX Seminário de Iniciação Científica e XI Seminário de Inovação e Tecnologia. Já a submissão de trabalhos completos pode ser realizada exclusivamente na XXVI Jornada de Pesquisa, sendo que o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, graduado. Em ambos os casos, o participante deve conferir as normas e utilizar o template disponível na página.
A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 27 de setembro, enquanto que a divulgação do cronograma de apresentações ocorrerá até o dia 15 de outubro.
Promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o Salão do Conhecimento permite a socialização de experiências e a reflexão sobre atividades desenvolvidas na Universidade e em outras instituições participantes, em diversas áreas do conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de Graduação e Pós-Graduação – um espaço de diálogo e de troca de saberes e experiências entre si e com a comunidade externa.

Um dos componentes do currículo da Graduação Mais, a Formação Pessoal e Profissional (FPP), tem proporcionado aos acadêmicos da Unijuí a integração de diversos cursos, possibilitando práticas mais dialógicas. Exemplo disso é a disciplina de Direitos Humanos e Diversidade na Sociedade Contemporânea, ministrada pelos professores Jóice Graciele Nielsson e Doglas César Lucas.
Durante a realização da FPP, foram trabalhadas questões específicas envoltas nos direitos humanos, como questões raciais, indígenas e de gênero, de modo geral, e como isso afeta a vida de todos a partir das experiências vividas e compartilhadas nas aulas. Além disso, os temas também foram tratados de forma ampla, analisando o cenário da região em que os estudantes residem.
“Cada aula foi uma descoberta, uma oportunidade de refletir com os estudantes a partir de dinâmicas diferentes. Pudemos ouvir relatos, trocar experiências e informações, aprender em conjunto pensando nos processos de formação de cidadãos para que possam conviver em espaços em melhores condições de vida. Para mim, enquanto professora, discutir temas tão fundamentais com acadêmicos de vários cursos é muito enriquecedor ”, explicou a professora Jóice Nielsson.
“A disciplina possui caráter diverso que implica diretamente na vida como dos sujeitos. Quando falamos sobre direitos humanos, não estamos falando apenas do direito ou área específica, mas de questões que envolvem a nossa convivência humana em todas as áreas”, pontuou a docente, acrescentando que “a oferta das disciplinas de Formação Profissional e Pessoal concretizam o papel da Universidade que é oferecer a possibilidade de ensino e aprendizagem de forma ampla, interdisciplinar e que aborde temas que são fundamentais para a vida pessoal e profissional de cada um dos estudantes”.
A docente analisou ainda a realização da primeira oferta da disciplina. “Foi um grande acerto da Unijuí. As FPPs contribuirão imensamente para a formação de estudantes conectados com as demandas do século XXI. Bons profissionais, mas também boas pessoas, capazes de conviver em sociedade e que respeitam os direitos humanos. A experiência foi extremamente satisfatória e exitosa”.
Já o professor Doglas Lucas acrescentou que o tema despertou a curiosidade dos alunos. "Acredito que a experiência foi positiva e tende a ser aprimorada nas próximas edições”. A acadêmica do 1º semestre do curso de Direito da Unijuí, Amanda Schafer, destacou que participar desta FPP foi uma experiência gratificante e de grande aprendizado.
“Foram aulas excepcionais, que contribuíram muito para a minha formação pessoal e profissional, ensinamentos que ficarão comigo para vida. Os direitos humanos são de fundamental importância para uma sociedade civilizada. Acredito que todo cidadão deveria estudar este tema devido a sua grande importância, refletir sobre eles e como colocá-los em prática. Assim, viveríamos numa sociedade melhor. Terminei as aulas com uma nova visão e por isso, sou grata por essa experiência que me dá um importante embasamento para compreender o ser humano e o direito através da sua principal função, que é de garantir a dignidade para todos”, frisou.

A Unijuí preparou uma Pós-Graduação Lato Sensu totalmente voltada aos enfermeiros que desejam se preparar para a assistência a pacientes gravemente enfermos, em Unidades de Terapia Intensiva. A especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva possui a duração de dois anos e, em razão da pandemia de covid-19, foi estruturada para que as aulas aconteçam de forma online. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho, com previsão de início do curso em 23 de julho.
“A especialização é um diferencial ao profissional. O curso prepara para o atendimento de pacientes que têm uma complexidade maior, que requerem um atendimento mais especializado. O enfermeiro precisa desenvolver competências específicas para atender às demandas deste perfil de paciente”, explicou a coordenadora do curso, professora Bruna Nadaletti, lembrando que as aulas vão acontecer em plataforma adequada, com acompanhamento contínuo dos professores.
Os encontros acontecem quinzenalmente e, ao final do curso, o estudante ainda realiza um estágio. “Depois que o estudante tem contato com a parte teórica, o estágio acontece dentro de serviços de saúde de Ijuí e da região, mais especificamente em unidades de terapia intensiva. A ideia é que ele saia do curso com uma bagagem teórica e com a experiência prática”, reforçou a professora.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos.
A Unijuí também está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Controladoria e Gestão Empresarial; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, no Campus Ijuí; e em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário no Campus Três Passos.
Para quem prefere a modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Marketing, MBA em Gestão e Negócios Bancários e Psiquiatria.
Mais informações pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

“Energia elétrica e logística reversa” é o tema do 4º Concurso Energia Amiga de Redação e Desenho, promovido pelo Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí, em parceria com a Ceriluz. A competição é voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas, pertencentes às regiões de abrangência da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que têm suas sedes nos municípios de Santa Rosa e Ijuí, respectivamente.
Já com inscrições abertas, o concurso tem o intuito de incentivar os estudantes a pensarem sobre cidades e comunidades sustentáveis, a partir da redução do impacto ambiental, com especial atenção ao sistema energético e resíduos tecnológicos. Alunos do 1º ao 5º Ano podem participar com desenhos, enquanto que estudantes do 6º ao 9º Ano podem se inscrever com redações. O prazo encerra-se no dia 12 de julho e as regras para o concurso estão disponíveis em www.projetos.unijui.edu.br/energiaamiga.
“Desde o início do projeto, temos como proposição a realização de um concurso. E neste ano não seria diferente. Os alunos terão um prazo para elaborar suas redações e desenhos, e para inscrever suas produções. A comunidade também participará, escolhendo os melhores trabalhos, que farão parte de um livro. Nas duas primeiras edições, este livro foi físico e, no passado, publicado de forma digital. Mas, neste ano, voltamos com a edição impressa”, explicou a coordenadora do Projeto Energia Amiga, professora Carolina Radüns.
Realizado de forma online neste ano, em razão da pandemia de covid-19, o Projeto de Extensão conta com o envolvimento de 20 escolas, 53 turmas, 38 professores e 1.021 estudantes. A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí e região, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.
Confira a live na íntegra:
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No ano de 2016, teve início na Unijuí um projeto de pesquisa que tinha como objetivo avaliar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros após a alta hospitalar. A partir disso, identificou-se a possibilidade do projeto tornar-se extensão universitária, ampliando sua atuação junto à comunidade, com a promoção de ações às gestantes, famílias e seus bebês prematuros. Dessa forma, em 2020, iniciou o projeto de extensão “Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado”.
Atualmente, o grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, com estudantes dos cursos de psicologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e medicina, composto por cinco bolsistas, 14 voluntários, três professores extensionistas e dois professores voluntários. O projeto tem como objetivo organizar estratégias de cuidado pré-natal com vistas à prevenção da prematuridade, bem como acompanhar bebês prematuros e suas famílias, com o propósito de orientar o cuidado e avaliar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor dos prematuros.
A proposta inicial do projeto envolvia a visita domiciliar às famílias, mas, em função da pandemia, as atividades foram reorganizadas. Os extensionistas estão trabalhando na produção de materiais sobre a prematuridade e os cuidados ao bebê prematuro. Eles também elaboram cartilhas e manuais e atendem às famílias por meio do Whatsapp.
Segundo a professora de Psicologia e coordenadora do projeto, Amanda Schöffel Sehn, ainda existem poucas pesquisas com evidências científicas que apontem a relação entre a prematuridade e a covid-19. Mas o tema vem sendo acompanhado de perto. "Mesmo existindo poucas evidências, sabe-se que na gestação ocorrem inúmeras alterações fisiológicas e imunológicas. Por conta disso, a gestação parece representar um período de maior suscetibilidade a infecções virais, a complicações pulmonares e sistêmicas, que podem favorecer o parto prematuro. Nesse contexto, existe a necessidade de atenção e cuidado às gestantes infectadas pela covid-19, tendo em vista a diversidade de alterações e desfechos. Além disso, o município de Ijuí apresenta média de nascimentos prematuros significativa (aproximadamente 11% em 2020), o que denota a necessidade de ações voltadas à prevenção, cuidados e acompanhamento dessa população”, explica Amanda.
O projeto está fazendo um levantamento dos bebês prematuros em algumas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a fim de contatar diretamente essas famílias. Da mesma forma, a equipe está em contato com os hospitais para acessar as famílias ainda no momento da alta hospitalar do bebê. “Esse trabalho envolverá grupos de apoio a cuidadores de bebês prematuros, com encontros para tratar de questões relacionadas ao cuidado e à experiência de parentalidade. À medida que a pandemia permitir, iremos organizar as avaliações periódicas do desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês prematuros e, quando necessário, iniciar as atividades de estimulação na Clínica Escola de Fisioterapia”, finaliza a coordenadora.
Familiares de bebês prematuros podem ter acesso aos materiais disponíveis nas redes sociais do projeto ou diretamente pelo telefone 55 3332-0211 (WhatsApp).
Instagram: https://www.instagram.com/projetoprematuros/
Facebook: https://www.facebook.com/PROJETOPREMATUROS/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmM1L4kwEAA-Fkny8Q8UBcw
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
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Nesta segunda-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Projeto de Extensão Educação em Saúde, da Unijuí, deu início a uma ação que se estenderá durante todo o mês.
Com o intuito de sensibilizar a população e contribuir com a causa, os 43 voluntários e seis bolsistas do projeto estarão se dividindo em grupos para doação de sangue no Banco do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Quem também participou, nesta segunda, foi a coordenadora do projeto, professora Angélica Cristiane Moreira.
De acordo com a docente, uma agenda está sendo organizada com os estudantes, para que as doações aconteçam durante todo o Junho Vermelho – campanha que visa conscientizar a população para este ato de amor ao próximo, que pode salvar vidas.
O Projeto de Extensão desenvolve ações de educação em saúde na comunidade, visando a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Desenvolve atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. Promove um conjunto de práticas que contribuem para a independência das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e gestores. O grupo tem como objetivo produzir impactos positivos sobre a saúde da população, com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar.


Mesmo que lentamente, a vacinação contra a Covid-19 avança pelo país. Contudo, o número de casos, mortes e internações conta com uma inexpressiva ou, até mesmo, inexistente redução. Quais são os fatores que levam o Brasil a estar “na contramão” do enfrentamento à pandemia de coronavírus?
No Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 10 de junho, o assunto debatido foi justamente este: “Covid-19: Por que estamos na contramão do enfrentamento?”. O que a conversa revelou é que os números não só não estão diminuindo, como, novamente, estão aumentando na região. Os convidados do programa foram o secretário municipal de Saúde e professor da Unijuí, Márcio Strassburger; a diretora Técnica e coordenadora da internação Covid-19 do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Mariele Zardin; o coordenador Técnico do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) e professor da Universidade, Matias Nunes Frizzo.
Ao analisar a situação municipal e regional da pandemia, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirmou que o cenário é de preocupação. “Temos uma grande quantidade de casos ativos, um aumento no número de confirmações e na procura pelo Centro de Triagem. Não chega a ser o que enfrentamos em março, quando atingimos um pico de 1.050 pessoas com coronavírus ativo e a média de consultas diárias era de 140, mas precisamos ter mudanças de comportamento para garantir a redução desse número de casos”, destaca e acrescenta “estamos com 334 pessoas com a doença ativa, uma média de 90 consultas diárias no Centro de Triagem e em torno de 32% da população vacinada”. Ele ressalta ainda que houve uma mudança no perfil das pessoas que buscam atendimento. “Hoje, talvez mais de 80% das pessoas que procuram o Centro de Triagem são pessoas jovens, abaixo de 50 anos, enquanto a procura da população idosa reduziu significativamente, certamente já por efeito da vacina”, avalia Márcio.
A análise do professor Matias Frizzo vai ao encontro da do secretário. Segundo ele, os números observados no Unilab também vêm crescendo nas últimas semanas, tanto o quantitativo de testes realizados quanto o percentual de casos positivos. Além disso, o perfil das pessoas que procuram os testes também é de uma faixa etária mais jovem. “A circulação viral está alta e as novas variantes podem oferecer maiores riscos de contaminação e agravamento do quadro, o que contribui para a internação da população jovem. Mesmo que no início da pandemia a maior preocupação era com idosos, hoje percebemos que também há uma busca pelos serviços hospitalares pela população jovem”, enfatiza Matias.
A avaliação da coordenadora da internação Covid-19 do HCI, Mariele Zardin, é ainda mais enfática. "Na minha opinião já estamos na terceira onda. Nós estamos vendo pacientes com comportamentos totalmente diferentes das outras vezes, pacientes que pioram em dois dias, pacientes jovens, a média de idade em torno de 40 anos. Então é um novo comportamento do vírus e com esse aumento da taxa de incidência, provavelmente já estamos vivendo a terceira onda sim”, alerta a médica.
Por Amanda Thiel, acadêmica de Jornalismo.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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