
Você já imaginou poder ter uma ferramenta de ensino/aprendizagem que alia o lazer aos estudos? Este é um dos focos do MathGO, desafio proposto pelo Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que realiza ações de forma colaborativa e interdisciplinar entre a Unijuí e escolas da região.
Realizado pelos cursos de Ciências da Computação, Design e Letras - Português da Unijuí, o aplicativo MathGO conta com mais de 1.500 questões disponíveis para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
A competição ocorreu entre os dias 1º a 30 de abril, onde os estudantes participantes do desafio puderam responder as questões relacionadas à matemática, que variam entre os níveis fácil, médio e difícil, onde cada questão respondida possuía uma pontuação específica: quanto maior o nível de dificuldade, mais alta era a pontuação.
“Realizamos o desafio MathGO, com o objetivo de envolver toda a comunidade regional, escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Tivemos neste período, 251 estudantes de 23 escolas participando. Conseguimos atingir nossa meta de que os alunos utilizassem o software como ferramenta de aprendizagem justamente neste momento em que eles precisam estudar em casa, não tendo o contato direto com os professores e colegas”, explicou a coordenadora do projeto, professora do curso de Design Barbara Gündel Mendonça.
Os cinco primeiros colocados e suas escolas receberam troféus de participação, e o primeiro lugar, um tablet, com o apoio do Programa Empreender para Transformar (PET) do Sicredi, no final de maio. Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, foi o grande vencedor do MathGO, “No começo do desafio foi difícil mas à medida que fui jogando, consegui colocar em prática o que aprendi na aula. Quase desisti, mas continuei me dedicando e conquistei a primeira colocação. Estou muito feliz com o prêmio”, disse.
Para a coordenadora, o resultado foi bastante positivo. “O objetivo do projeto sempre foi alcançar o máximo de estudantes possíveis para que utilizassem o aplicativo, para que se interessasse cada vez mais e estudassem de forma online. Vários estudantes participaram e o engajamento dos professores foi fundamental para que eles conseguissem acessar a plataforma e fossem incentivados realmente. A ideia é que se prossiga para que os alunos consigam entender os objetos de aprendizagem como sendo disponíveis no meio digital. Ou seja, não termos o celular apenas como lazer, mas também para estudar”.
O Projeto AppGO promete novidades para o segundo semestre deste ano. “A ideia do projeto é desenvolver o app PortGO, que englobará conteúdos de Língua Portuguesa. O aplicativo já está em desenvolvimento e pretendemos lançá-lo no segundo semestre. Queremos engajar os alunos, professores e escolas nesta outra área de conhecimento”, frisou a coordenadora.
Confira a lista dos vencedores:
1º lugar - Maicon Lucas da Silva, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).
2º lugar - Cassio Dallepiane dos Santos, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco (Catuípe).
3º lugar - Vilson Gabriel Teixeira Rodrigues, estudante da 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
4º lugar - Mariana Webber Bagetti, estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ijuí).
5º lugar - João Victor Hedlund Donatto, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Ijuí).
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A tecnologia é a peça-chave na incorporação de práticas sustentáveis no campo. A otimização de recursos, ao mesmo tempo que alavanca o desempenho agrícola, entrega valor ao produto, assegura a perenidade do negócio e não compromete o futuro do meio ambiente. Mas como está a digitalização do campo na nossa região?
Para debater o tema “Digitalização do Agro: o uso das tecnologias para potencializar a produtividade no campo”, o Rizoma Temático da Unijuí FM foi ao ar nesta quarta-feira, dia 2 de junho, com quatro convidados: o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; o professor do curso de Agronomia e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Grãos e Forrageiras da Unijuí, Ivan Carvalho; a representante da startup Agricon, Eduarda Olivia Schneider; e o representante da APC Inova, Alessio Cagliari.
Segundo Condorelli, a digitalização no campo vem crescendo rapidamente. No passado, como conta, o lema das famílias era: se o filho não quisesse estudar na zona urbana, iria para a fazenda. Hoje há uma alteração: só vai para fazenda quem estudar. “Temos uma necessidade de maior produtividade, com maior resultado econômico, num mesmo espaço territorial. Isso faz com que tenhamos um avanço muito grande da eficiência de produção e, óbvio, uma evolução em tecnologias, em todas as regiões”, destacou.
Professor na Unijuí, Ivan Carvalho reforçou que o agricultor é uma pessoa informada e que, hoje, o campo é regido por tecnologia embarcada, GPS e imagens por satélite, por exemplo. “O que eu observo, na região, é que há muitos produtores utilizando tecnologias de ponta, outros que estão se adaptando e outros que ainda passam por processo de adaptação. Acredito que, nos próximos cinco anos, teremos uma reviravolta tecnológica”, afirmou.
Eduarda explicou que a Agricon nasceu com o objetivo de conectar produtores rurais a compradores, nos mercados interno e externo, a partir de uma plataforma digital que usa tecnologia blockchain. “Além da comercialização do produto, trabalhamos com a conexão destes dois importantes elos da cadeia, realizando a rastreabilidade deste produto. O objetivo é valorizar a cadeia do agronegócio. Precisamos dar voz aos produtores rurais e aos agentes que interferem neste processo, trabalhando para que essa cadeia chegue à gôndola do consumidor”, completou Eduarda.
A APC Inova realiza o monitoramento e controle de produtos, reduzindo perdas e permitindo a gestão em tempo real. O software de automatização desenvolvido otimiza o controle da unidade armazenadora, gerando agilidade, segurança e precisão a partir da coleta de informações em tempo real, que pode ser realizada de qualquer dispositivo conectado à internet. Segundo Alessio, hoje a APC Inova possui um mix de produtos e o desafio é manter a qualidade no pós-colheita, no processo de armazenagem. “Não só manter, mas entregar a gestão da armazenagem do produto na palma da mão do produtor”, disse.
Confira o Rizoma Temático na íntegra:

Se você não quer perder tempo e deseja ingressar em um curso de graduação ainda neste segundo módulo, fique atento: até o dia 4 de junho, a Unijuí recebe inscrições para os cursos da modalidade Ensino a Distância (EaD).
Caracterizados pela flexibilidade de horários, os cursos adaptam-se à rotina de quem não tem tempo para estudar presencialmente, ou que simplesmente preferem estudar de qualquer lugar. Os estudantes têm acesso a uma plataforma e materiais didáticos desenvolvidos especificamente para estudantes da modalidade. Além disso, os cursos contam com um corpo docente qualificado, que interage com os estudantes – diferente de outros cursos de graduação a distância, que possuem apenas tutores.
Atualmente, a Instituição conta com 15 cursos a distância: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Inscrições devem ser realizadas em unijui.edu.br/ead. O candidato pode optar por realizar a prova de vestibular online; utilizar a nota de redação de outros vestibulares da Unijuí, a partir de 2005; ou optar por utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último caso, os classificados podem ganhar 50% de desconto no primeiro módulo do curso.
A Unijuí conta com polos EaD nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi, Três Passos, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Planalto, Porto Alegre e Uruguaiana.
Universidade oferta vagas para praticamente todos os cursos de graduação presenciais

A Unijuí abre nesta terça-feira, dia 1º de junho, mais uma oportunidade àqueles que desejam ingressar em um curso superior. O Vestibular de Inverno, que traz como mote “Ouse transformar ainda mais”, já está com inscrições abertas para 31 cursos de graduação presenciais – com exceção do curso de Medicina, cujo processo seletivo acontece no final do ano.
Todos os candidatos que realizarem a inscrição até o dia 9 de agosto, aderindo a uma das formas de ingresso descritas no edital, terão a chance de concorrer a uma vaga na Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação ofertado pela Unijuí. Por meio desta reinvenção, a Universidade propõe aos acadêmicos inovações que estão se consolidando no cenário da Educação Superior, a exemplo dos currículos por competência e módulos, disciplinas de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores. Esse conjunto de novidades não só coloca o estudante diante dos desafios reais do mercado de trabalho, como também os aproxima da atuação junto à comunidade.
“A Graduação Mais é uma nova forma de aprender e produzir conhecimento, com metodologias modernas e diferenciadas. Desde o início do curso, o estudante exerce a prática por meio dos Projetos Integradores, que trabalham com desafios reais e demandados pela comunidade. O espaço da sala de aula é somente um dos espaços formativos”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que as metodologias de aprendizagem levam o acadêmico a outras possibilidades de interação, com aulas online, uso de laboratórios desde o início do curso, desenvolvimento de projetos reais com auxílio de professores e mentores, disponibilização de videoaulas e biblioteca virtual.
“A possibilidade de trabalhar com mentores, nos Projetos Integradores, é uma das novidades da Graduação Mais. São pessoas da comunidade, com expertise em determinada área, que poderão orientar o estudante na realização de algum trabalho ou pesquisa acadêmica”, reforça a professora. Além disso, lembra Fabiana, o acadêmico Unijuí é protagonista da sua formação, podendo escolher disciplinas que considera interessantes para sua área de atuação, na chamada Formação Pessoal e Profissional.
Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial para realizar a inscrição, que não terá cobrança de taxa.
O candidato pode optar por aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2021. Em ambas as situações, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.
Também é possível realizar a prova online do Vestibular de Inverno, que consiste em uma redação, cujo tema será divulgado no momento da realização. O candidato que desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí – Ijuí, Três Passos, Santa Rosa ou Panambi, terá que solicitar o agendamento via e-mail vestibular@unijui.edu.br até o último dia de inscrições.

Estão abertas, até o dia 20 de junho, as inscrições para o curso de Português para Estrangeiros. A capacitação, ofertada pelo curso de Letras da Unijuí, destina-se àqueles que desejam iniciar seus estudos na língua portuguesa para fins comunicativos e de proficiência. As aulas serão ministradas de forma online pela professora mestre Fernanda Trein, docente na Instituição.
A metodologia adotada na condução dos encontros será pautada no estudo da língua para fins comunicativos específicos, abordando os mais variados contextos e usos reais da fala e da escrita. Desta forma, o curso se constituirá em um suporte para quem quiser aprender a língua portuguesa, intercambistas, alunos intercambistas da Unijuí, professores convidados de instituições estrangeiras e ao público externo.
A carga horária será de 40 horas, sendo 30h de aulas online e 10h destinadas a atividades de aprofundamento a distância. Os encontros acontecerão por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – via Classroom e Google Meet. Serão 20 aulas de uma hora e meia de duração, que ocorrerão às quartas-feiras, das 17h30 às 19h, e aos sábados, das 8h às 9h30.
O investimento é de R$ 347,00, com condições de parcelamento e descontos para alunos, egressos, funcionários e professores da Unijuí. Acesse para conferir as formas de inscrição e mais informações acerca do curso.

Nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o Balcão do Consumidor da Unijuí foi apresentado pelo professor Joaquim Henrique Gatto durante o painel Balcões do Consumidor, iniciativa que integra um grande evento alusivo aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor. Por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Balcão do Consumidor e Capes, são realizados, de 31 de maio a 2 de junho, o 12º Seminário Nacional de Defesa do Consumidor, 8º Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, 4º Encontro de Balcões do Consumidor, 9º Encontro Regional de Procons e 1ª Mostra de Trabalhos Científicos.
O Balcão do Consumidor atua em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018, como parte das atividades de extensão universitária da Unijuí. Conforme explicou o professor Joaquim Gatto, que coordena o serviço em Ijuí, o Balcão faz parte de um projeto vinculado ao curso de Direito, chamado de Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas de tratamento e resolução, focado na mediação extrajudicial de conflitos, Balcão do Consumidor e mediação escolar.
“Este projeto está centrado em tratar os conflitos sociais a partir da utilização de mecanismos alternativos de enfrentamento, como a mediação, a negociação e a conciliação, a realizar-se na esfera extrajudicial junto aos Escritórios Modelo e Balcões do Consumidor do curso de Direito, assim como nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, vinculadas ao projeto”, explicou o professor, lembrando que a iniciativa conta com a atuação de quatro professores – além dele, os educadores Francieli Formentini (coordenadora), Fernanda Serrer (campus Santa Rosa) e Eliete Schneider (campus Três Passos); dois voluntários, 12 bolsistas e três assessores jurídicos.
No Balcão do Consumidor, destacou Gatto, o serviço é prestado pelos estudantes do curso de Direito, de forma gratuita, com supervisão diária. O cidadão é recebido, o caso é analisado previamente, registrado no Sistema Nacional de Informações ao Consumidor (Sindec) e então é contatado o fornecedor do produto ou serviço. Essa intervenção pode resultar na solução da demanda, na realização de uma audiência ou encaminhamento do consumidor a uma assessoria jurídica.
“Nós não paralisamos as atividades durante o período de pandemia, mas tivemos que permanecer determinado período sem realizar o atendimento presencial. O contato era, então, realizado por telefone, e-mail ou WhatsApp. Também recebemos, no início deste período, um grande número de denúncias ligadas ao abuso de preços, em produtos como álcool em gel, máscara, luvas e alimentos. Todas encaminhadas ao Procon”, reforçou o professor.
Somente em Ijuí, até 21 de outubro de 2013, quando o Sindec foi instalado, foram realizados 2.078 atendimentos manuais. De lá para cá, até o dia 20 de maio de 2021, mais 19.254, somando 21.332 atendimentos prestados à comunidade. “Há alguns anos, tínhamos principalmente situações ligadas à telefonia, além de produtos e problemas bancários. Com o passar dos anos e o agravamento da crise, aumentaram os problemas financeiros e as tentativas de renegociação de débitos. Também passamos a realizar educação para o consumo”, frisou o professor.
Confira o evento na íntegra:

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, promove nesta quarta-feira, dia 2 de junho, uma sessão com o filme “Nosotras también estuvimos”. Inscrições podem ser realizadas neste link. A sessão será transmitida pelo Google Meet, a partir das 14h30.
Com mediação do professor doutor André Leonardo Copetti Santos, a sessão contará com a presença do diretor do filme, Federico Strifezzo. Graduado em Maestría en Periodismo Documental na Universidad Tres de Febrero, na Argentina, dirigiu os documentários televisivos "C.A.L. El Congreso en Dictadura" (2016), "Viaje a la Patagonia Austral" (2017) e "La batalla de Suipacha" (2018).
O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos foi contemplado com recursos oriundos do edital do Concurso Cultural nº 04/2020 – Culturas Diversificadas, do Poder Executivo do Município de Ijuí – Lei de Emergência Cultural.

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí - por meio dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e Educação nas Ciências, em parceria com o curso de História, promoveu o evento “SOS Colômbia! O que está acontecendo?”. Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o debate foi mediado pelo professor mestre em História, Jaeme Luiz Callai.
Conforme explicou o docente, a atividade teve o intuito de discutir a situação política e social da Colômbia nos últimos meses, bem como a situação da América Latina, e se todo este cenário pode se estender para o Brasil.
“Acredito que falamos de processos diferentes”, explicou Callai, lembrando que os países da América Latina têm situações semelhantes do ponto de vista dos problemas sociais, mas diferentes processos políticos. “Cada país tem seus caminhos e não há um único modelo que possamos aplicar a todos. Nós, brasileiros, temos uma certa dificuldade porque tradicionalmente o Brasil se desenvolveu como sociedade de costas para a América Latina. Temos poucas referências acerca de alguns países, como Chile e Colômbia. Se perguntar a um cidadão comum o que ele sabe da Colômbia, possivelmente cite o acidente da Chapecoense ou o tráfico de Pablo Escolar”, destaca o professor. Apesar de todos os problemas que possui, a Colômbia possui uma das melhores economias na América Latina, como destacou Callai.
Para tornar o debate ainda mais rico, participaram do evento a colombiana Gaviota Karolina Tobar, que é socióloga e realizou seu curso de mestrado em Direitos Humanos na Unijuí; e os ex-colombianos Jacqueline Ramirez e Juan Gabriel Perilla Jimenez, que cursam o doutorado em Educação nas Ciências na Universidade.
Acompanhe a discussão na íntegra:

Na tarde de sexta-feira, dia 28 de maio, a Unijuí firmou um termo de cooperação com a NeoDigital Comunicação Ltda, responsável por desenvolver o HackatAgro - o Hackathon do agronegócio, que nasceu no Estado e agora se expande para todo o País. O HackatAgro é um movimento em prol da digitalização do agronegócio, que reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades, com o objetivo de promover a colaboração entre parceiros que buscam o desenvolvimento do setor.
A assinatura do termo contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; da coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e Michel Costa, responsável pela expansão e estratégia de “Soft Landing” do Exohub, um hub de inovação focado em resultados exponenciais e inovação corporativa.
“Com a parceria firmada, a Universidade passa a ser uma das entidades apoiadoras na realização do cronograma de eventos que faz parte do HackatAgro. Vamos contribuir na divulgação dos eventos na região, mobilizar participantes e disponibilizar nossa infraestrutura física e tecnológica para apoiar os empreendedores e vagas em nossas incubadoras, tanto em Ijuí quanto em Santa Rosa, para que sejam incubadas startups que possam vir a nascer neste processo”, explicou Maria Odete, lembrando que o primeiro evento acontece de 9 a 10 de julho, de forma totalmente virtual.
Na quinta e sexta-feira, Michel Costa esteve em visita aos campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi, a fim de prospectar possibilidades de parceria para acelerar o processo de inovação a partir de ações que visam conectar pessoas, ideias, empresas, investidores e sociedade, para que sejam criadas soluções inovadoras para a região de abrangência da Unijuí, movimento interno que se conecta a outras iniciativas como o programa Inova RS, capitaneado na região pelo governo do Estado e Ecossistema de Inovação local, conduzido pelo Sebrae com apoio da fundação Certi.

O Projeto de Extensão Prematuros - Prevenção, Apoio e Cuidado, desenvolvido na Unijuí, promoveu na noite desta quinta-feira, dia 27 de maio, uma live com a cantora e musicoterapeuta italiana, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ambra Palazzi. A convidada falou sobre “Como a música pode ajudar os pais e os bebês prematuros”.
Ambra contou que, na Itália, se aproximou do trabalho com bebês, mas ainda na promoção à saúde e educação musical dos pais. Com o tempo, foi descobrindo que a música poderia ajudar na integração pais e bebês, e decidiu se aprofundar no tema.
“Nessa área da musicoterapia, temos várias técnicas, mas, neste momento, o trabalho realizado é centrado na família. O musicoterapeuta acompanha e dá suporte à família junto ao bebê, empoderando os pais neste processo de cuidado”, explicou a convidada, lembrando que a musicoterapia é uma ferramenta muito forte na autorregulação dos bebês na UTI Neonatal. “Essa trabalho colabora com o bem-estar dos pais, reduzindo questões como ansiedade, estresse e depressão pós-parto. É uma iniciativa que faz com que a família se sinta menos impotente diante de uma situação traumática”, reforçou Ambra.
Confira a live na íntegra neste link.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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