
A partir desta quinta-feira, dia 10 de junho, acadêmicos da Unijuí já podem realizar a rematrícula para o segundo semestre de 2021. Basta acessar o Portal do Estudante, clicar diretamente no banner (abaixo)
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ou na aba Estudante (abaixo), selecionando Matrícula e Efetuar Matrícula.
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A diferença, neste ano, é que o processo de rematrícula acontece em etapa única, entre os dias 10 e 21 de junho.
Quem não realizar a rematrícula neste período, poderá efetuar fora de prazo, de 2 de julho a 13 de agosto, porém, com pagamento de taxa.
No mesmo período, de 10 a 21 de junho, é possível realizar a matrícula para as disciplinas ofertadas no período de férias. Os componentes que constam como presenciais no sistema serão ofertados, no mês de julho, de forma online, em razão da pandemia de covid-19.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo chat 3332-0200, telefone 3332-0444 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.
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Nesta quarta-feira, 9 de junho, iniciou o circuito de lives do Vestibular de Inverno Unijuí 2021. Para abrir a programação, a vice-reitora de Graduação da Universidade, professora Fabiana Fachinetto, conversou com o público sobre as formas de ingresso, bolsas, financiamentos e outros benefícios.
“Para esse processo seletivo, temos ofertas em 31 cursos de Graduação na modalidade presencial, perpassando por todas as áreas do conhecimento. A oferta acontece nos quatro campi da Universidade: Santa Rosa, Panambi, Três Passos e Ijuí”, explicou Fabiana. Neste ano, a prova de Vestibular acontece no formato online e sem custo. Após a inscrição, o candidato pode acessar a prova de redação e realizá-la em até duas horas. O resultado será divulgado no sistema até quatro dias após a entrega.
O candidato pode optar ainda pelo aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2021. Em ambas as situações, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.
Na live, a professora explicou ainda sobre o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí - CrediUnijuí, que tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação presencial da Unijuí. O CrediUnijuí cobrirá até 50% do valor semestral de matrícula.
Para saber mais sobre todos os cursos, bolsas, financiamentos e benefícios, o candidato pode acessar o site www.unijui.edu.br/vestibular.
PRÓXIMAS LIVES
A partir da próxima semana, todas as terças-feiras a Unijuí fará uma transmissão ao vivo em seu Instagram abordando uma nova temática vinculada às áreas em oferta no Vestibular de Inverno. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Universidade. Ações e sorteios de brindes também estão programadas para acontecer nas redes sociais.
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Laura Scheren Dalpiaz
Elaborar uma redação para o vestibular é algo que sempre preocupa os candidatos. Desde o Ensino Médio, na verdade, os jovens já começam a se preparar para este momento durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Mas o que deve ser, de fato, observado? Neste 10 de junho, Dia da Língua Portuguesa, a coordenadora da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques e coordenadora da redação no Vestibular Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, dá dicas para quem precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo.
“No 3º Ano do Ensino Médio, os professores já enfatizam este tipo de texto, que é o que a Unijuí utiliza como parâmetro de redação em seus vestibulares. Ele tem uma estrutura formal, que pode ser inclusive consultada na internet ou em livros clássicos, como ‘Do texto ao texto’, de Ulisses Infante, e ‘Lutar com palavras: coesão e coerência’, de Irande Antunes”, explicou a coordenadora, lembrando que ambos os livros estão disponíveis para consulta na Bumom.
Especialmente no Vestibular de Inverno, que conta somente com uma prova de redação, o texto é extremamente importante. O tema, um dos quatro critérios avaliados, tem peso 200. “O candidato precisa demonstrar compreensão ao enunciado proposto e desenvolver o texto adequado ao tema. Todos os temas do Vestibular de Inverno pedem uma proposta de intervenção, que segue a linha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do próprio texto dissertativo-argumentativo”, reforçou Laura.
O segundo critério, que tem peso 360, refere-se à clareza de ideias, à consistência argumentativa. Neste ponto é avaliado o quanto o sujeito sabe sobre o tema. Já no terceiro critério avalia-se a qualidade da abordagem, com peso 200. “Nesse ponto, o candidato precisa mostrar a sua criatividade, trazendo questões pertinentes ao texto.” Por fim, no quarto critério, com peso 240, é avaliado o uso adequado da linguagem escrita, respeitando o código linguístico e os padrões sintáticos da Língua Portuguesa.
“O candidato pode zerar a redação se fugir do tema, se apresentar muitos erros ou não desenvolvê-la adequadamente, escrevendo, por exemplo, apenas um parágrafo. É necessário ter cuidado: realizar uma introdução, desenvolver e concluir o texto”, ressaltou.
Outro ponto importante é o plágio. Laura lembra que no Vestibular de Inverno, como as provas acontecem de forma online, os candidatos preenchem uma autodeclaração de que não vão usar pesquisas, mas a própria memória, na produção do texto. “Se a banca entender ou desconfiar que o texto não é de autoria da pessoa, e se isso for confirmado, é possível zerar a redação”, observa.
A Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 9 de agosto. Para mais informações, basta acessar unijui.edu.br/vestibular-presencial.
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Procurando um curso com alta empregabilidade, estabilidade profissional e com amplo campo de atuação? O curso de licenciatura em Letras: Português da Unijuí, ofertado na modalidade Ensino a Distância (EaD), possui estas características. Com duração de cinco anos, o curso prepara para atuação no ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio.
“O profissional da área de Letras: Português também poderá trabalhar em projetos educacionais interdisciplinares, em cursos preparatórios, cursos de Português para estrangeiros, cursos de Português como língua de acolhimento para imigrantes e outros contextos de ensino de Língua Portuguesa e Literatura. O curso prepara, ainda, para utilização da linguagem nos mais variados contextos profissionais, como editor, revisor, consultor, assessor, produtor cultural e em atuações com secretariado executivo”, explicou a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani.
O curso propicia uma formação humana e intelectual para quem deseja complementar e qualificar sua trajetória pessoal e profissional e ainda permite que os estudantes vivenciem experiências como bolsistas de Iniciação à Docência. “Os acadêmicos têm a possibilidade de atuar com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura em escolas básicas desde o início do curso”, lembra a professora.
O curso organiza-se em trimestres, sendo um módulo por trimestre com três ou quatro disciplinas de 40h ou 80h, totalizando 15 módulos.
O número de trimestres por ano respeita o tempo do estudante, sem sobrecarga de atividades e sem precarizar o nível formativo necessário à formação profissional qualificada em nível universitário. “Cada disciplina possui material próprio produzido por professores com experiência na área e voltado para o perfil de estudos da educação a distância. Os estudantes são acompanhados diariamente pelo tutor em cada disciplina e recebem acompanhamento sistemático e constante pelos professores, com possibilidade de diálogo e experiências formativas diversificadas diretamente com o professor”, reforça Taíse.
Inscrições para o terceiro módulo dos cursos EaD já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de setembro, pelo endereço unijui.edu.br/ead.
A Instituição também oferta os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais na modalidade EaD.

Na última sexta-feira, dia 4 de junho, a equipe do Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí – Projeto Piloto da Unijuí, esteve reunida com o agricultor Matheus Prochnow, participante do projeto, para restituição do trabalho desenvolvido e discussão dos resultados com foco no planejamento da unidade de produção e definição de ações futuras. A sua propriedade está localizada na Linha 8, interior do município.
“O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica”, explicou a coordenadora do projeto, professora Luciane Martins, que atua ao lado dos professores Nilvo Basso e Angélica de Oliveira Henriques.
Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.
De acordo com Luciane, cinco unidades de produção leiteira estão sendo acompanhadas na microrregião de Ijuí. O projeto, como lembra, enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Consumo e produção responsáveis”.
“Com as ações do projeto orientamos para que a atividade leiteira tenha custos de produção menores e mais conscientes, assim como orientamos para que a produção do leite, um alimento tão rico e importante, seja realizada com responsabilidade e qualidade sanitária”, explicou a docente.
Nesta quinta-feira, dia 10, uma nova reunião para restituição e programação das ações será realizada com outro produtor rural.

Comprometida com a inclusão de estudantes no Ensino Superior e atenta ao atual cenário econômico, agravado pela pandemia de covid-19, a Unijuí oferta um conjunto de programas de bolsas de estudos e de financiamentos aos seus acadêmicos.
O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), é um dos mais conhecidos. Por meio dele, são ofertadas vagas a estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Participam apenas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Unijuí também oferta bolsas de estudos aos estudantes que participam de Programas de Educação Tutorial (PETs), direcionados a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária; em projetos relacionados à cultura e ao esporte, como o Coral Unijuí e a Cia Cadagy – Corpo em Movimento; e aos acadêmicos selecionados para projetos de iniciação científica.
Também há oferta de bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica; e no Programa de Residência Pedagógica, uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.
No segundo semestre deste ano, também serão ofertadas diferentes opções de financiamento. No Programa de Financiamento Crédito Universitário Banrisul, estudantes de cursos presenciais podem financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O acadêmico tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam. O Programa de Financiamento Crédito Universitário Sicredi também permite financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses, no caso dos cursos de Medicina, Agronomia e Medicina Veterinária.
Outras opções são a Modalidade de Pagamento Linear (MPL) e o Programa de Flexibilização de Pagamentos (PFP), para os cursos de graduação da modalidade presencial, conforme diretrizes, parâmetros de valores e número de parcelas do curso.
Por fim, um dos diferenciais da Universidade é o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí (CrediUnijuí), que tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação presencial. O CrediUnijuí financia até 50% do valor da mensalidade, sem que haja a incidência de juros sobre o saldo devedor – que é corrigido, ao final de cada ano, pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação. Esse índice é definido anualmente pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido de taxa de administração anual de 1%.
Inscreva-se
Não perca tempo e participe do Vestibular de Inverno da Unijuí. Há oferta de vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/vestibular-presencial, até o dia 9 de agosto.
O candidato pode optar por aproveitar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020; ou aproveitar a nota de redação de um vestibular realizado na Unijuí, entre os anos de 2005 e 2021. Em ambas as situações, o candidato não pode ter zerado a nota da redação.
Também é possível realizar a prova online do Vestibular de Inverno, que consiste em uma redação, cujo tema será divulgado no momento da realização. O candidato que desejar realizar a prova dentro da estrutura de um dos quatro campi da Unijuí – Ijuí, Três Passos, Santa Rosa ou Panambi, terá que solicitar o agendamento via e-mail vestibular@unijui.edu.br até o último dia para inscrições.
Mais informações em unijui.edu.br ou pelo telefone 3332-0200.

No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto de Extensão Energia Amiga, da Unijuí, esteve envolvido no recolhimento de pilhas e eletrônicos em Ijuí. No dia 29 de maio, já havia ocorrido uma campanha de coleta de lâmpadas nas cidades de Ijuí e Santa Rosa.
Realizado desde 2017, o Projeto de Extensão desenvolve ações com estudantes do Ensino Fundamental, com o intuito de disseminar conceitos sobre o consumo consciente da energia elétrica, uso seguro das instalações elétricas e resíduos tecnológicos. É neste sentido que acontecem as campanhas, conforme destacou a professora Caroline Radüns.
“Promovemos ações com o propósito de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o correto descarte de resíduos eletrônicos, pilhas e lâmpadas, que vão ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis”, reforçou a professora, lembrando que o ODS 11 busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
“Uma das metas é reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção aos resíduos”, completou.

Nadine Paré, do curso de Ciências Biológicas, e Maria Luiza Zimmermann, do curso de Direito
A disciplina de Formação Pessoal e Profissional denominada Projeto de Vida e Carreira, desenvolvida neste primeiro semestre de 2021 dentro da Graduação Mais da Unijuí, foi ministrada com o objetivo de sensibilizar e inspirar o autoconhecimento dos estudantes. Baseada em quatro pilares - autoconhecimento, inspiração, minha contribuição para sociedade e objetivos e metas, na disciplina os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer sobre cada ponto, podendo desenvolver atividades significativas para o processo formativo.
A metodologia busca sensibilizar o acadêmico para entender o processo da escolha profissional em cada passo dado a partir da entrada na Universidade, fazendo um contraponto com a importância dos aprendizados também para sua vida pessoal. “Na disciplina de Projeto de Vida e Carreira sugerimos, dentre as diversas atividades realizadas, que os estudantes citassem pessoas inspiradoras, nas quais poderiam achar pontos que os motivassem pessoal e profissionalmente. Surgiram vários nomes, como familiares e pessoas famosas, a exemplo da modelo Gisele Bündchen, Madre Teresa de Calcutá e a pintora Frida Kahlo”, destacou o professor da disciplina, Luciano Zamberlan.
Para a estudante do curso de Ciências Biológicas Nadine Paré, o assunto que mais lhe chamou atenção foi a etapa do autoconhecimento. “A disciplina fez com que eu olhasse para o meu interior e visse como eu realmente sou. Além disso, poder transmitir para um papel as duas pessoas que mais me inspiram, meu pai e minha mãe, me deixou muito realizada”, comenta.
Já para a estudante do curso de Direito, Maria Luiza Zimmermann, as disciplinas que levam em consideração as questões emocionais dos estudantes que estão ingressando na Universidade demonstram sensibilidade e empatia. “Era apenas esperado que esses indivíduos soubessem o que querem para o resto de suas vidas, e quando demonstrassem algum sinal de indecisão, fossem incentivados a manter para si. O Projeto de Vida e Carreira é uma disciplina que entrou como uma forma de preencher essa lacuna na formação do estudante da universidade, criando um espaço onde acadêmicos de todo tipo de curso podem expressar suas incertezas e dúvidas, um espaço onde seus sentimentos são valorizados ao invés de serem tratados como uma mera inconveniência. Pelo menos foi essa a lacuna que a matéria preencheu para mim. Sou muito grata ao processo de autoconhecimento que a matéria me possibilitou ter. Posso afirmar que é indispensável e que todos deveriam ter esse tipo de experiência alguma vez na vida”, conclui.

No último sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Ciências Biológicas e o Programa de Educação Tutorial – PET Biologia da Unijuí realizaram um mutirão de limpeza para o recolhimento de resíduos sólidos junto à Trilha da Vó Preta, marcando a inauguração do espaço. A atividade fez parte do lançamento oficial de dois projetos: “Resgate histórico e ambiental da Trilha da Vó Preta” e “Trilhas do Campus – Trilha da Vó Preta: a educação socioambiental na conexão entre a natureza, a história e a cultura”.
“Estes dois projetos têm como objetivo instituir oficialmente a Trilha da Vó Preta junto à área de proteção permanente do Arroio Espinho, no Campus da Unijuí, qualificando-a para torná-la um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilite a construção de saberes e de conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano, contribuindo, assim, para uma gestão ambiental democrática das águas no Município de Ijuí”, explicou a professora do curso de Ciências Biológicas, Francesca Ferreira.
Os dois projetos, conforme destaca a docente, foram aprovados e financiados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente – Edital nº 01/2019, e pelo Edital Concurso Cultural Nº 04/2020 – Culturas Diversificadas da SMCET/ Ijuí – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
“A ideia de realizar a inauguração foi mostrar às pessoas que este é um espaço qualificado para ser visitado e preservado em Ijuí”, completou Francesca, lembrando que todas as atividades objetivam o conhecimento sobre o trajeto das águas, bem como a conscientização e sensibilização para preservação e recuperação dos recursos hídricos, com foco em ações locais e na promoção da saúde pública e do bem viver. As atividades estão conectadas às ações propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para conferir as fotos e saber mais sobre a Trilha da Vó Preta, acesse este link.
Fotos: Stefani Grutka

3º Seminário Internacional aconteceu na Unijuí em 2018
O 4º Seminário Internacional sobre Ciências Agrárias e Ambientais em busca da sustentabilidade, está sendo organizado pelo Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Unijuí, com seus respectivos Centros Acadêmicos. O evento será realizado de 8 a 10 de novembro, de forma online.
O seminário será realizado em um momento de profundos desafios para a produção de alimentos, fibras e energia, para a sustentabilidade econômica, social e ambiental e para a promoção ao acesso aos alimentos, ao combate à exclusão, à miséria e ao fim da fome. Nos últimos anos, o volume da produção de alimentos atingiu limites suficientes para atender às necessidades humanas, entretanto, devido ao seu uso para outras finalidades e à impossibilidade de acesso, ainda faz com que cerca de 10% da população não consiga se alimentar dignamente.
Diante disso, o 4º Seminário Internacional se propõe a promover e aprofundar a reflexão sobre a produção acadêmica interdisciplinar em ciências agrárias e ambientais e estabelecer um percurso em busca de atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Para tanto, estão sendo convidados profissionais renomados e reconhecidos pela comunidade acadêmica que perpassam as áreas das ciências humanas, agrárias, sociais, ambientais e econômicas.
O projeto foi submetido e aprovado no recente Edital de Auxílio à Organização de Eventos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e receberá recursos para viabilizar a impressão de um livro sobre a temática abordada no evento.
Estima-se a participação de 300 participantes, entre acadêmicos, profissionais e professores. Ao final do seminário, espera-se que o mesmo consiga produzir uma síntese sobre os desafios a serem enfrentados na formação de recursos humanos e na produção acadêmica interdisciplinar em Ciências Agrárias e Ambientais nos próximos anos.
Concomitante à realização do 4º Seminário Internacional, serão realizadas a 20ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia, 12ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e Semana do Curso de Ciências Biológicas. Participam da Comissão Organizadora: Roberto Carbonera (coordenador geral), Angélica de Oliveira Henriques, Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira, Christiane de Fátima Colet, Daniel Rubens Cenci, Ester Matter, Felipe Libardoni, Fernando Silvério Ferreira da Cruz, Juliana Maria Fachinetto, José Antônio Gonzalez da Silva, Laura Pereira, Márcia Jung, Luana Fillipin da Rosa, Michele Renz Scheer, Natiane Basso, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Stefani Alexandra Grudka e Vidica Bianchi.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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