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A Unijuí já começou a retomar as suas atividades acadêmicas. Gradativamente, professores e técnicos administrativos e de apoio retornam do período de férias, enquanto que muitos estudantes já iniciaram as aulas: seja para finalização das práticas do segundo semestre de 2020 ou em disciplinas concentradas, ofertadas de forma online, desde o dia 27 de janeiro até 20 de fevereiro.
Das 45 turmas que estão em aula neste momento, nos mais diversos cursos, 36 concentram-se no campus Ijuí. Dentre as disciplinas, estão Farmacologia Clínica, Extensão Rural, Psicologia e Esporte e Gestão da Tecnologia e Inovação. No campus Panambi é ofertada uma disciplina, e no campus Santa Rosa outras oito.
Na próxima semana, a Universidade recebe seus colaboradores em um evento especial, organizado em momentos distintos, a fim de garantir o distanciamento social.
Os colaboradores de Ijuí serão recebidos no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na tarde do dia 10 e na manhã do dia 11 de fevereiro. Também na tarde do dia 10, serão recebidos os funcionários do campus Panambi.
Professores, técnicos administrativos e de apoio de Santa Rosa e Três Passos participam do evento de volta às aulas no dia 11, à tarde, no Auditório do Campus Santa Rosa.

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O Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana (Reurb): direito social à moradia digna, desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Direito da Unijuí, esteve em pauta, nesta semana, junto ao poder Executivo. Em uma reunião, que contou com a presença da coordenadora do projeto, professora Patrícia Borges de Moura, tiveram início as tratativas para formalização de um convênio com a Unijuí, que tem como finalidade garantir a execução do Projeto Reurb 2021/2022 no Município. O encontro contou com a presença do secretário de Planejamento, Chico Ortiz, e dos representantes da Secretaria de Habitação: Marcelo Buss, secretário, Erasmo José Gottems, assessor jurídico, e Simone Moraes, assistente social.
“Destacamos a importância de dar continuidade à parceria com a gestão pública, tendo em vista não só a relevância da regularização fundiária urbana para os cidadãos, em especial aqueles pertencentes a famílias consideradas de baixa renda, mas também para os acadêmicos do curso de Direito que, vinculados ao projeto, podem estar em contato com a realidade social, garantindo a aplicação prática de conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos”, explicou Patrícia.
O Projeto de Extensão tem como propósitos estabelecer a integração entre a Universidade e a comunidade externa, fomentando a criação de espaços de informação e de resolução de conflitos fundiários urbanos existentes, e conter a ocupação desordenada dos espaços urbanos. Também, busca promover a reflexão e a socialização de informações sobre temas relacionados ao direito social à moradia digna e ao meio ambiente sadio e equilibrado, visando a emancipação dos sujeitos sociais. Por fim, também trabalha pelo comprometimento do poder público municipal e dos demais agentes públicos e sociais envolvidos com a temática do planejamento habitacional.
“O projeto tem por base a Lei Federal nº 13.465/2017, que elenca uma série de medidas administrativas, jurídicas, ambientais e sociais a serem adotadas pelo poder público, a fim de melhorar as condições de moradia de ocupantes de imóveis em situação irregular, bem como impor um maior planejamento da ocupação do solo urbano. A reunião foi bastante produtiva, no sentido de iniciar as tratativas para formalização deste convênio, uma questão muito importante para a viabilidade do projeto e o estreitamento de laços entre a Unijuí, o poder Executivo e a comunidade ijuiense”, reforçou a educadora.

Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
Central de Atendimento ao Estudante:
Campus Ijuí - manhã e tarde normal com horário estendido até às 19h30.
Campus Santa Rosa - 13h30 às 19h30.
Campus Panambi - das 16h às 19h30.
Campus Três Passos - das 16h às 19h30.
Hospital Veterinário: Com atendimento apenas para urgência e emergência, nos seguintes horários:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h;
Sábados das 8h às 16h.
UNILAB:
Coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h
Retirada de exames: de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h
Central Analítica: atendimento normal de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Rádio Unijuí FM: mantém as atividades em regime de plantão.
EFA: mantém atendimento nos turnos da manhã das 8h às 11h e à tarde 13h30 às 17h30.
Biblioteca Mario Osorio Marques: entre 28 de dezembro a 25 de janeiro, terá atendimento somente no turno da tarde, das 13h30 até às 19h30. Reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br.
UNIR, Farmácia Escola, Central de Recebimento de Amostras, Laboratório de Solos e Sementes, Bromatologia: estão sem atendimento.
Museu Antropológico Diretor Pestana: está sem atendimento no período de 06/01/2021 a 04/02/2021 em função das férias concentradas.
Editora Unijuí: está sem atendimento no período de 06/01/2021 a 25/02/2021 em função das férias concentradas.
Secretarias de Cursos de Graduação: não haverá atendimento tendo em vista que o quadro de professores estará em férias concentradas no mês de janeiro. Eventuais demandas devem ser solicitadas à Central de Atendimento ao Estudante.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus .

Na última semana, o pró-reitor Unijuí do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, participou de um encontro na Secretaria de Educação e Cultura de Santa Rosa. Ele foi recebido pela secretária recentemente empossada, Lires Zimmermann, e demais integrantes da pasta de Educação.
“Nos colocamos à disposição da Secretaria para futuras parcerias e para aproximarmos as nossas ações e atividades educacionais, principalmente com nossos programas de extensão e pesquisa. Também, para promover uma maior integração entre as instituições de ensino básico e os cursos de licenciatura ofertados pela Universidade”, explicou o pró-reitor.
Durante o encontro, também foi tratada a implantação de uma plataforma digital pedagógica de apoio educacional, que poderá beneficiar todos os professores das três redes de ensino do Município. “Trata-se de uma plataforma da Unijuí, elaborada pela Instituição e agora ofertada para uso dos educadores, visando promover uma melhor gestão dos recursos e conteúdos digitais que são diariamente utilizados por eles nas aulas da Educação Básica”, reforçou.
“Estamos construindo caminhos e alternativas com o intuito de viabilizar a estrutura necessária para dar um melhor aproveitamento a partir da implantação desta plataforma. Com isso, a Unijuí se aproxima ainda mais da comunidade escolar de Santa Rosa, cumprindo, mais uma vez, seu papel de Universidade comunitária que promove o desenvolvimento”, completou o pró-reitor.
Parcerias também foram debatidas, recentemente, com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap). De acordo com Scherer, uma primeira visita à nova diretoria foi realizada, onde foram discutidos programas como Decola – que tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo em jovens; e o Move – programa de mentoria gratuita, que busca fomentar o empreendedorismo no Município.
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Desenvolvido pela Unijuí, o Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado, realiza o acompanhamento de bebês prematuros nascidos no município de Ijuí. No mundo, para se ter uma ideia, cerca de 10% dos bebês nascem antes de 37 semanas de gestação, o que acarreta, muitas vezes, danos à saúde e ao desenvolvimento da criança.
Coordenado pela professora do curso de Fisioterapia, Simone Zeni Strassburger, o projeto também visa a elaboração de cartilhas educativas. “As cartilhas são compostas por dicas e informações importantes relacionadas à própria prematuridade e o desenvolvimento do bebê. Também possuem informações sobre a introdução alimentar e explicações sobre os cuidados com os recém-nascidos. Para além destas ações, é realizado o acompanhamento domiciliar”, explica a coordenadora.
O Projeto de Extensão Prematuros existe desde o ano de 2016 com o principal objetivo de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês prematuros após a alta da UTI Neonatal, até os dois anos de idade.
Saiba mais sobre o projeto neste link.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
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Na próxima semana, no dia 11 de fevereiro, encerram-se as inscrições para o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, ofertado pela Unijuí em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), na modalidade Pós-Graduação Lato Sensu. Ao todo, são ofertadas 10 vagas, sendo que oito destinam-se ao município de Santa Rosa e duas a Ijuí.
Contando com 5.760 horas/aula, o Programa de Residência busca formar profissionais capazes de manejar problemas de saúde individuais e da comunidade, baseados em metodologias apropriadas e no conhecimento científico, bem como desenvolver, planejar, administrar, executar e avaliar as atividades de saúde.
“A Medicina da Família e Comunidade é uma especialidade em que o médico é preparado para atender as pessoas, independente da faixa etária. Uma das principais características da especialização é que ela está muito focada no cuidado da população, sem aquela separação do prevenir e curar - até porque o médico atua tanto na prevenção quanto no diagnóstico e no tratamento dos pacientes”, explicou o coordenador do Programa de Residência, Luis Antonio Benvegnu, lembrando que o perfil de morbidade, ou seja, de doenças que a população tem, mudou muito nas últimas décadas. Hoje, diante de muitas doenças que não têm cura – como hipertensão, diabetes e artrite – o médico tem importante papel no acompanhamento do sujeito a longo prazo.
“Esse perfil que a gente chama de longitudinalidade, que trata do acompanhamento do paciente ao longo do tempo, exige conhecimento, estratégias, técnicas específicas e de manejo. Pontos que a Medicina da Família e Comunidade trabalha”, reforçou Benvegnu, completando que a maior parte da Residência é realizada nas unidades básicas de saúde, onde o residente acompanha o médico e a equipe, aprendendo todas as técnicas para o cuidado à saúde.
Podem participar da seleção profissionais graduados em Medicina e registrados em seus respectivos conselhos profissionais. Também podem se inscrever candidatos em fase de conclusão do curso, desde que a colação de grau ocorra até o dia 28 de fevereiro de 2021 e que seja possível apresentar, no Núcleo Acadêmico da Unijuí – Campus Santa Rosa, até 15 dias após ter iniciado as atividades do curso de Residência, a inscrição profissional no conselho.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço unijui.edu.br/educacao-continuada.
Para além da bolsa do Ministério da Saúde, o município de Santa Rosa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 4 mil e o município de Ijuí oferece duas bolsas-auxílio no valor de R$ 3,5 mil.

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unijuí e participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC) desmistificaram, durante todo o mês de janeiro, com base científica, as principais fake news que circulam na internet. Isso aconteceu por meio de uma série de produções, elaboradas com auxílio da professora tutora Juliana Fachinetto.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Bruna Comparsi, o Programa conta, atualmente, com 12 estudantes bolsistas remunerados, que participam de diferentes atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Na série – que pode ser conferida na página Ciências Biológicas Unijuí, no Facebook – foram trabalhados temas como “O conto da cloroquina e hidroxicloroquina”, “Ivermectina contra o novo Coronavírus: verdade ou mentira?”, “A Covid-19 é imune a organismos com um pH maior que 5,5’’ e “Vacinas não causam mutações ou malefícios à saúde”, que pode ser conferido abaixo:
As vacinas não causam mutações ou malefícios à saúde
Não é algo recente o receio da população em relação às vacinas; desinformação, boatos falsos e a ausência de entendimento sobre como elas funcionam levam a hipóteses falsas e totalmente alarmantes para os desinformados. O movimento antivacina - o qual intensificou-se muito ao longo do último ano durante a pandemia de covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, alega que vacinas são agentes mutagênicos e carcinogênicos.
Para desmentir tal alegação, é preciso explicar brevemente como funciona o processo de imunização.
O ser humano possui dois tipos de imunidade: a inata, que se constitui das barreiras e defesas naturais do organismo, o qual age indistintamente contra qualquer tipo de agressão - a pele, secreções das glândulas mucosas e serosas, membranas de revestimento, pelos, células fagocitárias; e a imunidade adaptativa, ou específica. Esta consiste na capacidade de reconhecer e produzir substâncias “inativadoras” específicas para cada corpo estranho ao organismo, seja ele um vírus, uma bactéria, um parasita ou toxina. Quando um organismo possui memória para determinado antígeno, diz-se que está imunizado. Porém, esta memória depende de contato/exposição prévia, e é nesse ponto que entram as vacinas, em se tratando de imunização contra doenças virais.
Uma pessoa pode se tornar imune a determinada doença ao ser infectada pelo vírus correspondente. Porém, é impossível prever como o organismo reagirá à infecção, uma vez que são necessários alguns dias para que, após o contágio, o sistema imune possa reconhecer o organismo invasor e produzir anticorpos específicos. Neste período, o vírus se espalha pelas células, podendo causar graves sintomas, mesmo a morte, dependendo da doença. No caso específico da covid-19, é importante destacar que diversos casos de reinfecção foram identificados.
A vacina é uma via alternativa, pois introduz no organismo uma forma mais fraca, ou inativada do vírus. Assim, a infecção ocorre, a memória é produzida, mas não se desenvolve a doença causada pelo vírus em questão. Nenhum componente da vacina atua ou interfere no DNA. O que ocorre é a ativação artificial de uma defesa natural do organismo.
Voltamos, então, ao tema “mutações”. Mutações consistem em modificações no DNA e podem ocorrer em células somáticas (células do organismo em geral), situação em que não são transmissíveis, ou em gametas (células reprodutivas), que passarão a mutação adiante para a prole. Em sua grande maioria, as mutações não representam dano e, quando representam, os mecanismos de defesa do organismo se encarregam de destruir as células danificadas.
As mutações não são necessariamente ruins: é por meio delas que a evolução ocorre, e todo indivíduo sofre mutações em determinadas células, seja por falhas comuns no processo de multiplicação celular, seja por danos no material genético causado por inúmeros fatores: radiação UV, medicações, pesticidas, agrotóxicos, metais pesados, e até mesmo doenças virais: ou seja, infectar-se com o SARS-CoV-2 representa um risco de alterações no DNA (para não mencionar o desenvolvimento da doença em si). Os vírus possuem a informação para uma enzima (a transcriptase reversa) capaz de produzir DNA a partir do RNA (material genético do vírus citado) e integrar o material genético do vírus ao do hospedeiro. Já as vacinas não possuem informação para a tal enzima, e por este motivo, mesmo as vacinas de RNA são seguras.
Referências:
CARMICHAEL, Flora; GOODMAN, Jack. Vacina não altera DNA nem tem microchip: mentiras sobre imunização contra o coronavírus. BBC Reality Check. 3 de dezembro de 2020. Disponível em https://www.google.com/.../portuguese/geral-55181327.amp. Acesso 05/01/2021.
GHAFFAR, Abdul; HAQQI, Tariq. Imunização. Microbiologia e imunologia online. Escola de medicina da Universidade da Carolina do Sul. Disponível em: https://www.microbiologybook.org/.../immuno-port.... Acesso em 05/01/2021.

Assessora do Núcleo Pedagógico da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Ângela de Fátima Linck de Jesus sentiu a necessidade de realizar uma pós-graduação para aprofundar o conhecimento em uma das áreas que atua: a de resolução de conflitos. E foi na Unijuí que ela encontrou a especialização em Justiça Restaurativa e Mediação, curso que já se encaminha para a fase de finalização.
“O trabalho que tenho junto ao setor de apoio escolar dá embasamento, suporte para escolas e famílias. No que diz respeito a conflitos, violência, ajudo a articular ações dentro dos educandários, para que os ambientes sejam de mais paz e harmonia”, explicou a profissional, que é formada em Letras: Inglês pela Unijuí e que realizou, em 2005, sua primeira pós-graduação na Universidade, em Ensino e Aprendizagem de Línguas.
“Venho de uma caminhada junto à Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, da qual a 36ª CRE faz parte de 2007. Com a expansão do trabalho de Justiça Restaurativa na cidade, quis buscar mais conhecimento, tanto teórico quanto prático, na área. E encontrei na Unijuí. É muito gratificante participar do curso, que dá muitos subsídios para o meu trabalho. Nos fez ter um olhar diferenciado para a maneira de falar com as pessoas, a maneira de ver o ser humano como um todo. Nestas situações de conflitos, muitas vezes as pessoas chegam com raiva, nervosas, e dependendo da forma como falamos, olhamos nos olhos, esse sentimento se desfaz. Conseguimos estabelecer o diálogo, que é tão importante”, reforçou Ângela.
Diversos profissionais têm buscado um curso de Pós-Graduação Lato Sensu para melhorar a sua atuação no mercado de trabalho. E na Unijuí, são ofertadas especializações em diversas áreas.
Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
Já na modalidade presencial, estão abertas as inscrições, no campus Ijuí, para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Saúde Mental; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Urgência, Emergência e Trauma; Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições; Finanças e Mercado de Capitais; Controladoria e Gestão Empresarial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; e Auditoria e Planejamento Tributário.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. Em Santa Rosa, é ofertado o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade.
Inscrições podem ser realizadas pelo portal, na página unijui.edu.br/pos. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
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Desde 2016, a Unijuí vem se destacando com o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul, coordenado pelo professor Peterson Cleyton Avi. Resultado de uma parceria entre a Universidade, 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), redes municipal e particular de ensino, o projeto configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar, na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior e Educação Especial, além de professores e membros da comunidade.
Por meio de uma feira anual, o projeto de extensão socializa trabalhos que são desenvolvidos durante o ano letivo em escolas públicas e privadas. A 1ª Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul aconteceu na Unijuí em 2017, onde foram expostos 81 trabalhos. No ano seguinte, através de uma parceria com o Instituto Federal Farroupilha, foi realizada em Panambi a segunda edição do evento, com exposição de 97 trabalhos. Já em 2019, em Santa Rosa, ocorreu a 1ª Feira Regional de Matemática, que contou com a socialização de 47 trabalhos.
“Antes do projeto existir, eram construídos ótimos trabalhos nas escolas, porém, não se tinha a chance de socializá-los. A feira dá essa oportunidade e tem como princípio a valorização dos alunos e professores. Eles são os protagonistas”, afirmou o professor.
A Feira de Matemática gira em torno do reconhecimento do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores, e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, à comunicação, à representação e à argumentação em Matemática.
Conheça mais sobre o projeto neste link.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Atendendo às orientações de enfrentamento à covid-19, presentes nos decretos municipal e estadual, a Unijuí realizou, no último fim de semana, cerimônias de colação de grau de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, colaram grau estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Química, que tinham suas formaturas agendadas para 8 de agosto de 2020. Em razão da pandemia, o ato aconteceu de forma online. Já no sábado, formaram-se acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, concluintes do segundo semestre de 2020.
Diferente das tradicionais cerimônias que eram realizadas no Salão de Atos, nestas, mudanças significativas ocorreram, a fim de garantir a segurança de todos os estudantes, familiares e profissionais presentes. Com capacidade para cerca de 600 pessoas, o Salão de Atos recebeu apenas 200, para que o distanciamento social fosse garantido. Poderiam permanecer próximos apenas familiares. O uso de máscara foi obrigatório, assim como o uso de álcool em gel. Os convidados e formandos tiveram a temperatura aferida. Os colaboradores fizeram uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e houve intervalo de uma hora, para higienização, no sábado, quando duas formaturas foram realizadas no mesmo dia.
“Até mesmo no palco, tivemos uma redução no número de pessoas. Participaram da mesa paraninfos, coordenador de curso e reitora. Nós sabemos que o momento é complicado, que há um grande número de casos de covid-19, ainda, e por isso estamos simulando o retorno das formaturas de forma presencial. O fim de semana que passou e os dias 6, 12 e 13 de fevereiro, quando teremos cerimônias de colação de grau, servirão para que possamos avaliar se é seguro voltarmos com este ato solene. Não há garantia de que voltaremos definitivamente com as formaturas presenciais a partir de agora”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
Conforme explica a reitora, a realização das solenidades atende ao desejo dos acadêmicos e familiares, já que muitos planejam a realização da formatura, com a contratação de empresas especializadas, durante todo o curso. Por isso, desde o mês de dezembro, vem sendo estudado um protocolo com as empresas, formandos e familiares, para buscar viabilizar a realização dos eventos de forma presencial.
“Lembrando que a colação de grau é um ato acadêmico, não uma confraternização. Neste final de semana tudo transcorreu dentro do planejado, com muita segurança e todos atendendo às determinações”, reforçou a reitora. O retorno às aulas, de forma presencial, também está sendo avaliado de acordo com o cenário da pandemia e os decretos que são publicados pelos governos estadual e municipal. “Estamos trabalhando com a possibilidade de ter o retorno presencial, de forma gradual e escalonada, entre cursos e turmas, a partir de fevereiro, mantendo algumas disciplinas online. Mas, para isso, precisamos ter segurança e certa tranquilidade. Não sabemos o que a pandemia nos reserva pela frente. A vida de todos está em jogo e é pensando nisso que tomaremos a nossa decisão, com muito cuidado e rigor”, reforçou a reitora.
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Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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