.jpg)
A equipe do Programa de Melhoramento Genético de Plantas, Grãos, Forrageiras e Cobertura de Solo da Unijuí iniciou o ano com diversas metas já definidas. De acordo com o professor Ivan Ricardo Carvalho, passada a pandemia, um dos principais objetivos do grupo é conseguir expandir o Dia de Campo e reunir um número maior de pessoas – chegando, se possível, a 500. “Neste ano, queremos entrar com trabalho em outra cultura, que é o gergelim, com empresas parceiras, e aumentar o envolvimento da comunidade acadêmica em atividades de pesquisa e melhoramento. Queremos, ainda, aprimorar a nossa vitrine de extensão – ou seja, fazer com que o produtor de aveia, de linhaça, tenha um contato maior com as pesquisas e resultados que temos obtido ao longo do tempo”, exemplificou o educador.
Para quem ainda não conhece, o Programa de Melhoramento Genético de Plantas é uma iniciativa que propõe a empresas das áreas de sementes, indústrias de leite e carne, além de cooperativas de agronegócio, um acordo de Cooperação Técnico-Científico, que tem como objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo. Ele está ligado aos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e ao Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, e conta com o envolvimento de diversos professores, como o docente Ivan, Emerson André Pereira - coordenador, José Antonio Gonzalez e Osorio Lucchese.
“O programa tem diversos objetivos. Uma de suas vertentes é a obtenção de grãos, de espécies para grãos, e outra é a de espécies para produção forrageira. Um dos nossos propósitos é aumentar a produtividade e, com isso, a qualidade, principalmente de grãos, para que consigamos cultivares – tanto de linhaça, quanto de aveia e agora de soja, mais produtivos. E para forrageira não é diferente, especialmente do ponto de vista de ter cultivares específicos para manejos específicos”, explicou o professor Ivan, lembrando que o programa tem obtido bons resultados. No último ano, dentre as principais realizações, está a parceria firmada com uma empresa para melhoramento de linhaça, a Cisbra, e a realização do Dia de Campo, que potencializou alguns parceiros, que estão à espera da cultivar. “Hoje, o programa conta com ensaios de mais de mil linhagens”, reforçou.
Contando com o envolvimento de bolsistas voluntários, de iniciação científica e de iniciação tecnológica, o Programa de Melhoramento Genético de Plantas tem contribuído com a região Noroeste e desenvolvido o agronegócio como um todo, conforme observa o professor. “Além disso, temos alunos mais preparados, do ponto de vista da experimentação do melhoramento genético, para encarar o mercado de trabalho. A comunidade externa tende a ganhar com isso, já que estamos acompanhando as modificações que o mercado exige”, comentou, adiantando que o programa caminha para um grande projeto: “queremos que a Universidade seja pioneira no melhoramento da soja na região Sul do Brasil. E isso já caminha, a pequenos passos, no nosso comitê”, disse.
O melhoramento de plantas é um processo que se desenvolve a longo prazo – 10 anos, pelo menos, para que se produza uma nova cultivar. No Brasil, há poucas universidades que possuem um programa de melhoramento de plantas, em especial na região Sul.
.jpg)
Muitas dúvidas ainda pairam no ar quando falamos em Ensino a Distância (EaD) – que nada mais é do que um modelo de ensino alternativo, diferente da forma tradicional. No EaD, ao invés de o estudante ir até a universidade para realizar as aulas, é a universidade que vai até ele.
“Por meio do Ensino a Distância, o aluno pode acessar os conteúdos e realizar todas as atividades de forma online, de onde estiver, e pode adaptar os estudos à sua rotina”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que, na Unijuí, os materiais e conteúdos que orientam os cursos são organizados por professores da casa. “Significa que a Unijuí oferta a mesma qualidade da graduação presencial aos cursos a distância. Excelência já reconhecida no mercado”, completou.
Hoje, a Unijuí conta com a oferta de diversos cursos na modalidade EaD. Na graduação, são ofertadas vagas em cursos de bacharelado – Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura – Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e cursos tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Para quem só deseja realizar um curso de qualificação profissional, há as opções de Gestão de Vendas, Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Atualização de Diretor de Ensino e de Diretor Geral, Atualização de Examinador e Instrutor de Trânsito, Design de Móveis – Design Confinado, Grupos para Educação em Saúde: métodos e estratégias, Intensivo Básico de Inglês, Introdução aos desafios da implantação de programas de transformação digital, e Pós-colheita, industrialização e qualidade de grãos da soja, linhaça, girassol e canola.
“A principal vantagem do EaD é a flexibilidade nos estudos, a versatilidade de local e horário para assistir às aulas e realizar as atividades”, explicou o coordenador da modalidade EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan. Ele comenta que, hoje, com os avanços da tecnologia na Educação a Distância, é possível garantir qualidade na formação do estudante, da mesma forma como ocorre em cursos presenciais. “E por tornar o conhecimento mais democrático e acessível, os cursos também possuem mensalidades mais acessíveis, quando comparadas à modalidade presencial”, disse.
No EaD, de acordo com Zamberlan, o aluno desenvolve características que o mercado de trabalho valoriza, como a facilidade para manter o foco, autonomia intelectual, organização, disciplina e motivação para seguir estudando e alcançando objetivos e metas pessoais e profissionais.
As inscrições para o novo módulo EaD na Unijuí, que inicia as atividades em 22 de fevereiro, encerram-se ao final da semana, na sexta-feira, dia 26 de fevereiro. Para ingressar em um dos cursos é necessário realizar a prova online, que pode ser agendada. Também é possível utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou aproveitar a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí.
Inscrições e informações podem ser acessadas em www.unijui.edu.br/ead.

COMUNICADO
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene vem pelo presente comunicar que nas datas de 17/01/2021 e 24/01/2021, no turno da tarde, fez a locação dos espaços físicos institucionais dos Campi Panambi, Santa Rosa e Três Passos à Fundação CESGRANRIO para fins de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2020. No Campus Ijuí NÃO haverá aplicação de provas.
Informamos que os espaços foram disponibilizados com ajustes na capacidade de lotação, considerando os protocolos de distanciamento controlado devido ao quadro de pandemia.
A empresa Fundação Cesgranrio é a exclusiva responsável pela organização, coordenação e segurança do evento, contratação da equipe de trabalho, assim como pelo fornecimento de álcool gel, higienização, demarcação com fitas, entre outros aspectos relacionados aos cuidados com a Covid-19.
Atenciosamente,
Direção da Fidene

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Design da Unijuí, Lucas Hansel, foi desenvolvido a partir da observação do acadêmico à sua empresa, a Harmo, que tinha a necessidade de estruturar um novo software. A pesquisa foi intitulada “Desenvolvimento de um sistema web para gestão da satisfação e reputação de marcas” e contou com a orientação da professora Bárbara Gundel Mendonça.
O objetivo do estudo foi transformar dois softwares separados em um único produto, resolvendo todos os problemas relacionados à usabilidade e ao fluxo de navegação dos sistemas legados, além de aprimorar a tecnologia por trás das telas.
A pesquisa foi dividida em quatro etapas: na primeira fase, ambientação com a plataforma, buscou-se entender como eram as funcionalidades e como o sistema era vendido. Estar junto do time comercial, segundo Lucas, foi fundamental para o projeto. “A segunda etapa constituiu-se de diálogo com o time de suporte e sucesso do cliente. Foi considerada uma funcionalidade por vez, com apontamento de problemas, e também foi analisada uma planilha com sugestões dos clientes. Já a terceira etapa foi destinada a conhecer os clientes, onde realizamos cerca de 15 entrevistas com usuários ativos de diferentes ramos de atuação para capturar qual a relação deles com o sistema, por que contrataram, qual a entrega de valor e quais os problemas e sugestões de melhorias que eles teriam para a plataforma”, explicou Lucas. Por fim, foi realizado um estudo de benchmark com os competidores mundiais, para entender como se posicionavam, se possuíam algum diferencial ou até mesmo se estavam contemplando algo que a plataforma não estava prevendo.
Para o acadêmico de Design, o maior diferencial de seu projeto é que ele está ganhando o mundo. “Ele é de fato o software de uma empresa de tecnologia real que está em pleno crescimento e atendendo grandes empreendimentos de todo o Brasil. A nossa empresa tem como propósito promover qualidade de vida na sociedade através do incentivo à cultura do feedback. Somos uma empresa que ajuda outros negócios a usarem a opinião do consumidor para gerar transformação, e o nosso software é a grande conexão de tudo isso. Para mim, essa é a maior contribuição para a sociedade”, opina Lucas.
Por Evelin Ramos, acadêmica de Jornalismo e bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

A pandemia de covid-19 não só forçou a mudança de hábitos, como também deixou evidente a necessidade de estar preparado, no campo profissional, para contornar as dificuldades. Ter conhecimento, em um cenário de incertezas, é um diferencial.
Por meio dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, MBA e Especialização, a Unijuí não só contribui para o desenvolvimento profissional e crescimento acadêmico, como também oferece, aos participantes, contatos que podem abrir portas e oportunidades.
Diversos cursos, em diferentes áreas, estão com inscrições abertas na Universidade, por meio deste link. Para quem quer um curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Urgência, Emergência e Trauma; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário. Em Santa Rosa, é ofertado o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade.
Para mais informações, está disponível o telefone 3332- 0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
.jpeg)
A Unijuí inspira-se em seus acadêmicos para se reinventar e proporcionar melhorias e inovações no campo educacional. E quando falamos em inspiração, nos referimos a estudantes que estão, assim como a Universidade, trilhando novos caminhos, buscando se superar a cada dia. É o caso de Vanessa Hoffmann Campos, aluna de Farmácia.
Ela ingressou na Universidade no segundo semestre de 2018 e não demorou muito para se apaixonar pelo curso. Ao final do primeiro semestre, no dia 30 de dezembro, ela acabou sofrendo um acidente de motocicleta, que mudou radicalmente a sua vida. “Eu tive uma fratura na coluna, que ocasionou uma lesão na medula. Desde então, me tornei uma cadeirante. E tive que, infelizmente, interromper os estudos na Universidade”, recorda a jovem que, mesmo distante da graduação, não se desvinculou da Unijuí. Pelo contrário, seus laços apenas se fortaleceram com a equipe. Isso porque, no dia 27 de fevereiro de 2019, ela deu início à reabilitação na Unidade de Reabilitação Física (Unir), um dos espaços da Unijuí Saúde no campus Ijuí.
“O início é muito complicado, é um baque muito grande. Você passa a precisar de ajuda para coisas básicas, como tomar banho e comer. Sou extremamente grata ao atendimento que tive e tenho na Unir, que me ajudou a retomar a minha independência. Foi na Unir que eu aprendi a viver de novo”, comenta a jovem, que conseguiu retomar os estudos, no curso de Farmácia, no segundo semestre de 2019. “Foi um momento emocionante. Estava insegura para voltar e me questionava se seria capaz de dar conta. Mas sempre contei com o apoio dos professores, funcionários e colegas. Há sempre alguém pronto para ajudar.”
Com a pandemia, Vanessa teve a ideia de compartilhar as suas sessões de fisioterapia, e a sua rotina, com outras pessoas. Ela criou um canal no Youtube, onde também aborda questões como a inclusão e a lesão medular. “Acabei não só recebendo apoio, como também consegui ajudar outras pessoas, inclusive alunos do curso de Fisioterapia, que assistem aos vídeos para acompanhar as sessões.”
Vanessa diz que ela e a Universidade realizam essa caminhada, de reinvenção, juntas. Para os próximos anos, ela tem o desejo de conseguir concluir o curso que tanto gosta e de não se deixar abater. “Quero me descobrir, cada vez mais, na minha área, e conseguir conquistar tudo que sonho. Nunca deixarei que alguém diga que eu não consigo fazer. Para todos aqueles que estão, assim como eu, neste processo de descoberta, eu apenas digo: corram atrás dos seus sonhos. Não deixem que as coisas aconteçam sozinhas. Cada dia que passa, cada conquista que tenho, cada semestre que concluo na universidade, é uma vitória que me faz querer mais.”
Para acompanhar o canal da Vanessa, o endereço é youtube.com/user/VanessaCamposH.
.jpeg)
Vanessa Andreatta de Quadros estava no Ensino Médio quando começou a se interessar pela área de Ciências Biológicas, curso que acabou seguindo anos depois, na Unijuí. Ela conta que ingressou na graduação em 2007 e que, desde então, o encanto pela área só aumentou. “O único problema que tive foi escolher qual disciplina eu mais me identificava para continuar os estudos”, relatou.
Embora gostasse das áreas de Genética e Bioquímica, foi pela última que Vanessa acabou optando. “Eu não queria sair muito longe para cursar Genética, então isso também me ajudou a escolher a Bioquímica.” Formou-se em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas em 2013 e, no mesmo ano, enviou e-mail para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), demonstrando interesse pelo curso de Mestrado em Bioquímica Toxicológica. “Entrei em contato com um professor e acabei ingressando como estagiária, para treinar e obter pontos no currículo, uma vez que, para passar na seleção, teria que ter uma pontuação mínima. Durante um ano e meio atuei como estagiária, num projeto com roedores. Mas ainda não era o que eu queria. Foi então que pedi orientação para um professor novo, que havia acabado de entrar na Instituição e que trabalhava com peixes. Conheci, aí, o peixe-zebra, e por ele me apaixonei”, brinca a jovem.
Hoje, depois de estar formada no Doutorado, Vanessa administra cursos com o modelo peixe-zebra, mostrando o que esse modelo pode trazer de novo e como pode ser extremamente importante para a vida na pesquisa acadêmica. “Importante destacar que, já na graduação, eu tentei me encontrar, ao ser estagiária voluntária em diversos laboratórios. Acreditava que aprender um pouco sobre cada coisa iria ampliar meus conhecimentos e, principalmente, indicar qual área que eu seguiria no futuro”, destaca.
Depois de ter passado pela graduação na Unijuí, pelo mestrado e doutorado, Vanessa deseja repassar todo o conhecimento que adquiriu. “Quero poder aprender mais e aplicar a pesquisa com o peixe-zebra em alguma Universidade. Quero poder levar a pesquisa para o laboratório, implementar seminários e fazer o que mais amo na vida, que é lecionar. Entrar em uma sala de aula sempre foi meu sonho e poder entregar o conhecimento para os alunos é meu maior objetivo de vida”, finalizou.
Para quem deseja cursar Ciências Biológicas na Unijuí, há vagas disponíveis por meio do Vestibular Contínuo, com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Mais informações neste link.

O Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) é mais uma das novidades da Unijuí para este ano. Vinculado à Coordenadoria de Gestão Acadêmica, este núcleo será responsável por fazer o elo entre os setores de apoio pedagógico ao professor, de acompanhamento e acessibilidade ao estudante e, ainda, da educação a distância à tecnologia.
O NIP agora incorpora toda a discussão institucional de apoio ao professor, envolvendo inovação pedagógica e incorporação de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; apoio aos estudantes relacionando as suas dificuldades; além de também abranger as políticas institucionais de internacionalização, línguas e Ensino a Distância (EaD).
Três setores estão sob a responsabilidade do NIP: o primeiro, Setor de Apoio Pedagógico Institucional (SAPI), tem como objetivo dar suporte aos professores e realizar as formações institucionais.
Já o segundo, Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI), visa desenvolver ações para a inclusão e acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, com o intuito de elaborar e articular práticas capazes de promover a interação no Ensino Superior.
Por fim, o Setor de Educação a Distância e Tecnologias (SEADT), que tem como propósito garantir a qualidade no Ensino a Distância, por meio do suporte pedagógico e tecnológico às disciplinas da modalidade na graduação e na pós-graduação.
Conheça outros dois setores já apresentados:
- Central de Atendimento ao Estudante (CAE)
- Central de Atendimento ao Funcionário (CAF)

A Unijuí construiu, ao longo da sua história, uma sólida experiência de extensão universitária. Na área da agricultura, realiza ações continuadas, tendo como preocupação central o desenvolvimento rural sustentável.
Um dos destaques deste setor é o Projeto de Extensão Melhoria na Eficiência Leiteira, vinculado ao curso de Agronomia, que tem como objetivo auxiliar os produtores da microrregião de Ijuí que possuem dificuldades de reprodução social no campo. Coordenado pelo professor de Agronomia, Nilvo Basso, o projeto conta com a participação de técnicos, bolsistas e professores.
“Mesmo com condições propícias para o desenvolvimento da pecuária de leite, a região Noroeste do Estado ainda enfrenta algumas dificuldades nas unidades de produção para atender aos padrões de sanidade e qualidade do leite, estabelecidos pelo setor. Por isso, muitos produtores carecem de assistência técnica”, explicou o docente.
Segundo o coordenador, o público-alvo do projeto são os produtores em vulnerabilidade social. “Auxiliamos os produtores que precisam de formação e acompanhamento na produção leiteira, dissociada do vínculo comercial, buscando gerar estratégias e métodos de intervenção de forma presencial e online. Também prestamos assessoramento técnico e gerencial aos produtores, articulando professores, técnicos e estudantes”, reforça Nilvo.
Saiba mais sobre o projeto neste link.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
.jpg)
O Ministério da Saúde ganhou fortes aliados na campanha de vacinação contra a covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar ainda este mês, terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o País. Universidades federais, comunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população – entre as instituições, está a Unijuí.
Essa iniciativa, que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível. “Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS", diz outro trecho do ofício.
Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), da qual faz parte da diretoria a reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring.
Até o momento, mais de 152 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos gestores de Saúde.
Confira algumas instituições gaúchas que já aderiram à campanha:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL)
Faculdade Dom Bosco Porto Alegre
Faculdade Horizontina (FAHOR) Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
Universidade de Caxias do Sul (UCS) Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Universidade de Novo Hamburgo (FEEVALE) Universidade de Passo Fundo (UPF)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Foto ilustrativa
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.