
Durante esta semana, a Unijuí preparou diversos encontros para receber, de uma forma especial, os professores e técnicos administrativos e de apoio que atuam nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. A recepção de volta às aulas foi dividida, com um número reduzido de pessoas por horário, a fim de respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos os participantes - que tiveram a temperatura aferida, fizeram uso de máscara e tiveram à disposição itens como álcool em gel e tapete sanitizante. Mesmo os brindes institucionais, um caderno e um botton, foram entregues em formato de autoatendimento, retirados pelos próprios funcionários, evitando qualquer contato.
Os encontros tiveram início na terça-feira, dia 9 de fevereiro, quando a equipe de reitoria, juntamente com os coordenadores dos cursos de Graduação, estiveram reunidos durante todo o dia para organização do retorno às atividades acadêmicas. Seguindo todas as normas de segurança e combate à Covid-19, os coordenadores de curso foram divididos em dois grupos, um coordenado pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o outro pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que apresentaram a organização de infraestrutura da Universidade para receber os estudantes presencialmente a partir de março, conforme decreto do Governo do Estado do RS e Ministério da Educação.
Já na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, foram realizados encontros presenciais, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, para receber professores e técnicos administrativos e de apoio dos campi de Ijuí e Panambi. Na manhã de quinta-feira, dia 11, Ijuí contou com um novo momento, que foi transmitido ao vivo aos funcionários que fazem parte do grupo de risco. Nesta quinta-feira à tarde, no campus Santa Rosa, a recepção foi encerrada, num encontro que também contou com a participação dos colaboradores do campus Três Passos.
Em todos os encontros, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, deixou clara a alegria de, após um ano difícil, como foi 2020, rever todos os funcionários, mesmo que com todas as restrições ainda impostas pela pandemia. “Precisamos recomeçar com tudo que fizemos em 2020, mas nos fortalecendo ainda mais em 2021. Somos uma Instituição de excelência, com mais de 60 anos, que precisa escrever uma nova história, que precisa vencer o que vem pela frente. E já começamos a nos fortalecer a partir de um reposicionamento, de mudanças que começam a ser implantadas neste ano”, destacou.
Para além de um novo modelo dos cursos de graduação, já conhecido como Graduação Mais, a Unijuí também implementou diversas mudanças em sua estrutura, como a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Central de Atendimento ao Funcionário (CAF), Núcleo de Logística e Central de Eventos. “Estruturas criadas com o intuito de tornar a Universidade mais ágil e mais potente”, destacou o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, reiterando que os setores surgem para solucionar problemas anteriormente identificados na Instituição.
Durante os encontros, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, aproveitou para expor os desafios e projetos do setor para este ano - que quer fortalecer parcerias, ampliar a oferta de cursos e, principalmente, estreitar ainda mais a relação entre a Universidade e a comunidade.
Para fechar, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o protocolo de segurança e a organização das turmas e disciplinas para o retorno das atividades. A Unijuí volta às aulas em dois momentos: no dia 17 de fevereiro, com o curso de Medicina, e no dia 22 de fevereiro, com os demais cursos, de forma online. As aulas presenciais começam a retornar, de forma escalonada, a partir de 1º de março, conforme Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.
No caso do retorno presencial, somente 50% dos lugares serão utilizados, ainda dependendo das bandeiras do Estado. Os acadêmicos de grupo de risco, mediante comprovação médica, poderão continuar fazendo disciplinas de forma remota. Para este processo, a instituição está organizando sua estrutura para possibilitar a transmissão das aulas, viabilizando a interação com estudantes nas salas e em casa.
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Esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Professoras Rosane Porto Carvalho e Márcia Binelo
Desde 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza a data de 11 de fevereiro para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Um dia de homenagens, é verdade, mas também de reflexão, já que ainda há muitas disparidades entre homens e mulheres neste campo, que ficam ainda mais evidentes em algumas áreas. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, as mulheres ainda representam 28% dos graduados em engenharia e 40% dos graduados em ciências da computação e informática. Os dados constam no Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgado nesta quinta-feira.
“As mulheres, desde o início do desenvolvimento científico, atuaram de forma corajosa e decisiva, e podemos citar como exemplos cientistas como Marie Curie, Nise da Silveira e Ada Lovelace. No entanto, isso aconteceu em meio a muita dificuldade, pois o preconceito presente na sociedade acaba permeando também o meio científico. Felizmente, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço, mas há ainda muito a conquistar. Eu tenho a felicidade de trabalhar em uma universidade em que diversos cargos de comando são ocupados por mulheres, como a coordenação do Programa de Pós-Graduação onde atuo e a própria reitoria da instituição. O caminho do reconhecimento das mulheres na ciência não é fácil, mas com coragem e determinação elas têm feito história”, opinou a professora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da Unijuí, Márcia Binelo, que é licenciada em Matemática, mestra e doutora na área de Modelagem Matemática.
Para a professora Rosane Porto Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí e com atuação no curso de Direito, as mulheres ainda precisam avançar muito dentro da ciência “É essencial que as mulheres se reconheçam e acreditem nas suas potencialidades. O desafio está no enfrentamento de resistências que não permitem que elas ocupem espaços de gestão. Nós, mulheres, somos capazes de fazer ciência, de contribuir com a humanidade, de sermos gestoras, de ocuparmos diferentes funções, conciliando tudo isso à maternidade, sim. Infelizmente, hoje, a maternidade impede que muitas mulheres ocupem espaços laborais, de gestão, na sua maioria assumidos por homens.”
Pós-doutora em Direito, Rosane trabalha na área do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atualmente, se debruça na área do sistema de justiça, nas formas alternativas ou complementares de resolução de conflitos e, especialmente, na mediação sanitária, em razão da pandemia de covid-19 – que vem ocasionando, desde o último ano, demissões em massa. Ela comenta que uma das principais conquistas em sua trajetória foi ser selecionada para atuar nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Universidade, um espaço que, na sua avaliação, não só traz contribuições para a sociedade, como também permite fazer ciência. “Me sinto uma pessoa realizada e consciente da responsabilidade que tenho, de pensar e consolidar projetos que sejam agregadores e satisfatórios para a Universidade, para a comunidade, para professores e estudantes que se somam nessa constituição de pensar, por meio de projetos, um amanhã diferente”, disse.
Márcia, por sua vez, trabalha no Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí e dedica-se, principalmente, aos modelos matemáticos e computacionais ligados a sistemas sustentáveis de energia. A educadora, que tem a sua formação em Matemática como uma das principais conquistas até hoje – já que foi neste momento em que teve início a sua admiração pela ciência -, além dos cursos de mestrado e doutorado, quer continuar o seu trabalho, buscando sempre campos de pesquisa cujos resultados tenham impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente.

Na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a Unijuí e o município de Ijuí estreitaram laços com a cidade de Liepaja, na Letônia, em uma reunião histórica que aconteceu de forma online.
A Unijuí foi representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e pela assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, e uma representante do prefeito de Liepaja, Janis Vilnit, também participaram do encontro, que contou com a participação de representantes da Universidade da Letônia, do Parlamento Europeu e dos Centros Culturais Letos de ambos os países.
Durante o encontro, as universidades e incubadoras de empresas foram apresentadas e destacaram as suas potencialidades e interesses de cooperação. A Unijuí já participa de uma ação de cooperação com a Universidade de Liepaja, por meio do Projeto Europeu Erasmus, o qual foi encaminhado para a União Europeia e prevê a mobilidade de estudantes e professores de ambos os países.
A reunião, organizada pelo representante da Letônia, Aigars Strauss, aconteceu em letão e português, com tradução Hans Berzins.
Mesmo em tempos de pandemia, a Unijuí vem fortalecendo as relações com universidades e instituições estrangeiras de diversos países, além de manter a cooperação científica e o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, especialmente de forma virtual. Para mais informações sobre as cooperações internacionais e oportunidades, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí - ERI pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0329.

Até o dia 22 de fevereiro, seguem abertas as inscrições para o curso técnico em Enfermagem da EFA/Três Passos. Podem cursar alunos concluintes do 2º Ano do Ensino Médio.
Com aulas previstas para acontecer de forma presencial, no turno da noite, o curso prepara para trabalhar com a educação, promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnósticos, creches, spas, instituições de ressocialização, abrigos, casas de repouso e lares de idosos, por exemplo. O curso tem duração de 2,5 anos.
Inscrições devem ser realizadas na Central de Atendimento ao Estudante da EFA/Unijuí Três Passos. Mais informações pelos telefones 55 3522-2122 e 3332 0220 ou WhatsApp 9 9608 9363 ou 9 9979 6752.
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Até o dia 24 de fevereiro, permanecem abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. Interessados devem realizar o preenchimento de um formulário, na página do Programa, disponível neste link. As aulas, online, já estão confirmadas para este ano.
O Programa de Pós-Graduação tem como principal objetivo utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses, visando a melhoria dos processos produtivos – em especial, no setor agroindustrial da região e do País. Também busca formar profissionais para atuação no Ensino Superior e em empresas, como docentes/pesquisadores e cientistas.
Para o curso de Mestrado, são ofertadas 15 vagas e, para o Doutorado, cinco. Os candidatos podem optar por uma das três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas; e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
O processo seletivo conta com duas etapas para os candidatos ao Mestrado: análise do currículo em conjunto com Memorial Descritivo e entrevista. Já no Doutorado, é realizada a análise do currículo em conjunto com o projeto de pesquisa, fechando com a entrevista.
Mais informações pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332-0200 - Ramal 3408 e 3332-0205.

Foto produzida antes da pandemia
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí está com inscrições abertas para o seu programa de pré-incubação, chamado de Decolar 2021. O objetivo da iniciativa é qualificar potenciais empreendedores para que possam, futuramente, submeter seus negócios nos editais de incubação.
“Teremos a realização de programas semanais, de uma hora e meia aproximadamente, onde vamos tratar questões como propósito, identificação de problemas, ideação, modelagem de negócios, pitch, métricas e indicadores para startups, e teses de investimentos”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que o programa terá início em março e deve perdurar por três ou quatro meses.
“Neste período, aqueles que têm ideias de, quem sabe, criar um negócio, ou aqueles que gostariam de entender melhor como funcionam esses ambientes de inovação, poderão se conectar com essas oportunidades”, reforçou.
Todo o programa será ofertado de forma gratuita. Isso porque ele faz parte do projeto Empreenda Mais, que recebeu recursos captados no edital do Sebrae de Incubadoras. “O projeto foi aprovado no ano passado e, no início deste ano, tivemos a liberação da primeira parcela dos recursos”, explicou Maria Odete.
Interessados podem se inscrever no site da Criatec, em www.criatecunijui.com.br, na aba Programas, até o dia 21 de fevereiro. Os encontros são híbridos e podem participar pessoas de qualquer lugar da área de abrangência da Unijuí.
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A Unijuí, por meio de sua mantenedora, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), realizou nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a entrega de livros didáticos de Medicina à Secretaria de Saúde de Ijuí. A compra dos materiais resulta da utilização de um saldo remanescente, no valor de R$ 9.056,39, da contrapartida de filiação do Município de Ijuí à Fidene.
Conforme explica a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a sugestão de utilizar o saldo para compra de livros atende à solicitação de médicos da rede pública e de professores da Unijuí, que estão recebendo os estudantes do curso de Medicina nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). “O curso de Medicina já está atuando nas unidades básicas de saúde e é importante que, nestes locais, exista uma bibliografia básica para consulta imediata por parte dos estudantes, professores e dos próprios trabalhadores da área da saúde. Isso se deve às necessidades impostas pela realidade que se apresenta a cada dia, de um processo formativo e de qualificação continuada dos profissionais”, explicou.
Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, os livros contribuirão para o enriquecimento dos estudos dos médicos e das equipes que atuam na rede pública de saúde. “Temos uma excelente relação com o Município. O curso de Medicina, além de preparar os estudantes para atuação no futuro, também tem buscado contribuir com a melhoria das condições físicas de atendimento”, reforçou o coordenador, lembrando que os acadêmicos, a partir de agora, do 5º semestre, começam a participar da Atenção à Saúde. “Vamos iniciar o atendimento ambulatorial especializado dentro da área de clínica médica com os estudantes. Ou seja, eles participarão não apenas observando, mas também atendendo pessoas, resolvendo questões. E isso atende a uma demanda enorme dos municípios, e principalmente do nosso.”
Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, os livros vão auxiliar, e muito, no desenvolvimento e na qualificação da Atenção Primária à Saúde. “É um material que vai subsidiar a discussão teórica, prática, dos estudantes nas unidades de saúde”, explicou o secretário, ressaltando que serão mapeadas as unidades que receberão os materiais, onde há a circulação de acadêmicos do curso de Medicina.
Também estiveram presentes na entrega do material o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Meincke Eickhoff.
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Na tarde do último domingo, dia 7 de fevereiro, a Unijuí encerrou a 9ª rodada da Pesquisa Epicovid19-RS: Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul, em Ijuí. Segundo a coordenadora do estudo na Universidade, professora Evelise Berlezi, a Instituição conseguiu, com auxílio dos 42 voluntários que foram a campo, atingir a meta de visitação a 500 domicílios. Os moradores sorteados responderam a um questionário e realizaram dois testes para detecção de anticorpos contra a covid-19: o teste rápido e o teste Elisa, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“Importante destacar o acolhimento da população e o trabalho destes voluntários que, de sexta-feira a domingo, passaram coletando dados na cidade, que serão transformados em informações em saúde, para poder subsidiar as ações do governo em nosso Estado”, destacou a coordenadora, lembrando que o estudo também conta com uma equipe de pesquisadores da Unijuí, que são professores do Mestrado em Atenção Integral à Saúde.
A pesquisa Epicovid19-RS é realizada pelo governo do Estado e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ambos farão a divulgação dos resultados nesta semana, por meio de live. Não há, no entanto, data definida.
A pesquisa busca levantar o número de casos de infecção pelo novo coronavírus na população gaúcha, incluindo pessoas que não têm sintomas. Além de Ijuí, outras nove cidades participam do estudo: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Uruguaiana. O estudo tem ainda mais uma etapa em abril, em data a ser definida pela coordenação da pesquisa.

Inicia-se nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, as inscrições para as vagas remanescentes da Unicasa, conforme determina o Edital GR nº 03/2021. Neste processo seletivo, não é necessário ser bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Ao todo, serão disponibilizadas 19 vagas, sendo cinco para estudantes do sexo masculino e 14 para acadêmicos do sexo feminino. A seleção é destinada a alunos matriculados em cursos presenciais, que não residam em Ijuí e que não possuam curso universitário em nível de graduação. É importante lembrar que intercambistas não participam deste edital.
Interessados devem realizar a inscrição na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), localizada na Biblioteca Mario Osorio Marques, até o dia 12 de fevereiro. A lista de documentos que deverá ser apresentada está disponível neste link.
O resultado será divulgado no dia 17 de fevereiro, a partir das 17h, no mesmo link de acesso ao edital. Para mais informações, o telefone do CAE é 3332-0444.

Interessados em concorrer a uma vaga no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientas e Sustentabilidade da Unijuí têm até o dia 12 de fevereiro, próxima sexta-feira, para se inscrever na página do programa – disponível no endereço unijui.edu.br/ppgsas.
O Programa de Pós-Graduação tem como base as Ciências Ambientais, busca analisar e compreender as relações entre os sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento. O Programa tem ainda como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise, com visão sistêmica e multidisciplinar.
Com até oito vagas ofertadas, o curso possui duas linhas de pesquisa: na primeira, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, busca-se apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Nesta linha, investigam-se as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, e há a proposição de diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Na segunda linha de pesquisa, Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos, busca-se o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera-se, ainda, a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Os candidatos passarão pelas seguintes etapas no processo seletivo: análise do curriculum vitae ou lattes, entrevista e discussão da intenção de pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, pelo telefone 3332-0420, ou ainda pelo e-mail ppgsas@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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