Pesquisa realizada por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Superiores de Tecnologia na área de Gestão da Unijuí, da Modalidade EaD, avaliou características empreendedoras de 155 proprietários de empresas varejistas de bens e serviços

Além das competências profissionais previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, os estudantes da Unijuí também recebem uma sólida formação para a pesquisa, preparando-os para a produção de conhecimento a partir do uso de procedimentos metodológicos necessários para a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Projeto Integrador de Introdução à Pesquisa Aplicada discute os fundamentos e os principais tipos de pesquisas, bem como técnicas para coleta e análise de dados.
Para consolidar os conteúdos apresentados ao longo da disciplina, foi proposto um desafio aos estudantes, que deveriam aplicar um instrumento de coleta de dados a uma amostra de empreendedores varejistas, cuja elaboração do questionário levou em consideração grande parte das informações apresentadas. Os estudantes puderam interagir com os empresários, levantando os dados e tabulando-os para posterior análise. Com base nessas informações, o professor Luciano Zamberlan, que ministrou a disciplina, realizou uma atividade de sistematização, por meio de um Meet, onde ilustrou os diferentes conceitos apresentados ao longo do trimestre, levando em consideração uma pesquisa real realizada por estudantes matriculados nela.
Optou-se pela temática do empreendedorismo pelo fato de estar diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade de assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade. Como estas são características que pretendem ser desenvolvidas nos estudantes dos cursos superiores de gestão da modalidade EaD, a temática trouxe importantes informações aos participantes. A escolha pelo setor varejista se deu pela grande representatividade que este tem tanto com relação ao número de empresas quanto pelo volume de empregos gerados.
Os estudantes aplicaram um questionário estruturado a 155 empreendedores de empresas varejistas durante os meses de julho e agosto. O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.
Dentre as várias informações coletadas, foram apresentadas aos empresários 30 características empreendedoras, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança, pedindo para que eles identificassem aquelas que são mais importantes para empreender no segmento. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:
|
IMPORT. |
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS |
|
1ª |
Ter disciplina e dedicação |
|
2ª |
Procurar ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes |
|
3ª |
Ser proativo na tomada de decisão |
|
4ª |
Ter iniciativa |
|
5ª |
Saber construir times e trabalhar em equipe |
|
6ª |
Ser hábil em resolver problemas e integrar soluções |
|
7ª |
Transmitir credibilidade e confiabilidade |
|
8ª |
Ser persistente ao resolver problemas |
|
9ª |
Buscar ficar atento ao mercado |
|
10ª |
Ser dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados |
Além das características empreendedoras, as estudantes geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,8% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 39,2% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.
Quando questionados sobre as áreas que estes empreendedores mais necessitam de qualificação, as cinco principais são: Marketing (43,7%), Gestão de Pessoas (33,8%), Gestão Financeira (30,5%), Técnicas de Vendas (29,8%) e Atendimento ao Cliente (29,1%). Já ao serem perguntados acerca dos principais obstáculos para empreender, os empresários mencionaram como sendo a dificuldade de contratar pessoas qualificadas para a empresa (77%).
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração e dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, e que também esteve à frente desta disciplina, além da pesquisa ter proporcionado aos estudantes uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, ela permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica, reforçando aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Também permitiu a participação em uma prática de pesquisa, relacionando os conceitos estudados com os resultados obtidos.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta.
.jpeg)
Na quarta-feira, 27 de agosto, foi dia dos cursos de Comunicação da Unijuí receberem uma visita muito especial durante o dia. Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, participaram de oficinas de Áudio, Vídeo, Edição e Fotografia, ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Esse é o terceiro ano consecutivo que a escola, que desenvolve um projeto de produção de curtas com seus alunos, participa das oficinas.
A turma de 103 alunos do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por seus professores, iniciou as atividades no Centro de Eventos da Unijuí, onde foi feita uma recepção e divisão dos grupos para as oficinas, realizadas no prédio 34 do Campus Ijuí. A professora coordenadora do projeto, Alessandra Bertão Ribas, conta que, neste ano, a temática do projeto desenvolvido na escola é “Direitos Humanos”. A partir disso, foram selecionados seis temas para as seis turmas, que participaram de oficinas para o desenvolvimento dos produtos audiovisuais.
Alessandra conta que a Unijuí é a última oportunidade para os estudantes aprenderem mais sobre o universo do audiovisual antes de iniciarem as gravações dos curtas. “Agora eles já estão sabendo como funciona, o que eles precisam para fazer gravação, edição, colocar áudio. Eles estão com todo o conhecimento sobre isso para começar a gravar”, comenta a professora, informando que eles terão dois meses para gravar, tendo em vista que a apresentação dos curtas finalizados será no dia 6 de novembro.
O projeto foi iniciado pela professora Vanessa Bastolla, conforme conta Alessandra, e a Unijuí foi essencial para ajudar os alunos no desenvolvimento de tantos materiais audiovisuais. “É aqui que eles conseguem ter todas as informações para começarem a gravar, Para nós é um privilégio ter essa parceria há três anos. A gente sempre é muito bem-vindo e acolhido aqui, tanto nós, professores, quanto nossos alunos”, destaca a professora.
Para a coordenadora, Nilse Maldaner, essa parceria também é muito importante para os cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, “uma vez que possibilita contribuir com um projeto relacionado à comunicação, educação e cultura em nosso entorno. Além disso, ressalta-se que esses estudantes do Ensino Médio, através dessa interação, conhecem os laboratórios dos cursos e a infraestrutura da universidade, que servem de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de jornalismo e publicidade”.
As oficinas realizadas com os estudantes da Escola Margarida Pardelhas foram:

O curso de Gastronomia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 5 de setembro, um evento com o tema “História, Cultura e Gastronomia Japonesa”, a partir da disciplina de Gastronomia Asiática. Realizada no Centro de Eventos, a atividade contou com a presença da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura e o Grupo Aika, que compartilharam informações sobre a cultura japonesa e realizaram a apresentação de danças e músicas típicas.
A presidente da associação, Taciana Ribas, foi a responsável por fazer uma fala sobre a imigração japonesa, história, cultura e sua influência ao longo da história, ressaltando pontos da colonização no Brasil e, claro, pontos da gastronomia.
“Foi um momento importante dentro da disciplina de Gastronomia Asiática, que permitiu a imersão na cultura do Japão, contribuindo para o aprendizado dos estudantes”, destacou a professora responsável pela disciplina, Eunice Frühling dos Santos. “Para a formação dos alunos, foi essencial, já que essa troca cultural contribui para aprofundar o assunto dentro da disciplina. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com o grupo japonês e, ao fim da atividade, ainda puderam participar de um momento especial, dançando uma dança típica japonesa de agradecimento e despedida”, completou a professora.

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica realizaram uma visita à empresa Candeia, em Santa Rosa. A atividade ocorreu no fim do mês de agosto e foi feita com os acadêmicos da disciplina de Fundição e Usinagem, do quarto módulo da formação. A visita foi acompanhada pelos colaboradores da empresa, o coordenador de Produção Fundição, Donizete Frank; o coordenador de Engenharia, Andreas Miguel Diesel; e o coordenador do Processo de Fundição, Jean Menezes.
De acordo com o professor da disciplina, André Bassani, é fundamental que a aproximação com a indústria aconteça, pois assim os estudantes conseguem ver detalhadamente o fluxo de processos e suas particularidades técnicas e formas de projetar o produto e manufatura. “A fundição é um processo que demanda uma profundidade técnica expansiva e os colaboradores da Candeia estavam totalmente dispostos a explicar para os alunos da Unijuí. Foi uma visita muito produtiva”, destaca.


O curso de Psicologia da Unijuí está promovendo um grupo terapêutico de apoio às pessoas que estão ou estiveram em tratamento contra o câncer, a fim de proporcionar um espaço de fala e também de acolhimento. De acordo com a professora Flávia Flach, no grupo, chamado Laços de Vida, estão inicialmente sendo desenvolvidas atividades que visam unir, promover espaços de diálogo e de compartilhamento de experiências. Do grupo, participam a professora e duas estagiárias: Rafaeli Dallabrida e Laura de Carvalho Benitez.
“Quando contamos nossa história, refletimos sobre ela e assim podemos ressignificá-la. E o processo de adoecimento às vezes vem acompanhado de sofrimento, de angústia e de medo. Receber um diagnóstico de câncer significa se deparar com muitas incertezas, preconceitos e mitos, além disso, muitos tratamentos são longos e mesmo no tempo de remissão, o acompanhamento continua, ou seja, a todo o momento o sujeito está se deparando com a possibilidade de uma metástase e de ter que retomar o tratamento. Assim, o propósito do grupo é acolher essas pessoas sem julgamento, respeitando as dores e compartilhando histórias”, destacou a professora.
Os encontros ocorrem de forma semanal, todas às quintas-feiras, das 14h às 16h, no Prédio 16, sala 16-06 do Campus da Unijuí. Conforme destaca a estagiária Laura de Carvalho Benitez, a expectativa é que, através do grupo, seja possível contribuir com a qualidade de vida desses sujeitos, considerando a singularidade e as dificuldades de cada um, cuidando e acolhendo conforme a profissão de psicólogo propõe.
Já a estagiária Rafaeli Dallabrida espera que, em meio às marcas físicas e psíquicas ocasionadas pelo câncer no tempo de tratamento até o pós-tratamento, os participantes do grupo sintam-se acolhidos a ponto de ressignificarem suas vivências através do compartilhamento de suas dores. “A graduação em Psicologia da Unijuí nos possibilita aproximar, compreender e estreitar laços que provém do social, de forma ética e responsável”, afirmou.
Qualquer pessoa que se encontre em uma condição de tratamento ou pós-tratamento oncológico pode participar do grupo. Não é necessário realizar a inscrição. Para mais informações, basta entrar em contato pelo Whatsapp (55) 99675-4017 ou (55) 99130-6680 e também pelo instagram @rafidalla ou @lauraabenittez.
.jpeg)
Estudantes do oitavo módulo do curso de Direito da Unijuí participaram de oficinas com advogados que atuam nas subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Rosa, Ijuí, Tenente Portela e Três Passos. A atividade teve o objetivo de discutir o tema da Ética Profissional e o Marketing Jurídico e foi desenvolvida pelas professoras Emmanuelle de Araújo Malgarim, Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi e Yana Paula Both Voos.
Durante as oficinas, foram feitos debates acerca da temática, onde os acadêmicos puderam conhecer o Código de Ética profissional, a Lei nº 8.906/94 e o Provimento Nº 205/2021, que dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia. Também puderam tirar suas dúvidas com profissionais que fazem parte das comissões que compõem as subseções da OAB, em especial com os membros das Comissões da Jovem Advocacia (CJAs).
No campus de Três Passos, a atividade foi conduzida em dois dias. No primeiro, os responsáveis por ministrar a oficina foram a presidente da CJA, Morgana Bonfanti, o vice, Alessandro Erthal, (egressos da Unijuí) e o advogado Douglas Pereira. No segundo dia, a atividade contou com o vice-presidente da subseção da OAB de Três Passos, o advogado Ricardo Granich; o egresso da primeira turma do curso e presidente da subseção da OAB de Tenente Portela, Jerônimo Thorstenberg dos Santos;; e a vice-presidente da OAB de Tenente Portela, Tainá Splendor Sganderla.
Em Santa Rosa, a oficina foi feita pelo presidente da CJA, Wagner Junior, o secretário da CJA, Jhonatan Conan Jeziorski e advogado Maikel Alexandre Mallmann. Eles promoveram debates sobre a advocacia, abordando as características da área e da CJA, Estatuto da OAB e os passos iniciais da profissão.
Já no campus Ijuí, as atividades contaram com a presença da coordenadora da Comissão de Igualdade Racial e Conselheira da 23ª Subseção da OAB/RS, Denise Pedroso Zilch, a coordenadora da Comissão da Jovem Advocacia, Maiara Mazzurana, a membro da Comissão da Jovem Advocacia, Mylena Ewerling Rohenkohl, e o conselheiro e coordenador da Comissão de Fiscalização do Exercício da Profissão, Carlos Eduardo Faccin Zanchi.

Na próxima segunda-feira, 9 de setembro, a partir das 19h30, será realizada a aula inaugural do curso de Direito da Unijuí, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD). O evento será realizado de forma on-line, com transmissão pelo Youtube da Instituição.
Para discutir o tema “Novos rumos da advocacia criminal”, foi convidado André Luís Callegari, advogado criminalista, professor titular do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/Brasília), doutor em Direito pela Universidad Autónoma de Madrid e com estudos pós-doutorais na mesma Universidade.
Para acompanhar o evento, acesse este link.

O curso de Farmácia da Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 30 de agosto, sua Aula Magna. A atividade faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, relativo à “Boa Saúde e Bem-Estar” (ODS 3), e teve o intuito de integralizar os estudantes neste segundo semestre letivo.
A atividade contou com a palestra “Inovação em Saúde: a Inteligência Artificial como Ferramenta no Desenvolvimento de Serviços Farmacêuticos no Ambiente Hospitalar”, a ministrada pela farmacêutica do Hospital Unimed Noroeste RS, Daniela Velasquez, que destacou, além do tema principal, um pouco de sua trajetória, da formação, ao ingresso no mercado de trabalho da área.
“É uma honra poder contar um pouco do meu trabalho e inspirar a todos para que criem um amor maior pela profissão, tanto para aqueles estudantes que estão se formando e talvez estejam preocupados com o que vem e para aqueles que estão ansiosos pelo caminho a ser seguido”, ressaltou.
A coordenadora do curso de Farmácia, professora Angélica Moreira, comentou que a Aula Magna é um importante momento, onde todos podem aprender um pouco mais. “Essa noite foi especial pela troca de ideias. Foi momento de tirar as dúvidas e conhecer um pouco mais da área. Foi um momento de aprendizado muito importante”, reforçou.

No mês de agosto, estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí realizaram uma visita técnica à fábrica de móveis Todeschini, em Bento Gonçalves, onde conheceram o processo de fabricação, as novas tendências e os acabamentos para móveis planejados da marca.
À tarde, o grupo, coordenado pelo professor Igor Norbert Soares, visitou o Instituto Senai de Tecnologia, que forma profissionais técnicos nas áreas de Madeira e Mobiliário. Lá, conheceram as oficinas e laboratórios que desenvolvem atividades em parceria com a Associação de Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul, Sindmóveis e outras áreas da região ligadas ao setor moveleiro.
Para finalizar o passeio, o grupo visitou a Vinícola Aurora, onde conheceu o processo de produção de vinhos e sucos de uva.


O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde do campus Santa Rosa da Unijuí realizou, nesta semana, uma celebração em razão dos 15 anos de atuação. A atividade reuniu usuários do laboratório, estagiários, a coordenadora Moane Marchesan Kruger, a técnica responsável Vanessa do Nascimento dos Santos, a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, e o supervisor do campus, Daniel Dallalba.
A comemoração foi marcada pela realização de uma roda de conversa, que abordou a temática da “História do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde”. Conforme explica a técnica responsável pelo Laboratório, Vanessa do Nascimento dos Santos, a ideia da atividade foi para demonstrar aos usuários a importância que eles têm para o local e que a história só foi construída pela busca deles em participar das atividades.
“O Laboratório é um ambiente que muitos procuram para iniciar as práticas de exercícios físicos, seja por indicação médica, ou por indicação de conhecidos. Porém, o que eles encontram é muito mais do que isso, costumamos dizer que o laboratório é uma família, pois aqui tem cuidado, escuta, atenção, dedicação. Por este motivo não queríamos que este mês passasse em branco, por isso organizamos uma grande festa, em formato de roda de conversa, onde puderam se encontrar, conversar e colher os novos usuários”, destaca.
.jpeg)
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.