
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu nesta semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), mais um encontro do Ciclo de Formação Smed 2025, voltado à qualificação continuada de profissionais da rede municipal de ensino.
A abertura do encontro foi feita pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Rafaela Gusatti Schmidt. Ela destacou a importância da atividade e o planejamento conjunto entre o Madp e a Smed para fortalecer práticas pedagógicas contextualizadas e inclusivas. Em seguida, a educadora e historiadora do Museu, Belair Aparecida Stefanello, apresentou a temática do encontro: “Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul: história, cultura e atualidade”.
A formação abordou aspectos históricos e contemporâneos das populações indígenas no Estado, com ênfase nos povos do noroeste gaúcho. Foram discutidas estratégias didáticas para trabalhar o tema em sala de aula, considerando a legislação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a valorização das culturas indígenas como parte da identidade local. A iniciativa está alinhada ao Agosto Indígena, que reforça o compromisso do Madp em ampliar o diálogo com professores e promover a valorização da diversidade cultural na educação.
O Ciclo de Formação Smed 2025 tem como objetivo oferecer formação continuada aos professores da rede municipal, especialmente docentes das áreas de História, Geografia, Processos Criativos e Ensino Religioso, e pedagogos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Nos próximos meses, novos encontros apresentarão outras temáticas dentro da linha formativa, contribuindo para a ampliação de práticas pedagógicas críticas, inclusivas e contextualizadas.
.jpg)
A Unijuí conquistou o Selo de Empregabilidade, certificação concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), vinculada ao Ministério da Educação e Cultura. O reconhecimento destaca instituições que contribuem para a inserção profissional de seus egressos, a partir de pesquisa que segue padrões internacionais e avalia aspectos como empregabilidade, renda média e transição de carreira.
O reitor da Universidade, professor Dieter Rugard Siedenberg, destaca o resultado positivo da instituição na pesquisa. “Na edição realizada em 2025, a Unijuí resolveu submeter seus egressos a esta pesquisa. E os resultados são fantásticos: já na sua primeira participação, os egressos da Unijuí evidenciaram uma alta performance, motivo pelo qual a universidade recebe hoje o selo ‘ABMES de instituição comprometida com a empregabilidade’, que reconhece as Instituições de Ensino Superior - IES que buscam melhorar os resultados de carreira de seus alunos”.
A participação no levantamento é voluntária. Em 2024, apenas 122 IES, de um universo de mais de 1.800 em todo o Brasil, decidiram aderir ao desafio. Já em 2025, a Unijuí submeteu seus egressos à pesquisa pela primeira vez, conquistando resultados expressivos.
De acordo com a ABMES, os dados confirmam que a formação superior de qualidade é decisiva para a empregabilidade e para o aumento de renda no país. A pesquisa mostra que a remuneração média dos egressos cresce 81% após a conclusão do curso, passando de R$ 2.783 para R$ 5.045.
A maioria dos formados (65,8%) passou a atuar na área de formação, com salário médio de R$ 5.365. Já os que permaneceram em outros segmentos também conquistaram bons resultados, registrando remuneração acima da média nacional (R$ 5.276).
Para a Unijuí, a conquista do selo “ABMES de instituição comprometida com a empregabilidade” reforça a missão de oferecer um ensino que conecta qualidade acadêmica e impacto real na vida profissional de seus estudantes.

As inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior estão abertas. O prazo final é no dia 22 de setembro, com a divulgação dos resultados até o dia 26 de setembro. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Direitos Humanos (PPGD), Educação nas Ciências (PPGEC), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) e Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).
Ao todo, são cinco vagas, uma para cada curso de Doutorado dos programas de pós-graduação. Para se candidatar, o estudante deve ter qualificado sua tese ou ter completado o primeiro ano de seu curso de doutorado. Nesta edição, não há necessidade de realizar prova de proficiência. O resultado será divulgado até o dia 26 de setembro e o período de atividades terá duração de até seis meses, com início entre janeiro e fevereiro de 2026.
Para se inscrever, é necessário fazer a entrega da documentação completa no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI), localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. A documentação necessária para concorrer a Bolsa pode ser verificada nos editais, disponíveis no site unijui.edu.br/institucional/mundo/editais. As bolsas preveem mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.
Mais do que oportunizar que o estudante vivencie outra cultura, o Programa visa ampliar a colaboração com cientistas do exterior, além de expandir a visibilidade da produção científica brasileira e fortalecer os programas de pós-graduação do País. Uma das estudantes que teve a oportunidade de fazer um intercâmbio por meio do Doutorado Sanduíche foi Raíssa Schorn, do PPGDR, que participou do programa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal.
Conforme a doutoranda, esta foi uma grande experiência. “Foi, sem dúvidas, a maior da minha vida, a mais gratificante e relevante, por experienciar uma nova cultura, esse valor é imensurável. Ter uma bolsa de intercâmbio na instituição onde a gente está inserida não tem preço, pois a gente cresce como pessoa e como profissional, se redescobre, entende quem somos longe do nosso país de origem”, comenta.
Raíssa também destaca que o intercâmbio transforma quem tem essa oportunidade, além de abrir novas perspectivas sobre culturas, pessoas, ideias e sobre o mundo. “Se há essa oportunidade de intercâmbio e a Universidade estar proporcionando isso, aproveitem. Essa é uma forma de expandir horizontes e nos desafiar, então agarre, pois será um dos momentos mais importantes da vida”, completa.
Mais informações podem ser obtidas com o ERI, pelo telefone (55) 3332-0329, e-mail: eri@unijui.edu.br, ou no site do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.

Na última semana, a Unijuí marcou presença no evento de lançamento oficial da campanha Compre Aqui 2025, a maior iniciativa de fomento ao comércio local da região Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação, que chega em sua quinta edição neste ano, teve início oficial no dia 1º de setembro e segue até dezembro.
Promovida pela Acisap e pelo Sindilojas Fronteira Noroeste, a campanha busca incentivar o consumo no comércio local, movimentando a economia e valorizando os empreendedores da região. A edição 2025 promete ser ainda mais atrativa, com a distribuição de prêmios ao longo da campanha e um grande sorteio final que inclui um carro e uma moto. A cada compra nas lojas participantes, os consumidores ganham cupons para concorrer aos prêmios.
Durante a campanha, a Unijuí será palco de diversos treinamentos, promovidos em parceria com o Sindilojas: atendimento (25/09); vendas (14/10); Inteligência Artificial (11/11); e motivacional (25/11). Como parte da parceria, os funcionários das empresas associadas ao Sindilojas que participarem integralmente dos treinamentos estarão concorrendo a uma bolsa de estudo (100%) para um curso de graduação (EaD) em um dos tecnólogos na área de gestão, com ingresso em 2026. Os treinamentos acontecerão no Auditório do Campus da Unijuí em Santa Rosa, e o sorteio da bolsa de estudos será realizado no encerramento do ciclo de capacitações, no dia 25 de novembro, no mesmo local.
Presente no evento de lançamento da campanha, a coordenadora do Campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, destacou a importância da iniciativa para a economia regional e o papel da Universidade como agente de desenvolvimento local: "Acreditamos que o fortalecimento do comércio local impacta diretamente na qualidade de vida da comunidade e na geração de oportunidades. Estar ao lado de iniciativas como o 'Compre Aqui' é reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região", afirmou a professora.
Acompanhe o regulamento da campanha e conheça as lojas participantes no site oficial das entidades organizadoras ou nas redes sociais da Acisap e do Sindilojas.

Recentemente, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) reuniu os integrantes do seu Conselho Diretor para mais uma etapa das discussões voltadas à elaboração de seu Plano Museológico.
Durante o encontro, a museóloga Karen Barros, responsável pela coordenação do processo, apresentou o diagnóstico previamente realizado e já compartilhado com a equipe do Museu. O levantamento reúne informações sobre as áreas de atuação da instituição, seus desafios e potencialidades, servindo de base para a formulação das diretrizes que orientarão o desenvolvimento do Madp nos próximos anos.
Segundo Karen, essa etapa é fundamental para alinhar percepções e construir, de forma participativa, o documento que norteará a gestão e as ações futuras do Museu. O Plano Museológico, além de ser uma exigência legal para instituições museológicas no Brasil, constitui-se em um instrumento estratégico de planejamento.
Após o diálogo com o Conselho Diretor, a próxima fase contará também com a participação da comunidade externa, que será convidada a contribuir com sugestões e reflexões. A proposta é que o Plano Museológico seja fruto de um processo coletivo, refletindo a identidade do Museu e sua relação com a sociedade.
Com esse trabalho, o Madp reafirma seu compromisso com a preservação, a pesquisa e a difusão da memória cultural, buscando ampliar sua relevância social e fortalecer sua atuação no cenário regional.
.jpeg)

Na próxima terça-feira, 2 de setembro, acontece o Encontro da Residência Multiprofissional em Saúde da Família Unijuí/Fumssar no campus Santa Rosa. O evento marcará os 15 anos da implantação do programa em Santa Rosa, e será realizado na sala A 112, com atividades previstas para os turnos da tarde e da noite.
Durante a tarde, a partir das 14h, o evento será voltado aos residentes, com uma roda de conversa com egressos dos 15 anos do programa, promovendo um momento de troca de experiências e vivências entre profissionais que já passaram pela residência e aqueles que estão em formação.
Já no turno da noite, às 19h30, a programação será aberta ao público em geral, incluindo profissionais da saúde, estudantes da área, preceptores e integrantes da Fumssar. O destaque será a palestra que abordará os desafios e possibilidades ao longo desses 15 anos da residência em Santa Rosa, em um momento também alusivo aos 20 anos do programa como um todo à nível nacional. Para enriquecer essa reflexão, o evento contará com a presença dos professores Luís Antônio Benvegnú e Arlete Regina Roman, que participaram diretamente da construção do projeto da residência multiprofissional no município e trarão relatos sobre esse processo e sua importância para o fortalecimento da saúde pública local.

Como forma de debater os conteúdos dos módulos 2 e 4 e, ao mesmo tempo, aprofundar seus estudos, os acadêmicos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia da Unijuí participaram de Seminários Temáticos vinculados às disciplinas de Projetos Integradores do segundo semestre deste ano. Os seminários têm como propósito discutir os temas geradores dos módulos a partir do diálogo com profissionais da área, tanto da universidade quanto da rede básica de ensino.
No dia 20 de agosto, no Centro de Eventos, os alunos do 2º módulo participaram da Aula Inaugural do Projeto Integrador Educação, Diversidade e Movimento, com o tema Educar na Diversidade. Na ocasião, tiveram a oportunidade de ouvir o professor Paulo Evaldo Fensterseifer e a professora Nathalia das Neves Teixeira, mestre e doutoranda em Direitos Humanos pela Unijuí.
Já na noite de 25 de agosto, foi a vez dos acadêmicos do módulo 4 ampliarem seus conhecimentos sobre o tema Didática, Planejamento e Organização da Ação Pedagógica, por meio de um painel com a participação das professoras Drª. Marli Frison (Unijuí), Drª. Maristela Lang, MSc. Ruth Gomes (36ª CRE), além de Raquel Bortoli e Francieli Brudna, ambas professoras da rede estadual de ensino e supervisoras pedagógicas.
Os seminários representam momentos de aprofundamento e reflexão, fundamentais para a problematização inicial e para o desenvolvimento de um olhar crítico frente à realidade educacional. Mais do que identificar problemas concretos na área da Educação, os acadêmicos são instigados a estruturar projetos, assumir desafios e propor possíveis soluções.

A partir da nova política do Ministério da Educação para o Ensino Superior no Brasil, que inclui a restrição da oferta de cursos totalmente a distância, como as graduações da área de Licenciatura, a Unijuí passa a contar com um novo formato de graduação: o formato semipresencial.
O novo formato será implementado a partir de 2026, com base em decisão aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) nas últimas semanas. Isso reforça o compromisso com a qualidade e inovação na educação. A partir de agora, a Unijuí contará com três formatos de graduação distintos: presencial, semipresencial e a distância. O formato presencial terá no mínimo 70% da carga horária total em atividades presenciais, já o formato a distância passa a ter um mínimo de 10% da carga horária total em atividades presenciais e mais 10% em atividades presenciais ou síncronas mediadas.
No formato semipresencial, os cursos passam a ter variações por área de conhecimento. Os cursos terão atividades presenciais obrigatórias e atividades síncronas mediadas por tecnologias, ou seja, com interação em tempo real entre estudantes e professores. Nestes cursos o percentual em atividades presenciais poderá variar entre 30 e 69%.
As atividades síncronas serão realizadas em tempo real, com interação entre professores e acadêmicos simultânea em plataformas digitais, como o Google Meet, por exemplo. Já a síncrona mediada terá atividades on-line, ao vivo, com interação entre os estudantes e o professor, que deve estar presente para conduzir a aula e registrar a frequência e participação ativa do estudante. Por fim, as atividades assíncronas serão realizadas sem que o estudante e professor estejam conectados ao mesmo tempo. O estudante acessa os conteúdos no horário que preferir. Exemplos: videoaulas gravadas, leitura de textos, fóruns, quizzes, atividades no AVA.
“Na Unijuí estamos sempre dedicados aos avanços na educação para garantir um ensino superior de máxima qualidade conectando com a nossa missão: formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da região”, destaca a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
De acordo com a vice-reitora, as mudanças não se aplicam aos estudantes já matriculados, os quais seguem com a estrutura curricular e as regras vigentes do momento de seu ingresso. “As novas diretrizes valem apenas para os cursos semipresenciais a serem implantados a partir de 2026 (como o curso de Licenciatura em História, por exemplo) e para os novos currículos dos cursos presenciais e a distância que serão atualizados até 2027, completa.
.jpeg)
O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) abriu oficialmente, na segunda-feira, 25 de agosto de 2025, a Exposição Temporária “Raízes da Cidade: Entre ramos e ruas”, que integra o projeto Conhecer para Preservar.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da UNIJUÍ, do Curso de Ciências Biológicas, do PET Bio Unijuí, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do CONSEMA – Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente de Ijuí, instituições parceiras na realização da mostra. Também prestigiaram o evento membros da comunidade externa, que puderam conhecer em primeira mão o espaço de diálogo e sensibilização proposto pela exposição.
A mostra tem como objetivo destacar a importância da arborização urbana e da preservação do patrimônio ambiental na cidade de Ijuí, aproximando a população do debate sobre sustentabilidade, memória e cultura local. A exposição conta ainda com uma curadoria coletiva, apresentando fotos do concurso fotográfico “Raízes da Cidade”, em que visitantes podem participar votando na fotografia que considerarem a melhor. A premiação será realizada ao final da exposição.
A Exposição segue aberta ao público até o dia 28 de setembro de 2025, com entrada gratuita. Escolas interessadas em participar devem realizar agendamento prévio pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.

Com o objetivo de atender à demanda da comunidade e ampliar o leque de opções de formação, a Unijuí irá ofertar um novo curso no Vestibular de Verão 2026, no Campus Ijuí: o Bacharelado em Inteligência Artificial, na modalidade presencial. A graduação terá duração de 5 anos, totalizando 3.200 horas.
O curso apresenta um currículo moderno e alinhado com as demandas atuais, integrando os fundamentos da computação com disciplinas específicas da área de Inteligência Artificial, como Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Agentes Inteligentes, Visão Computacional, Inteligência Artificial Generativa e Processamento de Linguagem Natural, entre outras. Inclui também os Projetos Integradores que estimulam a vivência em problemas reais. Além disso, o curso oferecerá ao acadêmico infraestrutura de diversos laboratórios possibilitando ampla experiência prática e integração multidisciplinar com os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.
De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação, Gerson Battisti, a proposta é ir além do uso cotidiano das ferramentas de IA já conhecidas. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados para desenvolver novos algoritmos, sistemas e soluções inovadoras na área de Inteligência Artificial. “Propomos esse novo curso em um momento de grande destaque para a IA, com uma formação completa de cinco anos, pensada para abranger todo o conhecimento necessário sobre as diversas aplicações da inteligência artificial. O ChatGPT é apenas o ponto de partida, nosso foco é preparar os alunos para criar a próxima geração de tecnologias inteligentes”.
O estudante que ingressar no Bacharelado em Inteligência Artificial estará preparado para responder às demandas da sociedade, inovar e empreender com responsabilidade social, aliando teoria e prática em uma formação interdisciplinar e consistente. O egresso poderá atuar em uma ampla gama de setores e organizações, aplicando conhecimentos avançados em IA para resolver problemas complexos, otimizar processos e propor soluções criativas.
Com perfil global, o profissional formado estará apto a atuar não apenas no mercado regional e nacional, mas também em ambientes internacionais, colaborando em projetos de alcance mundial, equipes remotas e contextos multiculturais.
O curso foi estruturado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 5/2016, e com as orientações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), garantindo uma formação atualizada e alinhada às exigências da área.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.