Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Dia do Estudante Internacional é celebrado em cerimônia na Unijuí

Na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, foi celebrado o Dia do Estudante Internacional no hall da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí. O momento foi promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), além de contar com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Dia do Estudante Internacional tem o intuito de valorizar a comunidade de estudantes estrangeiros nas Instituições de Ensino Superior e também motivar outros acadêmicos a buscarem experiências além de suas fronteiras. Hoje, a Unijuí conta com mais de 20 estudantes internacionais em seus cursos de graduação e pós-graduação, sendo que 12 estão presencialmente no campus da Unijuí. 

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou da importância da internacionalização para a Universidade. “Vocês, estudantes estrangeiros, nos transformam. Não são apenas vocês que são impactados com uma cultura diferente. Nós, da Universidade, também somos beneficiados com a troca de experiências, com o contato com culturas tão distintas, compartilhadas por vocês. E é enriquecedor saber que estamos fortalecendo esse processo na Instituição. Tanto que, no último edital para estudantes estrangeiros, tivemos mais de 20 candidatos interessados em nossos cursos stricto sensu. Isso gera uma riqueza muito grande para a Universidade e inspira nossos estudantes a também desejarem o intercâmbio acadêmico”, destacou. 

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional na Unijuí, Arturo Dina, do México, falou em nome dos demais estudantes e contou sobre sua experiência na Instituição. “Desde o primeiro dia, sinto um ambiente muito acolhedor, que permitiu uma adaptação rápida e positiva. Além disso, a qualidade acadêmica que encontrei na Unijuí superou as minhas expectativas. Aqui, encontrei o cenário ideal para o desenvolvimento do tema que estou investigando, com novas tecnologias, ainda pouco exploradas no México. Agora, vou conseguir levar essa experiência, essa tecnologia e inovação para a minha cidade”, disse. 

As bandeiras dos países de origem dos estudantes intercambistas foram apresentadas ao público presente. Ao final da cerimônia, um coffee break foi servido aos participantes. 

O evento também marcou a inauguração da Praça das Bandeiras no campus de Ijuí, espaço que tem como objetivo valorizar a presença dos estudantes internacionais na Universidade. A aquisição de bandeiras foi viabilizado com recursos da Capes, via PROAP. O investimento da Universidade na preparação da praça para acolher as bandeiras internacionais simboliza o compromisso da Unijuí com a inclusão e o reconhecimento da crescente comunidade acadêmica global.


Criatec recebe até segunda-feira inscrições para o Programa de Incubação

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí recebe até a próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, inscrições para o Programa de Incubação de empreendimentos orientados à inovação tecnológica. O processo seletivo ocorrerá no dia 15 de dezembro, quando o Conselho Deliberativo se reunirá para conhecer e validar os empreendimentos que serão apoiados a partir de janeiro de 2024.

A incubação compreende o conjunto de atividades que objetiva o fortalecimento de empresas nascentes, com ênfase na formação do empreendedor e na estruturação do seu negócio. “Podem se inscrever no processo seletivo empreendedores que têm um modelo de negócio validado e que precisam de infraestrutura física e tecnológica, mais um pacote de serviços para alavancar o seu empreendimento”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, lembrando que há duas vagas para a modalidade residente e duas vagas para a modalidade não residente na Incubadora de Ijuí. 

Conforme consta no edital, disponível neste link, o instrumento utilizado para análise da viabilidade é o Pitch de Negócios, sendo que os parâmetros utilizados para seleção estão nos Eixos Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Capital e Gestão, além de também serem avaliados o grau de inovação e impacto. “A avaliação consiste, basicamente, na avaliação da equipe, potencial para avaliação, viabilidade econômica e técnica do empreendimento”, destacou Maria Odete. 

Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário neste link


Espaço + Inovação Unijuí realiza sonho do jovem Jean, que reside no HCI

O Espaço + Inovação Unijuí proporcionou a realização de um sonho nesta semana. O jovem Jean Carlos Kittlaus, de 18 anos, que reside desde o seu nascimento no Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), foi surpreendido com uma visita especial do robô NAO, que é utilizado no Espaço + Inovação Unijuí, nesta quarta-feira, 6 de dezembro.

Como não pode sair do Hospital, por ter miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes,  Jean tem a vontade de vivenciar diversas coisas do dia a dia e um dos seus sonhos era conhecer um robô do Espaço + Inovação Unijuí. A partir disso, o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Cleyton Avi, que também coordena o Projeto de Extensão Feiras de Matemática, organizou a visita ao HCI.

De acordo com o professor, no ano passado o estudante participou da Feira de Matemática promovida pela Unijuí. “Na ocasião, fizemos uma atividade especial e entregamos pessoalmente a ele um certificado e a medalha. Também proporcionamos uma visita virtual à Feira de Matemática, por meio do óculos de realidade virtual. Jean nos relatou que também tinha o desejo de ver um robô e é isso que proporcionamos a ele na nossa visita desta semana”, comentou o professor Peterson que, juntamente com o bolsista do Espaço + Inovação Unijuí, Andrei Albrecht, levou o NAO até o HCI.

Durante a visita, o robô interagiu com o jovem com músicas e conversou assuntos dos quais ele gosta. Jean ficou emocionado e feliz com a surpresa, a ponto de dançar as músicas apresentadas pelo NAO. “É importante para nós proporcionarmos esses momentos para o Jean, pois ele pode conhecer e interagir com objetos e pessoas diferentes”, destacou o professor. 

Para a mãe de Jean, a técnica em Enfermagem Eliane Zilke, é importante para ele receber visitas como essa, além de ser gratificante poder contar com o apoio da comunidade. “Ficamos muito felizes, pois para o Jean é um momento único e que marcará para sempre a vida dele”, ressalta. 

Além disso, Jean recebeu um kit do Espaço + Inovação. Também esteve presente na visita a professora da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), Nadir Colling, que dá aulas para Jean semanalmente e auxilia no aprendizado do jovem desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio, além da equipe médica da UTI adulta do HCI, que convive e cuida diariamente dele. 


Programa de Formação Docente da Unijuí finaliza o ano com resultados positivos

Formação realizada no início deste ano com os professores

O Programa de Formação Docente da Unijuí encerra o ano de 2023 com resultados significativos. Foram 1.777 participações de professores em diferentes momentos formativos que buscam auxiliar o processo de ensino. Além disso, no Recredenciamento Institucional, em que a universidade conquistou a nota máxima, nota 5 junto ao MEC, um dos itens avaliados foi o Programa de Formação Docente e a nota obtida neste indicador também foi 5, indicando que as estratégias adotadas estão alinhadas com as mais altas diretrizes educacionais. 

Todos estes êxitos são resultados de muito trabalho do Setor de Apoio Pedagógico/NIP, a partir de momentos de diálogo com os coordenadores de curso, avaliações internas e também de uma aproximação maior com a Comissão Própria de Avaliação - CPA, que promoveu diferentes avaliações com professores e estudantes. Segundo Mariane Martins, coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica - NIP, “esta aproximação com a CPA, a partir das avaliações, nos permitiu identificar e analisar quais eram os principais desafios a serem superados”.

Ao revisar a Avaliação do Programa de Formação Docente de 2022 e os desafios colocados naquele momento, foi possível perceber, ao final de 2023, que o trabalho de fato foi direcionado e exitoso. Exemplo disso está na avaliação feita em 2022, de que a Modalidade EaD precisava de mais atenção em 2023. O resultado foi de 214 participações em 11 momentos de formações diferentes, somente para os professores que trabalham na modalidade, além de sete formações para os tutores.

“Ainda em 2022, tínhamos avaliado a necessidade de organizar encontros mais específicos a partir dos desafios das diferentes áreas, e isso pôde ser percebido pelo número de formações realizadas durante este ano, que totalizou 18, que abordaram os temas do processo de ensino e aprendizagem. Ao todo foram 688 participações, superando, e muito, o número do ano passado, quando fizemos menos atividades envolvendo, sempre, mais de uma área ou curso”, completou Mariane.

Um dos destaques feitos pelo NIP foi a formação realizada ainda no primeiro semestre de 2023, com cada Núcleo Docente Estruturante (NDE), a partir do eixo “Processo de Ensino e Aprendizagem”. Nesta atividade, foi apresentado um diagnóstico a partir de um processo formativo e a análise dos Planos de Ensino, por área de conhecimento, que permitiu identificar os desafios da sala de aula. Este processo visou impactar o planejamento da  disciplina feito pelo professor.

As atividades da Formação Geral abordaram temas como a  Guerra na Ucrânia e o Chat GPT. Estas somaram-se às formações que ocorreram nos eixos “Metodologia e Estratégias de Aprendizagem Ativa”, “Ingressantes” e "Professores de Medicina”, totalizando  o expressivo número de 1.777 participações durante todo o ano.

Segundo a professora Fabiana Fachinetto, vice-reitora de Graduação, “é muito importante perceber que os professores estão se mobilizando para inovar na sala de aula, e as diferentes análises feitas nos planos de ensino nos permitem afirmar isso.” Ela fundamenta sua posição considerando as demandas do mundo contemporâneo. Para a professora, o uso de tecnologia; a relação teoria-prática perpassando as metodologias utilizadas pelo professor; a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem que realmente permita o desenvolvimento das competências por parte do estudante; e um feedback qualificado permitindo que o estudante perceba em que aspectos precisa melhorar, são elementos fundamentais no processo de ensino atual. 

A professora Fabiana conclui afirmando que “perceber que os planos de ensino estão gradativamente trazendo esses elementos e que os mesmos são desenvolvidos na sala de aula,  demonstra que o Programa de Formação Docente tem cumprido um papel fundamental no processo de ensino na Instituição, demonstrando o diferencial da Unijuí em termos de qualidade no ensino e inovação no processo pedagógico”.


Editora Unijuí promove o lançamento do livro “Travessias: Gentes, Espaços e Tempos”

A Editora Unijuí promove o lançamento da obra “Travessias: Gentes, Espaços e Tempos’’, de Jací Kieslich e Alexandre Kieslich da Silva. O evento será realizado no sábado, dia 9 de dezembro, às 15h, na cafeteria Terminale, em Ijuí.

O livro contribui para a compreensão das relações sociais e culturais de antepassados imigrantes europeus que viveram no interior do Rio Grande do Sul e percorre significados que trilham as experiências que influenciaram a vida e a cultura da região. 

Trazendo à tona experiências do passado da família de descendência alemã dos autores, provoca os leitores a pensar na sua própria trajetória de existência. “Revisitar o passado e valorizar as experiências e lembranças é um jeito de nossa memória nos dizer que o passado valeu a pena”, relatou Jací, que destaca como motivação para escrever a obra a oportunidade de relatar aos seus netos essas lembranças e abrir esse espaço para futuros leitores.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Unijuí: conheça as facilidades para estudar em uma Universidade conceito máximo no MEC

Estudar em uma Universidade completa, reconhecida com nota máxima na avaliação feita pelo Ministério da Educação, é o sonho de muitas pessoas. Na Unijuí, esse sonho é possível de tornar-se realidade, mesmo para aqueles que até o momento não haviam visto uma forma de encaixar a mensalidade em seu planejamento. 

Entre os benefícios ofertados pela Universidade, estão as bolsas, as quais se dividem entre: bolsa para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), destinado a alunos de licenciatura; e bolsa para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de 100% nos cursos da graduação para estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais e que realizaram a prova do Enem.

Outros benefícios oferecidos aos estudantes da Unijuí são os programas de desconto. Um exemplo dessa oferta é o desconto de 5% da mensalidade para membros do mesmo grupo familiar que estão cursando a graduação na mesma modalidade. Outro programa extremamente vantajoso aos estudantes é o CredUnijuí, o qual concede financiamento parcial aos estudantes e cobre até 50% do valor semestral de matrícula. 

Além destas vantagens, a Universidade também oferta a Casa do Estudante (Unicasa) voltada ao acolhimentos dos jovens estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Unijuí que vem de outras cidades e Estado, desde que atendam ao edital para seleção.

Mais detalhes sobre bolsas, financiamentos, descontos e outros benefícios podem ser acessados no site da Unijuí




Comunidade acredita que Unijuí contribui para o desenvolvimento regional, segundo pesquisa

Entre os dias 21 e 29 de setembro de 2023, foi aplicada a Pesquisa de Imagem da Unijuí 2023 que contou com 739 respondentes, dos diferentes segmentos da comunidade, sendo esse o maior índice de adesão desde que iniciou a pesquisa, em 2015.

A pesquisa foi realizada online, via Google Formulário, contou com a participação de instituições públicas, privadas, sindicatos, igrejas e associações dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos  teve como objetivo buscar elementos e parâmetros para verificar em qual dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional para contribuir com o planejamento e tomada de decisão institucional.

Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), na análise desse comparativo, foi observada uma elevação do percentual de respondentes da comunidade externa em 47% relacionado ao ano de 2019, 57% em relação a 2017 e 49% se comparado ao ano de 2015. 

A análise organizada pela CPA considerou duas partes: a primeira apresenta os resultados das questões objetivas e a segunda a análise das questões discursivas. Sobre a atuação da Unijuí na ótica dos pesquisados, destaca-se o indicador infraestrutura, que perante a comunidade dos quatro campi, obteve o maior percentual, alcançando 95%, sendo que deste total 48% avaliam como boa e 47% excelente infraestrutura. A imagem da IES teve uma avaliação de 48% dos respondentes como excelente; 53% denominou como bom o quadro de professores; 58% consideram boa a oferta de cursos e 51% acham bom o reconhecimento dos profissionais formados pela Unijuí no mercado de trabalho.

A pesquisa aponta também que 52% consideram boa a participação ativa da Universidade na comunidade; 44% acreditam que os serviços prestados à comunidade são excelentes; 48% consideram boa a promoção de eventos culturais, outros 45% apontam como bom o preço aplicado pela Universidade e 48% denominam como bom o quesito de inovação e empreendedorismo regional.

Para 35% dos respondentes, a Universidade tem como missão “formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica". As menções mais significativas, na sequência, são a “formação técnica e humanista do profissional”, com 22%, e “promover o desenvolvimento econômico e social da região”, com 20%. 

Com relação ao impacto da Unijuí no desenvolvimento regional, 76% dos pesquisados consideram que a instituição “contribui fortemente para o desenvolvimento regional”, seguida pela indicação de 21% que contribui de maneira razoável. A comunicação e a interação da Universidade com a comunidade são indicadores fundamentais no âmbito da responsabilidade social, tendo, neste aspecto, mais de 53% dos respondentes indicando que as ações da Unijuí são bem divulgadas.

Em relação à opinião dos egressos, 64% apontam que os profissionais formados pela Unijuí possuem capacidade técnica, humanística e empreendedora, o que corrobora com a missão da Universidade.

Segundo a coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, ouvir a comunidade interna e externa faz parte da essência da Unijuí como universidade comunitária. Para ela, o maior percentual de respondentes e o feedback positivo da comunidade evidenciam o reconhecimento do impacto dos programas e projetos desenvolvidos no ensino, na pesquisa e na extensão visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

“Os excelentes resultados coletados, alinhados com as pesquisas de opinião institucionais realizadas com estudantes, professores e técnicos administrativos dos quatro campi contribuem para a Unijuí qualificar suas diretrizes de atuação de acordo com as necessidades e demandas regionais”, pontuou.


Provas do Sistema Municipal da Educação Básica são aplicadas em quatro municípios da região

Por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, a Unijuí aplicou na última terça-feira, 28 de novembro, as provas do Sistema Municipal da Educação Básica (Same) em quatro municípios da região. Bozano, Nova Ramada, Coronel Barros e Três Passos submeteram seus estudantes, do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, à avaliação diagnóstica que busca traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental, especialmente nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. 

Ao todo, 2.160 estudantes realizaram a prova que, como lembra a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, busca identificar as aprendizagens dos alunos e possibilitar que tanto professores quanto gestores municipais tenham instrumentos para o seu planejamento, a fim de enfrentar as aprendizagens que não foram concretizadas. 

“Para este ano, além da plataforma com informações analíticas por disciplina, série e escola, que professores e gestores têm acesso, nós também vamos apresentar um caderno pedagógico com sugestões de atividades aos professores.  Este caderno é mais uma possibilidade para que o professor qualifique o seu trabalho em sala de aula”, completou a reitora.

Coronel Barros, assim como Bozano e Nova Ramada, realizam o Same desde o ano de 2021, quando a avaliação começou a ser aplicada. Segundo o secretário de Educação, Odilar de Vargas, Coronel Barros decidiu participar do processo avaliativo quando foi publicada a Portaria nº 05 do Conselho Nacional de Educação, incentivando os municípios a realizarem diagnósticos em suas redes de ensino, a fim de descobrirem as fissuras e limites na educação. “O Same tem contribuído significativamente com o município de Coronel de Barros, tanto que o adotamos como uma ferramenta diagnóstica para identificar as lacunas de aprendizagem e aquilo que os professores precisam ter presentes para replanejar suas atividades em sala de aula”, ressaltou.

Segundo o secretário, o Same tem contribuído para potencializar os planejamentos e para empoderar os professores na sua ação pedagógica. “Cada professor tem acesso ao sistema e à sua turma. O educador tem tanto um desenho da turma quanto uma avaliação de cada estudante, possibilitando que ele direcione o seu planejamento para atingir as metas de qualidade de educação para todos”, explicou Odilar, completando que, no fundo, a avaliação e a ação de replanejamento estão garantindo o direito de aprender dos estudantes, com qualidade e justiça social. 

Por outro lado, quem participa pela primeira vez do processo é o município de Três Passos. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Osvaldir José Urnau, o Poder Executivo se sente feliz em ter firmado essa parceria com a Unijuí. “Conseguiremos iniciar 2024 com o pé direito, para que os nossos professores recebam suas formações de acordo com a defasagem da aprendizagem em nossas escolas”, destacou.

Segundo o secretário, neste ano, Três Passos iniciou o planejamento por componente curricular na rede municipal de ensino. E com a parceria será possível dar um passo importante neste processo. “Nós teremos professores e profissionais qualificados da Unijuí para orientar a nossa equipe de professores, para que a educação possa ser cada vez melhor no município. Espero que essa parceria possa ser ampliada, garantindo que possamos receber orientações desta Universidade que tanto fez e tanto faz pela nossa região”, afirmou. 


Etapa única para rematrículas encerram nesta quinta-feira

Encerra-se nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o período para realizar a rematrícula nos cursos presenciais de graduação referente ao 1º semestre de 2024. O processo está sendo realizado em etapa única desde o dia 21 de novembro, sem cobrança de taxa, onde os estudantes têm a possibilidade de garantir a continuação dos seus estudos. 

Para realizar a rematrícula, é necessário acessar o Portal do Estudante e a aba “Matrículas e Ajustes”. O preenchimento das vagas será por ordem de solicitação. Ou seja, assim que finalizada a solicitação, a matrícula será processada. 

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo telefone 3332-0444, WhatsApp (55) 99102-8336 ou pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br.


Fidene entrega distinções do Reconhecimento Mérito Fidene a professores e técnicos administrativos e de apoio

Na tarde desta sexta-feira, 1º de dezembro, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene) prestou uma homenagem aos colaboradores de suas quatro mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O reconhecimento Mérito Fidene, em sua terceira edição, tem o intuito de reconhecer o trabalho e a dedicação de docentes e técnicos administrativos e de apoio.

Promovido desde o ano de 2019, o reconhecimento Mérito Fidene homenageou, nesta tarde, os colaboradores que completaram 10, 15, 20 e 30 anos ou mais de casa. Todos receberam uma distinção simbólica pelos anos de trabalho dedicados à Fundação.

Aos 44 professores e técnicos administrativos e de apoio que completaram 10 anos em 2023, foi entregue um pin em banho de bronze. Nove pessoas completaram 15 anos e receberam um pin em banho de ródio. Outras nove colaboradores completaram 20 anos, recebendo, como distinção, um pin em banho de prata. 

Dezessete pessoas completaram 25 anos de casa e a elas foi entregue um pin em banho de ouro. E aos que fazem ou que já têm 30 anos ou mais de Fidene foi entregue um pin em banho de ouro e com o formato de diamante. Foram 58 pessoas nessa categoria, incluindo a presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, que destacou que o prêmio deste ano conta com duas novas categorias: Bronze e Diamante, que permitem reconhecer trabalhadores mais em início de carreira e os que praticamente fazem a vida profissional na Instituição.

“Incansavelmente, estes homenageados de hoje entregam muito de si para proporcionar que esta Instituição permaneça socialmente relevante e impactando a vida de muitas pessoas. Estamos aqui para festejar, reconhecer e agradecer a cada um de vocês, técnicos administrativos e professores, que fazem da Fidene um lugar para viver, aprender e transformar. E esse lema, mais do que nunca, se faz presente e se perpetua com essa homenagem simbólica, pois muitos de vocês, completando hoje 10, 15, 20, 25 ou mais de 30 anos dedicados à Instituição, construíram suas vidas aqui, ou estão em processo de construção, auxiliando cotidianamente a nossa Instituição a crescer e se desenvolver”, destacou a presidente, reforçando que, para a Fidene, enquanto mantenedora, é um privilégio poder compartilhar esse momento com os colaboradores. 

Os homenageados que não puderam comparecer ao evento, poderão agendar a retirada de seu PIN com o gabinete da reitoria, pelo e-mail fideneacontece@unijui.edu.br.

10 ANOS - BRONZE

Airton José Siqueira

Alessandro Hermann

Aline Lütke

Amanda Keiko Higashi

Ana Paula da Silva

Anderson Amaral de Oliveira

Angelica de Oliveira Henriques

Angélica Siede

Carla Franciele Silva dos Santos

Cleunice Brandenburg da Costa

Cristian Ranieli Abreu Suliman

Daniel Knebel Baggio

Debora Andréia Ricco Ribeiro

Denise Brizzi Cassimiro

Diorges Carlos Lopes

Douglas Dorneles Da Rosa

Éder Claro Pedrozo

Felipe Tusset

Fernanda Bottega

Gilsane da Silva Deppner

Herbert Tünnermann

Jóice Graciele Nielsson

Joseane Menegazzi

Juliana Portolan Amaral

Kelen Motta dos Santos

Luis Eduardo da Luz da Fontoura

Maiara Rucieli da Silva

Manuel Osorio Binelo

Marcella Wolff Klatt

Marilúci Cavinatto

Marisa Naujorks

Marisandra da Silva Casali

Patricia Carolina Pedrali

Paulo Gilberto Freitas

Rafael Lukarsewski

Rosane Gece Lang

Roselaine Filipin

Rúbia Beatriz Schwanke

Sabrina Hepfner Manthey

Sandra Janice Nunes Rosa

Tiago Dallalba

Vanderléia de Andrade Haiski

Vivian Regina da Silva Stroschein

15 ANOS - RÓDIO 

Débora Patrícia Bürkle Griebler

Graciela Angelita Barbosa

Juliana de Souza Sfalcin

Liara Lima Schemmer

Martin Ledermann

Moises Machado Santos

Roberto Montagner Buron

Roges Sidinei Korb

Tiago Augusto dos Santos Kühn

20 ANOS - PRATA

Angélica Cristiane Moreira

Daniela de Vargas Hermel

Daniela Zeni Dreher

Elias Mass da Cruz

Gil Herculano Brasil

Joaquim Henrique Gatto

Karina Ribeiro Rios

Oséias de Souza Machado

Valdires Maria Kunzler

25 ANOS - OURO

Adão Gilmar de Almeida

Angela Raquel Herrmann Berno

Antônio Augusto Marchionatti Avancini

Carmen Antunes

Doglas Cesar Lucas

Dolair Regina Cardozo

Janete Teresinha Bolfe

João Soares da Silva

Lisete Glair Haag

Maidi Sigrid Ericksson Prestes

Márcio José Alves Aquino

Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro

Mauro Antonio Massafra

Patrícia Marques Oliveski

Rosana Berenice Scalco

Sandro Rogério da Silva

Valdir Alcântara

30 ANOS OU MAIS - DIAMANTE

Adelar Francisco Baggio

Adroaldo Traczynski

Amália Iracema Pasche

Ana Maria Becker Basso

Angela Patricia Grajales Spilimbergo

Antonio José Grison

Argemiro Luis Brum

Belair Aparecida Stefanello

Cleomar Basso

Denise Ana Basso Andrigheto

Dieter Rugard Siedenberg

Dinarte Belato

Eder Ocimar Schuinsekel

Elevir Carlos Antonio Dos Santos

Eloi Eduardo Goi

Enio Waldir da Silva

Eulália Beschorner Marin

Euselia Paveglio Vieira

Eva Teresinha de Oliveira Boff

Fernando Basso

Gilmar Antonio Bedin

Gilmar Antônio Walker

Idemir Luiz Bagatini

Ines Terezinha Ruppel Dambros

Iran Cargnelutti Pinheiro

Ivo Ceratti Junior

Ivo Ney Kuhn

Jorge Oneide Sausen

José Luis Bressam

José Pedro Boufleuer

Lauro Antônio Pasche

Lenir Basso Zanon

Leonir Terezinha Uhde

Luiz Antônio Rasia

Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa

Marcos Antônio Clebsch

Maria Cristina Pansera de Araujo

Maristela Borin Busnello

Maristela Duarte Pereira

Marlene Kohler Dal Ri

Marli Dallagnol Frison

Mirna Stela Ludwig

Nelson Adelar Toniazzo

Paulo Carlan

Paulo Evaldo Fensterseifer

Pedro Afonso Schmidt

Roselaine Beatriz Seibert Jung

Roselaine Schuster Scheren

Sandra Denise Felipin Boger

Sandro Sawicki

Sergio Luis Allebrandt

Sergio Luiz Fernandes Pires

Silvia Bueno Lucchese

Sonia Regina Kinalski

Suimar João Bressan

Tânia Michel Pereira

Velci de Oliveira Michelson


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.