Cerca de 200 idosos foram atendidos, entre março e outubro deste ano, por professores e estudantes da Universidade

O Grupo Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Giati), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí se reinventou durante a pandemia e apresentou um novo olhar ao seu público-alvo. Conforme explica a professora Solange Castro Schorn, do curso de Psicologia, o grupo começou a ser pensado no contexto da extensão universitária para atender aos integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (Piti), ligado ao curso de Educação Física, que há 21 anos promove atividades com a melhor idade.
O novo cenário não só mudou a dinâmica de trabalho do grupo, como também alterou a forma de atendimento aos idosos.
“A pandemia instaurou uma nova realidade à população, que passou a vivenciar o distanciamento e o isolamento social. Foi neste cenário desafiador que o Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron) passou a compor o Giati, já que ambos entendiam que o contato com os idosos deveria ser feito. Assim, teve início a organização de uma equipe de trabalho, focada em pensar no apoio e no acolhimento ao sujeito idoso, partindo da compreensão de que promover a atenção integral à saúde implica em colocar os diferentes campos do conhecimento em diálogo”, explicou.
Hoje, as atividades acontecem via teleatendimento e telemonitoramento, por meio de contatos telefônicos, WhatsApp, vídeos com orientações de saúde e encaminhamentos, conforme as necessidades. Os contatos são feitos em horários alternativos, como antes do meio-dia e antes do anoitecer, respeitando os hábitos do grupo. Com a incorporação do Geron, o número de idosos atendidos também aumentou: foram cerca de 200, entre os meses de março e outubro deste ano. Inicialmente, o Giati atendia uma média de 120.
“Construímos uma plataforma, com nomes e telefones, para registro das intervenções, possibilitando que todos tenham conhecimento das ações realizadas. A partir disso, foi produzido um protocolo de acolhimento, como instrumento norteador de diálogo, com o objetivo de identificar situações, físicas e emocionais, que geram sofrimento neste momento. Também, necessidades e casos de maior urgência ou vulnerabilidade”, afirma, ressaltando que os estudantes fazem o contato com o idoso a partir das informações contidas nessa plataforma. Após, cada um elabora uma síntese de como transcorreu a conversa para, posteriormente, levar à discussão de todo o grupo. “Ao identificar alguma situação que compreenda a necessidade de intervenção de outra área como Enfermagem, Nutrição, Psicologia ou Fisioterapia, realiza o registro na plataforma”, explica Solange, lembrando que a principal característica do projeto é manter o bem-estar deste grupo, considerado de risco no contexto da pandemia.
Dentre as demandas identificadas durante o contato, estão o medo, a ansiedade, a solidão, dificuldades na realização de atividades físicas e o relato de hábitos alimentares irregulares. A maioria dos idosos demanda maior atenção devido à mudança repentina do estilo de vida. “Manter o condicionamento físico e possibilitar aos idosos a realização de atividades em casa foi uma intervenção importante, realizada por meio da gravação de vídeos, de aulas encaminhadas para o grupo do Piti no WhatsApp, por exemplo. No momento em que um grupo estava realizando uma conversa telefônica, fazendo uma escuta mais específica, os idosos também estavam tendo acompanhamento de outras áreas. A característica desses atendimentos está na proposta e no olhar interdisciplinar que dão sustentação ao trabalho”, reforçou.
Desafios e resultados positivos
Na avaliação de Solange, o trabalho tem sido positivo tanto para os professores quanto para os alunos, que se descobriram capazes de se reinventar. “Muitas coisas diferentes foram feitas na tentativa de dar conta da nossa responsabilidade com a formação acadêmica e com a comunidade, respondendo ao compromisso que a Universidade tem. Outro marco foi nos enxergarmos como equipe interdisciplinar, compreendendo nossas ações em um conjunto, a partir de um mesmo olhar. Apesar de tudo que estamos passando, conseguimos construir um trabalho e isso é uma vitória”, comentou.
Construir todo o trabalho e manter as atividades requer uma mobilização constante. Cada contato, cada intervenção é um desafio instigante, segundo a professora, já que não é possível antecipar o que o grupo irá encontrar, o que é possível fazer no momento, qual será a demanda, e se será possível falar com o idoso ou não. “É uma novidade a cada dia”, reforça.
O Giati é formado por professores e estudantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde, do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (Geron), professores e estudantes dos cursos de Educação Física e Psicologia, e pela responsável técnica do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí.
O Campus Santa Rosa realizou uma ação social junto à Comunidade de Santa Rosa. Dentre as entidades beneficiadas estão a Associação do Bairro Auxiliadora e o CIEP, que é a escola estadual do bairro. E ainda escolas municipais também estiveram recebendo doações. Foram doadas para estas instituições classes, restauradas e em perfeitas condições de uso, para equipar salas ou mesmo para usarem em casa.
Segundo o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, a Associação do Bairro Auxiliadora, que recebeu 70 dessas classes, irá utilizar para atividades realizadas junto a comunidade, principalmente para cursos e treinamentos que são desenvolvidos pela própria associação e entidades e instituições parceiras para os moradores do bairro, e até mesmo em atividades com as crianças no turno inverso das atividades escolares. Já as escolas municipais receberam 100 classes.
Além disso, algumas outras classes que também foram entregues para famílias de alunos de escola municipal que irão utilizar em atividades escolares que estão sendo realizadas em casa até que retornem às atividades presenciais.
“Para nós da Universidade foi de muita satisfação vermos que conseguimos contribuir significativamente com um gesto tão simples, oportunizando a estruturação desses ambientes com os equipamentos que tínhamos disponíveis no Campus Santa Rosa. com isso, as crianças terão um espaço mais adequado em casa para as tarefas escolares, com uma classe escolar que trará melhor qualidade e conforto, tornando o ambiente doméstico dessas crianças mais adequado para as atividades”, salienta o Pró-Reitor.

O cooperativismo é um dos sistemas mais decisivos para promover a inclusão e o desenvolvimento social e econômico nos tempos atuais. As cooperativas promovem transformações multidimensionais em muitos territórios na América Latina e constituem-se na maior rede global de organizações, formadas por pessoas e para pessoas, orientados pela solidariedade, ajuda mútua e a promoção da justiça e a garantia da vida.
Neste sentido, de 05 a 07 de novembro, acontece o XI Encuentro de Investigadores Latinoamericamos em Cooperativismo, sediado na Colômbia, reunindo renomados pesquisadores e estudiosos do cooperativismo no mundo, em especial, na América Latina, com mais de 400 inscritos. A Rede de Pesquisadores possui integração com a Aliança Cooperativa Internacional e também as diversas Redes Cooperativas orientadas pela Economia Solidária.
Esta edição será integralmente online e está focado no tema dos “Eventos e empreendimentos de transformação cooperativa”. Orientados globalmente pela Agenda 2030 das Nações Unidades (ODS/ONU), buscam o bem estar coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A Unijuí integra a Rede através do professor pesquisador Doutor Pedro Luís Büttenbender. Ele se soma a vários outros pesquisadores brasileiros em cooperativismo. Nas últimas edições destes encontros, tem sido qualificada com a presença de professores, acadêmicos de Graduação e pós-graduação em gestão de Cooperativas e outros projetos de pesquisa voltados ao cooperativismo.
De forma inovadora e diferenciada, nesta edição o Evento terá painéis de apresentação de pesquisas, sendo coordenadas de diferentes países. A Mesa Brasileira será realizada no dia 07.11.2020 (sábado), às 13h, sobre o tema: Transformaciones institucionales y políticas públicas voltados ao Cooperativismo. No Painel Internacional estarão pesquisadores do Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina.
O Professor da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender destaca que o evento no cooperativismo potencializa a Unijuí, através de seus diferentes níveis de atuação no Ensino, Pesquisa e Extensão, como Universidade de referência internacional no cooperativismo e desenvolvimento. Colabora de forma decisiva no processo de internacionalização da Unijuí, alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas (ODS/ONU).
Programa detalhado disponível em
https://ciriec-colombia.org/2020/10/28/inscripcion-xi-encuentro/
A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. E, desde terça-feira, dia 03, uma série de matérias procuram explicar melhor como funcionam cada um destes elementos. Entenda o que é um projeto integrador:

O Projeto Integrador - PI é um componente curricular capaz de mobilizar os conhecimentos estudados no semestre, em que o conhecimento é construído integrando teoria e prática no desenvolvimento de soluções para desafios reais. Os projetos integradores deverão estar presente em 5 semestres do curso, permitindo a integração entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a prática profissional. A utilização do PI permitirá a realização conjunta do trabalho em equipe, a pesquisa sistematizada, o envolvimento dos professores, a adoção de escrita normatizada e de estratégias de apresentação oral de trabalhos interdisciplinares nos semestres letivos que compõem o curso.
Estes Projetos terão uma grande relação com a comunidade, que vai trazer problemas reais para serem trabalhados, discutidos e resolvidos pelos estudantes e professores. Conectará teoria e prática e terá uma grande relação com os profissionais já formados pela Universidade, que auxiliarão a formação dos novos profissionais por meio de mentorias. Também integrará diferentes áreas para trabalharem juntas na resolução dos problemas e devolver o retorno para a sociedade.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.
A Unijuí tem agora um novo modelo de cursos de graduação, propondo inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e disciplinas voltadas à formação pessoal e profissional. E, a partir de hoje uma série de matérias vai explicar melhor como funcionam cada um destes elementos. Entenda o que é o currículo por competência:

Cada área exige competências para o desempenho profissional. A formação deste futuro profissional, para além de aprender os conhecimentos específicos da sua área, exige habilidades e atitudes necessárias para enfrentar os desafios do mercado. Neste contexto, surge o seguinte questionamento: como um currículo organizado a partir de competências contribui para a formação de um bom profissional?
Os currículos da graduação estruturados por competências consistem em construir experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para responder a problemas próprios da vida profissional. Para isso, os currículos deixam de ser estruturados em disciplinas semestrais ‘isoladas’, balizada na ideia tradicional de que é necessário aprender primeiro a teoria para depois ‘aplicar’ o conhecimento na prática, passando a integrar a teoria e a prática no mesmo módulo.
Os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, unindo componentes curriculares teóricos e práticos, fortemente relacionados e articulados pela necessidade de resolver problemas próprios da profissão, oriundos da comunidade. Qualquer demanda da comunidade pode se tornar um desafio a ser trabalhado nos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Universidade. Nos anos iniciais dos cursos, cada um dos módulos semestrais é constituído por componentes curriculares disciplinares (CCD), um projeto integrador (PI) e componente curricular de formação pessoal e profissional (FPP). Nessa perspectiva, o ensino vai se dar pelo envolvimento intenso em experiências que propiciam o desenvolvimento de competências como criatividade, comunicação, colaboração e o pensamento crítico, resultando em aprendizagens que auxiliam a qualquer um a lidar com seus próprios desafios e nos compromissos com a vida coletiva/social/pública/cidadã.
Com estas mudanças, os estudantes da Unijuí passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. Qual o resultado disso? Profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos.
Mais informações neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.

Na sexta e sábado, últimos dias de outubro, a Unijuí realizou o Desafio de Inovação da Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria, de forma virtual. O objetivo foi reunir mentores e comunidade acadêmica com o objetivo de fomentar o envolvimento dos estudantes na solução de desafios propostos pelo curso, proporcionando uma experiência única, em que possam descobrir soluções viáveis, compartilhar desejos, formando equipes e desenvolvendo seu perfil empreendedor.
O evento foi realizado em parceria com a Criatec, que possui a metodologia para esse tipo de atividade, sendo que o colegiado do curso se desafiou a fazer uma proposta diferenciada para o encerramento do módulo e o Desafio proposto foi voltado para atenção e cuidado ao idoso. A premiação para o primeiro lugar é um curso online de marketing estratégico e para o segundo, uma vaga na pré-incubação por um período de 12 meses na Criatec.
Para a atividade foram constituídas três equipes, formadas pelos profissionais que estão cursando a Pós. O Desafio iniciou com a identificação dos problemas e ideação, ministrada pela professora Márcia Almeida. Depois, Christian Fontes Bezerra ministrou as oficinas de canvas do modelo de negócios e Pitch. Após cada oficina, as atividades nos grupos foram monitoradas pelas empreendedores da Criatec, Marcos Paz Almeida e Sandro Rogério Loeblein, pelo professores do colegiado da Especialização, Evelise de Moraes Berlezi e Leopoldo Filho. Os Pitchs finais foram apresentados para os avaliadores Cleber Graeff, César Augusto Fensterseifer e Lígia Bento Frantz.

Em primeiro lugar ficou a equipe que propôs a criação da solução G-Care gerenciamento e cuidado em geriatria. A ideia é um app para a prestação de serviços de cuidado de saúde especializado e multidisciplinar ao idoso com segurança, responsabilidade, agilidade e qualidade. Com o segundo lugar, a equipe propôs o Familiar APP, de gerenciamento de transporte seguro e personalizado com acompanhamento qualificado. E com o terceiro Lugar a solução VeLhink, para facilitar o encontro entre pessoas que queiram doar/disponibilizar o seu tempo para aqueles que necessitam algo mais do que cuidado físico e aproximar voluntários através de um APP à idosos.
“Achei a atividade desafiadora e bastante pertinente, diferente de tudo que havíamos discutido até o momento, em que falávamos mais sobre Políticas Públicas, este foi o momento de pensar em empreender”, comentou Fernanda Moraes, uma das participantes.

Os participantes do Profissional do Futuro 2020, além de ficar por dentro dos cursos e das oportunidades ofertadas pela Unijuí, poderão concorrer a prêmios. Confira o que a Universidade vai oferecer para os inscritos no evento que vai acontecer de 9 a 13 de novembro, de forma virtual:
Sorteio de uma bolsa de 50% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.
Sorteio de outras duas bolsas de 25% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.
Sorteio de cinco bolsas integrais para o curso de Inglês no Campus online.
Se inscreva neste link para participar do evento e concorrer a uma destas bolsas.
Chega a hora de fazer uma escolha muito importante para o futuro e isso pode dar uma angústia, certo? Para que você faça sua escolha profissional, a Unijuí criou o Profissional do Futuro, que será realizado do dia 9 ao dia 13 de novembro. Queremos ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Em razão da pandemia da covid-19, a edição 2020 do Profissional do Futuro será online. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão.
Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.
Confira orientações para as bandeiras vermelha e laranja.
Nota pós-decreto municipal de Ijuí.
Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:
. Aulas teóricas cognitivas - seguem de forma online até o fim do semestre letivo, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia, bem como a pesquisa de opinião realizada junto aos estudantes e professores, em que 89,60% e 76,60% dos participantes, respectivamente, manifestaram-se contrários ao retorno das atividades presenciais.
. Aulas práticas e estágios presenciais - estão suspensas no campus de Ijuí, obedecendo o Decreto do município de Ijuí, com validade até 08 de novembro. Nos demais campi, as atividades seguem conforme cronograma e organização de cada coordenação de curso, obedecendo os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.
. As aulas práticas e estágios presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo, seguindo os protocolos de cada local.
. Somente serão mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para a continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica.
2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) - permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão).
3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso.
4 - As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.
5 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas da Modalidade presencial, a partir das atividades práticas e de estágio, das aulas ONLINE, e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD.
6 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.
7 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br
8 - A prestação de serviços feito pelas Unidades/Laboratórios - Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.
9 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.
10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais, pesquisadores e produzir conhecimento precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado e manutenção de nosso compromisso com a educação de excelência.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Pessoas Físicas e Jurídicas podem colaborar com o Museu Antropológico Diretor Pestana, até 30 de dezembro, destinando uma parcela do Imposto de Renda.
Qualquer pessoa, Física ou Jurídica, pode ajudar o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), da Unijuí, a manter e fortalecer suas atividades e estrutura ao longo de todo o ano. Isso é possível por meio da modalidade de mecenato – um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos e, mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.
Conforme explica a analista de Projetos do Museu, Sandra Denise Felipin Boger, é possível colaborar destinando uma parcela do Imposto de Renda para a Instituição.
A Pessoa Física que opta pela declaração do Imposto de Renda, através de formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido; enquanto que a Pessoa Jurídica, que faz a declaração com base no lucro real, pode colaborar com até 4% do imposto devido.
Ambos, Pessoa Física e Jurídica, podem deduzir 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza essa dedução. O Projeto Plano Plurianual de Atividades – Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu – Pronac 192683, tem como proponente a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, sendo uma realização da Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo.
As captações acontecem durante todo o ano, até o dia 30 de dezembro. Somente em 2019, foi possível arrecadar R$ 47.270,00 – valor que poderá não se repetir neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos meses, por conta da pandemia, passamos a viver um momento ‘anormal’ em nossas vidas. A situação passou a ser instável para muitos e, naturalmente, refletiu na captação de recursos. Mas, estamos otimistas que tudo irá melhorar”, destacou Sandra, lembrando que há, hoje, um número maior de doadores Pessoa Física. Porém, o montante em valores é maior por meio da Pessoa Jurídica.
O recurso captado vai possibilitar a aquisição do sistema de traineis em mezanino, além de equipamentos para continuidade dos processos documentais e de sistematização, mantendo a preservação integral dos bens culturais, reunidos em quase seis décadas de existência do MADP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
Como contribuir?
Deve ser feito um depósito em nome do MINC PRONAC 192683, Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7.
Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador.
Identificador 2: informar o número 1 para PATROCINADOR e 2 para DOADOR.
Enviar cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do doador, nome completo e endereço, para o e-mail madp@unijui.edu.br.
O mercado de trabalho e o profissional do futuro no pós-pandemia. Esse foi o tema do bate-papo com os convidados: o comunicador do Grupo RBS Luciano Potter, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto, o presidente da Agência de Inovação de Santa Rosa, Marcos Scheren, o egresso de engenharia da Unijuí, empresário, proprietário da Hidroenergia, Rafael Kiling. Confira um pouco do que rolou na noite desta quarta-feira:
Potter: “Acho que algumas profissões vão ter, sim, mudanças drásticas daqui para a frente. Mas a principal mudança é que perdemos o medo da tecnologia. Vamos ganhar tempo, ser mais ágeis e gastar menos dinheiro com deslocamento, com logística (...) A humanização, hoje, é tudo que a gente quer, a gente não quer mais só ver tela. Agora, o que a gente aprendeu ferramentas que agilizam, que a gente gasta menos tempo e dinheiro, acho que a pandemia nos deu de presente. Nem tudo é presencial”.
Fabiana Fachinetto: “A Universidade vê a necessidade de trazer o mercado de trabalho mais próximo dos estudantes e conciliar mais o conhecimento teórico deste mercado. Queremos trazer a comunidade para dentro da Universidade já desde o início do curso. Isso vai fazer o nosso estudante perceber as necessidades e competências que ele precisará desenvolver para ser um bom profissional”.
Marcos Scheren: “Já temos uma assimilação da transformação tecnológica, impregnando na nossa cultura e modo de fazer. A virtualização do trabalho vai gerar muito mais oportunidades. Outra tendência é a robotização invadindo muitas profissões, principalmente as mais mecânicas e repetitivas. Existe uma transformação no mundo do trabalho que vai acontecer a partir da tecnologia”.
Rafael Kiling: “Todas as empresas vão precisar se adaptar tecnologicamente. Também surgirão novas competências para os profissionais, que vão precisar se adaptar às tecnologias, ser mais flexíveis de agora em diante. Obviamente o mercado vai ficar mais concorrido”.








A live, que foi mediada pela encarregada da Coordenadoria de Marketing, Talita Mazzola, também contou com um momento musical com Pimenta e Lucas e sorteios de brindes como uma pulseira relógio Mi Band, fones de ouvido sem fio tipo xiaomi, cartões presente Digitais para Netflix, Spotify e Google Play. Durante a programação também teve a divulgação de novidades especiais para os participantes do Profissional do Futuro:
Sorteio de uma bolsa de 50% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.
Sorteio de outras duas bolsas de 25% para todo primeiro semestre de 2021, válida para qualquer curso presencial, exceto Medicina.
Sorteio de cinco bolsas integrais para o curso de inglês no campus online.
Confira a live na íntegra:
O Profissional do Futuro
Chega a hora de fazer uma escolha muito importante para o futuro e isso pode dar uma angústia, certo? Para que você faça sua escolha profissional, a Unijuí criou o Profissional do Futuro, que será realizado do dia 9 ao dia 13 de novembro. Queremos ajudar os estudantes mostrando as profissões, o mercado de trabalho e as possibilidades para construir um futuro melhor. Em razão da pandemia da covid-19, a edição 2020 do Profissional do Futuro será online. Vamos nos conectar com você e apresentar em oficinas online e bate-papos com professores, estudantes e egressos, a sua futura profissão.
Na programação, você vai poder conferir palestras, mostras de cursos e profissões, aulas de redação, dicas para o Enem e muito mais. Uma das atrações desta edição é o QUIZ DESCUBRA SEU FUTURO. O estudante pode descobrir, de forma interativa, qual profissão combina mais com os seus objetivos. Acesse o site e fique por dentro de toda a programação do evento, clicando neste link.
O Vestibular de Verão 2021 é muito especial para a Unijuí, porque é através dele que vai se formar a primeira turma da Graduação+! É um novo tempo que começa e você pode ser um dos protagonistas dessa mudança. Vivemos um mundo em transformação. Surgem novas tecnologias, novas ideias, novas formas de fazer acontecer. A Unijuí está de olho em todo o movimento da sociedade e acompanha as mudanças de perto. É por isso que a Universidade está se reinventando! Estamos nos renovando para formar profissionais cada vez mais qualificados e capazes de desenvolver realidades mais sustentáveis, com seus aprendizados e experiências a partir da Unijuí. Vamos transformar juntos? As inscrições estão abertas.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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