Em sua última reunião do ano, as entidades participantes do GT Macrorregional sobre Agrotóxicos se reuniu, na sede do Cerest, para uma apresentação dos trabalhos realizados durante o ano de 2018 e a apresentação do calendário de ações 2019. Foram realizadas 10 reuniões mensais, sendo duas de preparação para o 4º Encontro Macrorregional sobre os Impactos dos Agrotóxicos, que aconteceu no distrito de Buriti, em Santo Ângelo.
Ainda, dentre as principais atividades realizadas durante o ano pelo Grupo de Trabalho, estiveram o encaminhamento de quatro denúncias de uso indevido de agrotóxicos nas cidades de Bozano, Chiapeta e no distrito de Chorão, em Ijuí. Em todas as ocasiões as denúncias foram encaminhadas à Patran e à Promotoria para que fossem tomadas as devidas precauções legais. O GT Macrorregional ainda teve representação em eventos importantes da área como a Toxiplan, em Porto Alegre, a Federação dos Apicultores, em Panambi, e a Roda de Alimentação Saudável.
Foi apresentada ainda a agenda de atividades de 2019, onde estão previstas, para abril, a realização de um Seminário sobre Legislação acerca da temática dos agrotóxicos, evento preparativo para o Congresso Internacional de Saúde, que acontece em maio, na Unijuí. Para o segundo semestre, estão previstos dois eventos, sendo o primeiro um Dia de Campo com oficinas de conscientização junto à Escola Imeab, o qual será estruturado juntamente à direção da escola. O segundo, é um evento voltado ao debate sobre agroecologia e suas possibilidades, que deve acontecer dentro da programação da ExpoIjuí Fenadi.
O GT Macrorregional entra em recesso e retorna suas atividades no mês de fevereiro. As reuniões são realizadas nas segundas sextas-feiras de cada mês, no Cerest, em Ijuí.
O GT Macrorregional sobre Agrotóxicos recebeu, em agosto deste ano, uma denúncia sobre a realização de pulverização indevida de agrotóxicos ao lado da Escola Estadual 24 de Fevereiro, no distrito de Chorão, em Ijuí. A denúncia, contendo fotos e relatos de moradores sobre o ato, ainda trazia a informação de que a área é periurbana, onde há um poço artesiano que abastece centenas de famílias, bem como muitas residências próximos ao local.
Conforme o advogado e integrante do GT Macrorregional, Leonardo Ferreira Pillon, diante dos fatos apresentados e dos relatos de que a prática é recorrente na região, acontecendo, inclusive, em horário escolar, “o Grupo de Trabalho em ação conjunta com o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, levou o fato ao conhecimento do Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública Estadual para que, dentro de suas competências, os órgãos determinassem a reabertura do inquérito anterior sobre a situação recorrente, impedindo-se a pulverização de agrotóxicos no entorno da escola e comunidade em quaisquer horários e que fosse realizada perícia químico-ambiental na área da escola para se avaliar a deriva dos agrotóxicos e quais princípios ativos de biocidas estão eventualmente presentes no local cujo território é de circulação de crianças, professoras, mães e pais de estudantes”.
Um estudo do Centro Universitário de Várzea Grande, Instituto de Saúde Coletiva e da Universidade Federal do Mato Grosso sugere que populações intensamente expostas aos agrotóxicos apresentam maior risco de malformação fetal, reforçando a importância do monitoramento da utilização dos agrotóxicos e contaminação humana e ambiental nesses municípios. Por isso, a partir da denúncia feita pelo GT, em 3 de dezembro, o Ministério Público ouviu a diretoria da Escola 24 de Fevereiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Associação de Pais e Mestres. Ao contrário da determinação anterior em que a área da escola foi considerada dentro do perímetro urbano, a ata da audiência trata que somente a área frontal da escola estaria dentro da área urbana e conclui que apenas dentro do perímetro urbano haveria vedação legal de pulverização de agrotóxicos.
“Na avaliação do GT, a determinação é muito branda com possíveis exposições aos agrotóxicos: o ambiente escolar deve ser um lugar seguro contra quaisquer efeitos nocivos decorrentes de uso desses produtos químicos”, conclui Francesca Ferreira, representante da coordenação do GT.
O Ministério da Educação divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2017 da Unijuí e os Conceitos Preliminares de Curso (CPC), dois importantes indicadores de qualidade de ensino das Instituições de Ensino Superior. Novamente a Unijuí atingiu excelentes resultados nestas avaliações.
No Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada instituição, a Unijuí ficou com a nota 4, numa escala de 1 a 5, o que é considerado muito bom.
Já nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), nota que leva em conta o desempenho dos estudantes no Enade e, também, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, dos cursos da Unijuí avaliados, sete atingiram a nota 4 e dois deles – Letras Inglês e Português e Matemática – ficaram com a nota máxima, o conceito 5. Confira todas as notas a seguir. As avaliações são referentes ao ano de 2017 e complementam a informação divulgada pelo MEC em 8 de outubro, quando foram publicados os conceitos do ENADE e do IDD.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, estes resultados indicam que são cumpridas as mais exigentes normas de ensino. Estamos com a sensação de missão cumprida, pois a qualidade que possuímos e já é historicamente reconhecida pelas pessoas e comunidades da nossa região, mais uma vez foi confirmada através de um procedimento avaliatório oficial do MEC. A nota reflete o nosso foco na excelência acadêmica, o resultado de uma dedicação conjunta, e nos fortalece enquanto Instituição que tem como propósito participar do desenvolvimento da nossa região com muita qualidade.
Notas CPC
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Santa Rosa / RS |
CPC: 4 |
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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Ijuí / RS |
CPC: 3 |
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EDUCAÇÃO FÍSICA - SR |
Santa Rosa / RS |
CPC: 3 |
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ENGENHARIA CIVIL |
Santa Rosa / RS |
CPC: 3 |
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ENGENHARIA CIVIL |
Ijuí / RS |
CPC: 3 |
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ENGENHARIA ELÉTRICA |
Ijuí / RS |
CPC: 3 |
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ENGENHARIA ELÉTRICA |
Santa Rosa / RS |
CPC: 3 |
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ENGENHARIA MECÂNICA |
Panambi / RS |
CPC: 3 |
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HISTÓRIA - EAD |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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LETRAS - INGLÊS |
Ijuí / RS |
CPC: 5 |
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MATEMÁTICA |
Ijuí / RS |
CPC: 5 |
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PEDAGOGIA |
Ijuí / RS |
CPC: 4 |
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PEDAGOGIA - SR COM HABILITAÇÃO EM PEDAGOGIA - SR |
Santa Rosa / RS |
CPC: 4 |
Neste mês de dezembro o Coral Unijuí está realizando uma série de apresentações para celebrar o espírito natalino. Os Concertos de Natal, oferecidos pelo grupo para a comunidade regional, apresentam canções natalinas, sacras, eruditas e populares.
No sábado, dia 15, o grupo cantou em Panambi, na Praça Walter Faulhauber. E, neste domingo, dia 16, a apresentação foi na Praça da República, em Ijuí. Também já foram realizadas apresentações, todas gratuitas, em frente ao Campus Três Passos e no Campus Ijuí, na programação do Entardecer Cultural.
Neste ano, ainda, será realizada mais uma apresentação do grupo, no próximo dia 19, na Congregação Evangélica Luterana Emanuel, em Ijuí, que fica próxima a Sogi, às 19h30 min.
O Coral Unijuí tem o patrocínio do Programa Empreender para transformar da Sicredi das Culturas RS.






















Durante os meses de novembro e dezembro, a UNIJUÍ FM veiculou o Cheirinho de Bebê no Ar, projeto que chega a sua terceira edição com produção em parceria com o DCVida e DHE da UNIJUÍ. Profissionais das áreas da Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Pedagogia elegeram a infância como tema de trabalho, abordando aspectos do desenvolvimento, descobertas do corpo, a importância dos cuidados, a função do brincar livremente e das brincadeiras dirigidas, a participação dos adultos, a criança interior que ainda existe dentro de nós, as brincadeiras preferidas em cada fase da vida, o papel da escola e a questão dos limites e das tecnologias nesta fase da vida.
Participam do programa a Enfermeira Obstetra e Sanitarista, Mestre em Enfermagem, professora do DCVida/UNIJUÍ, Arlete Regina Roman; a Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição, professora do DCVida/UNIJUÍ, Karina Ribeiro Rios; a Psicóloga Clínica, Mestre em Educação nas Ciências, Doutora em Educação e professora do DHE/UNIJUÍ, Ângela Maria Schneider Drügg; e a Doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia/DHE, Marta Borgmann.
Agora, os programas estão disponíveis para audição em podcast. Dá o play:
A Universidade abriu processo seletivo de novos moradores para a Casa do Estudante da Unijuí (Unicasa). Estão disponíveis 16 vagas, que serão concedidas a estudantes matriculados em cursos de graduação do campus Ijuí, que atendam aos requisitos do edital publicado na página de “Editais e Informes” da Universidade.
Os interessados em ocupar uma vaga na Unicasa devem fazer a inscrição até o dia 25 de janeiro de 2019, diretamente na Central de Atendimento ao Aluno do campus Ijuí. O processo de seleção e classificação dos candidatos será realizado pelo Conselho Administrativo da Unicasa. O critério de classificação é de acordo com o índice de carência econômico-financeira do candidato. O resultado final da seleção será publicado no dia 30 de janeiro de 2019.
O principal objetivo da Unicasa é proporcionar melhores condições de estudos a universitários, por meio de moradia, espaço de convivência acadêmica e desenvolvimento do espírito cooperativo e de interação entre seus moradores.
O edital com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser conferido no link: unijui.edu.br/editais-e-informes ou pelo telefone 055 3332 0444.
Com o objetivo de apresentar os resultados e atividades dos Projetos de Extensão desenvolvidos na Unijuí, foi realizado, na tarde de quarta-feira, dia 12, o Seminário de Extensão. Professores, estudantes bolsistas e estudantes voluntários que atuam em projetos da modalidade "Ações Comunitárias" estiveram reunidos, no Centro de Eventos, para socializar o trabalho realizado ao longo deste ano. O evento também contou com a participação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring e do Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedemberg.
De acordo com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, atualmente são desenvolvidos 10 projetos de Extensão, com mais de 40 professores, além de 40 bolsistas e também estudantes voluntários na Universidade. “O objetivo foi reunir os professor e bolsistas destes projetos de Extensão e proporcionar uma visão geral do que se faz em Extensão na Universidade. Foi um momento importante de socialização do que foi produzido ao longo do ano”, observa o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando Jaime González.
Também foi objetivo do encontro criar possibilidades de diálogo entre os diferentes projetos, para futuras colaborações. “Muitos projetos trabalham com o mesmo público de interesse, por isso, precisamos abrir caminhos para parcerias e trabalho em conjunto entre eles. Temos muito para crescer e desenvolver com este trabalho em conjunto”, complementa o Vice-Reitor.
Para o próximo ano a Universidade já prepara novos projetos, no intuito de ampliar o trabalho de Extensão com a comunidade regional. Com o objetivo de popularizar e informar a sociedade sobre as atividades, será desenvolvido o Projeto “Ciência para Todos”, que vai disponibilizar acesso ao conhecimento e práticas de extensão para as escolas da região. Outro projeto que vai beneficiar as escolas é o “Circuito Universitário de Promoção da Ciência”. Nesta proposta, as escolas vão poder agendar visitas e oficinas com os Projetos de Extensão de acordo com as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula. Os dois Projetos já possuem, inclusive, identidade visual, que foram apresentadas pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. Além disso, a Universidade passará a oferecer 15 Projetos nesta modalidade de Ações Comunitárias em 2019.
Outro ponto importante, e que a Vice-Reitoria procura desenvolver com os diferentes projetos ao longo do ano é estimular o protagonismo dos bolsistas. “Vamos intensificar, no próximo ano, este ponto. Queremos desafiar o desenvolvimento de atividades dos estudantes com outras áreas diferentes da sua, com o objetivo de desenvolvermos competências profissionais”, salienta o professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.







Se você está pensando em ingressar, retornar à universidade ou trocar de instituição, a Unijuí oferece diversas oportunidades. O ExtraVestibular, que está com inscrições abertas até o mês de março, proporciona alternativas de ingresso. Confira:
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
Na noite de 7 de dezembro, a Escola Estadual Timbaúva realizou a “Noite de Natal”, nas dependências do Auditório Central da Unijuí Campus Santa Rosa. No evento estavam presentes os professores, amigos e familiares dos alunos da escola, que realizaram diversas apresentações em comemoração a festa natalina, bem como a retrospectiva das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2018.
Na oportunidade o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, representado pelas professoras Francieli Formentini e Fernanda Serrer e as alunas bolsistas Amanda Corim e Jaqueline Griebler, prestou seus agradecimentos a escola parceira do projeto, destacando a oportunidade que a mesma conferiu a Universidade e ao Curso de Direito quanto a realização de dinâmicas relacionadas com a Mediação de Conflitos Escolares.
Na mesma ocasião, foram prestadas homenagens aos alunos e professores da turma do 7º ano, os quais integraram a equipe de trabalho, destacando a importância do diálogo na resolução dos conflitos por intermédio da mediação escolar.
O projeto tem como objetivo a promoção da cultura de paz na escola, bem como estimular o diálogo entre a direção, professores e alunos. Ao longo dos encontros são trabalhados e debatidos vários temas de grande relevância como responsabilidade, cooperação, engajamento social, alteridade, preconceitos e violência.
Confira o vídeo com a homenagem prestada aos alunos e à escola Timbaúva.




Na última sexta-feira, aconteceu, na sala de reuniões da Criatec, a apresentação do Sistema Torre Verde Coleta inteligente de Resíduos Sólidos Urbanos e também do trabalho desenvolvido pela Quimea Gestão Ambiental. Na oportunidade empresa Quimea apresentou o trabalho que estão desenvolvendo na região a partir da incubação na Criatec de Santa Rosa. Na sequência dos trabalhos, foi apresentado experiência Torre Verde.
O evento contou com a participação do gerente da Agit, Maiquel Silva Kelm, chefe do Núcleo de empreendedorismo, Maria Odete Palharini, analista de planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, Dirnei Ferri, diretor e criador do Sistema Torre Verde, de São José, Florianópolis, Dirnei Ferri Filho, Yuri Lucian Pilissão, da empresa Marsol – Efeciência Energética e Soluções Sustentáveis, de Frederico Westphalen, Milena Pacheco e Anderson Deckerl da empresa Químeal incubada na Criatec - Santa Rosa, Gerente do Núcleo Patrimonial de serviços da Unijui e vereador Municipal, Jeferson Dalla Rosa, Joice de Oliveira, do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e a vice presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí, Maria Sonilda Sattes.
A Torre Verde é um Carda - Coletor Automatizado de Resíduos com Descarga Aérea. Sua tecnologia é 100% nacional, criada pelo inventor Dirnei Ferri e patenteada no Brasil e no Exterior pela NGV BRASIL. É o primeiro sistema de coleta de resíduos do mundo em formato de torre e com descarga aérea automatizada. Serve para coleta qualquer tipo de resíduo sólido, em especial o lixo domiciliar e materiais recicláveis. É, ao mesmo tempo uma lixeira, um PEV – Ponto de Entrega Voluntário e uma micro estação de transbordo de resíduos. Permite armazenar em seu depósito e descarregar no caminhão de coleta mais de 5m³ de resíduos em menos de 1 minuto. Evita a exposição do lixo em calçadas, evitando seu contato com animais, insetos, pessoas, chuvas e catadores. Evita acidentes de trabalho nas operações de coleta de lixo e coleta seletiva. Permite uma maior participação da população nas atividades de limpeza urbana, gerando educação e conscientização ambiental de longo prazo. Reduz custos operacionais e de aterro sanitário para prefeituras e empresas.
O objetivo da reunião foi conhecer essa nova tecnologia com a finalidade de buscar alternativas viáveis para propor ações eficientes no segmento da reciclagem. Visto que inúmeros problemas têm surgido em virtude da não organização dos processos de descarte e coleta. Com a proposta de continuar a discussão sobre o tema foi organizado um grupo de trabalho com os representantes das entidades presentes, também ficou definido uma visita ao Município de Inbituba que fará a instalação do sistema no início de 2019 cujo objetivo é ver a tecnologia implantada para posterior proposição ao Município de Ijui e região.


Para comemorar 17 anos, a UNIJUÍ FM preparou com muito carinho o Concurso Cultural "Férias de Ouro", que contou com um parceiro super especial, a Goldentur Viagens e Turismo.
Na programação da emissora, ouvintes puderam conferir sugestões de roteiros, dicas culturais, gastronômicas e turísticas, locais para conhecer. Depois de preencher um cupom com dados de identificação, destino desejado e uma frase criativa sobre o porquê curtir férias de ouro, o participante já concorria a um voucher de R$2.500,00 para viajar com a Goldentur.
Na última semana, a Comissão de Avaliação esteve reunida para eleger o campeão: representando a Rádio UNIJUÍ FM, Cláudia Gesing Bohrer e Carine Prediger Da Pieve; representando a Goldentur, Cleusa Pavani Wazlawick; representante do curso de Letras da UNIJUÍ, Maristela Lang; e a publicitária da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ, Amanda Ritter.
A ouvinte e turista escolhida foi Áurea Bigolin, que respondeu “Por que você merece curtir essas Férias de Ouro” com a seguinte frase: “Para poder descansar, por aí andar e uma boa música escutar” e sugeriu Santa Catarina como destino de viagem. Conforme o regulamento, a vencedora tem o prazo de um ano para utilizar o voucher disponibilizado pela Goldentur, não sendo obrigatória o uso no destino indicado no cupom de participação.
A UNIJUÍ conversou com a vencedora, que falou sobre o processo de criação da frase, a escolha do destino turístico e a possibilidade de utilizar a Goldentur como agência de viagem.
Dos destinos escolhidos pelas pessoas que participaram da promoção “Férias de Ouro”, 4% correspondiam ao Rio Grande do Sul (Gramado), 15% sugeriram passar férias em Santa Catarina, 32% escolheram praias do Nordeste, 9% optaram pelo Mato Grosso do Sul (em Bonito e no Pantanal), 10% no Rio de Janeiro e Minas Gerais, 2% sugeriram viagem para o Norte e 28% dos cupons preenchidos optaram por um destino de viagem no exterior, com destaque para Buenos Aires, Portugal, Espanha e Disney, entre outros locais.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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