
Alessandro Hass é o exemplo de profissional que decidiu sair da zona de conforto em busca de uma melhor posição na empresa que trabalhava, há mais de 13 anos. Formado em Engenharia Elétrica, Alessandro queria conquistar um cargo de liderança e, para isso, apostou no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho na Unijuí.
“Eu busquei fazer algo diferente das engenharias, das graduações. Por coincidência, quando iniciei a pós-graduação, na empresa onde eu trabalhava, que contava com duas unidades fabris de diferentes segmentos, foi aberta uma vaga para o cargo de gestão. Eles queriam construir uma nova unidade, queriam dobrar o processo produtivo, a capacidade produtiva, e precisavam ensinar alguém sobre todo o processo de fabricação daquele segmento, para então introduzir essa pessoa para gestar a empresa”, explicou.
Alessandro aceitou o desafio, mas, infelizmente, o projeto não foi para frente devido a uma grande crise financeira que abalou outros empreendimentos da região. Faltando meio ano para finalizar a pós-graduação, o profissional decidiu realizar um curso de perícias judiciais e realizar contatos com as secretarias da Justiça Federal. A atuação teve início aí, e só cresceu com o passar dos anos. “Consegui também ingressar na Justiça do Trabalho de Ijuí e, hoje, sou perito de confiança do local; dos tribunais federais de Ijuí e região; e também estaduais. Atuo em todo o Rio Grande do Sul”, comentou, lembrando que a especialização lhe permitiu ter outras atribuições, como avaliação de insalubridade e periculosidade, algo que só um engenheiro de segurança e médico do trabalho podem fazer.
“Com certeza é um diferencial. Num processo de seleção, por exemplo, se vão precisar de um engenheiro graduado e se você tem especialização em Segurança do Trabalho, é um diferencial”, afirmou.
Para quem deseja se qualificar e evoluir na carreira, a Unijuí dispõe de diferentes cursos de pós-graduação lato sensu, a exemplo da especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, com inscrições abertas até o dia 27 de março e início das aulas previsto para 8 de abril, no campus da Unijuí em Ijuí. Acesse unijui.edu.br/educacaocontinuada e confira. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.

Avaliando o cenário da pandemia nas cidades com campi e no Estado, o avanço da vacinação, o aumento de internações hospitalares e em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, determina que:
- Para o retorno das aulas nas disciplinas concentradas da Universidade (período de 26 de janeiro a 15 de fevereiro), define-se que:
- As disciplinas teóricas serão trabalhadas de forma remota;
- As disciplinas com práticas serão organizadas, pelo professor, com combinação prévia com os estudantes, na qual a parte teórica será remota e a parte prática presencial;
- Os estágios permanecerão no formato presencial, considerando todas as medidas de segurança.
- A orientação sobre o andamento de cada disciplina será encaminhada pelos professores responsáveis, por e-mail, diretamente aos estudantes.
- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz permanece obrigatório nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas. (Lei Federal Nº 14.019).
- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatório o uso de máscara para todos os envolvidos, em toda solenidade.
Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica, e revisará as suas definições a qualquer tempo.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que, de forma muito consciente e responsável, enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.
Inauguração aconteceu na noite de ontem, de forma virtual
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Aconteceu na noite desta terça-feira, 8 de fevereiro, a inauguração de um novo polo de Ensino a Distância (EAD) da Unijuí na cidade de Rio Grande. A Universidade também está presente com a modalidade nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Três Passos, Panambi, Planalto, Tenente Portela, Horizontina, Palmeira das Missões, Uruguaiana, Agudo, Santa Maria, Rosário do Sul e Porto Alegre.
O evento de abertura, realizado de forma virtual e transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, contou com a presença do bacharel em Contabilidade e Música, administrador do Colégio Alternativo de Rio Grande, Victor Guedes, parceiro da Unijuí na implantação do polo. Em sua fala, ele destacou a alegria em poder firmar a parceria com a Universidade. “O Colégio tem quase 25 anos de história e, diante da preocupação que temos com a educação, nos alegra termos como parceira a Unijuí, uma instituição de gabarito, com know-how e grande importância no Estado”, disse.
Responsável pela palestra “Graduação e pós-graduação no ensino remoto: paradigmas e novos desafios”, o coordenador da modalidade EaD na Unijuí, professor Luciano Zamberlan, explicou que o ensino a distância conta com um processo de ensino-aprendizagem sólido e que vem, cada vez mais, ganhando adeptos em todo o País. “Muitas pessoas se questionavam se era possível aprender por meio da tecnologia, e a pandemia permitiu que as pessoas tivessem acesso ao ensino remoto, com essa experiência. Contando com mensalidades mais acessíveis, o EaD dá oportunidade para que muitas pessoas cursem o Ensino Superior, de uma forma flexível, conciliando o estudo ao trabalho, a outras atividades”, destacou o professor.
Hoje a Unijuí conta com a oferta de 15 cursos de graduação EaD: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Além destes, há cursos de qualificação e pós-graduação a distância.
As inscrições para o primeiro módulo de 2022 permanecem abertas até o dia 25 de fevereiro, em unijui.edu.br/ead, onde estão disponíveis mais informações.
Confira o evento na íntegra:

A qualificação profissional em “Serviços de Vacinação em farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação”, ofertada pela Unijuí, é caracterizada por habilitar farmacêuticos à vacinação em estabelecimentos farmacêuticos e busca demonstrar os benefícios da vacinação para a saúde pública. O curso tem início no dia 4 de março, porém as inscrições permanecem abertas até 20 de fevereiro e podem ser realizadas no site da Unijuí, em unijui.edu.br.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no dia 11 de janeiro uma nota que orienta a vacinação em farmácias, caso o imunizante esteja incluído nas campanhas do Ministério da Saúde. O documento afirma que os estabelecimentos devem garantir a qualidade e a segurança na conservação e aplicação, além da preservação dos profissionais envolvidos e do vacinado.
Para assegurar os princípios da Anvisa, os estudantes desenvolvem, ao longo do curso, competências como conhecer o Programa Nacional de Imunização (PNI) e os dados epidemiológicos das doenças evitáveis por vacinação no Brasil; compreender as características das doenças evitáveis por vacinação, natureza e frequência das complicações; e conhecer e interpretar os calendários vacinais.
Para mais informações sobre o curso, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou mais de 26,5 milhões de casos de covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. O número de mortes, por sua vez, passa dos 630 mil. Em Ijuí, conforme aponta o painel divulgado pelo Poder Executivo, mais de 20,6 mil casos foram confirmados, sendo que 271 pessoas perderam a vida por conta da doença.
Os números são expressivos, seja em âmbito local ou nacional, e a preocupação ainda está longe de ter fim. O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab) segue realizando uma média de 200 testes RT-qPCR para identificação da covid-19. A prevalência de pacientes positivados fica na faixa de 40 a 58%. “Desde o mês de dezembro, começamos a detectar no laboratório um aumento no número de casos positivos, acompanhado do número de testagens. Isso decorre do ingresso da variante Ômicron no Brasil”, explicou o professor.
Como destaca Matias, hoje as novas variantes do coronavírus, além da Ômicron, tem como uma das principais características a maior capacidade de transmissão. No início, um paciente com a primeira cepa de Wuhan conseguia infectar até três pessoas; hoje, um paciente com a variante Ômicron consegue infectar até 12. Diante deste potencial, as vacinas tornaram-se ainda mais importantes, como explica o professor.
“O esquema vacinal completo não impede que a pessoa tenha covid, mas impede o desenvolvimento da doença nas suas formas mais graves. No organismo de um paciente vacinado já existem anticorpos, que realizam uma defesa maior contra o vírus. A importância da vacina pode ser vista neste momento: mesmo com recordes diários de novos casos, nosso índice de ocupação de leitos clínicos e de UTI é inferior a outros momentos da pandemia. Claro, a variante Ômicron tem um curso clínico menos grave, mas esse cenário, de menor gravidade, se deve principalmente à vacinação da população”, ressaltou Matias.
Estudos têm mostrado, segundo o professor, que pacientes não vacinados apresentam o desenvolvimento de complicações mais graves pela doença, que levam à internação, ao leito de UTI e até ao óbito. “Graças à vacina conseguimos frear o desenvolvimento da doença em sua forma mais grave”, reforçou.
Assim como muitos cientistas, Matias não acredita que a variante Ômicron marque o fim da pandemia. Para ele, ainda é muito cedo para acreditar nessa possibilidade. “Se por um lado a Ômicron tem um potencial de infecção maior, tornando a doença mais frequente, por outro lado, o novo coronavírus é um vírus RNA, sujeito a mutações. Já tivemos as variantes Gama, Delta, agora a Ômicron, e a grande circulação de vírus na comunidade induz ao surgimento de novas mutações. Essa é uma questão que precisa ser investigada, para sermos mais assertivos nas ações em saúde”, finalizou.

Concluída a graduação, tendo ou não experiência no mercado de trabalho, muitos profissionais procuram se destacar em suas áreas por meio de uma especialização. Mais do que qualificar, o curso permite a conquista de melhores vagas de emprego ou a ascensão nas empresas em que trabalham. A grande dúvida é: melhor cursar uma pós-graduação ou um MBA - Master Business Administration?
“Pós-graduações e MBAs são cursos lato sensu e ambos focados em ampliar as competências e conhecimentos para a atuação no mercado de trabalho. A diferença é que o MBA é uma pós-graduação lato sensu voltada para a área empresarial e de negócios, enquanto que as especializações são das mais diversas áreas e podem exigir formação superior específica para realizar o curso, ainda que isso não seja uma regra”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Como recorda o professor, realizar cursos de especialização, de pós-graduação ou MBA, aumenta significativamente as chances de alcançar uma melhor posição nas empresas e, consequentemente, salários mais altos. Tanto que é frequente que alunos das especializações melhorem a remuneração ainda durante o curso.
“Os cursos lato sensu em instituições como a Unijuí enriquecem o networking. Significa dizer que, durante o curso, a partir de dinâmicas específicas que incentivam o trabalho em equipe e a inovação, o estudante conhece mais pessoas que têm interesses comuns e transitam no respectivo campo profissional, permitindo a troca de experiências, indicações e informações sobre vagas de emprego, oportunidades de mercado e negócios”, completa o vice-reitor.
Para quem deseja alavancar a carreira, a Unijuí conta com diversos cursos lato sensu com inscrições abertas: no campus Ijuí, de Justiça Restaurativa e Mediação; Fitoterapia Clínica; Hematologia Laboratorial; Engenharia de Segurança do Trabalho; Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia; Coaching e Gestão de Pessoas; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário e Oncologia. No campus Santa Rosa, há o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade. Já na modalidade EaD, Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão; Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Serviços de Saúde; e Segurança Pública e Direitos Humanos.
Para mais informações, acesse unijui.edu.br ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
A Universidade teve envolvimento direto na organização da qualificação, dispondo de sua estrutura para a realização das atividades
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Referência na formação de professores, a Unijuí atendeu à demanda da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Rosa (SMEC) para auxiliar na organização de uma ampla programação para a formação de docentes da rede municipal. O pedido, que chegou até o Núcleo de Educação Continuada da Universidade, também contou com o apoio das docentes do curso de Pedagogia na organização: Eulália Beschorner Marin, Elisabete Andrade, Maria Regina Johann e Marta Estela Borgmann.
A coordenadora pedagógica da SMEC e responsável pela organização da formação, Maria da Graça Zimmermann, explica que as temáticas propostas à Unijuí tiveram origem nos próprios docentes, de acordo com seus anseios e necessidades. “Foi muito importante contar com o apoio da Unijuí para essa formação, pois qualifica esse momento que é muito significativo. Para os professores, é imprescindível esse momento de preparação para o trabalho ao longo do ano letivo. Foram muitas oportunidades de troca de informações e conhecimento, para refletir sobre a prática pedagógica”, destaca Maria da Graça.
Os profissionais que participaram como oficineiros e palestrantes, em sua maioria, são mestrandos, mestres e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, de acordo com as temáticas de suas pesquisas. Também, egressos do curso Pedagogia da Unijuí, que hoje são referências na docência em escolas públicas e privadas.
As atividades, organizadas em parceria com a Unijuí, foram promovidas em três dias diferentes. No dia 3 de fevereiro, a formação foi preparada em diversos ambientes da Unijuí - campus Santa Rosa, para os docentes, estagiários e monitores da Educação Infantil, com uma palestra e nove oficinas diferentes. No dia 4, foi realizada uma palestra no Centro Cívico, com transmissão online, para monitores, estagiários e equipes diretivas.
No dia 7, a formação também foi realizada nos ambientes da Unijuí, com uma palestra para professores, monitores, estagiários e equipes diretivas. Já as nove oficinas propostas para esta segunda-feira foram separadas por área ou ano de atuação dos docentes, estagiários e monitores do Ensino Fundamental. A formação também segue com outras atividades entre os dias 8 e 11 de fevereiro.
Com isso, a Unijuí também se consolida como um espaço de formação àqueles que estão à frente da educação de crianças e jovens, responsáveis por ajudar a formar profissionais que terão que encarar um mundo em constante transformação. “Participar da formação continuada de professores é uma de nossas maiores responsabilidades. Quando a formação inicial é qualificada, haverá sempre novas demandas, porque o tempo e o sujeito são outros. Quando pensamos coletivamente erramos menos em sua humanização”, afirma Eulália Beschorner Marin, professora do curso de Pedagogia da Unijuí.
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A Cia Cadagy - Corpo em Movimento da Unijuí está selecionando novos integrantes para as linguagens artísticas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas e arte circense. Inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br, conforme consta no edital VRPGPE nº 02/2022, disponível neste link. No mesmo endereço é possível ter acesso à ficha de inscrição.
Para participar é necessário ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades do grupo; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, os quais são realizados nas quintas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí; participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.
O processo seletivo acontecerá no dia 19 de fevereiro, na Sala dos Espelhos da Sede Acadêmica, e contará com três etapas: entrevista individual, performance artística e improvisação de cena curta, com tema proposto no ato da seleção. O resultado será divulgado na página, até 15 dias após a realização de todas as entrevistas.

Neste primeiro semestre de 2022, a Unijuí ofertará 60 bolsas de estudos integrais pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme consta no edital nº 03, de 18 de janeiro de 2022 do Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, de 22 a 25 de fevereiro, e contará com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao se inscrever, o candidato pode optar por duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência.
Na Unijuí, as bolsas estão distribuídas entre seus quatro campi, em cursos nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD). O Campus Ijuí conta com 40 bolsas de estudos nos cursos de Administração (presencial e EaD), Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis (presencial e EaD), Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Financeira (EaD), Jornalismo, Letras - Português e Inglês, Logística (EaD), Marketing (EaD), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia.
O campus Santa Rosa conta com sete bolsas integrais para os cursos de Administração (presencial e EaD), Educação Física - Licenciatura, Engenharia Elétrica, Gestão de Recursos Humanos (EaD) e Psicologia. Já o campus Panambi com oito bolsas de estudos, nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Gestão da Qualidade (EaD) e Pedagogia. Fechando, o campus Três Passos ofertará cinco bolsas integrais nos cursos de Administração (EaD), Ciências Contábeis (EaD) e Direito.
Interessados devem realizar a inscrição diretamente no site do ProUni, em prouniportal.mec.gov.br/. Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, e não ter zerado a nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve efetuar o seu cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital; ou inserir o CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br, informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2021 o número do CPF, além de um endereço de e-mail válido. É importante lembrar que, para concorrer a uma bolsa com 100% de gratuidade, a renda per capita não poderá exceder 1,5 salários mínimos, ou seja, R$ 1.818,00.
A primeira chamada será divulgada no dia 2 de março, com a comprovação da documentação de 3 a 14 de março. A segunda chamada será no dia 21 de março, com a comprovação da documentação de 21 a 29 de março.
O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. O candidato deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição.
A lista completa dos documentos necessários pode ser acessada na página da Unijuí, mas, os mais importantes são: certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.
Lista de Espera
Ao final das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas restantes.
Nos dias 4 e 5 de abril é possível manifestar interesse. A entrega da documentação ocorrerá de 8 a 13 de abril.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) da UNIJUÍ, pelo telefone 55 3332-0444, ou ainda no site do Prouni.
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A Unijuí e a Criatec, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior (IES), Sebrae, Fapergs e Inova RS, estiveram entre os organizadores do MetalOn. Um desafio que buscou encontrar soluções inovadoras para o setor eletrometalmecânico, nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul, realizado em novembro de 2021. Ao todo, nove equipes participaram com soluções inovadoras, para desafios e problemas propostos por empresas.
As quatro melhores colocadas receberam uma premiação, para ser utilizada exclusivamente no desenvolvimento do negócio proposto e uma vaga de pré-incubação em uma das Incubadoras de Empresas das entidades organizadoras. A entrega das premiações, certificados e a atualização dos status dos projetos foi realizada na segunda-feira, dia 31 de janeiro, e transmitida pelo YouTube.
O egresso do curso de Design de Produto da Unijuí, Lucas Renato Tescke, integrante da equipe Steelnianos, conquistou o segundo lugar no desafio. Também integram a equipe, o designer Ricardo Aresso e os estudantes de Engenharia Mecânica, Vitor Maschio e Gustavo da Silveira. A equipe foi premiada com R$ 6.000,00 e ainda não possui definições sobre a pré-incubação.
A equipe apresentou uma solução à empresa horizontinense, Siltec, que apontou a falta de mecanização na colheita do fruto da palma. Lucas explica que foi necessária uma pesquisa de campo aprofundada e uma investigação sobre o processo de fabricação da Siltec, para optar por um projeto simplificado, ao adaptar um braço mecânico em uma caçamba - veículo já desenvolvido pela empresa. “As referências que usamos foram as gruas de transporte e, na sua extremidade, havia uma faca cortadora e uma pinça para agarrar o fruto. O funcionamento do equipamento é simples e intuitivo, o braço articulado se estende até o caule do cacho, a faca efetua o corte e a pinça conduz o cacho até a caçamba”, explica.
Lucas também relaciona pontos importantes da sua graduação na Unijuí, com o sucesso no desenvolvimento da solução. “Posso dizer que a minha formação superior contribuiu muito no desenvolvimento do projeto, pois a forma com que os designer conseguem direcionar os pensamentos e as ideias é diferente das outras profissões, indo muito longe do pensamento cartesiano. Essas ferramentas, conhecidas durante a graduação, sempre fizeram muita diferença no meu dia a dia e como profissional”, acrescenta o egresso do curso de Design da Unijuí.
Hoje, o Lucas é mestre em Design Industrial, pela Universidade do Porto - Portugal e atua profissionalmente como professor no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - campus Santa Rosa, onde também coordena o Laboratório IF Maker.
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Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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