O Vestibular de Inverno está com inscrições abertas: faça sua inscrição em www.unijui.edu.br/vestibular
Laboratórios, espaços de ensino modernos e atualizados, acesso à tecnologias para aulas presenciais e também online. Estes são alguns dos diferenciais da Unijuí, que oferta ensino com uma infraestrutura única na região Noroeste do Estado.
Com estrutura multicampi - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos - a Universidade oferta mais de 140 espaços para práticas. São nestes locais que acontece o ensino de muitas questões técnicas das diferentes áreas, e também onde, em muitos casos, são realizadas pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias, permitindo ao estudante, ainda na graduação, vivenciar na prática e assim qualificar a formação.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, “a Unijuí, possui nos seus quatro campi, considerando as áreas de atuação dos mesmos, as melhores condições para formação acadêmica profissional. Os diferentes espaços, em termos de vivência prática, considerando laboratórios, clínicas, escritórios é uma condição cada vez mais necessária no processo de formação. Neste sentido a instituição busca constantemente qualificar e modernizar seus espaços, a partir da demanda das áreas formativas".



















































Além de espaços específicos para cada área, há tecnologias, espaços e locais de uso comum para todos os cursos e estudantes. Confira:
Plataformas de ensino online
Buscando acompanhar as tendências e inovações nas diversas áreas do conhecimento, desde 2019 os estudantes da Universidade possuem acesso ilimitado aos recursos do Google For Education, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e estudantes, dentro e fora da sala de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Tais tecnologias têm se mostrado fundamentais para o andamento deste semestre, em meio a pandemia da Covid-19.
Com isso, os estudantes podem desfrutar de um canal de aprendizagem direto com seus professores, além de possuir armazenamento ilimitado de drive na nuvem e e-mails. A plataforma conta ainda com acesso gratuito à ferramentas e aplicativos Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações.
No momento da matrícula, todos os estudantes já possuem acesso liberado ao Google For Education, por meio do endereço @sou.unijui.edu.br, bastando apenas realizar o acesso. O G Suite for Education permanece ativo após a formatura, ou seja, o estudante continuará contando com as ferramentas e benefícios mesmo após a colação de grau.
Biblioteca
Uma das principais referências em termos de infraestrutura é a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, presente também nos quatro Campi, com um acervo atualizado e muito bem estruturado para todas as áreas do conhecimento. É um espaço de consulta, pesquisa e vivência universitária importante na trajetória de todo o estudante Unijuí.
O site da Biblioteca foi adaptado e hoje temos hospedado nesse espaço digital cerca de 6.200 documentos acadêmicos. Em especial, o repositório traz a produção acadêmica da Unijuí: temos artigos e trabalhos completos de conclusão de curso, da graduação, de especialização, temos dissertações e teses. A biblioteca da Unijuí ainda oferece serviços de capacitação, orientação com o objetivo de auxiliar no acesso a fontes de informação.
Criatec
A Incubadora de Empresas, a Criatec tem por objetivos auxiliar na criação e no crescimento de empresas locais e regionais com orientação tecnológica; a intensificação da transferência tecnológica entre universidade e mercado; e a criação e manutenção de postos de trabalho qualificados na região. Você estudante poderá participar de desafios e eventos neste espaço, podendo sair da graduação, desenvolvendo uma ideia de negócio, ou até mesmo uma solução para algum problema local. É um espaço de inovação da Universidade.
Neste fim de semana, aconteceu a apresentação do Projeto Integrador do Módulo II, do curso de Especialização em Engenharia de Avaliações e Perícias. Na oportunidade, os estudantes do curso apresentaram trabalhos com a temática "Engenharia de Avaliações Aplicada ao Parque da Pedreira de Ijuí - Construção de um estudo e avaliação de um sistema". Foram apresentados os seguintes projetos, nos dias 26 e 27 de junho:
- Avaliação comparativa de valores de apartamento residencial em Ijuí/RS, pelo método comparativo de dados de mercado e o valor pelo custo da construção pelo Sistema PAC;
- Avaliação de lote no Parque da Pedreira - método comparativo de mercado;
- Avaliação de imóveis urbanos de acordo com a NBR 14653: Estudo de caso de uma praça de esportes e cultura em Ijuí-RS;
- Avaliação do valor de aluguel de um restaurante do Parque da Pedreira – Ijuí-RS;
- Aplicação do método da avaliação contingente através da técnica de disposição a pagar da área de lazer do Parque da Pedreira de Ijuí-RS;
- Análise dos métodos para avaliação das áreas de preservação permanente do Parque da Pedreira em Ijuí;
- Avaliação de Unidade Habitacional Unifamiliar do Parque da Pedreira pelo método de quantificação de custos;
- Avaliação de Imóvel pelo Método Evolutivo para efeito comparativo com o valor venal utilizado para cálculo de IPTU: Estudo de caso na Cidade de Ijuí;
- Avaliação de um imóvel destinado ao restaurante do lago do Parque da Pedreira.
A programação também contou com a palestra online do engenheiro químico Amarilio da Silva Mattos Junior, formado pela UFBa (1980), administrador de empresas UCSal (2006), pós-graduado em Avaliação e Perícia de Engenharia (2016) e com MBA em Administração de Empresas (1997), curso de Appraisal Basic Principles no Appraisal Institute (USA, 2009), presidente do IBAPE/BA (2016 a 2019). Perito, assistente técnico e avaliador na área de empreendimentos, engenharia industrial, química, processos de produção, manutenção e montagem, portuária e maquinas & equipamentos industriais. Amarilio ainda teve participação na The Dow Chemical Company, uma corporação estadunidense de produtos químicos, plásticos e agropecuários com sede em Midland, Michigan, Estados Unidos.
A programação foi coordenada pela professora e coordenadora do curso, Caroline Raduns, contando com a participação dos professores do curso da pós-graduação e do professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, coordenador do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania.
O sistema de bônus desenvolvido pela Unijuí para o Vestibular e para quem ingressa por meio do ExtraVestibular encerra o prazo de inscrições nesta terça-feira, dia 30 de junho. Não perca o prazo. Confira:
- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuado até o dia 10 de julho;
- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
- Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Todo o processo será online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
Para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul realizou nova etapa de testes rápidos no fim de semana. Após uma pausa de algumas semanas, quando foram concluídas as primeiras quatro etapas, o estudo retomou atividades com visitas em 500 domicílios de Ijuí. Serão realizadas mais três etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020.
Seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa, mais de 30 voluntários realizaram as visitas. As casas foram escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE, e em cada casa uma pessoa foi testada, também por sorteio, além disso foi aplicado de um questionário para informações complementares. Os dados coletados foram enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga ou comenta estes resultados antes da coordenação, que deve informar a população nesta quarta-feira, dia 1ª de julho.
Etapa 6: 25-26 de julho
Etapa 7: 22-23 de agosto
Etapa 8: 26-27 de setembro
Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas.
O governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.
Com o objetivo de garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica, a Unijuí desenvolveu um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19.
No Plano, que é composto por algumas fases e etapas, pretende-se propor estratégias para o retorno gradual às atividades presenciais da Unijuí, para o 1º e o 2º semestres de 2020, em sintonia com a legislação federal, estadual e municipal, tanto sanitária quanto educacional. Além de possibilitar a recuperação dos estágios e das atividades práticas pendentes, essenciais à conclusão do primeiro semestre letivo de 2020, viabilizando as formaturas previstas para o ano de 2020, entre outras questões.
Confira todos os detalhes na íntegra clicando neste link.
A elaboração deste plano está calcada na Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020, de 04 de junho de 2020. Decreto Estadual de calamidade nº 55.115, de 19 de março de 2020; Decreto Municipal de calamidade pública nº 6.987/2020; Portarias do Ministério da Educação, que dispõem sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19): nº 343, de 17 de março de 2020; nº 345, de 19 de março de 2020; nº 395, de 15 de abril de 2020; nº 473, de 12 de maio de 2020; e Portaria nº 356, de 20 de março de 2020, do Ministério da Educação, que dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do coronavírus, entre outras regulamentações vigentes no país.
Com o objetivo de se aproximar ainda mais dos estudantes da região Noroeste, a Unijuí anuncia a instalação de um novo Polo para a oferta de Ensino a Distância em Palmeira das Missões. Da mesma forma, a Universidade retorna a Tenente Portela, também com um Polo EaD neste município. Ambos os polos estão constituídos por meio de parceiros e se somam aos Polos Ijuí, Santa Rosa Três Passos e Panambi.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, a milhares de jovens à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.
De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado na criação dos nossos conteúdos, procurando fazer de um forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.
Polo Palmeira das Missões
(55) 3742-6207
(55) 98405-6862
poloead.pm@unijui.edu.br
Rua República, 414, Bairro Operário
Responsável: André Luis Brandão Amorim
Polo Tenente Portela
(55) 3551-1989
(55) 99960-2678
poloead.portela@unijui.edu.br
Av. Itapiranga, 117, Centro
Responsável: Nadir Fleck Grassioli
A Unijuí está com ingresso aberto para novas turmas de Ensino a Distância até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. Confira todos os detalhes e faça sua inscrição neste link.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A pesquisa que está mapeando o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul está de volta em Ijuí. Após uma pausa de algumas semanas, quando foram concluídas as primeiras quatro etapas, o estudo retoma com os testes rápidos a partir deste fim de semana, dias 27 e 28. Serão realizadas mais quatro etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020.
Neste sábado e domingo serão visitadas 500 residências em Ijuí, seguindo os mesmos protocolos já estabelecidos desde o início da pesquisa: as casas são escolhidas de forma aleatória, por sorteio, seguindo critérios do Censo do IBGE, e em cada casa uma pessoa é testada, também por sorteio, além disso é aplicado de um questionário para informações complementares. Para o teste basta apenas uma gota de sangue, em alguns minutos o resultado é informado. Desta forma, os dados são enviados diretamente à coordenação da pesquisa, que é a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Governo do Rio Grande do Sul. A Unijuí não divulga os resultados antes da coordenação, que deverá divulgar as informações em 48 após a conclusão da coleta de testes e dados.
Serão mais de 30 voluntários nas ruas neste fim de semana, todos eles testados para a covid-19, identificados e com equipamentos de segurança. Eles também foram treinados e receberem todas as orientações para seguir os protocolos do estudo. A Unijuí, que coordena a pesquisa em Ijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e demais cursos de Graduação na área, reforça o pedido de colaboração da comunidade para que recebam os voluntários da pesquisa e participem deste importante estudo. Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos voluntários da pesquisa, pelo número: 3332-0150, com a Brigada Militar. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.
Se você ainda tem dúvida, consulte este guia de perguntas e respostas elaborado pela Unijuí sobre o estudo, que é denominado EPICOVID-19: acesse aqui.
Etapa 5: 27-28 de junho
Etapa 6: 25-26 de julho
Etapa 7: 22-23 de agosto
Etapa 8: 26-27 de setembro
Caso a prevalência passe de 1%, o espaçamento entre uma rodada e outra diminui para três semanas. E caso a prevalência passe de 5%, este espaçamento diminui para duas semanas.









O governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Secretaria da Saúde (SES) e do Comitê Científico, indicou a necessidade de estudo em relação à prevalência do coronavírus no RS para analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra representativa da população gaúcha. Neste contexto, foi aprovada a proposta de pesquisadores de instituições educacionais gaúchas, sob liderança da UFPel, e participação de uma rede de 12 universidades federais e privadas, entre elas a Unijuí. O estudo tem um custo estimado em R$ 1,5 milhão e tem o apoio da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital gaúcha, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Confira os resultados das primeiras quatro fases no site do Governo Estadual, neste link.
A pandemia da covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade, e a educação foi um dos setores profundamente afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas devidamente planejadas, universidades, centros universitários, faculdades e escolas se desdobraram e se adaptaram, migrando para uma rotina pedagógica de emergência, determinada pelo MEC, e para a segurança da saúde de todos: estudantes, professores, técnicos-administrativos, e suas famílias. O ensino e a aprendizagem mudaram, mas como será o “novo futuro” da educação pós-pandemia? esta foi a provocação e norte do Webinar Internacional “Enfrentamento à Covid-19: Horizontes da Educação”, realizado nesta semana.
Com a participação de conferencistas do Brasil e de outros países, o evento, realizado de forma totalmente online e gratuita, ocorreu de segunda (22) até esta quarta-feira (24), promovido por diversas entidades do setor educacional: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e o Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (Forcom).
Na programação, foram debatidas importantes temáticas, compreendendo novas perspectivas, práticas e estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco possível. A proposta de um Protocolo Educacional de retorno às Atividades Escolares e Acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo possível retorno, também será compartilhado em nosso hotsite para inspirar quem ainda não as produziu. Foram abordados três dimensões que impactam diretamente na dinâmica da presencialidade – epidemiológica, pedagógica e jurídica. Ouviremos conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a covid-19.
Confira os debates da íntegra:
Confira todos os detalhes no site oficial do evento, acessando este link.
A turma C61, recebeu na manhã do dia, 24 de junho, um convidado especial para a aula de Ciências: o meteorologista Dr. Daniel Caetano dos Santos, que atua como servidor da meteorologia da UFSM.
A convite da professora Mariana Trevisan, ele conversou com os estudantes sobre a importância do profissional da área, o que ele faz, os equipamentos que usa e como as informações obtidas por eles são importantes para o nosso dia a dia, bem como a previsão do tempo, alertas de tempestades, mudanças climáticas e desenvolvimento tecnológico.
Segundo a professora Mariana, esta fala vem ao encontro do estudo que a turma está realizando sobre o ar e a atmosfera, como ela influencia e permite a vida dos seres no nosso planeta. "Dentro desse assunto fazemos várias abordagens sobre o nosso dia a dia e como os fenômenos naturais podem facilitar ou dificultar alguns processos como: de que forma a altitude influencia em jogos de futebol? e como os pneus do carro sem a devida calibração podem gastar mais combustível?... Dessa maneira o aluno compreende que faz parte do ambiente e é de sua responsabilidade entender e cuidar para preservar", observa.
Segundo a orientadora pedagógica, Eduarda Burckardt, que acompanhou a atividade, a possibilidade de receber profissionais de outras instituições nas nossas aulas é magnífico. É importante nesse nosso formato de aulas online potencializar a aprendizagem dos alunos de diferentes maneiras. A aula foi dinâmica e os alunos fizeram muitas relações com os conceitos já estudados!
A Unijuí, desde o dia 19 de março, em razão da pandemia, está cumprindo o calendário acadêmico dos cursos presenciais de forma online. O primeiro semestre já está se encaminhando ao final desta forma, porém, algumas disciplinas que envolvem atividades práticas ou estágios, precisam ser realizadas presencialmente. Desta forma, a Universidade está organizada para atender estas demandas, no intuito de garantir que os estudantes não tenham prejuízo acadêmico e possam realizar estas atividades com segurança.
As primeiras práticas iniciaram nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para estudantes de Agronomia e Engenharia Civil, seguindo a Portaria do MEC nº 544/2020 que regulamenta diversas situações e também autorização dos Governos Estadual e Municipal, a partir de um Plano de Contingência e calendário apresentado pela Universidade.
As atividades vão acontecer de forma gradual, escalonada, evitando aglomerações, dando preferência, neste momento, para turmas de formandos. Cada curso está organizando um calendário de recuperação de aulas práticas e, segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, nem todas as turmas vão conseguir recuperar de imediato estas aulas, o que também deve ocorrer ao longo do segundo semestre. Outras medidas de segurança adotadas são medição de temperatura, uso obrigatório de máscara e outros EPI’s, além da disponibilização de álcool em gel.
A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, gravou um vídeo comentando estas questões. Confira na íntegra:
Atividades presenciais e online
Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, a Unijuí publicou portaria própria, regulamentando diversas situações, entre elas:
A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais.
Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daqueles cursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.
Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.
Confira Nota oficial sobre esta situação na íntegra neste link.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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