Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira agora a Metas 5 do Projeto, a Estruturação da Sala de realidade aumentada.
A Sala de Realidade Aumentada (RA) pretende combinar elementos virtuais e reais, proporcionando interação em tempo real e é concebida em três dimensões. Será um espaço para o desenvolvimento e testes de novas aplicações, soluções, além de cursos de capacitação e aprendizagem.
Este tipo de laboratório propicia a simulação e a produção de protótipos em ambiente virtual para testes e treinamentos. Além disso, possibilita a correções de projeto antes da sua implementação física. Segundo professor Edson Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação, trata-se da criação de projetos interativos que simulam o mundo real com alto realismo, a simplificação das fases de elaboração de projetos e produtos, a simulação de etapas e suas ações durante a execução dos projetos em ambiente 3D para detecção de erros.
Além disso, neste espaço será permitido o desenvolvimento de protótipos para simular, exibir, configurar e detalhar o funcionamento de máquinas complexas em contextos semelhantes à realidade, mas em ambiente virtual, bem como o treinamento de profissionais, ampliando os métodos tradicionais com recursos visuais e interativos com realidade virtual aumentada, a ampliação da interface homem-máquina (IHM) por meio de protótipos e simulação. A sala de realidade aumentada será disponibilizada também para alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral e por fim, permitirá a qualificação de pessoas para atuarem em processos perigosos, atendendo normas de segurança.
“Estas qualificações ocorrerão através de oficinas de aprendizagem das possibilidades de uso da realidade aumentada, oficina de “Indústria Criativa - aulas para criação de vídeos e publicação de conteúdo nos meios digitais” e oficina “Aprendendo a criar vídeos e utilizar as redes sociais para a divulgação e publicação desses conteúdos”, complementa o professor.
O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.
Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.
Confira todas as metas previstas:
- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira.
- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui.
- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação. Acesse aqui.
- META 4: Estruturação do Espaço Coworking. Acesse aqui.
- META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.
- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.
Um estudo da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, relacionando a adesão ao distanciamento social e a rotina diária da população de Ijuí com a evolução no número de casos de covid-19, sugere que as medidas de prevenção realizadas nos meses de abril e maio podem ter sido insuficientes para evitar o aumento na transmissão do coronavírus na cidade. O estudo demonstra que o distanciamento social estava em torno de 66% no início de abril, sendo diminuído para aproximadamente 50% no final do mês de maio, coincidindo com o aumento de cerca de três vezes no número de casos em Ijuí (entre 24/5 e 7/6), alcançando os 100 casos no dia 21/06, duas semanas antes do previsto (05/07) considerando uma estimativa de crescimento rápido (exponencial) de casos na cidade.
O estudo sugere que a implementação de medidas de prevenção que promovam uma diminuição de 50% na taxa de transmissão do coronavírus nos próximos 15 dias, pode ter um importante efeito na redução do número de pessoas expostas ao vírus. Com a redução da taxa de transmissão, a proporção da população exposta poderá reduzir para 20% em um cenário no qual 80% da população de Ijuí poderá estar exposta ao vírus caso nenhuma medida for tomada. Consequentemente, esta redução na exposição terá impacto direto na diminuição no número de infectados, hospitalizações e mortes, evitando ou atenuando a sobrecarga no sistema de saúde público e privado. Assim, os autores reiteram a importância do cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pelos decretos municipal e estadual.
Os dados utilizados para esta análise foram obtidos a partir dos resultados da pesquisa epidemiológica sobre o coronavírus (EPICOVID19-RS) realizada quinzenalmente pela Unijuí em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os resultados correspondem ao comportamento social informado de 1.750 moradores de diferentes bairros de Ijuí, de todas as idades. O estudo epidemiológico em Ijuí, que tem como coordenadora local a professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Evelise Moraes Berlezi, terá mais quatro rodadas previstas, sendo a próxima já no final de semana (dias 27 e 28 de junho).
O artigo intitulado “Insufficient social distancing may be related to a future COVID-19 outbreak in Ijuí-Brazil: Predictions of further social interventions.” (tradução aproximada: distanciamento social insuficiente pode estar relacionado a um futuro surto de casos de COVID-19 em Ijuí-Brasil: Predições sobre intervencões sociais adicionais.) está divulgado no modo online, no link https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.06.22.20132910v1. Os autores optaram pela divulgação no modelo pré-print (divulgado mesmo antes da revisão científica de especialistas), considerando a urgência na divulgação dos resultados, a fim de contribuir como alerta à população acerca da importância e relevância dos cuidados necessários, como o distanciamento social, higienização e uso de máscara, que devem ser tomados neste momento em que a transmissão do coronavírus na cidade está em pleno crescimento. Além disso, embora com base em dados locais, o estudo pode gerar generalizações que podem ser consideradas para outras cidades e subsidiar medidas de políticas públicas e uma melhor compreensão entre os níveis de adesão necessários de distanciamento social para conter a pandemia.
Os autores destacam, ainda, que este tipo de estudo só pode ser realizado devido a participação cuidadosa e eficiente da equipe de voluntários da pesquisa EPICOVID19-RS em Ijuí, composta principalmente de estudantes dos diferentes cursos da área da saúde e biológicas da Unijuí (Biologia, Biomedicina, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição) e alunos do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (Programa em associação entre a Unijuí e Unicruz), assim como pela ampla divulgação de informações sobre os casos de covid-19 do município de Ijuí.
A Rádio Educativa UNIJUÍ FM e o Curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ estão lançando oficialmente o Concurso Literário “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”, atividade que integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí.
A ideia é que os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escrevam um conto, transportando-se para o futuro, fabulando um enredo envolvendo as relações sociais, a humanidade e o meio ambiente. O autor poderá dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, projetando seus sonhos e aquilo que anseia, ou um fim distópico, projetando seus pesadelos, inquietações e aquilo que teme. O texto deverá ter o meio ambiente como fio condutor da temática, com até duas páginas escrito à mão ou até 30 linhas fonte Arial 12, se digitalizado.
Neste ano, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, os textos poderão ser enviados para o e-mail concursoliterario@unijui.edu.br até o dia 21 de agosto, ou entregues na secretária da UNIJUÍ FM, como em outras edições. O Concurso Literário 2020 tem apoio da Fonte da Ilha – Água Mineral Natural, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí – Você Cidadão do Mundo e NetCopy – Gráfica Digital. O regulamento do Concurso Literário poderá ser conferido na íntegra clicando aqui.
Premiações
A partir de critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do Concurso Literário, serão selecionados os dez melhores contos, entre todos os inscritos do 6º ao 9º anos. Todos os alunos selecionados e seus professores orientadores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast (áudio) para serem veiculadas na programação e nas plataformas de streaming da emissora.
A novidade desta edição fica por conta da premiação para o aluno classificado em 1º lugar, que receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita num curso de Inglês do Yázigi Ijuí, para um período de um ano.
Site com informações
Neste ano, a UNIJUÍ FM também preparou um site para a edição 2020 do Concurso Literário: http://bit.ly/literatura2020. A comunidade escolar poderá usar este endereço eletrônico para ficar por dentro do regulamento, do gênero literário, das datas, critérios de seleção, premiações, etc.. Como a temática deste ano pede aos estudantes que se projetem ficcionalmente no tempo, num enredo utópico ou distópico, o site também apresenta uma aba com dicas de literatura e filmes que tem esta temática, para que sirvam de inspiração na hora da construção das redações.
Todo o processo será online, incluindo a prova. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
A Unijuí oferece um conjunto de Bolsas, Financiamentos e Benefícios para os estudantes neste Vestibular de Inverno 2020. Confira algumas das opções:
Bônus: neste ano de 2020, os estudantes que entrarem no Vestibular de Inverno receberão um bônus especial na matrícula:
Matrícula até 30 de junho
- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuado até o dia 10 de julho;
- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Crédito Universitário Banrisul: tem como finalidade a concessão de financiamento aos estudantes regularmente matriculados em um dos Cursos de Graduação Presencial da Unijuí. Nesta modalidade de financiamento, o estudante pode financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O estudante tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam. É necessário comparecer na Central de Atendimento ao Aluno e retirar a DECLARAÇÃO DE APTIDÃO para levar na agência do Banrisul de sua preferência.
Outras formas de financiamento podem ser consultadas no site, aqui.
Bolsas: Uma bolsa de estudo é um auxílio financeiro fornecido aos estudantes, destinado ao pagamento de mensalidades ou ainda para o incentivo à realização de pesquisas, ou atividades de extensão e cultura, além de Programas como Educação Tutorial (PET), Programa de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Mais detalhes no site, na página de Bolsas e também na página de Outros Benefícios.
Programas Integrados de Formação: são ofertas associadas de cursos de graduação, a partir de suas respectivas diretrizes curriculares nacionais e áreas de conhecimento, visando à excelência acadêmica e a preparação do egresso para atuar em ambientes multiprofissionais e complexos. Os cursos têm mais de 50% de suas cargas horárias integradas a partir da oferta de disciplinas comuns que constituem importantes núcleos de formação básica e profissionalizante para cada um dos Programas.
Educadores: é constituído pelos cursos:
História Licenciatura - Campus Ijuí
Letras: Português e Inglês Licenciatura - Campus Ijuí
Matemática Licenciatura - Campus Ijuí
Educação Física Bacharelado ou Licenciatura - campi Ijuí e Santa Rosa
Pedagogia Licenciatura - campi Ijuí e Santa Rosa
Engenheiros: é constituído pelos cursos:
Engenharia Mecânica Bacharelado - Campus Santa Rosa
Engenharia de Software Bacharelado - Campus Santa Rosa
Engenharia de Produção Bacharelado - Campus Santa Rosa
Engenharia Civil Bacharelado - Campus Santa Rosa
Engenharia Elétrica Bacharelado - Campus Santa Rosa
Gestores: é constituído pelos cursos:
Administração Bacharelado - campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa
Ciências Contábeis Bacharelado - campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa
Para dúvidas e informações sobre todas as opções de bolsas e benefícios ao Vestibular de Inverno, contate 0800 646 7100 ou acesse o chat, no site do processo seletivo.
A Unijuí recebe inscrições, até o dia 06 de julho, ao curso de Especialização em Formação Pedagógica e Docência na Educação Profissional. A proposta trata da formação de professores para atuar na Educação Profissional Técnica de Nível Médio atendendo a oferta da tríade da Educação Básica: formação profissional, aprendizagem e desenvolvimento social. É uma proposta de formação pedagógica docente que possibilita a compreensão do processo de atuação profissional na escola e sala de aula com domínio dos saberes pedagógicos necessários para conduzir os sujeitos no processo da aprendizagem e das competências profissionais de forma criativa, desafiadora, contextualizada, através da mediação, interação e diálogo de conhecimentos de diferentes áreas de saberes e do mundo do trabalho.
Coordenada pelas professoras Julieta Ida Dallepiane (Mestre) e Marta Estela Borgmann (Doutor), o curso observa também que os conhecimentos da base científica e tecnológica da atividade profissional, cultivo dos saberes do mundo do trabalho e saberes pedagógicos são necessários para atuação do professor, assim, a formação deve incluir questões relativas à função social da educação profissional, pois a presença do técnico de nível médio em nossa sociedade torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em razão do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção.
O curso é destinado a profissionais que possuem interesse em aperfeiçoar sua atuação na docência da formação profissional. Será realizado a Distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo que o estudante administra o seu tempo de estudo, respeitando o prazo mínimo de 6 meses e o máximo 24 meses, a contar do ingresso no curso. Para finalizar cada disciplina, o estudante realiza uma avaliação Online, em que será necessário concluir com aprovação todas as disciplinas do curso, para agendar agendar a sistematização presencial, que poderá acontecer em um dos Campus ou Polos da Unijuí.
Mais detalhes e inscrições diretamente na página do curso, no Portal da Unijuí.
Nesta segunda-feira, dia 22, o Corede Noroeste Colonial promoveu debate sobre as perspectivas socioeconômicas em razão da pandemia de covid-19, contando com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica do Rio Grande do Sul, Claudio Leite Gastal, O diálogo foi mediado pelo presidente do Corede, professor Nelson Thesing e pelo ex-presidente e agora coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento da Unijuí, professor Sérgio Allebrandt.
Transmitido abertamente para toda a região, o objetivo foi discutir sobre os desequilíbrios sociais, o estudo, o planejamento e o acompanhamento das ações públicas da região, em prol do desenvolvimento, além de projetar ações que possam minimizar, não só os impactos da pandemia, mas também garantir uma visão a curto e médio prazo, de ações que possam desenvolver a comunidade.
O presidente do Corede, Nelson Thesing, comenta os principais desafios que se colocam neste contexto: “a primeira questão que se coloca, afinal, é: o que o estado do Rio Grande do Sul vai ter de instrumento para auxiliar o desenvolvimento? Que tipo de acesso das políticas públicas pode contar com o apoio do governo federal? Que tipo de diálogo nós vamos estabelecer com nossas administrações municipais e com nossa comunidade? Esse é o primeiro desafio. O segundo desafio que se coloca, é o que efetivamente cada área, cada setor nós podemos começar a trabalhar nas próximas semanas?”, questiona.
Confira o debate na íntegra:
Faça a sua inscrição na página do ExtraVestibular.
A Unijuí abriu processo seletivo para candidatos que estão ou já estiveram no ensino superior, em cursos presenciais ou a distância, e buscam retornar à universidade, trocar de curso ou trocar de instituição. o Extravestibular Unijuí 2020 recebe inscrições até o dia 31 de julho.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Extravestibular é uma oportunidade de novos alunos virem para os cursos da Unijuí ou de alunos que trancaram o estudo pedirem o reingresso, seja no mesmo ou em outro curso. “O diferencial que temos nesse ano é que esse alunos, novos ou de reingresso, tem direito ao bônus que está sendo ofertado neste semestre”, observa.
Sistemas de bônus:
Matrícula até 30 de junho
- Bônus de 18% , para pagamento da parcela do mês de julho, efetuado até o dia 10 de julho;
- Bônus de 13% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 de agosto;
Bônus 6%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 10 do mês de julho.
Matrículas até 31 de julho
- Bônus de 11% para pagamento da parcela do mês de agosto, efetuado até o dia 07 do mês de agosto
- Bônus 4%, para pagamento à vista do semestre, efetuado até o dia 21 do mês de agosto.
Confira todas as opções de ingresso Extravestibular:
Diplomados em curso superior: Estudantes diplomados em curso de Nível Superior.
Reingresso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade.
Reingresso com transferência de curso: Estudantes que interromperam seus estudos na UNIJUÍ e pretendem retornar para outro curso, campus ou modalidade.
Transferência Externa: Estudantes de outras instituições de ensino superior que desejam se transferir para a UNIJUÍ.
Transferência Interna: Estudantes regularmente matriculados na UNIJUÍ que desejam transferência interna de curso, de modalidade ou de campus.
Ingresso Especial: Interessados em realizar uma ou mais disciplinas para antecipar estudos a serem aproveitados logo após a realização do concurso vestibular, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. Ou, ainda, para fins culturais ou de atualização profissional.
Confira todos os detalhes na página do ExtraVestibular.
Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, vimos informar aos estudantes da Unijuí o que segue:
A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais;
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou o retorno presencial imediato tão somente dos estágios e das atividades práticas de laboratório de ensino e pesquisa, exigindo o cumprimento de uma série de medidas preventivas. Diante disso, a Universidade está organizando o retorno exclusivamente destas atividades, a partir da avaliação e definição da coordenação e Núcleo Docente Estruturante de cada curso de graduação.
Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daquelescursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.
Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.
A comunicação aos estudantes com indicação de quais turmas com atividades práticas e estágios retornarão imediatamente ou no decorrer do segundo semestre, assim como do dia e do turno de cada atividade, será realizada a partir da secretaria de cada curso de graduação.
Ratificamos nosso compromisso em cumprir a carga horária de estágios e de atividades práticas de todas as disciplinas ofertadas neste 1º semestre de 2020, com o uso de meios e tecnologias digitais e informação/ comunicação ou de forma presencial. Neste sentido, informamos que o MEC delegou à universidade a avaliação e decisão das substituições cabíveis, sendo que é o que estamos fazendo a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.
Quanto ao programa de bônus concedido na rematrícula para o 2º semestre (Resolução Conselho Diretor da FIDENE nº 03/2020), salientamos que foi levado em consideração a economia da universidade projetada até o mês de setembro, mesmo ratificando nossa expectativa de retornar presencialmente em meados de agosto.
Por fim, conclamamos a todos para individualmente seguir em frente e coletivamente perseverarmos no esforço rigoroso e comprometido com as medidas de segurança e distanciamento em nossos municípios. Sigamos firmes e continuamos à disposição de todos por meio dos nossos canais de comunicação para apoiá-los nas dificuldades encontradas. Os espaços da universidade continuam vazios, mas esperamos que possamos voltar a nos rever e compartilhá-los o mais breve possível. Lembrem, não podemos abandonar nossos sonhos; vamos enfrentar os desafios que nos fortalecem.
A Cia Cadagy está recebendo doações de materiais diversos para a produção de um novo espetáculo. Estão sendo aceitos cintos, fivelas, malas, pulseiras, bijuterias no geral nos seguintes pontos de coleta: Literatus, Maria Canela, Loja Oriente-se e no Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí.
Este novo espetáculo, que será intitulado “HEKATON” e está em fase de produção, será inspirado na estética dos filmes Mad Max, clássicos estrelados por Mel Gibson e que estão sendo revisitados com novos filmes pelo diretor George Miller.
A Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento é um projeto que valoriza a arte e a cultura, vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – FIDENE e composto por estudantes da Instituição e comunidade externa. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional através de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades.
O programa de qualificação de potenciais empreendedores, remodelado neste semestre, conduzido pela pós-doutoranda Gloria Charão Ferreira, teve seus encontros online e buscou habilitar os interessados em empreender a desenvolver a compreensão dos processos que sustentam a inovação, e a criatividade na proposição de soluções estratégicas e inovadoras nas suas áreas de atuação.
Para finalizar a etapa de preparação, os participantes fizeram apresentação de Pitchs para os consultores Rodrigo Machado Fraga e Leonice Parnoff, momento em que receberam sugestões de melhoria e recomendações técnicas, objetivando à submissão da ideia ao edital de seleção para incubação, que ocorrerá em agosto e se encontra disponível no site da Criatec. Foram apresentados os Pitchs das seguintes ideias: Supimpa, B2@ marketing digital, Grook e Gunas. O programa é aberto aos interessados em empreender e tem duas edições anuais essa edição contou com 18 participantes.
Para fazer o fechamento dos encontro também aconteceu uma palestra com tema Design Thinking, proferida por Rodrigo Romão, diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital da UFRN - Natal/RN, que, por meio de uma abordagem dinâmica e colaborativa, apresentou aos participantes os princípios da ferramenta e sua aplicabilidade no contexto do ambiente de negócios na atualidade.
Para a nova turma, as inscrições serão abertas em agosto. Mais informações no site www.criatecunijui.com.br.



Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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