Evento vai discutir os principais pontos de atenção nas áreas epidemiológica, pedagógica e jurídica
Nos últimos meses, escolas e instituições de ensino superior vêm se desdobrando para que a educação não pare durante a pandemia. E se a nova rotina mudou a forma de educar, é importante refletir sobre como será o novo futuro educacional. Pensando nisso, Crub, Abiee, Abruc, Abruem, Acafe, Andifes, Anec, Anup, Comung e Forcom vão promover o Enfrentamento à Covid-19: horizontes da Educação.
Será uma série de webinars para levar informações atualizadas e novas perspectivas que vão ajudar reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico a se preparem para a volta à presencialidade. O evento ocorre de 22 a 24 de junho, com a participação de nomes nacionais e internacionais, e vai discutir os principais pontos de atenção nas áreas epidemiológica, pedagógica e jurídica.
As inscrições são gratuitas. Para mais informações e participar do evento, acesse o nosso site: https://bit.ly/Horizontes_Educacao
Confira portarias que regulamentam atividades acadêmicas da FIDENE/UNIJUÍ enquanto durar a pandemia da covid-19:
Resolução AUTORIZA “ad referendum” da plenária do CONSU, em caráter excepcional, a substituição das aulas presenciais em andamento no primeiro semestre de2020, por aulas que utilizem meios e tecnologias digitais por um período de trinta dias, atendendo ao disposto da Portaria MEC nº 343 e também visando primar pelo cumprimento do calendário acadêmico sem prejuízos aos estudantes, professores e técnicos-administrativos e de apoio durante a pandemia do novo coronavírus - COVID-19 instalado no país. Leia o documento clicando aqui.
Outra resolução do o Consu autoriza, de forma extraordinária, enquanto perdurar a pandemia COVID-19, aplicar a sistematização para as disciplinas na modalidade presencial e a distância de modo online. Confira na íntegra a resolução.
Além disso, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão também regulamenta aulas, atividades, bancas e outras situações. Clique aqui para ler o despacho na íntegra.
A AGIT está com o Edital aberto para seleção de pessoas jurídicas e seus respectivos consultores para integrar o cadastro de prestadores de serviços de consultoria técnica e instrutória do Programa Sebraetec, que tem o objetivo de ampliar o acesso de micro e pequenas empresas à inovação e tecnologia.
Os interessados devem efetuar a inscrição pelo e-mail sebraetec@unijui.edu.br, vinculado ao escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação e Tecnologia - AGIT. Confira o edital na íntegra no site da Unijuí. Confira também as informações do Programa no site do Sebrae.
Microempreendedor Individual - MEI: Para ser enquadrado como microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Microempresa - ME: categoria empresarial intermediária entre o MEI e a EPP (Empresa de Pequeno Porte), com possibilidade de faturamento anual acima de R$ 81.000,00 até R$ 360.000,00, número reduzido de empregados, entre outras características, também são recepcionadas pelo Sebrae com soluções adequadas ao seu nível de maturidade empresarial.
Empresa de Pequeno Porte – EPP: são empresas cujo faturamento excede o limite das microempresas, podendo chegar até R$ 4.800.000,00, normalmente estão em um nível de gestão já avançado, demandando soluções mais aprofundadas para atendê-las.
Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação: Design, Produtividades, Propriedade Intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Serviços Digitais.
Nesta quarta-feira, dia 17 de junho, as funcionárias do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Unijuí, Fabrina Faganello e Marcella Wolff Klatt, realizaram a doação dos uniformes usados e sem condições de reaproveitamento para o Grupo de Senhoras Voluntárias do HCI. Em função da situação atual, o grupo não está se encontrando, porém, as peças foram entregues para a arquiteta Raquel Radaelli, que vai encaminhar para as voluntárias realizarem as atividades de casa. Estas peças serão desmanchadas e transformadas em novas peças e mantas para doação.
Segundo o HCI, fundado em 1993, o grupo realiza trabalho comunitário, confeccionando roupas que são doadas para as crianças de baixa renda internadas na Pediatria, Maternidade UTI Neonatal e Pediátrica e Berçário do Hospital de Caridade de Ijuí. Elas fazem pequenos enxovais de bebês para as futuras mães que não possuem recursos de tê-los. Também preparam curativos para as unidades cirúrgicas. No estoque de roupas confeccionadas pelas voluntárias para doações, encontram-se camisetas, calças, bermudas, casacos, moletons, meias e sapatos de lã, calçados, fraldas, lençóis, mantos, cobertores e acolchoados.
O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Cisa, efetuou a entrega à Fidene/Unijuí de equipamento para a realização de testes de covid-19. Trata-se de um Termociclador para teste PCR, importado dos Estados Unidos, para detectar a fase aguda da doença, ou seja, se a pessoa está com o vírus presente no corpo. O equipamento será utilizado no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade (Unilab). A previsão é de que o trabalho seja iniciado na primeira semana de julho, após adequações no Laboratório e treinamento da equipe responsável.
Segundo o Cisa, o investimento realizado por parte dos municípios associados foi de aproximadamente R$ 220 mil e, em contrapartida, a Unijuí está executando obras de adequação para a instalação desse equipamento em sua estrutura física, compra de equipamentos e ampliação da equipe técnica do laboratório. O processamento será inicialmente exclusivo para os exames do tipo PCR, atendendo aos 41 municípios associados. O equipamento possibilitará a realização de 30 análises por dia e cerca de 10 técnicos irão receber a capacitação para operacionalizar a máquina. Ainda de acordo com o Cisa, existe a possibilidade de ser adquirido um equipamento extrator de RNA, que poderá aumentar para até 100 testes diários.
O ato de entrega, realizado na manhã de quarta-feira, dia 17 de junho, foi presidido pelo presidente da entidade, Celso José Dal Cero, prefeito de Vista Gaúcha/RS; e do vice-presidente, Eduardo Buzzatti, prefeito de Pejuçara/RS, contando com a presença da diretora executiva do Cisa, Elizabete Rolim, bem como representantes da Unijuí, o Vice-Reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg; a professora Bruna Comparsi, coordenadora do Curso de Biomedicina; e o professor Matias Frizzo, coordenador do Unilab; além da presença do prefeito de Ijuí, Valdir Heck. Também participaram do ato de entrega as seguintes autoridades: Eder Both, prefeito de Chiapetta, Valmir Land, prefeito de Condor, além do Departamento Jurídico do Consórcio, Drs. Gilberto Scapini e John Régis Gemelli dos Santos.





A língua não é uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam com o decorrer do tempo e o processo em si nunca para. Ou seja, a mudança linguística é universal, contínua e dinâmica, embora apresente certas regularidades. Segundo o professor Leandro Moura, essa é a concepção utilizada nas aulas de Português da turma C61 da EFA, que passa pelo estudo das Variações Linguísticas no Brasil. Este conteúdo, previsto para o 6º ano do Ensino Fundamental, traz consigo o desafio de compreender a língua materna a partir de suas variedades culturais, geográficas, históricas e estilísticas.
Por meio do aplicativo localingual.com foi possível que os estudantes vivenciassem a forma como o português é falado nas diferentes regiões do país, através de um mapa interativo que fornece gravações feitas por falantes nativos. Para explorar clique em https://localingual.com/?ISO=BR&Region=BRA-612✅em seguida selecione a região/cidade e clique em Listen to voices from region.
Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, as aulas online tem gerado bons frutos até então. Segundo ela é gratificante ver novas ferramentas e metodologias serem usadas no dia a dia, facilitando a aprendizagem e tornando o conteúdo cada vez mais atrativo para os estudantes.
Com o objetivo de proporcionar uma visão atual sobre a atuação das pequenas e médias empresas nas Redes Sociais, orientando sobre a necessidade de planejamento para a estruturação de uma presença digital adequada ao negócio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de junho, na página do curso, sendo que ele ocorrerá, de forma online, no próximo dia 24 de junho.
Este curso de Qualificação irá capacitar os empresários e profissionais sobre o tema, demonstrando que, por meio de planejamento, é possível criar uma boa reputação digital das empresas nas Redes Sociais, aproveitando as oportunidades para relacionar-se com os clientes, ampliar a visibilidade da marca e converter resultados em vendas. O conteúdo do curso compreende assunto como:
Redes Sociais: como, quando e por que usar no meu negócio?
O perfil do novo consumidor;
Gestão e produção de Conteúdo para Redes Sociais;
Planejamento para redes sociais;
Gerenciamento de Crises;
Noções básicas de Marketing Digital (Anúncios, Engajamento, Monitoramento, Análise de Resultados);
Relacionamento com clientes.
Será ministrado por Aline de Mattos, mestra em Desenvolvimento Regional – UNIJUÍ; Especialista em Docência do Ensino Superior – UNICEN (Primavera do Leste, MT); graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – UNIJUÍ. É docente em cursos de Pós-Graduação, Graduação, Técnicos e Treinamentos Corporativos nas áreas de Comunicação, Marketing e Mídias Sociais, Liderança, Vendas e Empreendedorismo. Também possui experiência de mais de 15 anos em instituições de ensino, empresas e cooperativas nas áreas de comunicação, marketing e vendas.
A Unijuí, Universidade regional com mais de 60 anos de tradição no noroeste gaúcho, oferece diversos cursos de graduação presencial em seus Campi, procurando atender as demandas regionais por profissionais e contribuir com o desenvolvimento por meio da educação. Confira a seguir as ofertas de cursos para o campus Santa Rosa.
Mais informações, dúvidas e inscrições, podem ser realizadas pela página do Vestibular.
Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. Saiba Mais.
Prepara você para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais. Saiba mais.
Prepara você para a prática jurídica com domínio dos fundamentos, da evolução e do conteúdo do ordenamento jurídico vigente; para a compreensão do fenômeno jurídico e as transformações sociais, culturais, econômicas, éticas, morais, etc; para compreender os problemas de seu tempo e de seu espaço jurídico-social e seu envolvimento para construção efetiva da cidadania; para comprometer-se com o desenvolvimento de uma cultura jurídica crítica, capaz de construir um direito libertador e influir decisivamente na construção de uma nova ordem social. Saiba Mais.
O curso prepara você para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, bem como, para realizar a gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas. Também, no planejamento e condução de projetos de iniciação esportiva em diferentes espaços sociais e com diferentes grupos populacionais. Licenciatura e Bacharelado.
Prepara você para atuar com projeto, execução e fiscalização de edificações residenciais e comerciais, instalações industriais e rurais, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; etc, com qualidade, segurança, funcionalidade, conforto e economia. Saiba Mais.
Forma Engenheiros de Produção com sólido embasamento científico-conceitual, matemático, tecnológico, econômico e social, com competências técnicas para analisar, avaliar, projetar, otimizar e gerenciar sistemas de produção de bens e serviços de forma empreendedora, crítico-reflexiva, proativa, criativa e inovadora; associadas às competências comportamentais de postura ética, cidadã e sustentável, com responsabilidade social, política e ambiental. Saiba Mais.
Softwares e aplicativos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Vivemos cada vez mais conectados e integrados às mídias digitais, por meio de diferentes tecnologias. Neste contexto, o (a) Engenheiro (a) de Software é cada vez mais requisitado para a tomada de decisões e, principalmente, para determinar a inovação da infraestrutura de software dos sistemas de computação. Com a Quarta Revolução Industrial e com o avanço da Internet das Coisas é imprescindível a presença deste profissional para a escolha de técnicas e ferramentas apropriadas ao planejamento de cada sistema. Saiba Mais.
Prepara você para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Com consultoria nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética e, ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial. Saiba Mais.
Prepara você para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, você é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade. Saiba mais.
Prepara você para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão dos processos educativos e, no ensino médio. Para compreender, organizar e conduzir os processos pedagógicos nas instituições educacionais, atentos às diferentes posições subjetivas de uma criança, de um adolescente e de um adulto, que constituem-se a partir de suas relações com o meio e com as pessoas com as quais convivem no contexto educacional em que se inserem. Saiba mais.
Prepara você para intervir no campo da saúde mental, tanto clinicamente, quanto nos aspectos que envolvem as questões organizacionais, de saúde mental no trabalho, os processos educacionais e sociais, a fim de que possa desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde, e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades. Saiba Mais.












Todo o processo será online, incluindo a prova, uma novidade adotada para garantir segurança em razão da pandemia de Coronavírus. As inscrições encerram no dia 03 de agosto, na página do Vestibular. Acesse e confira os detalhes.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, para realizar a prova os candidatos devem se inscrever pelo site da Unijuí, e, após a sua inscrição, serão disponibilizadas 48 horas para a realização da prova, que será uma redação. O tema da redação será sorteado pelo próprio site, a partir de um banco de temas.
As vagas para os cursos variam, pois serão vagas complementares ao Vestibular de Verão, com exceção do curso de Agronomia, que oferta para o noturno 30 vagas. Já o curso de Medicina não terá vestibular de inverno, já que no Vestibular de Verão foram preenchidas as 50 vagas.
Posteriormente, a matrícula também poderá ser realizada de forma online. Para aqueles que pretendem conhecer a estrutura da Universidade, ou que preferem dialogar pessoalmente, poderão realizar a matrícula de forma presencial, com agendamento. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat que será disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
A aula de Português da turma C71 da EFA, na segunda feira, 08/06, iniciou com a sala cheia de convidados especiais. Lá estavam: o Theo (Caetano), a Branca (Gabrielli Monteiro), o Luke (João Lacorth), o Floquinho ( Bruno), o Toby (Gabriel), a Cacau (Júlia), a Bombom (Arthur Hartmann), a Lilica ( Milena), o Max (João Feller), o Vince (Nícolas), a Capivara (Renan), a Luna (Ana), a Cacau (Gustavo), a Pou (Bianca), o Flocos (Rafaela), a Smile (Bernardo), o Thor (Joana), a Kuki (Pedro), a Chica (Cristiano Ronaldo), o Pingo (Arthur Copetti), o Luki (Eduardo), o Ted (Eduarda), a Cacau (Samantha), a Lua (Gabrieli Santana), Sandy (Luis Felipe)
Toda esta galera PET foi apresentada à turma, através de seus tutores. São bichinhos de estimação que fazem a vida dos meninos e das meninas do sétimo ano muito mais alegre, cheia de traquinagens, diversão e muito amor.
Há pelo menos quatro encontros, as aulas de Português têm trazido a discussão sobre o cuidado com a vida e, especialmente a vida animal. Leituras informativas, inseridas em notícias e reportagens, revelaram algumas tristes realidades de descuido para com animais de pequeno porte, nos conta a professora Rosana Barros, responsável por este projeto. Ela destaca que esta organização didática tomou uma proporção maior do que a esperada, pois os/as alunos/as se envolveram emocionalmente com o tema.
Os estudantes, bastante compenetrados, leem os materiais propostos e, a partir destes textos, realizam debates, em específico, sobre como conscientizar a população para não haver maus tratos a seres tão indefesos quanto gatos, cachorros, coelhos, tartarugas, calopsitas e vários outros. Impressiona, segundo Rosana, a maturidade com a qual demonstram sua indignação por quem é capaz de maltratar a vida, principalmente indefesa. Todos têm muito evidente que este é um crime. Além disso, buscam conhecer o trabalho de ONGs e de como é possível colaborar para que a comunidade PET tenha acesso a um lar e cuidados com alimentação, carinho e todo o aporte veterinário.
A escolha por este tema veio porque, a cada aula online, sempre apareciam os bichanos na tela, causando um alvoroço bom, conta a professora. Bastava iniciar o meet que, a qualquer momento da aula desfilavam, entre as crianças, gatos, cachorros, até um coelho e uma calopsita, daí a ideia em trazê-los para a sala de aula efetivamente e inserir as aprendizagens específicas do componente curricular aos interesses comuns. Fiquei muito impressionada ao questionar sobre quantos teriam um animal de estimação em casa e obter cem por cento de resposta afirmativa, como poderia desperdiçar este dado?, informa a professora, revelando-se animada.
Nesta semana, ao apresentarem seus estimados amiguinhos, cada um/uma usou e extrapolou de adjetivos e advérbios que construíram descrições recheadas de caracterizações e que demonstraram a importância destas vidas às famílias dos alunos da turma C71 da EFA. Na sequência, haverá produção textual de gêneros variados, incluindo-se notícias amplas, reportagens, crônicas e narrativas. Além disso, os estudantes organizaram seu “MURALNIMAL”, onde serão expostas fotos registrando momentos do dia a dia entre os pré-adolescentes, seus amigos PET e sua convivência familiar, nas suas residências.
Comunidade é convidada a integrar a exposição, a partir de registros fotográficos realizados durante o período de isolamento social.
Buscando formas de engajar ainda mais a comunidade com as atividades do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), foi lançado o projeto “Além da Janela”. A ideia é convidar as pessoas a compartilharem por fotografia a paisagem que visualizam, além das suas janelas, durante este período de distanciamento social. Futuramente esse material será preservado no acervo, como uma forma de registro histórico.
Quem quiser participar deve enviar seu material até o dia 30 de junho de 2020. Após a data, serão selecionadas as imagens para compor a galeria virtual. As fotos serão disponibilizadas, ao longo das semanas, nas redes sociais do Museu no Facebook (https://www.facebook.com/MADPUNIJUI/) e no Instagram (@museumadp)
Sobre os critérios de seleção: a fotografia enviada deverá estar no formato horizontal e ser de uma paisagem de Ijuí, sendo considerado como critério de seleção apenas a qualidade do documento produzido e a adequação à proposta. Para participar você deve enviar a sua fotografia para o e-mail madp@unijui.edu.br, descrevendo o conteúdo: título da imagem, local, data e autoria; bem como deverá ser preenchido e enviado no mesmo e-mail, um termo de cessão, disponibilizando o uso total para divulgação nas redes do Museu. O termo pode ser acessado no seguinte link: https://bit.ly/ExposiçãoMADP. Participe mostrando o que você visualiza além da sua janela, neste período de isolamento social.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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