Com a pandemia, tanto os grupos culturais da Universidade (Coral e Cadagy), quanto o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) e a Rádio Unijuí FM estão usando recursos online para manter a conexão com o público.
Cena do Programa apresentado pela Cia Cadagy
O setor artístico é um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Com a necessidade de evitar aglomerações, não foi mais possível realizar eventos culturais, exposições ou apresentações artísticas. Sendo assim, foi preciso que os movimentos culturais se reinventassem. De acordo com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, frente a esta situação particular que estamos vivendo com o distanciamento social, os grupos se desafiaram a entregar produtos culturais nos suportes com os quais podemos interagir, que são as mídias sociais. “Então estão sendo feitos produtos de alta qualidade, que expressam muito do que é trabalhado em condições normais. Além de serem importantes instrumentos para os estudantes participantes de diversificação da linguagem artística, os grupos culturais estão ofertando também para a comunidade mais oportunidade de acesso à cultura”, ressalta o professor.
Na Unijuí, a opção foi investir em atividades que pudessem chegar ao público de forma virtual. O Museu, por exemplo, disponibilizou uma visita virtual aos seus espaços expositivos. Em sua fanpage facebook.com.br/madpunijui foi realizada uma série de postagens, disponibilizando visitas virtuais com a demonstração dos espaços expositivos, divididos por núcleos, com a finalidade de aproximar o visitante ao Museu sem sair de casa. O Museu também foi quem iniciou a série de programas Unijuí Cultura, que está indo ao ar aos domingos na página da Unijuí no Facebook.
O Coral Unijuí apresentou na série de programas uma apresentação realizada em 2017 no campus Santa Rosa, com a participação da Orquestra Violões Santa Rosa e Orquesta Jovem Santa Rosa. Além disso, está realizando ensaios online e iniciará uma série de apresentações de covers de seus coralistas no canal do IGTV de seu instagram @coralunijui.
A Cia Cadagy - Corpo em Movimento, por sua vez, apresentou cenas do espetáculo Bun. A companhia que mescla dança, arte circense e teatro, também ensinou ao público no programa passos de dança, maquiagem artística, como fazer bandeirinhas e também como pular cordas, atividades que podem ser feitas em casa neste período de isolamento social. O grupo também continua com atividades a distância, preparando seu novo espetáculo, que está sendo apresentado, no momento, em forma de quadrinhos nas redes sociais.
A Rádio Unijuí FM será tema do próximo programa, que irá reprisar trechos da live realizada no dia 30 de abril, com artistas locais. A “Live com Café” contou com a presença de professores, estudantes e músicos da cena local, entre eles Helena Sala e Regina Bólico, Marcos Diaz, Mateus Fornasier, Felipe Oliveski (Nani) e Caetana e Roberto Bones. Todos os artistas fizeram versões acústicas, num repertório com músicas de gêneros variados. O programa vai ao ar no próximo domingo, dia 11/05, a partir das 15h, na página da Unijuí no Facebook.
Em atenção aos decretos publicados pelo Estado e pelos municípios da região de abrangência da FIDENE/UNIJUÍ nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa as novas medidas especificamente no que diz respeito a espaços de atendimento à comunidade:
1 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br.
2 - A Unijuí, por meio de seus canais institucionais nas redes sociais, está proporcionando uma Rede de Ajuda online aos acadêmicos que tiverem dúvidas na realização das atividades das disciplinas de graduação e pós-graduação.
3 - A Unijuí Saúde, que realiza atendimento à comunidade externa, em acordo com as normas para prevenção ao coronavírus, retornou suas atividades no dia 27/04/2020. Para informações contate: (55) 3332-0204.
4 - O Hospital Veterinário retornou seus atendimentos normalmente, mantendo todos os cuidados necessários à prevenção da COVID 19.
5 - O Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) mantém atendimento normal, cuidando e monitorando o acúmulo de pessoas. Para informações contate: unilab@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0554 ou Ramal: 3216.
6 - A Farmácia Escola está atendendo normalmente, no turno da tarde, produzindo, inclusive álcool gel, produto recomendado para a higienização das mãos. Para informações e encomendas, contate: faruniversitaria@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0518 ou Ramal: 3213.
7 - A Central Analítica está atendendo normalmente. Para informações contate: centralanalitica@unijui.edu.br ou ligue (55) 3332-0442.
8 - O Biotério mantém o funcionamento normal das atividades.
9 - A Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia está atendendo normalmente. Informações pelo telefone (55) 3332-0627 ou 3332-0200, Ramal: 3312 ou WhatsApp (55) 99149-9555 ou ainda pelo e-mail cra@unijui.edu.br.
10 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.
11 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público, porém com atendimento on line pelo e-mail madppesquisa@unijui.edu.br
A FIDENE/UNIJUÍ entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federal, estadual e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a FIDENE/UNIJUÍ enxerga este momento também como sendo de aprendizado.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Confira mais informações sobre as diretrizes da universidade em tempos de coronavírus: https://www.unijui.edu.br/comunica/coronavirus/33477-nota-oficial-fidene-08-unijui-radio-unijui-fm-museu-efa
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Desde o mês de março, a Unijuí conta com um serviço para informar os professores e estudantes sobre os editais de fomento à pesquisa e inovação disponíveis no país. O Boletim de Editais da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), por meio do Núcleo de Assessoramento de Projetos, é enviado por e-mail, bastando se cadastrar, neste link, para receber estas informações atualizadas todos os meses.
Segundo a AGIT, o Boletim de Editais tem o objetivo de apresentar as principais oportunidades de fomento reembolsáveis e não reembolsáveis e incentivar a participação de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empresas, com propostas para o desenvolvimento de projetos e produtos em parceria.
Nesta plataforma são divulgados editais da Fapergs, CNPq, Capes, Finep, entre outras agências e iniciativas de fomento, também são disponibilizados links de premiações nas mais diversas áreas do conhecimento.
Faça o cadastro no site da Universidade, acessando este link.
O Núcleo de Assessoramento de Projetos (NUAP), setor vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia–AGIT, tem como objetivos institucionais apoiar as ações que visam captar recursos com o objetivo de financiar os programas e projetos institucionais, auxiliar na construção de estratégias que promovam parcerias e contribuir para a qualificação da pesquisa e extensão institucional. Gerencia, amplia e capta recursos junto a órgãos de fomento regionais, nacionais e internacionais. Assessora na elaboração de projetos dos professores/pesquisadores, servindo de suporte técnico, visando encaminhá-los aos órgãos de fomento. Acompanha a execução financeira do projeto até a prestação de contas junto aos órgãos competentes.
Com o objetivo de proporcionar formação para o desempenho de atividades de Pesquisa e Extensão na Unijuí, foi realizado, no fim da tarde desta quarta-feira, o segundo ciclo de Formação neste primeiro semestre de 2020. O encontro, que foi realizado de forma online em razão da pandemia da covid-19, tratou dos temas “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e “Agenda 2030”, tendo como facilitadores os professores do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade, Ana Paula Baggeti Zeifert e Daniel Cenci. A formação também contou com a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.
Participaram do encontro estudantes, professores e técnicos-administrativos envolvidos com projetos de Pesquisa e de Extensão, com ou sem bolsa de iniciação científica, tecnológica ou de extensão na Unijuí.
Os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta, sendo elas:
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Confira os detalhes das propostas no site da ONU.
A Agenda 2030 também engloba estes 17 Objetivos, sendo, de acordo com a ONU, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. “Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável”, observa o comunicado da Organização. Saiba mais sobre a Agenda 2030 clicando aqui.
Os temas estarão em evidência no Salão do Conhecimento deste ano, que será realizado no segundo semestre. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento.
O estudante do curso de Administração da Unijuí, modalidade EaD, Marcelo Thomas, acredita que o curso o mantém em constante aprendizado: “as aulas são bem didáticas, consigo extrair o conhecimento necessário e colocar ele em prática no dia a dia”. A qualidade do ensino a distância da Unijuí é comprovada pelo depoimento de estudantes.
Para além disso, alguns números são importantes também, pois a Unijuí possui mais de 60 anos de atuação no ensino superior na Região Noroeste do Estado. Ao longo dessa trajetória, foram mais de 40 mil profissionais formados com competência técnica para atuarem no mercado de trabalho. Esses números colaboram para o conceito 4 da Unijuí, de um total de 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que é considerado muito bom.
A Universidade possui, ainda, 95% do corpo docente formado por professores mestres e doutores, que são responsáveis pelas aulas a distância e pelo acompanhamento dos estudantes ao longo dos módulos. Os estudantes também têm acesso aos mais de 490 ambientes de ensino nos quatro campi, Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.
Nesta modalidade a Unijuí oferta 15 cursos de graduação nas áreas de gestão e educação, que estão com inscrições abertas até 29 de maio. Acesse www.unijui.edu.br/ead e confira datas, possibilidades e benefícios de estudar na Unijuí.
A Unijuí oferece aos estudantes em idade escolar o MathGo, um aplicativo que ensina matemática de forma interativa. Com a ampliação do período sem aulas presenciais, em razão da pandemia de Coronavírus, esta pode ser uma boa opção para aliar ensino e lazer. É um aplicativo livre que possui aproximadamente 2.000 questões sobre os diferentes conteúdos abordados nesta área do conhecimento. Acesse mathgo.com.br e experimente!
Voltado a alunos do ensino fundamental (séries finais) e ensino médio, o app permite estudar em casa, simular competições e aprender matemática jogando com conteúdos aplicados em sala de aula nas escolas e também questões de vestibulares aos estudantes de ensino médio. Segundo a professora Bárbara Gündel Mendonça, coordenadora do Projeto de Extensão AppGo, responsável pelo aplicativo, ele pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador com acesso à internet, é totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática, basta selecionar uma área da matemática e jogar.
O MathGo foi criado no projeto de extensão Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), e integra atualmente o Projeto de Extensão AppGo, que tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. Neste sentido, também está em desenvolvimento um aplicativo semelhante para o ensino de Língua Portuguesa, o PortGo, conta a professora Bárbara, que é vinculada ao curso de Design da Universidade, ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Na imagem a captura de uma das telas do aplicativo.
O Projeto AppGo se propõe a desenvolver ações de forma colaborativa entre os professores das escolas, da universidade, e também dos acadêmicos dos cursos de graduação. A utilização de softwares educacionais considera o professor como participante ativo na produção dos respectivos materiais didáticos e pedagógicos, de acordo com suas necessidades em sala de aula.
O novo Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição recebeu nesta segunda-feira, 04, os últimos ajustes antes de estar apto para receber as atividades práticas dos cursos. A adequação envolveu a obra para dois novos espaços que foram modelados para os estudantes: o Laboratório de Dietética e a Cozinha Fria e Quente.
Os equipamentos utilizados são Cozinhas Profissionais Tramontina, que, segundo Leonardo Lampert, representante da marca, são fundamentadas no conhecimento de profissionais que atuam no mercado italiano e internacional há 30 anos, com equipamentos de alta tecnologia, combinada com resistência e facilidade de manuseio para facilitar ao máximo o trabalho, garantindo também uma limpeza rápida e eficaz, seguindo todas as normas higiênico-sanitárias em vigor no Brasil e na Europa.
Confira em imagens como ficou o Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição:
















Conheça mais sobre os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí no Portal da Universidade.
No Brasil, aproximadamente 360 mil bebês nascem prematuros por ano, o que representa 12% do total de nascidos vivos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. A prematuridade, isto é, quando o parto ocorre antes da gestação completar 37 semanas, é considerada uma das principais causas de morte em crianças brasileiras nos primeiros cinco anos de vida (RBE, 2017).
Em Ijuí, o percentual de nascimentos prematuros é o mesmo da média nacional. Com o intuito de educar a população sobre o assunto, o “Projeto Prematuros: prevenção, apoio e cuidado” reúne estudantes e professores da Unijuí no desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, englobando os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia.
O projeto de extensão iniciou as atividades em 2020 e terá atuação nos próximos dois anos no município, por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Municipal de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal. Devido ao período de isolamento, a equipe está na etapa de confecção dos materiais didáticos, que futuramente serão utilizados pelos bolsistas e entregues para as famílias participantes do projeto.
Serão produzidas cartilhas, vídeos ilustrativos e demonstrativos dos principais cuidados que as famílias devem ter com o bebê e materiais com orientações gerais. Em um primeiro momento, o grupo irá atuar na Unidade Básica de Saúde do Centro de Ijuí, que, em função de seu índice populacional, é a unidade do município com maior prevalência de prematuros.
O projeto tem como objetivo incorporar, junto aos profissionais da saúde, ações e estratégias voltadas à prevenção da prematuridade, bem como atividades educativas para o cuidado do prematuro após a alta hospitalar. Além disso, irá acompanhar as famílias e o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês, encaminhando-os para estimulação psicomotora quando necessário.
A professora Simone Zeni Strassburguer, coordenadora do projeto, destaca a importância de realizar esse acompanhamento e intervir de forma precoce sempre quando observada alguma intercorrência relacionada ao desenvolvimento do prematuro, visando prevenir futuras complicações.
“Assim que retornarmos do isolamento, iremos nos reunir com a equipe da unidade para efetivamente iniciar as visitas domiciliares às gestantes e famílias com bebês prematuros”, relata a professora Simone. Esse acompanhamento se dará no tempo de vigência do projeto, até o final de 2021. No próximo ano, o grupo irá preconizar a formação e capacitação da equipe de saúde para a temática da prematuridade. “Estamos ávidos e ansiosos para iniciarmos o trabalho de campo do Projeto Prematuros”, garante a coordenadora.
As ações desenvolvidas também podem ser acompanhadas pelo Facebook e Instagram do projeto, que trazem dicas de prevenção e informações à comunidade.
Com a crise da Covid-19 a economia do mundo inteiro foi afetada. Diante disso, a Unijuí realizou, na última semana do mês de abril, discussões para traçar cenários, projetar alternativas e envolver a comunidade regional neste importante debate.
Na tarde de segunda-feira, dia 27 de abril, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, promoveu, de forma online, a palestra "O Pós-Crise do Covid19", realizada pelo professor doutor Adelar Baggio. Mais de 100 pessoas participaram do Hangout, inclusive com participações da Bolívia e da Espanha.
Entre os temas abordados destaca-se: liderança para a nova economia, o líder deve saber compartilhar responsabilidades, ouvir as pessoas, constituir estruturas de poder mais horizontais, ter preocupação com a sustentabilidade do planeta e das pessoas. "Organizações estão divididas em decadentes e emergentes, então, cada indivíduo deve olhar para dentro de si e de sua organização, para se fazer essa pergunta e com as respostas elaborar o seu planejamento estratégico, começando pela matriz de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas. Os planejamento nesse momento deve ser focado em curto prazo, sem deixar de olhar para o futuro, afinal, a clareza de onde se pretende chegar ajuda a motivar o dia a dia das pessoas nas organizações", observou o palestrante.
Na noite desta quarta-feira, dia 29, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, foi realizado o Painel Online Empreender em tempos de Covid-19, com mediação das professoras Fernanda Pasqualini e Marisandra Casali. Como painelistas, participaram o gerente sênior de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) e Industrial da Bruning Tecnometal de Panambi, Daniel Pottker, a sócia-proprietária da Daronco Materiais de Construções de Cruz Alta, Edimara Daronco, e o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí, Maiquel Kelm.
Em sua fala, Maiquel trabalhou sobre as mudanças, destacando o momento atual, suas possíveis consequências e maneiras para estar preparado para entender o que está acontecendo para agir de forma ágil e organizada. Na sequência, Daniel e Edimara trouxeram a experiência das empresas em que trabalham, abordando as estratégias e modificações que tiveram de realizar para garantir a produção, mas também considerando a segurança de todos os envolvidos no processo. Para tanto, foi necessário manter um meio de diálogo aberto entre empresa, funcionários, clientes e distribuidores para garantir uma resposta rápida e eficiente frente às mudanças provocadas pela pandemia.
Desde meados do mês de abril a Unijuí realiza, por meio do Observatório de Direitos Humanos, iniciativa do Departamento de Estudos Jurídicos, o cadastro de pessoas que precisam solicitar o auxílio emergencial, que é de R$ 600, ao Governo Federal, diante da pandemia de Coronavírus. Em Santa Rosa, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social do município e o Campus da Unijuí na cidade, tendo sido realizados mais de 820 cadastramentos no Programa de Auxílio Emergencial. Nos campi de Ijuí e Três Passos, mediante parcerias entre os Projetos de Extensão do DCJS: Cidadania Para Todos, Conflitos Sociais e Direitos Humanos e Observatório de Direitos Humanos e as respectivas Secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, já foram realizados mais de três mil encaminhamentos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Rosa organizou um espaço de atendimento junto ao Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e a Unijuí, além de ceder os equipamentos de informática para o desenvolvimento do trabalho de cadastramento de possíveis beneficiários, está participando com os bolsistas dos projetos de extensão universitária do curso de Direito, em especial com o Projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos, que conta com o trabalho das estudantes Maria Kowalski e Alessandra Mainardi e com Escritório Modelo do curso de Direito, o qual está sendo representado pela funcionária Simoni Stringari e com alunos voluntários do estágio supervisionado. A professora Fernanda Serrer, coordenadora do curso de Direito em Santa Rosa, salienta, também, a importante parceria de trabalho com as servidoras Gabriela Crestani, coordenadora do Programa Criança Feliz, e as visitadoras Aline de Mattos Camargo, Ana Paula Kucyk, Cecilia Veiga Benkowitz, Eunice Raquel Rambo e Tatiane Engroff Rohleder.
Também atuam nas atividades os professores Joaquim Henrique Gatto, Ester Hauser, Patrícia Borges Moura, Daniel Rubens Cenci e Anna Paula Bagetti Zeifert, juntamente com mestrandos e bolsistas de pesquisa vinculados ao Departamento.





Podem solicitar o benefício de auxílio emergencial quem tenha mais de 18 anos, não tenha emprego formal, não esteja recebendo nenhum tipo de benefício, nem previdenciário (aposentadoria, auxílio-doença) nem assistencial (como benefício de prestação continuada assistencial), ou seguro-desemprego. Vale lembrar que os que recebem bolsa-família podem passar a receber o auxílio emergencial nos próximos três meses, em substituição à bolsa família.
Segundo a professora Fernanda Serrer, uma das grandes dificuldades acontece após a aprovação do cadastro, que é o saque de R$ 600. Ela aponta diferentes motivos observados, um dos principais, a exclusão digital. “Muitos não tem smartphone ou acesso a internet, o que dificulta muito para a movimentação da conta digital”, complementa.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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