
Foto Ilustrativa - arquivo Marketing: Curso de Qualificação Profissional Análise de Sementes
O início de um novo ano é um período ideal para planejar metas e traçar objetivos para ter uma carreira de sucesso. Com as constantes transformações do mercado de trabalho, aperfeiçoar seus conhecimentos é essencial para se destacar dos demais profissionais.
Neste sentido, os cursos de qualificação profissional da Unijuí são uma excelente oportunidade para você atualizar-se. Estes cursos são de curta duração, ministrados por docentes qualificados e com expertise nas áreas em que atuam, enfatizando a prática através de metodologias focadas na atuação e aplicação diária do profissional. A Unijuí conta atualmente com mais de 20 opções de qualificações profissionais com inscrições abertas. Confira:
Atualização de Examinador de Trânsito: curso destinado a instrutores de trânsito, diretores e examinadores que concluíram o curso de formação há cinco anos ou mais. Tem como objetivo aprimorar as aptidões intelectuais e o desenvolvimento da personalidade, indispensáveis àqueles que se dedicam à formação do condutor de veículo, com condições de avaliar o desempenho prático dos futuros candidatos à Carteira Nacional de Habilitação.
Atualização de Instrutor de Trânsito: curso destinado a instrutores de trânsito que concluíram o curso de formação há mais cinco anos. Tem como objetivo qualificar profissionais já habilitados, proporcionando troca de experiências e atualização de conteúdos.
Bandagens funcionais: curso destinado a fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia. Tem como objetivo capacitar profissionais e acadêmicos à abordagem inicial da aplicação de Bandagens Funcionais.
Bases para o Controle Químico de Pragas Agrícolas: curso destinado a profissionais e estudantes de Agronomia e Agropecuária, técnicos em agropecuária e público em geral que possui interesse em aprimorar o conhecimento na área. Tem como objetivo ensinar aspectos relativos às bases para adoção do controle químico de pragas, motivados pela diversidade de mecanismos de ação, seletividade e toxicologia minimizando os riscos ao aplicador.
Grupos para Educação em Saúde: Métodos e Estratégias: curso destinado a profissionais e estudantes de cursos da área da saúde. Tem como objetivo contribuir com a formação continuada de profissionais de saúde para a estruturação e manejo de grupos de educação em saúde. Durante o curso serão estudadas e praticadas as metodologias e estratégias utilizadas para a condução de diferentes grupos de saúde.
Inglês no Campus - do nível I ao VII: cursos destinados a estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio e egressos da Unijuí. Tem como objetivo desenvolver habilidades em língua inglesa, utilizando uma abordagem comunicativa no ensino de línguas, e envolvendo: fala, escrita, leitura e compreensão oral. Nível I, Nível II, Nível III, Nível IV, Nível V, Nível VI, Nível VII.
Desbridamento de Feridas: curso destinado a enfermeiros, médicos e acadêmicos de Enfermagem e de Medicina.Tem como objetivo ensinar as competências necessárias para o cuidado ao paciente com feridas, da teoria à prática.
Diretor de Ensino: curso destinado a instrutores de trânsito, maiores de 21 anos e com formação acadêmica de nível superior. Tem como objetivo qualificar profissionais para trabalhar na área da gestão pedagógica em Centro de Formação de Condutores (CFC).
Examinador de Trânsito: curso destinado a instrutores de trânsito, maiores de 21 anos e com formação acadêmica de nível superior. Tem como objetivo capacitar profissionais examinadores do trânsito de acordo com as exigências dos cursos previstos nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 410/12, 358/10 e 425/12, através de uma abordagem multidisciplinar.
Gestão de Vendas: curso destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes, líderes de equipes e estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, Tecnólogos e demais áreas afins. Tem como objetivo possibilitar a compreensão do atual contexto do mercado, as mudanças nas organizações e o novo ambiente de vendas, oportunizando uma visão estratégica.
Intensivo Básico de Inglês: curso destinado a estudantes, egressos, professores e técnicos administrativos e de apoio da Unijuí. Tem como objetivo desenvolver habilidades em língua inglesa, utilizando uma abordagem comunicativa no ensino de línguas e envolvendo a fala, escrita, leitura e compreensão oral.
Leitura em Inglês para fins Acadêmicos: curso destinado a estudantes de Pós-Graduação, professores universitários e demais profissionais do meio acadêmico. Tem como objetivo propiciar uma formação leitora que possa conduzir a um melhor desempenho na leitura de gêneros acadêmicos.
Marketing Estratégico: curso destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes, líderes de equipes e estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, Tecnólogos e demais áreas afins. Tem como objetivo apresentar aos participantes as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração.
Pesquisa de Marketing: curso destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar em Marketing, empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes, líderes de equipes e estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, Tecnólogos e demais áreas afins. Tem como objetivo capacitar seus participantes a compreenderem os principais métodos e tipos de pesquisas mercadológicas, permitindo planejar, executar, analisar e sistematizar dados que permitam identificar e solucionar problemas na área de marketing e a monitorar os mercados nos quais as empresas atuam.
Português para Estrangeiros - Nível Iniciante: curso destinado àqueles que desejam iniciar seus estudos na língua portuguesa para fins comunicativos e de proficiência, em nível iniciante. Pauta-se no estudo da língua para fins comunicativos específicos nos mais variados contextos e usos reais da fala e da escrita.
Serviços de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação: curso destinado a farmacêuticos.Tem como objetivo de habilitar farmacêuticos à prestação do serviço de vacinação em estabelecimentos farmacêuticos.
Uroanálise - Ênfase em Análise Microscópica: curso destinado a estudantes e profissionais dos cursos de Biomedicina, Biologia, Farmácia e Medicina. Tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre Urinálise apresentando as implicações teórico/práticas e novas metodologias ampliando e qualificando o analista para exercício laboratorial.

Localizado no campus Ijuí, da Unijuí, o Jardim Rosa dos Ventos é um espaço pensado e organizado a partir dos pontos cardeais e colaterais. As plantas que o compõem são espécies oriundas da respectiva região do globo ao qual a orientação dos pontos indica. A iniciativa, além de estética, busca chamar a criação de um espaço agradável para usufruto, e promover o interesse e intercâmbio de conhecimento com a população que frequenta o Campus, além da conscientização para os usos de várias espécies tidas como “daninhas”, porém dotadas de propriedades medicinais, alimentícias e paisagísticas.
Apesar de o jardim estar sob cuidados do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET – Biologia), que desenvolve diversos projetos de extensão na Universidade, a atuação da comunidade ao levar mudas para o plantio e eventual colheita dos frutos e vegetais obtidos é encorajada.
Ao lado do Jardim Rosa dos Ventos, está localizada a Espiral de Ervas da Universidade. Seu formato faz alusão às tradicionais mandalas, que possuem um significado não apenas estético e de simbolismo harmônico, mas as próprias ervas ali cultivadas possuem propriedades terapêuticas, medicinais, nutricionais e cosméticas.
Os dois espaços tem por objetivo promover o cuidado e a valorização da natureza, bem como disseminar o conhecimento por meio de um intercâmbio entre a universidade e a comunidade a partir do cuidado e trocas de informações adequadas.

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir), da Unijuí, completou no dia 22 de dezembro de 2021 um ano de funcionamento. Fruto de uma parceria entre a Universidade, o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde de Ijuí, são ofertados atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas.
“O CER III - Unir atua tanto na reabilitação física, onde tem a função de auxiliar na recuperação das funções neurológicas e deformidades físicas; na reabilitação intelectual, onde o foco é a intervenção precoce - do zero aos seis anos de idade; e na visual, onde trabalhamos com a estimulação visual, desde o recém-nascido, com adaptação, orientação e mobilidade para os pacientes de baixa visão e cegos. Além disso, dispensamos óculos, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses e próteses custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora do serviço, professora Edina Coelho.
Até novembro de 2021, 26.919 atendimentos foram realizados nas mais diversas áreas. Durante a pandemia, para que os atendimentos fossem feitos, os espaços foram adequados. "Reorganizamos as agendas, aumentamos os intervalos entre as consultas, além de realizarmos todos os protocolos de segurança. Também fizemos teleatendimentos aos pacientes de grupos de risco que não conseguiam se deslocar até o Cer III - Unir”.
Além de prestar serviços importantes na área da saúde para a comunidade regional, o CER III - Unir é um espaço diferenciado para a prática dos estudantes da graduação. “O centro veio para qualificar ainda mais a graduação, pois oportuniza a atuação direta dos estudantes com a prática. A presença dos acadêmicos dentro do CER III - Unir está enriquecendo o conhecimento interdisciplinar. Contamos com a supervisão docente integrada com a equipe do centro, formando um grupo multi e interdisciplinar. Também pensamos em conjunto com os cursos, atividades de promoção da saúde”, destacou a docente.
A comunidade pode ter acesso aos serviços do Cer III - Unir por meio da 9ª ou 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em Ijuí, os usuários devem levar a solicitação médica à sua Unidade Básica de Saúde de referência onde será feito o cadastro e agendamento da consulta. Já os usuários das demais cidades que compõem as regionais devem levar a solicitação diretamente na Secretaria Municipal de Saúde. Para mais informações, o telefone/Whatsapp é 3332-0204.


A Usina de Ideias é uma agência experimental dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Caracteriza-se como um espaço pedagógico, que visa a realização de trabalhos de comunicação integrada, por meio da inserção de acadêmicos em ambientes do mercado de trabalho.
Desde 1997, a Usina presta serviços comunicacionais para o público interno e externo da Unijuí, a exemplo de instituições governamentais, empresariais, educacionais e filantrópicas. A Agência trabalha com a criação de materiais gráficos tais como folders, cartazes, banners, outdoors, flyers e faixas.
A Usina de Ideias também é capacitada para criar produtos multimídias como, vídeos, áudios, spots, blogs, boletins informativos e planos de comunicação. Além disso, atua na promoção e organização de eventos, presta serviço de assessoria de imprensa e criação de conteúdos digitais.
A professora e coordenadora da Agência, Nilse Maria Maldaner, destaca a importância do trabalho realizado tanto para o público interno quanto externo da Universidade. “Para a sociedade, a Usina de Ideias tem o intuito de mostrar a relevância da comunicação, fazendo o seu papel social junto à comunidade, que é informar. Já aos acadêmicos, o espaço é uma opção para que os estudantes desenvolvam suas competências”, explica.
Para mais informações sobre a Usina de Ideias entre em contato pelo telefone (55) 3332-0472 – Ramal 3110, pelo e-mail usina@unijui.edu.br, pelo Instagram @jornalismopublicidadeunijui ou pelo facebook.com/jornalismopublicidadeunijui.

Visando o bem-estar animal, surgiu em 2018 o Grupo de Pesquisa em Produção e Bem-Estar Animal na Unijuí, com estudantes e pesquisadores que atuam na área de produção e qualidade de vida de um animal. As temáticas estudadas variam entre análise de dados aplicada à produção animal; etologia - produção e bem-estar animal; nutrição e alimentação animal.
O grupo visa atuar no cuidado com a saúde animal, trabalhando em pesquisas que buscam aumentar a sanidade dos animais, envolvendo parceria com empresas e a participação de cerca de 20 estudantes por semestre. Estes estudantes dedicam-se às pesquisas aplicadas à solução de problemas de campo ou à elucidação de dúvidas em relação a novas tecnologias do setor.
Conforme a coordenadora do grupo, professora Denize da Rosa Fraga, essas atividades são de extrema importância para a formação dos estudantes, pois impactam diretamente no fazer profissional após a formação. “O contato com a pesquisa proporciona ao estudante ver a profissão de uma nova perspectiva, sendo desafiado por problemas do campo”, destaca.
Atualmente, o grupo desenvolve a pesquisa “Perfil microbiológico de vacas com mastite de acordo com as condições climáticas”, que busca diagnosticar os agentes causadores de mastite em vacas e relacioná-los com condições climáticas. Os dados de um ano serão sistematizados a partir do banco de dados gerado pela Agropecuária Agro Estância, do município de Santo Cristo, a fim de gerar esclarecimentos acerca desta que é uma das patologias que mais impacta na produção leiteira de qualidade.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

Ao longo de 2021 a Universidade passou por um processo significativo de reinvenção denominado de Mais Unijuí. Dentro deste contexto, houve uma reinvenção estrutural administrativa de todo o processo do fazer institucional, bem como do ensino, por meio da implementação da Graduação Mais. “Para esse processo dar certo, a nossa história e tudo que fizemos até aqui foi de extrema importância para que pudéssemos tomar decisões que mantivessem a Universidade pensando e construindo o futuro, junto com seus estudantes”, destaca a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
A reinvenção, segundo Cátia, necessariamente passa pelas pessoas, o que significa que o processo de transformação será feito diariamente ao longo de 2022 também. “Nós tínhamos muita clareza ao tomarmos a decisão do processo de reinvenção de que acreditamos não apenas na própria Universidade, mas também no potencial das pessoas que fazem a instituição, e nós entendemos que cada pessoa tem seu tempo, mas que juntos podemos colocar em prática esse pensamento novo de construção do futuro. E o mundo nos permite dizer que essas escolhas podem ser o caminho para mais 60 anos dessa instituição”, frisa e acrescenta que “esse movimento do Mais Unijuí ainda será o grande motor de 2022, pois esperamos que as pessoas estejam mais presentes para que consigamos dialogar e produzir alternativas e um entendimento, pois a Universidade são as pessoas”.
Para 2022, o grande desafio que se coloca, conforme explica a reitora da Unijuí, é trazer para o jovem que está no Ensino Médio uma perspectiva de educação superior por meio de políticas públicas de incentivo e acesso. “Uma universidade comunitária pública não estatal se faz pelo pertencimento e solidez da sua relação com o ensino, com a pesquisa, com a extensão e também com a cultura. Por isso, definições de políticas públicas para o incentivo ao ensino superior se faz extremamente importante, especialmente dentro de um cenário pós-pandemia e que possivelmente também será impactado pelos reflexos de uma seca que irá atingir a agricultura, base da economia da região e também do nosso Estado”, destaca, lembrando que isso exigirá, mais do que nunca, um entendimento por parte do governo federal, sobre a importância das universidades comunitárias para o desenvolvimento das regiões e comunidades, às colocando em processos de reconhecimento por meio de políticas públicas.

O Projeto de Extensão Traças Digitais lançou em seu canal do YouTube uma nova playlist de podcasts abordando o Direito do Consumidor em parceria com o curso de Direito. O projeto “O consumidor de serviços essenciais na pandemia de Covid-19” foi lançado pelo Balcão do Consumidor de Ijuí-RS e desenvolvido na disciplina de “Projeto integrador: relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos”.
O objetivo principal da disciplina é a pesquisa e o exercício da resolução de problemas reais, vivenciados pela comunidade em seu dia a dia, sendo também uma oportunidade de relacionar as teorias estudadas no módulo com vivências da prática profissional. As vivências profissionais são marcas da Graduação Mais da Unijuí, que utiliza o ensino por competências. Neste sentido, o podcast serve como uma ferramenta de informação e formação acadêmica proporcionando a interação entre ensino, pesquisa e extensão.
“A temática abordada neste projeto é de extrema relevância para a população, pois grande parte se enquadra como consumidora de serviços essenciais como energia elétrica e água, os quais são imprescindíveis para a sobrevivência com dignidade, sendo, portanto, importante ter conhecimento dos direitos relacionados. Ademais, tais serviços essenciais têm um custo que repercute significativamente nos orçamentos domésticos e a suspensão pelo inadimplemento ocasiona um conjunto de problemas”, explica a professora do curso de Direito da Unijuí, Francieli Formentini.
Os podcasts tiveram a participação dos estudantes Caroline Fontana Machado, Diorge Farias Mensch, Kahena Milena Okaseski da Rosa e Pietro Barbian Machado com a mentoria do Defensor Público Dr. Eugênio Pedro Gomes de Oliveira Júnior e coordenados pela professora Francieli Formentini. Acesse a playlist sobre Direito do Consumidor clicando aqui.

O verão iniciou há alguns dias, mas já é possível dizer que o início de 2022 vai ser quente. A previsão é de que, pela influência do fenômeno La Ninã, as temperaturas fiquem acima da média nesse período, enquanto a chuva será escassa no sul do país. Nessa época do ano, a conta de luz fica 8,6% mais cara, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Diante disso, como podemos poupar energia?
Com o intuito de orientar e auxiliar na compreensão do uso correto de eletricidade e tendo como pilar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí traz como tema central a evolução de cidades e comunidades sustentáveis, a partir do acesso e uso eficiente e seguro da energia.
O uso sustentável de energia possui duas características favoráveis à sociedade: economizar dinheiro e contribuir na preservação do meio ambiente. “Portanto, entender os conceitos do consumo responsável e utilizá-los no dia-a-dia é importante”, comenta a professora Caroline Raduns, coordenadora do projeto.
Um dos aparelhos que mais gastam energia é o chuveiro elétrico, segundo a professora extensionista Taciana Paula Enderle, um banho de uma hora custa, aproximadamente, R$ 6,34, totalizando anualmente R$ 2.285,82. “Então, podemos dizer que o banho de seis minutos custa, por ano, R$ 228,58 e que banhos muitos longos afetam negativamente a fatura de energia. Além disso, a função Inverno, que existe nos chuveiros, gasta 30% a mais”, comenta.
As geladeiras também são aparelhos que consomem muita energia, principalmente se utilizada de forma inapropriada ou com defeito, dessa forma, o consumo é ainda maior. “Por exemplo, a geladeira exposta à luz do sol, perto de fogões ou com a borracha de vedação em mau estado resulta no aumento do uso de energia para seu funcionamento”, explica Taciana.
No verão, os climatizadores são fundamentais para regular a temperatura e deixar o ambiente agradável, porém, também deve ser utilizado de forma correta. “Regular o termostato adequadamente e fazer a manutenção do aparelho são dicas de como utilizá-lo sem tomar um susto na sua próxima conta de luz”, explica Letícia Raquel Backes, bolsista no Projeto.
Ficar atento à iluminação dos ambientes também é importante, porque também é mais um item que se utilizado em excesso influencia nas próximas faturas. “Devemos sempre desligar as luzes de ambientes desocupados e também, evitar acender lâmpadas desnecessárias durante o dia, utilizando, preferencialmente, a luz natural”, finaliza a estudante.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Com a tecnologia, os meios de leitura também são ampliados

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Despertar e manter o desejo pela leitura pode ser um desafio para muitas pessoas. O encantamento, que normalmente acontece com as crianças, quando incentivadas à leitura, parece perder espaço com o passar dos anos. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que entre os anos de 2015 e 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. Por outro lado, o número de leitores entre 5 a 10 anos aumentou, de 67% em 2015, para 71% em 2019, a pesquisa ainda mostra que nesta faixa etária, as crianças preferem livros físicos aos digitais.
As formas de leitura foram ampliadas com a tecnologia, em 2020, as vendas de e-books e audiolivros cresceram 43%. Os livros também tiveram um aumento nas vendas, com alta de 46,5% no primeiro semestre de de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. A busca por informações confiáveis e o período de distanciamento social podem ter influenciado para essa retomada. Ponto positivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, informada e com capacidade de argumentação.
A escrita e a leitura se consolidam como fonte de informação ao longo da história e são indispensáveis para a formação e desenvolvimento humano. A Universidade, como uma multiplicadora de conhecimento e formadora de profissionais aptos a enfrentarem situações diversas, também faz das leituras acadêmicas algo agradável e positivo à formação pessoal e profissional dos estudantes.
A leitura também é uma construção, a longo prazo, desenvolve e aprimora pontos importantes, como explica a coordenadora dos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia e História da Unijuí, Taíse Neves Possani. “A leitura aumenta a capacidade que o leitor tem de fazer previsões, lançar hipóteses, acionar mecanismos como a memória de curto, longo prazo e operacional. Contribui para nossa vida como um todo, no raciocínio lógico, no pensamento matemático, na capacidade de se relacionar, na tomada de decisões, nos processos de criação, na concentração, aumenta o vocabulário e melhora as construções textuais”, destaca a docente.
O professor Josei Fernandes Pereira, membro do Projeto Traças Digitais da Unijuí destaca a importância das habilidade de leitura, a exemplo das Redes Sociais, em que é necessário que o usuário tenha capacidade para se orientar, em meio a tantas informações, que por vezes podem nem ser verdadeiras. A construção do conhecimento deve acontecer por meio das diversas formas de leitura. “Precisamos nos alfabetizar cientificamente, politicamente, tecnologicamente, aprender a ler o mundo. A leitura talvez seja a ferramenta mais importante que necessitamos para viver no mundo permeado pela informação e pela tecnologia”, afirma Josei.
O Rizoma Temático, programa da Rádio Unijuí FM, também promoveu um debate com a temática “Argumentação e raciocínio rápido: como a leitura pode influenciar na formação de bons profissionais”, com os professores da Unijuí, Taíse Neves Possani e Josei Fernandes Pereira e a bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Ijuí, Aline de Souza Dhil. Para ouvir, clique no link.

Com o objetivo de contribuir na construção de uma cultura de não-violência, que supere o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero que perpassa a sociedade, o projeto de extensão “Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero” desenvolve, desde 2019, atividades de prevenção à violência contra a mulher e educação para igualdade de gênero. As ações ocorrem junto à comunidade e à rede de proteção à mulher de municípios da região e do Estado, por meio de espaços de diálogo e princípios restaurativos.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Joice Nielsson, o projeto contribui para efetivação dos direitos humanos, sobretudo no que tange à diversidade de gênero e sexualidade, através de dois campos de atuação. “Nós temos especialmente dois eixos: atividades de prevenção à violência, realizadas tanto com mulheres vítimas de violência quanto com homens autores de violência, promovendo a educação para não reincidência; e ações de educação junto às escolas e entidades parceiras que visam a promoção da igualdade de gênero”, explica.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto envolve estudantes desde a Graduação até o Doutorado, que participam da elaboração, planejamento e execução das atividades. “Eles acompanham, auxiliam e também assumem tarefas no desenvolvimento das oficinas e ações. Os alunos estão profundamente implicados nesse sentido”, relata Joice. Além da comunidade acadêmica, o projeto já atingiu mais de 5 mil pessoas, seja por meio de palestras ou do trabalho junto à rede de proteção à mulher.
A professora afirma ainda que o projeto está ligado, de modo geral, com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem pensar a igualdade de gênero”, ressalta. De forma mais direta, está vinculado ao ODS 5: Igualdade de Gênero. “Esse objetivo fala do empoderamento das mulheres e da luta contra a violência, contra as diferenças no acesso à educação e ao mercado de trabalho, então se encaixa perfeitamente no que desenvolvemos”, destaca a coordenadora.
Por Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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