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Em atenção às orientações e decretos dos Governos Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, estabelecendo medidas restritivas e a manutenção dos protocolos de segurança, as interações com o COE Municipal, o Comitê Institucional de Prevenção Interna informa que, mantém como protocolo obrigatório em todos os espaços institucionais as seguintes medidas:
- Uso de máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, nos locais fechados e naqueles em que houver um maior número de pessoas. (Lei Federal Nº 14.019).
- Uso de álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
- Manter o isolamento domiciliar de professores, técnicos-administrativos e estudantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação:
- Os estudantes devem apresentar atestado ao CAE pelo e-mail: cae@unijui.edu.br. Atestados médicos de período igual ou maior a 8 dias justificam e abonam a falta. Atestados inferiores a este período não abonam a falta e devem ser alinhados diretamente com o professor. Durante este período, o estudante acompanhará as aulas de forma online.
- Professores e Técnicos-Administrativos devem fazer a apresentação do atestado de afastamento para isolamento domiciliar.
- Apresentação do passaporte vacinal para entrada nos espaços de eventos (tanto acadêmicos quanto culturais) previstos para os Auditórios e Salão de Atos da Universidade.
- O passaporte vacinal poderá ser obtido via carteira digital (App Conecte SUS) ou caderneta física, e deverá seguir o cronograma do quadro abaixo:

- Mantém vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula e laboratórios, ainda que individualmente.
- Para os espaços de sala de aula, considerando que estamos em processo de conclusão de semestre letivo, permanece obrigatório o uso de máscara e ventilação.
- As reuniões institucionais permanecem na forma online, porém, quando for necessária a presencialidade, dar preferência pelos ambientes com ventilação.
- Para as formaturas, tanto dos cursos da Universidade quanto as externas, permanece obrigatória, além do uso da máscara, a apresentação do Comprovante de Vacinação. As Comissões de Formatura e/ou Direção das escolas serão comunicadas previamente de todos os protocolos de saúde que deverão ser cumpridos.
- O Museu Antropológico Diretor Pestana, retorna com os atendimentos presenciais mediante agendamento.
- Para a Programação de Natal da UNIJUÍ, em especial nos dias 05, 11, 15 e 19/12, temos a diretriz que segue:
- nos espaços externos o uso de máscara permanece obrigatório, exceto para fins de alimentação, dispensada a apresentação do comprovante vacinal;
- nos espaços internos, o uso de máscara e a apresentação do comprovante vacinal são obrigatórios.
Reiteramos que a Universidade está acompanhando o cenário externo em relação à flexibilização das orientações e demais diretrizes publicadas pelos Órgãos Reguladores externos, objetivando garantir a continuidade pedagógica e revisará as suas definições a qualquer tempo.
Contamos com a colaboração da comunidade universitária para que de forma muito consciente e responsável enfrentemos a situação de pandemia sem retrocessos. Por esta razão, reforçamos que cada um precisa fazer a sua parte para avançarmos positivamente para superar este momento.
Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.

Criada em 2004, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unijuí é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 e pelo Projeto de Avaliação Institucional Unijuí 2021-2024. É a CPA a responsável por coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/Capes); é quem vai identificar e apontar as questões apresentadas nas pesquisas para subsidiar os gestores no planejamento do curso e da Instituição. É um canal entre o MEC, a Universidade, os professores, os funcionários, os estudantes e a comunidade externa.
Dentre as atividades desenvolvidas pela CPA está a realização de pesquisa de opinião junto aos estudantes e professores, com destaque para: avaliação das disciplinas, avaliação da coordenação do curso e avaliação da infraestrutura. Já, junto aos professores, realiza pesquisa de autoavaliação docente.
Recentemente os estudantes avaliaram as coordenações de curso, onde o índice de satisfação indicado pelos estudantes foi de mais de 70% com o trabalho dos coordenadores dos cursos de graduação neste 2º semestre de 2021. “Avaliar a coordenação do curso é imprescindível, por se tratar de quem está trabalhando justamente para o bom funcionamento do curso. É através de nossa avaliação que o coordenador tem um feedback sobre seus movimentos junto ao curso", reforçou a estudante Jordana Endl, do curso de Direito da UNIJUÍ.
Para 2022, o planejamento da Comissão Própria de Avaliação prevê a realização da autoavaliação docente entre os dias 14 a 28 de fevereiro. Já durante o primeiro semestre do ano será realizada a Pesquisa de Opinião com a comunidade externa; e, por fim, a Avaliação das Disciplinas, com os estudantes, acontece sempre pouco antes de finalizar o primeiro e o segundo semestres do ano.
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O Escritório de Relações Internacionais da Unijuí (ERI) realizou uma reunião, na última semana, com os acadêmicos Diogo Augusto Luft e Luis Felipe Chagas, com o objetivo de orientar e assinar o Termo de Compromisso de Estudos no Exterior. Os estudantes sairão em intercâmbio para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria e na Universidade do Porto, respectivamente, em fevereiro de 2022.
Além de assinar o termo de compromisso, esse momento de conversa serve também para que as famílias dos acadêmicos tenham suas dúvidas esclarecidas. O Escritório de Relações Internacionais (ERI) tem como principal característica prestar auxílios aos acadêmicos antes, durante e depois de seu intercâmbio.
Diogo Augusto Luft é acadêmico do curso de Design e afirma que, em determinados momentos, não acreditou ser possível estudar fora do país. “Aos poucos começa a cair a ficha, afinal, algo que nunca pensei que iria acontecer está se tornando realidade. Acredito que além de ser uma chance de conhecer novas culturas, será um período de muito aprendizado e de muito conhecimento”, salientou.
Luis Felipe Chagas cursa Engenharia Mecânica na Unijuí e para ele é um prazer e uma responsabilidade essa oportunidade. “O intercâmbio é a realização de um sonho e, também, uma responsabilidade muito grande por estar representando a Unijuí em outro continente. Estou ansioso por essa nova experiência e espero retribuir o que a universidade me proporcionou”, comentou.
O Escritório de Relações Internacionais está recebendo candidaturas de intercâmbio para o segundo semestre de 2022. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3332-0429 ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.

Para o próximo ano, o objetivo do Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí também irá ampliar sua atuação em 2022
O ano de 2021 continuou com muitos desafios relacionados à Covid-19 e o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab, mais uma vez esteve na linha de frente. Foram mais de 40 mil testes para detecção do vírus SARS-CoV-2, entregues em no máximo, 24h. Esse foi um dos serviços mais procurados do ano no Laboratório. Agora, a testagem para Covid-19 está estável, mas, se necessário, o Unilab possui estrutura e equipe técnica para ampliar o número de testes.
O Laboratório conta com dois setores: Análises Clínicas e também Toxicológicas e Biologia Molecular, este último em expansão. Para 2022, serão implementados novos exames moleculares a partir das qualificações realizadas, além da ampliação para diagnóstico de doenças infectocontagiosas, de cunho bacteriano ou viral.
Atualmente o Unilab presta serviços internos à Unijuí e também externos, por meio da parceria com mais de 40 municípios da região, além de hospitais e empresas. Também são realizados atendimentos, exames e testes provenientes de pesquisas, como é o caso do estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS).
Outro diferencial de 2021, foi a ampliação da estrutura física e de equipamentos do Unilab. O valor investido em infraestrutura ultrapassou R$ 1 milhão e agrega ainda mais agilidade, confiança e qualidade nas análises. “Com a melhor estruturação do espaço, além da melhoria no atendimento, os estudantes da Unijuí também foram beneficiados, com melhores espaços para aprendizagem e atuação em estágios obrigatórios e remunerados”, destaca Matias Nunes Frizzo, coordenador técnico do Unilab.
“Foi um ano em que iniciamos as atividades nas nossas novas instalações, amplas e modernas. Conseguimos receber os estudantes, principalmente dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Ciências Biológicas. Eles puderam acompanhar a rotina de um Laboratório de Análises Clínicas, que além de prestar exames à comunidade, é um local de vivência, de experiência, de exercício e prática para a sua formação. É um espaço extremamente qualificado, um grande diferencial na formação de excelentes profissionais para nossa região”, afirma Matias.
O curso de Biomedicina foi o que mais esteve presente nas rotinas do Unilab, com a circulação diária de mais de 20 estudantes, acompanhando toda a realização de exames laboratoriais.

Com o intuito de desenvolver trabalhos voltados ao estudo do marketing em âmbitos local, regional e internacional, foi criado em 2012 o Grupo de Pesquisa NEM – Núcleo de Estudos de Marketing na Unijuí. As pesquisas estão relacionadas às linhas de marketing de serviços e marketing e desenvolvimento, e visam trazer descobertas para o mundo acadêmico e contribuir para o gerenciamento das organizações. No âmbito internacional, o grupo é atendido com o foco na pesquisa em parceria com a entidade alemã Fachhochschule Gelsenkirchen, onde se estabelecem trocas de estudantes e professores.
O projeto inicialmente foi coordenado pela professora Lurdes Marlene Seide Froemming e atualmente conta com a participação do professor, coordenador do projeto, Ariosto Sparemberger. Para o desenvolvimento, participam estudantes dos cursos de gestão, professores e empresas, visando analisar problemas, descobertas, diagnósticos e alternativas.
Desde 2018, um dos temas estudados é o Comportamento Disfuncional do Consumidor no Setor Varejista. Conforme explica o professor, "o principal objetivo é identificar as consequências do comportamento disfuncional do consumidor para outros consumidores, funcionários e organizações, segundo a percepção dos gestores, que é o ambiente utilizado para o ato disfuncional do cliente.”
Segundo o professor, os resultados têm proporcionado um conjunto de informações que ajudam no processo de tomada de decisão dos gestores do varejo da região, fornecendo reflexões e análises estratégicas.
Para os estudantes das áreas de gestão e da comunicação, o marketing é considerado fundamental para formação. Neste sentido, “estudos e pesquisas desenvolvidos pelos estudantes, com orientação dos professores da área, além do que o curso já proporciona, agrega conhecimento e competências necessárias para que o profissional esteja apto a assumir funções específicas do marketing, gerando resultados competitivos para a organização”, segundo o professor.
Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí

Desenvolvido desde 2019, o projeto de extensão Educação e Informação em Direitos Humanos tem como objetivo levar conhecimento acerca da temática dos direitos humanos no contexto da sociedade de informação para além do espaço acadêmico, fazendo com que chegue até a comunidade em geral, por meio da promoção de palestras, minicursos e oficinas.
As atividades são realizadas com escolas de Ijuí, a maioria de forma online, devido à pandemia. “As ações são de informação de adolescentes, sobretudo do Ensino Médio, para que conheçam os perigos da Internet, de que modo podem se proteger deles e como se comportar no ambiente online para não ser vítima ou autor de ofensas”, explica o coordenador do projeto, professor Mateus Fornasier.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto oportuniza o envolvimento de mestrandos e doutorandos, que ministram palestras sob a orientação do coordenador. Esses momentos de interação incentivam os alunos das escolas, público-alvo do projeto, a realizarem questionamentos ao final das exposições. “Eles sempre perguntam sobre situações pelas quais passaram no ambiente conectado”, revela o professor.
Alinhado ao 4º e 16º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à Educação de qualidade e Promoção da paz, justiça e instituições eficazes, respectivamente, o projeto proporciona, através de técnicas de exposição dialogada, rodas de conversa e resolução de dúvidas, um espaço aberto, plural e propício para discussão acerca dos Direitos Humanos e sensibilização da comunidade sobre a temática.
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

Na manhã dessa quinta-feira, 23 de dezembro, os ganhadores do Campeonato Superlux receberam suas premiações na sede do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). Em primeiro lugar, a aluna Mariana Tafarel da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão) ganhou um tablet A7 Lite Samsung. Em segundo lugar, Pedro Henrique Mânica, da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, levou um celular A12 Samsung. No sorteio entre os jogadores, a estudante do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), Laura Beatriz da Silva, recebeu um celular A12 Samsung.
O campeonato também premiou os professores incentivadores à participação nos jogos pelos estudantes. Em primeiro lugar ficou a professora Rúbia Fabiana Dallabrida Herrmann, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que ganhou um Notebook Dell i5. Em segundo lugar, a professora Carla Cristina Jung dos Santos, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), recebeu um tablet A7 Lite Samsung.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) venceu como escola com maior número de participantes e recebeu um Notebook Dell i5 e um Projetor Epson. O segundo lugar ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha, que recebeu um Projetor Epson.
O professor Maurício de Campos, coordenador do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic), desenvolvedor do jogo, afirma que os parceiros tiveram um papel fundamental para que o campeonato se tornasse divertido e competitivo ao mesmo tempo. “Somos gratos ao Demei, pela confiança em nosso projeto, e também aos jogadores e professores que fizeram o campeonato se tornar mais interessante”, comenta, ressaltando que a proposta do jogo, acima de tudo, visou mobilizar os jovens para o consumo racional de energia.
“Foi extremamente difícil tocar um projeto educacional durante a pandemia e com as escolas fechadas. Inicialmente haveria um teatro, tivemos que nos adaptar e criar o canal ConscientizAÇÃO, no YouTube. Enfim, poderíamos ter alcançado voos maiores, mas apesar das dificuldades estamos todos de parabéns”, finalizou o professor.

Na tarde de ontem, 23 de dezembro, a Unijuí e a Associação Noroeste Runners (ANR) assinaram um convênio de cooperação que visa a qualificação dos atletas da equipe. O convênio prevê a concessão, para o ano de 2022, de quatro Bolsas de Estudo para atletas corredores vinculados à ANR, sendo duas bolsas de 100% nos cursos de graduação
à distância da Unijuí e duas bolsas de 80% nos cursos de Graduação presencial.
A indicação dos atletas/bolsistas é de responsabilidade da Associação e o acesso do atleta está condicionado à excelência acadêmica do estudante no desempenho e avaliação de suas atividades acadêmicas, com a não reprovação em disciplinas curriculares; aos bons resultados do atleta nas competições e à permanência do atleta como conveniado/associado da ANR. Para o presidente da Associação, Ethor Martins da Silva, esse é um momento histórico para o atletismo. “Essa sementinha que nós estamos plantando vai germinar muito por todo Estado e por todo Brasil. Somos muito gratos à Unijuí, pois eu tenho certeza que essa é uma oportunidade única para esses jovens e esse olhar da Universidade para o esporte vai inspirar muitas pessoas”, afirma.
Para o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg, o apoio ao esporte é fundamental e poder associar a figura do atleta que de fato busca melhorar suas condições de vida por meio da educação é um dos pilares da Unijuí. “Tenho certeza que esses jovens vão inspirar outras pessoas do seu ambiente, não só ao esporte, mas também à continuidade e importância da educação”, destaca.
O convênio de cooperação prevê ainda o atendimento dos atletas pela Clínica de Fisioterapia e no Consultório Escola de Nutrição da Unijuí, com isenção de pagamento de taxas. Aos estudantes da Unijuí, o benefício é estendido para acadêmicos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia que realizarão um trabalho de acompanhamento junto aos atletas da Associação. “Enquanto grupo gestor da reitoria, temos uma política de fazer parcerias que ligam à educação e proporcionem experiências formativas aos nossos acadêmicos, enquanto cumprimos nosso papel social e comunitário junto à sociedade”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, relembrando que boas experiências ainda na primeira infância e juventude podem ser decisivas quanto aos futuros adultos que se tornarão.
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Na tarde de ontem, 22 de dezembro, as entidades parceiras da realização do Projeto Cinema Ijuí - Unijuí, Sesc, Prefeitura de Ijuí e Ceriluz, entregaram os brinquedos arrecadados durante a exibição das sessões de cinema realizadas ao longo dos últimos meses em distritos da cidade e do interior de Ijuí. Foram 500 brinquedos arrecadados em excelentes condições e que fizeram a alegria das crianças moradoras do bairro Getúlio Vargas 2.
De acordo com o gerente do Sesc, Ronaldo Soares, todos os bairros do município precisam de atenção, mas foi buscado atender um dos bairros com maior carência e número de pessoas. “A aceitação da comunidade nos deixa muito felizes, especialmente porque nossa proposta se deu também com objetivo de popularizar o cinema e a comunidade aderiu muito à ideia. A oferta foi em dois formatos, cine drive in e cinema de rua. O cine drive in foi o primeiro evento do Projeto Cinema Ijuí, e foi realizado no campus da Unijuí, onde conseguimos encher o espaço, lá foi um dos locais em que mais arrecadamos brinquedos e isso nos deixou muito felizes”, afirmou, destacando que para o próximo ano a expectativa é de que o projeto seja repetido e levado para outros espaços que não foi possível contemplar neste ano.
Para a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a Universidade é parceira nos projetos que assumem uma linha de cultura e solidariedade, como o proposto neste ano pelo Sesc, por meio do Projeto Cinema Ijuí. “Em um momento em que precisamos de esperança e inspiração, ter um projeto que possibilita cultura para a população de forma democrática com certeza traz um momento de alegria. E perceber as pessoas com suas famílias aderindo essa ideia foi de uma grande alegria. Esse espírito de solidariedade e de poder compartilhar com diferentes instituições um projeto tão importante assim nos alegra e eu tenho certeza de que veio para ficar”, finaliza.
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O contexto pandêmico trouxe uma série de mudanças impactantes em diversas esferas sociais e em escala mundial. Os efeitos dessa transformação ainda estão sendo assimilados e em curso, trazendo à tona novas necessidades e destinos, especialmente para a área da educação, talvez uma das mais impactadas pela pandemia de Covid-19.
Com base nesse cenário, o último Rizoma realizado em 2021 voltou seu olhar para dentro e trouxe à pauta o movimento de reinvenção institucional em meio a esse novo mundo. Participaram da discussão a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring; o diretor Executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, Dieter Rugard Siedenberg; a vice-reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto; e o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaíme González.
Um universo de novas possibilidades
Onde os desafios postos pela pandemia escancaravam a necessidade urgente de mudança, a Unijuí viu um universo de novas possibilidades se colocando como um grande desafio de aprendizagem a partir de um processo inerente à reinvenção. “Saímos de 2020 com todo um processo de reinvenção planejado e pronto para entrar em prática. Há um ano, tínhamos a esperança de iniciar 2021 com o campus cheio, com a vida da universidade sendo preenchida pelo burburinho dos nossos estudantes. Mas aí nos deparamos um cenário ainda pior da pandemia. Precisamos reaprender a fazer todo o processo de reinvenção que continua como um aprendizado contínuo e adaptável às exigências dos desafios que se apresentam”, ressaltou a reitora, professora Cátia.
A presidente da Fidene ainda destacou que a pandemia trouxe à tona o valor da ciência e o valor da educação. “Se hoje estamos respirando sobre outros ares, com uma nova perspectiva e com grande esperança, isso se deve à ciência”, afirmou. Ela relatou ainda o processo de reinvenção vivido por cada uma das outras mantidas, como a Escola de Educação Básica EFA - em que teve um empenho absoluto dos professores e dos alunos no processo de aprendizagem em meio aos desafios impostos; do Madp - que por um ano e meio se reposicionou para as plataformas digitais e ao abrir suas portas novamente à comunidade no segundo semestre de 2021 passou a ser ainda mais valorizado pela comunidade; e da própria Rádio Unijuí FM - que agora além de ouvir os locutores e locutoras, também é possível assistir às entrevistas ao vivo por meio das transmissões feitas pelo Facebook da mesma.
Prontos para o amanhã
Vindo de um processo de adaptação desde o ano de 2020, quando iniciaram as aulas online, o ensino na Unijuí sempre se demonstrou com um potencial de extrema destreza e impacto, capaz de se reinventar rapidamente para os desafios impostos pelos cenários que se apresentavam. “Esses processos de adaptação para o online nos mostraram que é possível potencializarmos e qualificarmos ainda mais os nossos processos. Além, é claro, dos eventos que migraram para o online, que ultrapassaram as barreiras regionais, popularizando a Universidade e as produções feitas a partir daqui para todo o mundo”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
A vice-reitora destacou ainda os processos vinculados ao ensino que precisaram migrar totalmente para o online, tais como os vestibulares e o processo de matrícula. “Todas essas adaptações com muitas pessoas em home office pelas questões de segurança e cuidado com a saúde. Todos esses são processos que demandaram muito esforço e que, apesar de não aparecerem tanto para o público externo, são essenciais para o êxito das atividades finais”, explicou.
Paralelo a todo esse processo, ainda houve o início da Graduação Mais com 30 novos projetos pedagógicos de cursos, buscando uma graduação mais acessível ao bolso dos estudantes e também interligada com a realidade e as necessidades do mercado de trabalho. “O ano ainda termina com uma excelente notícia, a avaliação com conceito 5 pelo MEC para o curso de Direito EaD. Um curso que exigiu extrema dedicação por parte dos professores no que se refere ao planejamento e que, apesar de ainda passar para uma nova fase de avaliação, já nos deixa extremamente felizes pelo reconhecimento com a nota de excelência para todo o empenho a ele”, frisa.
Reposicionamento a partir da crise
A crise para as Instituições de Ensino Superior precede a pandemia e, com a chegada do novo coronavírus e seus impactos em todos os setores da sociedade, inúmeras mudanças foram necessárias para que as IES se mantivessem ativas. “Em 2019 nós já tivemos um problema muito sério com o 9º ano, o que ocasionou uma queda significativa na entrada de estudantes no Ensino Superior. Aí, em 2020, a pandemia pega todos de susto e exige uma adaptação gigantesca em todos os setores. Nós, aqui, imaginamos que 2021 fosse um ano de retomada, mas logo chegamos a conclusão de que esses impactos seriam sentidos por muito mais tempo”, comenta o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.
Conforme o vice-reitor e diretor executivo da Fidene, a torcida é de que 2022 seja diferente e positivo. “No entanto, preciso lembrar que o Brasil também saiu da maior recessão econômica já ocorrida no país. Esse período de 2018 e 2019 gerou valores negativos de evolução do PIB e que levaremos anos para nos recuperar dessas situações. Então, olhando para todo esse cenário é esperançoso podermos dizer que conseguimos sobreviver a tudo isso, relativamente bem”, declarou.
Um ano para novas oportunidades
No âmbito da Pesquisa, Extensão e Cultura, assim como nas ofertas de pós-graduação, a Universidade também sentiu os impactos ocasionados pelo cenário pandêmico. No entanto, se reposicionou significativamente e se demonstrou uma potência nas ofertas de eventos, cursos e qualificações online.
“Do ponto de vista da pós-graduação stricto sensu, por exemplo, continuamos com nossas aulas online e, de forma geral, vimos uma possibilidade de expansão por meio de novas conexões e da possibilidade de participações nacionais e internacionais”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaíme González.
Ainda segundo Fernando, 2021 foi um período duro, ainda longe do ideal, mas também de muitos aprendizados e de potencialização das atividades que a Universidade já faz bem. Dentro desse contexto, importantes parcerias foram fechadas e novos ecossistemas de inovação entraram na agenda de planejamento da instituição, promovendo excelentes expectativas para o ano que está chegando.
Você pode conferir o Rizoma na íntegra ouvindo por uma das plataformas streaming. Basta acessar o link abaixo:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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