
Foto ilustrativa (arquivo marketing Unijuí): Projeto Traças Digitais na retomada dos eventos Domingo no Campus
A permanência da pandemia ao longo de 2021 exigiu que houvesse um reposicionamento para a manutenção das atividades, primeiramente online e depois híbrida, exigiu um novo entusiasmo para que a proposta de trabalho da pesquisa, extensão e também da cultura tão fortemente desenvolvidas pela Universidade permanecessem em andamento. Esse propósito de entusiasmo e aprendizagem, no entanto, serviu para inspirar novos formatos de entregar e produzir conhecimento e entretenimento, abrindo novas possibilidades aos transformadores do futuro formados pela Unijuí.
De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaíme González, que também tem sob sua responsabilidade a assessoria cultural, os ganhos que se tiveram por meio desse aprendizado foram significativos. “Por exemplo, na pós-graduação stricto sensu, nós tivemos uma proposta com o vínculo dos estudantes combinados com atividades remotas. O resultado foi extremamente positivo e será repetido no próximo ano, conforme o que é permitido em legislação, possibilitando que nossos estudantes possam vivenciar experiências de forma virtual e também presencial, pois nos permite um gerenciamento diferenciado de tempo”, destaca.
O professor lembra ainda que nem tudo foram flores e a extensão universitária, particularmente, sofreu muito os impactos da pandemia. São 15 projetos de extensão vinculados à Graduação e outros 05 projetos de extensão vinculados aos programas de mestrado e doutorado, os quais sofreram muito para o desenvolvimento de suas ações, tendo em vista que o foco é a presencialidade junto à comunidade. “Por outro lado, enquanto se perdeu um pouco neste sentido da proximidade, alguns projetos ganharam ainda mais destaque, como o caso da Feira de Matemática, por exemplo. Este é um projeto regional, voltado ao público da região, mas que com a pandemia ganhou o Estado”, conta.
O grande desafio para o próximo ano, segundo o vice-reitor, é aumentar ainda mais a proximidade com as empresas e com a comunidade, por meio da pesquisa, da extensão, da cultura e, especialmente, das parcerias firmadas por meio do propósito da Universidade. “Neste ano firmamos algumas parcerias importantes com a comunidade por meio da sociedade civil, mas também com as empresas, instituições, cooperativas e demais setores da comunidade, evidenciando a importância de que somos produtores de conhecimento e de que aqui é possível buscar respostas e construir soluções inovadoras, tendo em vista a ideia da quádrupla hélice, que é: sociedade, empresas, governo e a Universidade”, frisa e acrescenta que “tenho a expectativa e um desejo de um ano sem distanciamento, olhando o futuro com esperança para reinventar os processos e produzir conhecimento para enfrentar os desafios do amanhã”.

Estudantes vencedores do Desafio MathGO foram premiados em 2021
O Projeto de Extensão AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais - tem como foco principal o desenvolvimento de softwares educacionais para o ensino de matemática e português para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto já contava com o aplicativo MathGO, com foco na matemática e, em 2021, lançou seu segundo produto, o app PortGO, com foco na língua portuguesa.
Segundo a coordenadora, professora Bárbara Gündel, apesar da pandemia, o projeto não foi prejudicado. “Felizmente nenhuma atividade ficou pendente em virtude da pandemia, mas para isso, precisamos nos adaptar. A competição MathGO, que em 2018 ocorreu de forma híbrida - online e presencial, foi adaptada apenas para ser feita apenas no ambiente online, passando a ser um desafio. Desta forma, realizamos dois desafios do MathGO ao longo de 2021, onde os alunos vencedores receberam premiações. Isso quer dizer que, mesmo com as restrições impostas pelo período, conseguimos fazer com que vários estudantes, independente de estarem na escola ou em casa, pudessem participar das atividades e utilizar o aplicativo. Além disso, participamos de diversos eventos”.
Para 2022, os planos são de ampliar ainda mais as funcionalidades do novo aplicativo. “O AppGO foi aprovado para a próxima edição 2022/2023. Nosso objetivo é trabalhar fortemente no app PortGO, lançado em julho de 2021, para o Ensino Médio. Queremos trabalhar também com o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano e, para isto, pretendemos inserir todas as funcionalidades presentes no MathGO também no PorthGO”.
Acesse os aplicativos através dos sites: www.mathgo.com.br e www.portgo.com.br.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp e a Associação de Amigos do Madp (AAMADP) captam recursos junto à comunidade, com o propósito de executar o Plano Plurianual do próximo ano. Com isso, a instituição busca a manutenção e continuidade dos serviços prestados, na preservação da memória regional, na promoção da cultura, da educação e do lazer.
Entre as formas de arrecadação e auxílio ao Madp, está a doação por meio do Imposto de Renda devido. Com esta iniciativa, você e o Museu são beneficiados com dedução de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado se enquadra no Artigo 18 da Lei de Incentivo, que autoriza a dedução. Saiba como contribuir:
- Fazer o depósito em nome do PRONAC 192683: Banco do Brasil, Agência 0371-9, conta 59681-7. As doações referentes à Pessoa Física deverão ser realizadas dentro do ano fiscal, até 30/12/2021.
Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador;
Identificador 2: informar o número 1 para “patrocinador” e 2 para “doador”;
- Encaminhe para o e-mail madp@unijui.edu.br: cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do patrocinador/doador, nome completo, endereço e telefone. A emissão e entrega do recibo é realizada imediatamente após a confirmação do depósito.
Outras possibilidades de apoio ao Museu é a participação como membro da AAMADP ou incluindo na sua conta de energia elétrica do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (DEMEI), o valor que você deseja contribuir e será cobrado junto à fatura mensal.
O Madp conta com a contribuição da comunidade de Ijuí e região para seguir se atualizando e melhorando sua estrutura, para atendimento ao público. O objetivo principal é a aquisição de novas tecnologias, que possam acrescentar aos serviços prestados, como sistema de traineis em mezanino e equipamentos necessários para continuidade dos processos documentais, tanto em caráter de registro e acervo, quanto em seguridade física. Com isso, mantendo a preservação integral dos bens tombados, que foram reunidos nestas seis décadas de vida do Museu.
Ainda tem dúvidas sobre as formas de auxílio ao Museu? Entre em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
A indústria MC Bom Sorvetes, de Santa Rosa, começou a utilizar um dos ambientes do Espaço de Expansão Tecnológica da Criatec Santa Rosa, antigo Polo de Modernização Tecnológica da Unijuí, junto ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. A escolha foi por meio de edital, que previa a ocupação do espaço por uma empresa da área de alimentos. A indústria utiliza o prédio 1, com 600 metros quadrados e possui um contrato de 10 anos.
No mercado desde 2009, a MC Bom Sorvetes foi idealizada por Marcos Vicente Ludwig e Luciane Ludwig. Hoje, atua com sistema de franquias em 13 municípios da região. A Unijuí também esteve presente em outros momentos, durante a trajetória da empresa, entre 2014 e 2017, a indústria foi acompanhada pelo Projeto de Extensão Produtiva e Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado, com a coordenação da Unijuí.
Marcos Ludwig explica que as antigas instalações da indústria, onde permaneceram por 19 anos, já estavam restritas para o atendimento da crescente demanda. “Hoje estamos em um prédio adequado às nossas necessidades legais e com melhores condições de trabalho. Ainda temos a possibilidade de ampliar e, com isso, projetar um aumento nas vendas e no faturamento. Estamos preparados para o crescimento e vamos buscar novos parceiros em outras cidades”, afirma o empreendedor.
O prédio 2 do Espaço e Expansão Tecnológica da Criatec Santa Rosa é utilizado pelo Grupo Serttec e, assim como a indústria de sorvetes, possui um contrato de incubação com a Criatec Unijuí.
Quer conhecer mais sobre os espaços de incubação disponíveis na Criatec, para toda a região? Entre em contato pelo e-mail criatecsr@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3511-5200.

Foto produzida pelo grupo antes da pandemia
O Grupo de Pesquisa Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento teve seu início em 2002, juntamente com a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O grupo reúne professores da Linha de Pesquisa em Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado e conta, por semestre, com aproximadamente 40 estudantes, sendo 30 de Mestrado e Doutorado e 10 de graduação.
O grupo trabalha com duas linhas de pesquisa: o primeiro é Gestão Estratégica, que visa o desenvolvimento de temáticas como a acumulação de competências tecnológicas, agregação de valor, competitividade de cadeias produtivas, inovação e empreendedorismo; e Responsabilidade Socioambiental das Organizações e Capital Social, que envolve responsabilidade organizacional frente às dimensões econômica, social e ambiental, governança corporativa e territorial, gestão estratégica de custos.
Os estudantes, além do trabalho de investigação realizado junto com professores do Programa, também estabelecem relações com a rede de pesquisa, cujo grupo está vinculado às Relações Internacionais. “Trabalhamos o entendimento e a compreensão da realidade das organizações da região, e da própria região como um todo, de modo a analisar como acontecem os processos de desenvolvimento das organizações da região, no que tange à concepção e implementação das estratégias de mudança e adaptação ao contexto competitivo, bem como as estratégias de desenvolvimento local e regional que envolvem processos de reconhecimento, integração e aplicação do conhecimento para a geração de competências e capacidades de diferenciação competitiva”, explica o professor e coordenador do grupo, Jorge Oneide Sausen.
De acordo com o professor, à medida que os estudantes conhecem novos modelos, metodologias e abordagens teóricas de análise, eles acabam sendo preparados e qualificados para pesquisar e estudar as organizações de sua região, integrando “os processos de desenvolvimento nas organizações e na região, propondo estratégias que possam contribuir para o crescimento econômico e social da região, nos seus diferentes segmentos.”
Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí

A Graduação Mais fecha seu primeiro ano de implementação na Unijuí. Nascida da visão transformadora a partir das necessidades impostas pelo mercado, a Graduação Mais propõe inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior, como os currículos por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional.
Os estudantes passaram a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, nos últimos dois semestres, começaram a trabalhar de forma ainda mais integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações. “Isso nos permite ter uma formação de profissionais com competências imprescindíveis para o mercado de trabalho e pessoas ainda mais comprometidas para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos”, frisa a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.
“Esse primeiro ano da Graduação Mais foi um ano extremamente exitoso, a partir da interação que nós passamos a ter com a Comunidade. Pensamos em um currículo organizado por módulos e competências, que significa colocar o estudante em contato com o universo de trabalho desde o início do curso”, afirma a vice-reitora. Para Fabiana, o grande diferencial desse processo formativo é o desenvolvimento de capacidades inovativas dentro dos contextos nos quais eles se inserem por meio da profissão escolhida, além do exercício de pensamento crítico e empreendedorismo, seja ele dentro de um ambiente já constituído ou por meio da criação de um novo espaço.
Dentre os principais destaques desse novo currículo, estão as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional, em que foram ofertadas disciplinas voltadas ao desenvolvimento das competências pessoais dos estudantes, procurando prepará-los para além da formação técnica de suas profissões. Os Projetos Integradores, pensados para aproximar a academia da comunidade de maneira efetiva, também foram um diferencial e estiveram voltados para atender os desafios trazidos pela própria comunidade. Foram 230 Projetos Integradores ao longo de 2021, nos quatro campi da Unijuí. Além disso, foram 150 mentores, ou seja, profissionais com atuação no mercado de trabalho e que acompanharam os estudantes na produção das propostas, opinando sobre a viabilidade e aproximando-os ainda mais da realidade encontrada no mercado de trabalho.
“Nestes dois primeiros semestres de Graduação Mais, tivemos praticamente todos os nossos cursos de graduação presencial com a disciplina de PI, em que os estudantes puderam desenvolver propostas de solução para as demandas colocadas pela comunidade a partir do vínculo com a temática do módulo oferecido no semestre”, explicou.
Fabiana destaca ainda que o networking proporcionado pela oferta, juntamente com as possibilidades da vivência prática profissional desde o início do curso é o que fazem da Graduação Mais uma implementação exitosa nesse processo de reinvenção. “Nós temos os projetos de extensão que já atuam junto à comunidade e promovem essa inserção dos estudantes. Mas, por meio da Graduação Mais, nós tivemos uma entrada e receptividade gigantesca, o que nos deixa extremamente felizes e entusiasmados para um 2022 ainda melhor e cheio de novas oportunidades na formação dos nossos estudantes”, finaliza.

Inaugurado há mais de oito anos, o Hospital Veterinário da Unijuí vem se tornando cada vez mais consolidado como um espaço de aprendizagem e de serviço à comunidade. Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, o hospital oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. Também é um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão, além de ser mais um campo de estágio para os alunos de graduação.
Durante a pandemia de covid-19, o Hospital Veterinário manteve o atendimento seguindo os protocolos de segurança. Neste período de recesso do ano letivo, não será diferente. O horário de funcionamento será mantido de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 16h.
O Hospital realiza dois tipos de atendimentos. O atendimento convencional é realizado por ordem de chegada, realizado por veterinários técnicos do hospital juntamente com os médicos veterinários que estão em processo de aprimoramento. O outro formato de auxílio prestado pelo HV é o atendimento acadêmico, feito pelos médicos veterinários aprimorandos, que ocorre mediante agendamento. Os acadêmicos da Graduação estão inseridos através de estágios curriculares e voluntários, auxiliando os veterinários em todos os procedimentos realizados no hospital.
Para qualificar ainda mais o atendimento, o Hospital Veterinário conta com um conjunto de laboratórios de apoio ao diagnóstico:
- Laboratório de Análises Clínicas Veterinária e Laboratório de Doenças Parasitárias: realiza exames em várias espécies (cães, gatos, bovinos, equinos, ovinos, animais de laboratório).
- Laboratório de Diagnóstico por Imagem: realiza exames de RX, Ultrassom e Eletrocardiograma em pequenos animais.
- Laboratório de Microbiologia Veterinária: realiza exames de análises microbiológicas do leite, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fúngica e contagem de microrganismos viáveis.
- Laboratório de Histopatologia Veterinária: realiza necropsias e exames histopatológicos.
Para mais informações entre em contato com o Hospital Veterinário da Unijuí pelo telefone (55) 3332-0653 ou pelo e-mail hospitalveterinario@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Cia Cadagy e Coral Unijuí valorizam a arte, a música e a cultura

Os grupos culturais, Cia Cadagy e Coral Unijuí, também se consolidam como oportunidades de bolsas remuneradas aos estudantes de graduação da Universidade. Com seleção e ingresso a partir de editais, lançados no início de cada ano, cada grupo oferece 20 bolsas de R$ 400,00. Os estudantes que desejarem, também podem participar como voluntários dos grupos.
As iniciativas colocam a Universidade ainda mais próxima da comunidade local e regional. Além das apresentações que são realizadas, voluntários da comunidade externa também podem participar das atividades. Hoje, tanto a Cia Cadagy como o Coral Unijuí contam com a participação de pessoas da comunidade, além de estudantes da Graduação, da Pós-Graduação e do Ensino Médio.
As Bolsas Culturais, além de uma oportunidade de renda aos acadêmicos da Unijuí, também atuam como diferencial na formação. Aprimoram algumas habilidades como autonomia, dicção, desinibição, comunicação verbal e corporal, essenciais para qualquer área de atuação profissional.
Para o ano de 2022, a Cia Cadagy está em andamento com um projeto para captação de recursos, que permitirá a execução do espetáculo Fhantasie. Também está sendo planejada para o mês de março, uma apresentação aberta à comunidade, com espetáculo Fora do Ar. Já o Coral, irá abrir edital para seleção de regente.
Dúvidas sobre as apresentações da Cia Cadagy e Coral Unijuí? Entre em contato pelo e-mail: cultura@unijui.edu.br.
Conheça os grupos culturais
Cia Cadagy Unijuí: vinculado à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional, por meio de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares.
Coral Unijuí: vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí. Promove e incentiva a cultura por meio da música, a diferentes públicos. Atualmente, com o espetáculo “Na onda do Rock”, que percorre diversas fases do gênero musical a partir da década de 50, além do espetáculo voltado a temática gaúcha, “Tertúlia Universitária” e o “Concertos de Natal”.
Muitas empresas almejam estar na lista das 15 startups gaúchas que mais se destacaram durante o ano e que, devem ficar ainda mais fortes no próximo ano. A lista é divulgada sempre no mês de dezembro, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Agricon Business, empresa incubada pela Criatec da Unijuí, faz parte da lista de 2021.
A Agricon é uma plataforma Blockchain, ou seja, que permite rastrear alguns tipos de informações pela internet. Com isso, a startup conecta o produtor rural brasileiro a compradores globais, com rastreabilidade, certificação de qualidade, segregação e transparência nas comercializações de produtos agrícolas. No mercado desde 2019 e com o lançamento da plataforma em 2020, a idealizadora da Startup, Eduarda Olivia Schneider, explica que 2021 foi um ano de muita dedicação e resultados.
“Para o próximo ano nossos objetivos são mais altos. Queremos continuar melhorando a nossa tecnologia, estruturar a empresa, investir em marketing, nos aproximarmos ainda mais dos produtores rurais e concretizar mais comercializações. O objetivo é projetar a Agricon de modo mais consolidado, criar mais valor à marca e, consequentemente, traduzir nossa missão em realidade: somos um ecossistema sustentável de comercialização e rastreabilidade de produtos agrícolas, que conecta produtores rurais a compradores globais”, destaca a CEO.
Eduarda também afirma que, sem o apoio da Criatec Unijuí, a Agricon Business não teria chegado a estes resultados. “Uma das melhores decisões foi quando incubamos a startup na Criatec. A incubadora tem uma estrutura completa para apoiar e capacitar as empresas, ajudando em todos os aspectos necessários para que uma grande ideia se torne realidade. Somos muito felizes em poder fazer parte da família Criatec e Unijuí. Sempre seremos gratos pela oportunidade”, acrescenta.
A Criatec está presente com espaços físicos na Unijuí campus Ijuí e no campus Santa Rosa, mas apoia, recebe e incentiva novas ideias e negócios inovadores de toda a região. Para a coordenadora da Incubadora, Maria Odete Palharini, cada conquista e avanço das empresas incubadas é um retorno positivo a tudo que é oferecido. “O sucesso das empresas é o sucesso da Incubadora, então, ter uma empresa com esse destaque e reconhecimento em nosso estado, é uma grande conquista para a Criatec também”, afirma.
Veja o conteúdo elaborado pelo Sebrae, neste link.

Realizado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração e Ciências Contábeis, o Projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, promove, por meio da comunicação e do empreendedorismo, atividades educacionais com crianças e adolescentes de escolas públicas da região noroeste do Rio Grande do Sul.
Em virtude da pandemia de covid-19, o projeto teve suas ações prejudicadas, já que sua principal característica é a realização de oficinas e atividades práticas, possibilitando ao público participante o contato com equipamentos de vídeo, de foto e de rádio, além de técnicas de edição de produções audiovisuais.
Mas apesar disto, o trabalho não foi interrompido. Foi necessário reinventar-se. As oficinas de rádio, finanças e empreendedorismo migraram, de forma reduzida, para o ambiente online, possibilitando o surgimento de uma nova ferramenta: o Aplicativo Rádio na Escola.
“Conseguimos colocar no ar o App Rádio na Escola, para migrarmos do rádio tradicional para a rádio online, que proporcionará às escolas envolvimento multidisciplinar e a troca de conhecimento entre os próprios educandários, o que não acontecia anteriormente”, explicou a coordenadora do projeto Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola, professora Roselaine Felipin.
O aplicativo está sendo testado inicialmente na Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz. Para o próximo ano, várias ações estão previstas. “Neste novo ano, pretendemos dar continuidade ao aplicativo integrando as escolas estaduais e municipais de Ijuí e região, além do retorno das oficinas de empreendedorismo e finanças pessoais”, finaliza. A partir de 2022, o projeto também passará por uma remodelação, passando a se chamar Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola, sob a coordenação da professora Marisandra Casali.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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