Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de agosto, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), durante Evento Institucional referente à programação especial inserida na 2ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do RS, sofreu um ataque de ódio coordenado por terceiros.
No webinar "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", que estava sendo ministrado pelo palestrante Douglas Jacinto da Rosa - Kaingang (Mestre em Antropologia Social pela UFRGS), com a mediação do professor Mestre Josei Fernandes Pereira - Vice-presidente da Associação de Amigos do MADP, para estudantes de escolas da região, em plataformas da internet, sofreu um ataque de um grupo de ódio, que invadiu a sala de transmissão com xingamentos de cunho racial, mensagens misóginas e até pornografia. Prontamente, a organização do evento agiu tentando barrar esse grupo, que, em ataque coordenado, impossibilitou a realização do evento. Dessa forma, o webinar foi encerrado para evitar danos aos participantes.
A Instituição lamenta profundamente o episódio e informa que registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, entregando a gravação do evento para as autoridades policiais. Também informa que está tomando todas as medidas jurídicas necessárias para resguardar o direito de expressão e de realização dos eventos institucionais.
Atenciosamente,
Cátia Nehring, Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí
Vivian Strochein, Diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana
Maria do Carmo Pilissão, Diretora do Centro de Educação Básica Francisco de Assis
No início de setembro, a Unijuí vai dar início ao terceiro e último módulo de disciplinas para os cursos do Ensino a Distância (EaD) em 2020. Até o dia 11/09 as inscrições estão abertas no Portal da Unijuí, sendo que as primeiras três mensalidades estão com 30% de desconto aos ingressantes.
Segundo o coordenador da modalidade na Unijuí, professor Luciano Zamberlan, mesmo antes do início do módulo já é possível o estudante se inscrever e iniciar algumas atividades. “Isso é possível a qualquer momento ao longo de todo o ano. Embora as atividades das disciplinas comecem no início dos módulos, o estudante pode ir fazendo cursos gratuitos para ir qualificando seu currículo enquanto aguarda o início das aulas”, observa.
A Unijuí oferta quinze cursos de graduação na modalidade EaD, nas áreas de Gestão e Licenciaturas. O ensino é 100% online, e a Universidade possui uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação. Para além disso, todos os laboratórios e ambientes de ensino utilizados pelos cursos presenciais também estão disponíveis para o ensino a distância, assim como o acompanhamento de professores qualificados.
“São cursos a distância diferenciados no que diz respeito à qualidade e ao compromisso da Universidade. O que a gente quer é trabalhar e ajudar esses estudantes a terem sucesso profissional. Mas, também, serem sujeitos críticos na sociedade. Uma Universidade não prepara só para o mercado de trabalho, mas prepara para a vida”, salienta o professor.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
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Este ano, devido a pandemia da covid-19, Ijuí não terá a realização da principal Feira de Negócios e Cultura da Cidade, a ExpoIjuí/Fenadi, que ocorre todos os anos no parque de Exposições Wanderley Burmann. Isso presencialmente, pois a União das Etnias de Ijuí (UETI) está organizando uma Fenadi virtual, pelo Youtube, de 12 a 19 de outubro. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Unijuí.
Segundo o produtor cultural da Feira, Francisco Rollof, em entrevista à Unijuí FM, o projeto Fenadi Virtual será uma grande de inovação. “É um projeto ousado, que vai colocar à disposição, não só da comunidade regional, mas também do mundo inteiro, por meio da plataforma YouTube, o trabalho das etnias. Estamos realizando uma parceria histórica com a Universidade, consolidada a partir deste ano com a participação da Secretaria de Cultura de Ijuí”, observa.
Francisco afirma que será enviado Projeto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, para que se consiga consiga recursos financeiros para a realização das atividades. “É um desafio este ano: reescrever a história de um evento com mais com 33 anos, com uma base muito sólida de cultura, folclore, tradições e costumes. Mais do que isso, precisamos fazer isto em pouco mais de trinta dias. Com a ajuda da Universidade, que tem uma sistemática fantástica para lidar com este tipo de programação, vamos realizar de forma virtual”, complementa.
Uma reunião de alinhamento das atividades foi realizada nesta terça-feira, dia 11 de agosto, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, é um projeto que desafia a região e suas instituições, logo a Unijuí não podia ficar fora. “Além disso, o projeto é uma grande oportunidade para nossos estudantes botar a 'mão na massa' a partir dos conhecimento específicos de seus cursos. Estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Arquitetura, Ciência da Computação, Administração, Ciências Contábeis, entre outros, orientados pelos seus professores, vão participar diretamente nas atividades suportes da Fenadi virtual, enriquecendo sua formação. Não é qualquer profissional que pode colocar em seu currículo que fez parte de um projeto dessa complexidade e tamanho", avalia.
O Movimento Étnico de Ijuí está preparando, em parceria com a Unijuí, uma plataforma diferenciada de atrações, com transmissão ao vivo, em formato talk show. “O evento terá um formato descontraído, que traz aquilo que a Fenadi em sua presencialidade não conseguiria trazer, que é a possibilidade de ter um público diversificado, com pessoas de todos os lugares do mundo, demonstrando as ligações com o Brasil, Ijuí e Rio Grande do Sul”, observa Francisco Rollof.
Além de transmissões diárias, que está previsto para iniciar no dia 12 de outubro, feriado nacional, e ser encerrado em 19 de outubro, feriado municipal, aniversário de Ijuí, a programação também contará com dez salas com conteúdos diversificados, ao vivo ou de forma gravada. Porém, todas as atrações serão transmitidas para a comunidade. “Teremos a possibilidade de interação nas redes sociais, uma novidade muito interessante, além da tradução de idiomas”, salienta o produtor cultural.
Na última terça feira, 11 de agosto, a EFA reuniu os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio em um grande encontro virtual pelo Google Meet. Na ocasião a direção da Escola, por meio da vice-diretora Maristela Heck, saudou e parabenizou os estudantes, em seguida o presidente do Gecom, Pedro Santos, desejou muita sabedoria a todos colegas e comunicou que o Grêmio doará uma máscara para cada estudante quando as aulas voltarem de forma presencial. Na sequência, as alunas Mariana e Maria Eduarda abordaram questões históricas que referendam a data, enfatizando a importância do estudo, do direito à educação, sendo esta necessária para gerar cidadãos responsáveis e gerações capazes de mudar a sociedade.
Em seguida começou a programação especial da manhã, momento em que o professor Gian Ruschel apresentou o projeto “História com games”, que tem o objetivo de estudar a história por meio do jogo "Age Of Empires". O professor mostrou para os mais de 150 estudantes participantes o jogo que explora a era dos impérios medievais e que possibilita ao jogador controlar uma civilização em uma guerra, havendo diversas possibilidades de vitória, como por hegemonia cultural, por religião (coletando e guardando por tempo suficiente relíquias religiosas), por domínio de recursos ou até mesmo pela guerra. Segundo o professor Gian, cada elemento do jogo é pensado de acordo com características históricas de cada civilização.
Ao comentar sobre as peculiaridades do jogo, o professor explica que, se a civilização escolhida pelo jogador for a dos hunos, tribo tártaro-mongol das estepes que desafiou o grande Império Romano, não será necessário – nem possível – que o jogador construa casas. “Todas as outras civilizações do jogo requerem a construção de casas como o critério de limite populacional. Enquanto mais casas, maior a população. Nesse caso não há necessidade de casas já que os hunos historicamente eram nômades. Portanto, a característica do nomadismo é utilizada na própria dinâmica do jogo", explica o professor.
O jogo será jogado e estudado de forma coletiva e cooperativa, seguindo abordagens feitas pelo professor, passando pela teoria e conceitos históricos. As aulas do projeto acontecerão nas quintas feiras a tarde e serão abertas para a comunidade. Segundo a vice diretora, Maristela Heck, a EFA vem buscando se reinventar, proporcionando novas possibilidades para seus estudantes aprenderem e estudarem de forma atrativa e dinâmica mesmo em tempos de pandemia.
Profissionais voluntários da área da saúde voltam às ruas para a testagem do coronavírus em 4,5 mil moradores do Estado, entre os dias 15 e 17 de agosto.
O estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) realiza a sétima rodada de entrevistas e testes rápidos do coronavírus no próximo fim de semana em nove cidades gaúchas, entre elas Ijuí, onde serão realizados 500 testes. Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, profissionais voluntários da área da saúde, sob coordenação do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), vão visitar quinhentos domicílios, em cada cidade, e convidar os moradores a fazer o teste rápido para o coronavírus.
O Epicovid19-RS, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, estima o percentual da população gaúcha infectada pelo novo coronavírus, obtém cálculos precisos da letalidade e avalia a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. Em Ijuí a pesquisa é realizada com a coordenação da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e dos cursos de Graduação do Departamento de Ciências da Vida (DCVida).
Nesta sexta-feira, dia 14, as equipes vão passar por uma rodada de testes e treinamento no campus da Unijuí, em Ijuí, antes de iniciarem o trabalho de campo.
Os dados mais recentes da pesquisa identificaram que a proporção de pessoas com anticorpos para o coronavírus dobrou no Rio Grande do Sul no intervalo de um mês. O número estimado de pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus passou de 55.904 (de 32.891 a 81.059, pela margem de erro), na última semana de junho, para 108.716 (de 78.774 a 146.196), na última semana de julho. Esse aumento motivou a coordenação do estudo, em decisão conjunta com o Governo do Estado, a antecipar em uma semana a realização da sétima etapa.
A próxima coleta será muito importante para avaliação da realidade dos casos na população e o avanço do coronavírus nas diferentes regiões em relação à etapa anterior. Em cada município do estudo, a seleção das residências e dos moradores que irão fazer o teste para o coronavírus ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.
Além do exame, o participante responde a uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas relacionados à Covid-19, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. A pesquisa tem apoio das secretarias de saúde e dos órgãos de segurança dos municípios e segue todos os protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos entrevistadores e participantes. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal ou Brigada Militar para obter informações sobre as visitas às casas.
O estudo mobiliza doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).
A partir da próxima fase, o Banrisul também irá participar do financiamento do estudo, junto com a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. Os resultados vão ser divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 72 horas após a finalização da coleta de dados.
Fonte: Universidade Federal de Pelotas
Dando sequência às atividades de celebração dos 25 anos dos cursos de Comunicação da Unijuí, na noite desta segunda, dia 10 de agosto, foi lançado o Desafio Criativo PlayCOM 2020. O evento, que reúne alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho, por meio de um desafio que envolve um cliente real.
Para dar início ao PlayCOM, Stela Maris Enderli, chefe do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) parabenizou e destacou a importância dos cursos da Comunicação, que nesses 25 anos formaram profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho. Também a vice-reitora da graduação, Fabiana Fachinetto, participou da abertura do evento, dando as boas-vindas em nome da Universidade, destacando a necessidade de eventos como este, em que os acadêmicos aplicam seu conhecimento teórico em clientes reais e, dessa forma, apresentam o que os cursos têm para mostrar à comunidade.
Após as falas de abertura, a coordenadora dos cursos, Rúbia Schwanke, trouxe um breve histórico dos cursos, relembrando diversos profissionais que foram importantes nestes 25 anos. Em sequência, com a mediação da professora Nilse Maldaner, a jornalista, doutora em Ciências da Comunicação, e professora do Departamento de Jornalismo do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leslie Sedrez Chaves, iniciou sua fala sobre o tema: “Desigualdades raciais no Brasil e a metáfora do vampiro diante do espelho”.
A partir da experiência própria, tendo sido a única aluna negra da graduação de Jornalismo da época, além de ser a primeira da família a se formar, Leslie apresentou o contexto brasileiro de desigualdades raciais, trazendo dados sobre questões raciais e sociais e em relação à presença de negros no ensino superior. Neste sentido, ela explicou que foi a partir das ações afirmativas do governo que houve um aumento da diversidade nas universidade. Porém, Leslie apontou que, mesmo assim, como um vampiro que não se enxerga ao olhar no espelho, quando analisamos a mídia, não vemos o reflexo dos brasileiros, que em sua maioria é negra.
Em seguida, Maiquel A. Dezordi Wermuth, doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da Unijuí, iniciou sua fala sobre o tema "Diversidade cultural: entre o siderar e o considerar”. Segundo Maiquel, diante de violações dos Direitos Humanos, é preciso passar da fase da indignação, do siderar, e dar um passo além, considerar, reagir. Porém, ele trouxe também que as violações trazem diversas problemáticas que não são simples de resolver. É preciso, de acordo com Maiquel, buscar o equilíbrio, por exemplo, entre questões culturais e os Direitos Humanos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que abordem com seriedade e sensibilidade essas questões, buscando garantir a individualidade e os direitos das pessoas.
Neste ano, o PlayCOM terá mais dias para criação e produção, do dia 10 até o dia 24 de agosto. Serão aceitas inscrições de equipes de 4 a 6 pessoas, compostas por integrantes de Jornalismo e Publicidade ou de apenas uma das áreas, e preferencialmente de diferentes semestres da graduação. A inscrição da equipe deverá ser realizada de forma coletiva, até quarta, dia 12 de agosto, para o e-mail usina@unijui.edu.br, informando o nome da equipe e os nomes dos alunos participantes.
As equipes deverão desenvolver uma campanha e produzir materiais de divulgação e conteúdo para um cliente real, a Fenadi Virtual. Assim, serão duas categorias para inscrição: Criação de Campanha e Produção de Conteúdo. Na categoria de Criação de Campanha, as equipes deverão elaborar materiais de suporte para a divulgação da Fenadi Virtual. E na categoria de Produção de Conteúdo, devem ser produzidos materiais de cunho jornalístico para a divulgação de informações, e a cobertura do evento.
O regulamento completo pode ser conferido no link: https://usinacomunica.wordpress.com/2020/08/04/regulamento-playcom-2020/.
Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias
Desde o mês de junho de 2020, em razão deste momento crítico que vive a sociedade brasileira na pandemia da covid-19, a iniciativa compartilha.org veio para ajudar e facilitar movimentos de solidariedade. Já são 40 cadastros na plataforma, que facilitar doações de itens essenciais para pessoas de itens de alimentação, higiene, entre outros.
A Unijuí acredita que a solidariedade possui um papel fundamental para a mobilização de recursos emergenciais. Por isso, a Universidade, a partir de uma série de parcerias, disponibiliza esta plataforma, com o objetivo de conectar diretamente doadores com instituições que auxiliam pessoas, tudo isso com o mínimo de burocracia e o máximo de segurança. Pelo site é possível conferir quais são os itens para doação, facilitando a doação de alimentos, agasalhos, entre outros. Acesse: www.compartilha.org.
A iniciativa é da Unijuí, da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec, da Exec.Dev - Desenvolvimento Web e de Aplicativos, e da empresa 3Tentos Agroindustrial. Também tem parceria com a Apae Ijuí, Programa Mesa Brasil do Sesc, Lar Bom Abrigo, Acata e ARL6 - Associações de Reciclagem de Ijuí, que são assessorados pela Incubadora de Economia Solidária da Universidade, a Itecsol.
Confira um recado do Coral Unijuí e participe desta ação de solidariedade:
Nesta terça-feira, dia 11, foi lançada em Ijuí e região a Campanha "Máscara Roxa”, coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe, da ONU Mulheres. A Reitora, professora Cátia Nehring, e a professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e do curso de graduação em Direito da Unijuí, Joice Nielsson, participaram da atividade de lançamento, realizada de forma online.
Com a iniciativa, proposta pelo deputado Edegar Pretto, as mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. O Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe é coordenado por Karen Lose.
Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. A campanha se inicia um uma rede voluntária instalada na maioria dos municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de farmácias interessadas em participar. Será disponibilizado pela campanha um vídeo de orientação aos atendentes, para ser enviado por Whatsapp ou e-mail, com as orientações.
A campanha da Máscara Roxa é uma parceria entre o Grupo RBS, Agência Moove, Governo do Estado, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Polícia Civil, Brigada Militar, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Cladem - Comitê Latino -Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher e diversas Redes de Farmácias. Ela tem por objetivo ampliar os locais onde as mulheres possam pedir ajuda em caso de violência de gênero durante a pandemia de Covid-19.
Talvez não fosse aquilo que sonharam: auditório vazio, sem os abraços de amigos e familiares e sem a festa tão aguardada. Mas, diante da situação provocada pela pandemia da covid-19, e a necessidade da obtenção do diploma de ensino superior para a atuação profissional, um grupo de formandos da Unijuí colou grau na sexta-feira, dia 07, de forma online. Foi a primeira vez na história da Universidade que a formatura, momento máximo para quem cursa uma graduação, ocorreu dessa forma.
Se formaram 86 estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), na primeira sessão, realizada às 18h30. Logo após, às 20h30, ocorreu a segunda sessão, com os primeiros formandos do curso de Arquitetura e Urbanismo e também os estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Química, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). No total, vão se formar neste formato online mais de 300 concluintes, de diversas áreas do conhecimento.
"Apesar do momento que estamos passando, a Unijuí encontrou uma forma para a realização desse evento. Não foi como queríamos ou planejamos, mas não deixou de ser especial, e, por ser de forma virtual, conseguimos compartilhar esse momento com todos aqueles que amamos pela internet”, salienta Paula Lorenzoni Nunes, que se formou em Farmácia.
Ainda no mês de julho, o Setor de Formandos da Secretaria Acadêmica realizou reunião com as comissões de formatura para esclarecimentos e alinhamento do procedimento das solenidades. Mesmo online, as famílias puderam acompanhar esse momento tão especial e esperado, sendo que a solenidade seguiu todos os protocolos tradicionais, como o juramento e os discursos típicos destas solenidades, só que agora adaptados ao formato online. Este novo formato de colação de grau não impossibilita que o estudante realize posteriormente a formatura presencial, quando não houver mais restrição, em datas que serão definidas ao longo do segundo semestre.














Para que tudo acontecesse da melhor forma, a Unijuí planejou e testou toda a estrutura necessária com antecedência, envolvendo diversos setores: Reitoria, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria de Informática, Audiovisual e Coordenadoria de Marketing, com estrutura de transmissão alinhada para garantir qualidade de internet, áudio e vídeo aos formandos e para quem acompanhou de casa. Os formandos, a Reitora e a secretária acadêmica, além de professores e técnicos-administrativos convidados e homenageados participaram pelo Google Meet, já familiares e amigos acompanharam em uma live no Youtube. Além disso, vídeos de discursos dos oradores das turmas e dos coordenadores de cursos foram gravados previamente e só transmitidos nos momentos marcados.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este momento foi mais uma aprendizagem decorrente da pandemia. “Enquanto Instituição entendemos que o momento de colação de grau é um ritual de passagem do nosso estudante para o mundo do trabalho. É um cidadão que se coloca na sociedade a partir da profissão, marcando todo o esforço de realizar um curso universitário. Além disso, ainda temos o esforço da família, que de várias formas possibilita essa formação. Neste sentido, marcar este momento, torná-lo um momento especial, mesmo que de forma online, é muito significativo para Instituição”, salienta.
Palavra de formando
"Gostei da formatura online. É a alternativa para o momento. Achei que a mesma teve um tempo de duração adequada, não sendo cansativa e bem objetiva" - Rudinei Gomes Rodrigues, Arquitetura e Urbanismo.
"A formatura foi de uma forma totalmente diferente, não foi do jeito que imaginávamos, devido a tudo o que estamos vivendo nesse período de pandemia, nada convencional por ser online, porém, não menos importante. Foi o fechamento de um ciclo de uma maneira muito especial: o nervosismo e a ansiedade eram os mesmos (se não maiores devido ao medo da instabilidade da rede de internet), a felicidade e o orgulho por participar deste momento foram enormes. Só tenho a agradecer a Unijuí e os professores por fazerem todo o possível para proporcionar este momento tão especial neste novo formato a todos nós" - Bruna Fernandes Finckler, Engenharia Civil.
"A formatura não foi como o esperado infelizmente devido ao momento que estamos passando, porém por ser um momento tão esperado não deixou de ser emocionante. Pois mesmo sendo virtual a Unijuí conseguiu transmitir com mensagens e palavras cuidado para que nós sentíssemos como em uma cerimônia" - Marjara, Farmácia.
"Foi um momento tão diferente, e ao mesmo tempo tão intenso, queira ou não estávamos concluindo nossa Graduação, colocando as esperanças em futuro melhor, na busca profissional. Também foi o fim de uma importante etapa, em que todos os momentos de dificuldade valeram a pena. Mesmo sendo online e a gente não pode estar junto dos amigos e familiares, a emoção foi grande. Temos muito a agradecer a Instituição e aos professores do curso. Foi muito gratificante e recompensadora a nossa conquista!" - Liege Goergen Romero, Engenharia Química.
Realizado de forma totalmente online pela primeira vez na história da Universidade, o Vestibular de Inverno de 2020 encerrou o ciclo de inscrições e provas esta semana. Foram 1.230 inscritos em todo o processo, que ofertou mais de 30 cursos presenciais nos quatro Campi da Unijuí: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
Nesta edição, em razão da pandemia, mas também se adequando aos novos tempos tecnológicos, o vestibulando pode se inscrever erealizar uma prova de redação a partir de um banco de dados gerado pelo próprio sistema do Vestibular, tudo isso de casa. “Foi um processo inovador, que desafiou vários setores da Instituição a se reinventarem, como vem ocorrendo em todas as áreas. Ao final, tivemos uma experiência muito positiva, tanto para a Unijuí quanto para os candidatos, que tiveram mais comodidade em realizar sua prova e matrícula online”, avalia a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto.
Outro ponto de destaque desta edição foi o mote de Campanha, que trouxe a mensagem: “Estude. Mostre que você se importa. O mundo está mudando. Qual vai ser a sua atitude?”. O objetivo foi realizar uma reflexão e instigar os futuros estudantes da Unijuí para a importância do protagonismo do estudante na atualidade.
Primeiros Colocados
1º Lugar: Valentina Camargo da Rosa, de Seberi, inscrita para o curso de Direito (nota 988);
2º Lugar: Deily Graciane Centenaro, de Santa Rosa, inscrita para Medicina Veterinária (nota 960);
3º Lugar: Maiara Martins Zucco, de Ijuí, inscrita para Ciência da Computação (nota 950);
4º Lugar: Giovana Bonfanti Ruszczyk, de Santo Ângelo, inscrita para Enfermagem (nota 940);
5º Lugar: Bárbara Schorne, de Santo Ângelo, inscrita para Fisioterapia (nota 940).
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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