O Círculo Operário de Uruguaiana, entidade não governamental, nasceu em 28 de novembro de 1937. Destaca-se por sua trajetória nas áreas Social e da Educação, em seus 83 anos de existência com um trabalho de credibilidade em Uruguaiana. Agora é também um Polo para oferta de Ensino a Distância, a partir de parceria firmada com a Universidade.
A Instituição é formada por uma Diretoria e um Conselho Fiscal, de voluntários eleitos, em assembleia, pelos associados. Já possui cursos profissionalizantes voltados para o mercado de trabalho e uma escola de Educação Infantil, além de atuar na saúde com a Policlínica Nossa Senhora Medianeira e também na cultura, esporte e lazer, por meio de projetos sociais. E, a partir de agora, também está apta a ofertar os 15 cursos de Graduação EaD da Unijuí, nas áreas de Gestão e Negócios, e Licenciaturas.
Segundo a presidente do Círculo, Maria de Lourdes do Rego Ibaldo, a organização tem a missão de atuar no desenvolvimento local, tendo como foco principal o ser humano, comprometendo-se com a sociedade, no exercício da democracia e da cidadania. “Por isso nossa expectativa com a chegada do Polo da Unijuí é enriquecer nosso trabalho junto a nossa comunidade de Uruguaiana, pois a Educação é transformadora”, salienta.
Já neste início de atuação na cidade, a Universidade está com uma oferta especial: 30% de bônus nas três primeiras mensalidades. O ingresso aberto para novas turmas acontece até o dia 11 de setembro de 2020. Contate o Polo:
Rua XV de novembro, 2594 Centro
55 3412 1635
55 991551114
poloead.uruguaiana@unijui.edu.br
Expansão
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, e de pessoas à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.
De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 anos de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado na criação dos nossos conteúdos, procurando fazer isso de forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
Confira todos os detalhes no site do EaD Unijuí.
A linguagem é uma característica intrínseca da humanidade. Nos definimos e buscamos sentido para nossa atuação no mundo a partir dela, desde a arte rupestre, gravada em paredes de cavernas há milhares de anos, com cenas do cotidiano, a natureza e o mundo que circundava aquelas pessoas. A medida que o tempo foi passando, a linguagem e as formas de expressão humanas também evoluíram, se sofisticaram e hoje possuímos o Teatro, a Música, a Literatura, as Artes Plásticas, o Cinema e muito mais.
Mas, para além dessa necessidade de expressão, a arte também é importante para a nossa saúde. Uma grande prova disso estamos inclusive verificando nesta pandemia, por meio de lives de grupos e artistas das mais variadas áreas, com grande destaque para a música, que ajudaram a suportar muitos dos momentos críticos em que estivemos metidos em 2020. Vale evocar até aquele velho clichê: a arte é um alimento para a nossa “alma”! Muito além da pandemia, precisamos reconhecer mais o valor da arte para a nossa vida. O Rizoma desta semana vai discutiu essas questões no debate “Arte em Benefício da Saúde”!
Confira na íntegra:
Os convidados da edição foram: Alessandra Giovanella, artista visual e arte-educadora, Mestra em Educação. Vive e trabalha em Porto Alegre. Atualmente é Educadora Social, com ênfase em atividades de Arte Educação no CAPS AD III Amanhecer Canoas/RS e Professora da Rede Municipal de Porto Alegre. Helena Sala, Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, regente do Coral Unijuí e Fabio Novelo, ator e diretor de Teatro, pesquisador de ténicas circenses, atualmente dirigindo a Cia. Cadagy, grupo cultural da Unijuí.
Em atenção às orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí nos últimos dias, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, o Comitê Institucional de Prevenção informa:
1 - CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL:
. Aulas teóricas - seguem de forma online até o dia em 3 de outubro, tendo em vista a situação ainda preocupante da pandemia. A Universidade vai seguir avaliando a possibilidade de retorno ao presencial após esta data, seguindo as orientações municipais, estaduais e federais.
. Aulas práticas e Estágios presenciais - seguem conforme organização de cada coordenação de curso, seguindo todos os protocolos de saúde expressos no Plano de Contingências, conforme Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS nº 01/2020.
2. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAIS (especializações, MBAs) - permanecem de forma online conforme cronograma da oferta, bem como as demais ofertas de educação continuada (qualificação profissional e extensão).
3. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU (mestrados e doutorados) - as aulas seguem de forma online conforme calendário específico de cada curso.
4 - As aulas da EFA também seguem de forma online, podendo ocorrer uma avaliação para retorno presencial conforme o quadro da pandemia. Orienta-se à comunidade escolar para ficar atenta aos canais oficiais da Escola para informações pontuais.
5 - A Instituição mantém o atendimento em regime de plantão, por e-mail, telefone, chat e whatsapp nas cidades de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, em virtude da continuação das atividades acadêmicas na Modalidade Presencial de forma ONLINE e da manutenção, sem alteração, da Modalidade EaD. Isso significa que a Universidade mantém o funcionamento de suas atividades sem atendimento presencial ao público.
6 - Os estudantes que necessitarem de auxílio para a realização das atividades acadêmicas devem priorizar o contato por meio dos canais online de comunicação, especialmente os e-mails institucionais, contudo, caso precisarem de atendimento presencial deverão fazer agendamento prévio.
7 - A Biblioteca Universitária permanece fechada presencialmente. No entanto, reforçamos que os acadêmicos podem acessar a biblioteca virtual, ou ainda, em caso de dúvidas e pedidos de materiais, o atendimento é feito pelo e-mail: biblio@unijui.edu.br
8 - A prestação de serviços feito pelas Unidades/laboratórios - Unijuí Saúde, Hospital Veterinário, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab); Farmácia Escola, Central Analítica; Biotério; Central de Recebimento de Amostras dos Laboratório de Sementes, Solos e Bromatologia seguem o atendimento normal.
9 - A Rádio Unijuí FM mantém suas atividades em regime de plantão.
10 - O Museu Antropológico Diretor Pestana, seguindo o Decreto do município de Ijuí, mantém-se fechado para o atendimento ao público.
A Fidene/Unijuí entende que vivemos um momento que exige prevenção e cautela. A Instituição está atenta e seguindo todas as medidas de prevenção e orientações definidas pelos decretos federais, estaduais e municipais, visando enfrentar a situação de pandemia. No entanto, entende-se que o papel da Instituição de formar profissionais e educar precisa continuar, por isso a Fidene/Unijuí enxerga este momento também como sendo de aprendizado. Estamos potencializando o uso de plataformas de ensino online, utilizando novos recursos e descobrindo novas formas de ensinar e aprender, reforçando o nosso compromisso com a educação de excelência.
O Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente, revisará as orientações conforme a evolução da pandemia. Todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da FIDENE/Universidade/EFA/Museu/Rádio UnijuíFM.
Mais informações e/ou atualizações sobre a COVID-19 podem ser obtidas no link: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu, nesta terça-feira, dia 25, o Fórum online ampliado de professores para discutir sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, estruturados a partir de módulos por competências, projetos integrados e Formação Pessoal e Profissional, o qual foi aprovado, enquanto Diretrizes Gerais, no último Conselho Universitário.
Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.
O grupo de professores tem o objetivo de assessorar nas discussões, produzindo diretrizes e resoluções em relação ao que sustenta Currículo por Competências e Modular, Projeto Integrador, Disciplinas na Modalidade EaD, Formação Pessoal e Profissional e Estudos Independentes.
Participaram deste momento, o professor Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação. Os temas debatidos, consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior.
O evento foi mediado pela Reitora da Unijuí, professora Drª. Cátia Maria Nehring, e pela professora, Ma. Fabiana Fachinetto, Vice-Reitoria de Graduação, que conduzem o processo da nova Graduação para todos os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o Curso de Medicina e os Tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.
Um cronograma com agendas de trabalho já foi compartilhado com o grupo, a qual se inicia em 31 de agosto para a continuidade das ações necessárias para a implantação efetiva desta proposta desafiadora.
Concurso Desafio Criativo PlayCom marca os 25 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A partir dos próximos dias, nos meios de comunicação locais e nas mídias sociais, será realizada a divulgação dos conteúdos e a campanha da Fenadi Virtual, que também deverá ganhar um lançamento oficial em breve.
Os estudantes de Jornalismo e Publicidade da Unijuí tiveram a oportunidade de ampliar suas conexões com diferentes pessoas, ideias e experiências, na terceira edição do Desafio Criativo PlayCom, marcando os 25 anos de história dos cursos.
Foram duas semanas de trabalho intenso e as equipes, divididas em duas categorias: Criação de Campanha e Produção de Conteúdo, foram desafiadas a desenvolver materiais que servirão de suporte à divulgação da Festa Nacional das Culturas Diversificadas (FENADI), que este ano, será virtual.
Na noite desta segunda-feira (24), na plataforma Google Meet, foi realizada a última noite do evento do PlayCom. Por ordem de sorteio, previsto no regulamento do desafio, as oito equipes tiveram dez minutos para defender sua produção aos jurados.
As equipes We Can Do It, Fuzz Coworking, Creare, Jersey´s e Cool Tour apresentaram na categoria criação de campanha, com o foco na produção dos materiais publicitários que serão utilizados na divulgação da Fenadi Virtual 2020. Na sequência, as equipes One Vision, Fuzz Coworking e Nêmesis apresentaram na categoria produção de conteúdo, com ênfase no jornalismo para a propagação de informações e cobertura do evento.
A coordenadora dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Beatriz Schwanke, falou sobre as duas semanas intensas de PlayCom para os alunos e professores, que também coordenaram as atividades do desafio. “Obrigada aos alunos por terem abraçado o PlayCom dos 25 anos da comunicação. Vocês nos brindaram com qualidade e mostraram o quanto jornalistas e publicitários fazem a diferença a partir da sua atuação na sociedade”. Rúbia afirmou se sentir lisonjeada com as apresentações, tanto de alunos que estão no início da graduação quanto os que estão quase se formando, dando destaque para o alto nível das apresentações da noite.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, em sua fala, agradeceu o curso de Jornalismo e Publicidade, por ter abraçado este desafio. “Estou convencido de que desenvolver uma atividade real coloca uma marca na formação muito diferenciada”. E, a importância, de ainda como estudante, ter em seu currículo, a participação em uma campanha tão grande como é a da Fenadi. O Produtor Cultural das Etnias de Ijuí (Ueti), Francisco Roloff afirmou o orgulho de estar participando de um momento tão especial, como o das apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes. “A palavra orgulho resume tudo o que nós estamos sentindo dos alunos, enquanto União das Etnias, enquanto pessoas que estão aí batalhando”.
Após as apresentações da noite, os integrantes do Júri profissional, composto pela jornalista Valéria Foletto, a publicitária Kátia Cavalheiro Costa e também a Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, professora Rúbia Beatriz Schwanke e representando a União das Etnias de Ijuí, Francisco Roloff e Élcio Ceratti Júnior, selecionaram as equipes vencedoras em cada categoria.
Confira as equipes vencedoras:
I - Criação de Campanha: Equipe: Cool Tour
Davi Covari, Fidel dos Santos, Ianka Rüdell, Marcelo Barbosa, Márcio Mayer, Marjory Mayer.
Mentores: Rafael Meinecke Thaís Vicenzi
II - Produção de Conteúdo: Equipe: Fuzz Coworking
Amanda Calegaro Thiel, Lucas Junges, Natalia Langer, Pedro Person e Vitor Mohr.
Mentores: Arion Fernandes e Lucas Sausen
Cada equipe vencedora receberá um certificado individual do Playcom + R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) de premiação. Acompanhem a partir dos próximos dias, nos meios locais e nas mídias sociais, a divulgação dos conteúdos e a campanha da Fenadi Virtual.
Por Leticia Breunig, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias
A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promoveu, na noite de terça-feira, dia 25, o evento “O futuro é hoje: debates sobre Inteligência Artificial”.
Com uma programação promovida pelas pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no youtube, e contou com a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Esta programação foi o primeiro evento do Salão de Conhecimento deste ano, agregando, simultaneamente, milhares de participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da Unijuí e de outras instituições de ensino superior.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, na abertura da atividade, a inteligência artificial transpassa por todas as áreas do conhecimento: “qualquer profissional que tenha uma formação superior depende da tecnologia para exercer sua atividade”. Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que a temática debatida é muito importante para todo profissional ou futuro profissional, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado e debatido.
O debate sobre Inteligência Artificial
O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Edson Luiz Padoin, foi quem apresentou a temática aos participantes: “este é um assunto presente em nosso cotidiano e é importante começarmos a debater. A informática está presente em todas as atividades, e, com o surgimento da internet conseguimos ter acesso a qualquer informação, por isso olhamos para o futuro conhecer a Inteligência Artificial é imprescindível”, ressaltou.
Para o secretário de Inovação, Luís Lamb, palestrante convidado da noite, o conhecimento da Inteligência artificial é imprescindível para que as empresas tenham bons resultados. Ele abordou como a história do desenvolvimento científico e previsões de mercado vão impactar na economia, por exemplo. “Em 2020 já estamos sentindo o impacto da inteligência artificial, sabemos que a inovação, ciência e tecnologia estão entrelaçadas e é necessário fazer uma mudança em nossa forma de pensar”, salientou.
O secretário questionou os alunos e pesquisadores de como será o mundo onde empresas com presença digital tem um valor cada vez maior, também mostrou estudos que projetam, para dez anos, um impacto muito forte na economia pela inteligência artificial, o que também impactará diretamente no trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O secretário trouxe explicações sobre a importância de estar atento com estas mudanças tecnológicas para o melhor desenvolvimento de uma empresa e dos profissionais.
“O tema mais debatido em no ano de 2019 no Fórum Mundial de Davos foi o impacto da inteligência artificial sobre as empresas e as relações de trabalhos. Os países já estão desenvolvendo estratégias nacionais para isso. E esta pandemia, por um lado trouxe uma grande crise sobre todos nós, por outro, mostrou que as tecnologias digitais para o trabalho remoto e mediação e análises de dados vieram para ficar. O seu valor será ainda maior nos próximos anos”, finalizou.
Confira a atividade na íntegra:
Neste ano desenvolve a temática “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.
O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
No evento desta terça-feira, os participantes também foram convidados a participarem do Desafio de Inovação Social, um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, de forma individual, no site do evento, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. O evento é limitado a 80 participantes.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.
Não teve setor ou aspecto que não tenha sido afetado pela pandemia da covid-19. Porém, mesmo diante de uma dura realidade, estudantes e instituições de ensino buscam uma reinvenção neste ano. E a Unijuí, mantendo o seu compromisso com a internacionalização, tem mantido as ações de cooperação e adaptando as atividades para a realidade atual.
Nesse sentido, o intercâmbio acadêmico para estudantes de graduação se adaptou a este momento em que a mobilidade é restrita, e estudantes da Unijuí estão tendo a possibilidade de realizar Intercâmbio Virtual. A cooperação entre a Unijuí e a Universidad Autónoma de Encarnación - UNAE, do Paraguai, possibilita que estudantes de diferentes cursos da Unijuí realizem o intercâmbio acadêmico virtual, cursando disciplinas online disponibilizadas pela instituição parceira, no segundo semestre de 2020. Os trâmites para viabilizar esta oportunidade foram realizados pela atuação do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.
Confira os nomes e cursos dos intercambistas: Gabrielle Tolfo Sangiogo Meerwald (Ciências Contábeis), Júlia Thomé da Cruz Lima (Direito), Gabriel Nervis (Direito), Bárbara de Souza dos Santos (Administração), Taciana Kogler (Administração), Mariane Martins de Albuquerque (Ciências Contábeis) e Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho (Ciências Econômicas).
A UNAE se destaca pelo compromisso com a qualidade da educação, infraestrutura, internacionalização, extensão universitária e formação extracurricular. “O intercâmbio virtual é uma excelente oportunidade para os estudantes fazerem parte de seus estudos em uma universidade estrangeira, compartilhar conhecimentos com novos colegas e professores, envolver-se em uma nova forma de aprendizagem e, também, aprimorar uma língua estrangeira”, observa a professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação.
O estudante Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho, que cursa Ciências Econômicas, é um dos estudantes que está participando do intercâmbio virtual com a instituição paraguaia. “Confesso que fazer um intercâmbio nunca passou pela minha cabeça como uma possibilidade concreta, visto que trabalho desde o início da faculdade, se tornava inviável. Porém, com a pandemia surgiu essa oportunidade de realizar o curso na modalidade virtual e está sendo muito bom compartilhar experiências com os colegas paraguaios, além de ser um desafio em função da língua espanhola, com a qual não tinha nenhuma familiaridade”, salienta.
Da mesma forma, Mariane Martins de Albuquerque, estudante de Ciências Contábeis, que também está realizando a experiência do intercâmbio virtual, acredita que será uma grande oportunidade. “Vai trazer grandes conhecimentos, tanto pessoal quanto profissional, além de aprender outra cultura e língua diferente da nossa. Estou muito feliz em fazer parte desta experiência”, complementa.
A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí - CPA realizou oficialmente a entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2019, à Reitora Cátia Maria Nehring, documento este que apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela CPA e da avaliação externa, regulada pelo Ministério da Educação – MEC relativa ao ano de 2019. A atividade ocorreu em 20 de agosto de 2020.
Nas palavras da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o planejamento articulado com a avaliação, tanto interna quanto externa, indica as diretrizes de possíveis alterações de condução de processos ou da manutenção deles, visando sempre a melhoria constante do fazer da Instituição, que resulta também em projetos de desenvolvimento que afetam toda a comunidade regional. Assim este relatório e a avaliação institucional da Unijuí cumpre o seu papel de diagnóstico e indicações de diretrizes para o planejamento dos cursos e da Instituição.
Sobre o Relatório de Autoavaliação
Magna Dalla Rosa, Coordenadora da CPA, enfatiza que este relatório organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de sistematizar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. O mesmo evidencia a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2019, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2020, buscando constituir-se em uma ferramenta de gestão para a constante qualificação da Universidade.
Para acesso ao Relatório de 2019, clique aqui.
O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante dessa constatação, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.
Os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt
“O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.
O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11 horas, tendo como tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19, (em Inglês), com a professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grazielle Betina Brandt. Pela Unijuí, no dia 13 de outubro, o professor Daniel Cenci vai realizar a conferência “La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol)”.
25/08:The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).
01/09:Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).
08/09:Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).
15/09:Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
22/09:Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).
29/09:Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).
06/10:The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais (Universidade La Salle – Unilasale).
13/10:La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).
20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).
03/11:Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).
10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UcepeL).
17/11:Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
01/12: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge _ Bak (inglês), com o professor Fernando Rosado Spilki (Universidade Feevale).
Fonte: Comung.
O período de inscrições para as Vagas Remanescentes da Unicasa - 2º/2020 está aberto e vai até dia 31 de agosto. As vagas são destinadas para alunos matriculados em cursos de graduação presencial, e não é necessário ser bolsista do Prouni. Serão disponibilizadas no total 17 vagas, sendo 13 para estudantes do sexo feminino e 04 para estudantes do sexo masculino.
Dessa forma, os candidatos deverão entregar toda a documentação comprobatória que consta no Edital 05/2020, acesse neste link. O resultado da seleção dos candidatos beneficiados com as vagas remanescentes na Casa do Estudante será divulgado em 01 de setembro, a partir das 17h. A assinatura do contrato de utilização da Unicasa será em 02 de setembro, às 14h30, no Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional - Naai.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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