Profissionais voluntários da área da saúde voltam às ruas para a testagem do coronavírus em 4,5 mil moradores do Estado, sendo 500 em Ijuí, entre os dias 04 e 07 de setembro.
O estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) realiza a oitava rodada de entrevistas e testes rápidos do coronavírus no próximo fim de semana em nove cidades gaúchas, entre elas Ijuí, onde serão realizados 500 testes. Os profissionais voluntários da área da saúde, sob coordenação do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), vão visitar quinhentos domicílios, em cada cidade, e convidar os moradores a fazer o teste rápido para o coronavírus.
Nesta sexta-feira, dia 04, as equipes vão passar por uma rodada de testes e treinamento no campus da Unijuí, em Ijuí, antes de iniciarem o trabalho de campo. Dessa forma, os coordenadores do estudo contam novamente com a colaboração dos moradores em atenderem as equipes e participarem desta importante pesquisa. Os resultados vão ser divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 72 horas após a finalização da coleta de dados.
Além do exame, o participante responde a uma breve entrevista sobre ocorrência de sintomas relacionados à Covid-19, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social. A pesquisa tem apoio das secretarias de saúde e dos órgãos de segurança dos municípios e segue todos os protocolos de biossegurança para proteger a saúde dos entrevistadores e participantes. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com a Brigada Militar para obter informações sobre as visitas às casas.
Dados da rodada anterior
A prevalência da infecção por coronavírus ultrapassou o percentual de 1% da população, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul, de acordo com a última etapa estudo Epicovid19-RS, realizada no mês de agosto. A estimativa é que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,22% no estado (de 0,92 a 1,59%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 139.055 habitantes (que pode variar de 104.902 a 180.665) que têm ou já tiveram o vírus na população gaúcha. A relação é de um caso real de infecção por coronavírus a cada 82 pessoas no RS.
Na última rodada Ijuí registrou quatro testes positivos na coleta realizada pelos voluntários.
O Epicovid19-RS, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Governo do Estado, estima o percentual da população gaúcha infectada pelo novo coronavírus, obtém cálculos precisos da letalidade e avalia a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. Em Ijuí a pesquisa é realizada com a coordenação da Unijuí, por meio do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e dos cursos de Graduação do Departamento de Ciências da Vida (DCVida).
O estudo mobiliza doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).
O Banrisul também participa do financiamento do estudo, junto com a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.
Dando sequência nas discussões sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, de segunda-feira, dia 31 de agosto até esta quarta-feira, dia 02 de setembro, a Unijuí oportunizou um novo momento formativo para professores com os consultores externos, Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação, com a mediação da Reitoria.
As atividades aconteceram no Salão de Eventos do Campus Ijuí, mas com a participação também pela plataforma Google Meet, envolvendo professores dos quatro Campi da Universidade. Nesta oportunidade, as discussões foram realizadas em grupos por curso, segmentando e produzindo discussões de acordo com as especificidades das diferentes áreas ofertadas pela Universidade. Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.
Os temas debatidos consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. As atividades formativas de estruturação dos currículos seguem até o fim do mês de setembro.
Segundo a assessora da Nova Graduação, professora Norma Golfeto, em entrevista à Unijuí FM, o objetivo é compartilhar experiências aos professores da Unijuí. “No sentido de que possam compreender as possibilidades de um novo modelo de educação e preparar os seus cursos para uma relação diferenciada a partir do ano que vem. Estamos percebendo um debate muito rico, muito intenso, com uma participação grande de cada curso ”, salienta.
“Este evento, marca a continuidade dos trabalhos a partir das Diretrizes aprovada pelo CONSU. Agora os Núcleos Docentes dos cursos, a partir de formações que envolvem currículo modular e por competências, Projeto Integrador, Formação Pessoal e Profissional, bem como estudos independente dos estudantes precisam iniciar o desenho do percurso formativo. Um grande desafio pela frente com envolvimento de todos para iniciarmos um novo ano acadêmico de 2021”, enfatiza a Reitora Cátia Nehring.
O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.
Na última quinta-feira, dia 27 de agosto de 2020, os cursos de Letras, modalidade presencial e EAD, e Pedagogia, modalidade presencial campus Ijuí e Santa Rosa e modalidade EAD, realizaram suas aulas inaugurais para marcar o segundo período de atividades acadêmicas! Os eventos ocorreram através do Google Meet e contaram com a participação de acadêmicos da graduação, mestrado, doutorado e egressos.
Na aula do Curso de Letras os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o professor Doutor Gilvan Müller de Oliveira, Coordenador geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o qual abordou o tema “A Geopolítica das Línguas: A Língua Portuguesa em Foco”. Por meio do tema os acadêmicos puderam estudar sobre o posicionamento e influência da língua Portuguesa no mundo, segundo a aluna Anabel Carolina Bencke ele “Nos mostrou a importância do nosso idioma, o português, nos disse que o português é uma língua que tem muita influência em todo mundo, pois é o único idioma falado nos quatro continentes do mundo, assim como o inglês. Também explicou que o Russo, chinês, espanhol, francês, são o centro das línguas mais importantes. A Rússia é o coração do mundo, pois ali está a maior população do mundo, e quem dominar o centro da Eurasia, pode dominar o mundo, esse coração do mundo chama-se "Heartland", de acordo com a teoria de Spykman. A geopolítica pensa em como garantir o futuro da língua.” Por meio da palestra os alunos puderam aprofundar seus estudos sobre o Multilinguísmo, assim como compreender as relações políticas, econômicas, culturais e sociais imbricadas entre línguas faladas no mundo.
A aula do Curso de Pedagogia abordou o tema “Pensar a Pedagogia com Paulo Freire e Mario Osório Marques” por meio das falas dos professores do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências Professor José Pedro Boufleuer e Professora Hedi Luft com posterior participação de acadêmicos e acadêmicas do curso que fizeram seu relato.
O professor José Pedro Boufleuer apresentou o que, em seu entender, foi a contribuição do Professor Mario Osorio Marques para pensar a Pedagogia. Neste sentido, destacou a novidade da linha reflexiva deste pensador da educação na medida em que colocou como preocupação primeira para pensar a educação o tema do conhecimento. Pensar esse tema, com base nos autores mais destacadas da filosofia contemporânea, permitiu ao Mario Osorio recolocar o sentido fundamental a educação. Em sua perspectiva, entender o que constitui o conhecimento humano permite indicar com o que a educação propriamente lida e qual é o seu conteúdo propriamente dito. Mas o interessante é que a forma de compreender o conhecimento, na perspectiva de que o mundo humano se constitui com base num acerto de perspectivas simbolicamente articuladas, já indica uma forma como esse conhecimento deve ser comunicado em espaços pedagógicos de aprendizagem, basicamente sob a forma de um diálogo que busca o entendimento. Essa forma de abordar a pedagogia foi a grande novidade que Mario Osorio trouxe para o debate pedagógico, novidade esta que importa que seja compreendida em toda a sua abrangência e fecundidade.
A Professora Hedi Luft trouxe em sua fala o tema da “Liberdade, Diálogo e Esperança. Segundo ela, “A relação de Paulo Freire com o campo da Pedagogia é marcada pela concepção de quea educação é um ato político que não pode ser divorciado da pedagogia. Ele definiu este como um princípio principal da pedagogia crítica, portanto, a construção do conhecimento deve ser marcada pelo DIALOGO. ‘Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes (Freire1987, p.68)’ ''. A pedagogia freireana é uma pedagogia da ESPERANÇA. Por fim, estudar Paulo Freire é dizer não à injustiça social e à exclusão social. É sonhar um mundo mais humanizado e lutarmos por uma educação que, dentro e fora da escola, contribua para uma sociedade que valorize a vida, os direitos humanos, os direitos da natureza, a dignidade humana e a consequente educação que transforma. Isso significa, promover a educação para a LIBERDADE, para a vida, para a democracia.
De acordo com a coordenadora dos cursos, professora Taíse Posssani, “As aulas foram momentos de muita troca de saberes, construção de conhecimentos e experiência formativa aos acadêmicos dos cursos, os quais iniciaram o segundo semestre motivados em seus estudos!”
A Unijuí vai sediar, no mês de outubro de 2020, o Rally Latinoamericano de Innovación, uma competição internacional, em equipes, cujo objetivo é contribuir para desenvolver uma nova cultura de inovação, aberta e com comprometimento social dos alunos das áreas de engenharia. Ele acontecerá simultaneamente em diversos países da América Latina, sendo que a Unijuí deverá ser a única sede brasileira.
No ano de 2019 a Unijuí participou com uma delegação do Campus Santa Rosa. Na ocasião, o evento foi sediado pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, sendo a primeira vez que uma universidade brasileira participou do Rally. A partir desta participação e depois de conhecer na prática a metodologia do evento, a Unijuí conseguiu trazer uma das sedes para o Brasil em 2020, tendo o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).
O evento será organizado no Brasil com o apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Ccriatec), setores ligados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.
Sobre o evento
As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada, sendo que cada grupo terá 28 horas para desenvolver a ideia. Depois da conclusão, cada grupo terá um tempo de dois minutos para a defesa do trabalho. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público.
Devido à pandemia da covid-19, este ano o evento será totalmente online. Em breve serão disponibilizadas as inscrições aos participantes. Fique atento! Mais detalhes no site oficial da competição, clicando neste link.
A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:
Bandeira Laranja:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Bandeira Vermelha:
- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;
- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade;
- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Aulas online
As aulas online que estão ocorrendo desde o dia 3 de agosto, estão mantidas sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.
Casos excepcionais aos acima mencionados deverão ser encaminhados à Vice-Reitoria de Graduação ou Vice-Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão.
No início deste mês de setembro, a Unijuí vai dar início ao terceiro e último módulo de disciplinas para os cursos do Ensino a Distância (EaD) em 2020. Até o dia 11/09 as inscrições estão abertas no Portal da Unijuí, para os 15 cursos ofertados na modalidade. Saiba mais:
Os estudantes que se matricularem ganharão um Bônus especial de 30% nas primeiras três mensalidades do curso. O EaD da Unijuí tem um formato ensino online para os 15 cursos de Graduação nesta modalidade, ofertados nas áreas de Gestão e Negócios, e Licenciaturas.
A organização do estudo ocorre em módulos, com três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa, proporcionando ao estudante uma conexão direta com a realidade.
Neste modelo você é protagonista: suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horários mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
A Universidade possui uma infraestrutura reconhecida pelo Ministério da Educação. Para além disso, todos os laboratórios e ambientes de ensino utilizados pelos cursos presenciais também estão disponíveis para o ensino a distância, bem como o acompanhamento de professores qualificados.
Confira tudo no site do Ensino a Distância da Unijuí, clique aqui.
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A testagem é uma das medidas prioritárias no combate ao coronavírus, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, as lideranças e autoridades têm buscado alternativas para ampliar e agilizar as testagens na região. Nesta segunda-feira, 31 de agosto, a Fidene/Unijuí recebeu mais um equipamento do Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (Cisa) para que o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) possa realizar essas importantes testagens.
Desta vez, trata-se de um equipamento automatizado para Biologia Molecular, destinado à extração e purificação do DNA/RNA, bem como insumos que totalizam o valor total de R$180.000 (cento e oitenta mil reais). O equipamento irá ampliar os testes do novo coronavírus que já vêm sendo realizados pelo Unilab. Com a nova máquina, o Laboratório poderá aumentar sua capacidade para até 100 testes diários. Esta ampliação do número de testes contribuirá para que o diagnóstico da doença seja mais rápido e, consequentemente, auxiliará nas ações em saúde dos municípios que integram o Consórcio. “Estamos realizando esta parceria que auxilia os 41 municípios do Consórcio. Com este equipamento vamos conseguir atender a demanda de todos os municípios com mais agilidade, o que vai refletir diretamente no combate a pandemia”, salienta o presidente do Cisa e prefeito de Vista Gaúcha, Celso José Dal Cero.
A entrega ocorreu na Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí, com a presença de autoridades locais e regionais, bem como representantes do Sicredi das Culturas, que subsidiou parte da compra deste equipamento. Realizaram a assinatura de comodato do equipamento, o presidente e o vice-presidente do Cisa, Celso José Dal Cero e Eduardo Buzatti, além de Antenor Vione, presidente do Sicredi da Culturas. Pela Unijuí, assinaram o professor Dieter Siedenberg, diretor executivo da Fidene e Vice-Reitor de Administração da Unijuí, e o professor Matias Frizzo, chefe do Departamento de Ciências da Vida. “Isso mostra, com muita clareza, o importante envolvimento de todos os atores da região no objetivo comum de viabilizar uma qualidade de vida para a população. A Instituição assumiu o compromisso de disponibilizar a sua estrutura de laboratórios e pessoal, no sentido de qualificar o atendimento à comunidade e auxiliar no combate ao coronavírus, além de oportunizar momentos de aprendizado aos nossos estudantes, futuros profissionais que vão atuar diretamente na região”, afirma o professor Dieter Siedenberg.
Entidade envolvida no processo, o Sicredi das Culturas realizou aporte financeiro para auxiliar a aquisição do equipamento e material necessário para o funcionamento. "Logo no início desta pandemia nos reunimos no Conselho e destinamos recursos para hospitais da região. E, com a necessidade do Consórcio de ampliar esta oferta de testes importante para a região, auxiliamos nesta aquisição”, observa Antenor Vione, presidente da Instituição.
Testes começaram em julho
No mês de junho, por meio desta mesma parceria com o Cisa, a Fidene/Unijuí recebeu o equipamento QPCR, importado dos Estados Unidos. Em contrapartida, ficou responsável por organizar o espaço físico e a equipe técnica para liberação dos laudos. Um setor de biologia molecular foi implantado na Universidade, dentro do Laboratório Escola de Análises Clínicas (Unilab), onde agora são realizados testes pelo método RT-qPCR. O investimento realizado em junho, por parte dos municípios que compõem o Consórcio, foi de aproximadamente duzentos e vinte mil reais. E desde a primeira quinzena de julho, o laboratório realiza cerca de 30 análises por dia com 10 técnicos capacitados para a operação. Esta operação ganhará um aumento significativo com este novo equipamento, que deverá passar a funcionar efetivamente nos próximos dias, após testes e adequações dos profissionais envolvidos no trabalho. “Este equipamento consegue reduzir o tempo de trabalho e vai permitir atender o Consórcio com mais eficiência e agilidade nos resultados”, observa o chefe do Departamento de Ciências da Vida, Matias Frizzo.













Estiveram no evento as seguintes autoridades:
Diretor executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dr. Dieter Siedenberg
Prefeito de Ijuí, Valdir Heck
Presidente do Cisa e prefeito de Vista Gaúcha, Celso José Dal Cero
Vice presidente do Cisa, prefeito de Pejuçara e presidente da Amuplam, Eduardo Buzzatti
Diretora executiva do Cisa, Elizabete Rolim
Assessor Jurídico do Cisa, Gilberto Scapini
Presidente do Sicredi, Antenor José Vione
Gerente da Agência do Sicredi Ijuí Centro, senhora Michele Ruver Guarda
Chefe do Departamento de Ciências da Vida, professor Matias Frizzo
Prefeito de Condor, Valmir Lander
Prefeito de Chiapetta, Eder Both
Após cumprir diversas etapas de trâmites, envolvendo o Ministério da Cidadania e do Esporte, Caixa Federal, Prefeitura Municipal, Cartórios, e a Fidene, a partir de muitas reuniões e tratativas, além de entraves superados, finalmente na sexta-feira, 28 de agosto de 2020, deu-se início na obra do ginásio de esportes no campus da Unijuí em Santa Rosa. A obra era uma expectativa da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que também poderá contar com esse espaço para a prática de esportes.
O recurso havia sido aprovado ainda em 2018 no Ministério, por indicação de emenda parlamentar do então deputado João Derly, quando se deu o início do processo administrativo junto à prefeitura municipal para receber a verba e realizar a obra. Porém, questões jurídicas surgiram e criaram entraves que precisam de muito diálogo para serem superados, conseguiu-se, então, chegar a um entendimento e viabilidade. Depois disso, a falta de disponibilidade de recurso junto ao Ministério gerou mais atrasos, e somente com o apoio político do ex-ministro da Cidadania e hoje deputado federal, Osmar Terra, bem como articulação do senador Luis Carlos Heinze, junto ao atual ministro, se conseguiu a liberação dos recursos e o depósito integral na conta vinculada a obra junto à Caixa Federal.
A obra será construída em etapas. Nessa primeira será realizada a terraplanagem, fundações, estrutura, cobertura e piso da quadra esportiva. Numa segunda etapa, que ainda depende de captação de recursos novos, será realizada a construção dos banheiros, paredes, arquibancadas e demais espaços de apoio para o uso pleno do espaço.
De toda forma, está sendo bastante comemorado esse início de obra na comunidade, pois foram muitas pessoas envolvidas, desde a reitora profª. Cátia Nehring, o vice-reitor prof. Fernando González, o prefeito de Santa Rosa, prof. Alcides Vicini, o pró-reitor de Santa Rosa da época, prof. Ariosto Sparemberger e o atual, prof. Marcos Scherer, os deputados e senador já acima mencionados, além dos membros do DCE Paulo Freire de Santa Rosa, pelo seu presidente, o estudante Ruirllis Reis (hoje formado pela Unijuí) e todos os acadêmicos e funcionários que se dedicaram e se envolveram numa votação para que o recurso da emenda parlamentar fosse destinado a essa obra.
“Certamente essa obra trará muitos benefícios para os estudantes e professores e também para a comunidade externa que terá à disposição mais um espaço para a prática esportiva, para ações acadêmicas e para trabalhar de modo preventivo os cuidados com a saúde da mente e do corpo da população atendida e usuária deste espaço. É a Universidade Regional investindo e acreditando no desenvolvimento da nossa comunidade”, comenta o prof. Marcos Scherer.





A Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento anunciou esta semana, a partir de decisão do Comitê Científico Institucional, que o evento deste ano será realizado de forma online, por meio de plataformas digitais. os organizadores entenderam que, dadas as exigências organizacionais da mostra científica, seria mais prudente optar por uma modalidade de oferta que assegure sua realização independentemente da bandeira (no modelo de distanciamento controlado do Estado) em que a região se encontre no período do evento.
O Salão do Conhecimento vai acontecer de 20 a 23 de outubro, envolvendo a comunidade acadêmica e científica da Unijuí e de outras instituições da região, do país e também do exterior. A programação, organizada com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é aberta a toda a comunidade.
A Comissão Organizadora também divulgou o cronograma geral do evento, que compreende duas noites para apresentações de trabalhos na forma de pôster, uma noite para comunicações orais e o Dia da Inteligência Artificial - d.I.A. , reservado para palestras e apresentações de trabalhos sobre o tema Inteligência Artificial, em diferentes campos do conhecimento. A proposta está alinhada com a temática da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento Dia da Inteligência Artificial (d.I.A.) é uma categoria específica do Salão do Conhecimento 2020, exclusiva para submissão de trabalhos sobre o tema Inteligência Artificial, em qualquer campo do conhecimento, produzidos por estudantes, professores e/ou técnicos da Unijuí.
Serão aceitas inscrições de trabalhos para o d.I.A., na forma de resumo expandido, a partir do dia 14 de setembro até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento. E os preparativos que antecedem o d.I.A. já começaram. No último dia 25 de agosto teve início o debate sobre Inteligência Artificial, que contou com a participação do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, Luis Lamb e durante os próximos meses, irão ocorrer outros eventos sobre o tema. Portanto, fique ligado!
Também estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para participantes sem submissão de trabalhos, que garante ao participante certificado com carga horária de 20 horas e, como brinde, o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos (e-book).
Confira o cronograma geral do evento:
A Unijuí possui programas de Pós-graduação com cursos de Mestrado e Doutorado, todos recomendados pela Capes. Estes programas constituem um espaço reconhecido e consolidado de formação de pesquisadores e de preparação para a docência universitária na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. São propostas para quem busca oportunidade de formação qualificada, com reflexão crítica e oportunidade de implicar-se em projetos de investigação em diferentes áreas do conhecimento.
Os cursos da Unijuí são balizados por três pilares: formação de pesquisadores e professores universitários, a produção do conhecimento e o apoio ao desenvolvimento regional com base na pesquisa e na inovação, considerando as especificidades de cada área. Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, “o sistema de pós-graduação da Universidade cumpre um papel fundamental da Instituição: materializa compromissos fundamentais das universidades, como são a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores. Nessa linha, é possível afirmar que uma instituição com quase 400 estudantes de pós-graduação Stricto Sensu, que a cada ano forma, entre mestres e doutores, mais de 100 novos profissionais, publica mais de 300 artigos em revistas indexadas e interage, com base na pesquisa, com uma centena de organizações sociais (setor público e privado), também aporta muito para a região e isso se expressa em diversas dimensões. Um exemplo claro é o fato de que todas as instituições de ensino superior da região têm em seus quadro de professores, egressos da pós-graduação da Unijuí. Isso mostra que nossos programas se convertem num vetor fundamental do desenvolvimento regional pela educação”, salienta.
Nos próximos dias serão abertos os editais de seleção para novos estudantes em todos os Programas de Mestrado e Doutorado da Unijuí. Saiba mais sobre os cursos ofertados:
Educação nas Ciências
O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. É credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Desenvolvimento Regional
Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Modelagem Matemática e Computacional
Tem como objetivo principal utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas Dissertações e Teses, para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais nessa área para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Direitos Humanos
Em como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Atenção Integral à Saúde
É um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Confira os detalhes na página do Programa, neste link.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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