A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí - CPA realizou oficialmente a entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2019, à Reitora Cátia Maria Nehring, documento este que apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela CPA e da avaliação externa, regulada pelo Ministério da Educação – MEC relativa ao ano de 2019. A atividade ocorreu em 20 de agosto de 2020.
Nas palavras da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o planejamento articulado com a avaliação, tanto interna quanto externa, indica as diretrizes de possíveis alterações de condução de processos ou da manutenção deles, visando sempre a melhoria constante do fazer da Instituição, que resulta também em projetos de desenvolvimento que afetam toda a comunidade regional. Assim este relatório e a avaliação institucional da Unijuí cumpre o seu papel de diagnóstico e indicações de diretrizes para o planejamento dos cursos e da Instituição.
Sobre o Relatório de Autoavaliação
Magna Dalla Rosa, Coordenadora da CPA, enfatiza que este relatório organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de sistematizar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. O mesmo evidencia a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2019, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2020, buscando constituir-se em uma ferramenta de gestão para a constante qualificação da Universidade.
Para acesso ao Relatório de 2019, clique aqui.
O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante dessa constatação, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.
Os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt
“O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.
O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11 horas, tendo como tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19, (em Inglês), com a professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grazielle Betina Brandt. Pela Unijuí, no dia 13 de outubro, o professor Daniel Cenci vai realizar a conferência “La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol)”.
25/08:The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).
01/09:Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).
08/09:Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).
15/09:Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
22/09:Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).
29/09:Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).
06/10:The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais (Universidade La Salle – Unilasale).
13/10:La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).
20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).
03/11:Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).
10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UcepeL).
17/11:Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
01/12: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge _ Bak (inglês), com o professor Fernando Rosado Spilki (Universidade Feevale).
Fonte: Comung.
O período de inscrições para as Vagas Remanescentes da Unicasa - 2º/2020 está aberto e vai até dia 31 de agosto. As vagas são destinadas para alunos matriculados em cursos de graduação presencial, e não é necessário ser bolsista do Prouni. Serão disponibilizadas no total 17 vagas, sendo 13 para estudantes do sexo feminino e 04 para estudantes do sexo masculino.
Dessa forma, os candidatos deverão entregar toda a documentação comprobatória que consta no Edital 05/2020, acesse neste link. O resultado da seleção dos candidatos beneficiados com as vagas remanescentes na Casa do Estudante será divulgado em 01 de setembro, a partir das 17h. A assinatura do contrato de utilização da Unicasa será em 02 de setembro, às 14h30, no Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional - Naai.
Com o objetivo de potencializar a oferta de ensino na região, a Unijuí chega a Planalto a partir de um Polo de cursos da modalidade Ensino a Distância (EaD). A chegada do Polo na região foi possível, por meio de uma parceria com o empresário Ademar Corrêa, sócio/diretor do Grupo Sul Brasil de Comunicações, que possui três emissoras de rádio e um jornal impresso.
Segundo Ademar Corrêa, a expectativa é ótima para as atividades e o Polo já atende a comunidade regional. “Acredito que podemos somar muito e fazer uma parceria de sucesso com a Universidade”, complementa.
Ele também fala sobre a importância de um Polo na região. “Nenhuma instituição de ensino superior possui estrutura nas cidades em que atuamos e os estudantes precisam se deslocar, viagens às vezes longas, para outras cidades. Dessa forma, muitas pessoas vão poder cursar uma Graduação onde moram e trabalham, e em uma das melhores Universidades do estado, a Unijuí”, observa Ademar Corrêa.
Já neste início de atuação na cidade, a Universidade está com uma oferta especial: 30% de bônus nas três primeiras mensalidades. O ingresso aberto para novas turmas acontece até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. Contate o Polo e saiba mais:
Av. Presidente Vargas, 828, sala 2, Centro
Planalto RS
Cep 98460-000
55 9962-7337
poloead.planalto@unijui.edu.br
Expansão
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a implantação dos polos é uma condição da expansão da modalidade EaD e a materialização do acesso aos estudos, em diferentes cidades, e de pessoas à educação superior. O projeto da Unijuí inclui, para os próximos cinco anos, a abertura de até 150 polos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Este processo está definido como política e estratégia a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional”, salienta.
De acordo com o coordenador de Ensino a Distância da Unijuí, professor Luciano Zamberlan, a Unijuí possui uma trajetória com mais de 60 anos de atuação e sempre vem renovando o ensino na região. “Temos um grande cuidado com a criação dos nossos conteúdos, procurando fazer isso de forma diferente e atrativa, sobretudo estimulando a autonomia dos estudantes”, complementa.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
O projeto da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (CRIATEC),selecionado no Edital de Chamada Pública Incubadora de Empresas 01/2020, receberá apoio financeiro no valor de R$ 100 mil reais para investir no fomento e geração de empresas, no fortalecimento do ecossistema regional, além de qualificar o pacote de serviços disponibilizado para as empresas incubadas nas unidades Ijuí e Santa Rosa.
Elaborado pela equipe da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (AGIT), o projeto tem o objetivo de desenvolver uma plataforma de incubação virtual para poder aumentar o número de empresas atendidas, ofertar uma conjunto de ações ordenadas para o desenvolvimento de negócios, incluindo consultorias e atividades para acesso a novos mercados, também para realizar um conjunto de ações ordenadas para atrair novos empreendedores.
Para os coordenadores do projeto unidade Ijuí, Maria Odete Palharini, e na unidade Santa Rosa. Lucas Escher, os recursos recebidos para a realização do projeto permitem aumentar a taxa de sucesso do programa de incubação e acelerar o desenvolvimento das empresas atendidas, podendo gerar mais empresas focadas em inovação e em gerar riquezas para a região Noroeste.
Segundo os coordenadores, o Sebrae é um importante parceiro do movimento do empreendedorismo inovador brasileiro, composto por Instituições de ensino e pesquisa, incubadoras, aceleradoras e coworking. A parceria das Instituições mantenedoras e do Sebrae potencializa a inovação tecnológica, o empreendedorismo social, compromissos com o desenvolvimento econômico da região.
Mesmo enfrentando as questões relacionadas isolamento social em virtude da pandemia da covid-19, o Projeto de Extensão “Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado - em Direitos Humanos da Unijuí, tem se reinventado e se adaptado para participar de diversas ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, junto à Rede de Proteção à Mulher de Ijuí e as instituições parceiras do Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.
As ações do Projeto, com o objetivo de difundir o conhecimento acerca dos Direitos Humanos e dos Estudos em Gênero para além dos muros da academia, buscam promover a justiça e a educação para a igualdade de gênero; realizar ações de enfrentamento à violência de gênero, atuando na assistência, proteção e empoderamento de mulheres e sujeitos vítimas destas formas de violência. Deste modo, objetiva contribuir para a construção e perpetuação de uma cultura de não violência, que supere o patriarcalismo e o machismo estrutural e a histórica desigualdade de gênero de nossa sociedade.
Durante a Pandemia, o Projeto tem mantido sua atuação junto às instituições públicas e da sociedade civil. Além de participar das reuniões regulares da Rede de proteção à Mulher e do Fórum Permanente da Mulher, que tem atendido e encaminhado às demandas mais urgentes com relação ao tema, pode-se elencar as seguintes ações:
No dia 16 de junho, a prof. Dra. Joice Nielsson, representou o Projeto em uma atividade formativa realizada em parceria com a PBW - Associação de Mulheres de Negócio de Ijuí, destacando e articulando ações que poderiam ser realizadas nos estabelecimentos comerciais para auxiliar no combate à violência de gênero.
No dia 22 de julho, a prof. Joice representou o Projeto e a UNIJUÍ na cerimônia de assinatura da Lei Municipal n 6.887/2019 que instituiu a Política Pública Municipal de Justiça Restaurativa no Município de Ijuí. Esta lei é considerada uma conquista da comunidade e para o Projeto Diálogos, que utiliza práticas restaurativas em muitas de suas ações no âmbito dos Grupos Reflexivos em Gênero com mulheres e homens envoltos em situação de violência doméstica.
No dia 11 de agosto, o Projeto esteve presente no lançamento da “Campanha Máscara Roxa”, uma iniciativa coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas/HeForShe, da ONU Mulheres. Através da campanha, mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, bastando para isso pedirem, aos atendentes dos estabelecimentos uma máscara roxa.
No dia 17 de agosto, a prof. Joice, juntamente com alunas bolsistas e voluntárias, participou de uma atividade formativa junto ao Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ, abordando questões de educação em gênero e prevenção à violência.
E por fim, no último dia 19 de agosto, a coordenadora do Projeto, esteve presente na Aula Aberta – Agosto Dourado, promovida pelo Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e pela Residência Multiprofissional em Saúde da UNIJUÍ, dialogando sobre Direitos e Garantias de Mulheres Gestantes e Puérperas no Brasil.
As ações prosseguirão durante o segundo semestre de 2020, mantendo respeito ao isolamento social, mas visando trabalhar em parcerias com instituições da comunidade para garantir apoio às mulheres e crianças vítimas de violência. Todas estas atividades se mostram relevantes na medida em que em tempos de isolamento social, os índices de violência doméstica têm aumentado em grande parte dos municípios brasileiros. Neste sentido, é necessário que se intensifiquem ações de enfrentamento, e que toda a comunidade reflexiva sobre a necessidade de não tolerância com esta prática.




Como “aquecimento” ao Salão do Conhecimento 2020 acontece, na próxima semana, palestra que desenvolverá a temática da Inteligência Artificial, uma amostra do que vem por aí no principal evento de divulgação científica da Unijuí. Com a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e do professor da Unijuí, Edson Padoin, será intitulada “O Futuro é hoje - debates sobre inteligência artificial”, e acontecerá na próxima terça-feira, dia 25, às 19h10, de forma aberta, com transmissão pelo canal da Unijuí no youtube.
Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, em entrevista à Unijuí FM, este tema que será desenvolvido no Salão do Conhecimento e também discutido neste evento da próxima semana, promovido para os estudantes e professores da Universidade, é muito importante na atualidade, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado. Ainda de acordo com o professor, diante deste cenário de pandemia, esta palestra e o próprio Salão do Conhecimento, exigem adaptação da Universidade para garantir a qualidade nas discussões, o que vem acontecendo ao longo de todo este ano, como já pode ser observado na Semana Acadêmica Integrada, realizada de forma totalmente virtual no primeiro semestre.
Nesta edição, que acontecerá de 20 a 23 de outubro, nos quatro Campi da Universidade, será desenvolvido o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O evento possibilita a submissão de trabalho completo, no evento Jornada de Pesquisa, ou resumo expandido, no Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão e Seminário de Inovação e Tecnologia. A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada durante o evento, na forma de pôster e comunicações orais. Em virtude da pandemia de covid-19, até a data do evento a situação será monitorada e o formato de apresentação poderá sofrer alterações, caso seja necessário.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor deverá informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.
É um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.
Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. É promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
Nesta semana iniciaram as atividades do Projeto Inova RS, iniciativa da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em que a Unijuí está inserida, com diversas outras entidades e instituições, coordenando os trabalhos na região Noroeste e Missões.
Cada uma das oito regiões do Inova RS selecionou três profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que irão trabalhar em parceria com os comitês técnico e estratégico. O programa tem duração de dois anos, com os objetivos de conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local, além de fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais, entre outros.
Agora como gestores da inovação, estes bolsistas irão auxiliar na implementação de um escritório de projetos local, empregando o domínio de metodologias de gestão adequadas a cada projeto. Além disso, vão elaborar, organizar e atualizar planos de gerenciamento e documentação correlata aos projetos; realizar coleta, análise, representação e apresentação de dados e participar ativamente no gerenciamento de grupos de processo: iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento, entre outras atividades.
Durante esta semana ocorreram atividades de capacitação aos selecionados, com a participação do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. Segundo o coordenador das ações na região, o professor da Unijuí Daniel Knebel Baggio, o Projeto está organizando com a preocupação de trazer modernização para o Estado e desenvolver o empreendedorismo. “Uma vez que todos os envolvidos estejam capacitados, as próximas etapas serão de atuação e diálogo com os atores da região, além da definição de prioridades e o trabalho com os projetos propriamente ditos”, salienta.
Foram selecionados para a Região Noroeste e Missões, os seguintes bolsistas, que irão atuar em Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa: Bárbara Righi Cenci, Patrícia Lazzarotti Garcia e Cleber Eduardo Graef. Confira as depoimentos sobre as expectativas com as atividades:
“Estou bastante otimista com o Projeto. Acredito que iremos desenvolver um ótimo trabalho no sentido de criar sólidas interações entre os atores da quádrupla hélice (governo, instituições de ensino, empresas e sociedade civil) e consolidar o ecossistema de inovação da Região Noroeste/Missões” - Cleber Eduardo Graef.
“Estamos bastante entusiasmados com o início desta caminhada e buscaremos a articulação e engajamento de representantes da quádrupla hélice (sociedade, universidade, empresários e poder público) atuantes na região Noroeste e Missões para a construção de um ecossistemas de inovação que tenha aderência ao contexto regional e possa trazer desdobramentos econômicos e sociais relevantes” - Bárbara Righi Cenci.
"Minha expectativa está em ajudar na mudança de mindset dos empresários, para que estes internalizem em seus processos e produtos a inovação como estratégia de diferenciação e competitividade. Conduzir as conexões entre os atores pertencentes quádrupla hélice da região, para que estes aproveitem as suas potencialidades, de maneira criativa e inovadora, reforçando os aspectos culturais e históricos e desta forma criando uma visão conjunta de futuro que valorize tanto o tradicional como o inovador para o crescimento e desenvolvimento econômico regional" - Patrícia Lazzarotti Garcia.
Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa são concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação.
O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.
No dia 13 de agosto, uma manhã de quinta-feira como esta, o Museu Antropológico Diretor Pestana realizaria, com estudantes de escolas, uma discussão com a temática "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", e foi impedido devido a um ataque de ódio coordenado. Um grupo invadiu a sala de debate virtual e passou a promover discursos odiosos direcionados a temática e também a reproduzir em áudio e vídeo alguns absurdos. O evento foi cancelado e a Instituição registrou Boletim de Ocorrência, além de publicar uma nota à comunidade.
Como programa de uma Rádio Educativa, parte integrante de uma instituição comunitária com mais de 60 anos de história, o Rizoma é comprometido com os Direitos Humanos e com as vozes que muitas vezes são silenciadas neste Brasil desigual. Por isso esta semana, no programa temático, vamos debater “Ódio, intolerância, preconceito: a redescoberta do Brasil”. Esse país que a cada dia se mostra menos cordial, caricato de si mesmo, repleto de ódio, preconceito, intolerância, de absurdos e de ignorâncias. Mas que também tem muita gente que batalha e luta por uma nação digna e melhor!!!
Foram convidados representantes de povos indígenas que ajudaram a entender que Brasil é esse. Também trataram sobre as suas identidades, lutas e buscas por Direitos. Participaram desta discussão Jozileia Daniza Kaingang, antropóloga, consultora da ONU MULHERES que atua na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Mauro Cipriano, mestrando em Direitos Humanos pela Unijuí. Confira na íntegra:
A prevalência da infecção por coronavírus ultrapassou o percentual de 1% da população, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul, de acordo com o mais recente levantamento do estudo Epicovid19-RS. A nova etapa estima que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,22% no estado (de 0,92 a 1,59%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 139.055 habitantes (que pode variar de 104.902 a 180.665) que têm ou já tiveram o vírus na população gaúcha. A relação é de um caso real de infecção por coronavírus a cada 82 pessoas no RS.
Para realizar o levantamento, os pesquisadores conduziram, no último fim de semana, 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas. Desse total, 55 tiveram resultado positivo. Doze testes positivos foram em Canoas, e onze, em Porto Alegre, confirmando a predominância de casos na região metropolitana. Pelotas apresentou oito positivos – o município registra aceleração da curva de contágio e do número de internações em estatísticas oficiais. Passo Fundo e Caxias do Sul tiveram seis testes positivos, já Santa Maria e Ijuí registraram quatro em cada cidade. Santa Cruz do Sul e Uruguaiana tiveram dois testes positivos cada.
Em caso de resultado positivo do teste com o participante, os pesquisadores testam também todos os moradores da casa. Em conjunto, os dados das sete etapas apontam que cerca de um terço das pessoas (33%) que residem com alguém que tenha testado positivo apresenta o mesmo resultado para o teste.
A análise da relação entre estimativa de casos reais e casos notificados ao longo do tempo aponta que a notificação está mais próxima do total de casos estimados, por aumento da testagem no Estado. Os dados mais recentes apontam que a estimativa de casos reais é 1,4 vez o número de notificados. Na primeira etapa, esse diferença havia sido de oito vezes; e, na segunda, de doze vezes.
Os coordenadores do estudo reforçam a necessidade de ampliar a testagem por RT-PCR e realizar a busca ativa de contatos das pessoas que tiverem resultado do teste positivo, para frear a disseminação do contágio.
Em relação às práticas de distanciamento social, o estudo mostra que um terço (32,6%) da população sai de casa diariamente, 54,6% saem para atividades essenciais, como compra de alimentos e medicamentos, e 12,8% se mantém sempre em casa.
A pesquisa, único estudo populacional no mundo a realizar sete fases de acompanhamentos com a população das mesmas cidades, tem mais uma etapa prevista: a oitava deve acontecer de 5 a 7 de setembro.
O EPICOVID19 é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e pelo Governo do Estado Rio Grande do Sul, com apoio de doze universidades públicas e privadas. O objetivo do estudo é estimar o percentual de gaúchos infectados pela Covid-19; avaliar a velocidade de expansão da infecção; fornecer indicadores precisos para cálculos da letalidade e determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas. O estudo conta com financiamento do Banrisul, do Instituto Serrapilheira, da Unimed Porto Alegre e do Instituto Cultural Floresta.
Fonte: Universidade Federal de Pelotas.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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