Com uma promoção conjunta entre a Universidad Autónoma de Encarnación do Paraguay e a Unijuí, o Seminário Internacional de Cooperativismo chega em sua terceira edição. Traz, neste ano, o tema central da importância do cooperativismo para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da ONU nesses tempos covid. A programação será realizada com o apoio e articulação da Rede CIDIR, que é a Rede Cooperação Interuniversitária Internacional e que possui a participação de mais de 20 Universidades de 5 países.
A 3ª edição do Seminário Internacional de Cooperativismo, neste ano devido a pandemia, concentrará sua principal ação através de um painel online com painelistas de cinco países: Espanha, Portugal, Argentina, Paraguai e Brasil. Será realizado nesta sexta-feira, dia 17 julho, a partir das 19horas (horário brasileiro), de forma online e fará homenagem especial em tributo a memória e legado do Padre Rafael Carbonell de Masy, Sacerdote Jesuíta e falecido em 21/09/2019, que é um dos principais pesquisadores que fundamenta a história e origem do cooperativismo vinculado as Reduções Jesuítico-Guaranies do século XVII. Documento de Memória ao Padre Carbonell disponível em anexo.
Para um dos coordenadores do Seminário, Dr. Pedro Luís Büttenbender, Doutor em Administração e Especialista em Cooperativismo, professor e pesquisador da Unijuí na área do Cooperativismo, o Seminário amplia a cooperação internacional da Unijuí tendo o tema do cooperativismo e os aportes ao desenvolvimento, na ótica dos ODS. Reunir especialistas de cinco países confirma a importância do cooperativismo para toda esta região missioneira trinacional, bem como, a relevância que assume o cooperativismo nestes tempos de pandemia, com maior solidariedade, ajuda mútua e a construção de um desenvolvimento social e econômico de forma sustentável, orientado pela Agenda 2030 das Nações Unidades. Este Seminário integra as programações pelo Dia Internacional do Cooperativismo, referenciado no 1º sábado de julho de cada ano.
O Painel contará com os seguintes expositores:
Inscrições: https://bit.ly/3eZQbh2
Transmissão: Conecta UNAE: https://youtu.be/H0HyY-VfQL0
Informações adicionais: https://bit.ly/3dShXL0
Imagem de uma transmissão feita diretamente do Laboratório de Análise de Sementes
O ensino durante a pandemia, que ocorreu neste primeiro semestre aos estudantes dos cursos presenciais de graduação, aos alunos da EFA e também aos estudantes de Pós-Graduação, por meio de ferramentas online, foi muito desafiador. Por isso, muitos professores buscaram usar da criatividade para criar alternativas e apresentar novas ferramentas, tudo isso com o objetivo de garantir a qualidade já desenvolvida na formação.
Para a presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, a adaptação e a criatividade dos docentes na utilização das ferramentas online de ensino são uma das marcas deste semestre. “O trabalho a partir do uso das tecnologias exigiu muito de todos os professores, que trabalharam com qualidade, empenho e organização de grupos e de ajuda mútua”, afirma. Ela percebe que, mesmo com o cansaço provocado por essas mudanças, os professores conseguiram aprender, colaborar e ensinar e afirma que essas ferramentas vieram para ficar, pois foram efetivas para melhorar a intervenção pedagógica. “O que marca esse semestre é que não teve um professor que não planejou novamente a sua intervenção. Usar a tecnologia exige isso, mas ela é um instrumento, ela não substitui o professor, ela não substitui a mediação do professor, e principalmente a intencionalidade desse professor”, conclui.
Vamos relembrar alguns exemplos, dentre tantos que foram utilizados na Instituição, em todos os níveis de ensino:
No Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, o professor de História, Gian Ruschel, utilizou um jogo de videogame para explicar alguns conceitos da Primeira Guerra Mundial. Ao vivo ele explorou, pelo Youtube, a temática da “histórias de guerra”, em especial da 1ª Guerra Mundial, jogando um conhecido game, o Battlefield One. Assim, ele explorou diferentes facetas do conflito mundial a partir da visão de personagens fictícios, utilizando de tecnologias como aviões, tanques e armas para participar das trincheiras da Primeira Guerra, além de realizar missões no deserto com personagens como Lawrence da Arábia. “Os jogos são riquíssimos em possibilidades de aprendizagem. Hoje eles possibilitam não só uma brincadeira, mas uma imersão em um universo que é cuidadosamente preparado para fazer com que o jogador se sinta na pele do(s) personagem(s). Além disso, são produzidos com grandes equipes focadas na questão artística, cultural, social e histórica”, afirma.
Na Universidade, o professor de Agronomia e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, cursos vinculados ao Departamento de Estudos Agrários (DEAg), Roberto Carbonera, realizou, ao vivo, a primeira transmissão de imagens diretamente do Laboratório de Análise de Sementes. De acordo com ele, foram recebidos recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir do Projeto do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal, com os quais foram adquiridos um estereomicroscópio e uma câmera para captar e transmitir as imagens para o computador. “Foi possível transmitir imagens de patógenos, fungos que provocam doenças em sementes e que podem ser transmitidas para as lavouras, bem como imagens de sementes analisadas pelo teste de tetrazólio, plântulas normais e anormais, além de imagens de sementes de diferentes espécies que são estudadas nas análises de pureza”, explica.
Segundo o professor, a ideia surgiu a partir da dificuldade de realizar aulas práticas - em razão dos Decretos específicos que regulamentam o distanciamento social durante a pandemia - na disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas. “Em um primeiro momento, a equipe do laboratório gravou pequenos vídeos com a rotina do laboratório, que inclui recebimento, homogeneização, preparo e divisão de amostras, realização da análise de pureza, germinação, vigor, teste de tetrazólio e análise de sanidade de sementes. Diante da dificuldade de fazer as aulas presenciais com 32 estudantes, utilizamos os recursos de transmissão online”, conclui. A experiência, além de nova, foi muito bem recebida pelos estudantes, que, segundo o professor, avaliaram a aula como muito positiva.
Por Manuela Joana Engster, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias
O Diretor Executivo da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e considerando as orientações e Decretos do Governo Federal, Estadual e dos municípios da região de abrangência da Fidene/Unijuí, com o objetivo de definir ações de contenção da pandemia de Coronavírus, entre outras recomendações:
Art. 1o. Os professores e técnicos-administrativos que integram o Grupo de Risco devem permanecer ausentes do local de trabalho e realizar os procedimentos a seguir especificados:
I - Caso a atividade permita, mediante ajustamento prévio com a chefia imediata, o funcionário poderá fazer uso do Home Office, condicionado ainda, a firmar Termo Aditivo Contratual de trabalho de Home Office, a ser encaminhado a Coordenadoria de Recursos Humanos;
II - Na impossibilidade de trabalho Home Office, faz-se necessário encaminhar ao RH declaração ou orientação médica sobre a medida de afastamento, passando a observar:
a - Registro e gozo de férias;
b - Redução de jornada de trabalho, mediante acordo individual, a luz da Lei Federal no. 14.020/2020;
c - Geração de horas negativas.
Art. 2o. Das medidas para identificação de casos suspeitos
I - Os técnicos-administrativos e professores que estiverem apresentando sintomas gripais ou que tiveram contatos domiciliares com casos suspeitos ou confirmados de Covid19 não deverão comparecer às atividades presenciais e devem observar os fluxos divulgados à comunidade acadêmica pelos meios de comunicação oficiais da Unijuí.
Confira o documento na íntegra, clicando neste link.
A partir desta terça-feira, dia 14 de julho, o MEC abre processo seletivo para bolsas ProUni do segundo semestre de 2020. Este processo seletivo terá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se o candidato poderá optar por duas opções de curso e instituição em ordem de preferência.
Neste segundo semestre a Unijuí oferece um total de 27 bolsas integrais de 100% do Prouni, distribuídas entre cursos dos quatro Campi. A listagem completa destas bolsas pode ser visualizada na página da Universidade, neste link. Para bolsas de 100% do Programa a renda per capita não poderá exceder a 1,5 salários mínimos: R$ 1.567,50.
Para se inscrever o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, nem ter zerado na nota da redação. No momento da inscrição o estudante deve informar o número de inscrição e a senha do Enem de 2019, o número do CPF e endereço de e-mail válido. O Período de inscrições será de 14/07/2020 a 17/07/2020 e a inscrição deve ser feita diretamente no site do Prouni.
A primeira chamada será divulgada no dia 21 de julho com comprovação da documentação de 21 a 28 de julho. A segunda chamada será no dia 04 de agosto, com a comprovação da documentação de 04 a 11 de agosto. O sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. Sendo assim, a pré-seleção em qualquer das chamadas assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa respectiva, condicionando-se a comprovação das informações prestadas junto à instituição de ensino a qual foi pré-selecionado. Dessa forma, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de Ensino Superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição. Os documentos necessários podem ser acessados na página da Unijuí, sendo que os documentos mais importantes são: conclusão do ensino médio em escola pública, ou escola particular na condição de bolsista integral, comprovantes de renda, documentos de identificação, e outros.
Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do Programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestar interesse na lista será de 18 a 20 de agosto de 2020.
Consulte a Central de Atendimento ao Aluno da Unijuí para mais informações: 55.3332.0444 ou acesse o site do Prouni, clicando aqui.
Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa. Também é um indivíduo criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias para delinear um futuro. E a Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica é o lugar certo para estas pessoas.
Está aberto edital de seleção para novas empresas, que busca selecionar empreendedores com esse propósito. Para fazer parte desse ambiente os interessados devem acessar o site www.criatecunijui.com.br/editais, baixar o edital de seleção e preencher o formulário de inscrição online. Mais informações pelo 3332-0212 ou criatec@unijui.edu.br. O Prazo para inscrição vai até dia 27 de julho.
A Criatec oferece uma infraestrutura qualificada, composta por 11 salas de incubação individual, espaço coworking com 08 estações de trabalho, laboratório de prototipagem e testes, salas de reuniões e mais um pacote de serviços de consultoria e mentoria para apoiar o desenvolvimento do negócio. Em 2018 foi reconhecida como um centro de referência em apoio a novos empreendimentos, 26 empresas foram desenvolvidas com o apoio da Criatec, que se consolida como um importante elo do ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Com o objetivo de colocar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o Programa Inova RS visa a construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, por iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.
Na região Noroeste e Missões a coordenação do Programa é da Unijuí, com a coordenação do professor Dr. Daniel Knebel Baggio e apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vinculados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Com duração prevista de dois anos, para o desenvolvimento do Programa serão concedidas Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GIT) a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, para atuar nas atividades de suporte aos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação. “Teremos a participação, em comum acordo, de diversas Instituições e entidades que atuarão pensando em projetos. A grande preocupação é proporcionar o mapeamento de oportunidades existentes, articulando os atores em prol do desenvolvimento regional”, observa o coordenador do Programa na região, professor Daniel Knebel Baggio.
Para a sua execução contará com a contratação de três bolsistas remunerados que estarão situados nas cidades de Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa. Cada bolsista será responsável por uma microrregião, apontando as oportunidades de negócio, buscando fortalecer as relações institucionais, promoção de eventos de atualização e capacitação dos atores, desenvolvimento de projetos de inovação e a futura publicização dos resultados. O prazo encerra no dia 17 de julho e as inscrições serão realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição e envio de documentos pelo e-mail: inovars@unijui.edu.br. A previsão de início do trabalho é para a segunda quinzena do mês de agosto. Confira o edital completo na página da AGIT.
O Projeto terá abrangência em 77 municípios, contemplando os COREDES Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial, formando assim a região denominada no Programa Inova RS de Noroeste e Missões. Também serão parceiras no desenvolvimento da iniciativa na região, as seguintes instituições e entidades: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Faculdade Horizontina - FAHOR, Horizonte Ambiente Empreendedor - HAE/FAHOR – Incubadora, Sindilojas Noroeste, Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa, Agência de Inovação de Ijuí, Agência de Desenvolvimento de Santo Ângelo, Associação dos Administradores do Noroeste do Estado, Associação dos Municípios das Missões, Faculdade CNEC Santo Ângelo, Faculdade Santo Ângelo - FASA, Faculdades Integradas Machado de Assis - FEMA, Instituto Federal Farroupilha Santo Ângelo, Mind7 Coworking e Espaço Corporativo, SebraeRS, ACISA-Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo, Prefeitura de Ijuí, Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI.
Desenvolvido pela SICT, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos. Em Porto Alegre, o Pacto Alegre – que prevê o compartilhamento de recursos e parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para impulsionar o crescimento da capital – é uma das referências.
Outra inspiração é a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Foi lançada em 2008 com o objetivo de fortalecer a inovação industrial no Brasil e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao tema. Coordenada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a mobilização cria um espaço de diálogo entre empresas, universidades e governo.
Fora do Brasil, os projetos 22@barcelona, na Espanha, o qual provocou uma revolução urbana do distrito e a criação de uma zona de atividades econômicas diversas, e o Ruta N, em Medellín, reconhecido por promover a economia criativa e inovadora, sendo transformador da região, e colocando a cidade colombiana como referência internacional em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.
OBJETIVOS:
Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;
Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;
Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;
Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;
Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;
Aumentar a capacidade de investimento do Estado;
Qualificar o aprendizado para a nova economia.
Confira todos os detalhes do Programa no site da Secretaria, neste link.
O primeiro semestre da Unijuí chega ao fim nesta sexta-feira. Foi, talvez, o semestre mais desafiador que a Instituição já enfrentou em sua história. Juntos, professores, estudantes e técnicos administrativos superaram os muitos desafios colocados pela pandemia da covid-19.
Para falar sobre o que marcou neste período de reinvenção, novos planejamentos e muita tecnologia, a Unijuí FM conversou com a Presidente da FIDENE e Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring. Ela falou da reorganização dos processos de trabalho da Universidade, EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Museu Antropológico Diretor Pestana e Unijuí FM. "Nossa universidade foi desafiada, manteve as atividades de forma online e se movimentou também na pesquisa, extensão e na cultura. A própria comunidade pode estar dentro da Universidade a partir de lives, seminários e muitas experiências”, avaliou. “Vivemos experiências que não tínhamos vividos antes. Ficamos em casa por mais de quatro meses, ou melhor, transformamos nossas casas na Universidade, nas salas de aula, nos nossos laboratórios. O computador, o celular de cada um, foi a porta de entrada e a possibilidade de aprendizagem, de ensino e encontro”, complementa.
A Reitora também deixa um agradecimento à comunidade acadêmica: “gostaria de mais uma vez agradecer a todos e lembrar que estamos juntos. A Fidene e suas mantidas: Unijuí, EFA, Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana continuam unidas e firmes no propósito de transformar o mundo por meio da educação, da cultura, da ciência, da informação e do conhecimento. É assim que vamos enfrentar este momento difícil, com ações efetivas e com a esperança de que tudo passe, de que tudo fique bem o mais breve possível”.





































Relembre alguns momentos deste primeiro semestre nas imagens
O estudante do curso de Administração do Campus Panambi, Gustavo Durks, afirma que teve uma experiência positiva nesse semestre. "Eu tenho percebido o quanto os professores têm se dedicado às aulas e os alunos também. Óbvio que todo período de adaptação gera mudanças e as mudanças foram significativas, mas percebo que o meu desempenho e o desempenho dos colegas tem se mantido estável e até evoluído", avalia. Ele acredita que diversos fatores colaboraram para esse desempenho. "A Unijuí tem feito um belo trabalho, transparente, toda semana divulgando informações para os alunos. O diálogo que os professores estabeleceram também é fator determinante de sucesso. Acredito que tanto Universidade quanto alunos têm sido protagonistas nesse período de dificuldade e isso faz a diferença", conclui.
A Reitora também deixa um recado em vídeo. Confira:
Confira alguns depoimentos de professores e estudantes sobre a experiência neste primeiro semestre de 2020:
Segundo a professora Cátia Nehring, para agosto, a previsão é de início das atividades online, mas dependendo das bandeiras do modelo de Distanciamento do Governo do Estado. "Terá que ser um retorno muito organizado, estamos com um Protocolo aprovado em Conselhos e a previsão é trabalhar com grupos de estudantes, mas a partir do replanejamento da instituição. Assim que possível estaremos com os estudantes circulando em nossos Campus", finalizou.
A Unijuí está com ingresso aberto para novas turmas de Ensino a Distância até o dia 11 de setembro de 2020. São 15 cursos nas áreas de Gestão e Educação. E a Universidade preparou uma novidade especial para quem ingressar nesta modalidade: 30% de bônus nas três primeiras mensalidades. Este bônus pode ser acessado para os ingressantes pelo Vestibular da Modalidade ou pelas diversas opções de ExtraVestibular. Confira todos os detalhes e faça sua inscrição neste link.
A organização do estudo ocorre em módulos. Cada módulo é composto por três disciplinas, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas terá o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade.
As avaliações são parte do processo de aprendizagem e acontecem ao final de cada módulo. A cada disciplina você irá construindo seu aprendizado por meio de materiais, fóruns e trabalhos até culminar na avaliação final. Suas provas são agendadas com antecedência e você precisará comparecer à sede ou a um polo da Universidade três vezes ao ano para realizá-las. Mas não se preocupe! É você quem escolhe a data e horário mais adequados, de acordo com a sua organização pessoal.
Contate um Polo perto de você:
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A Unijuí está com inscrições abertas ao Vestibular de Inverno, que acontece de forma online. As inscrições se estendem até o dia 03 de agosto, de forma gratuita para todos os candidatos. Confira todos os detalhes e se inscreva no site do Vestibular.
As dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um chat disponibilizado no site da Unijuí, ou pelo telefone 0800 646 7100.
Administração
Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável.
Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Ciências Contábeis
Prepara você para atuar com profundo conhecimento da ciência, das técnicas e das práticas contábeis. Para prestar serviços de contabilidade e atuar com ética, responsabilidade técnica e social no gerenciamento e controle em organizações e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais.
Onde cursar: Ijuí, Santa Rosa e Panambi
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Jornalismo
Prepara você para atuar com capacidade crítica para publicização da informação de maneira criativa, responsável e ética, capaz de contribuir para a ampliação do debate das questões sociais, para a defesa dos ideais democráticos, da liberdade de expressão, da pluralidade de ideias, intervindo de forma comprometida na construção de uma sociedade mais justa e solidária e para o desenvolvimento local e regional.
Onde cursar: Ijuí
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Publicidade e Propaganda
Para você para atuar no planejamento e no desenvolvimento da criação e produção de soluções eficazes em comunicação publicitária; que sejam capazes de contribuir para a ampliação do debate de questões sociais e do processo comunicacional, de refletir sobre as constantes mudanças nas demandas sociais e profissionais da área, de intervir de forma comprometida no desenvolvimento local e regional e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Onde cursar: Ijuí
Duração: 5 anos
Turno: Noturno
Mais detalhes na página do curso.
Novas tecnologias que usamos no dia a dia, entendimentos sobre o comportamento humano, dinâmicas sociais e suas problemáticas, novos tratamentos de saúde e vacinas, como a tão aguardada para esta pandemia da covid-19, entre outros inumeráveis avanços. Todas estas conquistas passadas, presentes e futuras, são fruto de pesquisas e do trabalho árduo dos pesquisadores, em grande parte vinculados à Universidade como a Unijuí. Nesta quarta-feira, dia 08 de julho, é a data em homenagem a estes profissionais, o Dia do Pesquisador/Dia Nacional da Ciência.
A Unijuí, como instituição comunitária com mais de 60 anos de história na região Noroeste, desde o princípio acredita na importância da pesquisa. Desta forma, assume como uma de suas responsabilidades primeiras contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país por meio da pesquisa. “A produção de conhecimento é uma das características centrais das universidades. Aspecto que a diferencia de outras instituições de ensino superior como faculdades ou centros universitários. Por tal motivo, a Unijuí tem a pesquisa como um de seus valores fundamentais, bem como constitui um traço marcante da sua identidade institucional e da identidade de seus egressos. E como sabemos, não há pesquisa sem pesquisador, por isso, neste dia, aproveito para saudar a todos os professores e professoras que se dedicam intensamente à produção de conhecimento, particularmente, aos colegas da nossa instituição. Aproveito também a oportunidade para cumprimentar a nossos acadêmicos da graduação que fazem parte dos grupos de pesquisa e, de forma especial, a nossos estudantes de mestrado e doutorado que escolheram abraçar a vida de pesquisador e estão se preparando para isso”, observa o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Fernando González.
Confira um vídeo da CAPES em homenagem aos pesquisadores brasileiros:
A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa, estando atualmente em atuação 34 destes, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional. Também incentiva, desde o início da formação aos estudantes de Graduação, a participação e inserção em atividades de pesquisa, seja por meio de Projetos de Iniciação Científica, ou eventos, como o Salão do Conhecimento, entre outras iniciativas. Para além das atividades de Pesquisa na Graduação ou Pós-Graduação, uma importante característica é a busca na resolução de problemas locais, com assessoramento a empresas, ou por meio de parcerias com estas empresas e o Poder Público regional,na busca de alternativas e soluções, além da criação de novos produtos, gerando inovação local.























Na galeria acima, um pouco do universo da pesquisa da Unijuí em imagens
A Universidade possui diversos Programas de Mestrado e Doutorado, conheça um pouco mais sobre cada um deles:
Atenção Integral à Saúde: O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde. Saiba mais.
Desenvolvimento Regional: Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios. Saiba mais.
Direito: O Programa tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional. Saiba Mais.
Educação nas Ciências: O Programa busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. Além disso, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. O Programa é credenciado pela CAPES/MEC, desde 1995, para oferta de Mestrado Acadêmico e desde 2009, para oferta de Doutorado. Saiba Mais.
Mestrado Profissional em Rede - Educação Física: O Programa visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente.Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País. Saiba Mais.
Modelagem Matemática: Atualmente, a modelagem matemática é utilizada em diversos problemas aplicados, e diferentes temáticas são focos de pesquisa no PPGMM tais como: identificação de sistemas, sistemas dinâmicos e controle de sistemas mecânicos nas engenharias, armazenamento e secagem de grãos, redes de sensores sem fio e planejamento de redes inteligentes (i.e., smart grids), robótica móvel, problemas que envolvem otimização, melhoramento vegetal, fisiologia de plantas cultivadas, produção de novos materiais para engenharia, controle e automação de sistemas, solução de integração em aplicações empresariais, microeletrônica, entre outros. Saiba Mais.
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade: tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental. Saiba Mais.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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