"Foram seis meses convivendo com pessoas de diversas nacionalidades que me ensinavam diariamente a importância do respeito e da empatia". A experiência de morar na Polônia foi da estudante de Jornalismo, Marjorie Barros Bock, assim como ela, cerca de 300 estudantes da Unijuí embarcaram para o exterior nos últimos cinco anos.
Na Universidade, são inúmeras as possibilidades de transformar a sociedade, seja na região, ou desbravando o mundo. Por meio do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, estudantes podem fazer intercâmbio acadêmico na Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal e Rússia, países onde a Universidade mantém convênio com outras instituições de ensino.
Para Marjorie, o intercâmbio fortaleceu sua confiança. "Foi com a experiência de morar na Polônia que aprendi a confiar no meu potencial, a me virar sozinha e também aperfeiçoei a língua inglesa para minha formação. Desde o momento em que decidi morar em um lugar com uma cultura tão diferente da minha, precisei me desprender de qualquer estereótipo", comenta.






Por falar em idioma, aprender outra língua é um diferencial na formação de estudantes. Na Unijuí, o Laboratório de Ensino de Línguas - LELU oferece à comunidade acadêmica e externa grupos de conversação para todos os níveis em inglês e espanhol.
Além disso, é possível participar de grupos artísticos e culturais, como o Coral Unijuí e Cia Cadagy. Esses promovem o acesso da comunidade à cultura e ao lazer. Para fazer parte dos grupos, acompanhe o Portal da Unijuí e os editais de processo seletivo.
Na Unijuí são mais de 400 laboratórios de ensino e pesquisa, distribuídos nos quatro campi: Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Escolha fazer parte desse universo de possibilidades que te levam a desbravar o mundo. A prova do Vestibular de Inverno 2018 da Unijuí acontece no domingo, dia 1º de julho, às 8h30, nos quatro campi da Universidade.
Os Jogos Universitários Gaúchos – JUG’s, competição estadual entre universidades organizada pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes, constitui-se em um dos mais importantes eventos esportivos do Estado. No fim de semana, dias 16 e 17 de junho, em Canoas, foi realizada a edição 2018 do JUG’s, com a participação das seguintes instituições: Feevale, Unisinos, Ulbra, Sogipa, UFRGS, UFPEL, UFSM, UNICNEC e UNIJUÍ.
A equipe de futsal feminino da Unijuí participou desta 39ª edição dos Jogos e obteve um resultado excelente, levando a Instituição a ficar com o 4º Lugar da competição. Na classificatória perdeu o primeiro jogo por 1x0 e venceu o segundo jogo por 5 a 0, com três gols da atleta Taís Bidinha, um da atleta Silvana Theis e um de Caterine de Moura. Com os resultados, terminou a primeira fase em primeiro do grupo, levando em conta o saldo de gols. Na semifinal enfrentou a Tri Campeã Brasileira, a equipe da Feevale, em um jogo eletrizante, a Unijuí perdeu o primeiro tempo pela diferença de dois gols, e, no segundo tempo, foi em busca do resultado e empatou o jogo, com dois gols da pivô Silvana Theis. Porém, no final, acabou tomando o terceiro gol e ficou de fora da disputa do título.
A Unijuí contou em seu elenco com a goleira Tânia Baldissera, as atletas Andreza Ferretti, Caterine de Moura, Jordana Stephanini, Camila Freitas, Taís Bidinha, Andressa Riger, Silvana Theis e Cassiane de Souza, além da apoiadora e treinadora Liege Goergen Romero.
A competição credencia os campeões para a competição Nacional: os Jogos Universitários Brasileiros – JUB’s. Todos os estudantes de diferentes cursos e pessoas vinculadas à Universidade podem participar dos jogos.







Classificação Final
1° lugar Sogipa
2° lugar Feevale
3° lugar UFPEL Pelotas
4° lugar Unijuí
O que é transferência de tecnologia e por que isso é importante para o ensino? Esses e outros questionamentos nortearam o Ciclo de Formação para Pesquisa e Extensão, realizado na tarde desta segunda-feira, dia 18, com o tema “Da Pesquisa à Transferência de Tecnologia”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Tiago Bandeira Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia da UFSM. Participaram da atividade, realizada no Centro de Eventos do Campus Ijuí, professores, estudantes-bolsistas e técnicos-administrativos da Universidade.
O professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, que promoveu a palestra, abordou, na abertura do evento, a importância do tema aos Projetos de Pesquisa e Extensão da Unijuí. Ele também falou sobre o Desafio Empreendedor –Edição DACEC e fez um convite aos presentes a participarem das atividades.
Já o professor Tiago, em sua fala, tratou a importância do tema para as Universidades e a sociedade, trazendo exemplos globais do tema. “Por que a gente não consegue transformar todo nosso conhecimento, toda a inovação gerada nas instituições universitárias, em resolução de problemas sociais, em transferência de tecnologia? O que estamos fazendo de diferente em nossos projetos? De que maneiras estamos impactando a sociedade?”, questionou o palestrante. Ainda de acordo com o professor da UFSM, é necessário que os Projetos olhem mais para fora dos “muros das universidades” para solucionar problemas e também gerar inovação.
A palestra foi transmitida ao vivo para os Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos.








Sobre o palestrante
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela mesma Universidade. Realizou seu doutorado com estágio na Universidad de Oviedo, Espanha. Atualmente é Coordenador de Transferência de Tecnologia da UFSM, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (CAPES conceito 6) e professor do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da mesma Universidade. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, tendo atuado como pesquisador do Grupo WEG (Weg Equipamentos Elétricos S.A.), professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade do Noroeste do Estado do RS (UNIJUI). Atua, principalmente, nas seguintes áreas: fontes chaveadas, métodos de correção do fator de potência, sistemas de iluminação, e em inovações na área de transformadores de potência (Projetos de Desenvolvimento Tecnológico).
Estudantes dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí realizam, além de outras atividades práticas, a ordenha de animais leiteiros no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural - IRDeR. Para qualificar ainda mais o espaço e os estudos desenvolvidos a partir da produção leiteira, foram adquiridos novos equipamentos para a ordenha.
Entre eles, medidores eletrônicos de leite com visor digital, que possibilita a medição de leite diária individual. Assim é possível monitorar, de forma mais precisa, cada animal ordenhado. Foram adquiridos, ainda, um extrator automático do conjunto de teteiras, no qual o comando determina o momento ideal para o término da ordenha. Também foram adquiridos coletores para coleta de amostra de leite para análise. A aquisição destes equipamentos possibilita gerar informações mais precisas, demandadas pelo ensino e pesquisas desenvolvidas pelos cursos, qualificando o espaço utilizado para as aulas de graduação e de pós-graduação.





Boas escolhas podem transformar o mundo. Na Unijuí são várias as opções para fazer a diferença em uma Universidade com mais de 60 anos de ensino superior. Até o dia 24 de junho estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2018.
As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Unijuí, na página do Vestibular. São mais de 300 vagas para os quatro campi da Unijuí: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa.
A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 25 de junho, segunda-feira, no valor de R$ 60,00. O pagamento pode ser feito via boleto: na rede bancária, nas lotéricas e nos caixas da Unijuí. Também pode ser feito por cartão de crédito/débito diretamente na inscrição, pelo Portal.
A prova será realizada no dia 1º de julho, domingo, das 8h30min às 12h30min, nos quatro campi, e será composta por redação e questões objetivas.
Tornar o mundo um lugar inclusivo parece ainda uma tarefa árdua, mas aos poucos e com boas atitudes é possível facilitar a vida de pessoas com deficiência. Dentro da Universidade, por exemplo, professores e estudantes desenvolvem projetos que promovem a inclusão na comunidade. Um deles é o projeto de extensão Rompendo Barreiras, que tem o objetivo de desenvolver tecnologias para serem usadas na recuperação de pacientes da Unidade de Reabilitação da Unijuí – UNIR e APAE. Para isso, seis estudantes bolsistas dos cursos das áreas das ciências exatas e da saúde projetam novos equipamentos, conforme as necessidades de pessoas com limitações físicas.
Para o professor Jose Paulo Medeiros da Silva, coordenador do projeto, o trabalho tem uma função importante para a formação profissional e cidadã. “O impacto social poderá ser medido a partir da melhoria da qualidade de vida e do atendimento, por meio do desenvolvimento de sistemas e equipamentos adaptados ergonomicamente, mais econômicos e que podem ser desenvolvidos localmente. Além disso, a ideia é propor à comunidade acadêmica mais reflexão a respeito da aplicação de teoria e prática profissional, abordando a temática da inclusão social e fazendo os estudantes pensarem sobre possíveis contribuições de cada área de conhecimento para promover o bem-estar social”, comenta.
O professor explica que o projeto é desenvolvido em cinco fases e ações, são elas: 1) Delimitação do(s) problema(s) por meio da definição dos requisitos e restrições que nortearão o desenvolvimento das tecnologias, contando com pesquisas bibliográfica, documental e de campo; 2) Preparação para intervenção executando as análises sincrônica, diacrônica, estrutural, morfológica, ergonômica e funcional; 3) Desenvolvimento dos produtos e tecnologias; 4) Construção de modelos e protótipos para realização de testes; 5) Interação com equipe da UNIR e APAE para socialização e discussão das soluções propostas.
Segundo Calebe Camargo, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e integrante do projeto, o aprendizado vai além da aplicação da teoria na prática. “Quando estou no projeto eu não tenho somente um olhar como cidadão, mas também como profissional que serei no futuro. Como eu vou sair para o mercado de trabalho é bom eu ter essa noção profissional”, salienta.
Você também pode fazer a diferença e transformar a sua vida e a de outras pessoas. As inscrições para o Vestibular de Inverno estão abertas até o dia 24 de junho, no Portal da Unijuí. Você escolhe, você faz a diferença.
O Balcão do Consumidor é um serviço da Unijuí para a resolução de conflitos em relações de consumo. Com uma proposta de trabalho diferenciada, destaca-se de outras iniciativas semelhantes no Estado, pois poucos serviços oferecem, além do atendimento básico, outras formas de resolução, como audiências para mediação entre consumidor e fornecedor, serviço oferecido pelo Balcão.
Os consumidores são atendidos por bolsistas da Universidade, estudantes do curso de Direito da Unijuí. Imediatamente se faz o contato com o fornecedor por telefone, narrando o problema e buscando sua solução. Dessa forma, mesmo atendendo cerca de 250 reclamações mensais, a resolutividade está na faixa dos 80%.
Para atendimento no Balcão não são observados critérios de renda, porém é necessário que a reclamação seja feita diretamente pelo consumidor titular do produto, ou então por meio de um procurador. O reclamante deve ainda apresentar documentos pessoais, além de nota fiscal, faturas, contratos e demais documentos que demonstrem a relação de consumo, além de números de protocolo (em caso de telefonia) e a tentativa frustrada de resolução do problema diretamente com o fornecedor.
O Balcão do Consumidor está vinculado ao Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, que busca meios alternativos para solucionar os conflitos de maneira mais rápida que o Poder Judiciário, construindo diálogo entre as partes para que saiam satisfeitas com o acordo. “Participar do Projeto tem me mostrado o quanto a minha profissão é importante para a sociedade”, observa a estudante do curso de Direito que atua no Balcão do Consumidor, Jenifer Rodrigues.
Coordenado pela professora Fabiana Fachinetto, o projeto é desenvolvido nas cidades de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, e conta com a colaboração dos professores Tobias Damião Corrêa, Fernanda Serrer, Francieli Formentini e Eliete Vanessa Schneider. “As ações do Projeto permitem aos estudantes conhecer na prática o Direito do Consumidor, também podem desenvolver práticas de ação extrajudicial e treinar o atendimento. Para a comunidade, a contribuição é de resolução de problemas, as pessoas nos procuram, muitas vezes, quando já estão desgastadas na busca dos direitos”, avalia a professora Fabiana Fachinetto.
Em Ijuí e Três Passos as atividades do projeto são desencadeadas no Balcão de Consumidor, onde são realizados atendimentos aos consumidores que possuem problemas com telefonia, saúde, vício de produto e serviços, endividamento, entre outros problemas. O Balcão surgiu de uma parceria entre Unijuí, Ministério Público Estadual e Poder Público, por meio de convênio.
Em Santa Rosa o projeto apresenta um viés diferente, com enfoque nos conflitos decorrentes das relações familiares, por meio de um convênio instituído com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Os atendimentos acontecem no Escritório Modelo.
A Escola Superior de Saúde (ESS) da Unijuí é uma unidade de ensino direcionada para a formação permanente de profissionais e estudantes, também promove o aperfeiçoamento técnico e científico dos profissionais que atuam na saúde e áreas afins. Neste ano, três novas ofertas em diferentes áreas trazem avanços para a região, nos cursos de Especialização em: Enfermagem Obstétrica, Enfermagem em Terapia Intensiva e Gestão e Atenção Farmacêutica.
Conheça os cursos que já estão em andamento:
Habilita enfermeiros e enfermeiras para o cuidado à mulher e à criança na gestação, parto, pós-parto, nascimento, até dois anos de vida, qualificando sua formação de especialista em obstetrícia para o SUS. O curso também possibilita estágios em atenção básica e em centro de parto normal reconhecidos nacionalmente.
A coordenadora do curso, professora Arlete Roman, salienta que as aulas práticas vão ocorrer em Santa Rosa, na Atenção Primária de Saúde pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa/FUMSSAR, as experiências clínicas de acompanhamento do trabalho de parto, parto, pós-parto e atendimento ao recém-nascido ocorrerão no Hospital Geral de Itapecerica da Serra HGIS/SP, no Centro de Parto Normal onde cada estudante passará pelos cenários de prática previstos.





Com a evolução da assistência médica hospitalar, associada à complexidade no cuidado e tratamento de diversas patologias, o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias destaca a importância das unidades de terapia intensiva na recuperação de enfermidades e na preservação da saúde da população.
De acordo com a professora Eniva Stumm, coordenadora do curso, as unidades de terapia intensiva são os setores hospitalares de maior complexidade e organização, destinadas ao atendimento de pacientes em estado crítico, provenientes de várias áreas, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias para diagnóstico, monitorização e terapia. As características da unidade exigem enfermeiros com conhecimentos apurados, atualizados quanto às técnicas e tecnologias voltadas ao atendimento de pacientes com quadro clínico mais grave.
O cenário competitivo da atualidade tem exigido dos profissionais farmacêuticos habilidades como a gestão de recursos financeiros, de estrutura, de processos e de pessoas, demandando um perfil empreendedor, para atuação em diversos estabelecimentos da área. O curso já está em sua 3ª edição. Segundo a professora Christiane Colet, coordenadora do curso, a proposta se diferencia por englobar duas áreas no mesmo curso: atenção e gestão. “A gestão tem sido importante, principalmente nas farmácias comerciais. Hoje o farmacêutico precisa ter perfil de liderança, muitas vezes assumindo a gerencia do estabelecimento. Além disso, as farmácias, hoje, também são serviços de saúde e buscam qualificar os serviços complementares”, observa a coordenadora do curso, professora Christiane de Fatima Colet.
No segundo semestre de 2018 a Escola Superior de Saúde da Unijuí vai ofertar novos cursos de especialização, que serão divulgados nos próximos dias.
No clima da copa do mundo, o primeiro ano do ensino médio da EFA, foi desafiado pelas professoras de Espanhol e de Educação Física, Eliana Biolchi e Silvana Marchioro a desenvolver uma pesquisa especial, envolvendo as oito seleções participantes da copa da Rússia, que tem o espanhol com língua oficial em seus países.
Dentre as nações estudadas estão: Argentina, Uruguai, Espanha, Panamá, Costa Rica, Peru, Colômbia e México. Na pesquisa os alunos abordaram o retrospecto dessas seleções nos últimos 50 anos em copas do mundo, produzindo linhas de tempo, envolvendo: questões culturais, curiosidades, placar dos jogos, classificação, jogadores destaques, politica, foram temas abordados pelos estudantes.
O resultado das pesquisa culminou na apresentação dos trabalhos , para as demais turmas da escola, na manhã da abertura da copa do mundo, 14 de junho. Toda a escrita dos trabalhos foi feita na língua Espanhola, assim com as apresentações.
Segundo a professora Eliana, usar temas de interesse dos estudantes, como a copa do mundo, para estudar a língua espanhola, é fundamental para despertar ainda mais o prazer de aprender e de buscar o conhecimento.




Após vários meses de trabalho e planejamento a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC) da UNIJUÍ, estará realizando a inauguração de três espaços, que irão proporcionar ambientes inovadores para soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos. O evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 20 de junho, durante o Café Tecnológico, no Espaço Coworking, no Campus Santa Rosa.
“A conectividade das Startups com ambientes de inovação: ideias em prática” é o tema do Café Tecnológico. A programação contemplará a inauguração dos ambientes: espaço coworking, laboratório de prototipagem e testes e sala de palestras e treinamentos.
O encontro também proporcionará a apresentação das ações que estão sendo realizadas pelas empresas incubadas, lançamento de novos produtos e serviços e o relato do case vencedor do Desafio Empreendedor. Também serão evidenciadas as demais atividades previstas para o decorrer do ano, incentivando o empreendedorismo, com base tecnológica e inovadora.
O Projeto
A CRIATEC da UNIJUÍ Campus Santa Rosa foi contemplada com o valor de R$ 300 mil, através do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), dentro do programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, RS Incubadoras e Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos.
Por meio desse valor, foram implantados três novos ambientes dentro da Universidade. O espaço Coworking trata-se de um ambiente compartilhado, onde poderá ser usado por empreendedores e profissionais liberais de várias empresas ao mesmo tempo, criando assim uma oportunidade de ampliar o networking (rede de contatos) e aumentar a produtividade.
O segundo espaço é um auditório, que compreende um projetor de alta definição, voltado para palestras, treinamentos, seminários e workshops. E o terceiro, um Laboratório de prototipagem e testes, que poderá ser utilizado pelos incubados e os futuros empreendedores por meio de prototipagens e testes de seus produtos, com equipamentos de alta definição tecnológica.
A coordenação do projeto foi da Professora de Engenharia Elétrica, Taciana Paula Enderle e contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar de técnicos e professores alocados ao Campus Santa Rosa. A CRIATEC é um projeto gerenciado pela Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT).
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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